se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. por ... · “corujinha, corujinha que...

20
Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. Por dez cultive árvores. Mas para ter sucesso por 100 anos, cultive gente. COLÉGIO MONTESSORI SANTA TEREZINHA Ano 12 - Nº 44 - Setembro-Novembro/2013 Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. Por dez, cultive árvores. Mas para ter sucesso por 100 anos, cultive gente. CONFÚCIO

Upload: hanhan

Post on 17-Nov-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. Por dez cultive árvores.Mas para ter sucesso por 100 anos, cultive gente.

COLÉGIO MONTESSORI SANTA TEREZINHAAno 12 - Nº 44 - Setembro-Novembro/2013

Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. Por dez, cultive árvores.Mas para ter sucesso por 100 anos, cultive gente.

CONFÚCIO

Cada vez mais as novas tecnologias estão presentes no nosso dia a dia, assim como os equipamentos tecnológicos, hoje, são parte da rotina dos nossos alunos. A internet, os aplicativos, os portais de notícias podem e devem ser utilizados como facilitadores da aprendizagem, pois aproximam o educando das informações e dos conteúdos.

Hoje, é prática comum o uso de lousas interativas, bem como, em momentos determinados, o aluno pode, por exemplo, substituir o caderno pelo iPad para fazer anotações ou registrar inferências durante as aulas.

Diante dessa realidade, é necessário que partam da escola iniciativas para o uso formal da tecnologia a serviço da educação. Ciente desse percurso evolutivo, o Colégio Montessori Santa Terezinha, em 2014, terá em todas as salas de aula - do Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano, e do Ensino Médio -, equipamentos de última geração: projetores de alta definição, que servirão como instrumentos facilitadores para a apresentação, compreensão e apreensão dos conteúdos explorados em aulas para estimular o prazer pela aprendizagem interativa e colaborativa.

Haverá ainda iPads (tablets) disponíveis para as aulas com proposta de trabalho em grupos chamados Ilhas de Aprendizagem, em que, na interação dos alunos, a informação se transforma em conhecimento.

A Educação Infantil e o Ensino Fundamental I também farão parte desse projeto com momentos de uso dos iPads (tablets) como iniciação tecnológica, em sala de aula, com exploração de aplicativos apropriados a cada faixa etária.

Nossos educadores como elementos-chave desse processo, vêm participando de cursos, palestras e capacitações para adequarem seu perfil à atualidade e fortalecer o papel de mediadores na aquisição do conhecimento por essa geração 3.0, ou seja, aqueles que já nasceram conectados com as redes sociais, ferramentas de relacionamento online, além de compartilhamento de arquivos e dispositivos móveis.

Nosso grande objetivo é oportunizar, por meio das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), um estímulo maior ao processo ensino-aprendizagem, tendo sempre como foco formar cidadãos críticos, investigativos, de espírito empreendedor e fundamentados na ética.

É nosso dever preparar bem nossos alunos para aprender e ensinar a ser por meio de ações, valores e experiências, porque temos consciência de que só a educação pode mudar o mundo.

A Tecnologia como ferramenta no processo Ensino-Aprendizagem

Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora

EDITORIAL

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº443

CICLO DE PALESTRAS

“PAIS ANALÓGICOS x FILHOS DIGITAIS:

o impacto dos recursos tecnológicos no comportamento

das crianças e as implicações do uso excessivo.”

“O que os filhos absorvem e levam

para a vida sobre o casamento dos pais,

e o que podemos fazer a respeito"

Os filhos percebem como lidamos com conflitos, como construímos consensos, negociamos, dividimos funções e o quanto respeitamos, admiramos, ignoramos ou desprezamos um ao outro. Mais tarde, ou repetem em suas relações os padrões que vivenciaram, ou tentam viver exatamente o oposto para não cometer “os erros conjugais” dos pais.

A palestra, conduzida pelo Dr Luiz Hanns, doutor em psicologia clínica, abordou: as percepções que impactam os filhos, nas diferentes idades, sobre a relação dos pais; o quanto as alegrias e as divergências do casal podem ser compartilhadas; e o que fazer quando conflitos transbordam.

Refletir sobre nossas ações é a receita indicada para o aprimoramento da missão de educar. Por acreditar nisso, o colégio proporcionou mais uma vez, aos pais, uma palestra cujo tema deve ser constantemente retomado por todos os casais.

A decisão de ter um filho é muito séria e exige dos pais um preparo que nem sempre se tem. Às vezes, é necessária uma parada para ouvir ideias e refletir sobre as melhores atitudes a tomar diante dos problemas que surgem no dia a

dia. Com essa finalidade, nosso Colégio promove, periodicamente, encontros entre profissionais especializados e famílias para discussão de temas referentes ao ato de educar. Neste trimestre, nossos momentos de reflexão focaram os seguintes temas:

DE PALESTRAS DE PALESTRAS

PROJETO DE APOIO AOS PAIS

O conflito entre pais e filhos, decorrente da divergência de interesses de gerações, sempre existiu; porém, nos últimos tempos, a sedução que a tecnologia exerce sobre os jovens vem tornando mais contundente essa delicada relação.

Para conseguirmos acompanhar com serenidade as transformações que a sociedade vem sofrendo, precisamos procurar suporte naqueles que têm informações e conhecimento para nos fazer entender a dinâmica do momento e nos situarmos melhor nestes novos tempos.

Com esse propósito, convidamos as famílias para um encontro com a Professora Denise Canal - conhecida pela participação em palestras e seminários em mídia televisiva e rádio - que falou sobre a dependência tecnológica e o seu reflexo nas relações pessoais.

Foram duas noites de reflexão e troca de experiências.

Educação Infantil

4Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº44

Mais uma vez nossos atletas arrasaram ao enfrentar obstáculos e passar por situações de competição. Ao final, pela garra e disposição, foram recompensados com merecidas medalhas.

S D NE A ÇM C AA RNA AIPara comemorarmos o Dia das

Crianças preparamos uma semana repleta do que eles mais gostam:

enigmas, gincanas, fantasias e muita diversão!

“A Arca de Noé”, de Vinicius de Moraes, foi n o s s o p r i n c i p a l cenár io e , com a

ajuda dos personagens desta incrível arca, marcamos em

cada dia, uma novidade...

HalloweenHalloweenNossos little monsters and witches

vieram preparados para as brincadeiras do “trick ou treak” e Panic House, além de outras tantas atividades típicas do Halloween

americano.

Integral - da Educação Infantil ao 9º ano E.F.

Ekaterini K. Pires, 10 anos

Impregnados pelo tema “Planeta Vivo”, nossos a lunos do Pré foram recebidos por um Tiranossauro Rex e, viveram uma noite de muita diversão vestindo pijamas e munidos de lanternas.

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº445

"Quando a gente é criança não tem comque se preocupar. É só brincar e sonhar!"

PRÉ

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº446

osNeste trimestre os 2 Anos estiveram envolvidos com a leitura de fábulas!

Foi através de leituras e dramatizações em sala de aula que os alunos refletiram sobre as mensagens que cada fábula apresentava.

O mais importante foi perceber a magia que as fábulas proporcionaram encantando os alunos e motivando-os para muitos outros momentos de leituras e descontração.

Durante a aula de Língua Portuguesa (Projeto Leitor/ Escritor), os alunos do 4º A, discutiam características e exemplos da literatura de Cordel, quando foram surpreendidos com a visita do jardineiro que presta serviços para a escola, Sr. Francisco Matias Ferreira.

Ele pediu permissão, ofereceu alguns folhetos de sua coleção de Cordéis e enriqueceu o momento contando sobre sua infância no interior de Pernambuco.

Relatou as boas lembranças de quando sua mãe, Dona Antonia, reunia os filhos no “terreiro” e lhes contava histórias até que adormecessem. Narrou fatos de sua vida difícil e o porquê de deixar a terra natal e vir para São Paulo.

A visita do nosso novo amigo trouxe enormeacréscimo cultural e nós agradecemos o presente.

A roda de conversa é uma atividade ospermanente dos 1 Anos. Procuramos

organizar a turma em roda de forma que todos possam se ver e assim começamos o bate papo. Assim, o grupo já entende que aparecerá uma pergunta instigante, uma história conhecida, um problema que leve ao levantamento de hipóteses, um assunto que demande opiniões etc.

Porém, para se comunicar, não basta saber falar. Os alunos precisam se apropriar dos modos sociais de expressão nas diferentes situações do dia a dia. A necessidade de mediar as situações de conversa, diminui à medida que as crianças desenvolvem autonomia. Assim, todos podem part ic ipar de s i tuações de comunicação oral utilizando o vocabulário pertinente, expondo suas ideias com gradativa clareza e autonomia, ouvindo as ideias dos outros e ampliando o vocabulário.

Moral da História...

os2 Anos - Fundamental

os4 Anos - Fundamental

Rodas de ConversaRodas de Conversa

ETBLIOI TEB NCA A VOL ETBLIOI TEB NCA A VOL

Ensino Fundamental I

os1 Anos - Fundamental

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº447

Ensino Fundamental I

osNeste trimestre, os alunos dos 5 Anos estudaram a influência das imigrações europeias e de outros povos no processo de formação da sociedade brasileira.

Por meio da análise de diferentes documentos, estabeleceram comparações, reconhecendo semelhanças e diferenças, mudanças e permanências desses grupos de imigrantes e como suas ações no passado influenciam a dinâmica de nossa vida hoje em dia.

Concluindo o assunto, os alunos escreveram depoimentos, passando-se por imigrantes, relatando suas experiências e expectativas desde a saída de seu país de origem até a chegada ao Brasil no século XIX e início do século XX.

Os registros ficaram muito bem escritos. Os alunos demonstraram competência e domínio do assunto.

A prática pedagógica dinâmica e provocadora nas aulas de Inglês instiga os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa. O brincar estimula o crescimento e o desenvolvimento do aluno que tem

a oportunidade de descobrir, experimentar e inventar além de desenvolver o pensamento, a concentração e a atenção. Os alunos são estimulados a responder, cantar, ouvir e compreender histórias, treinar a escrita e a oralidade num ambiente cheio de desafios e brincadeiras.

It's funny to learn English at school !

Estimulados por diversos momentos de interação e reflexão, os alunos de 1º ao 5º ano visitaram as diferentes instituições parceiras, com as quais desenvolvemos o Projeto “Convivendo com o Outro”.

Fazer prevalecer o respeito e a tolerância recíproca e aceitando as diferenças são aspectos relevantes de nosso trabalho. Enfatizamos que a aprendizagem é transformadora e acontece nas modalidades formais e informais, com o embasamento teórico e na ação de experiências; na interação com o meio social e através de uma reflexão crítica do aluno, que é competente para construir sua aprendizagem, mobilizando-a para transformar a si próprio, moldando a sua alteridade e a sua identidade. Esse trabalho possibilita ao aluno aprender a ser, a viver, a conviver, a conhecer e a fazer, construir e compartilhar.

os5 Anos - Fundamental

Como o título já sugere, é muito divertido aprender Inglês na escola!

Inglês

os s entalo amdun Fs -o1 An aos 5PROJETO:

&

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº448

Infantil e Fundamental I

sábadosábado5 outubro

Educação Infantil & Ensino Fundamental I

VINÍCIUS DE MORAES, O Poetinha

Mostra ultural C2013

“Só ando em boa companhia, com meu violão, minha canção e a poesia.”VINÍCIUS DE MORAES

Em boa companhia estivemos nós na nossa Mostra Cultural, partilhando trechos da reconhecida obra deste brilhante poeta. Dividimos seu trabalho em três fases:

- - trazendo a premiada “Arca de Noé” que, com poemas Vinícius das criançasapresentados num ritmo inteligente e bem humorado, aproximou crianças e adultos;

- - quando retrata suas paixões expressando de forma Vinícius do coraçãomagistral seus sentimentos por lugares, amores, amigos e, principalmente, palavras;- - já reconhecidamente um poeta tendo seus trabalhos Vinícius do Mundo

divulgados e traduzidos para vários países.

Samba da Bênção - VINÍCIUS DE MORAES

“É melhor ser alegre que ser triste... Alegria é a melhor coisa que existe

É assim como a luz no coração (...)”

Todos os alunos por meio das pesquisas, passaram por lugares vivenciados e muito frequentados pelo poeta.

O resultado desse trabalho deu cor e transformou em pano de fundo, as paisagens e momentos inesquecíveis

retratados em nossa Mostra Cultural!

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº449

Infantil e Fundamental I

As Corujinhas confeccionadas pelos alunos do Nido deram graça e beleza à jabuticabeira onde ficaram encolhidinhas, sempre olhando aqueles que chegavam à Mostra Cultural. Além da música de Vinícius de Moraes, as crianças também aprenderam a respeitar esta ave curiosa e de hábitos noturnos tão inusitados.

“Sete em cores, de repenteO arco-íris se desataNa água límpida e contenteDo ribeirinho da mata.(...)

(...) E abre-se a porta da ArcaDe par em par: surgem francasA alegria e as barbas brancasDo prudente patriarca...”

Vinícius de Moraes

Vinícius de Moraes

“Corujinha, corujinha Que peninha de você Fica toda encolhidinha Sempre olhando não sei quê...”

BERÇÁRIO

NIDO

Como na emocionante abertura das portas da Arca de Noé, as crianças do Berçário encantaram todos que visitaram a Mostra Cultural com seus rostinhos ilustrando os animais e com suas mãozinhas representando as sete cores do arco íris que surgiu depois do Dilúvio.

Depoimento:

Em fevereiro de 2005, a Giovanna entrou no Montessori com 4 meses e meio de idade, e desde então não perdemos um só evento da escola: Festas Juninas, Dia das Mães, Dia dos Pais, Mostra Cultural, Feira do Livro e do Meio Ambiente, Thanksgiving... enfim... sempre estivemos presentes. Agora a Giovanna com 9 anos, nós ainda nos emocionamos com as apresentações. São momentos i m p e rd í v e i s e i n e s q u e c í v e i s . A g r a d e c e m o s à s coordenadoras e a todos os professores que participaram desses belos momentos.

Marisa e Wagner (pais da Giovanna Mateus- 4º C)

10

os2 Anos

os4 Anos

os3 Anos

Bossa Nova - Música:“Tarde em Itapuã”Instalação: Cabides da Arte

O tempo não para - Instalação e poema: “O Relógio”

Arcos da Lapa - Apresentação: “Aquarela”

Educação Infantil & Ensino Fundamental I

VINÍCIUS DE MORAES, O Poetinha

Mostra ultural C2013 Concretizaram as poesias “As Borboletas” e “A Casa”.MATERNAL I

Vinícius e seus Amigos - Poema: “O Caderno”

os1 Anos

Instalação: Respingos da Arte

11

Integral English Way

Word´s Vinicius

MATERNAL II - JARDIM - NIDO Apresentaram trechos do livro “Arca de Noé”

Transformaram os poemas do livro “O Poeta Aprendiz”num circuito de conhecimentos e sensações.

PRÉ

os5 Anos

Cenários do Rio de Janeiro.

12Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº44

O Grupo Voluntário do Ensino Médio promoveu ações de solidariedade e de compromisso social visitando o Asilo Sociedade Francesa Beneficência Catorze de Julho. Passamos uma tarde prazerosa com muita música e bate papo com os idosos que lá vivem.

O Dia da Criança também foi comemorado por nosso grupo na Creche Bem-Te-Vi. Brincadeiras e lembrancinhas rechearam este momento tão alegre e

repleto da energia que as crianças passaram para todos !

Nossa missão é fazer mais pelo próximo.

Ensino Médio Trabalho de VoluntariadoTrabalho de Voluntariado

Ensinos Fundamental II e Médio

Os avós representam e são garantia do passado de todos nós.Reconhecendo a importância de celebrar e valorizar

aqueles que são guardiões da memória familiar e possuidores dos saberes, valores e emoções que precisam

os osser compartilhados, os alunos dos 5 e 6 Anos juntamente com a equipe pedagógica, prepararam uma tarde especial com a finalidade de promover as relações

familiares e valorizar o importante papel dos avós na nossa vida.

Ninguém faz pelos netos,o que fazem os Avós:

Eles salpicam uma espécie de póde estrelas sobre as suas vidas.

ALEX HALEY

Homenagem aos Avós

A tarde foi recheada de música, de dramatização, de depoimentos fantásticos de avós e... de um belo lanche!

mentada los unos F-s on A5 e 6

13

Fundamental I e Médio

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº44

\ Compreender que a expressão meio ambiente indica qualquer espaço em que um ser vive e se desenvolve;\ Modificar atitudes e práticas pessoais;\ Cuidar de seu próprio ambiente;\ Acreditar que ações sustentáveis são essenciais

para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais consciente.

MOSTRA MEIO AMBIENTE

O Meu, O Seu, O Nosso Meio Ambiente!

A mostra O MEU, O SEU, O NOSSO MEIO AMBIENTE assumiu importante recurso para promover a educação ambiental.

Nossos jovens, por meio de informações, pesquisas e ações, puderam refletir sobre seu papel de cidadão, formando opinião própria a fim de minimizar os problemas que ocorrem em seu ambiente.

O EVENTO TEVE POR OBJETIVOS:

No ambiente escolar, o jogo é considerado um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos, pois as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental I são

diferentes do simples ato de brincar no quintal de casa porque são instrutivas, têm regras e objetivos a cumprir. Ensinam como as

crianças podem mover o corpo e definem os objetivos que se deseja alcançar, para que este momento seja, de fato, significativo. “Ensinar a brincar” de forma a mediar ações é uma forma de promover o crescimento do aluno. E para ensinar brincando, promovemos o Jogo das Cores em homenagem à Semana da Criança.

14

ESPORTES

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº44

MONTEesportesJogos das

CORESEnsino Fundamental I

Fundamental II e Médio XXX OLIMPÍADA DE INTEGRAÇÃO

Os jogos escolares, atividades cotidianas da nossa Proposta Pedagógica, se caracterizam como um dos mais importantes acontecimentos da disciplina Educação Física e da escola como um todo.

No transcorrer dos jogos, a competição esportiva primou pela participação, pelo prazer de competir, pelo espírito esportivo, pela premiação e o mais importante: pelo clima de confraternização que foi a tônica de relacionamento entre os alunos e professores.

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº4415

ESPORTESMONTEesportes

O mesmo ambiente amistoso da Olimpíada de Integração se estendeu aos Jogos Intercolegiais que contaram com a participação

dos Colégios Domus Sapientiae, Magister, Arcádia e Instituto Federal junto com nossos alunos. Nosso Colégio sagrou-se campeão no voleibol e no futsal.

MONTESSORI - 2013XXIX OLIMPÍADA

Para se ter sucesso, dois itens são muito importantes: amor pelo que a gente faz e o trabalho em equipe.

Voleibol (A14) - Campeões invictos - Torneio Interbande Vice-campeões do Festival de Voleibol Magister

Voleibol (A12) - Campeões do Festival de Voleibol Magistere Campeões da Liga de Esportes Escolares

Escolinha de Voleibol, iniciando a trilha de grandes vitórias!1ª participação em um evento esportivo (Olikids - Oliarqui)

P a r a b e n i z a m o s a s n o s s a s equipes de futsal treinadas pelo professor Adriano e de vôlei treinadas pela professora Acácia. Mais importante do que as vitórias conquistadas, foram o comprometimento e a dedicação de nossos alunos.

Treinamento

Resultados FUTSALTorneio Oliarqui

Liga de Esportes Escolares

Sub12 masculino - 5º lugarSub14 masculino - 4º lugar

Sub12 e Sub14 masculino - Vice-Campeões

Ensinos Fundamental II e Médio

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº44

os osNo dia 5 de outubro, os 9 Anos do Fundamental e os 1 Anos do Médio visitaram o Parque Usina de Corumbataí. Esse estudo teve como objetivo trabalhar os conteúdos desenvolvidos em Geografia e Física, num clima descontraído e agradável.

Os alunos observaram a fauna e a flora da região, em plena Mata Atlântica, em uma área que apresenta dois ambientes diferenciados: um deles, onde o homem, com sua ação, causou transformações na paisagem mudando o tipo de vegetação e outro, onde ainda podemos observar o ecossistema natural, isto é, sem alterações no ambiente.

PARQUE USINA DE CORUMBATAÍ

16

osNeste trimestre, os 6 Anos visitaram a Vila Inglesa, em Paranapiacaba.

A escolha do destino teve por intenção levar os alunos a comparar, em loco, as paisagens naturais com as modificadas pelo homem, conceitos trabalhados nas aulas de Geografia.

O local ofereceu a possibilidade dos alunos observarem vestígios do passado deixados por um povo de hábitos muito diferentes dos nossos, o que permitiu a análise da riqueza encontrada na diversidade cultural, assunto discutido nas aulas de História. Como pano de fundo, analisaram as características do relevo, da flora, da fauna objeto de preocupação dos ambientalistas e daqueles que se mobilizam pelo uso sustentável dos recursos naturais.

PARANAPIACABA

ESTUDO DO MEIO

os6 Anos - Fundamental

osOs 8 Anos, no dia 28 de setembro, percorreram a Trilha das Águas, em Bertioga. O estudo realizado teve como objetivo revisar os conteúdos trabalhados em Geografia e Ciências, bem como estreitar as relações entre alunos, professores e a coordenação.

TRILHA DAS ÁGUAS, EM BERTIOGA os8 Anos - Fundamental

os so Anos - 1 Fe u ndamen9 tal io/ Méd

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº44

Ensinos Fundamental II e Médio

O Parque Estadual do Alto Ribeira - Petar é o maior complexo de grutas e cavernas da América Latina, lugar que permite atividades como escaladas, rafting e rapel.

Sua boa infraestrutura, as excursões monitoradas pelas cavernas, a preservação de florestas de altitude com sua flora e fauna específicas, suas inúmeras espécies endêmicas, como o bagre-cego e o falso-escorpião encantaram o grupo de alunos! A expressão de plenitude, de satisfação, de cumplicidade entre todos os alunos do

os1 Anos e professores que foram ao Petar não deixou dúvidas: a viagem foi uma experiência rica, marcante, inesquecível, feliz!

Bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional,

preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é

vagaroso devido às pedras “pés-de-moleque” de suas ruas. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo “Túnel do tempo”.

oAlunos do 2 Ano vivenciaram um final de semana de estudo em campo em biologia, arte e história, sem faltar, é claro, o lazer com passeio em escuna e mergulho em alto mar.

O projeto Tamar também fez parte desse roteiro maravilhoso, pois é um espaço que estimula a reflexão sobre a preservação e o respeito ao nosso meio ambiente. Esse projeto culminou com uma apresentação na Mostra O MEU, O SEU, O NOSSO MEIO AMBIENTE.

PARATY

17

ESTUDO DO MEIO

os1 Anos - Ensino Médio

os2 Anos - Ensino Médio

18

DEPOIMENTO EX-ALUNO

Informativo MONTESSORI SANTA TEREZINHA nº44

Ainda há muita saudade das aulas, dos passeios, dos recreios e, principalmente, das amizades e vínculos construídos no Colégio Montessori, que deram lugar a uma nova rotina de responsabilidade, estudos e, acima de tudo, colheita de bons frutos. O ambiente acadêmico de outro país simboliza uma grande conquista àquele que, há menos de dois anos, esteve rodeado por excelentes mentores no espaço escolar. Estudar Direito numa das melhores e mais tradicionais instituições acadêmicas do mundo, a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, por enquanto, o maior êxito atingido por mim. A satisfação e o peso são ainda maiores ao saber que o local já foi responsável pela formação de grandes ícones da seara internacional, tais como Eça de Queiroz, Almeida Garret, Antero de Quental, José Bonifácio e Luís Vaz de Camões.

Durante os onze anos em que vivi no Colégio Montessori, sempre sustentei a op in ião de que é essenc ia l para o d e s e n v o l v i m e n t o d o s a l u n o s u m a abordagem, por parte da escola, norteada pela formação humana e não somente pelo vestibular. Foi essa base que lastreou minha instrução educacional, transmitida com muita maestria pelos meus professores das mais diversas áreas do saber.

Para lograr sucesso em suas escolhas, o estudante deverá estar atento aos elementos pessoais em conjunto a características de seu instituto educacional, tais como o acolhimento, a qualificação dos docentes, o meio escolar e a relação entre a preparação da escola e as demandas do mercado de trabalho. Penso que sejam estes o itens de observância obrigatória a um aluno para a escolha de sua entidade de ensino.

Esses atributos somados à habilidade particular do aprendiz resultarão, certamente, numa carreira de sucesso e, consequentemente, nas escolhas ideais. O apoio incondicional dos pais às predileções de seus filhos é parte imprescindível, aqueles tendo o respaldo do colégio e estes, por sua vez, contando com a orientação de

todos os membros que constituem o corpo diretivo do instituto.

Reconheço que devo parte dos meus méritos ao educandário em que concluí meus estudos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio; partilho minhas vitórias com cada funcionário da instituição, desde os porteiros até a direção, devendo fazer um agradecimento especial a todos os preceptores que passaram por minha vida e, c laro, modificaram minha personal idade contribuindo, de maneira substancial, para minha formação humana, capacitação profissional e preparação para a vida longe da esfera de proteção familiar e escolar que vivi tão intensamente no Colégio Montessori Santa Terezinha.

O ex-aluno Elon Herrera antes de rumar a Portugal fez questão dese despedir de nossa mantenedora e diretora Neuza Maria Scattolini

Elon Caropreso HerreraBacharelando em Direito pela Universidade de CoimbraConcluiu o Ensino Médio no Colégio Montessori em 2011

DO MONTESSORI À UNIVERSIDADE DE COIMBRA

O teatro possui valiosa importância na ação educativa e oferece inúmeras situações de aprendizagem à medida que possibilita a interação do estudante com os fatos do cotidiano. Funciona como elo entre cultura, sociedade e indivíduo. A prática teatral, seja no aspecto pedagógico ou artístico, assistido ou encenado, contribui na formação e no desenvolvimento

do educando considerando-o um ser que pensa, sente e faz. Os grupos Teatrais Escorpius e Feras, dirigidos pela professora Rozangela Rodrigues, cumprem seu papel e encerraram as atividades deste ano com muita garra e competência.

FERAS

A Arte A Arte em TeatroTeatro

1º ao 3º AnoA Menina e o Vento

O Vale Encantado

os os4 e 5 Anos

os os7 e 8 Anosos os6 e 7 Anos

Sonhos de uma Noite de VerãoO Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

os9 Anos eEnsino Médio

A FamíliaAddams

Ler e produzir textos é, indiscutivelmente, abrir janelas, transcender, enxergar o mundo e nosso próximo com outros olhares. O VIII Prêmio Jovem Escritor refletiu a convicção que a equipe pedagógica possui de que tornando nossos

educandos leitores atentos e críticos e despertando neles o gosto pela autoria de diversos gêneros textuais, eles sentirão

prazer em expor como veem o mundo, fundamentar o que pensam, debater seus pontos de vista, defender sua terra e sua

gente e, principalmente, auxiliar na transformação e melhoria do ser humano e da nossa sociedade, assim como fez Vinícus de Moraes, nosso homenageado deste ano.

As atividades desenvolvidas visaram à compreensão do homem como um ser criador e crítico de seu tempo, utilizando diversas formas de expressão: arte visual, literatura, música, recursos audiovisuais etc. voltadas para a região de nascimento do escritor homenageado e às suas obras.

...uma homenagem a Vinícius de Moraes !VIII PRÊMIO JOVEM ESCRITOR

“Por mais longa que seja a caminhadao mais importante é dar o primeiro passo.”

VINÍCIUS DE MORAES

Os textos foram eternizadosem um livro entregue a cada um

dos alunos homenageados.

Parabenizamos nossos escritores, os talentosos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, e a todos os professores pelas apresentações que encantaram a todos.