saindo da crise - optumeap.com...a crise da covid-19 exigiu a criação de soluções alternativas...

7
Saindo da crise: Lições aprendidas ao permanecer resiliente

Upload: others

Post on 15-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Saindo da crise - optumeap.com...A crise da COVID-19 exigiu a criação de soluções alternativas praticamente da noite para o dia. No entanto, à medida que os líderes orientam

Saindo da crise:Lições aprendidas ao permanecer resiliente

Page 2: Saindo da crise - optumeap.com...A crise da COVID-19 exigiu a criação de soluções alternativas praticamente da noite para o dia. No entanto, à medida que os líderes orientam

2

Estratégias permanentes para liderar a força de trabalho

Em face à doença provocada pelo coronavírus 2019

(COVID-19), os líderes de saúde e altos executivos dos

empregadores trabalharam para manter os funcionários

seguros e manter a sustentabilidade financeira. É o momento

de adotar as lições aprendidas para nos ajudar a permanecer

resilientes e preparados — agora e no futuro. Este artigo

oferecerá uma avaliação do que os líderes podem fazer para

minimizar o atual impacto da COVID-19 e ao mesmo tempo

gerar mais capacidade de recuperação em sua cultura, sistemas

e fluxos de trabalho.

“ Ter um planejamento para lidar com esta crise não é um ‘bônus’. É prioridade número um. Há um maior reconhecimento de que estamos todos nisto juntos. As pessoas estão buscando a voz da liderança.”

Seth Serxner, Diretor de saúde e Vice-presidente sênior de saúde pública da Optum

Page 3: Saindo da crise - optumeap.com...A crise da COVID-19 exigiu a criação de soluções alternativas praticamente da noite para o dia. No entanto, à medida que os líderes orientam

3

Seguindo em frente

A crise da COVID-19 exigiu a criação de soluções alternativas praticamente da noite para o dia. No entanto, à medida que os líderes orientam suas organizações para sair do modo de crise, eles conseguem avaliar novos comportamentos adotados e discernir quais devem perdurar como processos mais sustentáveis.

3. Estar demasiadamente ciente da transmissão

As instalações devem estar equipadas para prevenir a disseminação da doença em todos os momentos. Os líderes devem procurar adicionar ou melhorar os recursos em seus locais de trabalho a fim de promover comportamentos saudáveis no trabalho, inclusive banheiros públicos do tipo sem toque e fácil acesso a suprimentos desinfetantes. Os novos procedimentos podem abranger a exigência de que os trabalhadores doentes fiquem em casa por um tempo determinado a fim de limitar a exposição aos outros.

SEGUINDO EM FRENTE:

Permaneça vigilante

1. Use dados para monitorar doenças

Os dados podem funcionar para fornecer modelos sólidos e preditivos a fim de antecipar as necessidades. Da doença disseminada ao impacto sobre as diversas populações, ter um pulso forte nas perspectivas dos dados permitirá que as empresas identifiquem onde existam possíveis deficiências, desencadeando uma realocação de recursos para áreas que deles mais necessitam. Isso possibilita uma resposta rápida às demandas de equipamento, recursos humanos e instalações.

2. Reduza a disseminação da doença

A prevenção é a primeira linha de defesa contra qualquer doença. A higiene pública, as vacinas, avaliações de saúde e outros tratamentos preventivos são todas as práticas às quais os líderes devem incentivar seus funcionários a se envolver regularmente, tanto na saúde geral como na preparação para a crise.

“ Se você pode reter esta memória como uma organização e aprender com ela, dando continuidade a algumas destas políticas, sua organização ficará mais resiliente para outros desastres — sejam relacionados ao clima, à economia, a fatores de saúde ou tumulto social. Sejam quais forem elas, sua organização agora tem a experiência que vai ajudá-la a permanecer sustentável.”

Seth Serxner, Diretor de saúde e Vice-presidente sênior de saúde pública da Optum

Page 4: Saindo da crise - optumeap.com...A crise da COVID-19 exigiu a criação de soluções alternativas praticamente da noite para o dia. No entanto, à medida que os líderes orientam

4

1. Implemente opções de trabalho remoto

Agora que as organizações foram forçadas a avaliar inteiramente suas acomodações de trabalho em casa, o emprego de uma opção de trabalho remoto é apresentado com menos barreiras do que nunca. O trabalho remoto pode ajudar a prevenir a disseminação da doença. Permitir que as equipes trabalhem em casa em caráter semirregular pode manter os funcionários preparados para agilizar os processos e permite que eles superem as complicações quando a crise não estiver contribuindo com pressão adicional.

2. Ofereça serviços virtuais de saúde

No futuro, os funcionários procurarão o respectivo provedor de benefícios que tenha apoio a consultas virtuais, o que pode até expandir para o tratamento físico, orientação e controle do atendimento. As opções virtuais também serão essenciais para os funcionários que precisam ter acesso a serviços de saúde mental ou de comportamento, especialmente ao enfrentar tempos de incertezas. Essa flexibilidade não apenas beneficia os funcionários em suas rotinas regulares. Ela também os habilita para continuarem recebendo tratamentos durante os tempos em que as consultas individuais estiverem restritas.

3. Adapte-se às demandas da força de trabalho

Uma crise pode ter impactos inesperados sobre uma força de trabalho, levando a novas expectativas. Os modelos flexíveis de equipes seguindo em frente vão se tornar o normal, especialmente à medida que mais empresas adotam o trabalho remoto e as organizações devem acompanhar a tendência. A avaliação contínua das reivindicações dos funcionários é essencial para atender às demandas e manter os funcionários seguros.

4. Leve em consideração as conexões sociais

Uma força de trabalho quase sempre é um ponto da comunidade onde as pessoas encontram conexão e objetivos. À medida que os funcionários trabalham em agendas ajustadas ou remotamente, a ausência dessas conexões pode causar um impacto negativo sobre a motivação e a qualidade de vida individual. Encontre formas de manter as equipes conectadas e motivadas durante a mudança.

Enquanto as organizações se ajustam às realidades de uma crise, a próxima prioridade deve ser o encontro de soluções adaptáveis para a força de trabalho.

SEGUINDO EM FRENTE:

Aumente a conectividade

“ Na qualidade de líderes, devemos tranquilizar as pessoas de que isto é normal. Suja rotina, como um todo, mudou. Toda a forma que você costumava ter para trabalhar com outras pessoas mudou. Portanto, vai levar certo tempo para adaptar-se e tomar ritmo. E nós podemos ajudá-lo.”

Seth Serxner, Diretor de saúde e Vice-presidente sênior de saúde pública da Optum

Seguindo em frente

Page 5: Saindo da crise - optumeap.com...A crise da COVID-19 exigiu a criação de soluções alternativas praticamente da noite para o dia. No entanto, à medida que os líderes orientam

5

Como lidar com a ansiedade e a segurança da força de trabalhoEm tempos de crise, os funcionários, membros, pacientes e cuidadores compreensivelmente podem se sentir com medo e frustrados. Eles procuram uma orientação sólida e liderança baseada em fatos. É imperativo que os trabalhadores também tenham uma sensação de segurança. Caso contrário, o resultado será o estresse e a exaustão.

Avaliação organizacional da crise Em condições instáveis, os líderes tentam reagir ao perceptível e ao imperceptível. Cada um tem um nível diferente de informações e perspectivas a oferecer.

LIÇÕES APRENDIDAS

Mantenha o diálogo aberto e acompanhe todas as preocupações dos funcionários. Compartilhe atualizações diárias sobre níveis de risco em sua comunidade ou espaço de trabalho.

Crie um centro de comunicações para todas as informações relacionadas à crise.

Verifique se o seu provedor atual de benefícios está ofertando treinamento sobre a crise, orientação financeira ou apoio virtual à saúde mental e comportamental. Existem benefícios de atendimento infantil que possam ser redirecionados para apoiar os pais?

Incentive os funcionários a acessar o apoio por meio de canais virtuais. Incentive os funcionários para trabalhar a partir de casa, se possível.

LIÇÕES APRENDIDAS

Crie uma força-tarefa multidisciplinar para observar, identificar pontos nevrálgicos, avaliar e colaborar nas soluções.

Reveja os benefícios e serviços de apoio disponíveis atualmente para os funcionários para ter certeza de que você entende o que são e se estão sendo integralmente acessados.

Examine como realocar, reimplantar ou ajustar os recursos humanos, os bens imóveis, os benefícios dos funcionários e outros ativos para liberação imediata.

Enquanto os líderes refletem sobre sua reação à COVID-19 e a analisam, há várias lições a serem aprendidas desde o primeiro estágio da crise. Veja aqui algumas ações a adotar em seus futuros planejamentos de reação.

1

2

LIÇÕES APRENDIDAS Como lidar com a reação

LIÇÕES APRENDIDAS

Como lidar com a reação

“ A comunicação nesses momentos está diretamente relacionada com a supercomunicação. É uma ação que os líderes devem adotar para realmente manter uma conexão com sua força de trabalho por meio da transparência, compaixão e comunicação clara dos fatos. Quando houver ansiedade e incerteza, as pessoas normalmente preencherão esse espaço com negatividade. Portanto, é melhor tentar preencher o vazio para gerar confiança e credibilidade com a organização.”

Seth Serxner, Diretor de saúde e Vice-presidente sênior de saúde pública da Optum

Page 6: Saindo da crise - optumeap.com...A crise da COVID-19 exigiu a criação de soluções alternativas praticamente da noite para o dia. No entanto, à medida que os líderes orientam

6

LIÇÕES APRENDIDAS

Empregue dados ou programas de contatos interpessoais para identificar funcionários, clientes e membros da comunidade de alto risco e depois entre em contato proativamente com eles.

Leve em consideração a eliminação de custos de planejamento de saúde, reduzindo os copagamentos ou expandindo benefícios para consultas virtuais. Outras opções de liberação abrangem o ajuste do tempo de descanso remunerado (PTO) ou o aumento dos benefícios para atendimento infantil.

Ajude as pessoas a entender como acessar o sistema de saúde — tanto para a COVID-19 como para questões não relacionadas à COVID-19.

Conecte os funcionários às ferramentas e serviços que os ajudarão a gerenciar suas condições. Quais recursos você tem que poderiam ser redirecionados para ajudar os membros de sua força de trabalho a permanecer resilientes? Computadores, tablets, telefones? Refeições?

Reforce o acesso ao EAP e a todos os serviços disponíveis.

Recuperação da força de trabalho Quase todos identificam seu local de trabalho como uma comunidade. Ele permite conexões e proporciona um objetivo. É por isso que os líderes devem oferecer um sólido apoio agora. Depois que passar a crise, as organizações serão lembradas pelo modo com o qual se comportaram.

LIÇÕES APRENDIDAS

Empregue tecnologia da informação (TI) para explorar as ferramentas digitais que apoiem com maior eficiência as diversas necessidades de negócios, por exemplo, status, reuniões, colaboração, formação de equipes, compartilhamento seguro de arquivos, atualizações da crise. Leve em consideração todas as opções. Faça da segurança uma prioridade.

Ofereça orientação sobre o trabalho neste ambiente sujeito a mudanças, inclusive como ajudar os funcionários a estabelecer limites ao trabalhar em casa. Leve em consideração o quanto alguns funcionários podem estar se sentindo isolados e encontre novas formas de criar uma comunidade.

Redefina as descrições de cargos conforme necessário para adaptar esse ambiente remoto ou resolver demandas relacionadas à crise.

Pondere possíveis parcerias com empresas para trocar serviços necessários e leve em consideração se você pode terceirizar seus funcionários para uma área com maior necessidade.

Flexibilidade da força de trabalho Em um período de ajustes massivos — como a mudança para as soluções virtuais ou a concessão de licenças a um segmento da força de trabalho — os líderes podem aliviar o fardo de seus funcionários com uma série de ações inteligentes e estratégicas.

A COVID-19 será um desafio permanente por algum tempo. Mas simultaneamente os líderes devem preparar suas organizações para o que virá. Veja aqui algumas estratégias para gerar capacidade de recuperação no processo de saída da crise de sua organização e na cultura como um todo.

1

2

LIÇÕES APRENDIDAS

Nova estratégia para a recuperação

Page 7: Saindo da crise - optumeap.com...A crise da COVID-19 exigiu a criação de soluções alternativas praticamente da noite para o dia. No entanto, à medida que os líderes orientam

Como permanecer resiliente

Usando as experiências recentes para informar ação futura, os líderes podem criar ou ajustar suas estratégias de reação para melhorar a cultura, os sistemas e os fluxos de trabalho ao enfrentar a crise. Esse tipo de capacidade de recuperação organizacional não só manterá as pessoas seguras, mas também gerará lealdade com os funcionários e com aqueles a quem você atende.

Enquanto continuamos atravessando a atual crise de COVID-19, a importância de medidas preventivas de saúde nunca ficou mais evidente. Há três estágios principais para reforçar a abordagem de sua organização à prevenção.

PrincipalTrabalhe para garantir a saúde

Secundário Detenha, reprima e domine

A prevenção terciária oferece aos funcionários a opção de cumprir com segurança as ordens de ficar em casa enquanto estiverem doentes e apoia as pessoas que precisam de serviços de saúde mental e comportamental durante a crise.

A prevenção secundária reduz a disseminação de germes e doenças associadas por meio de exames precoces, vacinações, precauções de segurança e protocolos sanitários.

Como primeira linha de defesa, a prevenção primária evidencia uma força de trabalho mais resiliente e gera a lealdade dos funcionários preparando e habilitando as pessoas a buscar o bem-estar pessoal.

TerciárioMinimize o impacto, agilize a recuperação

Implementação de três níveis de prevenção

“ As três principais lições disso devem ser prevenção, prevenção, prevenção. Esta crise nos lembrou da importância do lado preventivo de nossas estratégias em torno dos benefícios e serviços de saúde. Na proporção em que isso poderia nos ajudar a mudar nossas prioridades e infraestrutura para ajudar as pessoas, seria um verdadeiro raio de esperança.”

Seth Serxner, Diretor de saúde e Vice-presidente sênior de saúde pública da Optum

11000 Optum Circle, Eden Prairie, MN 55344

Optum® é uma marca comercial registrada da Optum, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todos os outros nomes de marcas e produtos pertencem a seus respectivos proprietários. Como estamos continuamente aperfeiçoando nossos produtos e serviços, a Optum reserva-se o direito de alterar especificações sem aviso prévio. A Optum é uma empresa que oferece oportunidades iguais para todos.

© 2020 Optum, Inc. Todos os direitos reservados. WF3044341 07/20

optum.com