7º simulado geral_07-10-2012

26
TEXTO PARA AS QUESTÕES 91 E 92 Copyright 1999 Mauricio de Sousa Produções Ltda. Todos os direitos reservados. Em relação à tirinha podemos afirmar que: a) O uso do pronome está equivocado, já que o pronome este está sendo usado no lugar de esse. b) Brigadão é uma forma completamente inadequada ao contexto linguístico. c) A expressão um lixo possui valor adverbial d) O emprego do vocativo Mãe confere à fala distanciamento do interlocutor e) A coerência pragmática é o que permite a compreensão do texto. Da fala de Cascão no segundo quadrinho pode-se inferir que: a) O personagem desconhece a norma culta b) Cascão entende a fala da mãe como um elogio c) Ele não entendeu o que a mãe disse d) A mãe e Cascão atribuem o mesmo sentido para a palavra lixo e) Cascão não gosta de arrumar o quarto. TEXTO PARA AS QUESTÕES 93 E 94 SAUDOSA MALOCA ADONIRAN BARBOSA Si o senhor não está lembrado Dá licença de contá Que aqui onde agora está Esse edifício alto Era uma casa velha Um palacete abandonado Foi aqui seu moço Que eu, Mato Grosso e o Joca Construímos nossa maloca Mais, um dia Nem quero me lembrar Veio os homens cas ferramentas O dono mandô derrubá Peguemo tudo a nossas coisas E fumos pro meio da rua Apreciar a demolição Que tristeza que eu sentia Cada táuba que caía Duia no coração Mato Grosso quis gritá Mas em cima eu falei: Os homis tá cá razão Nós arranja outro lugar Só se conformemos quando o Joca falou: "Deus dá o frio conforme o cobertor" E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim E prá esquecê nóis cantemos assim: Saudosa maloca, maloca querida, Que dim donde nóis passemos dias feliz de nossa vida A partir da análise da linguagem utilizada no texto de Adoniram, infere-se que o eu-lírico revela-se como falante de uma variedade linguística específica. Esse falante, em seu grupo social, é identificado como um falante: a) Escolarizado proveniente de uma metrópole b) Sertanejo morador de uma área rural c) Idoso que habita uma comunidade urbana d) Estrangeiro que imigrou para o sul do país e) Urbano representante de áreas menos escolarizadas “Reconhecer a existência de um português brasileiro é importante para que a gente comece a ver e ouvir a nossa língua com olhos e ouvidos de brasileiros, e não mais pelo filtro da gramática portuguesa de Portugal” (BAGNO, M. Português ou brasileiro.São Paulo: Parábola,2004.) De acordo com a afirmação de Bagno e com as marcas linguísticas presentes no texto pode-se afirmar que: a) O autor não sabe falar o português. b) Há marcas de oralidade típicas de uma variedade linguística não reconhecida socialmente. c) Os erros de concordância prejudicam o entendimento do texto. d) Não há a tentativa de representação gráfica da variante lingüística. e) O eu-lírico representa a classe social prestigiada. Questão 94 Questão 93 Questão 92 Questão 91 1 Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

Upload: zemir-justino

Post on 21-Jan-2016

279 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

TEXTO PARA AS QUESTÕES 91 E 92

Copyright 1999 Mauricio de Sousa Produções Ltda. Todos os direitosreservados.

Em relação à tirinha podemos afirmar que:a) O uso do pronome está equivocado, já que o pronomeeste está sendo usado no lugar de esse.b) Brigadão é uma forma completamente inadequada aocontexto linguístico.c) A expressão um lixo possui valor adverbiald) O emprego do vocativo Mãe confere à faladistanciamento do interlocutore) A coerência pragmática é o que permite acompreensão do texto.

Da fala de Cascão no segundo quadrinho pode-seinferir que:a) O personagem desconhece a norma cultab) Cascão entende a fala da mãe como um elogioc) Ele não entendeu o que a mãe dissed) A mãe e Cascão atribuem o mesmo sentido para apalavra lixoe) Cascão não gosta de arrumar o quarto.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 93 E 94

SAUDOSA MALOCAADONIRAN BARBOSA

Si o senhor não está lembradoDá licença de contáQue aqui onde agora estáEsse edifício altoEra uma casa velhaUm palacete abandonadoFoi aqui seu moçoQue eu, Mato Grosso e o JocaConstruímos nossa malocaMais, um diaNem quero me lembrarVeio os homens cas ferramentasO dono mandô derrubáPeguemo tudo a nossas coisasE fumos pro meio da ruaApreciar a demoliçãoQue tristeza que eu sentiaCada táuba que caíaDuia no coraçãoMato Grosso quis gritáMas em cima eu falei:Os homis tá cá razãoNós arranja outro lugarSó se conformemos quando o Joca falou:"Deus dá o frio conforme o cobertor"E hoje nóis pega a páia nas grama do jardimE prá esquecê nóis cantemos assim:Saudosa maloca, maloca querida,Que dim donde nóis passemos dias feliz de nossa vida

A partir da análise da linguagem utilizada no texto deAdoniram, infere-se que o eu-lírico revela-se comofalante de uma variedade linguística específica. Essefalante, em seu grupo social, é identificado como umfalante:a) Escolarizado proveniente de uma metrópoleb) Sertanejo morador de uma área ruralc) Idoso que habita uma comunidade urbanad) Estrangeiro que imigrou para o sul do paíse) Urbano representante de áreas menos escolarizadas

“Reconhecer a existência de um português brasileiroé importante para que a gente comece a ver e ouvir anossa língua com olhos e ouvidos de brasileiros, e nãomais pelo filtro da gramática portuguesa de Portugal”

(BAGNO, M. Português ou brasileiro.São Paulo: Parábola,2004.)

De acordo com a afirmação de Bagno e com as marcaslinguísticas presentes no texto pode-se afirmar que:a) O autor não sabe falar o português.b) Há marcas de oralidade típicas de uma variedadelinguística não reconhecida socialmente.c) Os erros de concordância prejudicam o entendimentodo texto.d) Não há a tentativa de representação gráfica davariante lingüística.e) O eu-lírico representa a classe social prestigiada.

QQuueessttããoo 9944

QQuueessttããoo 9933

QQuueessttããoo 9922

QQuueessttããoo 9911

1Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

IMAGEM PARA AS QUESTÕES 95 E 96

A escrita é uma das formas de expressão que aspessoas utilizam para comunicar algo e tem váriasfinalidades: informar, entreter, convencer, divulgar,descrever. Assim, o conhecimento acerca dasvariedades linguísticas sociais, regionais e de registrotorna-se necessário para que se use a língua nas maisdiversas situações comunicativas. A propaganda acimaevidencia:a) O uso de uma variante comumente usado emprogramas como MSN e Orkut.b) A forma normalmente usada por pessoasprovenientes de áreas ruraisc) O baixo nível da educação brasileira.d) Um erro que pode ser resolvido com maisinvestimentos na alfabetizaçãoe) Um desvio condenável da norma culta e queimpossibilita o entendimento da mensagem.

Um texto é formado de elementos verbais e nãoverbais. A referência a um meio de comunicaçãoespecífico pode ser percebido por:a) Uma combinação entre as cores do fundo e as coresda garrafa de refrigerante, efeito importante naspropagandas televisivasb) A representação gráfica das palavras e a janela emque se encontra o refrigerante, usualmentepresenciados na internet.c) O efeito refrescante proporcionado pela água queescorre, muito comum em outdoorsd) A disposição do texto típico de propagandas emrevistase) A objetividade das palavras típicas de uma mensagemde rádio

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

Miguilim"De repente lá vinha um homem a cavalo. Eram dois.

Um senhor de fora, o claro de roupa. Miguilim saudou,pedindo a bênção. O homem trouxe o cavalo cá bemjunto. Ele era de óculos, corado, alto, com um chapéudiferente, mesmo.

- Deus te abençoe, pequenino. Como é teu nome?- Miguilim. Eu sou irmão do Dito.- E o seu irmão Dito é o dono daqui?- Não, meu senhor. O Ditinho está em glória.O homem esbarrava o avanço do cavalo, que era

zelado, manteúdo, formoso como nenhum outro.Redizia:- Ah, não sabia, não. Deus o tenha em sua guarda...

Mas que é que há, Miguilim?Miguilim queria ver se o homem estava mesmo

sorrindo para ele, por isso é que o encarava.- Por que você aperta os olhos assim? Você não é

limpo de vista? Vamos até lá. Quem é que está em tuacasa?

- É Mãe, e os meninos...Estava Mãe, estava tio Terez, estavam todos. O

senhor alto e claro se apeou. O outro, que vinha com ele,era um camarada. O senhor perguntava à Mãe muitascoisas do Miguilim. Depois perguntava a ele mesmo: -'Miguilim, espia daí: quantos dedos da minha mão vocêestá enxergando? E agora?"

(ROSA, João Guimarães. "Manuelzão e Miguilim". 9ed. Rio deJaneiro: Nova Fronteira, 1984.)

Esta história, com narrador observador em terceirapessoa, apresenta os acontecimentos da perspectiva deMiguilim. O fato de o ponto de vista do narrador terMiguilim como referência, inclusive espacial, ficaexplicitado em:a) "O homem trouxe o cavalo cá bem junto."b) "Ele era de óculos, corado, alto (...)"c) "O homem esbarrava o avanço do cavalo, (...)"d) "Miguilim queria ver se o homem estava mesmosorrindo para ele, (...)"e) "Estava Mãe, estava tio Terez, estavam todos"

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

Érico Veríssimo relata, em suas memórias, umepisódio da adolescência que teve influênciasignificativa em sua carreira de escritor.

"Lembro-me de que certa noite - eu teria unsquatorze anos, quando muito - encarregaram-me desegurar uma lâmpada elétrica à cabeceira da mesa deoperações, enquanto um médico fazia os primeiroscurativos num pobre-diabo que soldados da PolíciaMunicipal haviam "carneado". (...) Apesar do horror e danáusea, continuei firme onde estava, talvez pensandoassim: se esse caboclo pode agüentar tudo isso semgemer, por que não hei de poder ficar segurando estalâmpada para ajudar o doutor a costurar esses talhos esalvar essa vida? (...)

Desde que, adulto, comecei a escrever romances,tem-me animado até hoje a idéia de que o menos que oescritor pode fazer, numa época de atrocidades einjustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazerluz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobreele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinose aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito danáusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada

QQuueessttããoo 9977

QQuueessttããoo 9966

QQuueessttããoo 9955

2Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em últimocaso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinalde que não desertamos nosso posto."

(VERÍSSIMO, Érico. "Solo de Clarineta". Tomo I. Porto Alegre:Editora Globo, 1978.)

Neste texto, por meio da metáfora da lâmpada queilumina a escuridão, Érico Veríssimo define como umadas funções do escritor e, por extensão, da literatura,a) criar a fantasia.b) permitir o sonho.c) denunciar o real.d) criar o belo.e) fugir da náusea.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 99 E 100

"Narizinho correu os olhos pela assistência. Não podiahaver nada mais curioso. Besourinhos de fraque e floresna lapela conversavam com baratinhas de mantilha emiosótis nos cabelos. Abelhas douradas, verdes e azuis,falavam mal das vespas de cintura fina - achando queera exagero usarem coletes tão apertados. Sardinhasaos centos criticavam os cuidados excessivos que asborboletas de toucados de gaze tinham com o pó dassuas asas. Mamangavas de ferrões amarrados para nãomorderem. E canários cantando, e beija-flores beijandoflores, e camarões camaronando, e caranguejoscaranguejando, tudo que é pequenino e não morde,pequeninando e não mordendo."

(LOBATO, Monteiro. "Reinações de Narizinho". São Paulo:Brasiliense, 1947.)

No último período do trecho, há uma série de verbosno gerúndio que contribuem para caracterizar oambiente fantástico descrito.

Expressões como "camaronando", "caranguejando" e"pequeninando e não mordendo" criam, principalmente,efeitos de:a) esvaziamento de sentido.b) monotonia do ambiente.c) estaticidade dos animais.d) interrupção dos movimentos.e) dinamicidade do cenário.

Tendo como ponto de partida o ponto de vista dapersonagem, é possível afirmar que a função dalinguagem predominante no texto é:a) Fáticab) Conativac) Emotivad) Poéticae) Metalinguística

TEXTO PARA AS QUESTÕES 101 E 102

A crônica muitas vezes constitui um espaço para reflexãosobre aspectos da sociedade em que vivemos.

"Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço,

falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que nãotinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava.Queria saber da hora.

Talvez não fosse um Menino De Família, mas também nãoera um Menino De Rua. É assim que a gente divide. Menino DeFamília é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta demarca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubadopor um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando agente passa perto segura a bolsa com força porque pensa queele é pivete, trombadinha, ladrão. (...) Na verdade não existemmeninos De rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que ummenino está NA rua é porque alguém o botou lá. Os meninosnão vão sozinhos aos lugares. Assim como são postos nomundo, durante muitos anos também são postos onde quer queestejam. Resta ver quem os põe na rua. E por quê."

(COLASSANTI, Marina. In: "Eu sei, mas não devia". Rio deJaneiro: Rocco, 1999.)

No terceiro parágrafo em "... não existem meninos De rua.Existem meninos NA rua.", a troca de De pelo Na determina quea relação de sentido entre "menino" e "rua" sejaa) de localização e não de qualidade.b) de origem e não de posse.c) de origem e não de localização.d) de qualidade e não de origem.e) de posse e não de localização.

A preposição é um conectivo que, na maioria dasocorrências, tem um desempenho gramatical. Em nomeda estética de um discurso, pode, no entanto, sergramaticalmente facultativa, como em:a) Eu, NA rua, com pressab) certa DE que ele estava pedindo dinheiroc) Na verdade não existem meninos DE ruad) com tênis da moda e camiseta DE marcae) Queria saber DA hora.

IMAGEM PARA AS QUESTÕES 103 E 104

De acordo com a história em quadrinhosprotagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-seafirmar que a postura de Hagara) valoriza a existência da diversidade social e deculturas, e as várias representações e explicações desseuniverso.

QQuueessttããoo 110033

QQuueessttããoo 110022

QQuueessttããoo 110011

QQuueessttããoo 110000

QQuueessttããoo 9999

QQuueessttããoo 9988

3Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

b) desvaloriza a existência da diversidade social e asvárias culturas, e determina uma única explicação paraesse universo.c) valoriza a possibilidade de explicar as sociedades e asculturas a partir de várias visões de mundo.d) valoriza a pluralidade cultural e social ao aproximar avisão de mundo de navegantes e não navegantes.e) desvaloriza a pluralidade cultural e social, aoconsiderar o mundo habitado apenas pelos navegantes.

O conectivo utilizado por Hamlet no último quadrinho só nãopoderia ser substituído, sem prejuízo de sentido por:a) Segundo b) Consoantec) Conformed) Comoe) Conquanto

TEXTOS PARA AS QUESTÕES 105 A 108

História De Uma Gata (Chico Buarque)

Me alimentaram Me acariciaram Me aliciaram Me acostumaram

O meu mundo era o apartamento Detefon, almofada e trato Todo dia filé-mignon Ou mesmo um bom filé... de gato Me diziam todo momento...fique em casa não tome vento! Mas é duro ficar na sua Quando à luz da lua Tantos gatos pela rua Toda a noite vão cantando assim

Nós, gatos, já nascemos pobres Porém, já nascemos livres Senhor, senhora ou senhorio Felino, não reconhecerás

De manhã eu voltei pra casa Fui barrada na portaria Sem filé e sem almofada Por causa da cantoria Mas agora o meu dia a dia É no meio da gataria Pela rua virando lata Eu sou mais eu, mais gata Numa louca serenata Que de noite sai cantando assim

Nós, gatos, já nascemos pobres Porém, já nascemos livres Senhor, senhora ou senhorio Felino, não reconhecerás

Late Ilusão (Elisa Lucinda)

Em noite de lua cheiageme ao meu lado o meu cãoacabado de chegarlate ilusões ao meu ouvidoe meu sentidodiz que ele veio pra ficarMas a vida passa e virapáginas da folhinhao que era cheia e domingofoi minguando em segundas e terçase meu homem, minha bestavoltou novo e repetidocomo se fosse ficar até sextatrês dias de ele chegando de madrugadaTrês dias de ele nadando na minha águaConversas de homem e mulherbeijo na bocatirar a roupanovos latidos de ilusão no meu duvidomeu homem partiu na derradeira manhãtodo agradecidodos momentos de amor que uivou comigo

eu fiquei lua sozinha no céu com aquela saudade amarelae ele na terra cantando latindo partindouivando pra ela.

O texto de Chico Buarque apresenta dois espaços distintos,o da liberdade e pobreza e o da riqueza e prisão. O verso queapresenta a escolha feita pela gata é:a) Fui barrada na portariab) Nós, gatos, já nascemos pobres c) Eu sou mais eu, mais gata d) Porém, já nascemos livres e) Por causa da cantoria

O texto de Elisa Lucinda apresenta umrelacionamento amoroso marcado por:a) Uma relação estável cheia de paixão.b) Um caso amoroso passional e descomprometidoc) Um casamento monótono e rotineirod)Um encontro casual numa noite de lua cheiae)Um relacionamento que durou apenas três dias e nãodeixou lembranças.

A figura do cão é na verdade uma representação feitado amante. Isso é possível graças a um recursoestilístico conhecido como:a) Personificaçãob) Metáforac) Metonímiad) Sinestesiae) Símile

QQuueessttããoo 110077

QQuueessttããoo 110066

QQuueessttããoo 110055

QQuueessttããoo 110044

4Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

A representação do homem como um animal no textode Elisa Lucinda retoma uma característica exploradapela estética:a) Barrocab) Árcadec) Parnasianad) Naturalistae) Simbolista

IMAGEM PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

A coerência textual ocorre no processo de interaçãoentre o leitor, o autor e o texto. No texto acima oprocesso de coerência que se percebe é:a) Sintáticab) Semânticac) Extratextuald) Estilísticae) Intratextual

IMAGEM PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

Em relação ao processo argumentativo com o qual apersonagem Susanita se envolve:a) O enunciado do problema proposto estrutura-se apartir de uma hipótese, expressa por meio de umaconjunção concessiva típica.b) Na resposta redigida no caderno, o verbo no futuroindica um fato duvidoso, que pode acontecer ou não.

c) Um pronome indefinido desempenha função centralna generalização que expressa a opinião negativa damenina.d) A linha argumentativa é a dialética, já que apersonagem divide o argumento em tese e antítesee) A relação de causa/efeito é percebida nos doisprimeiros quadrinhos

A progressão textual é necessariamente marcada pelapresença de conectivos. Abaixo, há um trecho de “Capitães daAreia”, de Jorge Amado em que se destacou algumasconjunções. Leia-o e marque a opção em que o valor semânticoexpresso corresponde à conjunção em questão.

“Porque naquelas casas, se o acolhiam, se lhe davamcomida e dormida, era como cumprindo uma obrigaçãofastidiosa. Os donos da casa evitavam se aproximar dele, e odeixavam na sua sujeira, nunca tinham uma palavra boa paraele. (...) Mas desta vez estava sendo diferente. Desta vez não odeixaram na cozinha com seus molambos, não o puseram adormir no quintal. Deram-lhe roupa, um quarto, comida na salade jantar. (...) Então os lábios de Sem-Pernas se descerraram eele soluçou, chorou muito encostado ao peito de sua mãe. Eenquanto a abraçava e se deixava beijar, soluçava porque a iaabandonar e, mais que isso, a ia roubar. E ela talvez nuncasoubesse que o Sem-Pernas sentia que ia furtar a si própriotambém.” a) “Se” apresenta valor de causa, já que o motivo de lhedarem comida é o fato de terem-no acolhido.b) “Mas” introduz uma ideia de oposição e pode sersubstituído por embora, sem nenhuma alteração naestrutura da oração.c) “Enquanto” pode ser substituído por “à medida que”,sem alteração semântica.d) “Porque” apresenta ideia de consequência.e) “Que” é uma conjunção integrante e não estabelecevalor de sentido entre as orações.

TEXTOS PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

Texto I Deu Pra Ti

KLEITON E KLEDIRDeu pra tiBaixo astralVou pra Porto AlegreTchau!

Quando eu ando assim meio downVou pra Porto e bah! Tri legalCoisas de magia, sei láParalelo 30

Alô tchurma do BonfimAs gurias tão tri afimGaropaba ou Bar JoãoBela dona e chimarrão

Que saudade da RedençãoDo Fogaça e do FalcãoCobertor de orelha pro frioE a galera do Beira-Rio

QQuueessttããoo 111122

QQuueessttããoo 111111

QQuueessttããoo 111100

QQuueessttããoo 110099

QQuueessttããoo 110088

5Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

No livro Preconceito linguístico: como é, e como se faz,o autorMarcos Bagno aborda questões relacionadas ao preconceitolinguístico presente em boa parte da sociedade brasileira. Umaquestão importante levantada pelo autor é a confusão quemuitas pessoas fazem entre língua, um termo mais abrangente,e gramática normativa, que é uma ramificação da línguaauxiliadora da norma culta. (...) A gramática tradicionalconseguiu conservar-se bastante intacta. Tornou-se umadoutrina a ser seguida e foi elevada a patamar de modelo poralguns especialistas, os quais ignoram o estudo e os avanços dalinguística, o que acaba gerando um preconceito disfarçado. (...)Esses gramáticos conservadores, com suas formas de induzirpreconceituosamente o povo, conseguem abafar a voz doslinguistas.Os brasileiros, como falantes da língua portuguesa,não deveriam permitir que, por meio da mídia e de algumaspessoas de maior poder aquisitivo, o ser humano pudesse sertão desvalorizado em sua principal condição: a de ser HUMANOsocial e Político.

In: http://www.revistafamesp.com.br/index.php/edicoes/edicao-1/61.html

Diante da leitura dos textos acima, é possível afirmar que:a) A gramática normativa é entendida por todos os tiposde estudiosos da língua como sendo a fonte doportuguês correto, do português modelo.b) A língua é um instrumento de comunicação vivo quecompreende tanto a escrita quanto a fala de uma nação,abrangendo inclusive as gírias regionais como “bah” e“gurias”, presentes na canção.c) “Pra” e “Pro” são construções que não pertencem àlíngua portuguesa falada no Brasil.d) A gramática normativa funciona como uminstrumento de libertação dos brasileiros.e) Linguístas, gramáticos conservadores e a mídiavalorizam da mesma forma a gramática normativa.

A partir da leitura do informativo acima, podemosafirmar que predomina a função:a) Fática, porque o Governo está testando suacomunicação com a população.b) Poética, porque para o Governo convencer apopulação é preciso que a mensagem seja persuasiva.

c) Emotiva, porque em uma campanha o maisimportante é a opinião do Governo sobre a questão.d) Conativa, porque um informativo publicitário quertransformar o comportamento do leitor. No caso,convencer o público-alvo da importância da vacinaçãocontra a gripe.e) Metalinguística, pois trata-se de uma propaganda doGoverno Federal, sobre uma ação do próprio Governo.

Ícones da cultura popDurante séculos os ídolos populares foram seres

sagrados. Fossem santos, reis ou artistas, a veneração aeles ou a suas obras era feita em cultos e cercada deatitudes cerimoniais. Ao longo do século 20 essa relaçãomudou. Os ídolos tornaram-se mais humanos e próximose, excetuando-se os religiosos, eles perderam a aurasacra. Uma das razões dessa mudança foi apossibilidade de muito mais pessoas terem um contatomais acessível e cotidiano com as produções artísticas,graças às tecnologias de comunicação de massa, comoo rádio, o cinema e a televisão.

A cultura pop emergiu nesse momento. Os novosgêneros da música popular, cinema, literatura,quadrinhos e artes plásticas que surgiram,principalmente após a Segunda Guerra Mundial,produziram novos ídolos que alcançaram umapopularidade nunca antes vista. A ponto de John Lennonchegar a afirmar (e depois se arrepender) de que osBeatles eram mais conhecidos do que Jesus Cristo. Reaisou fictícios, esses novos ídolos tornaram-se símbolos dealguns dos mais representativos valores dessa nova era.

In: http://pessoas.hsw.uol.com.br/10-icones-pop.htm

A partir da leitura do texto acima, marque a opção em que aimagem não representa um ícone da cultura pop:

a) Andy Warhol – Marilyn Monroe

b) Capa de LP de Beatles

QQuueessttããoo 111144

QQuueessttããoo 111133

6Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

c) Santa Ceia – Leonardo da Vince

d) Mickey Mouse

e) Darth Vader

O Brasil faz sua melhor campanha paralímpica em LondresAo receber a bandeira Paralímpica na festa de encerramento

dos Jogos de Londres, o Brasil deixa a capital inglesa com a suamelhor campanha desde que começou a participar dacompetição na Alemanha, nos Jogos Paralímpicos de VerãoHeidelberg 1972, quando não conquistou medalhas. O Paísagora se prepara para sediar a próxima edição do evento no Riode Janeiro, em 2016.

In: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/brasil-faz-sua-melhor-campanha-paralimpica-em-londres/

O presente do indicativo é utilizado muitas vezespara expressar um fato que ocorre no momento da falaou até mesmo um fato cotidiano. Porém, podemosatribuir ainda muitos outros valores a esse tempo verbal.

Do texto acima, retira-se a seguinte passagem “oBrasil deixa a capital inglesa com a sua melhorcampanha”, sobre o verbo em destaque é possívelafirmar que expressa:a) um fato passado, também chamado de presentehistórico, como no enunciado: “Em 1989, cai o Muro de

Berlim”b) um fato cotidiano, como em “todos os dias, escovomeus dentes”c) uma verdade absoluta, reconhecida pela ciência, quenada tem a ver com a questão temporal, por exemplo,quando afirmamos: “a terra gira”.d) um fato futuro, como em “amanhã, te conto tudo”.e) um acontecimento que ocorre no momento da fala,como um narrador de futebol que no momento do jogodiz: “Juninho chuta a bola e é gol!”

A palo seco - BelchiorSe você vier me perguntar por onde andeiNo tempo em que você sonhava.De olhos abertos, lhe direi:– Amigo, eu me desesperava.Sei que, assim falando, pensasQue esse desespero é moda em 73.Mas ando mesmo descontente.Desesperadamente eu grito em português:- Tenho vinte e cinco anos de sonho eDe sangue e de América do Sul.Por força deste destino,Um tango argentinoMe vai bem melhor que um blues.Sei, que assim falando, pensasQue esse desespero é moda em 73.E eu quero é que esse canto torto,Feito faca, corte a carne de vocês.

É possível encontrar uma comparação nos seguintes versos:a) “Se você vier me perguntar por onde andeiNo tempo em que você sonhava.”b) “Sei que, assim falando, pensasQue esse desespero é moda em 73.”c) “Mas ando mesmo descontente.Desesperadamente eu grito em português:”d) “Sei, que assim falando, pensasQue esse desespero é moda em 73.”e) “E eu quero é que esse canto torto,Feito faca, corte a carne de vocês.”

Deixar transparecer o homem em estado puro: esteera o grande objetivo das peças de Nelson Rodrigues.Com seus dramas familiares e tragédias cariocas, opernambucano radicado no Rio de Janeiro afirmava:"Teatro não tem que ser bombom com licor. Tem quehumilhar, ofender, agredir o espectador."

Para o historiador Henrique Gusmão, professor daUniversidade Federal do Rio de Janeiro, Nelson defendiaum resgate de valores humanos que estavam sendoperdidos com a modernidade. Para isto, a razão eramenos importante do que a experiência adquirida com avivência, com sentimentos de dor, perda, alegria, amor.A arte rodriguiana tinha, por esta premissa, a função delembrar o espectador de uma potência vital e emocionaldo homem.

"O escândalo em suas peças, portanto, tem comoobjetivo reavivar um lado ‘santo’, que só aparece emcontraste com o mal, com o que é demoníaco", apontaGusmão.

Paula Carvalho - estadão.com.br

QQuueessttããoo 111177

QQuueessttããoo 111166

QQuueessttããoo 111155

7Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

Levando em consideração as informações acima,marque a opção em que o comentário não correspondeà obra de Nelson Rodrigues:a) Nelson foi um dramaturgo que se preocupava com asquestões psicológicas mais profundas do homem eapresentava uma visão subjetiva e idealizada darealidade.b) Nelson Rodrigues inventou o teatro brasileiro.Retratou a “nova classe média” antes até de ela existiroficialmente e criou tipos que continuarão por aí.Eternamente moderno, será lembrado por muitosséculos.c) Nelson acreditava que o teatro tinha que de algumaforma chocar o público e não ser apenasentretenimento.d) Em muitas de suas peças as instituições sociais forampostas à prova, como a família e a igreja.e) Segundo especialistas, o “escândalo” em sua obra erauma tentativa de reavivar um lado “santo” do homem.

Um bom poemaum bom poemaleva anoscinco jogando bola,mais cinco estudando sânscrito,seis carregando pedra,nove namorando a vizinha,sete levando porrada,quatro andando sozinho,três mudando de cidade,dez trocando de assunto,uma eternidade, eu e você,caminhando junto

Paulo Leminski

Em relação às figuras da linguagem e das funções dalinguagem, podemos afirmar que no poema acimapredomina, respectivamente:a) Elipse e Função Fática.b) Metáfora e Função Metalínguistica.c) Personificação e Função Referencial.d) Paradoxo e Função Poética.e) Pleonasmo e Função Apelativa.

CHARGE PARA AS QUESTÕES 119 E 120

Observe a charge da Bandeira do Brasil e analise asafirmações abaixo sobre ela:I. As imagens que compõem o texto não verbalrepresentam algumas causas da corrupção queacontece em nosso país. II. O texto verbal apresenta uma conjunção coordenativacujo valor semântico é de alternância.III. O texto não verbal representa um nacionalismoidealizado, ufanista.IV. A relação entre o texto verbal e o texto não-verbalpode nos levar a concluir que em nome da ordem e doprogresso o Brasil está perdendo suas riquezas naturais.

Está correto o que se afirma em:a) I e IVb) I e IIc) IIId) IVe) I, III e IV

As quatro cores da Bandeira Nacional representamsimbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com opassar o do tempo, essa informação foi sendosubstituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro.Dentro desse contexto, o verde passou a representar asmatas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o céu e obranco a paz que deve reinar no Brasil.

http://www.suapesquisa.com/geografia/bandeiradobrasil.htm

De acordo com as informações dadas pelo site, qualé a figura de linguagem que melhor descreve asrepresentações das cores de nossa bandeira:a) metáforab) personificaçãoc) metonímiad) hipérbolee) paradoxo

TEXTO PARA AS QUESTÕES 121 E 122

IXSou um guardador de rebanhosO rebanho é meus pensamentosE os meus pensamentos são todos sensações.Penso com os olhos e com os ouvidosE com as mãos e os pésE com o nariz e a boca.

Pensar uma flor é vê-la e cheirá-laE comer um fruto é saber-lhe o sentido.

Por isso quando num dia de calorMe sinto triste de gozá-lo tanto,E me deito ao comprido na erva,E fecho os olhos quentes,Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,Sei a verdade e sou feliz.Alberto Caeiro

QQuueessttããoo 112200

QQuueessttããoo 111199

QQuueessttããoo 111188

8Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

Muitas funções de linguagem podem coexistir em umtexto, pois a nossa linguagem pode ser trabalhada dediversas maneiras.

Ao lado da função poética, temos também no textode Alberto Caeiro:a) Função conativa;b) Função metalinguística;c) Função emotiva;d) Função fática;e) Função referencial.

Quando a comunicação mais básica, mais comumnão dá conta daquilo que queremos dizer, entram emcena as figuras de linguagem.

No trecho “O rebanho é meus pensamentos” temos aseguinte figura de linguagem:a) Metonímia;b) Eufemismo;c) Pleonasmo;d) Comparação;e) Metáfora.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 123 A 124

MucamaO que se espera de uma naçãoQue o herói é a televisão?Que passa todos os seus meses mal,Melhora tudo no natal!Até presente Dá Pra DarSó Não Se Sabe o Que Vai Receber.Pano De Prato Ou Dedal.Escolha o Mais Caro Que Eu Quero Ver!

Mucama... (Mucama!)Na Cama Do Patrão.Me Chama... (Me Chama!)Me Chama De Negão.Me Paga... (Me Paga!)Salário De Bufão.Mas Come... (Mas Come!)O Que a População Não Come!Não Come!

O que Se Espera De Uma NaçãoQue o Heroi é a Televisão?Que Passa Todos Os Seus Meses Mal,Melhora Tudo no Carnaval!Dá Pra Brincar, Dá Pra Comemorar!Só Não Se Sabe Muito Bem Por Quê.Entrou De Cara na Realidade,Na Quarta-feira Que Eu Quero Ver!

Na Quarta-feira Volta Pra Realidade!Que Arde,Acaba a Comemoração, Apaga a Televisão Pra Não

Gastar Eletricidade!Como na Cinderela a Carruagem Volta a Ser AbóboraNa Favela o Carro Alegórico Some!E Volta Às Sobras:Sobra De Feira,

Sobra De Terra,Sobra De Chão,Sobra De Lama,Sobra De Bala PerdidaE Sobra De ComidaPra Mucama,Mucama Que Nada Exclama,Que Não Reclama,Que Não Se Inflama,Se Acalma Vendo Novela, Pois na Tela Todo Mundo Ama Todo MundoMas na Vida Real Todo Mundo se Odeia!E Ódio Gera Ódio, Um Sobe no Pódio, Outro Serve a Ceia!Ceia no NatalLuxo no CarnavalMucama Deitando na CamaBeijim, Beijim, Pau, PauTchau!Eu Só Vou Te UsarVocê Não é Nada Pra MimJá Temos Outra Pra Botar no Seu LugarPirlimpimpim!Abra-cadabra, Como Mágica, Mas Não é Abra-te-sésamo!Porque Aqui As Portas Só Se Fecham: Bum!É Menos Uma Oportunidade, Não é Só a Quarta-feira

Que é De CinzasNa Verdade é a Semana Inteira:Quinta, Sexta, Sábado e Domingo e Segunda!E o Povo-mucama Continua Sorrindo, Levando Nas

Coxas, Levando na Bunda!Mas Não Faz Mal!Porque Depois Melhora Tudo No Carnaval...

Mucama... (Mucama!)Na Cama Do PatrãoMe Chama... (Me Chama!)Me Chama De NegãoMe Paga... (Me Paga!)Salário De BufãoMas Come... (Mas Come!)O Que a População Não Come!Não Come!

Cidade Negra e Gabriel, o Pensador

“O que se espera de uma nação / Que o herói é a televisão”.O fragmento em destaque apresenta uma

inadequação em relação ao uso do pronome relativo.Todas as modificações propostas estariam dentro dospadrões formais da norma culta, exceto:a) “O que se espera de uma nação / em que o herói é atelevisão”;b) “O que se espera de uma nação / no qual o herói é atelevisão”;c) “O que se espera de uma nação / na qual o herói é atelevisão”;d) “O que se espera de uma nação / cujo herói é atelevisão”;e) “O que se espera de uma nação / onde o herói é atelevisão”;

QQuueessttããoo 112233

QQuueessttããoo 112222

QQuueessttããoo 112211

9Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

“Que passa todos os seus meses mal”O pronome em destaque no verso acima retoma a

seguinte palavra:a) “nação”b) “herói”c) “televisão”d) “meses”e) “O”

Compreender os conectivos auxilia em umainterpretação global do texto.

No verso “Acaba a Comemoração, Apaga a TelevisãoPra Não Gastar Eletricidade!”, a palavra destacadapossui ideia de:a) causab) modoc) concessãod) finalidadee) conformidade

A canção tenta mostrar como essas pessoas são, aomesmo tempo, exploradas e alienadas. Todas aspalavras abaixo representam a ideia de um mundo desonho e de ilusão, exceto:a) “Cinderela”b) “sésamo”c) “ceia”d) “abracadabra”e) “Pirlimpimpim!”

IMAGEM PARA AS QUESTÕES 127 E 128

Ziraldo1964-1984 - Vinte anos de prontidão, 2ª edição, Record

A charge é um poderoso instrumento de crítica ereflexão social, principalmente quando provoca odenominado “riso perigoso”.

O humor crítico decorrente da charge acima deve-se:a) à expressão facial de deboche do enunciador e àinércia de seu destinatáriob) ao uso da expressão popular “a gente” por umhomem bem vestido

c) ao relacionamento - antitético e irônico - entre “crer”e “público”d) à mudança semântica decorrente da troca na ordemda expressão “homem público” e) ao gesto com o dedo indicativo do falante, quepressupõe superioridade

A expressão “certos brasileiros”, se modificada para“brasileiros certos”, acarretaria na modificação de seusentido original.

Em todas as expressões abaixo, haveria modificaçãosemântica na troca da ordem de seus vocábulos, exceto:a) relatório simples / simples relatóriob) rápido desfecho / desfecho rápidoc) boa estudante / estudante boad) único fato / fato único e) velha cama / cama velha

As Cobras, Luís Fernando VeríssimoO efeito humorístico obtido na tira provém,

principalmente:a) Da expressão de desprezo e desdém das cobras.b) Da diferença de tamanho entre as cobras e os supostosalienígenas.c) Da pergunta feita no segundo quadrinho e da observação doterceiro, devido a uma conhecida anedota.d) Da imobilidade das cobras, que parecem não estarem vivas.e) Do olhar fixo das cobras direcionado ao leitor, fazendo-oparticipar da história.

Admirável Chip NovoPane no sistema alguém me desconfigurouAonde estão meus olhos de robô?Eu não sabia, eu não tinha percebidoEu sempre achei que era vivo

Parafuso e fluido em lugar de articulaçãoAté achava que aqui batia um coraçãoNada é orgânico é tudo programadoE eu achando que tinha me libertado

QQuueessttããoo 113300

QQuueessttããoo 112299

QQuueessttããoo 112288

QQuueessttããoo 112277

QQuueessttããoo 112266

QQuueessttããoo 112255

QQuueessttããoo 112244

10Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

Mas lá vêm eles novamentee eu sei o que vou fazer:Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, bebaLeia, vote não se esqueçaUse, seja, ouça, digaTenha, more, gaste e viva

Não sinhô, Sim sinhô, Não sinhô, Sim sinhôPitty

A ambiguidade, assim como a linguagem figurada, émuito comum em textos humorísticos, de propaganda,músicas, poemas,...

A música acima da roqueira baiana está repleta delinguagem figurada.

Só não encontramos esse tipo de linguagem ouambiguidade em:a) “Pane no sistema alguém me desconfigurou”;b) “Eu sempre achei que era vivo”;c) “Reinstalar o sistema”;d) “Nada é orgânico é tudo programado”;e) “e eu sei o que vou fazer:”

PROPOSAL FOR THE UNITED NATIONS TO DECLARE THE21ST CENTURY AS THE CENTURY OF RESTORING THE

EARTHSustainable development is now recognized as an

important goal by politicians, conservationists, aidworkers, planners and many other people. However, forsustainable development to be achieved, the worldrequires, first of all, to have sustainable ecosystems, asall our human well-being and wealth ultimately derivesfrom the ability of our planet to provide abundance -clean air, fresh water, healthy food and naturalresources which can be used to make products forpeople’s benefit.

At present, we do not have sustainable ecosystems inthe world - everywhere forests, wetlands, savannas etcare being depleted, fragmented and destroyed. To returnour planet to a state of health again, the current effortsto prevent further destruction must be matched by aconcerted programme of restoration, to help the Earthheal, and to ensure that there is a sustainable future forus, and all our fellow species.

Most environmental initiatives are by necessityconcentrated on ‘damage limitation’ – reducing thedestructive impact our industrial culture has on theworld, but because of this they tend to be adversarial,creating opposition and polarity amongst differentpeople and interest groups. By contrast, restoration is anentirely positive activity which can, and often does, drawtogether people from different backgrounds behind thecommon task of doing something positive for their localarea and therefore the planet.

Because environmental degradation is a globalphenomenon which transcends cultural, political andnational differences, restoration will provide anopportunity to unite all of humanity behind a shared goal-the first in our history - of helping to heal the Earth.

SOME POSSIBLE INITIATIVES TO BEGIN THE CENTURYOF RESTORING THE EARTH

Ten percent of each nation’s military budget to be re-directedto restoration activities, either in cash or ‘in kind’. Militarypersonnel, equipment and organizational abilities to be madeavailable for key restoration programmes. This will help toprovide a new, meaningful role for the military in the nextcentury, as true global security depends on having a healthyplanet to live on!

Establishment of an Earth Restoration Service, enrollingpeople from all over the world as volunteers in essentialrestoration programmes.

Starting the new millennium with an international focus onrestoration will provide a positive vision for nations andindividuals to rally behind, and will help people everywhere torealize that we need to actively take care of our degraded worldfor our future well-being.

The main aim of the proposal for the United Nationsis to raise public awareness in relation to the followingcourse of action:a) healing degraded ecosystemsb) preserving endangered speciesc) diminishing human exploitationd) preventing ecological devastatione) planting seedlings

According to the text, true global security will only beachieved through initiatives to:

a) refine clean-up techniquesb) promote worldwide peacec) implement ecological recoveryd) encourage local volunteer worke) start the new millennium

“As all our human well-being and wealth ultimatelyderives from the ability of our planet to provideabundance” (l. 8 - 10)

In the excerpt above, the adverb ultimately means:a) lastlyb) recentlyc) currentlyd) fundamentallye) essentially

STORIED LIBRARY OF ALEXANDRIA TO RE-OOPEN AFTER1,400 YEARS

In the days when 500,000 papyrus scrolls could storethe entire sum of human knowledge, the Egyptian city ofAlexandria- at the crossroads of Europe, Asia and Africa- was a natural site for the world’s greatest library.

It was here, under the Ptolemies, that man firstcalculated the circumference of the earth anddiscovered the power of steam, only to abandon itbecause energy from slaves was so much cheaper. Butwhen the Great Library was destroyed, 1,400 or more

QQuueessttããoo 113333

QQuueessttããoo 113322

QQuueessttããoo 113311

11Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

years ago, hundreds of works of philosophy, science andliterature were lost, knowledge which it took the worldcenturies to rediscover. But later this year the Library ofAlexandria will open for business once again - this timein a spectacular £120m (U.S. 180 million) building, withthe world’s most advanced cataloguing system,computerized book transport, CD-roms, microfilms,internet connections and a fire prevention system toensure it doesn’t suffer the same fate as its predecessor.

The new library’s roof is a tilted disc, 160m indiameter, dipping below ground level and said tosymbolize the rising sun. Its circular granite-clad wall iscarved with letters from almost every known alphabet.The vast reading room, with 2,000 seats, rises through

seven terraces. Though it is billed as “a uniqueresearch institution, a haven for scholars worldwide”, thelibrary has scarcely any money for books.

Despite having the capacity to store 8m volumes,there will only be 400,000 when it opens. It’s a familiarproblem - and one that the ancient Egyptians solvedingeniously: according to legend, they raided passingships and forced them to hand over any scrolls on boardfor copying. The modern Egyptians do the same, morepolitely. They ask visiting businessmen and dignitaries ifthey happen to have any spare books. Scholars andlibrarians shudder at the prospect. “We have trenchantlyargued that this is the wrong approach,” says DavidWardrop, secretary of the UK Friends of the AlexandriaLibrary. “But the Egyptians say there’s room for 8mbooks, so why worry.” Short of trying to collect everybook in existence, as the ancient library did, experts saythat Alexandria’s best hope of becoming a world-classlibrary is to develop an acquisition strategy with areas ofspecialty. Acquisitions that fit the strategy include copiesof Spain’s Escorial collection of Arab scholarship of the10th-14th centuries and of Turkey’s Ottoman empiredocuments.Up to now, the entire project has been run byDr Mohsen Zahran, an architect, with plenty of inputfrom Suzanne Mubarak, the wife of the Egyptianpresident. Recruiting a top-calibre librarian would meanpaying an international salary (£80,000 or more) whichthe Egyptians claim they cannot afford without risking astrike by librarians in the rest of the country. This may bea ploy to persuade foreign donors to stump up themoney, but privately sources say that the Egyptiansdon’t want a librarian running the show and that theyalready have a political figure in mind for the top job.- byThe Guardian Unlimited.

(National Geographic online, July 2000)

According to the text, there is a curious parallelbetween ancient and modern Egyptians with regard toprocedures for the compilation of reading material.

The excerpt containing the description of a practiceof the past is:a) “they raided passing ships and forced them to handover any scrolls” (l. 39 - 41)b) “They ask visiting businessmen and dignitaries (...)any spare books” (l. 43- 45)c) “Acquisitions that fit the strategy include copies ofSpain’s Escorial collection” (l. 56 - 57)d) “sources say that the Egyptians don’t want a librarianrunning the show” (l. 70 – 72)

e) “The modern Egyptians do the same, more politely.”

A single conjunction may express multiple meanings.In Short of trying to collect every book in existence, as the

ancient library did..., the word as conveys the idea of:a) causeb) comparisonc) simultaneityd) contradictione)conclusion

Texto I:

EL PRECIO DE LA FELICIDADWoody Allen dijo en cierta ocasión: "El dinero no da la

felicidad, pero procura una sensación tan parecida, quese necesita un auténtico especialista para verificar ladiferencia". En efecto, a menudo se vincula el efecto detener dinero con la felicidad, pero ¿hasta qué punto es eldinero causa de la felicidad? Diferentes estudios afirmanque no existe una relación directa entre dinero yfelicidad. Para empezar habría que distinguir el conceptode felicidad del de confort, bienestar o satisfacciónmaterial. Pero vamos por partes.

A partir del barómetro de la felicidad realizado en 22países, el dinero queda lejos de los primeros puestoscomo procurador de la felicidad. El aspecto que másaparece en esa posición son las relaciones personales,por delante de la posesión de bienes materiales.

Si algo aparece como importante es sin duda larelación con el trabajo y la disposición de tiempo de ocio.En España, el índice global de satisfacción con el trabajose sitúa a la cola de los europeos occidentales. Lacuestión parece centrarse en las amplias jornadas quelos españoles dedican a ganarse la vida.

Cada persona debería saber dónde se halla laansiada llavecita de la felicidad, pero a menudo no estáa nuestro alcance. Descartado el factor material,podemos asegurar que las personas que se consideranfelices declaran cultivar relaciones de afecto sólidas y decalidad, practicando el diálogo y la espontaneidad asícomo la comprensión y la intimidad, y al tiempo queperciben que su estado no es mero resultado de lascircunstancias sino que lo entienden como un procesocontinuado de esfuerzo y responsabilidad, evidente paraellos sobre todo en la manera de afrontar los infortuniosy las desgracias no como efecto de la mala suerte, sinomás bien de sus propias acciones y decisiones. Sonpersonas abiertas a la hora de compartir sus emocionesy expresar sus estados de ánimo, optimistas, aunque nopor ello ingenuos. Hacen de la adversidad unaoportunidad para el aprendizaje. Tienden a ver lassituaciones difíciles de forma más positiva y se venmenos influidos por los resultados negativos, ya queafirman dar un sentido a aquello que les sucede, encoherencia con la dirección que quieran llevar en suvida. Cuidan de su salud física, hacen actividadesdeportivas, cuidan su cuerpo. Cuanto mejor sea la saludfísica, y, en consecuencia, la higiene mental que éstagenere, mayor será la resistencia psicológica, el nivel deenergía y la felicidad declarada.

Se ha visto, por otro lado, que variables como laedad, la clase social, los ingresos, el cociente intelectualy la educación no parecen tener mucha influencia en la

QQuueessttããoo 113355

QQuueessttããoo 113344

12Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

felicidad de la gente. Es decir, que la felicidad no parecereservarse a un segmento concreto de la población.

(In BLANCO, Ana Isabel y otros. "El cronómetro". Nivelsuperior. Madrid: Editorial Edinumen, 2006. p.123)

El texto en análisis se clasifica como:a) descriptivo. b) religioso. c) técnico.d) médico.e) disertativo.

Tras leer el texto, señala la alternativa que expresa laidea central:a) El barómetro de la felicidad.b) La satisfacción material.c) La búsqueda por la felicidad.d) El bienestar y los bienes materiales.e) Las relaciones personales.

"Pero A MENUDO no está a nuestro alcance". Sepuede sustituir la expresión señalada, sin cambio designificado, por:a) raramente;b) a priori;c) a consecuencia;d) normalmente;e) simultáneamente.

Texto II

“Esa palomita no sabe lo que es el dinero y sinembargo es feliz”. Este período refleja una idea de:a) oposición.b) causa.c) finalidad.d) conclusión.e) adición.

Texto III

(Disponível em: http://mafalda.dreamers.com/. Acesso em: 14/06/2012).

En “que no hay la más mínima esperanza de quealgún alma caritativa nos lo quite” (en la tira), loselementos subrayados se refieren, respectivamente, a:a) Felipe y Mafalda – derecho;b) educación – esperanza;c) esperanza – Felipe y Mafalda;d) Quino y sus personajes – derecho;e) educación – Mafalda.

Quando uma bola de futebol americano viaja pelo arela sempre segue uma trajetória curva ou parabólica,porque o movimento da bola na direção vertical éinfluenciado pela força da gravidade. À medida que abola sobe, a gravidade a desacelera até parar por uminstante em sua altura máxima; a bola, então, começa acair e a gravidade a acelera até que ela chegue ao chão.Esta é a trajetória de qualquer objeto que seja lançadoou arremessado, como uma bola de futebol americano,uma flecha ou um míssil balístico e é chamada demovimento de um projétil.

Admitindo que o kicker, ou chutador, se encontra naorigem do plano cartesiano, e após um chute, a bola

QQuueessttããoo 113366

QQuueessttããoo 113355

QQuueessttããoo 113344

QQuueessttããoo 113333

QQuueessttããoo 113322

QQuueessttããoo 113311

13Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

segue uma trajetória parabólica de vértice V ,

sendo a abscissa o tempo (t) que ela leva pra percorrera trajetória em segundos, e a ordenada a altura (h) emmetros que a bola atinge. Assim, a função querepresenta a trajetória H em função de t dessa bola é:

a)

b)

c)

d)

e)

De acordo com uma amostra estudantil, 16% doshomens de um colégio e 40% das mulheres dessemesmo colégio gostam de matemática. Considerando-se, dentre os estudantes, um grupo de 500 pessoas narazão de duas mulheres para cada três homens eescolhendo-se aleatoriamente um estudante dessegrupo, a probabilidade de ser homem ou gostar dematemática é igual a:a) 9,6 b) 56,0%c) 16,0% d) 76,0%e) 49,6%

No site oficial do governo sobre a Copa do Mundo de2014, encontra-se o gráfico a seguir, sobre as previsõesfeitas com relação aos impactos diretos dosinvestimentos necessários em infraestrutura.

Fonte: http://www.copa2014.gov.br/sobre-a-copa/grandes-numeros/

A partir dos dados apresentados e considerando que asprevisões se confirmem, pode-se concluir corretamente que:a) investimento em mobilidade urbana corresponde à metadedos investimentos em infraestruturas.b) investimentos em estádios serão exatamente 15% maioresem relação aos investimentos em segurança e saúde.c) para cada 2,8 bilhões de investimentos,1 bilhão,aproximadamente, será para mobilidade urbana;d) investimentos em infraestrutura civil correspondem a 80%dos investimentos.e) para cada 3 bilhões investidos em infraestrutura, 1 bilhãodeverá ser em infraestrutura civil.

Uma grande companhia telefônica, ao verificar anecessidade de contratação de novos funcionários para a suacentral de atendimento, obteve os seguintes dados:

• 28% dos atendentes são mulheres;• Esse é o primeiro emprego de 1/6 dos homens;• 85% dos funcionários já tinham experiência de trabalho.

Então, dentre o grupo de pessoas que estão no seu 1ºemprego, a parte que representa a quantidade de mulheres é:a) 20%b) 28%c) 25%d) 30%e) 23%

Uma empresa de refrigerante comercializa doismodelos diferentes de latinhas em homenagem aos seus30 anos de sucesso no mercado, ambos vendidos pelomesmo valor. O modelo I é formado por umparalelepípedo reto retângulo, enquanto o modelo II temforma de um cilindro reto.

Supondo que os dois modelos de latinhas estejamcompletamente preenchidos pelo líquido e possuam amesma altura, pode-se afirmar que quem compra orefrigerante no modelo II em vez do modelo I compra,aproximadamente,a) 10% a mais de refrigerante.b) 30% a mais de refrigerante.c) 45% a mais de refrigerante.d) 8% a menos de refrigerante.e) 25% a menos de refrigerante.

Questtão 140

Questtão 139

Questão 138

QQuueessttããoo 113377

28( ) ( 10 )5

h t x x= −

2 13( )5

h t x x= − +

28( ) ( 5 )5

h t x x= −

28( ) ( 10 )5

h t x x= − −

28( ) ( 5 )5

h t x x= − −

5 ,102

⎛ ⎞⎜ ⎟⎝ ⎠

14Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

Ao montar um quebra cabeça, uma criança tentouutilizar a menor quantidade de cores possível para pintarcada uma das peças do mesmo. Abaixo, a figurarepresenta a junção de 13 peças deste quebra cabeça.Considerando-se que peças vizinhas, ou seja, aquelasque têm um segmento em comum não possam serpintadas com a mesma cor, o número mínimo de coresque se pode utilizar para colorir a figura é:

a) 2 b) 3c) 4 d) 5 e) 6

Uma das principais pesquisas realizadas pelosconsumidores ao comprar um automóvel é o consumode litros por km rodados. Os dados obtidos nessaspesquisas foram organizados segundo o gráfico a seguir,que relaciona o número de quilômetros rodados por litrode combustível, com a velocidade desenvolvida por esseautomóvel.

Com base nas informações acima pode se concluir que:a) o maior consumo de combustível por quilômetro rodado se dáaos 60 km/h.b) para velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, o aumento davelocidade implica no aumento do consumo de combustível.c) para velocidades entre 60 km/h e 100 km/h, o aumento doconsumo de combustível é diretamente proporcional aoaumento da velocidade.d) na velocidade de 100 km/h o automóvel consome menoscombustível que a 40km/h.e) para velocidades acima de 60 km/h o consumo decombustível diminui sempre que a velocidade aumenta.

Um corte na forma de um paralelepípedo reto foi feitoem uma região de plantio logo após um período dechuvas para determinar a precipitação pluviométrica dosolo. Esta precipitação foi de 10 mm, o que significa quea precipitação naquela região foi de 10 litros de água pormetro quadrado, em média.

Se numa região de 10 km2 de área ocorreu umaprecipitação de 5 cm, quantos litros de água foramprecipitados?a) 5 × 107

b) 5 × 108

c) 5 × 109

d) 5 × 1010

e) 5 × 1011

Quaisquer que sejam o número irracional a e onúmero racional b, pode-se afirmar que, sempre,a) a . a é irracional. b) b – a + 2 é irracional.c) a2+ b é racional. d) b + 2a é irracional.e) a . b é racional.

A figura representa o palco da guerra entre a coalisãoAnglo-Americana e o Iraque com circunferênciasconcêntricas representando o raio de ação de cadaregião partindo de Bagdá.

Usando as referências contidas na figura e considerando quea distância entre o centro de Bagdá e o limite do último círculo

Questtão 145

Questtão 144

Questtão 143

Questtão 142

QQuueessttããoo 114411

15Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

fosse de 5 cm, a escala do mapa seriaa) 1: 160000000.b) 1: 53000000.c) 1: 20000000.d) 1: 15000000.e) 1: 3200000.

Ao pegar um engarrafamento durante uma entrega,um motorista apaixonado por análise combinatória,como forma de passatempo, pegou um engradado, comcapacidade para 25 garrafas como o da figura, queestava localizado na parte interna do caminhão, etentou, de forma aleatória, colocar 5 garrafas noengradado, de modo que duas garrafas nuncaocupassem uma mesma fila. A probabilidade de que issotenha ocorrido é equivalente a :

a)

b)

c)

d)

e)

O Rio de Janeiro, que sediou a Rio+20, conferência daONU sobre desenvolvimento sustentável, em junho,recicla apenas 3% de seu lixo (252 toneladas das 8.403geradas diariamente). A Comlurb tem participaçãomínima nesse percentual: só separa 22,68 toneladas, ou0,27%. Os outros 2,73% ficam a cargo de catadoresautônomos ou de cooperativas. Com isso, o Rio joga forauma oportunidade de se equiparar a metrópoles comoBerlim (Alemanha) e Tóquio (Japão), famosas por nãodesperdiçarem seus recursos naturais. Capitaiseuropeias recuperam, em média, 40% de seus resíduos.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/rio-so-reaproveita-3-das-84-mil-toneladas-de-lixo-geradas-por-dia-4340754#ixzz25f8QWRit

O gráfico a seguir representa, em milhares detoneladas, a quantidade de lixo produzidapor diversascidades do país, nos anos de 1997 a 2005.

Analisando o gráfico, observa-se que a produção: a) em 2002, teve acréscimo de 40% em relação ao anoanterior. b) a partir de 2002 foi decrescente. c) foi crescente de 1999 a 2002. d) teve média de 50 mil toneladas ao ano. e) entre 2002 e 2005, a média foi de 70 mil toneladas.

As planificações do hexaedro regular ABCDEFGHpodem ser vistas abaixo. Uma das possíveisplanificações com as posições dos vértices A e Fdevidamente localizadas é:

a)

b)

Questtão 148

Questtão 147

!20!25!5!5

!25!20!5!5

!25!20!5

!25!5!5

!25!5

Questtão 146

16Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

c)

d)

e)

Uma linha aérea, para tentar competir com aspromoções da GOL, está com planos de descontosexcelentes. Para uma viagem entre duas cidades, apassagem tem como preço o valor de R$ 132,00 e aaeronave tem capacidade para 80 passageiros. Apromoção consiste em dar um desconto de 2 reais, paratodos os passageiros, por lugar a mais ocupado a partirdo momento em que o avião estiver com ocupação de70% da sua capacidade. Assim, a sentença matemáticaque descreve o preço da passagem em função de xlugares ocupados a partir do limite estabelecido pelaempresa é:a) P(x) = 132 – x; 0 <x <24b) P(x) = 132 – 2x; 0 <x <24c) P(x) = 132 – 2x; 0 <x <12d) P(x) = 132 – x; 0 <x <80e) P(x) = 132 – 2x; 0 <x <80

Considere a figura exibida abaixo como a parte deuma parede de tijolos quadriculada, composta por 6quadrados de 1 cm de lado cada.

A soma das áreas de todos os possíveis retângulosdeterminados por esta parede de tijolos é, em cm2,a) 6.

b) 18.c) 20.d) 34.e) 40.

Fonte:http://www.google.com.br/imgres?q=evolu%C3%A7%C3%A3o+de+idh+no+brasil

Acima, está situado um gráfico que mostra aevolução do IDH, Índice de Desenvolvimento Humano,de alguns países entre os anos de 1980 e 2007. Combase nos dados fornecidos pelo gráfico em linha,podemos afirmar que:a) O Brasil, em todos os anos, teve o maior IDH;b) Em 1980, o IDH do México é o maior apresentado;c) No ano de 2000, o IDH brasileiro é superior aos IDH’speruano e mexicano e igual ao colombiano;d) Em 2007, Colômbia e Peru possuem o mesmo IDH;e) Em 1985, o IDH mexicano é o menor apresentado.

Em uma firma, Leandro e Valdo, ganharam juntosuma gratificação de R$ 20.650,00, que ficou acordadaser repartida da maneira mais justa possível. A ideia queeles tiveram foi repartir de forma diretamenteproporcional ao tempo de serviço de cada um, einversamente proporcional ao número de faltas quecada um obteve durante aquele ano. Leandro trabalhana empresa há 8 anos e faltou 3 vezes; Valdo trabalha há9 anos e já faltou 4 vezes. Quanto recebeu cada pessoa?a)R$10200 e R$10450b) R$11200 e R$9450c) R$9400 e R$11250d)R$9000 e R$11650e)R$20000 e R$650

Um número triangular foi desenvolvido por Gauss e éum número natural que pode ser representado na formade triângulo equilátero. Observe as sequências denúmeros naturais abaixo:

QQuueessttããoo 115533

Questtão 152

Questtão 151

Questtão 150

Questtão 149

17Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

De acordo com a sequência, temos o primeironúmero triangular igual a 1, o segundo igual a 3, oterceiro igual a 6 e, assim sucessivamente,encontraremos como o valor do sétimo termo, o númeronatural:a)21b)28c)45d)55e)66

Alguns fenômenos naturais podem ser moduladosatravés da matemática. O fenômeno das marés éperiódico e pode ser descrito através da função seno.Suponhamos que, em um cais de uma determinadaregião do país, a variação da altura da água em funçãodas horas do dia, grandezas representadasrespectivamente por H e t, seja dada pela funçãotrigonométrica:

H(t) = 10 + 4sen

Dada a equação acima, o período de tempo em que aaltura da água é equivalente ou maior do que 12m é:a) Entre 3 e 11 horas.b) Entre 4 e 10 horas.c) Entre 2 e 10 horas.d) Entre 1 e 2 horas.e) Entre 10 e 11 horas.

Uma empresa de panfletos possui três prensas, trabalhando10 horas por dia, durante 4 dias, e assim consegue produzir ummaterial equivalente a 60.000 panfletos. Após passar por umarevisão, uma das prensas é enviada para o conserto, porém aempresa recebe uma nova proposta de trabalho para produzir120.000 panfletos em 6 dias. Então, o número de horas por diaque cada uma das prensas restantes deverá funcionar é:a) 10b) 15c) 20d) 24e) 25

A densidade é uma propriedade específica de cadamaterial que serve para identificar uma substância. Essagrandeza pode ser enunciada da seguinte forma:

Matematicamente, a expressão usada para calcular adensidade é dada por:

A seguir temos as densidades de algumassubstâncias do nosso cotidiano:

Um objeto de 525g é mergulhado em um recipientecom um volume equivalente a 150 cm³. Usando a tabela,podemos afirmar que o objeto utilizado no experimentodescrito é feito de:a) Leite Integralb) Alumínio.c) Diamante.d) Chumbo.e) Mercúrio.

Para divulgar a reforma ortográfica foi feita uma bandeira noformato de um quebra cabeça retangular que inclui a bandeirade todos os países participantes da reforma, são eles: Portugal,Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe,Cabo Verde e Timor Leste. Na confecção houve um erro e abandeira foi feita com a área 16 vezes menor que a desejável.Para consertar o erro um matemático sugeriu que semultiplicasse a medida de cada dimensão da bandeira(comprimento e largura) por um valor constante k. Assim abandeira teria a medida da área desejável e a razão entre asmedidas do comprimento e da largura da nova bandeira seriaigual a razão da bandeira atual. Qual o valor de k?

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/educacao/nova-reforma-ortografica/

a)16b) 8c) 4d) 2e) 1

É muito comum, com a proximidade das eleições, arealização de uma pesquisa para identificar o padrão deintenções de votos da população em cada candidato.Nas eleições para Prefeitura do Rio de Janeiro, 1500

Questtão 158

Questtão 157

Questtão 156

Questtão 155

12tπ⎛ ⎞

⎜ ⎟⎝ ⎠

Questtão 154

18Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

eleitores foram entrevistados. O candidato A recebeu350 intenções de voto, enquanto o candidato B recebeu900 intenções de voto. O restante das intenções ficoucom os demais candidatos. Se um jornal deseja publicaro resultado desta pesquisa através do gráfico de setorescirculares (“pizza”), podemos afirmar que o ângulocentral do setor, em graus, correspondente às intençõesde voto do candidato B é:a) 242°b) 216°c) 120°d) 90°e) 84°

Um restaurante muito popular utiliza um sistema decobrança por refeições não muito usual para os dias dehoje. A tabela abaixo resume os preços cobrados.

O gráfico que melhor representa essa situação é:

a)

b)

c)

d)

e)

Acredita-se que o homem começou a medir o tempo hácerca de 5000 anos; provavelmente utilizando-se de um bastãofincado na terra ou tronco de árvore iluminados pelo sol,projetando suas sombras no solo. Assim, constatou que omovimento dessas sombras era o próprio transcorrer do tempo.Dentre os tipos de relógios mais conhecidos da história, temos aampulheta e o relógio de ponteiro atual. Responda as questõesa seguir:

Em um relógio, os ponteiros dos segundos, minutos ehoras indicam 0 hora.Com o passar de 9 horas, osponteiros dos segundos e dos minutos terão seencontrado um número de vezes igual a:a) 524b) 531c) 540d) 573e) 590

Uma ampulheta é formada por dois cones ocos devidro, unidos pelo gargalo, de modo a deixar passar aareia de um para outro num determinado intervalo detempo. Sejam esses cones de revolução iguais, ao iniciaro processo de marcação de tempo, a altura da areiareduziu-se à um quarto da altura inicial durante operíodo de 1 hora e 3 minutos, como mostra a figura.Sabendo que a quantidade de areia que passa do conede cima para o de baixo é constante, em quanto tempoo cone de revolução superior ficará vazio?

Questtão 161

Questtão 160

Questtão 159

19Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

a) 1 minuto.b) 5 minutos.c) 30 segundos.d) 40 segundos.e) 3 minutos.

Um relógio adianta 48 minutos por dia. Se esserelógio foi acertado às 7 horas, qual será a hora exataquando ele estiver marcando 17 h 45 min?a) 17h 23min 30sb) 17h 23minc) 17h 24mind) 17h 24min 30se) 17h 25min 30s

Estação Internacional Espacial – ISSA Estação Internacional Espacial, que se encontra em

órbita ao redor da Terra, proporciona um ambientecientífico capaz de conduzir experimentos que não sãopossíveis no nosso planeta. A bordo da ISS, os efeitos dagravidade são eliminados com eficácia. Essa“microgravidade” tem grandes efeitos em tudo, desde ocomportamento dos líquidos às dinâmicas dacombustão. Existem pesquisas sobre estas questões. Oambiente de microgravidade da Estação Espacial temcontribuído para os avanços nas pesquisas biomédicas –que podem trazer grandes resultados no combate adoenças por envelhecimento, como a osteoporose – epara o aperfeiçoamento nas técnicas médicas contra adifusão de vírus como o HIV.

O consumo de combustível de uma estação espacial

é calculado pela função ,

em que C é o consumo em toneladas e t é o tempo emhoras. Ao tentar se movimentar para realizar mais umade suas experiências, a estação deverá percorrer umadistância de 56 000 km a uma velocidade média de8 000 km/h. Com base nessas informações, o físicoresponsável pelo cálculo chegou à conclusão de que aestação, para cumprir a missão, terá um consumo decombustível igual a:a) 1 tonelada.b) 2 toneladas.

c) 6 toneladas.d) 7 toneladas.e) 8 toneladas.

A SOS Estradas divulgou um balanço que mostra através deum gráfico de colunas a frequência com que ocorreramacidentes em um período de 25 dias de observação.

A média de acidentes por dia foi, aproximadamente de:a) 0,5b) 1,5c) 1,8d) 2,2e) 3,0

A Calçada mais famosa do mundo

Normalmente a ideia de Calçada da Fama lembradiretamente o cinema e realmente o local é repleto de estrelascom grandes nomes da sétima arte, mas a na verdade é umaforma de homenagear diversos seguimentos doentretenimento.

No total ela conta com 5,6 quilômetros – passando pelaHollywood Boulevard e Vine Street – e mais de 2mil e 400estrelas feitas de mármore terrazo cor de rosa, com letras debronze, assim como o símbolo que acompanha e indica a áreado entretenimento na qual o homenageado trabalha: cinema,televisão, música, rádio ou teatro.

Supondo que uma das estrelas da calçada sejarepresentada pelo pentagrama abaixo e que opentágono interno seja regular, o ângulo BÂC equivale a:

Questtão 165

Questtão 164

2 22 2

1( ) log ( 7) 2log7

C t t ⎛ ⎞= + + ⎜ ⎟⎝ ⎠

Questtão 163

Questtão 162

20Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

a) 56°b) 108°c)144°d) 72°e) 36°

Ao tentar reproduzir uma receita de sundae, umatendente do Mac Ronald misturou um sundae quecontinha 20% de calda de morango e 80% de sorvete,tipo I, e um sundaeque levava 30% de calda de morangoe 70% de sorvete, tipo II. Quantos litros devemos retirardo sundae do tipo I, complementando com o sundae dotipo II, para preparar 5 litros de um sundae com 22% decalda de morango e 78% de sorvete?a) 2 litrosb) 3 litrosc) 2,5 litrosd) 3,5 litrose) 4 litros

A seleção americana de basquete, considerada oDream Team, tem como método de preparação para osjogos olímpicos uma tabela de treinamentos individualpara cada jogador. Essa tabela é baseada em estudosestatísticos e probabilísticos. Um determinado atleta, aoiniciar sua bateria de treinos é considerado aceitávelpara os padrões da seleção caso tenha sua média geralpor fundamentos igual ou superior a 65%. Essa bateriade exercícios consiste em 12 tentativas para cadafundamento e quando ocorre alguma falha, um “x” émarcado no espaço referente àquele fundamento e asua ordem de tentativa.

A tabela seguinte expressa essa tabela:

Esse conjunto de dados é passado por uma minuciosaanálise e, segundo os números desse atleta, podemosconcluir que:a) ele não precisará de treinos específicos.b) se uma pessoa escolher, aleatoriamente, um fundamentopara analisar, a probabilidade de a média nesse fundamento sermaior ou igual a 60% é de 75%.

c) a média global do atleta é maior do que a média dofundamento Arremessos de 3 pontos.d) se o time exige uma média global no teste de, no mínimo,65% de aproveitamento, esse atleta deverá ser dispensado.e) a média do fundamento lances livres é 35% do valor da médiade passes curtos.

Um dos grandes sucessos dos últimos tempos nainternet é o vídeo de aniversário do garoto Nissim Ourfalique acaba de superar a marca de 1 milhão devisualizações no YouTube. Publicado pela família dogaroto para ser exibido durante sua cerimônia de BarMitzvah, o vídeo original foi removido, porém, acaboureplicado em outros canais.Uma das passagens maiscomentadas é quando o menino aparece em cima deuma imagem de uma orca, em referência às viagens dafamília à praia da Baleia, no litoral norte de São Paulo.

Vamos supor que a figura abaixo represente aenseada da praia da baleia.Considerando π = 3,14, aregião hachurada, tem área equivalente a:

a) 50,24cm2

b) 25,12 cm2

c) 100,48 cm2

d) 75, 34 cm2

e) 100,24 cm2

O desenvolvimento da quantidade de habitantes de 5cidades, A, B, C, D e E pode ser visto nas réguasgraduadas abaixo. Em cada uma das réguas, aquantidade de habitantes é representada em milharesde habitantes e está posicionada de acordo com operíodo em que ocorreu a medição.

A cidade que teve o maior aumento percentual com relaçãona quantidade de habitantes, no período de 1990 a 2000, foi:a) A.b) B.c) C.d) D.

Questtão 169

Questtão 168

Questtão 167

Questtão 166

21Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

e) E.

Sobre um caminhão de bombeiros, a base da escadamargirus está a 10m de distância de um edifício e a 3mde altura em relação à rua, conforme a figura. A maioraltura que essa escada pode atingir no edifício é

( )m e a menor altura é ( )m.

Nessas condições, a medida α de um ângulo agudoque a escada pode formar com a horizontal é tal que:

a) 30° α 45°

b) 45° α 60°

c) 30° α 60°

d) 30° α < 90°

e) 45° α < 90°

“Os resultados da última edição do Indicador doAnalfabetismo Funcional (Inaf), que ocorreu entredezembro de 2011 e abril de 2012, mostram que apenas25% da população podem ser consideradas plenamentealfabetizadas - mesmo patamar verificado em 2001,quando o indicador foi calculado pela primeira vez. “

Supondo que esse índice ainda se mantenha, se foremescolhidos dois brasileiros, aleatoriamente, a probabilidade deque pelo menos um seja analfabeto é de:

a)

b)

c)

d)

e)

Veja a matéria do site Globo.com:

Alta do dólar faz dívidas das empresas aumentarem R$18,7 bi.

Levantamento da Economática aponta que endividamentode 200 companhias brasileiras pulou de R$ 194 bilhões emmarço para R$ 213 bilhões na quarta-feira.

“RIO — A recente valorização do dólar, provocadaprincipalmente pelo acirramento da crise na Europa,pode representar um custo bilionário para ascompanhias brasileiras. Levantamento feito com baseem dados da consultoria Economática mostra que ocusto em reais para 200 empresas pagarem suas dívidasem moeda estrangeira subiu R$ 18,742 bilhões entre ofim de março e a última quarta-feira. Nesse período, odólar avançou de R$ 1,8221 para R$ 1,9974, ou seja,uma alta de 9,62% em menos de dois meses.

Ao todo, as empresas tinham US$ 106,913 bilhõesem dívidas em moeda estrangeira em março, oequivalente a R$ 194,807 bilhões. Esse montante subiupara R$ 213,549 bilhões, pela cotação de quarta-feira.Uma parte considerável é da Petrobras: a estatal tinhadívida de US$ 51,176 bilhões em março. A lista das dezcompanhias com maior endividamento em moedaestrangeira inclui, ainda, Oi, Fibria, OGX, JBS, BRF Foods,Suzano, TAM, Dufry e Sabesp, que juntas têm US$55,737 bilhões em dívidas.”

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/alta-do-dolar-faz-dividas-das-empresas-aumentarem-187-bi-4930805

Agora, suponha que uma empresa brasileira tenhaadquirido uma dívida, e que 30% desta está em dólares,e o restante em euros. Admitindo-se que o dólarvalorizou 10% e o euro desvalorizou 2%, ambos emrelação ao real, podemos afirmar que o total da dívidadessa empresa, em reais,a) aumenta 8%.b) aumenta 4,4%.c) aumenta 1,6%.d) diminui 1,4%.e) diminui 7,6%.

Em meados do mês de maio os professores dediversas universidades federais aderiram a greve. Acategoria pede a incorporação das gratificações em 13níveis de remuneração, variação de 5% entre níveis, apartir do piso para regime de 20 horas correspondenteao salário mínimo do Dieese, e percentuais de acréscimorelativos à titulação e ao regime de trabalho. Osprofessores também reivindicam melhorias naspéssimas condições de trabalho, atribuídas à falta deestrutura nas universidades para atender ao aumento devagas promovida através do Programa deReestruturação e Expansão das Universidades (Reuni).

Suponha que o governo tenha feito uma contraproposta de pagamento para aceitar todas asreinvindicações de acordo com a diferença entre osvalores de tempo(t) gerados por dois processos jurídicos,um com t=0 e outro com t=2. A contra proposta é dada

pela função , em que T é dado em

anos.Ao realizar essa diferença, a quantidade de anosque o governo levará para pagar o total de

t)8,0(.100)t(T =

Questtão 173

Questtão 172

1516

1416

1216

1116

116

Questtão 171

≤≤

≤≤

≤≤

10 333

+ 3 10 3+

Questtão 170

22Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

reinvindicações é:a) 36 anosb) 100 anosc) 64 anosd) 2 anose) 10 anos

Ao comparecer a um dos jogos do seu time de coração,Thiago perdeu a habilitação do seu automóvel. Para quepudesse adquirir a segunda via, houve a necessidade dopagamento de algumas multas que ele havia tomado, porémpostergado o pagamento.Chegando ao DETRAN, órgãoresponsável pela segunda via do documento perdido, observouum levantamento, representado pela tabela, sobre a quantidadede infrações de trânsito cometidas por 50 motoristas.

Pode-se então afirmar que a média, mediana e modado número de motoristas, por infrações, é:a) 5; 13; 3b) 10; 3; 13c) 10; 3; 3d) 5;1; 13e) 10;8; 2

Hoje em dia, as empresas estão sendo obrigadas adesenvolver e aprimorar o SAC (Serviço de Atendimentoao Consumidor), pois leis impuseram regras para quenão haja frustrações por parte do consumidor quanto areclamações e resolução de problemas quanto àcompra, garantia ou qualidade do produto. Umaempresa desenvolveu seu atendimento ao consumidorvia telefone da seguinte forma: o cliente liga no telefonedisponível ao atendimento e logo escuta umamensagem de instruções que orienta a pessoa a teclar 1se a reclamação for sobre um produto A, teclar 2 parareclamações sobre o produto B, 3 se a reclamação forcom relação ao produto C, teclar 4 se desejar adquiriralgum dos produtos e o cliente deve digitar 5 se desejaroutras informações.

Após essa etapa é gerado um número de protocolocom 7 dígitos o qual não deve começar por zero e nempor algarismos primos, não deve ter algarismosrepetidos e o último número do protocolo deve ser onúmero da opção escolhido pelo cliente. Sendo assim, onúmero máximo de pessoas que podem ser atendidascom geração de protocolo para quem for reclamar sobreo produto A é:a) 33.600

b) 26.880c) 60.480d) 161.280e) 122.380

Uma multinacional com capacidade de produção de10.000 peças por dia acaba de adquirir duasmicroempresas. Sabendo-se que a menor das empresasadquirida tem capacidade de produção diária de 1/3 dacapacidade da outra, que por sua vez tem capacidade de6.000 peças por dia e que a multinacional pretendeutilizar toda a sua capacidade após a fusão dasempresas para realizar um serviço de 630.000 peças,podemos afirmar que:a) a trabalho ficará pronto em 22 dias.b) a menor empresa tem capacidade de 3.000 peças por dia.c) as empresas menores farão juntas 35% do trabalho.d) se o prazo for de 35 dias, a multinacional após a fusãoconseguirá cumprir a tarefa.e) a multinacional consegue cumprir sozinha a tarefa em umprazo em 40 dias.

Os professores Ricardinho, Thiago e Thomasinventaram uma brincadeira de adivinhação. Essabrincadeira tinha como objetivo descobrir os trêsnúmeros inteiros positivos e distintos que elespensaram. Primeiro, Ricardinho faz as seguintesafirmações:

I) O produto dos três números é igual a 231.II) O número pensado por Thiago não é primo.III) A soma dos dois maiores números não é divisível por 10.

Após ouvir o professor Ricardinho, um aluno tentadescobrir quais os números pensados pelos trêsprofessores. O aluno Alex foi o primeiro a descobrir efalou que a soma dos algarismos do maior deles eraigual a:a) 2b) 3c) 4d) 5e) 6

A novela "Avenida Brasil" bateu recorde de audiência no Riode Janeiro com 51 pontos de audiência ( cada ponto deaudiência corresponde a 60 mil domicílios. ) nesta segunda-feira(9/7/12). De acordo com a CGCom (Central Globo deComunicação), a trama escrita por João Emanuel Carneiro eexibida das 21h10 às 22h30 na Globo registrou ainda 74% departicipação. Em São Paulo, a maior média alcançada pelanovela foi de 43 pontos.

O gráfico a seguir apresenta os pontos de audiênciade 4 canais de televisão num determinado horário dodia, segundo um instituto de pesquisa.

Questtão 178

Questtão 177

Questtão 176

Questtão 175

Questtão 174

23Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

Levando em considerações essas afirmações, écorreto concluir que:a) nesse dia, no horário das 20 h às 21 h, 41% dosdomicílios daquela região cujos televisores estavamligados assistiam à programação de um canal diferentedos quatro apresentadosno gráfico.b) nesse dia, entre 19 h e 21 h, cerca de 2.100.000domicílios naquela região assistiram ao canal A.c) se das 19 h às 20 h 50% dos domicílios que assistiamao canal C nesse dia passassem a assistir ao canal D e50% dos domicílios que assistiam ao canal D passassema assistir ao canal C e mais nenhum outro fator deaudiência tenha sido alterado, o número detelespectadores do canal D superaria o do canal C nessedia e horário naquela região.d) nesse dia, das 20 h às 21 h, existiam cerca de2.940.000 domicílios naquela região assistindo a um dosquatro canais apresentados no gráfico.e) a emissora A foi a campeã de audiência nesse dia,tanto no horário das 19 h às 20 h, como no horário das20 h às 21 h naquela região.

A lei brasileira é muito rígida quanto à questão daquantidade de produto por embalagem de perfume eassim, uma empresa de cosméticos está testando novasembalagens de um novo produto que será lançado. Adúvida se dá sobre as embalagens do tipo esféricas,cilíndricas ou cônicas. Suponha que para esse novoproduto a lei impõe um mínimo de 475 mL de produto,que as embalagens possuem as especificações descritasna tabela a seguir, que o preço de lançamento já foiespecificado e, independentemente da embalagem, seráo mesmo e que π= 3. Podemos afirmar que:

a) a embalagem esférica é a única que está no padrãoexigido pela lei.b) a embalagem cônica é aprovada pela lei brasileira.c) a embalagem cilíndrica condiz com a lei ainda tendo5% a mais de produto.d) todas as embalagens têm a mesma capacidade erespeitam a lei.e) as embalagens necessitam de modificações, poisnenhuma está apta para colocação no mercado nacionalbrasileiro segundo a lei.

A Lojas Renner, segunda maior rede de lojas dedepartamento de vestuário do Brasil, reportou lucrolíquido de R$ 119,080 milhões no quarto trimestre de2011, valor 3,3% inferior ao ganho de R$ 123,169milhões verificado um ano antes.

A companhia explica que a redução reflete asmaiores despesas financeiras, decorrentes da emissãode debêntures ocorrida em julho de 2011, ao maiorpercentual pago de Imposto de Renda, decorrente danova política de dividendos, com o creditamento de jurossobre capital próprio em bases trimestrais, e ao maiornível de depreciação.

Essa rede é composta de cinco filiais, que tem o seufaturamento do primeiro trimestre de 2012 representado abaixo.

Diante dessas informações e com o objetivo demelhorar as vendas, o gerente da rede optou por setransferir para a loja de menor faturamento médiomensal, no decorrer do mês de abril. A loja escolhida foi:a) Loja I, com faturamento médio de 72 mil reais.b) Loja II, com faturamento médio de 60 mil reais.c) Loja II, com faturamento médio de 20 mil reais.d) Loja III, com faturamento médio de 50 mil reais.e) Loja IV, com faturamento médio de 45 mil reais.

Para desenvolver o tema da redação, leia os textosapresentados a seguir:

Questtão 180

Questtão 179

24Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

Texto I

A nova revolução francesaA França apresenta 14 ações para incentivar o uso de

carros elétricos até 2020Rodrigo Leite

Revista Quatro Rodas – 11/2009

A meta é ambiciosa. Ter 2 milhões de carros elétricosnas ruas até 2020. Esse plano, apresentado no mêspassado pelos ministros Jean-Louis Borloo (ecologia eenergia) e Christian Estrosi (indústria), inclui 14 açõestachadas de concretas pelo governo francês paragarantir que os veículos elétricos sejam viáveis para apopulação. O primeiro passo é ter os carros.

Os quatro primeiros modelos “made in France”chegam no próximo ano e já contarão com um bônus de5 000 euros para sua aquisição – válidos para qualquerveículo que emita menos de 60 gramas de CO2 porquilômetro. O próprio governo planeja ter até 2015 umaconsiderável frota de 100 000 veículos elétricos.

Para isso, dá-lhe energia: serão construídos, até2020, 4,4 milhões de pontos de recarga nas ruas, o quedemanda um investimento de mais de 4 bilhões deeuros – incluindo nessa conta o reforço da rede públicade energia, para suportar a gigantesca demanda.

Além desses terminais, os prédios residenciais ecomerciais, construídos após 2012, terão de ter,obrigatoriamente, pontos de recarga. O governotambém espera que os shoppings e hotéis entrem nadança da energia. Confira abaixo as 14 metas dogoverno francês, que devem ser cumpridas até 2020.

OS MANDAMENTOS1) Até 2010: pontos piloto de recarga 2) Veículos elétricos nos novos projetos da cidade 3) Ajudar as universidades a desenvolver baterias elétricas 4) Comprar 100.000 carros elétricos até 2015 5) Subsidiar em 5.000 euros o veículo elétrico 6) Carros elétricos carregados em qualquer tomada 7) Após 2012: prédios novos devem ter ponto de recarga 8) Instalar pontos de recarga em prédios antigos 9) Até 2015: todo prédio deve ter pontos de recarga 10) Usar o padrão europeu de tomadas 11) Governos locais devem criar pontos de recarga 12) Organizar a distribuição da rede de recarga 13) Nenhuma fonte fóssil deve ser usada para gerar energia 14) Promover a reciclagem de baterias

De: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/franca-incentivo-carros-eletricos-acoes-nova-revolucao-510246.shtml

Texto II

De:http://www.fayerwayer.com.br/2010/05/conheca-o-novo-onibus-de-dois-

andares-londrino/

Bem a tempo para as Olimpíadas 2012, os famososdouble-decker, ou seja, os tradicionais ônibus vermelhoscom dois andares de Londres, ganham cara nova comum design completamente novo e tecnologia. Mas semdeixar de lado o fascínio do clássico modelo, famoso emtodo o mundo, claro.

O primeiro será entregue ao município este ano.Depois, mais cinco unidades até 2012. Cada veículo édotado de três portas, uma plataforma aberta na partetraseira (para os experts que consegue subir e descer doônibus) e as amadas poltronas revestidas de tecido. Apreview do protótipo acaba de ser apresentada aoLondon Transport Museum. Pergunta: será que os novosmodelos também vão aparecer nos cartões-postais,imãs de geladeira e outros souvenirs de Londres? Com otempo, quem sabe. Certamente que a legião denostálgicos será grande…

De: http://www.viajandoblog.com/post/3037/os-novos-onibus-de-dois-andares-de-londres

Texto III

'Trânsito de Vitória pode reduzir 40% com ciclovias', dizespecialista

Atualmente são 29 km de ciclovias e prefeiturapromete mais 12 km.

Engenheiro diz que capital precisa de mais 51 km paraatingir ideal.

(...)

De acordo com João Renato Prandina, a capital é idealpara se ter uma rede de ciclovias. "Caso tivéssemosciclovias e ciclofaixas de qualidade, 30% a 40% dotráfego de veículos de passeio seria reduzido", diz. "Aspessoas usam carro por questão de conveniência",completa. Prandina ressalta que as ciclovias sãoincomparavelmente mais eficientes que outros modais,individualmente. "Integradas aos ônibus, sãoimbatíveis", declara.

Segundo o engenheiro, uma ciclovia tem acapacidade de oferecer sete vezes mais deslocamentosdo que o carro e mais de 60% do que o ônibus. Para ele,o que definitivamente conta para o trânsito melhorar éque somente a ciclovia tem a capacidade de tirar osveículos das ruas. "Qualquer pessoa na Grande Vitóriasabe que o tempo gasto com espera de um ônibus estáentre 30 minutos e 1 hora. Somente o transporteindividual pode resolver este problema. E a bicicleta éum transporte individual, personalizado", afirma.

(...)

25Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br

Benefícios da bicicletaAlém de ter a real capacidade de retirar veículos das

ruas e do fato de as ciclovias não terem um alto custo deimplantação, as bicicletas reduzem os impactosambientais dos automóveis em 95% e em 100% aemissão de carbono. "Também permitem conveniênciaao cidadão, pois este conta com a certeza daprevisibilidade dos deslocamentos", disse João RenatoPrandina.

Para o especialista, outro benefício é o alívio nosistema de saúde. "O uso da bicicleta melhora acondição cardíaca e respiratória dos usuários", afirmou.

De: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/04/transito-de-vitoria-pode-reduzir-40-com-ciclovias-diz-especialista.html

PROPOSTA:

Considerando os textos de apoio e a sua visão de mundo,redija uma dissertação argumentativa, utilizando a norma culta,sobre como melhorar o trânsito no Rio de Janeiro.

26Aprovação em tudo que você faz. www.colegiocursointellectus.com.br