secogear - ge industrialapps.geindustrial.com/publibrary/checkout/secovac...e os riscos de...

20
GE Industrial Solutions GE imagination at work SecoGear ® SecoVac ® Cubículo de Média Tensão de 3,3kV à 17,5kV 3,3kV à 17,5kV Disjuntor a vácuo com Pólo Embutido

Upload: others

Post on 28-May-2020

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

GEIndustrial Solutions

GE imagination at work

SecoGear®

SecoVac®

Cubículo de Média Tensão de 3,3kV à 17,5kV

3,3kV à 17,5kVDisjuntor a vácuo com PóloEmbutido

2

3

Mais de 80 anos de experiência com interruptores

Qualidade de Classe Internacional

Aplicações Universais

Consciência Ambiental

A GE foi pioneira no experimento com ampolas a vácuo na década de 1920. A GE refinou essa técnica e introduziu o primeiro disjuntor a vácuo de 15kV do mundo na década de 1960.

Até hoje, este projeto de interruptor tem sido o líder mundial em tecnologia a vácuo e vem acumulando serviços de campo confiáveis há mais de 45 anos.

O SecoGear/SecoVac é fabricado, montado e ensaiado nas mesmas instalações, que possuem certificações ISO 9001:2000 e ISO 14001.

Partes usinadas com precisão, técnicas avançadas de produção que utilizam CAD e proteção por processo de pintura “E-Coat“ (eletrodeposição catódica) resultaram em um padrão de excelência.

O SecoVac é projetado, montado e ensaiado para atender ou exceder as normas IEC, GB e DL aplicáveis. É adequado para aplicações em todas as principais indústrias, incluindo Transmissão e Distribuição (T&D), Petróleo e Gás, Automotiva, Áreas de processamento, Siderurgia, Mineração, Edifícios comerciais etc.

Fornece proteção para todos os tipos de aplicações: cabos, linhas aéreas, motores, capacitores, transformadores, barramentos etc.

A seleção de tecnologias de baixo impacto ambiental tem se tornado cada vez mais importante para os engenheiros encarregados de especificar equipamentos para uma dada aplicação.

Com compromisso de proteção ao meio ambiente, o isolamento sólido de resina de epoxy é utilizado nos disjuntores SecoVac de média tensão a vácuo com pólos embutidos ao invés de gás SF6.

4

GearCubículo de Média Tensão

Geral

• SecoGear é um painel de distribuição isolado a ar de projeto compacto

• SecoGear é um painel de distribuição universal seguro e confiável para aplicações internas. Projetado com total segregação de seu compartimento de disjuntor e equipado com disjuntor a vácuo com pólo embutido SecoVac VB2 Plus

• Compartimentos para cabo com amplo espaço para facilitar a conexão dos cabos de alimentação

• Unidade garantida à prova de arcos• Testado conforme normas internacionais• Painel frontal de fácil operação e baixa manutenção• O SecoGear tem um sistema de intertravamento confiável

para evitar operações indevidas e aumentar a segurança

O painel de média tensão SecoGear é projetado e fabricado com avançada tecnologia, tendo sido submetido a exaustivos ensaios de tipo com pleno sucesso no KEMA da Holanda.O painel de distribuição SecoGear é usado tipicamente em usinas de energia, subestações e é adequado para fornecer controle e proteção para transformadores, capacitores e motores.O SecoGear pode operar com tensões nominais entre 3,3kV e 17,5kV, com faixa de correntes nominais entre 630A e 4000A (4000A com refrigeração forçada). Todos os painéis SecoGear com dispositivos de seccionamento são providos de disjuntores a vácuo SecoVac.

O painel de média tensão SecoGear é projetado para instalações abrigadas, e é particularmente adequado para aplicação em projetos industriais, tais como em siderurgia, mineração, petróleo e gás e projetos de infraestrutura.O SecoVac é projetado, montado e ensaiado para atender ou exceder às normas IEC, GB e DL aplicáveis.

5

Sistema de Intertravamento Confiável e Abrangente

Sistema de Guilhotina Automática

• Que um disjuntor fechado seja inserido ou extraído da sua posição conectado

• Que um disjuntor seja fechado em posição diferente da posição de conexão ou das posições conectado ou teste

• A montagem de um disjuntor na posição conectado, se a tomada secundária não foi conectada

• A inserção ou extração do disjuntor da posição conectado, se a porta do compartimento do disjuntor está aberta (opcional)

• Fechamento da chave de aterramento quando o disjuntor está na posição conectado

• Abertura da porta do compartimento de cabos quando a chave de aterramento está na posição aberta

• Desconectar a tomada secundária quando o disjuntor está na posição conectado

O painel de média tensão SecoGear é equipado com uma guilhotina metálica aterrada automática, cujo propósito é isolar as buchas dos barramentos principais e de carga. Quando o disjuntor estiver na posição de teste ou desconectado, a guilhotina automaticamente fecha e trava para fornecer o grau de proteção adequado e prevenir que o operador erroneamente abra as guilhotinas, o que pode causar danos pessoais durante a manutenção.

Por razões de segurança pessoal, o SecoGear é projetado com uma série abrangente de intertravamentos mecânicos. Os intertravamentos mecânicos são projetados para evitar:

6

Segurança – Sistema de Alívio de Pressão

Ensaiado à Prova de Arcos

Robusto Mecanismo de Extração

Componentes de Alta Confiabilidade

Todos os três compartimentos primários do SecoGear são providos de dispositivos de alívio de pressão, que se abrirão automaticamente para dirigir o gás pressurizado para a parte superior do painel, se ocorrer um arco interno em um compartimento.O alívio da pressão evita danos aos componentes do painel e os riscos de ferimentos pessoais, que podem colocar em perigo o operador ou estender o efeito da falta de arco a todo o equipamento.

O projeto metal clad, com dobradiças e sistema de travamento reforçados, permite ao SecoGear passar com sucesso no ensaio de arco interno de 40kA/1s de acordo com a IEC 62271-200 em todos os seus três compartimentos primários.

O painel SecoGear é projetado para atender o grau de proteção IP 4X conforme a IEC 60529. O cubículo aterrado protege os operadores das partes vivas e de peças móveis dentro do painel. O cubículo é selado para eliminar a penetração de objetos externos, que podem causar curtos-circuitos no sistema.

O mecanismo de extração do SecoGear é projetado para evitar desalinhamento durante as operações de inserção e extração, prevenindo assim o superaquecimento das conexões primárias. Todo o mecanismo de extração é aparafusado à estrutura da caixa por meio de suportes reforçados.

A confiabilidade do SecoGear é baseada na utilização de componentes comprovados. Todos os componentes, incluindo o avançado disjuntor a vácuo SecoVac com pólos embutidos, os materiais de isolação, as buchas de desconexão, as buchas entre unidades e os transformadores de corrente e potencial foram rigorosamente selecionados e são qualificados para uma vida útil de 40 anos por meio de ensaios de envelhecimento térmico acelerado.

7

Resistências de Aquecimento

Condições Ambientais

Solução para Controle Remoto

O SecoGear oferece resistências de aquecimento no compartimento de cabos para evitar condensação no interior do painel devido à alta umidade. As resistências de aquecimento devem ficar permanentemente energizadas durante a instalação e o comissionamento e podem ser controlados através de um termostato quando o painel estiver em operação normal.

O SecoGear está equipado com os seguintes componentes que garantem sua operação satisfatória sob condições adversas de clima e meio ambiente:

• Disjuntor a vácuo encapsulado com resina epóxi• Isoladores e buchas com superfície corrugada• Totalmente vedado para qualquer condição de operação• Ensaio de poluição Grau II• Ensaios de condensação e de névoa salina

O SecoGear foi aprovado com êxito em ensaios sísmicosUBC Zona 4 e GB Intensidade 9.

Para controle remoto à partir de uma sala de controle central são fornecidos os seguintes componentes:

• Mecanismo motorizado de extração para conexão remota e posição de ensaio

• Abertura e fechamento remoto do equipamento de manobra• Chave de aterramento motorizada

As funções do SecoGear podem ser fornecidas como opcionais.

8

Confiabilidade Segurança

Adaptabilidade

Características de Desempenho

Os três compartimentos primários e o compartimento secundário são completamente independentes e segregados, o que limita a influência entre os compartimentos e previne a propagação de uma falta e arco entre os compartimentos.

O SecoGear é equipado com uma chave de aterramento de ação rápida tipo JN (ESW) com capacidade de atuação sob curto-circuito.

Um material termo-contrátil com elevadas propriedades dielétricas e de ruptura isola o barramento. O barramento principal está equipado com buchas entre as colunas para impedir a propagação de arco por todo o barramento principal do painel.

O SecoGear está equipado com um disjuntor a vácuo SecoVac altamente confiável e de excelente desempenho eletro-mecânico. O disjuntor tem três posições: conectado, teste e desconectado.

O SecoGear é projetado com vários sistemas de intertravamento para prevenir erros operacionais:

• O disjuntor somente pode ser movido da posição de teste para a posição conectada e vice-versa, quando está aberto.

• A chave de aterramento não pode ser fechada quando o disjuntor está na posição conectado entre as posições teste e conectado.

• A porta do compartimento de cabos somente pode ser aberta quando a chave de aterramento está fechada e a chave de aterramento só pode ser aberta quando a porta do compartimento de cabos está fechada.

• A tomada secundária só pode ser inserida ou removida quando o disjuntor está na posição de teste.

• O disjuntor somente pode ser fechado quando está precisamente na posição de teste ou conectado.

• Quando o disjuntor é removido da posição conectado, as guilhotinas metálicas fecham-se automaticamente.

• O cubículo de MT é à prova de arco interno.

• Todos os compartimentos primários são providos de dispositivos para alívio de pressão que ficam localizados na parte superior do painel.

• Qualquer sobrepressão no interior do compartimento devido a um arco interno será liberada através dos dispositivos de alívio de pressão.

O compartimento para cabos do SecoGear oferece amplo espaço para facilitar a conexão dos cabos de alimentação.

Transformadores de corrente, transformador de corrente de sequência zero, transformadores de potencial, pára-raios, relés de proteção e outros instrumentos podem ser facilmente instalados no painel.

Os disjuntores a vácuo SecoVac de mesma capacidade nominal são intercambiáveis sem qualquer ajuste. Máquinas CNC de punção e dobra garantem a alta qualidade, a consistência das dimensões e o peso do cubículo.

9

Dados Técnicos

Dados Elétricos

DadosUnidadeDescrição Tensão nominal kV 12 15 17.5Frequência nominal 06/05zH

Tensão nominal à frequência industrial (1 min)

Entre fases e fase a terrakV

28 36 38

542423Entre a distância de isolamento

Tensão nominal de impulso Entre fases e fase a terra

kV75 95 95

01150158Entre a distância de isolamento

Corrente nominal de curta duração 04-5.13Ak

Corrente nominal de pico 401-28pAk

Duração nominal de curto-circuito 3s

Grau de arco interno Classe A FLR para 40 kA, 1s para todo o compartimento AT

Dimensões e Peso

Descrição 630A / 1250A1600A / 2000A / 2500A /

3150A / 4000AAltura (mm) 2200

Largura (mm) 650

Profundidade (mm) 1400

Peso (kg) 900-950

2200

1000

1400

1300

Condições Normais de Operação

Temperatura de operação (1) -15°C a + 40°C

Temperatura de armazenamento -30°C

Umidade relativa ≤ 95%

Altitude Máxima até 1000 m acima do nível do mar

(1) Entre em contato conosco para fatores de correção de temperatura

A = Compartimento do barramentoB = Compartimento do disjuntorC = Compartimento dos cabosD = Compartimento de baixa tensão

Vistas frontal e em corte do SecoGear

Descrição

10

Painel Frontal Mecanismo do Disjuntor

Desconexão do Primário Sistema de Intertravamento

Disjuntor a vácuo com Pólo Embutido3,3kV – 17,5kV, até 4000A e 40kA

Quando o disjuntor está na posição conectado, este painel frontal se encaixa em uma moldura do equipamento. O painel frontal oferece uma barreira metálica entre o compartimento do disjuntor e o compartimento do dispositivo secundário. Controles operacionais e indicadores bem posicionados e de fácil leitura incluem os botões TRIP (DISPARAR), CLOSE (FECHAR), os indicadores OPEN/CLOSE (ABERTO/FECHADO), CHARGE/DISCHARGE (CARGA/DESCARGA), o contador do número de OPERAÇÕES (OPERATIONS) além da provisão para carregamento manual do disjuntor.

Todas as partes mecânicas do mecanismo são integradas individualmente nos módulos de abertura e fechamento. Os módulos de fechamento e abertura são universais para toda a Série VB2 Plus de disjuntores a vácuo com pólos embutidos, independentemente de sua capacidade nominal. Esse projeto dispensa reajuste mecânico após asubstituição, o que não só reduz o tempo de execução (lead-time), mas também reduz o custo de manutenção e operação.

As garras de desconexão primárias tem construção reforçada e são de fácil inspeção. Projetadas para otimizar o contato, são construídas de cobre prateado e testadas para correntes permanente e de curta duração. Seu projeto circular é o mais conveniente ao se conectar e expandir, oferecendo maior área de contato do que um projeto plano. Estes desconectores fornecem integridade de contato apropriado, durante toda a vida do equipamento, para a crítica função de desconexão do primário.

Por razões de segurança pessoal, o VB2 Plus foi projetado com uma série de intertravamentos mecânicos e elétricos. Por exemplo, os contatos do disjuntor devem ser abertos antes do disjuntor poder ser inserido ou extraído da posição conectado. É fornecido um limitador mecânico positivo quando o disjuntor atinge as posições conectado ou teste/desconectado. São fornecidos intertravamentos mecânicos por interferência para que somente se permita a inserção de disjuntores de capacidade adequada em um dado compartimento. Estes e outros intertravamentos necessários fornecem um sistema de proteção abrangente. Além disso, as molas se descarregam automaticamente quando o disjuntor é retirado da posição conectado.

11

Geral

Predomínio da Tecnologia a Vácuo

O disjuntor da Série SecoVac VB2 Plus, projetado pela GE Energy, é um disjuntor trifásico de corrente alternada para uso em instalações abrigadas, em tensões nominais de 3,3 à 17,5kV, para ser aplicado no controle e proteção de equipamentos elétricos em plantas industriais e de mineração, usinas elétricas e subestações, sendo especialmente adequado em condições que requerem operações frequentes.O produto atende à norma IEC 62271. O disjuntor, tanto do tipo fixo como extraível, pode ser instalado em painel de distribuição e é a escolha ideal para controle e proteção de sistemas de distribuição de energia em Média Tensão.

A tecnologia de interrupção a vácuo é atualmente o princípio de seccionamento dominante em média tensão. Desenvolvimentos inovadores estão levando a umcrescimento contínuo do mercado, com base em vantagens fundamentais, tais como confiabilidade, disponibilidade, compactação, bem como a responsabilidade ambiental representada pelo vácuo como meio de seccionamento.

Extinção de arcoDurante a separação galvânica dos contatos, a corrente a interromper produz uma descarga do arco metal-vapor. A corrente flui através deste plasma metal-vapor, até próximo da corrente zero. Próximo da corrente zero, o arco se extingue. O metal-vapor perde a sua condutividade após alguns microsegundos e a capacidade isolante dogap entre contatos é rapidamente recuperada. Para manter a descarga do arco metal-vapor é necessária uma corrente mínima específica. Se esta corrente mínima não for mantida, ele irá cortar antes do zero natural da corrente. Para evitar uma sobretensão de seccionamento não permitida durante o chaveamento de circuitos indutivos, a corrente de corte deve ser limitada ao menor valor possível. Usando materiais de contato especiais, a corrente de corte em disjuntores a vácuo é de apenas 2 a 3A. Devido à rápida recuperação do espaço entre contatos, o arco é extinto com segurança, mesmo que os contatos se separem antes do zero da corrente. Assim, a duração do arco do último pólo a abrir é de no máximo 15ms. Dependendo da corrente de ruptura e das dimensões do interruptor, são utilizadas diferentes geometrias para o contato.

Ampolas de vácuo1923 Sorensen & Mendenhall iniciaram as primeiras

pesquisas de interrupção a vácuo, mas sua comercialização não foi possível devido à falta de tecnologias de apoio.

Marcos da GE na tecnologia a vácuo1950 A General Electric iniciou programa de

desenvolvimento de ampolas de vácuo. O contato tipo pétala em espiral para controle do

arco foi desenvolvido pela General Electric. O contato de cobre-bismuto também foi desenvolvido

pela General Electric.1962 A General Electric anuncia o desenvolvimento

do primeiro interruptor de potência com valores nominais de 15,5kV; 12,5kA; 650A, em material CuBi, com contatos em pétalas em espirais. O Dr. Thomas H. Lee foi reconhecido como o pai do disjuntor a vácuo.

1965 Anúncio do primeiro Interruptor de Potência a Vácuo comercialmente disponível pela GE.

1966 A GE decide aplicar a Tecnologia de Ampola à Vácuo nas aplicações de alta tensão.

1969 A GE licencia a Tecnologia de Ampola a Vácuo para a Meidensha (Japão).

Movimentodo Arco

Disco terminal

Contato Fixo

Contato móvel

Câmara de arco

Fole metálico

Guia

Parafuso de operação e conexão

Isolador

Interruptora vácuo

12

Aplicação de campo magnético axial em disjuntores da Série SecoVacO arco permanece difuso, mesmo com altas correntes, devido ao campo magnético axial. As superfícies do contato do tipo disco são submetidas a esforços uniformes, evitando-se derretimentos localizados.

Isso resulta em uma tensão de arco muito pequena, variando entre 20 e 200V. Por esta razão, e devido à curta duração do arco, a energia dissipada no gap entre contatos é muito baixa. Devido a este esforço relativamente baixo, o sistema de extinção não requer manutenção. Em condição estacionária, as pressões no interruptor são muito baixas - menores do que 10-9 bar - de modo que bastam distâncias de contato de apenas 6 a 20 mm para atingir uma rigidez dielétrica muito elevada.Além dos disjuntores, a tecnologia do interruptor a vácuo também pode ser utilizada em contatores e chaves. Atualmente, mais de 70% dos disjuntores instalados em sistemas de média tensão são baseados na tecnologia deinterruptores a vácuo.

A

C

A

C

A

C

Arco difuso

Desenho esquemático da transição de um arco difusopara um arco contraído em um interruptor a vácuo.

Contraçãosobre o anodo

Contraçãoanodo e catodo

Disco de contato

Arcodifuso

Contato com campo magnético axial

Comprovada e Exclusiva Tecnologia de Pólo Embutido

Os disjuntores a vácuo de Média Tensão SecoVac com polos embutidos utilizam a tecnologia mais recente e sedimentada, Automatic Pressure Gelatin (APG), para embutir o interruptor a vácuo e os terminais de conexão com resina epóxi.O interruptor a vácuo é moldado em resina epóxi, sem fixação por parafusos que podem produzir forte campo elétrico localizado e resultar na diminuição da resistência doisolamento elétrico do pólo. Graças à tecnologia com póloembutido, a montagem do pólo é simplificada, e a precisão da montagem, bem como a qualidade do pólo embutido são facilmente controladas pelo moderno processo de produção. A tecnologia com pólo embutido também melhora a capacidade de resistência ambiental do disjuntor, na medida em que seu circuito primário fica totalmente embutido na resina epóxi, e assim o risco de faltas da isolação causadas por ambientes operacionais adversos, tais como poeira, umidade, insetos, ambientes poluídos e operação a grande altitude são completamente eliminados.

O principal elemento do know-how referente à tecnologia com pólo embutido é a camada intermediária entre a resina epóxi e o invólucro cerâmico da ampola a vácuo, onde o material e o processamento da camada intermediária são essenciais para garantir a integridade da resina epóxi do pólo embutido, fornecendo a necessária adesão dos mesmos entre si, em qualquer circunstância.

Nossa camada intermediária em Borracha de Silicone Líquida, LSR - Liquid Silicone Rubber, patenteada e o processo de duplo APG, Auto Pressure Gelatin, adotado na produção do pólo embutido eliminam completamente eventuais rachaduras da resina epóxi causados pela grande diferença entre os coeficientes de expansão térmica da resina epóxi e da cerâmica em caso de rápida mudança da temperatura ambiente. O processo APG para a camada intermediária em LSR garante que não haverá qualquer espaço com ar ou bolhas entre a camada intermediária e o invólucro cerâmico, e, portanto, garante a alta rigidez dielétrica do pólo embutido dos disjuntores da Série SecoVac.

O valor da descarga parcial do pólo embutido fabricado usando nossa camada intermediária LSR, Liquid Silicone Rubber, patenteada e o processo de duplo APG, Auto Pressure Gelatin, é inferior a 5pC, para tensão de ensaio aplicada de 1,2Um.

13

Mecanismo de Operação Modular

Moderno Processo e AvançadoControle da Qualidade

O VB2 Plus é equipado com mecanismo de operação modular e padronizado, de fácil manutenção. O eixo principal é acionado diretamente pelo came do mecanismo, o que reduz outros processos e economiza energia. O mecanismo vem com alavanca de operação, portanto, não há necessidade de solicitá-la separadamente.Outra característica do mecanismo de operação do disjuntor VB2 Plus-12 a vácuo com pólos embutidos é que o número total de peças do mecanismo é reduzido em comparação com o mecanismo de projeto tradicional, de modo que a confiabilidade do mecanismo é significativamente melhorada.O amortecedor (damper) de abertura do mecanismo desempenha um papel muito importante para assegurar desempenho confiável e alta resistência mecânica ao disjuntor a vácuo com pólos embutidos VB2 Plus.Com a utilização do amortecedor de abertura, o sobrecurso e o ricochete dos contatos móveis das ampolas a vácuo na abertura do disjuntor são reduzidos ao mínimo.Quanto menor for o sobrecurso dos contatos móveis, menor será o esforço mecânico na parte inferior da ampola a vácuo, de modo que fica garantida a resistência mecânica projetada para a ampola a vácuo. Um menor ricochete do contatoassegura menor probabilidade de reignição do arco durante a interrupção de corrente capacitiva, de modo que a taxa de ocorrência de sobretensão operacional é reduzida. Pela contribuição do amortecedor de abertura, o VB2 Plus passou com sucesso no ensaio de tipo como disjuntor Classe C2 conforme as normas IEC.

A alta qualidade do pólo embutido é conseguida utilizando-se as mais recentes tecnologias, tais como: APG (Auto Pressure Gelatin), avançada tecnologia de mistura e desgaseificação a vácuo, que são executadas pelo equipamento. A máquina Vogel é um equipamento essencial para garantir a resistência mecânica e a rigidez dielétrica do pólo embutido dos disjuntores a vácuo VB2 Plus de Média Tensão.

Assim como no processo de fabricação, os recursos de ensaio são também muito importantes para o controle da qualidade do disjuntor. No processo de fabricação do VB2Plus, desde o controle da qualidade do material na entrada até a inspeção e os ensaios finais, cada passo é estritamente calibrado e ensaiado por meio de dispositivos de ensaio.Cada pólo embutido, antes de ir para a linha demontagem do disjuntor, deve passar pelas seguintes inspeções e testes na fábrica:

• Inspeção com Raios- X• Ensaio de tensão nominal suportável em frequência

industrial• Medição de descarga parcial• Ensaio de impulso em temperaturas extremamente alta

e extremamente baixa

Antes da entrega, a fábrica faz os seguintes ensaios e inspeções no disjuntor a vácuo encapsulado VB2 Plus usando avançados equipamentos de ensaio:• Medição das características dinâmicas• Ensaio de tensão nominal suportável em frequência

industrial• Inspeção do sistema de intertravamento entre o

disjuntor e a unidade extraível• Inspeção da fiação secundária• Medida da resistência do circuito

14

Dimensões Gerais

12/17,5 kV VB2 Plus /T63 0~125 0 -25~31,5 (Distância entre fases: 150mm)

12/17,5kV SecoVac VB2 – Sub-cubículo

(mm)

630A / 1250A

31.5kA (650mm)

1600A / 2000A / 2500A / 3150A / 4000A

40kA (1000mm)a 838884

b 5.6735.102

c 358305

d 468615

e 188135

f 638894

g )497()654(

h 572051

i Ø 35/49(1) Ø 109

(mm)

630A / 1250A

31.5kA (650mm)

1600A / 2000A / 2500A / 3150A / 4000A

40kA (1000mm)j 013572

k 592082

l 6887

m 6767

n 5.595.59

o 573736

p 163634

q 685995

r 002002

(mm)3150A / 4000A

Largura (w)Altura (h)Profundidade (d)

1600A / 2000A / 2500A /

40kA (1000mm)982 - 991 (extremidade máxima)

9301

969

630A / 1250A

31.5kA (650mm)632 - 641 (extremidade máxima)

139

439

w

h

d

(1) Valores nominais: T630A - 25~31.5kA 35mm, T1250A - 25~31.5kA 49mm

SecoVac

Rated cable-charging breaking current 额 定 电 缆 充 电 开 断 电 流

motor voltage电 机 电 压

产 品 型 号

出 厂 编 号Serial number额 定 电 压

Type designation

额 定 电 流

额 定 频 率

Rated voltage(Ur)

Rated normal current(Ir)

Rated frequency额 定 雷 电 冲 击 耐 压 (峰值)

Rated lightning impulse withstand voltage(Up)额 定 短 路 开 断 电 流

Rated short-circuit breaking current(Isc)额 定 短 时 耐 受 电 流

Rated short time withstand current (4s)

分 闸 合 闸 装 置 电 压

执 行 标 准

出 厂 日 期

Rated supply voltage of closing and opening devices

Relevant standarder

Manufacture date

GE Consumer & Industrial Systems

Weight重 量

e

上 海 通 用 电 气 开 关 有 限 公 司Shanghai GE Breakers Co.,Ltd.

kg

V

V

kV

kA

A

kA

Hz

kV

A

户内高压真空断路器Vacuum circuit breaker

额 定 操 作 顺 序Rated operating sequence O-0.3s-CO-180s-CO

高压危险!请严格遵守操作规程。注意!

Warning!High voltage dangerous! Always observe

the instruction manual and follow the rules.

19

ce

d

ab

fghh

ØD

4

i

j

kl

mn

o

pq r

15

Diagrama da Fiação Interna

Extraível

S1~S3: Chave auxiliar do motor de carregamento BC: Bobina de bloqueio (opcional) TC: Bobina de abertura

S4: Chave auxiliar da bobina de bloqueio CC: Bobina de fechamento V1~V4: Retificador

S5: Chave Auxiliar KO: Relé de anti-bombeamento (opcional) ZC: Bobina de bloqueio do carrinho (opcional)

S8: Chave limitadora (posição de teste) M: Motor de carregamento

S9: Chave limitadora (posição de operação)

Notas1. Este diagrama de fiação descreve um disjuntor não carregado e aberto, com o carrinho na posição de teste.2. A polaridade tracejada deve ser consistente quando a tensão de operação é em corrente contínua.

26 24 25 10 52 30 6 3 5 7 9 23 27 28 29 8

Circuito do motor

Circuito defechamento

Circuito detravamento

Circuito deabertura

Circuito de travado carrinho

V1

S3 S3 S1

M

36 34 35 20

(21) (13)

(14)(22)

(21)

(22)

(51)(52) S5

(54) S5

(53)

(5)

(3)

(2)KO

V2

K0CC

(13)(14) S2

S4BC

(73)

(74) S5

43

44

43

44S8 S9

(11)

(12) S591

92

31

32

41

42

71

72

61

62

63

64

23

24

33

34

83

84

93

94 S5

1

V5 A~C+

Y4 1ZC

2

B~

D~

401839383733191715131632315453

11 2 4 47 57 55

13

14 S9

33

34 S9

23

24 S9

53

54 S9

13

14S8

33

34S8

23

24S8

53

54S8

13

14 S5

81

82 S5

43

44 S5

21

22 S5

21 22 51 50 12 14 48 49 58 56

Dados TécnicosDadosUnidadeDescrição

Tensão nominal kV 5.71Vk3.3Corrente nominal 0004/0513/0052/0002/0061/0521/036A (1)

Tensão nominal à frequência industrial (1 min) 8382Vk

Tensão nominal de impulso (valor de pico) 5957Vk

Corrente nominal de interrupção em curto-circuito 04/5.13/52Ak

Corrente nominal de curta duração (3s) 04/5.13/52Ak

Corrente nominal de pico 401/28/56Ak

Corrente de estabelecimento de pico nominal 401/28/56Ak

Corrente de manobra de banco de capacitores 004A

Duração elétrica )2E(472Nº de vezes

Nº de vezes

Nº de vezes

Sequências de operação )2M( 000.01

Ciclo de operação OC-s51-OC-s3.0-O

Tensão nominal de controle auxiliar V 24/30/36/48/60/110/125/220V CC 110/220 V CA

Tempo de abertura 05~02sm

Tempo de interrupção 53~52sm

Tempo de fechamento 07~03sm

(1) 4000A para disjuntor a vácuo de 3150A com refrigeração forçada

16

Informações para PedidoSistema de codificação de Disjuntores a Vácuo

Símbolo

Mod

elo

bási

co

Tens

ão n

omin

al (k

V)

Corr

ente

nom

inal

(A)

Corr

ente

de

inte

rrup

ção

(kA)

Tens

ão d

o m

otor

Tens

ão d

e op

eraç

ão

Dis

tânc

ia e

ntre

pól

os e

es

quem

a de

ate

rram

ento

Inst

alaç

ão

Dis

posi

tivo

anti-

bom

beam

ento

Bloq

ueio

abe

rto

e bl

oque

io

do c

arri

nho

2ª B

obin

a de

dis

paro

Significado do código

SEP

SEP SecoVac VB2 Plus

12 Plus Tensão nominal: 12kV

17 Plus Tensão nominal: 17.5kV

06 5kV Corrente nominal: 630A

12 5kV Corrente nominal: 1250A

16 5kV Corrente nominal: 1600A

20 5kV Corrente nominal: 2000A

25 5kV Corrente nominal: 2500A

31 5kV Corrente nominal: 3150A

40 5kV Corrente nominal: 4000A

Corrente nominal de curto-circuito: 25kA 52

Corrente nominal de curto-circuito: 31,5kA 13

Corrente nominal de curto-circuito: 40kA 04

Tensão do motor: 110 Vca1

Tensão do motor: 125 Vca2

Tensão do motor: 220 Vca3

Tensão do motor: 110 Vcc4

Tensão do motor: 125 Vcc5

Tensão do motor: 220 Vcc6

Tensão de operação: 24 Vcc1

Tensão de operação: 30 Vcc2

Tensão de operação: 36 Vcc3

Tensão de operação: 48 Vcc4

Tensão de operação: 60 Vcc5

Tensão de operação: 110 Vcc6

Tensão de operação: 125 Vcc7

Tensão de operação: 220 Vcc8

Tensão de operação: 110 VcaA

Tensão de operação: 125 VcaB

Tensão de operação: 220 VcaC

Espaçamento entre fases de 150mm e aterramento padrão1

2

Espaçamento entre fases de 275mm e aterramento padrão3

Espaçamento entre fases de 150mm e aterramento do carrinho4

5

Espaçamento entre fases de 275mm e aterramento do carrinho6

FixoF

ExtraívelW

Sem anti creep0

Com anti creep1

1 Com bloqueio aberto e bloqueio do carrinho

2 Com bloqueio aberto, sem bloqueio do carrinho

3 Sem bloqueio aberto, com bloqueio do carrinho

4 Sem bloqueio aberto, sem bloqueio do carrinho

0 Sem 2ª bobina de disparo

1 Com 2ª bobina de disparo

17

CertificadosTIC 2025 - 11 CERTIFICADO DE ENSAIO DE TIPO PARA DESEMPENHO EM CURTO-CIRCUITODisjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraível em painel de distribuição em caixa metálica

TIC 2028 - 11 CERTIFICADO DE ENSAIO DE TIPO PARA DESEMPENHO EM CURTO-CIRCUITOPainel de distribuição em caixa metálica incorporando disjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraível

TIC 2031 - 11 CERTIFICADO DE ENSAIO DE TIPO PARA DESEMPENHO EM CURTO-CIRCUITOPainel de distribuição em caixa metálica incorporando disjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraível

TIC 2442 - 11 RELATÓRIO DE DESEMPENHODisjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraívelem painel de distribuição em caixa metálica

TIC 2026 - 11 CERTIFICADO DE ENSAIO DE TIPO PARA DESEMPENHO EM CHAVEAMENTODisjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraível em painel de distribuição em caixa metálica

TIC 2029 - 11 CERTIFICADO DE ENSAIO DE TIPO PARA DESEMPENHO EM CURTO-CIRCUITOPainel de distribuição em caixa metálica contendo disjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraível e chave de aterramento trifásica

TIC 2032 - 11 CERTIFICADO DE ENSAIO DE TIPO PARA DESEMPENHO EM CURTO-CIRCUITODisjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraível em painel de distribuição em caixa metálica

TIC 2443 - 11 RELATÓRIO DE DESEMPENHODisjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraívelem equipamento de ensaio

2027 - 11 CERTIFICADO DE ENSAIO DE TIPO PARA DESEMPENHO EM CURTO-CIRCUITODisjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraível em painel de distribuição em caixa metálica

TIC 2030 - 11 CERTIFICADO DE ENSAIO DE TIPO PARA DESEMPENHO EM CURTO-CIRCUITODisjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraível em painel de distribuição em caixa metálica

TIC 2033 - 11 CERTIFICADO DE ENSAIO DE TIPO PARA DESEMPENHOEM CHAVEAMENTODisjuntor trifásico a vácuo em caixa moldada extraível em equipamento de ensaio

18

F650 - Proteção de Alimentadores e Sistema Bay Controller

SR3Sistema de Proteção em MT

Monitoramento e Medição Proteção deAlimentadores

Proteção e Controle

Proteção de Motor

Proteção de Motor

Software EnerVista®

SR350 SR345

SR339

• Localizador de faltas, registro das últimas 10 faltas - medição, corrente, tensão, potência, energia, frequência e harmônicas

• Operação de disjuntor e falha de disparo• Corrente de arco total do disjuntor• Gravador de eventos - 479 eventos• Oscilografia e registrador de dados de

alta resolução, com taxa de amostragem programável

• Medição: V - I - Hz - W - VA - PF• Demanda: Ia - Ib - Ic - Ig - Isg - I2 - MW - MVA• Interface gráfica configurável HMI• Painel de alarme

Características:• Fase, neutro e terra TOC e IOC• Subtensão, sobretensão,

frequência• Neutro/terra direcional• Sobrecorrente de sequência

negativa• Curvas flexíveis conforme ANSI,

IAC, IEC,• Proteção por modelagem

térmica do cabo• Falha do disjuntor• Pick-up de carga a frio• Quatro religações automáticas• 8 entradas digitais, 7 saídas

para contatos• Dois grupos de ajuste

• Tempo, fase instantânea & direcional, neutro, terra e sobrecorrente de terra sensível

• Fechamento manual com controle de pick-up de carga a frio via PLC, potência a juzante e unidades direcionais de potência

• Supervisão de entrada de carga• Detecção de falta à terra em watt• Sequência positiva e negativa com base em

elementos de sobre/subtensão• Quatro religações automáticas com verificação

de sincronismo• Controle do disjuntor e de falha do disjuntor• Proteção contra frequências anormais (taxa de

variação, sub e sobrefrequência)• Condutor interrompido e rotor bloqueado• Verificação de sincronismo - V e Hz• Até 64 entradas digitais programáveis e até 16

saídas digitais• Supervisão do circuito de disparo

Características:• Modelo térmico orientado

com RTD e realimentação de corrente de sequência negativa

• TOC e IOC para fase e terra• Supervisão e inibição da

partida• Travamento mecânico• Desequilíbrio de corrente• Sub-tensão/ sobretensão• Sub-frequência/

Sobrefrequência• Inversão da tensão de fase• Tempo de aceleração• Sub-corrente/ Sub-potência• Partidas por hora

Interface com o Usuário• Display de 4 linhas para

fácil visualização dos dados principais

• 10 indicadores LED para rápido diagnóstico

• Comunicações USB frontal e RS485 serial na parte traseira

• Múltiplos protocolos de comunicações: IEC 61850

IEC 61850 GOOSE, MODBUS TCP/IP, MODBUS RTU,

DNP 3.0, IEC 60870-5-104, IEC 60870-5-103

Características:• Rampa dupla, característica

dupla de ponto de interrupção com diferencial restrito

• Inibição de inrush de 2ª harmônica e sobre-excitação de 5ª harmônica

• Diferencial instantâneo• Falta à terra restrita• Modelagem térmica• Neutro temporizado e

sobrecorrente instantânea• Fase e terra temporizados e

sobrecorrente instantânea• Sobrecorrente de sequência

negativa temporizada• Falha do disjuntor• Elementos lógicos

• Sofisticado software para configuração e comissionamento

• Arquivos de documentos e do software• O integrador EnerVista® proporciona no

F650 fácil integração de dados de novos monitoramentos ou de monitoramentos já existentes e de sistemas de controle

19

Edição 08.2012MKTG/LVMC

CACCentral de Atendimento ao Cliente0800 595 6565

E-mail [email protected]

Home Page e chat on linewww.geindustrial.com.br

www.twitter.com/@geindustrial_br

www.geindustrial.com.br/blog/

Contato

GEIndustrial Solutions

GE imagination at work

Acesse nossa home-pagee faça cursos via E-learning

totalmente gratuitos!

A GE Energy Management possui produtos de baixa e média tensão direcionados para controle e distribuição de energia, bem como produtos de supervisão e proteção dos sistemas elétricos, relés de proteção, UPS, chaves de transferência, motores, geradores, serviços industriais e automação industrial, tendo sempre uma solução elétrica para melhor atender sua necessidade nas áreas residenciais, comerciais e industriais.

Visite nosso site:www.geindustrial.com.br