saúde a sepe divulga os livros do dr. penna ribas...

72
A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas gratuitamente em meio eletrônico Aldir Raimundo Moraes do Vale SEPE 2 a Edição Saúde Saúde Saúde Saúde Saúde & P & P & P & P & Paz az az az az

Upload: trannguyet

Post on 11-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale

SEPE2a Edição

SaúdeSaúdeSaúdeSaúdeSaúde& P& P& P& P& Pazazazazaz

Page 2: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico V49s

Vale, Aldir Raimundo Moraes do,Saúde e Paz /Aldir Raimundo Moraes do Vale, - 2. ed.-Niterói-RJ:Sociedade de Estudos e Pesquisas Espíritas,2001.76p.; 210 mm.ISBN 85-86004-07-3 (broch.)

1. Espiritismo. I. Título CDD:133.9

Saúde & Paz Copyright © Sociedade de Estudos e Pesqui-sas Espíritas

Capa de: Eduardo Garretano Moraes do ValeDiagramação: Zilda BragaRevisão ortográfica: SEPE

Proibida a reprodução total ou parcial deste livro, porqualquer meio e sistema, sem o prévio consentimento daSEPE.

Direitos desta edição reservados porSEPE - Sociedade de Estudos e Pesquisas EspíritasRua Visconde de Itaboraí, 265 — CentroNiterói — Rio de Janeiro, RJTelefone (0xx)-21-620-8574

Page 3: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Dedico este livro aos irmãos sepeanos pelasingela iniciativa que tiveram em concebê-lo,elaborá-lo, e me surpreenderem com sua pri-meira edição.

Sem dúvida, este livro não é senão uma cole-tânea de conclamações hebdomadárias feitas nosjornais da cidade de Nova Friburgo na década desetenta, quando lá esteve, divulgando o Neo-es-piritismo, a SEPE — Sociedade de Estudos ePesquisas Espíritas.

Foi aquele, um significativo momento da en-tão recém-lançada tese doutrinária de desenvol-vimento do Espiritismo, como proposta, pelo Dr.Randolpho Penna Ribas, em resultado a um ci-clo de debates com diversos próceres do Espiri-tismo no início de 1971, em Niterói-RJ.

Naquela cidade serrana, desenvolveu-se en-tão fecundo trabalho de proselitismo do progres-sista Neo-espiritismo, com engajamento total dosepeanos, cabendo a mim o chamamento ao pú-blico, através da imprensa local, o que fiz medi-ante publicação semanal desses chamamentos.

Page 4: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico Não colhem tais escritos qualquer pretensão

doutrinária, como de resto não se emolduram emqualquer arroubo literário, tendo então por esco-po unicamente divulgar a presença da SEPE emNova Friburgo, e veicular o Neo-espiritismo. Sen-do certo que retratam eles apenas um momentode luta permanente que a SEPE desenvolve paraque Jesus veja consumada a vitória do bem, doequilíbrio espiritual e a conquista da saúde e dapaz por todos os espíritos encarnados edesencarnados.

Em verdade, esses escritos afeiçoam-se maisa depoimentos — alguns transcritos — do quan-to a doutrina Neo-espírita contribui para o auto-aperfeiçoamento do espírito humano, trazendo atodos saúde e paz pelo conhecimento dos meca-nismos da espiritualidade, e o entendimento maisprofundo dos ensinamentos de Jesus, no cami-nho do conhecimento da verdade.

Senão, portanto, pelo nímio carinho e pelaextrema bondade dos sepeanos, que de resto sãotodos eles indistintamente os verdadeiros artífi-ces deste livro, da sua capa à sua contracapa,assim como veio ele a lume, que agora em suasegunda edição, recebe afinal o necessário es-clarecimento introdutório, servindo-se por opor-tuno de gratidão não só a eles todos indepen-dente dos vínculos de parentesco ou de convi-vência diuturna, assim como aos Mestres eMentores da SEPE, e em particular ao fundadordela, o Dr. Randolpho Penna Ribas, pelo muitoque importam e têm significado para mim nestaexperiência terrena.

Page 5: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Prefácio

Quando recebi a incumbência de prefaciaresta obra, senti um misto de surpresa e conten-tamento. Supina honra para mim. Esperoexecutá-la a contento.

Deixo de lado a amizade, a admiração e o res-peito que o autor me inspira, para tratar do con-teúdo deste marco da literatura neo-espírita quetanto bem faz a todos.

Mero e simples aprendiz da Doutrina, não soucapaz de analisar, com perfeição, sua essência.Entretanto, daquilo que me foi permitido apre-ender, sabendo do gabarito moral e intelectualdo autor e, comparando-a com as obras do Mes-tre Penna Ribas — precursor do Neo-espiritismona Terra — de quem é seu dileto discípulo, afir-mo com certeza certa, que trata-se de perfeito eexemplar modelo, pois reproduz com exatidão osditames do augusto mestre. Mestre que o prepa-rou com carinho e sapiência convicto de que, nomomento oportuno, o substituiria na tribuna,inigualavelmente.

Page 6: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico Os leitores encontrarão em suas páginas, a

grandeza da Filosofia Neo-espírita. São artigossimples e austeros — retratos do autor — publi-cados em jornais da cidade de Nova Friburgo-RJ,na década de 70, mas recheados de conceitosluminosos que seus amigos, sepeanos de cora-ção, homenageando-o no limiar do novo milênio,transformaram em capítulos de um belo livro,pois são verdadeiras lições neo-espíritas.

Neo-espíritas, quiséramos ser como você caroAldir.

Diógenes de Abreu Carneiro

Page 7: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Lendo esta obra, tem-se a feliz surpresa dereconhecer no autor, não um escritor comummas um discípulo de dois grandes Mestres — oDr. Penna Ribas e o Dr. Rui Barbosa.

Percebe-se, também, grande similitude desentimentos entre Mestres e discípulo. Em am-bos um só ideal: servir às causas de Deus e doshomens.

Seguindo as pegadas dos seus Mestres ama-dos, o irmão Aldir foi em busca da cultura literá-ria e se formou advogado. Mas não defende comsabedoria apenas as leis do homem. Se destacasobremaneira no escrever sobre as leis de Deus.

O autor não somente aprendeu a praticar sa-biamente as leis humanas, mas carrega consigoa doutrina de Deus e do universo.

E é a filosofia neo-espírita que se encontra naíntegra nesta obra que resume seu desejo maissublime: deixar entrar nos lares a palavra queoferece aos leitores Saúde & Paz.

Apresentação

Page 8: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Page 9: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 13

Saúde e paz, estes sim, são os maiores bensdo Espírito, principalmente quando limitado aoinvólucro carnal. Sem eles ou qualquer um de-les, vem o enfraquecimento e muita vez asucumbência ao caudal da vida.

A conquista e a concorrência de ambos são ocorolário do sucesso e da felicidade de umaencarnação, vale dizer, de uma vida no seu sen-tido material.

Para tanto, só há um caminho, a espiritualiza-ção, cuja tônica dos que a procuram, infelizmente, éo caminho da dor. Mas a misericórdia e a justiçadivinas dão a todos, indistintamente, oportuni-dades iguais, mercê das revelações do mecanis-mo espiritual, traduzindo o comportamento pró-prio de quem, verdadeiramente, procura a vitó-ria sobre si mesmo e, consequentemente, o do-mínio sobre seu estado pessoal.

Sintomático daqueles que assim procuram seusucesso espiritual é o testemunho sincero e aber-to de quem logrou encontrar um caminho, mer-cê do amparo recebido, como o da jovem senhora

Prezados amigos — irmãos da vida eterna;para receber é preciso merecer; para merecer,procurar um caminho de auto-aperfeiçoamentomoral e espiritual, elevando as vibrações dossentimentos aos espíritos bondosos que,realmente, se encontrem em evolução. ASEPE é um caminho.

Page 10: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 14

D.P.C., arquivado nos anais da SEPE, ora trazidoa público, em breves recortes, para estímulo eesperança dos descrentes na justiça divina: “Des-de a minha adolescência eu apresentava um cer-to desequilíbrio que acentuou-se depois do nas-cimento de minha filha. Ela vivia doente e eudesesperada. Achava que ela ia morrer por qual-quer coisa. Vivia angustiada, com medo de ficarna minha casa. Tinha muitas crises de choro.Quando essas crises se apresentavam sentia enor-me peso nos ombros, ficava com os membros su-periores e inferiores como que paralisados, semforças para mexer-me e chorava implorando paz.

Outras vezes irritava-me com tudo e com to-dos sem motivo aparente. Vivia em constante ten-são nervosa. Ia e vinha de minha casa para a casade minha mãe, até que fiquei definitivamente lá,por mais de um ano, mas sempre com os mes-mos sintomas. Minha filha, de médico em médi-co. Nesta ocasião ela sofria de pielite que nãomelhorava e já tinha oito meses de tratamento abase de antibióticos, sem nenhum resultado.

Certo dia, meu pai assistindo o programa deJ. Silvestre, ouvindo a palavra do Dr. Ribas, comalguma esperança, trouxe-me à SEPE. Vim àSEPE num dia de terça-feira, assisti às pesqui-sas e sai muito melhor, entusiasmada, com de-sejo de voltar.

Mas isso não se deu logo, passou-se temposem que eu voltasse. Até que um dia, sentindoimenso desejo de voltar, tornei à SEPE numaoutra terça-feira. Durante os trabalhos, o Dr.Ribas chamou-me para perto do grupo de mé-

Page 11: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 15

diuns e quase no final da reunião, D. Antonietaincorporada com o “Pai Miguel”, amparou-me.Bendito foi esse dia, pois afastados os espíritosque me causavam todo o mal, começou para minuma nova vida. Imensa paz inundou meu espíri-to, a mudança de atitudes foi total, a ponto detodos os meus familiares e amigos notarem a di-ferença. Tudo foi voltando ao normal, voltei paraminha casa onde estou cuidando de tudo semproblemas.

Sobre a minha filha, ainda tenho um teste-munho a dar. Há algum tempo, ela começou aapresentar febre, tumores nos ouvidos e gargan-ta inflamada, mal que se apresentava constante-mente. Iniciei um tratamento com o Dr. Ribas.Depois de algumas consultas, certa vez no seuconsultório, D.Antonieta, conversando com amenina, de repente, agarrou-se nela chorando.Explicaram-me, então, que a doença era causa-da por parente desencarnado. Afastado o espíri-to e minha filha freqüentando por algum tempoas reuniões dos sábados, ficou completamentecurada.”

Page 12: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Page 13: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 17

A morte do corpo não é a morte do Espírito.Este transcende à geração da matéria, e após suasucumbência ao desgaste físico projeta-se na eter-nidade, no contínuo devenir das experiências quelhe trarão a perfeição colimada.

A morte física não representa mais que merointerstício nas experiências físicas dasencarnações, e por isso não lhes causa soluçãode continuidade, até porque o saldo dos méritose deméritos projetar-se-á como fiel avaliador domerecimento à uma melhor ou mais dificultosaencarnação, e as responsabilidades pelos erroscometidos atribuirão os gravames da nova expe-riência física, sem prejuízo do estágio nos planosespirituais de resgate antes dela.

Em verdade, somos o artífice de nós mesmos.Tudo o que somos é produto de nossos senti-mentos e ações. Destarte, cumpre a cada um per-severar na luta pelo auto-aperfeiçoamento morale espiritual, na busca incessante da perfeição.

Nessa luta íntima, que arrostamos contra nos-sos sentimentos, devemos buscar o concurso de

Amigos — irmãos da vida eterna —conquistem o domínio de seus sentimentos eimpulsos para encontrarem a paz e a saúde queela lhes trará, através do estudo e da prática daDoutrina Neo-espírita.

Page 14: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 18

Espíritos bons, capazes e realmente desejosos decolaborarem com o nosso progresso, porque sa-bem que tal trabalho lhes representa o próprioprogresso espiritual. Espíritos tais, que pelo seugrau de evolução e compreensão dos mecanis-mos da espiritualidade, podem realmente aju-dar, sem o estabelecimento de vínculos e com-promissos a retardar, a evolução recíproca peloapego às coisas de um ou de outro, assim comosuperstições e patuás, que, afora o “ponto” querepresentam, identificando seus portadores pelomagnetismo irradiado, por si sós, de nada servi-riam.

Tal compreensão, positivamente, resulta maiorfacilidade no progresso individual de cada Espí-rito, através da sintonia com Espíritos afins e ca-pazes de efetivamente concorrer para uma maiorevolução e a vitória das provas da encarnação.

Page 15: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 19

Muitas vezes buscamos em nossos semelhan-tes atributos de que não dispomos, reivindican-do o tratamento que pretensamente julgamos me-recer deles.

A incompreensão, então, surge e aniquilamais uma oportunidade de ouro no acercar-sede dois Espíritos eternos, em constantes provase resgates à mercê da bondade e justiça divinas,tão perfeitas e completas em seus desígnios.

Esquecemos nossas imperfeições, olvidamoso compromisso irrevogável do auto-aperfeiçoa-mento, único caminho para a libertação dos ci-clos irreversíveis das sucessivas encarnações,quando, conflitamos, e ao revés de vibrarmoscontra o interlocutor e desencadear diálogo agres-sivo e ofensivo ou então encerrá-lo sumariamen-te, deveríamos abrir nosso Espírito a compreen-são e compensação das falhas que notamos na-quele que ora se nos defronta, porque tanto quantoele, somos ainda imperfeitos e carentes de esforço paravencer os próprios impulsos e respectivos sentimentosnegativos e sintonizadores de Espíritos retardatários.

Amigos — irmãos da vida eterna — a SEPEabre as portas de um caminho, a DoutrinaNeo-espírita.

Page 16: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 20

Então, prevenidos, elevados, sublimando ossentimentos, lograríamos fruir os benefícios deum relacionamento positivo e conquistar mais umdegrau na evolução espiritual, único e verdadei-ro bem da vida material. Porque, na oferta devibrações de simpatia, tolerância e respeito, con-quistaríamos certamente a correspondência des-ses sentimentos e quiçá amizades duradouras esinceras, calcadas na verdadeira fraternidade,puras, simples, sem os adereços dos interessespessoais; espontâneas, isentas de melindres,onde só a verdade prevaleça.

Entanto, para conquista de valores que taisante às injunções e atribulações do mundo dehoje, que caminho tem o homem, senão a per-severante busca da espiritualidade que lhe trans-cende e que lhe pode revelar o real caminho deprogresso a seguir? Infere-se da própria vida quese nos apresenta, como única resposta tangível,o imediato exame de consciência, a pronta ho-nestidade de propósito em reformular os senti-mentos, sublimando-os com espiritualização in-dividual.

Page 17: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 21

A lei de Deus é a lei do amor com justiça.Donde se infere, consoante a sentença bíblica,que: “a cada um segundo suas obras.” É a leimáxima do merecimento, perfilhando-se ao prin-cípio assente da “causalidade moral”, que regetodos os destinos humanos, inclusive aos ímpios,que em sua vã soberba, desdenham a mão amigaque muita vez se lhes estende à visão do imi-nente sucumbir no vazio desse próprio mundoarrogante em que força existir, não em harmo-nia com os demais, porém em constantes refre-gas pela conservação e conquistas renovadas deposições efêmeras e supérfluas que nada dizemde perto e diretamente ao seu progresso espiri-tual, fracassando, por esse fato, no compromissotranscendental de auto-aperfeiçoar-se pela gra-ça na encarnação concedida com alguns recur-sos para que pudesse, mais imediatamente, res-gatar compromissos de anteriores existências,aos quais viverá inexoravelmente preso até oressarcimento integral desses compromissos.

Amigos — irmãos de vida eterna —conheçamos a maravilha do mecanismoespiritual que nos ensina como viver na Terrasem viver para ela, amealhando valores paranossa vida eterna.

Page 18: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 22

Nem a descrença nem a ilusão de comprar ouadquirir, sem o justo merecimento, uma pseudo-salvação, afastará de cada um de nós, os Espíri-tos compromissados de outras vidas, senão peloexercício do amor sincero e fraterno, voltado parao desejo íntegro de amparar cada irmão que ain-da não compreendeu a beleza do perdão, ou aque-le a quem devemos perdoar verdadeiramente,para que, rompidos os laços que nos prendem,possamos, cada um, seguir seu caminho de pro-gresso espiritual, galgando planos de evoluçãona hierarquia espiritual.

Para tanto, é preciso compreender o meca-nismo maravilhoso da oração e a força que elacontém, quando aplicada devida e criterio-samente, e dirigida àquele que efetivamente podeinterferir junto aos Espíritos — o Mentor, aqueleEspírito que, mercê de sua elevada posição, poramor, assume a responsabilidade da direção e aorientação da vida de cada Espírito encarnado,progredindo com seu pupilo ou sofrendo com eleos resultados do fracasso de sua encarnação.

Page 19: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 23

Apesar dos apodadores marchantes do mate-rialismo, em suas versões invectivas, pordiletantismo ou interesse imediato, propugnarempela redução do homem à condição animal, devida efêmera e finita como o corpo em que semanifesta na experiência terrestre, compensan-do-se ou ilaqueando-se com o apanágio de “es-pécie máxima do reino”, o “homo sapiens” me-lhor se coloca, em verdade, no reino próprio desua espécie, no reino hominal.

Porque, dentre as espécies de vida que habi-tam a Terra, é no reino hominal que o Espíritoencontra o arquétipo, padrão de construção fisi-ológica ideal à adaptação e manifestação dos Es-píritos em suas vivências no plano dimensionalda matéria, proporcionando-lhes, pois, absolutae versátil forma, para expressão e comunicaçãonecessárias ao desincumbimento dos propósitosda encarnação.

Contudo, a necessidade de um corpo físico ea plenitude de seu desempenho, não se consti-tuem fatores indispensáveis à função dos Espíri-

Integremo-nos na corrente de saúde e paz quepromana dos postulados do Neo-espiritismo,estudando e praticando sua doutrina.

Page 20: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 24

tos, porquanto, habitando o invólucro a que seprendem magnética e temporariamente, tal vín-culo não implica derrogação de sua existênciasimples, ou seja, na conclusão de que sem o cor-po o Espírito não vive, nem vivifica suas obras eações no plano espiritual, donde, vez por outra,influir mesmo nos fatos da vida mundana, comose aí estivesse presente em “carne e osso”.

Até porque, com todo o empenho e avançadatecnologia de que hoje dispõem, os anatomistasainda não encontraram, na ponta de seusescalpelos, os indícios dos Espíritos que habita-ram os corpos dissecados. Isto porque o corpo éenvoltório, roupagem, abrigo e revestimento pro-visório de que os Espíritos carecem para melhordesempenharem-se no plano material sem pre-juízo de sua natureza própria.

Imbuídos, pois, da consciência de que a vidaterrena é breve instante num átimo da eternida-de espiritual, procuremos aproveitá-la ao máxi-mo, construindo nosso futuro, arquitetos quesomos de nossos próprios destinos.

Page 21: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 25

O Neo-espiritismo traz o conhecimento da leide causa e efeito que preside os destinos huma-nos, independentemente das crenças e filosofiasde cada um.

Não dá mais que o supremo bem do conheci-mento de saber quem somos, de onde viemos epara onde vamos, mercê de nossos próprios sen-timentos e ações.

Nada promete senão a recompensa pelo me-recimento de cada um. Nem assume compromis-sos com barganhas de interesses inconfessáveis,prometendo ajudas ou proteções imerecidas, por-que, contrariamente, ensina e previne os peri-gos decorrentes dos vínculos espirituais estabe-lecidos com irmãos retardatários que, nada ten-do para se ajudarem a si próprios, jamais poderi-am fazer algo de positivo em benefício de quemquer que fosse, de modo que um tal risco só pro-piciaria o agrilhoamento a esses irmãos menosesclarecidos, retardando o progresso dos com-promissados, por efêmeras satisfações, via de re-gra em detrimento de um semelhante.

Amigos — irmãos da vida eterna —compartilhem conosco das benesses, que oestudo e prática da Doutrina Neo-espíritaproporciona.

Page 22: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 26

O Neo-espiritismo exalça a parcimônia e ocomedimento contra a opulência e a prodigali-dade, educando os Espíritos, para que não su-cumbam às sensações da matéria, mantendo-seeqüidistantes de seus prazeres e sofrimentos, demolde, ao desencarnar, poderem suportar ostraumas advindos da súbita privação da matéria,e melhor enfrentarem a realidade imediata, as-sumindo o domínio dos sentidos próprios do Es-pírito, superando os sofrimentos habitantes docorpo morto que impregnam o perispírito comsuas radiações remanescentes.

Trazendo à luz do conhecimento humano taisensinamentos sobre a vida dos Espíritos, o Neo-espiritismo nos dá um mais amplo e completodiscernimento sobre as responsabilidades decada um no concerto das existências, eliminan-do dos Espíritos a concupiscência, para harmo-nia do microcosmo humano e a perfeita sintoniacom o universo espiritual.

Page 23: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 27

O Neo-espiritismo, pela reformulação de con-ceitos que traz sobre a existência humana, suasfinalidades e problemas, proporciona aos seusestudiosos e praticantes um melhor controle dossentimentos e sensações, cujo domínio lhes con-fere um estado de equilíbrio emocional, de con-vicção racional e paz interior, avizinhando-se daprópria felicidade integral.

Mostra o indivíduo como produto de seus mé-ritos e deméritos, de seus sentimentos e açõespraticadas, demonstrando a plenitude da justiçadivina, que lhe permite uma eternidade para apri-morar-se e evoluir, e através dela encontrará ocaminho da felicidade total, da saúde completa eda paz absoluta, pelo auto-aperfeiçoamento, acri-solando seus sentimentos e reconhecendo o sen-tido harmônico do pensamento do Criador, re-fletido em toda a natureza e em cada um doshomens.

O Neo-espiritismo, não se arvora dono ouarauto da verdade absoluta.

Amigos — irmãos da vida eterna —compartilhem conosco das benesses que oestudo e a prática do Neo-espiritismo oferece.

Page 24: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 28

Pelo racionalismo de seus postulados, con-duz o ser humano a um maior e melhor conheci-mento de sua estrutura espiritual, e, portanto,de si mesmo, para sua melhor integração socialcom os semelhantes e com toda a natureza, ondehabita no estado físico presente e na pluralidadedas existências. Pois, esse conhecer a si mesmo,é a única fórmula de domínio pleno e equilíbrioabsoluto do ser, para uma profícua aproximaçãocom a harmonia da felicidade completa.

Por isso, o Neo-espiritismo identifica-se comouma ciência religiosa, traduz-se como uma filo-sofia de vida, que se resume na ciência geral dosprincípios e causas espirituais inerentes ao con-junto fático normativo da vida, que, dentro dorelativo arbítrio, dá a cada um de acordo com assuas obras, princípio basilar da inabrogável leide causalidade moral, à qual estão todos sujei-tos, independentemente de credos e posiçõesocupadas no estrato social.

Page 25: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 29

A vida na Terra não obstante ser efêmera, éda mais alta relevância para o progresso dos Es-píritos. Nela todos se encontram nos mais dife-rentes graus da escolaridade necessária paraassunção dos reais papéis a desempenharem no tra-balho verdadeiramente adulto e infinito da vida nouniverso.

Por isso, não encarar com responsabilidade erespeito a experiência terrena, dádiva sublimepara evolução de cada um, é como a ingratidãodo filho, que destrata o inaudito esforço paternopara colocá-lo no melhor estabelecimento de en-sino, para que possa, dos ensinamentos havidosali, fruir o inalienável bem do conhecimento parao futuro.

Iludem-se os que tão-somente crêem que ven-cidos os bancos discipulares, são mestres e se-nhores da vida. Não sabem que não sabem! Sãoparvos e incapazes de um momento de reflexão,para compreender que tal grandeza restringe-seàs lindes de um microcosmo, pois nada representaante o cosmo infinito no átimo de sua existência.

Amigos - irmãos da vida eterna - “Bemaventurados os humildes porque lhes alcançaráa verdade. “ A humildade nos confere a certezade sabermos que nada sabemos e muito devemosobservar os ensinamentos dos Mestres, paraconquista de nossa perfeição. Estudemos epratiquemos o Neo-espiritismo!

Page 26: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 30

Em verdade, consideram-se paradigmas daInteligência Universal, quando condescendemadmiti-la, e não concebem a incapacidade da pró-pria e limitada compreensão, afeta exclusivamenteaos sentidos primários recebidos de naturezamaterial.

Page 27: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 31

A expurgação dos erros, verdadeiramente, sefaz com a reparação e a auto-correção, no firmepropósito de compensar o mal e não mais incidirno erro. Isto porque, Espíritos imperfeitos quesomos, nos tornamos passíveis de falhas, às quaisrespondemos inevitavelmente.

Contudo, a par deste resgate prescrito na leide causalidade moral, que nos rege os destinos,mercê do relativo arbítrio que dispomos, podemossuavizar nossas provas se nos dedicarmos ao reco-nhecimento das responsabilidades, reparando fa-lhas perpetradas e buscando corrigir sentimentose atitudes que levem ao cometimento de faltas.

Em resultado, teremos a correspondência e asintonia com Espíritos, com os quais, mercê desua bondade e abnegação, contaremos com pro-videncial ajuda no desenvolver de nosso progres-so espiritual, sem que, para tanto, nos entregue-mos a penitências e sacrifícios, que a nada le-vam, senão ao abatimento e à sintonia com Espí-ritos retardatários, que aumentam angústias esofrimentos, sem contribuir para a reparação domal ou a compreensão do erro.

Amigos — irmãos da vida eterna — o Neo-espiritismo oferece uma doutrina racional econsetânea com o inter-relacionamento dosEspíritos desencarnados e encarnados, paraque todos se desenvolvam e progridam nocaminho da espiritualidade, conhecendo-se a sie as faculdades mediúnicas de que dispõem, parao cumprimento dos compromissos assumidosem cada vida passada.

Page 28: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 32

O arrependimento eficaz opera-se pela trans-formação pessoal, na correção das imperfeiçõese na assunção das responsabilidades, em nãomais contribuir para o mal, como se fora umêmulo de seus semelhantes.

Page 29: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 33

O Neo-espiritismo proporciona saúde e pazespiritual a todos que estudam e praticam seuspostulados, porque deste estudo e prática da dou-trina resulta melhor compreensão das leis queregem os destinos humanos.

A lei do merecimento, por exemplo, dá a cadaum de acordo com suas obras. Sejamdesencarnados ou encarnados, os Espíritos a elaestão subordinados invariavelmente.

Em conseqüência, méritos e deméritos dão acada um maiores e mais complexas provas e pro-vações. Pelos méritos adquiridos, têm-se provase encargos aumentados no teste perene do de-senvolvimento da capacidade evolutiva de cadaum. Pelos deméritos, agravam-se as provações,para que os Espíritos burilem-se e depurem seussentimentos no cadinho da dor. É, pois, a aplica-ção do ensinamento: “Àquele que tem, mais selhe dará, àquele que não tem, até o que tem selhe tirará.”

Por outro lado, a vitória sobre as provações,só se conquista mediante uma honestidade de

Amigos, irmãos da vida eterna — A SEPEuma porta aberta ao caminho da evoluçãoespiritual e à conquista da saúde e da paznecessárias ao progresso de cada Espírito.Compartilhem conosco dessa tranqüilidade econfiança que o Neo-espiritismo proporciona.

Page 30: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 34

propósitos à toda prova. A ela devem reforçar ossinceros sentimentos de amor e perseverança,para que se possam amparar os irmãos retarda-tários que atrasam o progresso de cada um, li-bertando-os do jugo da maldade e da ignorânciapela luz do esclarecimento que se farão amigosditosos na labuta conjunta pelo desenvolvimen-to espiritual de todos, porque todos somos irmãos,criaturas de um mesmo criador, igualmente cri-ados e em busca de perfeição.

Page 31: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 35

Orar e vigiar é manter a constante sintoniacom os bons Espíritos, os realmente capazes detrabalhar em prol do desenvolvimento espiritualde cada um.

Orando, efetuamos o chamamento dos irmãosprotetores, cujas colaborações carecemos. Vigi-ando, propugnamos pelo nosso auto-aperfeiçoa-mento, no exercício do domínio sobre nossos sen-timentos, para melhor sintonizarmos com essesirmãos de puros sentimentos. Portanto, a vigíliaé trabalho diuturno, conforme a oração, que nosenleva na direção da bonança dos planos espiri-tuais, reconforta e revitaliza nossas forças para alabuta diária da vida material.

Contudo, a oração sem a vigília dos sentimen-tos pode atrair assistência de irmãos retardatári-os, incompatíveis com o desejo de evolução epaz, razão porque muitos arguem: quanto maisrezo, mais sofro? É que geralmente esperam mi-lagres e não respostas compatíveis com os senti-mentos vibrados nas evocações proferidas, pos-tergando a observação da lei de semelhança.

Amigos — irmãos da vida eterna — omecanismo da vida e do inter-relacionamentoentre os Espíritos, desencarnados ouencarnados, começa em cada um de nós. Asrespostas aos nossos apelos vêm consoante asformulamos e de acordo com nossosmerecimentos.

Page 32: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 36

O amparo dos bons Espíritos não se impõenem se barganha, porque tão-somente são ad-quiridos pela pureza dos sentimentos e dasintonia positiva.

Page 33: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 37

A oração, para sintonia com Espíritos bons,capazes de proporcionar amparo, deve observarsobretudo a fidelidade dos sentimentos que a pro-vocaram, e a concentração absoluta em vibraçõesharmônicas e positivas a fim de movimentá-la,coordenada e diretamente, aos planos espiritu-ais próprios, para que as emanações fluídicas daprece não se percam ou encontrem destinatárioindesejável, com agravamento da situação, até.

Portanto, a recitação do pedido deve partir domais puro sentimento e, se possível, espontane-amente elaborado, para que seu conteúdo sejaoriginal e prontamente identificável, sem perder-se no lugar-comum da pré-fabricação.

A oração deve ser objetiva e dirigida imedia-tamente ao Mentor que é um Espírito encarrega-do da encarnação de outro, pelo seu valor e evo-lução conquistados, e da afinidade com o Espíri-to encarnado, e assim sob sua proteção direta.Pois ao Mentor compete prover ao pupilo o am-paro necessário consoante o merecimento verifi-cado, pois é ao Mentor, que cabe o julgamento

Amigos — irmãos da vida eterna — oconhecimento e a prática do Neo-espiritismonos reconduzem às origens espirituais,libertando-nos do apego à matéria, peloencontro da saúde e da paz interior.

Page 34: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 38

dos méritos e deméritos, bem como a atribuiçãode estímulos e restrições ao pupilo encarnado,como seu preceptor espiritual e diretor do livrearbítrio concedido ao encarnar.

Page 35: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 39

Poucos dão verdadeiro valor à oração como viade acesso à paz, ao conforto e amparo espiritu-ais, sem atentar para a técnica e requisitos a se-rem observados.

Quando muito, balbuciam fórmulas adredepreparadas e distantes do pensamento e do sen-timento no momento da prece, a despeito mes-mo de beleza da composição. Ou, então, nos mo-mentos de dor, não se reservam o equilíbrio ne-cessário e vociferam, como a reclamar, o quedeveriam implorar, descurando da harmonia in-dispensável para sintonizar os planos espirituaisde socorro.

Urge reconhecer o poder da oração harmôni-ca com os sentimentos e dirigida pelo pensamen-to objetivo e positivo, sobretudo cuidando da pre-paração prévia e da concentração, necessárias aorelaxamento das tensões e obtenção do equilí-brio, a fim de sintonizar os planos espirituaisdesejados, sob pena de, por inobservância des-tes cuidados primários, verem-se envolvidos comirmãos indesejáveis, que roubam fluidos para

Amigos — irmãos da vida eterna — o Neo-espiritismo nos dá a oportunidade de conhecerum modo de vida mais consoante com o ideal desaúde e paz, através dos conhecimentosdoutrinários ministrados.

Page 36: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 40

volitarem de seus planos aos planos materiais,em busca de sensações que perturbam o equilí-brio dos encarnados causando espiritopatias eoutros sentimentos, atingindo, pela lei de seme-lhança, imediatamente àqueles que postergaramos cuidados da oração e cederam fluidos aos des-tinatários incertos, aos quais ficam imantados atéque mereçam a libertação.

Page 37: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 41

Nossas fraquezas e imperfeições não permi-tem, ainda, a consciência plena do perene inter-câmbio que se opera entre o plano espiritual e oplano material, apesar dos momentos de rarasrecíprocas verdadeiras. Por isso a sabedoria doCriador nos dotou do gérmen da racionalidade,que cultivado, nos aclara a razão e liberta dosdogmas e preconceitos urdidos para nos cingirao passivismo.

Observando os fatos da vida, sentimos a in-fluência de outras forças inexplicáveis ao conhe-cimento mundano atuarem imediata oumediatamente através do comportamento huma-no, usando-o como instrumento de suas mani-festações.

Concluímos, pois, apesar do instrumental fí-sico disponível, que somos fracos e suscetíveisde ceder ante forças que tais, quando nossa von-tade consciente se embota e descura da influên-cia que o pensamento alheio possa ter ao nossopróprio.

Amigos — irmãos da vida eterna — o Neo-espiritismo nos dá estes e outros esclarecimentossobre a complexidade de nossa existência; aSEPE oferece a todos, os conhecimentosNeo-espíritas.

Page 38: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 42

Contudo, não há incontrolabilidade absolutaque nos isente de responsabilidade, isto porquetambém somos Espíritos, apenas provisoriamen-te encarnados e vulneráveis por força das limita-ções que o corpo físico nos impõe, mas que nãoexcluem a força espiritual latente e potente,quando criteriosamente desenvolvida dentro dosprincípios da fenomenologia mediúnica — veícu-lo eficiente para o inter-relacionamento com osplanos espirituais no escopo do auto-aperfeiçoa-mento.

Page 39: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 43

Já não mais se discute a palpabilidade dosfenômenos do Espírito. Discute-se, porém,acuradamente, a natureza dessas manifestaçõespelo caráter incomum com que ainda se apre-sentam.

Entanto, eqüidistantes ao materialismo dasfaculdades paranormais de alguns “dotados”, e àextravagante sobrenaturalidade atribuída a es-ses fenômenos, entendemos possível ao homemmanifestar-se tanto no plano material como noplano espiritual, seja como encarnado oudesencarnado, face à compreensão de sua natu-reza transcendentalmente espiritual. Daí advindoa interação que condiciona destinos de Espíritosencarnados ou desencarnados, a uma provaçãocomum e necessária a evolução inerente ao gru-po afim.

Por isso, o Neo-espiritismo traz uma doutrinade renovação e reformulação espiritual com a con-seqüente queda das barreiras preconceituais queinibem o progresso de tantos Espíritos, bem como,por outro lado, levanta-se contra as ideologias

Amigos — irmãos da vida eterna — aDoutrina Neo-espirita e as benesses advindasdo seu estudo e sua prática, contém-se nas suasmensagens.

Page 40: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 44

nihilistas e materialistas que propugnam a mor-te de Deus e o consumo do homem pelo homem.Não se atém ao passivismo dos que se bastam asi próprios e olvidam os que não vislumbraramnas trevas uma réstia de luz, eis que o Neo-espi-ritismo propugna pela compreensão da mensa-gem e o reconhecimento do papel histórico dohomem-espírito-padrão, nosso venerado Mestre— irmão Jesus.

.

Page 41: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 45

A pequenez do homem ante à criação não ébastante para despertar-lhe os sentimentos dehumildade e respeito, necessários ao equilíbrioe à evolução do seu ser. Ela é tal que o faz per-der-se na magnitude do próprio microcosmo, fá-lo viver uma pseudo grandeza e esquecer de serapenas criatura...

E, na importância que se atribui, pretenden-do-se mais que mero centro de atenções orgâni-cas, não vê o envolvimento no complexo univer-sal, que não lhe gravita em torno, mas o contéme comprime, implodindo esse microcosmo portoda a órbita que o transporta ao progresso.

Assim, mercê, de um relativo livre arbítrio, li-mitado às próprias conseqüências, ao sabor daconvergência de fatores exógenos e alheios à suavontade, avança no tempo no espaço como lídimaexpressão da inteligência do Criador, que se lhereflete por nímia dádiva da natureza, a qual inte-gra e melhor devia cuidar em seu próprio favor.

Espiritualmente não se mostra promissor.Mais se apega e identifica as suas realizaçõescomo exclusivo autor, postergando a espirituali-

Amigos — irmãos da vida eterna — é tempode reflexão contra os condicionamentosmegalomaníacos que proliferam na sociedade,que consomem e se consomem na exacerbaçãode uma “luta pela vida” traduzida em riquezase gozos renovados, em vez de saúde e pazespiritual.

Page 42: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 46

dade e a graça de uma capacidade criativa trans-cendente ao empirismo de suas realizações. In-flui, e se influencia por modismo ingerido na ali-mentação das próprias vaidades, exaltando errô-neos conceitos e inomináveis preconceitos con-tra as réstias de luz que ainda rebrilham na es-curidão da própria ignorância.

Page 43: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 47

Os homens pouco cuidam da reflexão e daelevação do pensamento à espiritualidade, queem tudo os envolve. É que, mergulhados nos afa-zeres diuturnos dos compromissos materiais desua vida político-social, lembram somente dascoisas do espírito quando o sofrimento e a dorlhes batem às portas para lembrar-lhes o quantosão fracos e imperfeitos.

Então, prodigalizam em preces e rogoscontritos, acompanhados de promessas e votos,que, senão vãos, dificilmente serão levados a ter-mo pelo compromissado; ou porque livres da doros olvidaram, ou porque tiveram vida efêmera taispromessas, como tudo que é mundano.

De toda sorte, poucos reconhecem nos malesque os afligem o soldo de seus méritos edeméritos, tomando-os em advertência e buscan-do corrigir-se para merecerem melhor sorte. Amaioria blasfema num vitupério contra Deus, cujasapiência e justiça das leis não se flexiona àsinsídias da concupiscência humana.

Amigos — irmãos na vida eterna — o Neo-espiritismo abre um caminho de reencontro dohomem com suas origens espirituais, augurandosaúde e paz em um mundo mais fraterno.

Page 44: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 48

Urge, pois, um momento de reflexão, parareformulação dos conceitos e expurgo dos pre-conceitos que afastam os homens de sua próprianatureza, fazendo da individualidade própria decada um a expressão e importância do seu papelno concerto das gentes, que formam a grandeexperiência da vida terrena, e não umegocentrismo pernicioso com embates pela pre-ponderância de uns sobre outros, em agravamen-to das provas de todos.

Page 45: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 49

Qual bondoso pai, não projetaria, para suaprole o melhor e mais promissor futuro? Entan-to, o pai apesar de extremoso, vê os filhos esco-lherem seus próprios caminhos, mercê, muitasvezes, de paixões pessoais, em detrimento doquanto lhes pôde plasmar, no caráter, com seuamor e afeto, o pai, em toda uma vida de traba-lho e dedicação, mas que nem por isso lhe facul-tou determinismo para intervir no destino dosfilhos, que são seres individuados e com arbítriopróprio para decidirem. E, assim, a todos queigualmente criou e amou, resta desejar a glória,como sua felicidade, pois não lhe é dado intervirnas regras do relativo arbítrio de cada um.

Igualmente, fomos criados e somos amadospelo Criador com esse amor sublime, que nos faza todos irmãos e nos chega através dos senti-mentos de cada ente querido e dos anônimos tra-balhadores espirituais, nossos Mentores e pro-tetores, que diuturnamente, laboram em nossobenefício e proteção, tristes, às vezes, ao nos ve-

Amigos — irmãos da vida eterna — Espíritosencarnados que somos, vivemos entreEspíritos. Mister, pois, se faz sintonizaraqueles que nos podem ajudar na evolução. ADoutrina Neo-espírita nos dá um caminho desaúde e paz na interrelação com o mundoespiritual que nos cerca. Compreendê-la epraticá-la é o alento para a vitória sobrenossas provas e a glória de nossa encarnação.

Page 46: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 50

rem afastar suas companhias pela sintonia comoutros propósitos menos altruísticos, cujafilantropia varia na razão direta dos gozos quepodem fruir.

Contudo, a abnegação desses bons irmãosMentores e protetores, revela-se ao momento emque, no propósito da auto-correção, volvemo-lheso pensamento, porque o amor que os inspira ànossa proteção é o que vem do Criador, cuja jus-tiça nos dá a auto-correção como instrumento denosso progresso espiritual.

Page 47: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 51

As leis divinas que regem os destinos huma-nos e a evolução espiritual encontram, no pro-cesso das encarnações e reencarnações, o ins-trumento perfeito e necessário ao aprimoramen-to dos Espíritos.

Na eternidade de suas existências, não fora amagnanimidade da justiça divina, concedendo arenovada oportunidade da reencarnação, muitosEspíritos, por certo, de decadência em decadên-cia, desintegrar-se-iam no infinito.

Absoluta em suas leis, a justiça divina dá, ain-da, aos Espíritos reencarnados a bênção do es-quecimento temporário do passado, para que nopresente, conscientes possam assimilar novos va-lores sem os óbices dos preconceitos passados, eabrirem-se às novas construções morais e espiri-tuais que, sem embargo de personalidade quetrazem, possam formar novo caráter e reformar apersonalidade, aprimorando os sentimentos e ocomportamento, para gáudio e conquista glorio-sa dos Espíritos.

Amigos — irmãos da vida eterna — a vida material é umcomplexo processo de encontro e reencontro entre osEspíritos e suas provas no caminho para a perfeição.Façamos, pois, dessa oportunidade um momento de graça ebusquemos a compreensão de nós mesmos, para que vivendona Terra não vivamos para ela, agrilhoando-nos aos seusbens transitórios e efêmeros como nossas própriasencarnações. Pratiquemos os ensinamentos Neo-espíritas,que a SEPE ensina, a fim de conquistarmos saúde e pazpara nossos Espíritos.

Page 48: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

.

Page 49: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 53

A crença nos Espíritos e na convivência dosdesencarnados com os encarnados, não éapanágio do nosso tempo. Milênios A.C., sob ou-tras formas conceptuais, a cultura humana jáconhecia e reconhecia a simbiose espiritual en-tre desencarnados e encarnados.

O Neo-espiritismo, pois, procura reunir os as-pectos positivos e racionais das crenças que com-põem a espiritualização da humanidade, à luzda lei de causa e efeito.

A adequação lógica e racional dos fatosmediúnicos é assim o elemento de convicção eformação da consciência doutrinária, consoanteas leis divinas, que nos podem conferir a certezade sermos os artífices de nosso futuro e que asresponsabilidades que nos pesam aumentam naproporção do progresso material alcançado, paraque seu uso não se opere em detrimento da pró-pria humanidade.

O desenvolvimento espiritual é assim o únicoescopo que legitima as riquezas tecnológicas pos-suídas. Sem ele, tais riquezas nada mais repre-

Amigos — irmãos da vida eterna — lutarpela auto-perfeição é contribuir para a vitóriada espiritualidade sobre o materialismo que seinocula na espécie humana. O Neo-espiritismo, por sua doutrina, nos oferece umcaminho de saúde e paz espiritual, que nospossibilita vencer as provações da Terra, pelacompreensão da lei de causa e efeito, que nosdá a cada um de acordo com nossas obras.

Page 50: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 54

sentam que o instrumento da própria derrocada,fazendo-nos algozes de nós mesmos e culpadosde auto-traição, na abrogação dos transcenden-tais valores do Espírito.

Page 51: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 55

O compromisso espiritual entre os Espíritosé fato que se impõe reconhecer, porque decorreda justiça divina e compõe o processo de repara-ção das faltas e de correção dos erros de cadaum, seja encarnado ou desencarnado. Muitomais, contudo, se faz atuante na influência queos desencarnados exercem sobre os encarnados,sem embargo da recíproca que, entre ser verda-deira, é reduzida por conseqüência das limita-ções que os encarnados sofrem no ambiente físi-co e, pela falta de maior espiritualização, que ostornam vulneráveis à atuação dos desencarnados.

Mas a compreensão da transitoriedade da vidamaterial e de sua razão de ser, somada ao since-ro desejo de auto-aperfeiçoamento, pelo estudoe pela prática dos ensinamentos Neo-espíritas etodos os demais, cujos valores morais são indis-cutíveis para o acervo cultural e espiritual da hu-manidade, representa o primeiro e pequeninopasso da grande caminhada pela evolução espi-ritual e, conseqüentemente, a libertação paula-tina das assistências de Espíritos retardatários,

Amigos — irmãos da vida eterna — a SEPEoferece os ensinamentos do Neo-espiritismo,para o nosso progresso espiritual.

Page 52: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 56

irmãos que ainda não lograram vislumbrar asbenesses da frugalidade e da temperança dossentimentos, e que, via de regra, têm o direitoadquirido sobre as faltas do passado de buscar oresgate devido dos que os prejudicarem dolosaou culposamente, embora, pelo reconhecimentodas responsabilidades e pelo conhecimento doNeo-espiritismo, seja possível ampará-los, resga-tando as faltas passadas sem o sofrimento quegeralmente acompanha essas provações.

Page 53: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 57

A dor não existe, senão para os que estãodespreparados para o reencontro com a vida eter-na e seus compromissos.

O sofrimento não existe, senão para os quenão reconhecem no desprendimento o verdadei-ro bem do Espírito.

A tristeza não existe, senão para os que es-tão, egoisticamente, apegados à vida material con-tribuindo para o prejuízo espiritual recíproco eobstando o amparo de todos.

A saudade não existe, senão para os que ama-ram verdadeiramente.

Porém, os que amaram verdadeiramente es-tão felizes e certos de que a vida continua e osdeveres vão sendo cumpridos, enquanto aguar-dam o pequeno lapso de tempo que, decorridonum átimo da eternidade, lhes devolverá o con-vívio e a comunhão dos ideais de luta pela con-quista da evolução espiritual, no caminho ao en-contro dos Mestres, ao encontro de Deus.

O Neo-espiritismo, em sua doutrina, busca oconhecimento das leis divinas que regem o uni-

Amigos — irmãos na vida eterna — a mortefísica não é amargura, senão para os que estãoapegados à matéria de seus corpos.

Page 54: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 58

verso e os destinos humanos, para, dessa onisci-ência, onipresença e onipotência colher a har-monia que dará a cada Espírito a saúde e a pazespirituais desejadas, vibração consonante comos aplausos de evolução.

Page 55: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 59

Viver é vibrar, é sentir as vibrações que nosenvolvem, é respondê-las, é estar sujeito a umsistema de estímulos e reflexos coordenadoresdo comportamento individual, que por sua vezdirige o comportamento social.

A assertiva, contudo, obedece à lei de ação ereação, pela qual os impulsos controlados con-duzem positiva ou negativamente os resultadosdos estímulos provocados. Isto é, aos homens éfacultado o controle dos sentimentos que deter-minam o comportamento, para que este não sejamero reflexo condicionado, sem embargo, contudo,da faculdade que se nos confere em criarmos condi-cionamentos próprios, quando assim desejados.

Portanto, infere-se que a responsabilidade decada um pelo seu equilíbrio é o elemento causalde nossas provações. Não as podemos atribuir afatores exógenos à nossa sorte, senão aos própri-os méritos e deméritos.

E, as vibrações dos nossos sentimentos, emreação controlada, têm a força necessária paradirigir positivamente a resultante da ação provo-

Amigos — irmãos da vida eterna — conheçamos postulados do Neo-espiritismo, que dá, aosque os sentem e praticam, saúde e pazespirituais, para vitória da encarnação e glóriado Espírito eterno.

Page 56: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 60

cada. Nossas vibrações, formam o campo mag-nético que sintoniza com os planos espirituaiscorrespondentes, em face da lei de semelhança.Por isso compete, sobretudo, a nós mesmos cui-darmos para que a assistência espiritual que nosenvolva, seja sempre positiva.

Da harmonia de nossas vibrações, pois, de-pendem os benefícios que podemos receber emalento às nossas provações.

Da convicção de nossas responsabilidades,dependem os merecimentos e a força para a lutaíntima pelo auto-aperfeiçoamento moral.

Page 57: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 61

Com efeito, muitos se aconchegam sob o fa-talismo cômodo de um passado, que forjou seupresente, para justificar sua inanição espiritual.

Entanto, se a bondade de Deus nos deu oesquecimento das vidas anteriores, para que pu-déssemos conquistar méritos e valores necessá-rios à nossa evolução e melhores condições espi-rituais futuras; e nos deu mais: um relativo arbí-trio, para que dentro de uma faixa de destinodirijamos nossa vida, “mutatis mutandis”, noscabe aproveitar o tempo restante, recuperando otempo perdido, pela autocorreção e reformulaçãodos conceitos, reconhecidamente equívocos, con-tribuindo, destarte, senão para conquista de me-lhores planos espirituais, pelo menos, para umnão agravamento das provas futuras.

Enfim, reconhecer os erros e corrigi-los, é ca-minhar para o progresso espiritual e conquistarvalores; lutar contra as fraquezas e empenhar-sena continuidade do auto-aperfeiçoamento, fazen-do-se o terreno fértil às sementes da verdade; édiminuir os obstáculos à evolução espiritual.

Amigos — irmãos da vida eterna — nossamaior vitória é na luta diuturna conosco mesmo.Sem embargo do ditado “homo hominis lupus”,mais que o caráter social que o inspirou,transpira a procedência e aplicação individualda assertiva, em face das fraquezas eimperfeições, que nos fazem nossos próprios epiores algozes.

Page 58: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 62

O Neo-espiritismo é um caminho para os quenão se quedam à beira do caminho, onde as se-mentes não florescem nem frutificam, e que ape-sar de um passado, sabem que a vida é eterna eele não é mais que um momento, um átimo detempo na eternidade.

Conheçam os postulados do Neo-espiritismoe tenham saúde e paz.

Page 59: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 63

Receptáculo da magnífica arte divina, o ho-mem tem em si um potencial de força viva — osentimento — tão-somente comparável, “mutatismutandis”, à própria Criação.

Pelo sentimento, ele constrói e destrói, con-quista, doma e controla a própria natureza, ex-pressando o sentimento na vontade eexteriorizando-o na ação, desenvolve-o em inteli-gência, que lhe dá o galardão de “senhor do mun-do”, conquistado a duras penas, desde remotaseras quando surgiu insipiente na face da Terra,e pelo planeta perambulou, enfrentando as in-tempéries e os reveses da natureza insólita.

Contudo, o sentimento é arma de dois gumesem Espíritos ainda imperfeitos como nós, sujeitosao jogo dos vícios e defeitos e espoliados por outrosEspíritos maus ou zombeteiros, que buscam, emcada um dos outros, o instrumento de suas inten-ções e o repositório dos fluidos que carecem paraconsumir e volitarem no espaço, constituindo ver-dadeira servidão espiritual, à qual tantos se agri-lhoam pela invigilância de um breve momento.

Amigos — irmãos da vida eterna — aespiritualização é o único caminho na conquistada saúde e da paz. A SEPE lhes abre suaporta de ingresso. Venham estudar a DoutrinaNeo-espírita e sua filosofia de amor, trabalho,respeito e humildade, acrisolando seussentimentos para evolução de seus Espíritos.

Page 60: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 64

É que, presos ao roldão dos desejos, muitosnão vêem a própria felicidade que se escoa entreas garras da sofreguidão incomensurável com quese autodestroem, consumindo e sendo consumi-dos, objetos das próprias sensações abjetas, vio-lentando sentimentos íntimos com a insipiênciados néscios insuflados por Espíritos que tais lhesinculcam vis idéias, mercê da idiossincrasia e dafraqueza de cada um, tornando-os êmulos da ver-dade, para estarem de bem com a moda e poridéias de interesses inconfessáveis, em detrimen-to de um átimo de reflexão salvadora quepropenda ao reajustamento com o caminho daconquista do microcosmo maravilhoso do próprioser — via de encontro com Deus.

Page 61: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 65

Vivendo imersos entre uma incontável quan-tidade de Espíritos desencarnados, tanto quantovivemos com os encarnados diuturnamente, pou-cos se dão conta dessa coexistência e suas impli-cações no dia-a-dia da vida de cada um.

Visíveis para os que são compromissados coma rara mediunidade da vidência espiritual, po-rém invisíveis para os outros, nem por isso senos tornam insensíveis, que possamos descurarda atenção que merecem.

Na verdade, para os videntes, se torna facil-mente observável a presença de Espíritos nos maisdiversos ambientes, convivendo, agindo einteragindo como se encarnados estivessem; ain-da presos ao invólucro carnal, presos àmaterialidade dos fatos, não se reconhecendomortos para a Terra, e revoltados por não se lhesver reconhecida a presença, considerando-se des-denhados ou repelidos indignadamente, o quetorna mais difícil a prova.

Outros, porém, merecedores da consciênciada condição exclusivamente espiritual, laboram

Irmãos da vida eterna, conheçam o caminhoda harmonia espiritual e da paz que lhes traráa saúde espiritual.

Page 62: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 66

nos planos terrenos, à guisa de resgate de horasde trabalho devidas, colaborando com espíritosencarnados afins, não só profissionalmente mas,e principalmente afins, pelo sentimento (fiel deavaliação de todos os espíritos).

Assim, não raro é encontrar Espíritosdesencarnados em locais e funções de cunhoexclusivamente terreno como, antigos guardas-de-trânsito, nas encruzilhadas, dirigindo o tráfe-go, ou antigos guarda-livros em escritórios e re-partições, todos assistindo irmãos encarnadosexercentes de tais ou quais funções.

Da mesma sorte, irmãos retardatários, mause sofredores, atuam junto às pessoas dificultan-do-lhes desincumbirem-se das tarefas, apesarmesmo do absoluto conhecimento de causa e in-contestável intelectualidade.

Contudo, há um caminho para a conquistade boas assistências espirituais e minoração dosresgates com Espíritos retardatários, dos quaiscertamente somos devedores do passado, de ou-tras encarnações, é através do fluido do senti-mento puro de uma oração aos Mentores dessesirmãos, para que possamos alcançar, conjunta-mente, na ajuda recíproca e no mútuo e sinceroperdão das faltas passadas, maior progresso nocaminho de nossa evolução espiritual.

Page 63: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 67

Presos à matéria de seus corpos, poucos sãoos Espíritos que logram conscientizar a realida-de de suas efêmeras encarnações.

O bafejo da sorte, que mais não representasenão uma dentre as mais difíceis provas a quese submetem Espíritos, em periódica avaliaçãodos valores conquistados nas anterioresencarnações, por isso mesmo tem sido efetivo afe-ridor da real evolução dos Espíritos no ciclo dasencarnações sucessivas.

Poucos desses Espíritos logram, portanto, ven-cer a prova, porque não a reconhecem tal e con-sideram-se absolutos no privilégio, sem atentar,sequer, para o compromisso moral e social quetêm com os menos aventurados.

Não lhes conhecem as vicissitudes, porquenão são vicissitudinários e tampouco se quedamà visão delas, piedosamente, porque não as en-xergam, ocupadas suas vistas consigo mesmos.

Bem-aventurados os que choram, os pobres eos aflitos enfim, porque no cadinho da dor, de-puram seus Espíritos e muitos encontram o ca-

Amigos — irmãos da vida eterna — o Neo-espiritismo é um caminho, a SEPE abre-lhesa porta.

Page 64: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 68

minho da espiritualidade, pela resignação e hu-mildade que lhes inspira reconhecer uma justi-ça divina, encontram um caminho de saúde epaz espiritual, não pela dor pura e simplesmen-te, mas pelos efeitos que ela causa no homem,acordando-o para sua real condição débil e tran-sitória, a fim de que pela reflexão e o auto-examede sua consciência entreveja-se tal como é e pro-cure um caminho de reabilitação e auto-aperfei-çoamento, para uma conquista real e efetiva: aconquista de si mesmo.

Dominando os impulsos e os sentimentos,controlando suas vibrações, consequentemente,entrará numa faixa positiva, que por si só já lhetrará as forças necessárias à luta da vida, masque trará também a sintonia com Espíritos bonse companheiros consoladores e colaboradores,que em conjunto trabalharão pelo progresso re-cíproco, conquistando a saúde e a paz espiritual.

Page 65: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 69

Ser neo-espírita é viver uma filosofia religio-sa, baseada em fatos de observação e experimen-tação no cotidiano da vida e no perene intercâm-bio do plano material com o plano espiritual, ondeos Espíritos se manifestam, encarnados edesencarnados. Estes, com livre e fácil acesso aoplano material, enquanto aqueles outros, ape-nas em casos especiais de mediunidade, têmacesso ao plano espiritual. Razão porque, todasas provas a que se submetem os Espíritos encar-nados, são agravadas pelas atuações dosdesencarnados com os quais existem vínculosespirituais de resgate e compromissos por afini-dades de outras encarnações passadas.

Contudo, dentro da Doutrina Neo-espírita, osEspíritos congregam-se, independentemente dosdiferentes graus de crenças e iniciações, numtrabalho comum de desenvolvimento cultural-espiritual, infensos ao comum dos que buscamtão-somente o alívio próprio, às vezes por barga-nhas e instauração de compromissos desneces-sários e em detrimento do único e verdadeiro

Amigos — irmãos da vida eterna — se os sofrimentos lhesfadigam os Espíritos, devolvam-se a razão de viver,estudando e pondo em prática os ensinamentos neo-espíritase sua filosofia de vida, para construção de uma vida melhornum mundo de amor e paz fraternal. A SEPE oferece osensinamentos dessa filosofia de vida, baseada na observaçãoe experimentação criteriosas dos fatos da vida mundana inter-relacionados com a espiritualidade.

Page 66: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 70

compromisso transcendental de intercambiar osrespectivos progressos conquistados para umaevolução maior no cumprimento da lei de amor,pela qual conquistamos verdadeiros bens paranosso patrimônio espiritual.

Aliada à Ciência, por isso que, evolutiva porexcelência, a Doutrina Neo-espírita dá saúde epaz nos conhecimentos que traz a cada um quea estuda e pratica, sentindo-a no mais profundode seu ser, como reflexo microcósmico daMagnificência Criadora do cosmo infinito, cons-tantemente em expansão.

Page 67: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 71

É fato comum, que as pessoas freqüentemmais de uma prática religiosa, geralmente comum único escopo: obter, de uma a “assistênciamaterial” que falta na outra, à que está social-mente vinculado.

Isto dito e tido pelos doutores de religião, en-volve uma questão de ordem ao nível dos senti-mentos humanos, predominantemente inferio-res neste planeta-escola. Contudo, a erradicaçãode sentimentos que tais, tão-somente aguardauma revelação mais lógica sobre o homem e suanatureza espiritual.

Racionalmente explicada a existência do ser,pelos princípios de causa e efeito e, conseqüen-temente, o relativo arbítrio de que dispõe, o ho-mem imbuir-se-ia, não somente de uma respon-sabilidade espiritual, que transcende à própriamoral, destarte proporcionando melhor e maissincero e fraterno relacionamento entre si, comaproveitamento positivo do estágio terreno, paraevolução dos Espíritos.

Amigos — irmãos da vida eterna — a SEPEoferece o estudo e a prática do Neo-espiritismo.

Page 68: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 72

O Neo-espiritismo ensina que somos os ar-quitetos de nossos destinos e que aponderabilidade de nossas ações é o salutar pa-liativo de nossas provas e o único caminho dasintonização com melhores planos espirituais.

Esta doutrina dá o conhecimento de si pró-prio a cada Espírito desencarnado ou encarna-do, que a estude e pratique, descobrindo em simesmo a potencialidade regeneradora que a bon-dade divina dotou as criaturas, a fim de que to-dos possam desfrutar de paz e saúde necessá-rias, e compreender que todo bem, espiritual oumaterial, só existe na forma como vibram os sen-timentos e quando estes sintonizam vibrações debons Espíritos.

Page 69: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 73

O Neo-espiritismo, pode, sem embargo, seridentificado como ciência religiosa, porque tra-duz, sobretudo, uma filosofia, portanto, uma ci-ência geral de princípios e causas espirituais den-tro de um sistema reflexivo e explicativo do con-junto fático estruturador da própria vida.

Como filosofia de vida, conduz-nos à observa-ção dos eventos de nossas existências compre-endidos numa lei de causa e efeito de responsa-bilidades morais, isto é, coloca-nos na posiçãode arquitetos de nossos próprios destinos, plas-mando o futuro por nossas ações presentes, ecumprindo hoje os compromissos assumidos nopassado.

Como religião, apresenta-nos um Deus deperfectibilidade absoluta e inconcebível por nos-sa mente imperfeita, porém, facilmente reconhe-cível por suas obras e sua justiça, sem que paratanto se valha de dogmas que embotem o racio-cínio e retardem o desenvolvimento do Espírito.

Como ciência, na observação e experimenta-ção dos fenômenos metapsíquicos, identifica-os

Amigos — irmãos da vida eterna — não sesintam sós ou deslocados, reencontrem-se e aosseus semelhantes. Assimilando osensinamentos neo-espíritas, encontrarão umarazão fundamental de viver maior que osanseios e paixões da carne.

Page 70: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 74

em manifestações de agentes exógenos ao planomaterial, que atuam nesse campo através de flui-dos vitais, principalmente dos médiuns.

O Neo-espiritismo, pois, é evolutivo, acompa-nhando o progresso das ciências, nelas vai bus-car seus instrumentos de pesquisa, estudo e ex-perimentação dos fenômenos do Espírito em qual-quer de seus dois estados, o desencarnado oueterno e o encarnado ou temporal.

O Neo-espiritismo é também social, pelos prin-cípios éticos e morais que prega, para o auto-aperfeiçoamento do homem, propendendo aobem comum, adequando os indivíduos a umgrupamento sócio-espiritual, por afinidades bá-sicas de identificação espiritual que se multipli-cam com a abertura dos sentimentos individuaisà irradiação e à interação sem reservas, e erradicado seu meio vícios e defeitos, pelo princípio doauto-aperfeiçoamento para conquista e vitória doEspírito de cada um.

Page 71: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Saúde & Paz 75

A justiça divina é tão infinita quanto sua bon-dade, para Deus, que é pai e criador, de nósEspíritos encarnados ou desencarnados, iguaisno prólogo de nossas existências, hoje, porém,diferenciados pelo bom ou mau aproveitamentodas oportunidades de cada encarnação, contu-do, vivendo e continuando a viver a maravilhosaexperiência da vida terrena, para colher os atri-butos que necessitamos no progresso de nósmesmos.

Obedientes à lei de causalidade moral, nos-sos destinos são por nós mesmos traçados, viade conseqüência dos méritos e deméritos queamealhamos, por nossos atos, ou, pela de-puração de nossos sentimentos, desprenden-do-nos dos bens e fatos materiais na práticada frugalidade dos costumes.

Contudo, a cada um de nós, se impõe, cadavem mais, auto-aperfeiçoar-se; impõe-se a refor-ma dos sentimentos e a reformulação dos con-ceitos, para que conquistemos a almejada paz es-piritual, sintonizando cada vez mais com Espíri-

Amigos — irmãos da vida eterna — a SEPEestende a mão fraterna da Doutrina Neo-espírita para guia no caminho da evoluçãoespiritual, revelando os mecanismos daexistência na Terra sem viver para ela.

Page 72: Saúde A SEPE divulga os livros do Dr. Penna Ribas ...sepe.org.br/cac/wp-content/uploads/SAUDE_E_PAZ.pdf · ces deste livro, da sua capa à sua contracapa, assim como veio ele a lume,

A S

EP

E d

ivul

ga o

s liv

ros

do D

r. P

enna

Rib

as g

ratu

itam

ente

em

mei

o el

etrô

nico

Aldir Raimundo Moraes do Vale 76

tos bons, e voltados para a espiritualidade, des-prendidos dos vícios e defeitos materiais, paraque com essa profícua convivência e intercâmbiode vibrações positivas, possamos obter a fortifi-cante certeza de que nossas provas sucumbirãoao constante desejo de aprimoramento moral eespiritual e ao trabalho ininterrupto da vigilân-cia de nossos sentimentos e controle de nossosimpulsos.

Nessa árdua tarefa, damos graças por encon-trar amigos, Espíritos que já venceram suas pro-vas, e que nos oferecem a mão-guia, indicando ocaminho da luta interior, na correção de nossasimperfeições, a fim de que afinal conquistemosreais progressos em nossas encarnações.