sindicato da indústria da construção civil no estado do paraná | … · sociais, que vão muito...

12
Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná | www.sindusconpr.com.br INFORMATIVO 10.OUTUBRO.2012 Agências apresentam ações criativas e inovadoras de comunicação para seduzir consumidores e potencializar as vendas de imóveis veja nesta edição 03 Cursos e Eventos Sinduscon-PR promove evento sobre PBQP-H dia 23 de outubro, com Sebrae, Senai e Minis- tério das Cidades. 07 Gás natural Parceria com a Compagas oferece benefícios para edifícios e seus moradores. 09 Pesquisa Está em andamento pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Empreendimentos junto a empresas do setor. Para se destacar em meio a tantas empresas é necessário apresentar algum diferencial. E neste contexto, os profissionais de comunicação e marketing assumem um papel fundamental, no sentido de buscar a inovação, a criatividade, para seduzir os consumidores e potencializar as vendas. Leia mais nas páginas 4 e 5.

Upload: vanthuy

Post on 30-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná | www.sindusconpr.com.br

INFORMATIVO 10.OUTUBRO.2012

Agências apresentam ações criativas e inovadoras de comunicação para seduzir consumidores e potencializar as vendas de imóveis

vejanesta

edição

03 Cursos e EventosSinduscon-PR promove evento sobre PBQP-H dia 23 de outubro, com Sebrae, Senai e Minis-tério das Cidades.

07 Gás naturalParceria com a Compagas oferece benefícios para edifícios e seus moradores.

09 PesquisaEstá em andamento pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Empreendimentos junto a empresas do setor.

Para se destacar em meio a tantas empresas é necessário apresentar algum diferencial. E neste contexto, os profissionais de comunicação e marketing assumem um papel fundamental, no sentido de buscar a inovação, a criatividade, para seduzir os consumidores e potencializar as vendas. Leia mais nas páginas 4 e 5.

02in

form

ativ

o si

ndu

scon

CURSOS E EVENTOSEncontro sobre Planejamento e Regularidade Previdenciária O Sinduscon-PR vai realizar no dia 18 de outubro o 14º Encontro sobre Planejamento e Regularidade Previdenciária. O evento, encabeçado pelo coordenador do Plantão Técnico da entidade, Luciano Sottomaior, integra o programa de atualização Previdenciária na Construção Civil, que teve início em maio de 2011. Na oportunidade, será realizado um estudo sobre edificação residencial multifamiliar vertical, com cinco mil metros quadrados.

A intenção é abordar as questões de regularidade de documentação própria da construtora e das empreiteiras, havendo entre elas algumas optantes pelo regime simplificado. O treinamento será das 9 às 12 horas, na sede administrativa da entidade, localizada na Rua João Viana Seiler, 116, no Parolin.

O treinamento é gratuito para associados e as vagas são limitadas a 40 participantes. Inscrições e mais informações pelo telefone (41)3051-4335, com Ederli.

Inscrições para o Prêmio de Inovação e Sustentabilidade seguem até 31 de outubro

Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade nas categorias Novos Materiais, Sistemas Construtivos e Pesquisa. Podem concorrer empresas, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor da construção civil de todo o país que apresentem trabalhos de pesquisa envolvendo produtos e sistemas inovadores, cujo resultado tenha impacto potencial significativo na modernização dos processos construtivos. Mais informações sobre o prêmio e como efetuar sua inscrição estão disponíveis no site da CBIC (www.cbic.org.br).

Inscrições abertas para os cursos Auxiliar de Pedreiro e Auxiliar de Eletricidade Predial

O SENAI Curitiba, em parceria com o Sinduscon-PR e SESI, está oferecendo os cursos gratuitos de Auxiliar de Pedreiro e Auxiliar de Eletricidade Predial. As aulas têm início no dia 22/10 e vão até o dia 19/12, e acontecerão no Senai, do Parolin, das 18:40 às 22:10.

Ao todo, são 160 horas/aula, sendo 112 horas/aula para o ensino profissional e 48 horas/aula para a formação cidadã. No fim do curso os alunos receberão certificado do SESI/SENAI-PR.

Esta capacitação integra o programa “Caminho da Profissão”, que é uma iniciativa do Sinduscon-PR, em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná. A intenção é oportunizar a iniciação profissional aliada à formação cidadã, compatibilizando a necessidade da indústria com a de inclusão de potenciais profissionais no mercado de trabalho. Informações pelo telefone (41) 32717777.

Diretoria ExecutivaGestão 2011/2013

PresidenteNormando Antonio BaúVice - presidenteJosé Eugênio Souza de Bueno Gizzi1° Vice - presidente AdministrativoUbiraitá Antônio Dresch2° Vice - presidente AdministrativoEuclésio Manoel Finatti1° Vice - presidente FinanceiroSérgio Gugelmin Motter2° Vice - presidente FinanceiroWaldemar Trotta Junior

Vice – presidentes de Áreas TécnicasPolítica e Relações do TrabalhoArmando Bosco Martins Ribeiro

Responsabilidade SocialMayra Andrea Doria Mattana

Indústria ImobiliáriaFernando Fabian

Obras PúblicasTiago Colaço Guetter

TécnicaJoão Carlos Perussolo

Prestação de ServiçosSérgio Luiz Crema

Meio AmbienteAlmir de Miranda Perru

Banco de DadosRodrigo José Zerbeto Assis

Conselho DeliberativoRoberto Damiani Cardoso - PresidenteGustavo Daniel BermanJosé Roberto PegoraroErlon Donovan Rotta Ribeiro - Secretário

Ex –presidentes (Natos)Hamilton Pinheiro FranckJulio César de Souza Araújo FilhoRamon Andres Doria

Conselho FiscalLuiz Carlos Tomaschitz - PresidenteMarcelo Azevedo BragaRenato Cláudio Keinert JuniorSuplenteDaniel do Amaral Marqueño

Delegados representantes junto ao Conselho da FIENormando Antonio BaúHamilton Pinheiro FranckSuplentesJosé Eugênio Souza de Bueno GizziFredy Henrique Chevalier

Representantes RegionaisTadeu César Lemes – Ponta GrossaLuiz Henrique da Silva Chaves – ParanaguáCarlos Roberto Flareço – GuarapuavaOsmar Braun Sobrinho – Pato BrancoAdemir Antônio Schwarts – Francisco Beltrão

Publicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do ParanáAdministração:Rua: João Viana Seiler, 116 – ParolinFone (41) 3051 4300CEP 80.220.270 – Curitiba – [email protected]

Edição:Assessoria de Comunicação do Sinduscon-PRCoordenação Editorial: Conexa ComunicaçãoJornalista responsável: Fabiane Ribas (DRT: PR 4004)Diagramação e editoração: Invente ComunicaçãoImpressão: JEDS Comp. Gráfica

INFORMATIVO

PATROCÍNIO

inform

ativo sindu

scon03

CURSOS E EVENTOS

Inovatec Paraná 2012 acontece de 16 a 18 de outubro

O Sistema FIEP e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior promovem, de 16 a 18 de outubro, no CIETEP, mais uma edição da Inovatec Paraná. O evento reúne as maiores instituições de pesquisa do Paraná com o objetivo de apresentar ao empresariado o potencial das pesquisas desenvolvidas no Estado e promover a interação entre a indústria e a academia em projetos de inovação tecnológica.

As universidades e institutos de pesquisa apresentam tanto as suas competências como os projetos já patenteados, que aguardam parcerias para serem levados ao mercado. A PUCPR, por exemplo, apresentará mais de 120 competências e mais de 20 patentes.

A programação ainda conta com palestras e rodadas de negócios entre empresários e pesquisadores, agendadas previamente de acordo com o interesse das empresas. Para participar, precisam se cadastrar tanto pesquisadores quanto empresários. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo site http://www.inovatecparana.com.br.

O Sinduscon-PR vai promover um grande debate sobre o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), no dia 23 de outubro, às 18h30, na sede localizada na Rua da Glória, 175, no Centro Cívico. Para esta reunião, a entidade convidou a Coordenadora Geral do PBQP-H no Ministério das Cidades, Salette Weber, além de representantes do Senai-PR, Sebrae-PR e Caixa Econômica Federal.

O PBQP-H foi criado para organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras; melhoria da qualidade de materiais; formação e requalificação de mão de obra;

normalização técnica; capacitação de laboratórios; avaliação de tecnologias inovadoras; informação ao consumidor; e promoção da comunicação entre os setores envolvidos.

O Programa é pré-requisito para as empresas construtoras aprovarem projetos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) para participarem do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e necessário também para diversas linhas de financiamentos em instituições de crédito público e privadas.

Para as empresas construtoras participarem do programa MCMV e financiamentos é necessário além do ‘geric’, da CEF, que se tenha implantado e certificado no PBQP-H através da norma SIAC em pelo menos no nível D.

Facilidades para os associados

Na oportunidade, o Senai-PR irá apresentar o serviço de consultoria para a certificação, que para os associados do Sinduscon-PR possui um valor diferenciado. E o Sebrae abordará o Sebraetec, que subsidia em até 80% o valor da consultoria, para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 3,6 milhões ao ano, bem como a certificação.

Associados interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (41) 30514335.

Sinduscon-PR promove evento sobre PBQP-H dia 23 de outubro

04in

form

ativ

o si

ndu

scon

Inovação nas ações de comunicação para seduzir consumidores e potencializar vendas dos imóveisREUNIÃO COM ASSOCIADOS

A forte demanda por novas moradias e a expansão do crédito para habitação impulsionaram a indústria da construção civil e o mercado imobiliário para um crescimento expressivo nos últimos cinco anos. E para se destacar em meio a tantas empresas — especialmente as de capital aberto, que lançaram empreendimentos em cidades de todo o Brasil com uma política de marketing mais incisiva —, é necessário apresentar algum diferencial.

E neste contexto, os profissionais de comunicação e marketing assumem um papel fundamental, no sentido de buscar inovação e criatividade, para seduzir os consumidores e potencializar as vendas.

Para falar sobre estes desafios, o Sinduscon-PR promoveu reunião com os associados, dia 2 de outubro. Na oportunidade, as agências Oficina Interativa, do Rio de Janeiro, e Cia da Comunicação, de São Paulo, apresentaram as estratégias de comunicação e marketing imobiliário, e cases de sucesso de grandes players do mercado brasileiro.

Em sua explanação, o diretor da Oficina Interativa, Leonardo Gomes, destacou que a agência segue três conceitos: estratégia, tática e operação. “Trabalhamos com Mídias Sociais, que vão muito além de Facebook, pois é preciso entender como, para quem e o que comunicar; Marketing Digital, envolvendo todas as soluções para o lançamento do produto (portais, hotsites, email marketing), bem como Mídia online”, diz.

Case João Fortes

Gomes apresentou o case da João Fortes, construtora com mais de 60 anos e 8 milhões de metros quadrados, entre prédios e casas residenciais, centros comerciais e empresariais, sedes de empresas, hotéis e obras especiais.

“A empresa estava passando por um momento tímido online, quando nos contrataram. De início, nossa estratégia foi traçar uma comunicação objetiva, abordando todos os públicos intervenientes. Reforçamos o pós-venda online, que precisa ter uma comunicação clara, gerando um posicionamento da marca. Quem for bem atendido, torna-se um advogado da marca” defende.

A agencia desenvolveu um novo portal institucional da construtora, o portal para o corretor e o portal do cliente. “No portal do corretor, eles se cadastram e encontram naquele ambiente todas as informações necessárias sobre o empreendimento a ser comercializado, tabela de preços, material de divulgação, além de poder acompanhar as unidades que já foram vendidas”, explica, reforçando que o portal unifica a comunicação entre os diversos atores envolvidos no processo de vendas.

Nos hotsites dos empreendimentos, que os clientes acessam do computador, tablet e smartphones, eles encontram informações sobre o lançamento. “Basicamente o que mais eles procuram é preço e condições de pagamento”, diz.

Com estas ações, as visitas ao portal da construtora cresceram 22% em 2010 e 65% em 2011. “É a conspiração para o sucesso”, finaliza.

inform

ativo sindu

scon05

Inovação nas ações de comunicação para seduzir consumidores e potencializar vendas dos imóveis

Ivan Tarandach apresenta case da Cia da Comunicação

O diretor da Cia da Comunicação, Ivan Tarandach, destacou que campanha bonita não serve, porque o que vende é estratégia. “Não adianta apresentar um material de divulgação lindo se o conceito estiver errado”, diz.

A Cia classifica seus clientes em três categorias: os formatados, que trazem o produto pronto, e a agência apenas cria a campanha; os embrionários, onde a agência acompanha desde a compra do terreno, realiza pesquisas e acompanha todos os processos, e os de personalidade, que trazem desafios.

Case Teixeira Pinto

A Cia da Comunicação foi contratada para lançar um empreendimento da construtora Teixeira Pinto em Taubaté, no Estado de São Paulo, num momento em que a cidade estava sentindo o impacto de um lançamento mal sucedido.

“As imobiliárias e os corretores não foram bem tratados e começaram a falar mal do empreendimento da tal construtora para a cidade toda. A campanha sufocou todo mundo, pois foi pulverizada em todas as mídias, impressa, rádio e TV. Foi um fracasso. Então, a Texeira Pinto tinha o desafio de vencer esta imagem ruim que ficou na cidade, mostrar que seu produto era excelente, que era uma oportunidade única. E nós tínhamos de fazer uma comunicação diferente”, disse Ivan Tarandach, diretor da agência.

Para apresentar a campanha do empreendimento da construtora, foram comprados todos os espaços de mídia

do shopping de Taubaté, local onde todas as pessoas se encontravam. “Era a praia da cidade. Nossa meta era vender 50% em 30 dias”, frisou.

A estratégia foi apresentar, inicialmente, um produto falso para os corretores. “Depois de uma semana fizemos um evento para os corretores embaixo de uma tenda, no próprio terreno, e mostramos para eles que o empreendimento era ainda melhor do que aquele que havíamos apresentado antes, antecipamos as vendas, baixamos o preço em 9% para dar o senso de urgência e conseguimos vender 95% das unidades”.

“Não precisa fazer nada grandioso, apenas fazer o correto”, salientou.

Sobre as agências

A Oficina Interativa é uma empresa especializada em soluções web que, desde a sua fundação, em 1994, realizou mais de 1.000 projetos. Com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, tem infraestrutura para atuar em todo o território nacional. Em 1999 iniciou suas atividades no segmento imobiliário, desenvolvendo soluções inovadoras para o setor, como pré-reserva on-line de empreendimentos, personalização de plantas e acabamentos do imóvel pelo cliente, portais de venda, dentre outras ferramentas de e-business.

A Cia de Comunicação é voltada exclusivamente para o mercado imobiliário, tem mais de dez anos de atuação e realizou mais de 500 campanhas para o segmento. Com o slogan “o metro menos quadrado da comunicação”, a Cia tem como foco a satisfação e superação da expectativa do cliente e no resultado do empreendimento, sempre de forma criativa.

06in

form

ativ

o si

ndu

scon

HABITAÇÃOConselho do FGTS aprova alterações no Programa Minha Casa Minha Vida

O Conselho Curador do FGTS aprovou no dia 4 de outubro a proposta do Ministério das Cidades para alterar os parâmetros de financiamentos para habitação popular e para concessão de subsídios, vinculados ao Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). As alterações têm o objetivo beneficiar mais famílias de baixa renda e manter o nível de crescimento da construção civil no país.

O Governo Federal propôs ampliar os limites de valores dos imóveis e dos subsídios (renda familiar e do valor para complementar o preço de aquisição do imóvel). Além disso, reduziu as taxas de juros dos financiamentos.

Os novos critérios buscam garantir a continuidade dos investimentos neste setor, considerado um dos grandes responsáveis pelo combate da crise econômica e na geração de empregos no país. O prazo para a regulamentação das novas propostas será de no máximo 30 dias.

Limites – Outra proposta aprovada foi a alteração no valor máximo dos imóveis. Atualmente, o limite de valor dos empreendimentos para contratação nos municípios integrantes das regiões Metropolitanas, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal é de R$ 170 mil. O novo valor passou a ser de R$ 190 mil.

Nos municípios com população igual ou superior a um milhão de habitantes o valor máximo para contratação dos imóveis do MCMV passou de R$ 150 mil para R$ 170

mil. Nos municípios com população superior a 250 mil habitantes este valor aumentou de R$ 130 mil para R$ 145 mil. Naqueles com população igual ou superior a 50 mil habitantes, subiu de R$ 100 mil para R$ 115 mil. Para os demais municípios a alteração aumentou de R$ 80 mil para R$ 90 mil.

Subsídios - Com as modificações nas regras, as faixas de renda do programa receberão um subsídio maior. Os subsídios para as famílias que ganham até R$ 1,6 mil, hoje limitado em R$ 23 mil , poderá chegar a R$ 25 mil, de acordo com o porte populacional do município onde resida o cidadão.

Juros - A revisão das faixas de renda está sendo feita para ampliar o acesso das famílias ao subsídio do FGTS. Foi criada uma nova faixa de renda, onde o cidadão ganha entre R$ 3.275 a R$ 5.000. Essas famílias serão beneficiadas com a queda na taxa de juros de 8,16% para 7.16%.

Pesquisa de preços de Serviços Empreitados

Já está disponível no site do Sinduscon-PR a pesquisa de preços de serviços empreitados, com preços de setembro/2012. Atualização é feita semestralmente. Oconteúdo está disponível no sitewww.sindusconpr.com.br, na área de Economia - Pesquisas de mercado.

inform

ativo sindu

scon07

GÁS NATURAL

Presente em mais de mais 380 prédios residenciais de Curitiba, o gás natural da Compagas oferece diversas vantagens para os edifícios que o utilizam. Por isso, as construtoras e incorporadoras avaliam positivamente a opção pelo combustível. Leandro Rocha, engenheiro da PDG, afirma que os benefícios para os moradores são inúmeros “Para o morador são só vantagens: comodidade, preço mais baixo e não precisa reabastecer, além de não precisar uma central de gás, que melhora o paisagismo no condomínio”. A construtora e incorporadora Swell também é parceira da Compagas e a opção pelo gás natural é sempre bem vinda, como lembra Leonardo Pissetti, diretor de incorporações da empresa “Queremos sempre ter a Compagas presente em nossas edificações, pois o gás natural é uma energia sustentável, mais limpa e mais barata para os moradores. A segurança é outra qualidade, traduzida na conversão, que tem garantia de qualidade da Compagas, pois a companhia faz as adequações necessárias para estar tudo dentro das normas técnicas”.

Para José Washington Petrus, diretor da Terrasse Engenharia e Construções, a qualidade no atendimento é o diferencial da companhia “Temos uma relação muito positiva desde o primeiro contrato, lá em 2003, o atendimento é sempre muito eficiente e a assistência técnica excelente”. Leandro Rocha também elogia o atendimento “Além de fazer as obras de adequação ao gás natural, a Compagas tem um pós-venda excelente”.

Benefícios para todos

Os ganhos são tantos que as incorporadoras sempre buscam a qualidade do gás natural “Quando não tem Compagas, ficamos até chateados, porque damos preferência à companhia” confirma José Washington Petrus, da Terrasse, que relembra “A opção pelo gás natural inibe a inadimplência para o condomínio, pois cada residência tem sua conta exclusiva e o morador ainda ganha o medidor e uma assistência técnica confiável”.

Por passar sempre confiança e segurança, a Compagas consolida-se como parceira das construtoras na busca pelo conforto dos clientes. Leandro Rocha, da PDG, ilustra isso “Temos plena confiança na Compagas, é uma parceria de muito gabarito que agrega valor em nossos imóveis”.

Seguro Garantia de entrega de obra

O Seguro Garantia de Entrega de Obra do Núcleo de Seguros CBIC já se tornou uma realidade. Além de garantir a entrega dos imóveis dentro do prazo previsto na Promessa de Compra e Venda de Imóveis na Planta, dando maior confiabilidade ao adquirente, fortalece as relações com o mercado financeiro e com o consumidor imobiliário. Como diferencial, o seguro garante a entrega da obra no prazo, mantém o acompanhamento permanente da construção segurada e possibilita a contratação de seguro de qualidade pós entrega. O Seguro foi idealizado e é comercializado pelo Convênio Seguros CBIC e tem a garantia da Essor Seguros. Para mais informações clique no link www.seguroscbic.com.br.

Parceria com a Compagas oferece benefícios para edifícios e moradores

HABITAÇÃO

08in

form

ativ

o si

ndu

scon

CAIXAA construção civil pede soluções. A CAIXA tem as mais sólidas

O melhor portfólio para a construção civil: um mercado dinâmico pede soluções também dinâmicas. Pensando assim, a CAIXA tem inovado seu portfólio por um processo contínuo de aperfeiçoamento de seus produtos e procedimentos, tornando-o o mais completo para as empresas da construção civil .

Inovação, produtos e serviços exclusivos fazem das soluções CAIXA as melhores do mercado de crédito imobiliário. Soluções para todas as fases do empreendimento, para construtoras de todos os portes e para imóveis voltados aos clientes de todas as faixas de renda.

Confira algumas opções:

PLANO EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL – Para empreendimentos voltados à media e alta renda, a CAIXA indica essa linha de crédito focada no financiamento direto a produção. Nela, o processo para a contratação é simplificado e a taxa de juros é diferenciada, conforme a reciprocidade comercial da construtora com a CAIXA. Com os novos ajustes de prazo e juros promovidos pelo Programa CAIXA Melhor Crédito, o produto se consolida como um dos mais competitivos do mercado. Também é permitido o financiamento aos compradores finais a partir de 80% da obra executada. O crédito é destinado às empresas com faturamento anual acima de R$ 15 milhões.

MICRO E PEQUENA EMPRESA – Essa linha de crédito imobiliário foi desenhada para atender as necessidades da micro e pequena construtora. Com processo de contratação simplificado, a linha é focada no financiamento direto a produção de pequenos empreendimentos residências e comerciais. Ao fim da obra, a CAIXA também pode financiar as unidades aos compradores finais, quitando o saldo devedor da construtora. O crédito é destinado às empresas com faturamento anual de até R$ 15 milhões. IMÓVEL NA PLANTA – Linha de crédito imobiliário para pessoas físicas que agrupadas por uma Entidade Organizadora – EO, viabiliza os recursos necessários à construção do seu

empreendimento. A operação pode ser contratada em qualquer fase da obra. Por meio da EO os recursos do financiamento feito para as pessoas físicas são liberados pela CAIXA diretamente para a construtora, conforme cronograma de execução da obra. Assim, os recursos para a construção do empreendimento são garantidos sem que a construtora tenha que tomar crédito em seu nome.

APOIO A PRODUÇÃO – Para construtoras que precisam de velocidade na produção do empreendimento, a CAIXA indica essa linha de crédito contratada diretamente com a empresa. Enquanto o cronograma de obras é executado, a CAIXA também pode financiar as unidades aos compradores finais com recursos que abatem o saldo devedor da construtora. A linha Apoio a Produção permite que a construtora viabilize

os recursos necessários a composição do custo da obra, apresentando-se como um produto exclusivo no mercado

ALOCAÇÃO DE RECURSOS – Linha com a finalidade de assegurar à construtora os recursos necessários para o financiamento de unidades residenciais e comercias concluídas aos seu compradores. A CAIXA concede financiamento às pessoas físicas, que também podem ser enquadradas no Programa Minha Casa Minha Vida, e transfere os recursos para a construtora. Dessa forma, a marca CAIXA á associada ao empreendimento, agregando valor à comercialização das unidades.

Procure uma agência CAIXA de sua preferência ou solicite atendimento personalizado através dos contatos abaixo:

SR Curitiba Oeste Ger. Regional Vilmar SmidarleR José Loureiro, 195 6º [email protected]

Agência Comendador Araujo Gerente PJ Ricardo BlaszcykR. Comendador Araújo [email protected]

Agência Carlos Gomes Gerente PJ Jose Paiva JuniorAv. Mal. Floriano Peixoto, [email protected]

SAC CAIXA: 0800 726 0101 (informações, reclamações, sugestões e elogios). Para pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800 726 2492. Ouvidoria: 0800 725 7474.

inform

ativo sindu

scon09

CAIXAPesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Empreendimentos junto a empresas do setor

Ministério das Cidades cria escritório de gerenciamento de projetos

O Ministério das Cidades criou o Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP/SE). A iniciativa da Secretária Executiva (SE) tem o intuito de melhorar a efetividade do gerenciamento dos projetos realizados pelo ministério, além de orientar o planejamento es-tratégico do órgão. O escritório vai coordenar as atividades de gestão estratégica, que envolvem o planejamento estratégico, a gestão de processos e projetos. Também dará apoio e assesso-ramento técnico aos gerentes de projetos e ao corpo técnico das secretarias do Ministério das Ci-dades, para assegurar a correta

aplicação da Metodologia de Gerenciamento de Projetos do ministério, instituída pela Portaria 450, do dia 3 de setembro deste ano.

Novo site do Banco de Dados da CBIC já está no ar

O novo site do Banco de Dados da CBIC já está no ar. Mais moderno, ágil e dinâmico, ele é resultado de um trabalho iniciado em janeiro de 2012. Nele, os temas foram ordenados de acordo com os assuntos mais demandados, como: PIB e investimento, emprego, financiamento habitacional, mercado imobiliário, custos da construção, consumo, produção e valores de materiais de construção, déficit habitacional, indicadores econômicos gerais, estudos específicos do setor. Atualmente, o Banco de Dados da CBIC é uma das maiores fontes de consulta de informações específicas sobre o setor da Construção Civil no Brasil, além de ser referência internacional. Apenas no último mês, usuários de 27 países acessaram o site. Dentre eles, Estados Unidos, Espanha, Malásia, Itália, Índia, Alemanha, México, China, Canadá, Japão, França, Argentina e Rússia. Além disso, desde agosto deste ano, o Banco de Dados da CBIC também está presente nas principais redes sociais: facebook, Twitter e RSS, tornando o contato com o usuário de suas informações mais rápido e dinâmico. O endereço de acesso é http://www.cbicdados.com.br.

PESQUISA

Está em andamento a Pesquisa de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (ou gerenciamento de empreendimentos) da Indústria da Construção. Conduzido pelo professor Darci Prado, o estudo, que produz uma grande quantidade de informações consolidadas em relatórios disponíveis no site da pesquisa, visa fornecer uma fotografia de como o Brasil está preparado em gestão para enfrentar os grandes desafios para os próximos anos, tais como Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Copa do Mundo, Olimpíadas e empreendimentos de infraestrutura.

As empresas que participarem da pesquisa conhecerão o estágio atual de maturidade em gerenciamento de projetos e, com os dados de benchmarking (comparação com outras empresas) disponíveis no site, poderão, se necessário, traçar planos de crescimento em gestão.

A pesquisa abordará as cinco grandes categorias de empreendimento/obra/estudo de engenharia nas áreas de incorporação imobiliária; serviços (Construção Industrial, Construção Pesada) para clientes da iniciativa privada; obras Públicas e de Infraestrutura (inclusive Construção Pesada) para clientes do setor público; gerenciamento e engenharia (Projetos de Engenharia, ou Trabalhos de Engenharia, ou design).

Para participar da pesquisa, a empresa deve acessar o site www.maturityresearch.com.

10in

form

ativ

o si

ndu

scon

ITALatec protocola pedido de habilitação para se tornar ITA e certificar métodos construtivos para habitações de interesse social

Uma das principais articulações político-institucionais da atual gestão do Sinduscon-PR tem como foco criar em Curitiba uma ITA (Instituição Técnica Avaliadora). O vice-presidente Administrativo da entidade, Euclesio Finatti, explica que, para que a indústria da construção possa avançar no quesito inovação tecnológica, é necessário que os novos produtos, materiais e sistemas sejam analisados por um órgão certificador.

“O problema é que o País conta hoje com poucas instituições e as que estão em operação têm demanda elevada, tornando muito demorada o retorno com as avaliações, o que prejudica o setor como um todo”, destaca Finatti.

Diante deste cenário, desde 2011 a diretoria do Sinduscon-PR vem se reunindo com lideranças do governo municipal, estadual e federal, para tornar o LACTEC (Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento) um ITA.

Depois de várias discussões, no dia 26 de setembro o Latec protocolou no Ministério das Cidades, em Brasília, o pedido de credenciamento para se tornar uma certificadora oficial para a indústria da construção. Após o credenciamento, o Lactec poderá realizar ensaios de

desempenho estrutural e atuar na área de durabilidade.

A previsão é de que nos próximos anos também desenvolva ensaios térmicos e de reação e resistência ao fogo, ensaios acústicos e inspeção de vazamento de água.

O pedido de credenciamento do Lactec será analisado pela Comissão Nacional do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (CN-Sinat), responsável por julgar a criação de novas ITAs. O documento com pedido de habilitação foi entregue à coordenadora geral do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), Maria Salette de Carvalho Weber, que esteve em Curitiba em agosto deste ano para visitar os laboratórios

do Lactec, acompanhada de representantes do Ministério das Cidades, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Representantes da CBIC e da CAIXA debatem sobre ajustes do MCMV

O presidente de Governo da CAIXA, José Urbano, e outros representantes do banco participaram no dia 27 de setembro, de uma reunião com empresários e representantes de organizações associadas à CBIC para dar prosseguimento a uma série de diálogos que vem sendo desenvolvidos nos últimos meses em torno de aprimoramentos ao Programa Minha Casa, Minha Vida.

Na sua apresentação o presidente de Governo da CAIXA anunciou que o banco deve alcançar, no próximo mês de outubro, a marca de 2 milhões de unidades já contratadas no MCMV I e II e de 1 milhão de unidades entregues. José Urbano antecipou também a implementação de um novo e moderno sistema de operação que deve dar maior agilidade ao processo de concessão e gestão de crédito imobiliário pelo banco. Os representantes das diferentes organizações representadas na reunião tiveram a oportunidade de debater sobre obstáculos que o MCMV ainda enfrenta e como supera-los.

inform

ativo sindu

scon11

NR-35Ministério do Trabalho e Emprego regulamentanorma de trabalho em altura

Começou a valer desde o dia 27 de setembro a Norma Regulamentadora nº 35, que trata do trabalho em altura e define os requisitos e medidas de proteção para os trabalhadores que atuam nessas condições. A NR-35 foi publicada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho em

março deste ano e tinha um prazo de seis meses para que as empresas pudessem se adaptar às suas exigências.

A principal obrigação do empregador prevista na NR 35 é de implementar em sua empresa a gestão do trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a adoção de medidas técnicas para evitar a ocorrência ou minimizar as consequências das quedas de altura. Essa gestão envolve, além das medidas técnicas, como a análise de risco da atividade, a implementação de um programa de capacitação.

Já por parte dos trabalhadores, a principal obrigação é de colaborar com o empregador na aplicação dessas medidas. Com o fim do prazo previsto para adaptação, os auditores fiscais do trabalho farão inspeção em estabelecimentos verificando o cumprimento do disposto na NR 35. Fonte: Portal G1/BR

Ministérios da Previdência e da Fazenda divulgam índices de frequência, gravidade e custo para cálculo do FAP

Foi publicada no dia 25, no Diário Oficial da União, a Portaria Interministerial do Ministério da Previdência Social/Ministério da Fazenda nº 424, que dispõe sobre a publicação dos índices de frequência, gravidade e custo, por atividade econômica, considerados para o cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) do

ano de 2012, com vigência para o ano de 2013, e sobre o processamento e julgamento das contestações e recursos apresentados pelas empresas em face do índice FAP a elas atribuídos.

INFORME JURÍDICOMinistérios da Previdência e da Fazenda divulgam índices de frequência, gravidade e custo para cálculo do FAPFoi publicada no dia 25/09, no Diário Oficial da União, a Portaria Interministerial do Ministério da Previdência Social/Ministério da Fazenda nº 424, que dispõe sobre a publicação dos índices de frequência, gravidade e custo, por atividade econômica, considerados para o cálculo do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) do ano de 2012, com vigência para o ano de 2013, e sobre o processamento e julgamento das contestações e recursos apresentados pelas empresas em face do índice FAP a elas atribuídos.

O FAP poderá ser contestado administrativamente no período de 1º de novembro de 2012 a 4 de dezembro de 2012, por meio de recurso, conforme determina a Portaria, que também detalha outros procedimentos.

Confira a sua íntegra no site do Sinduscon-PR em jurídico – legislação – legislação federal.

Emenda à MPV 582/2012 propõe inclusão do setor nas medidas de desoneração da folha de pagamento

Tramita no Congresso Nacional a Medida Provisória nº 582, de 2012, que dentre outros altera a Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011, quanto à contribuição previdenciária de empresas dos setores industriais e de serviços. Percebendo a importância do setor da construção na composição do nível de investimento do País, na geração de empregos e renda, bem como a desaceleração econômica resultante da perda de competitividade, o deputado Eduardo Sciarra (PSD/PR) propôs

emenda a MPV sugerindo a inclusão do setor nas medidas governamentais de desoneração da folha de pagamento.

Reunião com Ministérios do Planejamento, Cidades e Caixa debate estratégias para agilizar obras do PACO vice-presidente do Sinduscon-PR, José Eugênio Gizzi, participou em Brasília de reunião com representantes do Ministério do Planejamento, do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para debater sobre estratégias a serem adotadas para agilizar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em especial aquelas relacionadas aos setores de saneamento básico e de moradia.

A reunião foi coordenada pela diretora de Infraestrutura Social e Urbana do PAC, Maria Caldas, que ressaltou a importância desse diálogo iniciado no 84º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) realizado em Belo Horizonte no último mês de agosto. “O Governo está aberto para debater com empresários e com os órgãos de controle medidas para agilizar o andamento das obras”.

Os empresários apresentaram na reunião exemplos de problemas operacionais que têm sido obstáculo para a evolução do ritmo das obras nos estados. A reunião definiu como desdobramento a realização de um próximo encontro no dia 25 de outubro para debater de modo mais aprofundado questões relacionadas ao Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e à necessidade de que o país vive de formulação de projetos nas áreas de saneamento e moradia. “O problema do País não é a falta de recursos, mas a falta de projetos de qualidade”, afirmou a diretora Maria Caldas.

Convenção 2011/2012 Mudou! Atualize-se!!A TOTAL SEGUROS atendendo a nova convenção do SINDUSCON/PR vem oferecer aos Clientes da Construção Civil, opções de contratação de seguro formatado especialmente para esta categoria conforme rege convenção trabalhista. Segue abaixo tabela custo x benefício: Valor mínimo R$15.621,31 R$7,90 podendo ser descontado até R$3,75 por funcionário

SEGURO DE VIDA EM GRUPO

COBERTURAS

Morte Qualquer Causa Invalidez por acidente IPA Invalidez por doença IPD Cônjuge 50% I.S. Básica

Valor de cada funcionário

15.625,00 20.000,00 25.000,00 30.000,00 40.000,00 15.625,00 20.000,00 25.000,00 30.000,00 40.000,00 15.625,00 20.000,00 25.000,00 30.000,00 40.000,00 7.812,50 10.000,00 12.500,00 15.000,00 20.000,00

A B C D E

7,98 10,20 12,75 15,31 20,40

FACILIDADES E COMODIDADE NA CONTRATAÇÃO:Funcionários acima de 65 anos condicionado análise da Seguradora;

Tabela e para diretores e funcionários administrativos;Movimentação por e-mail, inclusão/alteração/exclusão;

contrate agora!!!! (041) 3343-7444 vida@totalseguros.com.brwww.totalseguros.com.brwww.previsul.com.br