simulado 2012

11
Paris receptiva e menos cara Cidade quer abandonar rótulo de mal-humorada De Paris já se disse quase tudo, e os chavões são mais variados que as luzes da cidade. Um deles trata do mau humor crônico dos habitantes ao lidar com turistas. Pelo sim, pelo não, como o que vale mesmo é a impressão mais que a realidade, a prefeitura decidiu deflagrar uma campanha para mudar a reputação da capital. Ah, existe uma outra imagem consagrada, e esta pode ser medida no bolso, a de metrópole cara, caríssima. Em um esforço para etiquetar Paris como endereço alegre, receptiva e mais em conta, há uma movimentação das autoridades para incentivar a abertura de pousadas caseiras, ao estilo bed & breakfast, cama, café-da-manhã e, se possível, simpatia. A dona de casa Daniele de La Brosse tornou-se ícone do modelo que o governo quer alastrar. Ela é cordial e gosta de conversar. Seus hóspedes encontram quartos impecáveis, comem geleia caseira no desjejum e podem receber tantos conselhos e dicas quanto quiserem sobre o que fazer ou visitar em Paris, informa o inglês The Times. A ideia é atrair para o negócio famílias cujos filhos já saíram de casa, deixando cômodos sem uso. Houve adesão de cerca de 600 delas, menos do que a meta de mil novas pousadas. O problema – além da cordialidade ou não – é monetário. É possível encontrar quartos a 40 euros por noite, mas muitos custam entre 70 e 150 euros. Agora há nova ofensiva a fim de superar restrições culturais e exaltar as vantagens de abrir quartos a turistas. Além da renda extra, a prefeitura oferece redução de impostos de 71%. Revista da Semana, Edição 88, Ano 3, nº 19, 21 de maio de 2009. p. 23 *Adaptado: Reforma Ortográfica. (P120060A9_SUP) Questão 1 O principal objetivo comunicativo desse texto é: A) alertar os turistas sobre as grandes dificuldades de hospedagem na capital francesa. B) divulgar as qualidades do povo francês em relação à sua hospitalidade e higiene.

Upload: gigliane-silva

Post on 31-Dec-2014

94 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: SIMULADO 2012

Paris receptiva e menos caraCidade quer abandonar rótulo de mal-humorada

De Paris já se disse quase tudo, e os chavões são mais variados que as luzes da cidade.

Um deles trata do mau humor crônico dos habitantes ao lidar com turistas. Pelo sim, pelo não, como o que vale mesmo é a impressão mais que a realidade, a prefeitura decidiu deflagrar uma campanha para mudar a reputação da capital. Ah, existe uma outra imagem consagrada, e esta pode ser medida no bolso, a de metrópole cara, caríssima.

Em um esforço para etiquetar Paris como endereço alegre, receptiva e mais em conta, há uma movimentação das autoridades para incentivar a abertura de pousadas caseiras, ao estilo bed & breakfast, cama, café-da-manhã e, se possível, simpatia.

A dona de casa Daniele de La Brosse tornou-se ícone do modelo que o governo quer alastrar. Ela é cordial e gosta de conversar. Seus hóspedes encontram quartos impecáveis, comem geleia caseira no desjejum e podem receber tantos conselhos e dicas quanto quiserem sobre o que fazer ou visitar em Paris, informa o inglês The Times.

A ideia é atrair para o negócio famílias cujos filhos já saíram de casa, deixando cômodos sem uso. Houve adesão de cerca de 600 delas, menos do que a meta de mil novas pousadas. O problema – além da cordialidade ou não – é monetário. É possível encontrar quartos a 40 euros por noite, mas muitos custam entre 70 e 150 euros. Agora há nova ofensiva a fim de superar restrições culturais e exaltar as vantagens de abrir quartos a turistas. Além da renda extra, a prefeitura oferece redução de impostos de 71%.

Revista da Semana, Edição 88, Ano 3, nº 19, 21 de maio de 2009. p. 23 *Adaptado: Reforma Ortográfica. (P120060A9_SUP)

Questão 1

O principal objetivo comunicativo desse texto é:A) alertar os turistas sobre as grandes dificuldades de hospedagem na capital francesa.B) divulgar as qualidades do povo francês em relação à sua hospitalidade e higiene.C) enfatizar a necessidade de existência de uma liderança forte na área de turismo em Paris.D) informar que as autoridades parisienses pretendem alterar a imagem de Paris para os turistas.E) mostrar que é essencial uma revisão nos preços cobrados dos hóspedes nas pousadas.

Page 2: SIMULADO 2012

Questão 2

Analise a imagem:

O código de barras, presente em embalagens, tem várias finalidades de informação. Uma delas é permitir às empresas: a) controlar o estoque dos produtos. b) atrair os consumidores. c) ocultar os preços dos produtos. d) fazer propaganda dos produtos. e) fornecer informações sobre a validade do produto.

Questão 3

Leia o texto:

Gripe aviária 

Dois compadres estavam de prosa vendo a vida passar... - Cumpadre, você viu que perigo essa gripe aviária? Tão matando todas as galinhas. - Vi não, mas onde que tá dando isso? - Na Ásia, cumpadre. - Vixe, bem na parte que eu mais gosto!

http://www.divirtaseonline.com.br/humor.php?id=220

Pirandello, um estudioso do humor, afirma que o efeito cômico acontece no momento em que o indivíduo tem uma sensação de estranhamento diante de um fato curioso. Tendo isso em mente, leia as afirmações a seguir. 

I. O diálogo lido apresenta variante linguística desvinculada da norma padrão da língua, o que torna impossível a compreensão da piada. 

II. O texto é cômico porque, ao mesmo tempo em que um dos interlocutores se referia às aves, o outro estava pensando na localização geográfica do problema citado. 

III. A comicidade do texto aparece no momento em que o leitor percebe a relação estabelecida entre a palavra "aviária" e o sistema "viário" (conjunto de estradas). 

Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I e III, apenas. b) II e III, apenas. c) I, apenas. d) II, apenas. e) I, II e III.

Page 3: SIMULADO 2012

QUESTÃO 04

No trecho ―Ah, existe uma outra imagem consagrada, e esta pode ser medida no bolso, a de metrópole cara, caríssima. A forma de linguagem utilizada é predominantemente

A) coloquial. B) formal. C) regional. D) técnica. E) vulgar.

Sobre o milho

No Brasil, a venda do vegetal tem força principalmente no caso dos enlatados, que são utilizados, sobretudo, em saladas ou pizzas (cuidado com o sódio, inimigo do coração). Além disso, no entanto, as grandes empresas de distribuição oferecem o alimento na espiga, que é destinado à produção de curau ou pamonha, segundo o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, órgão ligado ao governo federal.

Do ponto de vista nutricional, o milho é riquíssimo em cálcio, entre outros minerais. No contato com o fogo (pipoca), parte dos nutrientes são perdidos.

Outra função importante do milho à alimentação diária: dele, os produtores conseguem extrair a farinha de milho e fubá, utilizados para preparo de pratos típicos brasileiros. Ambos são ricos em amido e polissacarídeo que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

O ideal é que as substâncias encontradas no milho façam parte do cardápio, mesmo que seja de forma indireta, como na polenta ou na pamonha caseira.

Revista Vida Natural e equilíbrio, Editora Escala, número 19. p. 25. (P120064A9_SUP)

QUESTÃO 5Os parênteses em ―(cuidado com o sódio, inimigo do coração). inserem no texto uma: A) advertência. B) explicação. C) fundamentação. D) inovação. E) ironia.

Cinto de segurança também no banco de trás. Proteja a vida de quem você ama.

Considerando esse texto como parte de uma campanha educativa, pode-se afirmar que a função principal dele é: 

a) narrar. b) descrever. c) relatar. d) convencer. e) desestimular.

Page 4: SIMULADO 2012

QUESTÃO 6

Leia o texto:Milagres do povo 

Quem descobriu o Brasil Foi o negro que viu A crueldade bem de frente E ainda produziu milagres De fé no extremo ocidente Ojú Obá ia lá e via Xangô manda chamar Obatalá guia Mamãe Oxum chora Lágrima de alegria Pétala de Iemanjá Iansã Oiá ria Ojú Obá ia lá e via Ojú Obá ia Obá 

VELOSO, Caetano. Milagres do povo.

Gravadora Gapa/Warner Chappell, 1985.

Nesse trecho da letra da canção Milagres do povo, pode-se identificar: 

a) a incorporação de elementos da cultura africana pela cultura brasileira. b) o contato entre elementos das culturas italiana e brasileira. c) a incorporação de elementos da cultura indígena pela cultura brasileira. d) o contato entre elementos das culturas asiática e brasileira. e) a incorporação de elementos da cultura norte-americana pela cultura brasileira.

Page 5: SIMULADO 2012

QUESTÃO 7

Paulo mora em Natal; Ana, em Fortaleza; Carlos, em Teresina. Antes de saírem de

casa, essas pessoas resolveram consultar o mapa meteorológico a seguir, publicado

em um jornal diário, para saber se deveriam ou não levar um guarda-chuva.

De acordo com o mapa, deverá (ão) usar guarda-chuva: 

a) apenas Paulo. b) Paulo e Ana. c) apenas Carlos. d) Carlos e Ana. e) apenas Ana.

QUESTÃO 8

Leia o seguinte aviso colocado em uma empresa

Page 6: SIMULADO 2012

O aviso pode ser interpretado pelos funcionários como: a) uma consulta sobre a mudança de horários. b) uma ordem a ser cumprida. c) uma ideia a ser discutida. d) um questionamento sobre a disponibilidade dos funcionários. e) um pedido de colaboração.

QUESTÃO 9

Em nosso país, o voto é obrigatório para todos os cidadãos que têm entre 18 e 70 anos.Assinale a alternativa que apresenta uma ideia contrária ao voto obrigatório. 

a) Impelir o cidadão a votar é procurar tutelar a democracia, é tentar brecar seu desenvolvimento. (...) Por isso, me animo a dizer que é tão importante votar para escolher alguém que possa levar a sério a política quanto dar liberdade ao cidadão de não votar, de não ir às urnas. 

b)... A partir de amanhã, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) volta a veicular a campanha "Se Liga, 16! - Exercite a Cidadania", em rede nacional de televisão, para estimular o alistamento eleitoral juvenil. 

c) Estar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral acarreta uma série de restrições, como não poder tirar passaporte, prestar concursos públicos e frequentar universidades estatais. 

d) O voto é facultativo para os jovens entre 16 e 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. Poderá votar quem fizer 16 anos até outubro. e) Antes que um dever, o voto é um direito do cidadão brasileiro. Comparecer às urnas é exercitar a cidadania em um ambiente democrático.

Page 7: SIMULADO 2012

PROPOSTA DE REDAÇÃO

O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?

Políticos, educadores, professores, pesquisadores e alunos têm falado muito sobre a qualidade da aprendizagem nas escolas e faculdades do país. Muitos pais estão satisfeitos; os alunos falam bem ou mal de suas aulas (o que sempre aconteceu); professores reclamam dos salários, mas, em geral, se consideram aptos para ensinar; os governos anunciam incansáveis medidas para a melhoria do ensino. Entretanto, se há situações de excelente formação Brasil afora, o país tem ocupado posições muito baixas nos rankings mundiais de ensino e aprendizagem. Você, que já foi à escola e que vai para a universidade ou já foi: o que acha educação no Brasil?

ELABORE UMA DISSERTAÇÃO CONSIDERANDO AS IDEIAS A SEGUIR: Pais e professores estão satisfeitos

"De modo geral, [...] os pais brasileiros não se envolvem como deveriam na vida escolar dos filhos. Os mais pobres dão graças aos céus pelo fato de a escola fornecer merenda, segurança e livros didáticos gratuitos. Os de classe média se animam com as quadras esportivas, a limpeza e [...] exigências [...] calibradas 'para não forçar o ritmo dos menos capazes'. Para 89% dos pais com filhos em escolas particulares, o dinheiro é bem gasto e tem bom retorno. No outro campo, 90% dos professores se consideram bem preparados para a tarefa de ensinar." [Monica Weinberg e Camila Pereira. Veja, 20 de agosto, 2008, p. 72]

Page 8: SIMULADO 2012

Constatação jornalística

04) Qual a Função do Apóstrofo ?

A educação vai bem, obrigado...

"Já estou um pouco cansada de responsabilizar apenas os sistemas pelos problemas de uma sociedade. [...]. Não sou professora, mas se fosse não gostaria de ser culpada pela existência de alunos como este (acima). Já disse uma vez nesse blog e repito: nenhum sistema educacional e nenhum professor podem fazer pelo aluno algo que cabe só a ele: estudar [Artemísia 3/12/2007; http://acertodecontas.blog.br/]

O que dizem outras pesquisas " Brasil está em 52º lugar em ciências e em 53º em matemática, em uma lista de 57 países. E 60% dos estudantes chegam ao fim da 9ª série sem saber interpretar um texto ou efetuar operações matemáticas simples" [Inep/Mec e OCDE, agosto/2008]

Observações 1. Seu texto deve ser escrito em língua portuguesa; 2. Não deve estar redigido em forma de poema (versos) ou narração; 3. A redação deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas escritas; 4. Não deixe de dar um título a sua redação;

Elaboração da Proposta Tendo como base as ideias apresentadas nos textos acima, faça uma dissertação sobre o tema O que você acha do ensino nas escolas do Brasil?

Page 9: SIMULADO 2012

SUGESTÃO PARA OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO1. NORMA CULTA DA LÍNGUA

3. SELEÇÃO/ORGANIZAÇÃO DE ARGUMENTOS

5. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

( ) insuficiente (4,0) ( ) insuficiente (4,0) ( ) insuficiente (4,0)( ) regular (7,0) ( ) regular (7,0) ( ) regular (7,0)( ) bom (11,0) ( )bom (11,0) ( )bom (11,0)( ) excelente (15,0) ( ) excelente (15,0) ( ) excelente (15,0)2. TEMA/TEXTO 4. CONSTRUÇÃO DE

ARGUMENTAÇÃO PONTUAÇÃO GERAL( ) insuficiente (4,0) ( ) insuficiente (4,0) 1. NORMA CULTA DA LÍNGUA

( ) regular (7,0) ( ) regular (7,0) 2. TEMA/TEXTO

( ) bom (11,0) ( )bom (11,0) 3. SELEÇÃO/ORGANIZAÇÃO DE ARGUMENTOS

( ) excelente (15,0) ( ) excelente (15,0) 4. CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTAÇÃO

5. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO