sÉrie vermelha

5
SÉRIE VERMELHA Eritrócitos ou hemácias - são as células mais numerosas do sangue. Possuem a forma de um disco com centro achatado, bicôncavo e são altamente especializadas para o transporte de O2 e CO2. Possuem em seu interior a HEMOGLOBINA, proteína responsável por absorver o oxigênio e transportá-lo aos tecidos. Hemoglobina – formação: É uma substância pigmentada, formada por duas partes: (1) porção que contém ferro denominada heme e (2) porção protéica, denominada globina. A globina consiste de quatro cadeias polipeptídicas, cada uma das quais ligada a um grupo heme. Cada grupo heme contém um átomo de ferro que se combina reversivelmente com uma molécula de oxigênio. Dessa forma, cada molécula de hemoglobina pode potencialmente associar- se com quatro moléculas de oxigênio. A principal função da hemoglobina é o transporte de oxigênio e gás carbônico, permitindo as trocas gasosas necessárias ao metabolismo orgânico. Vitamina B12 e Ferro: A vitamina B12 e os folatos têm sua ação na fase de maturação do glóbulo vermelho. A deficiência destes fatores é responsável pela eritropoiese do tipo megaloblastica, com liberação de formas de grande volume, que passam para a circulação sob a forma macrócito(hemácias grande). Ferro – participa na fase em que citoplasma começa a sintetizar a hemoglobina ainda na medula óssea, completando sua formação após 24 a 48 horas. Eritropoiese:

Upload: gothicdarkangel2

Post on 11-Aug-2015

54 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: SÉRIE VERMELHA

SÉRIE VERMELHAEritrócitos ou hemácias - são as células mais numerosas do sangue. Possuem a forma de um disco com centro achatado, bicôncavo e são altamente especializadas para o transporte de O2 e CO2.

Possuem em seu interior a HEMOGLOBINA, proteína responsável por absorver o oxigênio e transportá-lo aos tecidos.

Hemoglobina – formação:

É uma substância pigmentada, formada por duas partes: (1) porção que contém ferro denominada heme e (2) porção protéica, denominada globina.

A globina consiste de quatro cadeias polipeptídicas, cada uma das quais ligada a um grupo heme.

Cada grupo heme contém um átomo de ferro que se combina reversivelmente com uma molécula de oxigênio. Dessa forma, cada molécula de hemoglobina pode potencialmente associar-se com quatro moléculas de oxigênio. A principal função da hemoglobina é o transporte de oxigênio e gás carbônico, permitindo as trocas gasosas necessárias ao metabolismo orgânico.

Vitamina B12 e Ferro:

A vitamina B12 e os folatos têm sua ação na fase de maturação do glóbulo vermelho. A deficiência destes fatores é responsável pela eritropoiese do tipo megaloblastica, com liberação de formas de grande volume, que passam para a circulação sob a forma macrócito(hemácias grande).

Ferro – participa na fase em que citoplasma começa a sintetizar a hemoglobina ainda na medula óssea, completando sua formação após 24 a 48 horas.

Eritropoiese:

SÉRIE VERMELHA

As hemácias tem uma vida útil de 90 a 120 dias, as células mais velhas perdem a elasticidade de suas membranas e acabam sendo fagocitadas no interior do baço.

Page 2: SÉRIE VERMELHA

A diminuição anormal do número de hemácias - ERITROPENIA ou de seu conteúdo de hemoglobina recebe o nome de ANEMIA.

O aumento do número de hemácias no sangue-ERITROCITOSE geralmente se dá por uma adaptação fisiológica do organismo a locais de altitude elevada, onde o ar é rarefeito.

Quando diminui o oxigênio nos tecidos, ocorre a secreção de ERITROPOETINA pelos rins, estimulando a medula óssea a produzir hemoglobina e mais glóbulos vermelhos.

SÉRIE BRANCA

Leucócitos – formam verdadeiros exércitos contra os microorganismos causadores de doenças e qualquer partícula estranha que penetre no organismo: vírus, bacterias, parasitas ou proteínas diferentes das do corpo.

Eles também “limpam” o corpo destruindo células mortas e restos de tecidos.

LEUCOCITOSE – aumento anormal do número de leucócitos por mm³de sangue.(acima do V.R).Ex: infecção, leucemia, etc...

LEUCOPENIA – diminuição do número de leucócitos por mm³ de sangue (abaixo do V.R)

Ex: predispõe o organismo a infecções.

V.R – 5.000 a 10.000/mm³.

NEUTRÓFILOS

Neutrófilos: são conhecidos também como polimorfonucleares e correspondem cerca de 50 a 70% das células circulantes; possuem grânulos citoplasmáticos pequenos corados fracamente em púrpura-avermelhado. Os neutrófilos são capazes de deixar os vasos sanguíneos e entrar nos tecidos, onde protegem o corpo e fagocitando bactérias e substâncias estranhas ao organismo.

Existe uma célula precursora do neutrófilo segmentado, é o Bastão.

São assim chamados porque seu núcleo não amadureceu completamente, embora seu citoplasma tenha características de célula madura.

Em infecções bacterianas agudas pode-se encontrar um DESVIO A ESQUERDA, ou seja, uma elevação do número de bastões (células jovens).

Page 3: SÉRIE VERMELHA

Neutrófilos Bastão (Bastonetes)

EOSINÓFILOS

Eosinófilos: possuem grânulos corados em laranja-avermelhado e fagocitam complexos antígeno -anticorpo.

Seus núcleos geralmente têm dois lobos conectados por um filamento.

O número de eosinófilos circulantes aumenta de forma muito acentuada no sangue circulante durante as reações alérgicas, e durantes as infestações parasitárias.

BASÓFILOS

Basófilos: possuem grânulos relativamente grandes corados em azul-púrpura; liberam histamina (contribui para as respostas alérgicas dilatando e permeabilizando os vasos sanguíneos) e heparina (previne a coagulação do sangue).

Os basófilos funcionam similarmente aos mastócitos, que são encontrados no tecido conjuntivo.

MONÓCITOS

Monócitos: possuem um único núcleo; são células grandes. São formados por monoblastos;

São capazes de entrarem no tecido conjuntivo frouxo, onde se desenvolvem em grandes células fagocíticas denominadas macrófagos, que podem ingerir bactérias e outras substâncias estranhas ao organismo.

Page 4: SÉRIE VERMELHA

LINFÓCITOS

Linfócitos: são o segundo tipo mais abundante de leucócitos( após os neutrófilos), compreendendo cerca de 30% dos glóbulos brancos em circulação; a maioria se localiza no tecido linfóide e são formados por linfoblastos.

São leucócitos pequenos, sendo apenas um pouco maiores que os eritrócitos, e cada um deles têm um núcleo que é circular ou algo recortado num dos lados.

São importantes nas respostas imunes específicas do corpo, incluindo a produção de anticorpos.