santa casa notícias - edição 274 - outubro de 2014

12
INAUGURAÇÃO DO NOVO LABORATÓRIO página 6 CND: CONQUISTA HISTÓRICA DA SCBH página 3 RODRIGO ALMEIDA SANTA CASA BH PARTICIPA MAIS UMA VEZ DO OUTUBRO ROSA página 9 ALMIR GOMES INFORMATIVO DO GRUPO SANTA CASA BH Nº 274 OUTUBRO DE 2014 RODRIGO ALMEIDA

Upload: phunganh

Post on 07-Jan-2017

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

INAUGURAÇÃO DO NOVO LABORATÓRIO • página 6 CND: CONQUISTA HISTÓRICA DA SCBH • página 3

RODRIGO ALMEIDA

SANTA CASA BH PARTICIPA MAIS UMA VEZ DO OUTUBRO ROSA • página 9

ALMIR GOMES

INFORMATIVO DO GRUPO SANTA CASA BH • Nº 274 • OUTUBRO DE 2014

RODRIGO ALMEIDA

Page 2: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

SANTA CASA NOTÍCIAS | OUTUBRO DE 20142

EXPEDIENTE

Conselho da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

.ProvedorSaulo Levindo Coelho

1º SecretárioLindolfo Coelho Paoliello

2º SecretárioRoberto Otto Augusto de Lima

Agostinho Patrus Filho, Carlos Batista Alves de Souza, Jamerson Rodrigues Marques, Jésus Trindade Barreto Júnior, João Batista do Couto, José Ângelo Lima Duarte, José Fernando Aparecido de Oliveira, José Luiz Magalhães, Laura Medioli, Luiz Fellipe de Lima Vieira, Maria Regina Calsolari, Maurício Brandi Aleixo, Newton Paiva Ferreira Filho, Olguinha Géo Leite Soares, Oswaldo Fortini Levindo Coelho, Reynaldo Arthur Ramos Ferreira, Saulo Converso Lara.

Conselho FiscalAmilcar Viana Martins, Carlos Ediber Richard Carvalhais, Christiano Renault, Delson de Miranda Tolentino, João Afonso Baeta da Costa Machado.

Secretária da IrmandadeAbadia Nunes do Nascimento

Diretor ClínicoFlávio Mendonça Andrade da Silva

Vice-Diretor ClínicoKleber Costa Castro Pires

Comitê Executivo Operacional

Superintendente-geralPorfírio Marcos Rocha Andrade

Superintendente de Assistência à SaúdeGuilherme Gonçalves Riccio

Superintendente de Planejamento, Finanças e Recursos HumanosGonçalo de Abreu Barbosa

Santa Casa NotíciasInformativo mensal do Grupo Santa Casa BH

Registrado no Cartório de Pessoas Jurídicas de Belo Horizonte sob o número 911, Livro B, em 10.08.1991

Av. Francisco Sales, 1111 - Santa Efigênia - BH - CEP 30150-221Telefone: (31) 3238.8280E-mail: [email protected]

Editor: Manoel Hygino dos Santos (MG 00582 JP)Jornalistas: Almir Gomes | Angelina Zanandrez | Mariana Castello BrancoEstagiário: Eduardo ConstantinoRevisão: Rodrigo Almeida (5.817/MG)Projeto gráfico: G30 MKT & COM Impressão: Paulinelli Serviços Gráficos Ltda | Tiragem: 3000 exemplares

Assessor de Comunicação Institucional - Grupo Santa Casa BHRodrigo Almeida

O conteúdo deste informativo pode ser republicado por outros veículos de comunicação desde que citada a fonte: Santa Casa Notícias - Grupo Santa Casa BH.

ESPAÇO LEITOR

Palavra do provedor

Agradeço pelo tratamento e carinho dado ao meu filho, Calebe Lourenço Damas, que esteve internado na Pediatria. Em especial, ao dr. Átila, dr. Arthur, dr. Tieres, Andreia, Cintia, Rosane e Cristiano. Obrigada a todos!

Cleusmar Lourenço Rosa - Itaúna, MG

Fiz o transplante de rim em setembro e estou me recuperando muito bem. Comecei uma nova vida. Agradeço a toda equipe pelo cuidado e atenção comigo. As instalações da Santa Casa BH são ótimas e os médicos, psicólogos e assistentes sociais muito prestativos.

Lilian Teixeira - Contagem, MG

DOAÇÕES - SETEMBRO DE 2014Receitas (em reais)

Doações - contas da CEMIG 72.234,00 Doações - boleto bancário/c. de crédito 11.572,51 Doações - dinheiro 146.231,00 Doações - sentenças judiciais 1.788,90 TOTAL 231.826,41 Fonte: Provedoria da Santa Casa BH

Contribua com a Santa Casa BH. Faça contato com a Central de Doações: (31) 3274.7377.

Prezado(a) amigo(a),

Estamos praticamente no limiar de um novo ano, ultrapassados os dez primeiros meses de 2014, que foram de imensas dificuldades para todo o sistema filantrópico brasileiro. A despeito de tudo, a Santa Casa venceu os desafios até agora, sem-pre visando o futuro e promissores horizontes. Mas nossa instituição depende de mais compreen-são, solidariedade e apoio dos poderes públicos, porque somos uma parcela da grande comunidade filantrópica que serve à saúde no Brasil, com des-velo, pertinácia e espírito solidário.

Quem examinar os números estampados na pre-sente edição, no que diz respeito à performance

do hospital no atendimento à clientela SUS, ficará ciente, mas não surpreso, com nosso desempenho no primeiro semestre. A Santa Casa BH é o esta-belecimento de maior produção em Minas Gerais e o terceiro do Brasil, considerando as Autoriza-ções de Internação Hospitalar. À sua frente, no cômputo nacional, estão o renomado Hospital das Clínicas de São Paulo, do poder público, e outro estabelecimento fora do sudeste brasileiro. É mo-tivo de orgulho para nossa instituição, para seus dirigentes, corpo clínico e colaboradores, que se esforçam ininterruptamente para servir da melhor maneira possível às milhares de pessoas que ca-recem de assistência.

Com essa visão, é que se promoveu também a ati-vação de 30 novos leitos para tratamento inten-sivo. Agora somam-se 170 leitos de UTI, que nos exigem mais intensivistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas.

Nesta edição os leitores encontrarão informações sobre prevenção e tratamento de obesidade, o mutirão de cirurgia plástica, de que participamos, bem como a realização de reuniões médicas, como as de Gastroenterologia e o XXX Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, em Curitiba.

Comemoramos, como todos os anos, o Dia do Mé-dico, em 18 de outubro, e nos confraternizamos com as crianças sob nossos cuidados em festivi-dades durante toda uma semana, contando com participação de vários setores sociais, inclusive agremiações esportivas.

Destaque especial, porém, foi a inauguração do novo laboratório de análises clínicas, agora intei-ramente aglutinado no primeiro andar da Santa

Casa BH. Com a presença do secretário municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, entre-gou-se oficialmente a nova unidade que reúne profissionais altamente qualificados, equipamen-tos de última geração e insumos de elevada qua-lidade. Com investimentos de R$ 3 milhões, o La-boratório atende exclusivamente às necessidades do Grupo Santa Casa BH. Por força desse grande esforço, a capacidade de exames passou de 150 mil para 300 mil por mês.

Também merece especial destaque a liberação pela Receita Federal da Certidão Negativa de Débito (CND) da Santa Casa BH, prevista para a primeira semana de novembro. Esta é uma con-quista histórica se considerarmos os esforços de anos desenvolvidos por nossa administração para consegui-la, após entendimentos com a Caixa Econômica Federal, visando propiciamento de re-cursos para quitação de débitos. Graças a isso, a Instituição poderá ter acesso a projetos governa-mentais de grande interesse para nosso Grupo e, consequentemente, para a população.

Demonstramos que, deste modo, estamos atentos às nossas responsabilidades perante a sociedade e dispostos a continuarmos empenhados em ven-cer os obstáculos. Deus nos dará forças para ofe-recer assistência de qualidade e em quantidade a todos que precisam de nosso amparo, como há 115 anos.

Até o próximo mês.

Saulo Levindo CoelhoProvedor

Page 3: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

3 OUTUBRO DE 2014 | SANTA CASA NOTÍCIAS

Fundado em 1922, o Hospital São Lucas completou 92 anos em 18 de outubro - dia dedicado a São Lucas, santo pa-droeiro de médicos. Para comemorar a data, foi realizada Missa em Ação de

Graças na capela do hospital (foto) com a presença do supe-rintendente-geral do Grupo Santa Casa BH, dr. Porfírio Andra-de, do superintendente de Assistência à Saúde, dr. Guilherme

Riccio, e do diretor administrativo do Hospital São Lucas, dr. Ivan da Mota Black, além de gerentes e funcionários do GS-CBH.

O Hospital São Lucas é considerado um dos mais tradicionais de Belo Horizonte, no qual trabalharam grandes ícones da medicina mineira como o obstetra dr. Lucas Machado. Com corpo clínico formado por médicos experientes e renomados, aliado a uma completa equipe multidisciplinar, o hospital é referência no atendimento de alta qualidade a operadoras de planos de saúde e particulares. Somente em 2013, realizou cerca de 15 mil cirurgias e somou mais de 694 mil atendi-mentos entre consultas, exames e procedimentos.

HOSPITAL SÃO LUCAS COMEMORA 92 ANOS ALMIR GOMES

Trinta novos leitos da “Unidade de Tratamento Intensivo Clínico Dr. Aloysio de Andrade Faria”, localizada no 10º andar da Santa Casa BH, começaram a ser ativados em outubro. Destes, 15 estão em operação. Para os demais leitos, a instituição está aguardando a liberação de recursos acordados mas já iniciou a contratação de novos médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisiote-rapeutas para a unidade.

Com 170 leitos de UTI, a Santa Casa BH é a maior prestadora de serviços ao Sistema Único de Saúde em Minas Gerais. As condições para ativação e o valor do aporte para custeio mensal dos novos leitos foram definidas em reunião realizada em setembro entre os superintendentes do Grupo Santa Casa BH, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, o secretário estadual de Saúde, José Geraldo de Oliveira Prado, e o secretário municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior. Na ocasião, também foram estabelecidos entendimentos para a manutenção financeira da Maternidade Hilda Brandão.

INICIADA ATIVAÇÃO DE 30 NOVOS LEITOS DE UTI

Novos leitos de UTI no 10º andar da Santa Casa BH

ALMIR GOMES

Após passar décadas com dificuldades e restrições financeiras, inerentes às entidades filantrópicas do País, a Santa Casa BH finalmente terá acesso à sua Certidão Negativa de Débito (CND) que será emi-tida pela Receita Federal na primeira semana de novembro. Uma conquista histórica, fruto do traba-lho dos atuais gestores que conseguiram acordar, no dia 29 de outubro, um empréstimo-ponte de R$ 33 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Este aporte será utilizado pela instituição para quitar tri-butos federais referentes aos 6 últimos meses (abril a novembro, considerado como período inicial de adesão ao PROSUS) e refinanciar um empréstimo ainda vigente no banco.

De posse de sua Certidão Negativa de Débito, a Santa Casa BH passa a ter acesso a diversos projetos governa-mentais de remuneração e custeio na área de saúde, além de emendas parlamentares, projetos de renúncia fiscal e convênios de doações de equipamentos hospitalares. “Com esta regularização, daremos também continuidade à atual negociação junto ao BNDES para obter uma linha especial de crédito para reestruturação financeira da instituição, quitando débitos com bancos e fornecedores e inaugurando um novo capítulo na vitoriosa história do maior hospital de Minas Gerais”, completou Gonçalo Barbosa, superintendente de Plane-jamento, Finanças e Recursos Humanos do Grupo Santa Casa BH.

CERTIDÃO NEGATIVA DE DÉBITO DA SANTA CASA BH

Gonçalo Barbosa: “novo capítulo na história do maior hospital de Minas Gerais”

ALMIR GOMES

Page 4: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

SANTA CASA NOTÍCIAS | OUTUBRO DE 20144

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA OBESIDADEEm comemoração ao Dia Mundial de Combate à Obesidade (11 de outubro), o Centro de Especialidades Médicas Santa Casa BH, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e com a Associação Brasileira de Estudos da Obesida-de, promoveu no dia 14 outubro uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção e do tratamento da obesidade, com distribuição de materiais de divulgação sobre o tema.

O CEM Santa Casa BH foi o local escolhido por concentrar grande parte dos atendimentos oferecidos pelo SUS e por abrigar o Ambulatório de Obesidade do GSCBH. A unidade é referência no tratamento de pacientes portadores de obesidade grau 3 e de obesidade infantojuvenil.

No dia 20 de outubro, a diretoria clínica da Santa Casa BH ofereceu um café da manhã especial aos médicos e residentes no Espaço de Convivência Maurício Gorle, em comemoração ao Dia do Médico (18). Na ocasião, foram descerradas duas placas comemorativas referentes às gestões da diretoria clínica entre os anos 2008 e 2013. Após a confraternização, foi realizada uma Missa em Ação de Graças na capela da instituição. No calendário religioso, 18 de outubro é o dia de São Lucas - santo padroeiro da medicina.

DIA DO MÉDICOALMIR GOMES

DIA DO MÉDICO

CLAS. INSTITUIÇÃO AIH´S TIPO DE PRESTADOR UF01 HOSPITAL DAS CLÍNICAS SÃO PAULO 23.996 PÚBLICO ESTADUAL SP02 IMIP 22.349 FILANTRÓPICO / SEM FINS LUCRATIVOS PE03 SANTA CASA BH 19.966 FILANTRÓPICO / SEM FINS LUCRATIVOS MG04 HOSPITAL DAS CLÍNICAS FAEPA - RIBEIRÃO PRETO 19.181 PÚBLICO ESTADUAL SP05 HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO 19.180 PÚBLICO ESTADUAL PE06 HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSE DO RIO PRETO 19.085 FILANTRÓPICO / SEM FINS LUCRATIVOS SP07 SANTA CASA DE SP - HOSP. CENTRAL SÃO PAULO 18.969 FILANTRÓPICO / SEM FINS LUCRATIVOS SP08 HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 18.380 PÚBLICO FEDERAL RS09 HOSPITAL DE CLÍNICAS 16.814 PÚBLICO FEDERAL RS10 HOSP. DAS CLÍNICAS DA UNICAMP DE CAMPINAS 15.756 PÚBLICO ESTADUAL SP

17 HOSPITAL MUNICIPAL ODILON BEHRENS 11.946 PÚBLICO MUNICIPAL MG23 HOSPITAL MÁRCIO CUNHA 11.081 FILANTRÓPICO / SEM FINS LUCRATIVOS MG28 HOSPITAL DE CLÍNICAS DE UBERLÂNDIA 9.635 PÚBLICO FEDERAL MG29 HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFMG 9.451 PÚBLICO FEDERAL MG31 SANTA CASA DE MONTES CLAROS 9.392 FILANTRÓPICO / SEM FINS LUCRATIVOS MG35 HOSPITAL JOÃO XXIII 9.217 PÚBLICO ESTADUAL MG37 HOSPITAL RISOLETA TOLENTINO NEVES 8.971 FILANTRÓPICO / SEM FINS LUCRATIVOS MG

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a Santa Casa BH é o hospital com maior produção hospitalar de Minas Gerais e o terceiro maior do Brasil, considerando as Autorizações para Internação Hospitalar (AIHs) do 1° semestre de 2014.

MAIOR PRODUÇÃO HOSPITALAR DE MINAS GERAIS É DA SANTA CASA BH

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, 18 médicos da Clí-nica de Cirurgia Plástica da Santa Casa BH participaram do mutirão promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com apoio da regional mineira da entidade. A ação atendeu gratuitamente pacientes que estavam na fila do SUS aguardando cirurgias de tu-mores e lesões de pele. Foram realizados 30 atendimentos na Santa

Casa BH e no Centro de Especialidades Médicas SCBH. Em Belo Hori-zonte, participaram também o Hospital das Clínicas da UFMG, Hos-pital Universitário São José, Hospital da Baleia e Hospital Alberto Cavalcanti. No interior, o trabalho foi também efetivado em Pouso Alegre e Juiz de Fora. Ao todo, foram realizados 300 atendimentos em Minas Gerais.

MUTIRÃO DE CIRURGIA PLÁSTICA

Page 5: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

5 OUTUBRO DE 2014 | SANTA CASA NOTÍCIAS

MATANDO A SAUDADE

Pela primeira vez, um paciente recebeu a visita do seu animal de estimação na Santa Casa BH. O encontro aconteceu no dia 10 de outubro na área externa do hospital. Laudir Saraiva, que passou por uma cirurgia cardíaca, se emocionou ao encontrar seu cachorro Pimpolho, da raça Bichon Frisé.

Segundo a dra. Patrícia Martins, coordenadora médica da Unidade de Tratamento Intensivo Cybele Pinto Coelho, da SCBH, a ação se insere na proposta de humani-zação da assistência em saúde preconizada pelo SUS e demonstra a preocupação da instituição com o bem-estar do paciente: “precisamos pensar também nas questões emocionais e psicológicas. Acreditamos que demonstrações de amor e afeto diminuem a ansiedade e a angústia dos pacientes e, consequentemente, temos um melhor resultado no tratamento. Sempre que possível, procuraremos satisfazer o pedido deles”.

Para Laudir Saraiva, a visita foi reconfortante: “estou sem palavras para descrever a alegria desse momento. O Pim-polho é o que mais amo na vida. Agradeço à equipe médica que permitiu esta visita”.

Anderson de Azevedo, 33 anos, está no 6º ano do curso Medicina da Uni-fenas/BH e iniciou em agosto de 2014 o seu 4º estágio na Santa Casa BH. Atualmente, é aluno do Interna-to Médico em Ginecologia, Obstetrí-cia e Neonatologia e assiste às au-las acompanhado da mãe, Terezinha Azevedo. Por intercorrências durante o parto, o futuro médico possui difi-culdades de locomoção e, ocasional-mente, necessita de ajuda auxiliar para se sentar.

Segundo Terezinha, o apoio ao fi-lho é logístico. “Ajudo-o apenas nas questões de acessibilidade. Ele sem-pre foi muito inteligente e estudou em boas escolas. Por esse motivo,

foi aprovado no vestibular de Medi-cina, que é muito concorrido. No es-tágio, ele realiza todas as atividades sem favorecimento algum e, com a minha ajuda, consegue superar suas limitações”, disse. Para Anderson, a companhia da mãe é fundamental: “ela sempre me acompanhou e, des-de o início da faculdade, está ao meu lado nas aulas, estágios e na prática médica. Desde pequeno desejava ser médico e no ano que vem meu so-nho se tornará realidade com a ajuda dela”.

A dedicação do filho inspirou Tere-zinha, que é psicopedagoga, a es-crever um livro sobre a sua rotina. “Relatei minuciosamente as expe-

riências do Anderson na vida acadê-mica e documento todos os detalhes de seu dia a dia no internato médi-co, da hora que saímos de casa até quando voltamos. Quando ele se for-mar, será presenteado com o livro”, conclui Terezinha.

SUPERANDO OBSTÁCULOS MARIANA BRANCO

ALMIR GOMES

Anderson de Azevedo

Page 6: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

SANTA CASA NOTÍCIAS | OUTUBRO DE 20146

Referência nacional no atendimento ao Siste-ma Único de Saúde, a Santa Casa BH inaugu-rou no dia 30 de outubro as novas instalações do laboratório de análises clínicas da institui-ção. Estiveram presentes na cerimônia, o se-cretário municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior, o provedor da Santa Casa BH, Saulo Levindo Coelho, o superintendente-ge-ral, dr. Porfírio Andrade, o superintendente de Assistência à Saúde, dr. Guilherme Riccio e o superintendente de Planejamento, Finanças e Recursos Humanos, Gonçalo Barbosa, além de chefes de clínicas, médicos, enfermeiros, ge-rentes, coordenadores e funcionários do Gru-po Santa Casa BH.

Com infraestrutura moderna, o laboratório reúne profissionais qualificados, equipamentos de última geração e insumos de alta qualidade com o objetivo de se transformar em um centro de referência em exames diagnósticos para pacientes do SUS no Bra-sil. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões na nova unidade que passa a ocupar uma área de 352 m² no 1º andar do hospital, funcionando 24 horas por dia e atendendo exclusivamente pacientes das unidades assistenciais do Grupo Santa Casa BH: Santa Casa BH, Hospital São Lucas e o Centro de Especialidades Médicas Santa Casa BH.

Atualmente, o Laboratório Santa Casa BH realiza em média 5 mil exames por dia, totalizando 150 mil por mês. Com os novos equipamentos, a unidade tem capacidade para duplicar seus atendimentos. Os resultados serão liberados com mais segurança e rapidez, beneficiando diretamente o tratamento dos pacientes ao gerar agilidade nos diagnósticos e, consequentemente, diminuição do tempo de internação.

NOVO LABORATÓRIO DUPLICA CAPACIDADE DE ATENDIMENTOS

“A proposta é transformar o novo laboratório em modelo de eficiência e gestão. A unidade é ex-tremamente moderna, com equipamentos de alta tecnologia inexistentes em outros laboratórios de hospitais da Capital. Com esse e outros serviços, prestados com excelência pelos funcionários da ins-tituição, conseguiremos concretizar o nosso maior objetivo: oferecer atendimento SUS com o mesmo padrão da medicina suplementar”.

Saulo Levindo CoelhoProvedor do Grupo Santa Casa BH

POSTERIDADE

Dr. Guilherme Riccio (superintendente de Assistência à Saúde), Gonçalo Barbo-sa (superintendente de Planejamento, Finanças e Recursos Humanos), Saulo Levindo Coelho (provedor), dr. Porfírio Andrade (superintendente-geral) e o se-cretário municipal de Saúde, Fabiano Ge-raldo Pimenta Júnior, descerram a placa de inauguração do novo laboratório da Santa Casa BH.

Com equipamentos de última geração e equipe qualificada, unidade tem capacidade para realizar até 300 mil exames por mês

ALMIR GOMES

ALMIR GOMES

Page 7: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

7 OUTUBRO DE 2014 | SANTA CASA NOTÍCIAS

TECNOLOGIA DE PONTA

O sistema de gestão hospitalar Hospitale foi ati-vado para integrar as informações dos exames realizados para a SCBH, o Hospital São Lucas e o CEM Santa Casa BH. Dentre os novos equipamen-tos de análises clínicas, destaca-se o AutoMate 2.500, terceiro aparelho deste modelo instalado em Minas Gerais. Sua capacidade de processa-mento é de 1.200 tubos por hora. Para a realiza-ção de exames de bioquímica, a unidade insta-lou 2 aparelhos AU 480, cada um com capacidade de 800 exames/hora. Outra novidade é o Coulter LH 750 Analyzer, que processa 100 exames de hemograma por hora, e o Access 2, equipamento capaz de processar até 100 exames de sorologia e hormônios por hora. A unidade conta também com coagulômetros e equipamentos para exa-mes de gasometria e processamento de culturas de micro-organismos.

“A equipe está empenhada em trabalhar para o aumento da confiabilidade, do controle e da credibilidade dos resultados. Priorizamos o bem-estar dos pacientes e, por esse motivo, o tempo de retorno do laboratório será o menor possível. O médico receberá o laudo com mais rapidez e poderá tratar seus pacientes com precisão. Dessa forma, será possível dar altas com mais agilidade”.

Dr. Porfírio AndradeSuperintendente-geral Grupo Santa Casa BH

“Com procedimentos automatizados e gran-de preocupação com a certificação, a unidade será referência no atendimento aos pacientes SUS. Continuamos empenhados na prestação de serviços com qualidade absoluta, na cer-teza de que caminhamos para tornar a Santa Casa BH cada vez mais forte, mais pública e mais SUS”.

Dr. Guilherme RiccioSuperintendente de Assistência à Saúde Grupo Santa Casa BH

ALMIR GOMES

EQUIPE ESPECIALIZADA

O novo laboratório dispõe de 90 funcionários, dentre analistas graduados em Bioquímica, Biomedicina e Biologia, responsáveis pela su-pervisão do controle de qualidade e liberação dos laudos, técnicos para realização de exa-mes, coletores, mensageiros para transporte de amostras e recepcionistas, além de coorde-nadores e gerentes.

ALMIR GOMES

LABORATÓRIO

Page 8: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

SANTA CASA NOTÍCIAS | OUTUBRO DE 20148

A Unidade Neonatal da Maternidade Hilda Brandão recebeu no dia 2 de outubro a visita de representantes do Ministério da Saúde. O objetivo foi avaliar o funcionamento do Método Mãe Canguru (MMC) na instituição, verificando-se o cumprimento de critérios e protocolos de desenvolvi-mento propostos pelo próprio minis-tério, além das condições estruturais e de acesso dos familiares ao recém-nascido. Ao final do encontro, o setor obteve boa avaliação e seu creden-ciamento foi mantido.

Na maternidade, médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, assis-tentes sociais, fisioterapeutas, fo-noaudiólogos e psicólogos recebem

semestralmente orientações sobre a técnica e os benefícios do método.

O MMC consiste no contato pele a pele do recém-nascido prematuro com a mãe ou outro familiar - pai ou avós - com o objetivo de regu-lar a temperatura do corpo do bebê e aumentar o vínculo afetivo. Entre os seus benefícios estão a ajuda no desenvolvimento neuropsicomotor do prematuro, o rápido aumento de peso e a redução do tempo de inter-nação.

A ideia de que a própria mãe pudes-se ser a fonte de calor para a criança prematura surgiu na Colômbia, em 1979, devido à escassez de incuba-

doras em hospitais públicos do país.

Fundada há 98 anos, a Maternidade Hilda Brandão é referência em par-tos de alto risco, atendendo todo o Estado e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com atendimento 24 horas, mantém um média de 320 partos por mês.

MÉTODO CANGURU

Calor do corpo da mãe é benéfico para o bebê prematuro

O Instituto de Ensino e Pes-quisa Santa Casa BH parti-cipou pela primeira vez da “IV Feira de Estágio PUC Minas”.

No stand do instituto, os futuros profissionais de saúde tiveram a oportuni-dade de conhecer detalhes dos programas de Residên-cia Médica, Especialização Médica e Residência Mul-tiprofissional, do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes, do Mestrado Acadêmico em Medicina e Biomedi-cina e dos cursos de capacitação e qualificação oferecidos pela Escola Técnica Santa Casa BH.

Realizado em setembro, o evento reuniu 22 instituições na-cionais e multinacionais e recebeu cerca de 15 mil visitantes.

FEIRA DE ESTÁGIODIA DE LUTO

P r o f i s s i o n a i s do Grupo Santa Casa BH partici-param do “Dia Nacional de Luto pela Crise das Santas Ca-sas e Hospitais F i lantrópicos” promovido em 25 de setembro

pela CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas).

Diversos funcionários das unidades assistenciais do GSCBH aderiram ao movimento trabalhando com roupas pretas neste dia, representando o luto pela saúde brasileira. O movimento, de âmbito nacional, teve como objetivo aler-tar os gestores públicos sobre o subfinanciamento da área de saúde e o crescente endividamento das instituições.

MARIANA BRANCO

PLANO FUNERÁRIO SANTA CASA BH

Fácil pra quem tem, útil pra quem fica.

Contrate já: (31) 3274.0000

Page 9: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

9 OUTUBRO DE 2014 | SANTA CASA NOTÍCIAS

A Santa Casa BH, o mais representativo prédio da região hospitalar de Belo Ho-rizonte, ganhou em outubro iluminação especial em apoio à campanha Outubro Rosa. O hospital aderiu mais uma vez ao movimento com o objetivo de cons-cientizar mulheres com mais de 40 anos sobre a importância da realização perió-dica de exames para prevenção do cân-cer de mama. Outros prédios da Capital, como o Palácio da Liberdade e o con-junto arquitetônico da Praça da Estação, também participaram do movimento.

O Outubro Rosa surgiu quando laços cor-de-rosa, idealizados pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, foram distribuídos aos participantes da pri-meira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York, em 1990. Desde então, o laço simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O projeto alcançou projeção internacional, mo-tivando diversos povos em torno da causa. A iluminação rosada no mês de outubro assumiu um importante papel, tornando-se uma leitura visual compreendida em qual-quer lugar no mundo.

De acordo com a médica da Clínica de Mastologia da Santa Casa BH, dra. Débora Balabram, a campanha Outubro Rosa é essencial para divulgar a importância da mamografia para o diagnóstico precoce da doença: “o exame é indis-pensável para mulheres com mais de 40 anos de idade e permite a visualização das alterações mamárias ainda na fase inicial, aumentando a chance de cura. No entanto, todas as mulheres com mais de 20 anos de idade devem se prevenir e fazer o exame clínico anual com um profis-sional da área médica. Também é importante que elas co-nheçam as próprias mamas e, caso encontrem alterações, procurem o médico”.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, ainda em 2014 são esperados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres. A enfermidade ocorre principalmente na po-pulação feminina, mas não exclui a masculina. Para cada homem acometido pela doença são diagnosticados 100 casos em mulheres.

AÇÕES

Com o objetivo de am-pliar a conscientização sobre o tema, a Santa Casa BH promoveu no dia 22 de outubro uma ação para 120 funcio-nários da Ale Combus-tíveis, em Belo Hori-zonte. A programação

incluiu palestra do médico oncologista da instituição, dr. Gustavo Baumgratz Lopes, e distribuição de material de divulgação produzido pelo Grupo Santa Casa BH.

No dia 28 de outubro, a equipe do Atitude Instituto de Beleza e Bem-estar ofereceu um tratamento de beleza às pacientes adultas internadas na unidade de Oncologia da Santa Casa BH. Ao todo, 14 pacientes e 10 acompanhantes foram presenteadas com uma sessão de cuidados com as mãos, hidratação facial, quick massagem e maquiagem.

O objetivo da ação foi despertar nas mulheres a percepção de que o cuidado com a pele e com o próprio corpo deve acompanhá-las sempre, independente das circunstâncias.

Débora Xavier, de 33 anos, que fez quick massagem e tratamento de pele, se sentiu privilegiada com o aten-dimento: “a Santa Casa BH está de parabéns pela ação e por nos proporcionar esse momento de alegria. Estava desanimada, mas essa visita elevou a minha autoestima. Tenho certeza de que todas as pacientes ficaram mais re-laxadas e felizes”.

OUTUBRO ROSA NA SANTA CASA BH

Tratamento de beleza eleva autoestima das pacientes

Iluminação especial chama atenção para prevenção ao câncer de mama

ACADEMIA CORPORATIVA - ALE COMBUSTÍVEIS

MARIANA BRANCO

RODRIGO ALMEIDA

O palestrante dr. Gustavo Baumgratz Lopes

Page 10: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

SANTA CASA NOTÍCIAS | OUTUBRO DE 201410

SIPAT 2014

A equipe de Neurocirurgia da Santa Casa BH parti-cipou do “XXX Congresso Brasileiro de Neurocirur-gia” realizado no mês de setembro, em Curitiba. Durante o evento, foi promovida a “Conferência Atos Alves de Sousa” sobre malformação arterio-venosa (MAV), presidida pelo dr. Carlos Batista Alves de Sousa.

A homenagem ao dr. Atos, médico assistente da

Clínica Neurológica e Neurocirúrgica da Santa Casa BH durante décadas, se deve à sua expressi-va contribuição na pesquisa científica e no trata-mento clínico da MAV.

Ao todo, 7 médicos assistentes e 8 residentes participaram do evento. Foram apresentadas 11 miniconferências e 11 pôsteres científicos. Os neurocirurgiões da SCBH se destacaram na apre-sentação de 3 miniconferências sobre neurocirur-gia vascular: “Hemorragia subaracnóidea aneuris-mática”, “Tratamento cirúrgico dos aneurismas gigantes intracranianos” e “Avaliação da preva-lência de deficit cognitivo e fatores preditores em pacientes com bom desfecho funcional da fase tardia da hemorragia subaracnóide”.

A extensa produção científica na instituição é in-centivada pelo Centro de Estudos da Clínica Neu-rológica e Neurocirúrgica.

CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA

Profissionais da Clínica de Gastroenterologia da Santa Casa BH participaram do “1º Encontro Na-cional de Residentes em Gastroenterologia” e do “II Fórum de Pesquisa Clínica da Federação Brasi-leira de Gastroenterologia” promovidos, no final de setembro, em Guarulhos. O médico assistente efetivo da clínica, dr. José de Laurentys Medeiros Júnior, foi convidado para debater assuntos re-lacionados às doenças inflamatórias intestinais.

Médicas residentes da SCBH também apresenta-ram trabalhos desenvolvidos na própria clínica. Dra. Lívia Correia demonstrou um caso de “Chi-laiditi”, dra. Carolina Casotti abordou a “Doença de Crohn” e a dra. Nathalia Castro palestrou sobre a “Ascite Pancreática”. Ao final do evento, a Federação Brasileira de Gastroenterologia concedeu um diploma de honra ao mérito à clínica em reconhecimento ao trabalho dos seus preceptores. O encontro reuniu mais de 100 residentes de todo o Brasil.

Dr. José Roberto de Almeida, presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, dr. José de Laurentys Júnior, dra. Lívia Corrêa, dra. Nathalia Castro e dra. Juliana Sá.

ENCONTRO DE GASTROENTEROLOGIA

CAPACITAÇÃO

O Núcleo de Saúde, Segurança e Gestão Ambiental e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Grupo Santa Casa BH promoveram entre 6 e 10 de outubro a “Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho - SIPAT Integrada 2014”.

Palestra de abertura da SIPAT

Destinados aos técnicos em enferma-gem, alunos do curso técnico e acadê-micos, a Escola Técnica Santa Casa BH preparou novos cursos de capacitação para o mês de novembro. No dia 8, será realizada a capacitação “Cuidados com a nutrição parenteral e a nutrição enteral”. O curso, com duração de 8 horas, tem por objetivo promover o conhecimento teórico-prático na ma-nipulação das dietas, definição de nu-trientes, vias de acesso, técnicas para administração e cuidados com o pa-ciente para o gerenciamento de riscos.

Já no dia 22 de novembro, será promo-vido o curso “Ventilação mecânica não invasiva x Ventilação invasiva”. Com duração de 4 horas, esta capacitação tem como foco identificar a ventila-ção mecânica invasiva e não invasiva, quais são os parâmetros para a ven-tilação adequada, as complicações da VMI, os tipos de sedação e analgesia administrada ao paciente.

As inscrições podem ser feitas na se-cretaria da Escola Técnica da Santa Casa BH - rua Domingos Vieira, 590, Santa Efigênia. Informações complementa-res: (31) 3238.8601 / 3238.8672.

ALMIR GOMES

Coral Santa Casa BH

Nesta edição, foram realizadas diversas palestras com foco na valorização do funcionário, entre elas a “Só por Hoje”, feita pelo grupo Alcoólicos Anôni-mos, “Cidadania no Trânsito”, pela BHTrans, e “Medicina Preventiva”, pelo Grupo Saúde e Vida. Diversas atividades motivaram os funcionários do GSCBH durante o evento: liang-gong, prática corporal chinesa que une movimentos de alongamento e tração, stand up comedy, com Thiago Florentino, e a apre-sentação do Coral da Santa Casa BH no Salão Nobre da instituição.

ALMIR GOMES

Page 11: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

11 OUTUBRO DE 2014 | SANTA CASA NOTÍCIAS

A tarde de 31 de outubro foi especial para os moradores do Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP), unidade assistencial do Grupo Santa Casa BH. Além de festejar os aniversariantes do mês, eles comemoraram tam-bém o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) com muita música, bolo, salgados e refrigerantes. Instituída em 1991 pela ONU, a data tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelheci-mento e da necessidade de proteção e cuidado da população idosa.

Com 102 anos de experiência e uma equipe multidisciplinar composta por geriatras, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e nutricionistas, o IGAP oferece atualmente moradia e assistência humanizada a 40 idosos (25 mulheres e 15 homens).

A indústria farmacêutica ocupa um dos setores de maior faturamento na economia. Segundo dados do IMS Health, passa dos R$ 50 bilhões por ano no Brasil. Com uma deman-da tão grande, a concorrência no mercado é proporcional. Divididos em categorias - remédios originais (ou de marca, ou de referência), genéricos, similares e manipulados - de-vem ser comprados com muito cuidado: quais as diferenças entre eles? Qual o melhor me-dicamento?

De acordo com a farmacêutica clínica e presidente da Comis-são de Avaliação de Tecnolo-gia em Saúde do Grupo Santa Casa BH, Áquila Serbate, “a Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica os medicamentos de referên-cia comercializados no Brasil como os compostos inovado-res registrados no órgão fede-ral cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente na ocasião do registro”.

Para a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), os genéricos são iguais ou comparáveis aos de referência e têm o mesmo princípio ativo (substância responsável pelo efeito terapêutico), concentração e modo de administração. Geralmente, são produzidos após a expiração ou renúncia da patente ou direitos de exclusividade por parte do laborató-rio fabricante do medicamento original, comprovadas a sua eficácia, segurança e qualidade. Na embalagem, são identi-ficados por uma faixa amarela, impressão da letra ‘G’ junto ao título ‘Medicamento Genérico’ e o nome e a dosagem do princípio ativo. Por lei, os genéricos, devem ser pelo menos 35% mais baratos que os de referência, já que não incor-poram custos com publicidade e pesquisas para desenvolvi-mento do princípio ativo. Atualmente, respondem por 28% do mercado de medicamentos no Brasil.

Os medicamentos similares, também identificados por no-mes comerciais, possuem o mesmo princípio ativo mas dife-rem - dos remédios de referência - em aspectos como forma (comprimido, gotas), componentes adicionais e embalagem. Em janeiro, a Anvisa anunciou que os similares também de-verão passar por testes que comprovem equivalência aos

remédios de referência. Após os testes, se aprovados, serão identificados por uma faixa amarela, as letras ‘EQ’ e o tex-to ‘Medicamento Equivalente’.

Por fim, os medicamentos manipulados são aqueles que passam por um conjunto de operações farmacêuticas para sua elaboração ou fraciona-mento. Na receita, direciona-da especificamente para cada paciente, o médico indica os componentes da fórmula e a quantidade exata de cada um deles.

Segundo Áquila Serbate, ob-servar alguns aspectos simples durante a compra pode facili-tar a vida do consumidor: “no

caso de uma prescrição médica indicar um medicamento de referência, deve-se dar preferência a ele ou optar, por uma questão de custo, pelo genérico. É importante também ficar atento à integridade da embalagem, à dosagem e atestar se a forma farmacêutica - comprimido, cápsula, solução oral, pomada, creme, solução injetável, suspensão oral, pó, grâ-nulos ou supositório - é a mesma prescrita pelo médico”.

O hábito de guardar remédios em casa também deve ser evi-tado pelo perigo de intoxicação, especialmente por crianças e idosos, além do risco de perda das características físicas e químicas devido às más condições de armazenamento ou expiração da data vencimento. O descarte deve ser feito em postos de coleta com o objetivo de evitar a contaminação ambiental.

ORIGINAL OU GENÉRICO?

IGAP FESTEJA A MELHOR IDADEALMIR GOMES

Page 12: Santa Casa Notícias - Edição 274 - Outubro de 2014

SANTA CASA NOTÍCIAS | OUTUBRO DE 201412

REMETENTE | Grupo Santa Casa BH | Av. Francisco Sales, 1111 | Santa Efigênia | Belo Horizonte - MG | CEP 30150-221

AUSENTE

NÃO EXISTE O Nº INDICADO

INFORMAÇÃO ESCRITA POR TERCEIROS

MUDOU-SE

NÃO PROCURADO

DESCONHECIDO

ENDEREÇO INSUFICIENTE

RECUSADO OUTROS:

ASSINATURA E Nº DO CARTEIRO:

PARA USO DOS CORREIOS

FECHAMENTO AUTORIZADO – PODE SER ABERTO PELA ECT

A comemoração pelo Dia das Crianças foi animada na Pediatria da Santa Casa BH. Durante os dias 6 e 12 foram realiza-das diversas atividades que agitaram os pacientes mirins. Ao todo, cerca de 100 crianças participaram de apresentações de mágica, contação de histórias e ofici-nas de fantoches. Elas assistiram à peça de teatro “Saltimbancos”, do grupo Livro ao Vivo, e se divertiram com os grupos Doando Alegria, Curando com o Sorriso e os super-heróis da Liga da Justiça. A Semana da Criança contou ainda com mais uma visita dos mascotes do Cruzeiro,

Raposão e Raposinho, e a entrega de brinquedos e materiais escolares arrecadados pela campanha promovida pela Central de Doações da Santa Casa BH. Em breve, a Biblioteca da Pediatria será montada com os livros recebidos na campanha.

Funcionários do Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH também realizaram uma campanha de arrecadação de brinquedos nas redes sociais. Em duas semanas, foram arrecadados 130 brinquedos que foram distribuídos na Pediatria. Responsá-vel pela iniciativa e incentivo aos colegas, a assistente comercial Emanuele Gonçal-ves acredita que pequenas ações fazem a diferença: “o que fizemos pode parecer pouco, mas sei que para cada uma dessas crianças significou muito. Ver a alegria delas compensa todo o esforço”.

HOSPITAL SÃO LUCAS

A animação tomou conta também dos pacientes da Unidade Pediátrica do Hospital São Lucas com a visita do Raposão e do Raposinho, que brincaram e tiraram fotos com as crianças. Este é o primeiro Dia das Crianças comemorado na nova unidade, inaugurada em junho deste ano.

SEMANA DAS CRIANÇAS