sias lanÇa novo website notÍcias nº 29.pdf · sobre o assibge, a sias e a unimed teresina,...

8
RESOLUÇÃO CMN 3792: Novos limites de aplicação dos investimentos Pág. 08 PANORAMA SIAS: Os resultados da Entidade em 2009 Pág. 07 EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA E FINANCEIRA: Siga esta ideia! Pág. 06 ENCONTROS REGIONAIS: Informação ao alcance dos participantes Pág. 03 991220991-4/2008-DR/RJ SIAS Ano 7 - Edição 29 Outubro / Novembro / Dezembro de 2009 SIAS LANÇA NOVO WEBSITE: NOVOS CONTEÚDOS, COM NAVEGAÇÃO INTELIGENTE. CONFIRA! Págs. 04 e 05

Upload: doancong

Post on 13-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RESOLUÇÃO CMN 3792:

Novos limites de aplicação dos investimentos

Pág. 08

PaNORaMa SIaS:

Os resultados da Entidade em 2009

Pág. 07

EdUCaÇÃO PREvIdENCIáRIa E FINaNCEIRa:

Siga esta ideia!

Pág. 06

ENCONtROS REgIONaIS:

Informação ao alcance dos participantes

Pág. 03

991220991-4/2008-DR/RJSIAS

Ano 7 - Edição 29 Outubro / Novembro / Dezembro de 2009

SIaS LaNÇa NOvO wEbSItE:NOvOS CONtEúdOS, COM NavEgaÇÃO INtELIgENtE. CONFIRa!Págs. 04 e 05

Ano 7 - Edição 29 Outubro / Novembro / Dezembro de 200902

Expediente

SIAS Notícias é uma publicação da Sociedade Ibgeana de Assistência e Seguridade – SIAS

Conselho Deliberativo:Indicados pela Patrocinadora:Francisco Garrido Barcia (Presidente) Paulo Bahia de Araújo José Henrique de Souza NetoEleitos pelos participantes:Manoel Antonio Soares da Cunha Nadir Alves Barbosa Ribeiro Maria do Socorro Pacheco Pinho

Conselho Fiscal:Indicados pela Patrocinadora:Celia Maria Felisberto Francisco José Moreira LopesEleitos pelos participantes:Luiz Roberto Passos Renato Bordignon (Presidente)

Diretor Superintendente:Carlos Alberto Pereira

Diretor Administrativo e Financeiro:Sérgio Martinho de Matos

Endereço para correspondência:Rua do Carmo, 11 – 6º andar, Centro,Rio de Janeiro, RJ, CEP 20011-020Website: www.sias.org.br

Produção Editorial Projeto Gráfico e Diagramação:Atalho Comunicação Corporativawww.atalhocomunicacao.com.br

Jornalista Responsável:Barbara Castro (Reg. MTb 18976/RJ)

Tiragem:10.600 exemplares

Periodicidade trimestral

“Desejamos a todos um feliz 2010 e reiteramos nossa disposição em continuar buscando melhores resultados que possam garantir confiança e credibilidade.”

[email protected]

Rio de Janeiro (código 21):

21 2505-0050

Demais localidades:

0800 282 9647

Fax: 21 2505-0060

O ano de 2009, marcado pelo aniversário de trinta anos da SIAS, é motivo de comemoração para os participantes e assistidos, tanto pelo significado da data quanto pela consolidação das práticas de governança que vêm conquistando a confiança e a

credibilidade junto aos participantes e assistidos.Sem perder de vista a necessidade de continuar buscando a garantia de

solvência dos Planos de Benefícios, bem como uma melhor qualidade nos ser-viços, podemos hoje olhar o passado e perceber que várias conquistas alcan-çadas contribuíram decisivamente para a melhoria da imagem institucional, da confiança e da credibilidade da Entidade, tanto interna, junto aos participantes e assistidos, quanto externa, junto aos diferentes parceiros do sistema de previdên-cia privada nacional.

Relativamente aos benefícios previdenciários, razão maior de sua existên-cia, a SIAS investiu na melhoria dos controles para garantir a aderência dos procedimentos de arrecadações e pagamentos às regras estabelecidas nos Planos de Benefícios.

No segmento serviços, que abriga os contratos estipulados pela SIAS na área de saúde e seguros, buscou-se minimizar os riscos de solvência, bem como a customização dos produtos ao perfil do grupo de participan-tes, em que a solidariedade é praticada de forma saudável, garantindo a oferta de produtos com abrangência nacional, de alta qualidade e preços competitivos com o mercado.

A área de investimentos, que completa o tripé que sustenta a coluna mestra de qualquer fundo de pensão (arrecadar contribuições, rentabilizar os ativos e pagar benefícios) foi totalmente remodelada, começando com a criação do Comitê de Investimentos em 2004, passando pela formalização das decisões e suas motivações, culminando com o estudo técnico que identificou o passivo atuarial e indicou o formato adequado da carteira de investimentos para cada Plano de Benefício, garantindo rentabilidade, liqui-dez e mitigação dos riscos envolvidos.

Por outro lado, houve um significativo avanço no processo de co-municação com os participantes e assistidos, tanto pela criação de informativos em meios impresso e magnético, reformulação do site ins-titucional e contato direto da Direção da Entidade com os participantes e assistidos.

Tudo isto foi possível graças ao esforço conjunto empreendido pelo Conselho Deliberativo no papel de delinear a política macro de gestão institucional, pelo Conselho Fiscal, com o objetivo de fiscalizar os atos de gestão e suas aderências aos limites e recomendações legais, e pela Di-retoria Executiva, responsável direta pela gestão operacional da Entidade.

Em nome de toda a equipe SIAS, desejamos a todos um feliz 2010 e reiteramos nossa disposição em continuar buscando melhores resul-tados que possam garantir a confiança e a credibilidade da Entidade junto aos seus participantes e assistidos.

Carlos Alberto PereiraDiretor Superintendente

Este espaço é dedicado às pergun-tas frequentes dos participantes e assistidos que entram em contato com a Central de Atendimento da SIAS para tirarem suas dúvidas. Nesta edição, selecionamos a se-guinte questão:

Pergunta: Tenho mais de 40 anos e minha inscrição como participante da SIAS foi cancelada, consideran-do que fiquei inadimplente com três contribuições. Posso requerer uma nova inscrição?

SIAS responde: Sim, no entanto estará sujeito ao cumprimento dos prazos de carência estabelecidos no Regulamento do Plano de Benefícios, assim como será aplicado o cálculo de uma joia que corres-ponde a um agravamento sobre o valor da contribuição em função da idade.

Ano 7 - Edição 29 Outubro / Novembro / Dezembro de 2009 03

SIaS promoveEncontros Regionais

SIaS participa de evento promovidopelo Núcleo Sindical do Piauí

No último trimestre de 2009, a SIAS promoveu Encontros Re-gionais com palestras realizadas pelo Diretor Superintendente, com o objetivo de informar sobre a gestão da Entidade, discutir o momento atual e as perspectivas da SIAS para o futuro, bem como esclarecer dúvidas a respeito dos planos de benefícios e serviços.

Nesta primeira etapa, os Encon-tros ocorreram nos Estados com maior concentração de partici-pantes. No entanto, a intenção é dar continuidade aos Encontros

Regionais em 2010, atendendo às localidades ainda não visita-das na fase inicial.

Esse projeto consiste em apro-ximar a SIAS de seus partici-pantes, numa oportunidade importante para prestar contas, ouvir as pessoas, tirar suas principais dúvidas e, sempre que possível, promover solu-ções e melhorias, desde que estejam de acordo com o com-promisso estatutário da Entida-de para com seus participantes e assistidos.

Em dezembro, o Diretor Superintendente da SIAS Carlos Al-berto Pereira foi convidado para participar do Encontro Esta-dual do IBGE, promovido pelo ASSIBGE/PI, núcleo sindical do Piauí.

Realizado no dia 18 de dezembro, a programação do evento teve início com a abertura da mesa di-retora, coordenada pelo Sr. Francisco das Chagas Sotero. Em seguida, foi realizado um painel sobre a importância das informações produzidas pelo IBGE para a sociedade, coordenado pelo Sr. Semiramis Freires Valente.

Na parte da tarde, Carlos Alberto Pereira integrou o painel sobre o ASSIBGE, a SIAS e a Unimed Teresina, coordenado pelo Sr. Ranieri Ferreira Leite, com espaço para a exposição de assuntos relacionados à gestão da Entidade e discussão junto aos presentes. Esse painel também contou com a pre-sença do Sr. Antonio Filho, da Unimed Teresina, da Sra. Mar-lene Moreira, do ASSIBGE/MA e das Sras. Graciela Perçanha e Suzana Drumont, ambas do ASSIBGE/RJ.

A SIAS parabeniza o núcleo sindical pela iniciativa e agradece o convite que ofereceu a oportunidade de estar mais próxima dos participantes do Piauí.

A SIAS registra nesta edição sua homenagem ao fundador da SIAS Sr. Edmund Massadar, falecido no dia 3 de outu-bro de 2009, tendo ocupado o cargo de Diretor de Benefícios da SIAS no período de 1979 a 1985 e Membro Titular do Conselho Deliberativo da SIAS, eleito pelos participantes, durante o período de 2003 a 2005.

Nota de falecimento

Diretor Superintendente na palestra realizada em Fortaleza.

Ano 7 - Edição 29 Outubro / Novembro / Dezembro de 200904

SIaS lança novo website

Novo visual, informações completase navegação inteligente

A SIAS está lançando um novo site, mais moderno e com navegação inteligente. O conteúdo foi reorganizado e

dividido em seções por grau de importância, buscando facilitar a busca de informações pelos participantes

e assistidos. O layout também foi reformulado, utilizando padrões atuais de navegabilidade e interfaces mais

amigáveis. Além disso, o Espaço do Participante agrega mais valor à ferramenta, já que disponibiliza, através de

uma área restrita exclusiva, o acesso rápido e seguro a informações pessoais sobre benefícios, empréstimos, in-

vestimentos, dados cadastrais e muito mais. Nesta edição do SIAS Notícias trazemos um passo a passo sobre como

utilizar o novo site, com um resumo dos principais conteúdos de cada seção. Confira!

1. Menu principal

Neste menu o participante tem acesso às principais informações institucionais da SIAS - dados sobre a gestão, os investimentos e os produtos e serviços oferecidos, divididas em seis seções:

• Institucional: traz a apresentação da SIAS, sua Estrutura Organizacional, o Esta-tuto e Relatórios de gestão (Relatório Anual de Informações, Demonstrações contábeis e pareceres, DRAA).

• Benefícios: apresenta o Calendário de pagamento de benefícios, os Regulamentos dos Planos CLT e RJU, informações sobre o Recadastramento SIAS e disponibiliza todos os Formulários referentes aos Planos de Be-nefícios CLT e RJU.

• Investimentos: traz dados referentes aos últimos cinco anos da gestão dos investi-mentos da Entidade, como os Demonstrati-vos, as Políticas de Investimentos e informa-ções sobre Empréstimos.

• Serviços: dispõe informações sobre os serviços assistenciais em que a SIAS figura na condição de estipulante em contratos co-letivos por adesão. Apresenta informações detalhadas, contratos e formulários da Assis-tência médica (Unimed), Emergências médi-

cas (Bandeirante), Assistência Odontológica (Uniodonto) e Seguro de Pessoas (Seguro de Vida Bradesco).

• Perguntas Frequentes: relação das prin-cipais dúvidas dos participantes e assistidos agrupadas por temas - Inscrição na SIAS, Planos de Benefícios CLT e RJU, Serviços Assistenciais e Empréstimos.

• Contato: espaço destinado aos partici-pantes e assistidos para o encaminhamen-to de solicitações para a Central de Aten-dimento SIAS, que providenciará o retorno o mais breve possível. Você também pode deixar suas críticas e/ou sugestões, que certamente irão colaborar para o aperfei-çoamento do atendimento.

2. Espaço do Participante

É uma área restrita, acessada somente pelos participantes e assistidos da SIAS através do número do CPF e de senha a ser fornecida pela própria Entidade. O am-biente é totalmente seguro e, por isso, traz informações pessoais de cada participan-te: consulta ao Extrato de Contribuições, Empréstimos e Consignações, atualiza-ção de dados cadastrais, simulação de Empréstimos, acesso ao Contracheque, informações personalizadas sobre os Ser-viços contratados (assistência médica e

odontológica, emergências médicas e se-guro de pessoas).

3. Educação Previdenciária e Financeira

Em cumprimento à Instrução Normativa nº 32 da Secretaria de Previdência Complementar, a seção de Educação Previdenciária e Financeira visa esti-mular a conscientização dos participantes e assis-tidos sobre finanças e previdência e auxiliá-los em suas decisões de investimentos. O conteúdo está dividido em cinco seções principais: Por Dentro da SIAS, A Opinião do Especialista, Dicas, Entrevista e Preparação para Aposentadoria.

4. Serviços

São botões de acesso rápido ao conteúdo da seção Serviços, disponível também no menu principal.

5. Fale com a SIAS

Disponibiliza os dados de contato com a Central de Atendimento SIAS, também con-tidos no menu principal, na seção Contato.

6. Notícias

Apresenta uma seleção, sempre atualizada, de notícias sobre o mercado previdenciário, investi-mentos e outros assuntos relacionados à SIAS.

Ano 7 - Edição 29 Outubro / Novembro / Dezembro de 2009 05

SIaS lança novo website

7. Comunicados e Informativos da SIAS

Destaca a edição atual do SIAS Notícias em formato online e dá acesso às edições an-teriores, bem como aos textos enviados por e-mail através do SIAS Comunica.

8. Mais Informações

Este menu traz conteúdo secundário, com um grau de importância menor se comparado às de-mais seções do site. Aqui o participante encontra:

• O Guia do Participante desenvolvido pela Secretaria de Previdência Complementar;

• O Glossário de termos técnicos da Previ-dência Complementar Fechada, desenvolvi-do pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar;

• As principais legislações que regem os Fundos de Pensão no Brasil;

• Links úteis, com sites de interesse dos participantes e assistidos;

• O Mapa do Site, que funciona como um guia para navegação em todas as páginas.

!Importante! Antes de ligar para a Central de Atendimento SIAS, busque as informações que pre-

cisa no site www.sias.org.br e des-cubra a praticidade que esta ferra-menta traz para você, participante ou assistido da Entidade.

acompanhe a navegação do site da SIaS!

Ano 7 - Edição 29 Outubro / Novembro / Dezembro de 200906

Tempo não é dinheiro

Contrariando a máxima do capitalismo, tempo não é di-nheiro. Se fosse, qualquer desempregado seria extrema-mente rico. Mas também dinheiro abundante não é sinôni-mo de riqueza. A utilidade que você tira do seu tempo e do seu dinheiro é que determina o quão rico você é ou qual a verdadeira prosperidade você possui.

Fonte: www.christianbarbosa.com.br.

a Opinião do Especialista

dica de Leitura

A SIAS aproveita o lançamento do seu novo website para criar um espaço dedicado exclusivamente à Educação Fi-nanceira e Previdenciária de seus participantes. Este espaço tem como objetivo estimular a conscientização dos parti-cipantes ativos e assistidos sobre finanças e previdência e auxiliá-los em suas decisões de investimentos.

O participante encontrará informações simplificadas sobre a SIAS e seus Planos de Benefícios, além de informações mais gerais so-bre legislação, previdência complementar e mercado financeiro. Serão entrevistas, apostilas, dicas e outras formas de informação que facilitarão seu aprendizado e permitirão uma análise mais aprofundada e decisões mais seguras sobre o seu futuro.

Confira uma seleção do conteúdo já disponível no novo site. As informações estão divididas em cinco seções. Para acessar as matérias na íntegra, clique www.sias.org.br.

Informação é um dos recursos mais preciosos para garantir seu futuro

Entrevista com o Diretor da SIAS,Sergio Martinho de Matos

Por que o novo s i te da S IAS de d ica um espaço exc lus ivo para Educa -ção Prev idenc iá r i a?

As Entidades de Previdência Complementar têm um papel social de elevada importância na sociedade. Além de oferecer aos seus participantes a oportunidade de aderirem aos Planos de Benefícios administrados pela Entidade, visando um futuro mais tranquilo, é necessário apresentar de forma clara como é possível obter essa tranquilidade. A SIAS, com essa preocupação, criou em seu site um espaço dedicado à Educação Previdenciária e Financeira, onde serão apresentados di-versos temas, entrevistas e informações que poderão ajudar os participantes e assistidos a entender melhor os vários aspectos do coti-diano da previdência complementar.

Entrevista

Entrevista com Lucia França

Lucia França é psicóloga e PhD em Psicologia Social pela Universidade de Auckland- NZ (2004). Realiza consultorias para empresas, universi-dades, sindicatos e organizações de classe em Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPA) e Projeto de Vida na Aposentadoria.

“Os idosos devem procurar viver a vida sem aceitar os limites preconceituosos impostos pela sociedade. Eles devem, em primeiro lu-gar, gostar de si próprios, valorizar-se, man-tendo-se bem informados e reciclando-se permanentemente. Profissionais educados, especializados e atualizados serão valoriza-dos pelo retorno que podem trazer e se es-tiverem saudáveis, independente da idade. A participação social comunitária também inde-pende da idade e é uma forma de fazer ami-gos e parceiros enquanto realizam algo para o bem comum.”

Preparação paraaposentadoria

Educação Previdenciária e Financeira

Como organizar suavida financeira

O objetivo principal deste livro é ajudar o leitor a ter maior consciência sobre suas escolhas financeiras, incluindo sua rotina de gastos básicos e gastos eventuais, seu uso do crédito, seus investimentos e escolhas de bem-estar e segurança.

Autor: Gustavo CerbasiEditora: Campus

Ano 7 - Edição 29 Outubro / Novembro / Dezembro de 2009 07

%Panorama SIaSA SIAS encerrou o exercício de 2009 com recursos garantidores

das reservas técnicas de seus Planos de Benefícios previdenciais (CLT e RJU) no total de R$ 96,5 milhões, distribuídos entre os segmentos de aplicação conforme demonstrado a seguir. No mesmo período, os investimentos alcançaram rentabilidade global de 17,59%, superior à meta atuarial dos Planos de Benefícios (INPC + 6% ao ano) de 10,36%.

Junho / 2009Total de Benefícios Pagos pela SIAS:

Qtde Valor Acumulado*

Aposentadorias 517 5.335.381,80

Pensões 532 3.220.943,91

Pecúlio por Morte 121 5.956.627,93

Reserva dePoupança 3 15.158,95

Total de Benefícios Pagos 1.173 10.953.677,64

Participantes Ativos CLT: 24

Empregados SIAS 23

Autopatrocinados 1

Assistidos CLT: 776

Aposentados 291

Pensionistas 485

Participantes Ativos RJU: 9.254

Invalidez 217

Pecúlio 5.743

Invalidez e Pecúlio 3.294

Assistidos RJU: 273

Aposentados 226

Pensionistas 47

Total de BenefíciosPagos pela SIAS

Dezembro de 2009

*janeiro a dezembro de 2009.

Rentabilidade dos Investimentos no Ano

Alocação dos Recursos Garantidores

Histórico da Rentabilidade

Ano 7 - Edição 29 Outubro / Novembro / Dezembro de 200908

A Resolução 3792 do Conselho Monetário Nacional (CMN), publicada no dia 28 de setembro de 2009 no Diário Oficial da União, dispõe sobre as diretrizes dos recursos garantidores dos planos administrados pelas Entidades Fe-chadas de Previdência Complementar.

Esta Resolução substitui a Resolução 3456, adequan-do os limites de aplicação ao atual cenário macro-econô-mico de inflação controlada, taxa de juros em trajetória declinante e crescimento econômico, além de permitir, de acordo com os órgãos reguladores, investimentos em no-vos produtos financeiros.

Com a nova Resolução, foram criadas outras alter-nativas, ampliando os limites de enquadramento e apli-cação em novos produtos para obtenção de resultados

que permitam garantir a rentabilidade necessária para cumprimento das obrigações.

Por isso, a Resolução 3792 permite mais liberdade para os Fundos de Pensão aplicarem seus recursos. No entanto, atribui aos administradores dos Fundos maior responsabili-dade e padrão ético, exigindo a certificação de administra-dores e demais pessoas que participam do processo deci-sório dos investimentos, com o objetivo de profissionalizar a gestão financeira da Entidade.

A adequação à nova realidade de inflação controlada e taxas de juros declinantes possibilita que os Fundos de Pensão façam uma gestão mais ativa dos seus investimentos, buscando uma rentabilidade que permita alcançar a meta atuarial, garantindo os compromissos assumidos com os participantes e assistidos.

Nova Resolução do Conselho Monetário Nacional

No dia 2 de dezembro aconteceu a última reunião de 2009 do Conselho Deliberativo da SIAS.

Na ocasião, os Conselheiros aprovaram o orçamen-to da Entidade para 2010, bem como as Políticas de Investimentos para o período 2010-2014 dos Planos de Benefícios administrados pela SIAS (CLT e RJU) e o

Plano de Gestão Administrativa, conforme determina-ção legal exigida para as Entidades Fechadas de Previ-dência Complementar.

As referidas Políticas de Investimentos estão disponíveis no site www.sias.org.br, na seção Investimentos do menu principal. Acesse!

Reunião do Conselho deliberativoOrçamento 2010 e Políticas de Investimentos são aprovados

• Na página 6 da edição 28 do SIAS Notícias, onde está escrito 0,98% para o cálculo da contribuição do meio pecúlio, lê-se 0,68%;

• Na página 7 da referida edição, na tabela Total de Benefícios pagos pela SIAS, a quantidade correta referente à Reserva de Poupança é 3 e o valor acumulado é R$ 15.158,95, o total de Participantes Ativos CLT soma 25 pessoas e o total de As-sistidos CLT soma 775 pessoas. Por fim, o número total de Assistidos RJU é de 274 pessoas.

Pedimos desculpas pelas informações equivocadas e agradecemos a compreensão de todos.

Erramos