camarj notícias novembro 2011

4
INFORMATIVO MENSAL | Nº 11 | NOVEMBRO DE 2011 Novas deliberações do conselho diretor LEIA MAIS Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro Congresso em Natal Horários de final de ano “A festa dos 30 anos da CAMARJ foi magnífica. O importante, entretanto, é realçar a irrepreen- sível administração da presidente e sua equipe, o que redundou em sua reeleição merecida e irrecusável. É importante deixar patenteado o excelente serviço prestado pela CAMARJ a seus associados, o que constitui uma garantia para todos os Defensores Públicos e suas famílias”. Dr. Fabiano de Carvalho Oliveira “Parabéns à CAMARJ pelos seus trinta anos. Foi uma festa muito bonita, que agradou a todos, mostrando a união dos Defensores do Estado Rio de Janeiro”. Drª. Anik Albino Quintanilha “Parabéns à Dra.Thais Moya pela administração da CAMARJ e pela sua festa de 30 anos. Que o novo mandato seja coroado de êxito e de sucesso em be- nefício de todos os Defensores Públicos associados”. Dr. Manoel de Brito Varela “A festa foi de muito bom gosto, o local escolhido foi ótimo! A música ao vivo estava maravilhosa e o clima era de alegria e confraternização. Para- béns à Dra.Thais pelo evento e pela administra- ção brilhante à frente da CAMARJ.” Dra. Paula Penido Dutt Ross “A CAMARJ comemorou seus 30 anos ofere- cendo a seus associados titulares uma festa que encantou a todos, tanto pelo bom gosto do conjunto musical, quanto pela sofisticação na es- colha das iguarias servidas no cocktail, no jantar e na sobremesa. Primorosa organização, a cargo de sua competente Diretoria, tendo à frente sua presidente! Quem não foi, perdeu...”. Dra. Miriam Ghita Salmon CAMARJ CELEBRA OS 30 ANOS No dia 4 de novembro foi realizada a festa em comemoração aos 30 anos da CAMARJ, no restaurante Cais do Oriente, Centro do Rio. Um coquetel de boas vindas deu início ao evento, e, após o jantar, os convidados celebraram ao som da banda liderada pelo maestro José Lourenço. Em seguida, foi a vez do DJ comandar a pista. Veja algumas fotos e depoimentos: Show empolgante da banda do maestro José Lourenço Dra. Miriam Guita Salmon, Dr. Francisco Bastos Viana de Souza e Dra. Zady de Andrade Ramos Dras. Fatima Saraiva, Anik Albino Quintanilha,Vanessa Tavares e Ana Cristina Duarte Dras. Sara Quimas, Miriam Ghita Salmon, Paula Ross e Fatima Bessa A presidente da CAMARJ entre os Drs. Edmo Garcia e Fabiano de Carvalho Oliveira Dra.Thais Moya, Dr. Manoel de Brito Varela e Dra. Lina Vilalva

Upload: marcilio-vieira

Post on 03-Aug-2015

497 views

Category:

Health & Medicine


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Camarj notícias novembro 2011

INFORMATIVO MENSAL | Nº 11 | NOVEMBRO DE 2011

Novas deliberações do conselho diretor

LEIA MAIS

Caixa de Assistência aos

Membros da Defensoria Pública

do Estado do Rio de Janeiro

Congresso em Natal

Horários de final de ano

“A festa dos 30 anos da CAMARJ foi magnífica. O importante, entretanto, é realçar a irrepreen-sível administração da presidente e sua equipe, o que redundou em sua reeleição merecida e irrecusável. É importante deixar patenteado o excelente serviço prestado pela CAMARJ a seus associados, o que constitui uma garantia para todos os Defensores Públicos e suas famílias”.

Dr. Fabiano de Carvalho Oliveira

“Parabéns à CAMARJ pelos seus trinta anos. Foi uma festa muito bonita, que agradou a todos, mostrando a união dos Defensores do Estado Rio de Janeiro”.

Drª. Anik Albino Quintanilha

“Parabéns à Dra. Thais Moya pela administração da CAMARJ e pela sua festa de 30 anos. Que o novo mandato seja coroado de êxito e de sucesso em be-nefício de todos os Defensores Públicos associados”.

Dr. Manoel de Brito Varela

“A festa foi de muito bom gosto, o local escolhido foi ótimo! A música ao vivo estava maravilhosa e o clima era de alegria e confraternização. Para-béns à Dra. Thais pelo evento e pela administra-ção brilhante à frente da CAMARJ.”

Dra. Paula Penido Dutt Ross

“A CAMARJ comemorou seus 30 anos ofere-cendo a seus associados titulares uma festa que encantou a todos, tanto pelo bom gosto do conjunto musical, quanto pela sofisticação na es-colha das iguarias servidas no cocktail, no jantar e na sobremesa. Primorosa organização, a cargo de sua competente Diretoria, tendo à frente sua presidente! Quem não foi, perdeu...”.

Dra. Miriam Ghita Salmon

CAMARJ CELEBRA OS 30 ANOSNo dia 4 de novembro foi realizada a festa em comemoração aos 30 anos da CAMARJ, no restaurante Cais do Oriente, Centro do Rio. Um coquetel de boas vindas deu início ao evento, e, após o jantar, os convidados celebraram ao som da banda liderada pelo maestro José Lourenço. Em seguida, foi a vez do DJ comandar a pista. Veja algumas fotos e depoimentos:

Show empolgante da banda do maestro José Lourenço

Dra. Miriam Guita Salmon, Dr. Francisco Bastos Viana de Souza e Dra. Zady de Andrade Ramos

Dras. Fatima Saraiva, Anik Albino Quintanilha, Vanessa Tavares e Ana Cristina Duarte

Dras. Sara Quimas, Miriam Ghita Salmon, Paula Ross e Fatima Bessa

A presidente da CAMARJ entre os Drs. Edmo Garcia e Fabiano de Carvalho Oliveira

Dra. Thais Moya, Dr. Manoel de Brito Varela e Dra. Lina Vilalva

Page 2: Camarj notícias novembro 2011

A TELEX Soluções Auditivas, que mantém par-ceria com a CAMARJ, também participou do X Congresso Nacional de Defensores Públicos com um stand, onde ofereceu esclarecimentos gerais sobre a saúde auditiva através de profis-sionais da área de fonoaudiologia, com distri-buição de panfletos explicativos.

Também foi disponibilizado um audiômetro de triagem para teste de audição no local, com a apresentação do que há de mais moderno em aparelhos auditivos e dispositivos de conecti-vidade, que ficaram expostos no local para o manuseio de todos os congressistas. Foram sorteadas 4 mochilas e 1 mala de viagem Telex e todos os visitantes do stand foram presente-ados com brindes.

Vários Defensores Públicos associados à CA-MARJ estiveram presentes no X Congresso Nacional de Defensores Públicos (CONA-DEP), que ocorreu de 15 a 18 de novembro em Natal (RN), tendo sido a delegação do Es-tado do Rio de Janeiro a 5ª maior do evento.

A CAMARJ, pioneira na assistência à saúde dos Defensores Públicos, apoiou oficialmente o evento, tendo fornecido aos associados a assistência-viagem da Assist-Card, disponibili-zando uma ambulância a todos os participan-tes durante todos os dias de Congresso, para cobertura em eventuais casos de emergência.

CONGRESSO EM NATAL (CONADEP)TELEX PARTICIPOU DO X CONGRESSO NACIONAL DE DEFENSORES PÚBLICOS

NOVAS DELIBERAÇÕES DO CONSELHO DIRETOR

Instituído pelo Se-nado Federal em 2003, o Dia Nacio-nal de Combate à Dengue ocorre a cada último sábado do mês de novem-

bro. Em 2011, a data foi celebrada no dia 23. O tema merece a atenção de todos. Em recente declaração à imprensa, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que uma epidemia deve ocorrer na cidade no próximo verão. Segundo ele, o combate à doença depende tam-bém da população.

“A prevenção é uma tarefa compartilhada entre a prefeitura e a população. Dois ter-ços dos casos da doença são contraídos na própria casa”, alertou durante entrevista a uma emissora de rádio. Paes incentivou a participação de todos na campanha Dez minutos contra a dengue. Basta dedicar dez minutos por semana à localização e eliminação de possíveis focos do mosqui-to. Faça a sua parte! Mais informações em www.riocontraadengue.com.br.

COMBATE À DENGUE

A Diretoria informa que a terceira e última dose da imunização contra as hepatites A e B será aplicada de 28/11 a 09/12, de acordo com o calendário de vacinação da CAMARJ. Podem ser vacinados os associados que receberam a primeira e a segunda dose.

No mesmo período, haverá nova etapa de va-cinação contra a meningite (tipos A, C, W135 e Y), para os associados que não puderam comparecer à etapa anterior, realizada no iní-cio de novembro. A vacina é para pessoas a partir de onze anos de idade. As grávidas de-vem, necessariamente, consultar um médico para receber orientações.

IMUNIZAÇÃO CONTRA MENINGITE E HEPATITE

Os associados da CAMARJ têm direito a reembolso no tratamento de esclero-terapia. A técnica consiste na eliminação das varizes, por meio de injeções ou la-ser, sem a necessidade de cirurgia..

Mais um benefício exclusivo CAMARJ!

Você conhece algum Defensor Público que não seja associado da CAMARJ? Mostre-lhe nossos benefícios exclusivos!

SABIA?VOCÊ

O Conselho Diretor aprovou novas delibera-ções na reunião do mês de novembro, confe-rindo novos benefícios aos associados.

A partir de agora, os associados terão direito a reembolso do valor de até R$ 100,00 refe-rente ao uso por indicação médica de “bota robocop” e tipoia americana, em casos de ne-cessidade de imobilização de membros.

Também serão reembolsáveis, a partir de agora, terapias por ondas de choque eletro-magnético (PST) e terapias por ondas de choque (ESWT), no valor de até R$ 489,00 por sessão, com limi-tação de 9 sessões para a primeira das terapias e de 3 sessões para a segunda. Caso venha a fazer uso das terapias, consulte previamente a íntegra da deliberação junto à CAMARJ, para verificação das regras para o reembolso.

Page 3: Camarj notícias novembro 2011

Dia da HomeopatiaEspecialista defende a eficácia do método

Dr. Luiz São Thiago, muitas pessoas são céticas quanto à eficácia da homeopatia. O que o senhor diria a essas pessoas?Que vejam os resultados desse tratamento na medicina, na veterinária, na botânica, etc. Que reflitam sobre o fato de a homeopatia ter sido reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina e ter uma Câmara Técnica nos Conselhos Regionais de Medicina, junto com Odontologia e Farmácia. Que procurem ler sobre o tema em fontes confiáveis, para entender porque os profis-sionais da saúde ficam apaixonados por essa especialidade após um contato teórico e prá-tico com ela. Eu trato minha família e meus clientes há 32 anos com a homeopatia, com bons resultados.

Uma das questões dos céticos é referen-te ao grau de diluição dos princípios ati-vos. Como um produto com uma quan-tidade tão pequena dessas substâncias pode fazer efeito?Recentemente o ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 2008, Luc Montag-nier, anunciou ter feito um experimento que sugere que uma molécula de DNA pode trans-mitir as informações que contém por meio de campos eletromagnéticos para células distan-tes e até mesmo para a água. Isso vem forta-lecer a hipótese do imunologista francês Jac-ques Benveniste, com seu trabalho intitulado Memória da Água, que explica a ação das altas potências dos remédios homeopáticos.

Quais são as enfermidades contra as quais a homeopatia se mostra mais eficaz? No campo da alergia respiratória, as rinites e rinossinusites alérgicas, a asma. No campo da dermatologia, a dermatite atópica, eczemas, im-petigo, as micoses, etc. Na otorrinolaringologia, as otites serosas, as otites agudas e crônicas, as adenoidites e amigdalites de repetição por bai-xa imunidade ou de caráter alérgico, por exem-plo. Nas doenças pulmonares, as tosses agudas e crônicas, as pneumonias recorrentes por baixa imunidade, bem como as bronquites e as pneumopatias agudas. Na gastroenterologia, as dispepsias (má digestão), as gastrites, a doença do refluxo gastroesofágico, a prisão de ventre crônica e as hepatites virais, sendo que na he-patite C, a homeopatia mostra-se um excelente tratamento complementar ao tratamento espe-cializado. Podemos incluir ainda problemas gine-cológicos, urológicos, ortopédicos, os estados gripais, as viroses comuns da infância, a dengue, além de outras enfermidades.

E que doenças não devem ser tratadas por meio da técnica?Há um grande número de doenças que são da alçada dos especialistas, e como tal devem ser tratadas pela alopatia, como a diabetes mellitus e as doenças da tireóide, as doenças neurológicas degenerativas, as doenças oftalmológicas (com exceção das conjuntivites agudas virais e alérgicas, ble-farites alérgicas, terçol e calásios, que a ho-meopatia pode tratar) e o câncer em geral.

Mas mesmo nessas doenças a homeopatia pode ajudar como terapia complementar.

Que exemplos mais contundentes de cura o senhor poderia relatar?As curas que fazemos são momentos de grande satisfação. Uma das que mais me ale-graram foi a de um paciente portador de co-lite nervosa, que desenvolveu neurose pela ingestão alimentar. Ele vivia à base de bata-ta cozida amassada, banana cozida e suco de maçã. Achava que tudo o que ingerisse lhe daria diarréia. Tinha 1,84m e pesava 40 quilos. Fez vários tratamentos antes da homeopatia, alguns com psiquiatras e psicólogos. Com a homeopatia, teve a diarréia controlada e se sentiu seguro para experimentar novos ali-mentos. Hoje, depois de um ano, está com 72 quilos e com alimentação bastante variada. O segundo caso é de um menino que trato há cinco anos e que sofre de síndrome nefrótica, que ataca os rins e faz com que o paciente perca muita proteína pela urina, deixando o corpo inchado. O tratamento básico desta enfermidade é com corticoide em doses ele-vadas. Ele está há mais de dois anos sem a necessidade desse medicamento, o que deixa seu nefrologista intrigado. Temos várias curas a relatar, mas acredito que esses casos dão uma ideia da eficácia da homeopatia.

Dr. Luiz São Thiago é médico homeopata, clínico geral, alergista e professor do curso de pós-graduação médica do Instituto

Hahnemanniano do Brasil.

A homeopatia foi idealizada na antiguidade pelo grego Hipócrates, e desenvolvida no final do século XVIII pelo médico alemão Samuel Hahnemann. Consiste em fornecer ao paciente doses diluídas das substâncias tidas como as causas dos sintomas que pretendem curar. É o chamado “princípio da semelhança”, diferente da alopatia, que se baseia no princípio de contrários, e usa, por exemplo, antibióticos e antiinflamatórios.

No Brasil comemora-se o Dia da Homeopatia em 21 de novembro, em alusão à data da chegada do homeopata francês Benoit Jules Mure ao país, em 1840. Atualmente a técnica é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, e utilizada no tratamento de diversas doenças. Para falar sobre o tema, o CAMARJ Notícias entrevistou o médico credenciado Dr. Luiz São Thiago.

Mantenha-se atualizado. Acesse o portal da CAMARJ: www.camarj.com.br

Page 4: Camarj notícias novembro 2011

Expediente

ALERTA E COMBATE AO DIABETESEstimativas apontam crescimento, até 2025, de 50% nos casos de diabetes tipo 2

CAMARJ | Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

Sede Rua do Carmo n° 7 - 2° Andar - Centro Rio de Janeiro - RJ - Tel: 2533-5995 - CEP 20011.020

Coordenadoria Médica Av. Almirante Barroso n° 63 - Grupo 503 - Centro Rio de Janeiro - RJ - Tel: 2533-4334

Sede Campestre Rua Jordão n° 476 - Taquara Rio de Janeiro - RJ - Tel: 2423-2921 / 2443-4107

Conselho Diretor Drª Thais Moya (Presidente), Dr. Marcílio André da Silva Vieira (Diretor Vice-Presidente), Drª Edna Miudin Guerreiro (1º. Diretor Tesoureiro), Drª Maria Inês Câmara de Araújo (2º. Diretor Tesoureiro), Dr. Leandro Santiago Moretti (1º. Diretor Secretário), Dr. Cristian Pinheiro Barcelos (2º. Diretor Secretário), Drª Adriana Araújo João (1º. Diretor de Benefícios), Drª. Luciana Telles da Cunha (2º. Diretor de Benefícios)

Conselho Consultivo Drª Zady de Andrade Ramos (Presidente), Drª Jane Rezende Medina (Vice-Presidente), Drª Maria Leonor Fragoso de Queiroz Carreira, Dr. Fabiano de Carvalho Oliveira, Dr. José Fontenelle Teixeira da Silva, Drª Silvia Maria Nascimento Teixeira, Drª Lina Vilalva, Drª Bernardett de Lourdes Cruz Rodrigues Espírito Santo, Drª Paula Penido Dutt Ross, Dr. Dacio da Costa Guerra, Drª Elaine Maria de Farias Fernandez, Drª Gabriela Varsano Cherém, Dr. Oswaldo Deleuze Raymundo, Drª Mariza Celente Pires Cassús

Suplentes Dr. Nelson Ribeiro Cassús, Dr. Francisco Messsias Neto, Dr. Helvécio Ribeiro Guimarães, Drª Juliana Bastos Lintz, Dr. Dirceu Ramos Neves

Conselho Fiscal Dr. Francisco Bastos Viana de Souza (Presidente), Drª Laís Tomaz Magalhães Tracy, Drª Carmen Lúcia do Passo

Suplentes Drª Carolina de Souza Crespo Anastácio, Drª Renata Gonçalves dos Santos Bifano, Dr. Marcos Coelho Aires

Jornalista Responsável (Market Med Consultoria) Cláudia Versiani – Registro: MTb16865

Projeto Gráfico e Diagramação Cyan Design Estratégico – www.cyan.com.br

Tiragem 2.000 exemplares

O Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, foi instituído há vinte anos pela Federação In-ternacional do Diabetes (IDF, na sigla em inglês), em parceria com a Organização Mundial da Saú-de. A data faz alusão ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin, um dos responsá-veis pela descoberta da insulina, em 1921, e de sua aplicação no tratamento da doença.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é uma das entidades à frente das cam-panhas de conscientização sobre o tema. Em 2011, a fim de dar mais visibilidade à causa, instituiu a Semana de Alerta e Combate ao Diabetes, de 7 a 14 de novembro, com a rea-lização de palestras em universidades, distri-buição de material informativo e a iluminação em azul de monumentos e prédios públicos nas capitais brasileiras.

Os números impressionam. Estima-se que em 1985 havia no mundo cerca de 30 milhões de pessoas com diabetes tipo 2. Em 1995, o nú-mero já ultrapassava 150 milhões. Atualmente são 250 milhões os portadores da doença, de acordo com as estatísticas da IDF. A entidade estima que, se nenhuma atitude eficiente de prevenção for feita, em 2025 haverá 380 mi-lhões de diabéticos no planeta.

As duas formas mais comuns da doença são o diabetes mellitus tipo 1 e 2. Ambas se carac-terizam pela diminuição ou perda da capaci-dade do organismo de metabolizar a glicose (açúcar), por uma deficiência na produção de insulina, hormônio gerado pelo pâncreas. O primeiro tem causas genéticas ainda estudadas pela ciência, e não há prevenção conhecida. Geralmente leva a uma deficiência completa de insulina. As causas do diabetes tipo 2 tam-bém não são completamente elucidadas, mas é freqüente a associação com obesidade e idade avançada. Seus portadores apresentam graus variados de resistência ao hormônio.

Não existe cura para o diabetes, mas uma ali-mentação saudável e a prática de exercícios físicos podem ajudar no controle dos níveis de glicose no sangue. A endocrinologista Deborah Beranger, da Clínica Graça Maia, credenciada pela CAMARJ, faz um alerta:

“O aumento nos casos de diabetes tem re-lação direta com o estilo de vida urbano contemporâneo. As pessoas estão cada vez mais sedentárias e obesas, além de ansiosas e expostas ao estresse. Esses fatores potencia-lizam o surgimento do diabetes tipo 2”, com-pleta a médica, que acrescenta que a prática de exercícios físicos faz com que o cérebro libere endorfina, hormônio que ajuda a dimi-nuir as taxas de glicose. Já o estresse é res-ponsável pela liberação do cortisol, hormônio que favorece a hiperglicemia.

Acredita-se que metade dos portadores de diabetes desconheça ter o distúrbio. Os sin-tomas nem sempre são perceptíveis, porém os mais comuns são sede excessiva e aumen-to da frequência da necessidade urinar. Pode ocorrer também cansaço constante, difi-culdades visuais que podem ser confundidas com as da idade, sensação de dormência ou formigamento nos pés e mãos, infecções de repetição, como por exemplo furúnculos ou infecção urinária, ressecamento da pele e di-minuição da potência sexual.

O controle de peso, as atividades físicas regula-res e o uso de medicamentos podem contribuir para a qualidade de vida dos portadores da do-ença. No entanto, a normalização dos níveis de glicose no sangue não significa cura, mas sinal de que o tratamento está fazendo efeito.

“A conscientização e a educação são as me-lhores formas de prevenção do diabetes tipo 2. Tenho visto muitos casos de crianças obesas que desenvolvem diabetes. A emancipação da

Alguns dados sobre o diabetes no mundo:

• O diabetes é a quarta maior causa de morte por doença.• A cada dez segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes. • A cada ano 3,8 milhões de mortes são atribuídas ao diabetes. • Sete milhões de pessoas desenvolvem a doença a cada ano. • Pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer ataque cardíaco

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes.

A sede e a auditoria médica da CAMARJ não funcionarão no dia 16 de dezembro, em razão da confraternização de final de ano dos funcionários e colaboradores.

Nos dias 23 e 30 de dezembro o horário de expediente será encerrado às 13h.

A sede campestre da CAMARJ ficará fechada entre os dias 23 de dezembro e 6 de janeiro, voltando ao funcionamento normal no dia 7 de janeiro de 2012.

HORÁRIOS DE FINAL DE ANO NA CAMARJ

mulher e sua entrada no mercado de trabalho faz com que as mães tenham dificuldade em acompanhar mais de perto as crianças e seus hábitos”, diz a Dra. Débora. “Os pais devem in-centivar a prática de exercícios e ficar atentos à alimentação dos filhos”.