revista petmagazine 73

48

Upload: luanda-editores

Post on 22-Mar-2016

324 views

Category:

Documents


49 download

DESCRIPTION

Revista Petmagazine 73

TRANSCRIPT

Conteúdo

04 06 281207Seções

EDITORIAL

VININHA F. CARVALHO

Os gatos conquistaram a sociedade superando as crendices

LITERATURA NOTASLANÇAMENTOSCURSOS

26

18

CAPA

NEGÓCIOS

Em evidência a beleza, o comportamento e a característica dos felinos

33ª Anclivepa 2012 bate recorde de público 32

EVENTOInterzoo 2012 atende todas as expectativas

40LOJAEspaço e lazer com jeito de bem estar

FEIRAProdutos, palestras e cursos marcam a Expovet Minas 201208

444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444444

EditorOsmar [email protected]

RedaçãoHylario Guerrero (Mtb 13.468)Rosangela Hilário (Mtb 46.219)Edison Rafael (Estagiário)

ColaboradoresVininha F. Carvalho

Arte e DiagramaçãoBruno Ricardo M. dos SantosDiego Igor de [email protected] [email protected]

FotosEquipe Luanda Editores

Diretor ComercialJosé Haroldo G. [email protected]

Publicidade:Luanda Brasil Serviços de PublicidadePaulo [email protected]

AdministraçãoFernanda OliveiraJhonnatan da Silva AndréJuici [email protected]

ImpressãoHR

petmagazineEdição 73 - Ano 2012

DiretoriaOsmar SilvaJosé Haroldo G. Santos

R. Joaquim de Almeida Moraes, 273Jd. Magali - Cep 02844-000 - São Paulo/SPTel.: + 55 (11) 3461-8400 / 3461-8401Fax + 55 (11) [email protected]

A revista Petmagazine aceita matérias técnicas como colaboração para divulgação de projetos, trabalhos, novos produtos, etc. Os artigos deverão vir acompanhados de fotos ilustrativas com as respectivas legendas e curriculum do autor. A revista não se reponsabiliza por opiniões e artigos assinados que podem ou não expressar a mesma opinião do editor. As opiniões emitidas em artigos assinados são de responsabilidade do autor. A Petmagazine não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios veiculados, nem por aquisições em função destes.Todos os direitos reservados, sendo proibida a reprodução total ou parcial, por qualquer meio, sob pena de procedimentos legais. A revista Petmagazine é uma publicação bimestral da Luanda Editores Associados LTDA e tem sua marca registrada no INPI sob o número 820.994.286

Foto da Capa:Débora Cordeiro

Editorial

Enquanto que somos bombardeados por notícias dando conta da crise econômica dos países europeus e que poderá influir na saúde de todo o mundo, e, com os especialistas brasileiros divulgando o pequeno crescimento da economia do Brasil e os ministros da área a cada declaração alterarem os índices

previstos neste ano, o segmento pet experimenta crescimento constante mesmo em territórios problemáticos, ressaltando expectativas otimistas em países como a Alemanha. O discurso proferido pelo senhor Norbert Holthenrich, presidente da Federação Alemã de Comércio e Indústria Pet (Associação ZZF), na abertura da recente edição da Interzoo 2012 realizada em Nurenberg, Alemanha, nos remete a este quadro. Entre os seus argumentos, o número estimado de pets na Rússia, por exemplo, é de cerca de 39 milhões e a Alemanha encontra-se em segundo lugar nas pesquisas realizadas pelo Euromonitor -credenciado instituto. Interes-sante ressaltar que os gatos são os animais de estimação preferidos, com aproximadamente 12,3 milhões. Esta é uma tendência que começa a ser real também no mercado nacional. A popularidade dos bichanos cresce e influencia a criação de produtos e serviços que seguem na mesma direção. Eventos específicos sobre os felinos também têm sido organizados e o número de participantes em cada um deles, tem se ampliando significati-vamente. As características dos gatos são recomendáveis para quem deseja um animal de estimação que lhe cause menos transtornos e alterações em sua rotina diária. O mesmo não se pode afirmar dos nossos queridos cães que exigem mais atenção e cuidados, principalmente no que diz respeito à higiene e saúde. Lógico que para os hábitos dos brasileiros os cães oferecem maior interação e trocas. Os gatos são mais independentes. Pelo menos é o que nos parece. Os especialistas, criadores e donos de bichanos, talvez tenham outras opiniões... O que vale, no entanto, é que para as empresas e profissionais do segmento pet, a alternativa de ampliação de mercado soa benéfica. Nós aqui sempre olhamos com carinho para o segmento de pet felinos e estamos intensificando nossa cobertura e espaços editoriais, colocando páginas e espaços disponíveis para todos aqueles que desejarem manter um canal de comunicação com os interessados em notícias que possam de alguma forma contribuir para o conhecimento de produtos, serviços e técnicas voltados para os bichanos.

Todos nós.

CorreioEmail: [email protected]: www.luanda.com.br/petmagazineEndereço: R. Joaquim de Almeida Morais, 273 - CEP: 02844-040, São Paulo - SP Interaja com a redação

Vi a nova edição (72) pelo site. Muito obrigado pela publicação. Ficou ótima. Já mandei o link para a dra. Elaine Pessuto. É possível encontrar a revista em bancas?

Ricardo Magold

PMP Press

São Paulo-SP

(Por e-mail)

Resp.: Ficamos felizes que a publicação tenha agradado. A Petmagazine não é vendida em bancas. Nós a distribuímos via Correios para as empresas e profissionais relacionados em nosso mailing list.

Tenho tentado contatar com um cliente da PETMAGAZINE, sem sucesso.Desejo falar com a Quality Pet Food - UltraDog, para tentar revender os seus produtos na minha região, nenhum telefone do site está válido.Vocês poderiam ajudar?

Saulo Lino

Brasília- DF

(Por e-mail)

Resp.: Caro Saulo, os telefones da Ultra Dog, são: (19) 9801- 1737 e 8108-2821. Nextel 55* 89*6099. Esperamos que realizem bons negócios.

Sugiro a publicação de errata para a página 42 da edição nº72 da revista Pet Magazine, em relação ao comércio de aves ornamentais.

No último parágrafo, as informações sobre quais aves, e de que forma as mesmas podem ser comercializadas, estão equivocadas em termos legais.

Qualquer ave pode ser comercializada legalmente, sendo que:

- Aves Domésticas (presentes na lista de animais domésticos do IBAMA) podem

petmagazine 05

ELOGIOS E DÚVIDAS

SUGESTÃO DE ERRATA PET MAGAZINE Nº72

SOBRE A NOSSA PUBLICAÇÃO GUIA PETMAGAZINE

ANCLIVEPA 2013

CONTATO DA ULTRADOG ser comercializadas livremente; - Aves Silvestres (animais de ocorrência natural em território brasileiro e suas águas) e Exóticas (de ocorrência natural em outros países) que não contarem da lista acima, podem ser comercializadas desde que nascidas em criadouro comercial registrado junto ao órgão competente (IBAMA), seja marcada individualmente e emitida no ato da compra, com nota fiscal correspondente.

Espero ter ajudado e que os responsáveis se pronunciem em (errata em edição posterior), a fim de instruir corretamente os leitores interessados no assunto.

Coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos.

M.V. Flávio Tadeu de Sousa

Água Viva - Clínica Veterinária

(Por e-mail)

Resp.: Agradecemos por sua elucidativa cola-boração. Solicitamos que, sempre que houver casos semelhantes em nossa publicação, textos que suscitem dúvidas ou estejam incompletos, que os nossos leitores que estejam gabaritados, nos ajudem, trazendo informações comple-metares.

Ao longo de seus 17 anos de existência, a ANCLIVEPA/RN pautou suas atividades no congraçamento, conscientização e capacitação dos clínicos de pequenos animais do Rio Grande do Norte. Em 2010 fomos escolhidos, em decisão de plenária da Anclivepa Brasil, para realizar 34º CBA. Então, no período de 08 a 11 de maio de 2013, nossos trabalhos extrapolam nosso Estado Federativo e atuaremos em todo território nacional.

É com imensa alegria e responsabilidade que receberemos em nossa capital, cidade do Natal: clínicos, especialistas, professores, estudantes, representantes de associações e autarquias, representantes de empresas do setor “pet”, seus familiares e outros convidados.

Serão quatro dias para rever amigos, reciclar conhecimentos, fazer negócios e desfrutar de uma das mais belas cidades do Brasil, respirando o ar mais puro das Américas.

No CBA Natal 2013, teremos horários diferenciados para que vocês conheçam as dunas móveis de Genipabu, os parrachos de Maracajaú, o Forte dos Reis Magos, a cosmopolita Praia da Pipa, entre muitos outros atrativos.

Vet. Alex Freitas

Presidente da ANCLIVEPA/RN e do CBA 2013

(Por E-mail)

Resp.: Parabéns pelo trabalho realizado até aqui e esperamos que os projetos para o próximo evento sejam concretizados e obtenham sucesso.

Por favor, informem o número de sua conta corrente para que possamos realizar o depósito e recebermos a nova edição do Guia Petmagazine.

Valdecir Antoniassi

World Veterinária

São José do Rio Preto-SP

(Por e-mail)

Resp.: Caro senhor Valdecir, nós estamos re-alizando um minucioso levantamento para atualização das informações que possuímos, e que deverão estar publicadas na futura edição do Guia Petmagazine. Como este é um trabalho que envolve pesquisas, perguntas e respostas de todo o mercado, independente de nossos es-

forços, ainda não conseguimos completá-lo. Seria temerário publicá-lo sem estarmos muito próximos da realidade atual. Por esta razão, solicitamos que aguarde um pouco mais para tê-lo em mãos. Agradecemos a sua confiança em se prestar em realizar depósito de valor em nossa conta corrente, porém não o faça, a menos que queira ser assinante das edições normais da revista Petmagazine.

Literatura

06 petmagazine

Se tem problemas, tem solução!

Se você tem uma dúvida muito simples, ou se o seu peludo parece estar passando mal, mas você não tem certeza do que pode estar acontecendo, e gostaria de um guia para explicar melhor a situação para o veterinário, experimente ter em casa Saúde de Cães de A a Z. O autor, Pedro Almeida, não é veterinário, e nem tenta se passar por um, mas tem experiência no convívio de mais de 30 anos com os cães e escreve em uma linguagem bem simples e acessível. Saúde de Cães de A a Z não é pretensioso e não tenta substituir a importância e a necessidade de contatar o seu veterinário assim que se percebe algo errado, mas dá ideia para o dono leigo do possível problema que pode estar acontecendo, muitas vezes funcionando como um alerta para procurar o doutor o quanto antes. Editora Madras / 168 páginas.

Registros, ciência e história

A E n c i c l o p é d i a Larousse dos Cães apresenta mais de 300 raças, a maioria com fotos, e sempre descrevendo um pouco da história da sua criação - aspecto importante quando fazemos uma análise da trajetória e do propósito do seu desenvolvimento e que, consequentemente, nos permite avaliar melhor as características hereditárias do cão.Com páginas ilustradas com fotos, ela aborda aspectos como a história e a origem do cão, trabalhos que eles possam nos prestar, inclusive como um instrumento de interação social e até mesmo como companheiro no esporte. É bastante versátil para quem quer conhecer mais sobre os nossos melhores amigos. Editora Larousse / 288 páginas / Edição 1

Apreciando o diferente

Quem disse que o melhor amigo do homem não pode ser desengonçado, de pelagem variada, porém, de feições engraçadas e formas singulares? Por que somente raças como poodles, labradores ou pastores alemães merecem posar para as maravilhosas publicações sobre o mundo canino? Para celebrar esses

A astúcia de um dono

No livro, Adestramento Inteligente, você vai desvendar vários aspectos que envolvem o convívio, a comunicação e o treinamento de nossos cães, aprenderá sobre a natureza do cão. Que seu cão pode ser adestrado desde fi lhote, saberá quais os equipamentos que melhor contribuem para o adestramento. Que o treinamento inteligente inclui, paciência e técnicas de comunicação atuais. Também aprenderá, sobre os problemas de comportamento, desde roer o pé da mesa, até atacar o carteiro e como resolvê-los. Certos comportamentos estranhos dos cães, verá que são fáceis de explicar, e que outros não passam de mitos. Editora Saraiva / 253 páginas.

Com páginas ilustradas com fotos, ela aborda aspectos como a história

LiteraturaLiteraturaLiteratura

Registros, ciência e história

A E n c i c l o p é d i a Larousse dos Cães apresenta mais de 300 raças, a maioria com fotos, e sempre descrevendo um pouco da história da sua criação - aspecto importante quando fazemos uma análise da trajetória e do propósito do seu desenvolvimento e que, consequentemente, nos permite avaliar melhor as características hereditárias do cão.Com páginas ilustradas com fotos,

Se tem problemas, tem solução!

Se você tem uma dúvida muito Se você tem uma dúvida muito simples, ou se o seu peludo parece estar passando mal, mas você não tem

A astúcia de um dono

No livro, Adestramento Inteligente,

Se tem problemas, tem solução!

Se você tem uma dúvida muito

Literatura

ciência e história

A E n c i c l o p é d i a Larousse dos Cães apresenta mais de 300 raças, a maioria com fotos, e sempre descrevendo um pouco da história da sua criação - aspecto importante quando fazemos uma análise da trajetória e do propósito

melhores amigos. Editora Larousse / 288 páginas / Edição 1

Apreciando o

Quem disse que o melhor amigo do homem não pode ser desengonçado, de pelagem variada, porém, de feições engraçadas e formas singulares? Por que somente raças como poodles, labradores ou

No livro, Adestramento Inteligente, você vai desvendar vários aspectos que envolvem o convívio, a comunicação e o treinamento de nossos cães, aprenderá sobre a natureza do cão. Que seu cão pode ser adestrado desde fi lhote, saberá quais os equipamentos que melhor contribuem para o adestramento. Que o treinamento inteligente inclui, paciência e técnicas de comunicação atuais. Também aprenderá, sobre os problemas de comportamento, desde roer o pé da mesa, até atacar o carteiro e como resolvê-los. Certos comportamentos estranhos dos cães, verá que são fáceis de explicar, e que outros não passam de

cães estranhos, alguns grandes, outros pequenos e até minúsculos, e por que não dizer, relegados a um segundo plano, a obra Um Dia de Cão, de Jim Dratfi eld, vai remeter o leitor a uma visão paralela do modismo, revelando 57 fotos em preto e branco, num sensível e inteligente trabalho fotográfi co do próprio autor. Editora Bertrand Brasil/114 páginas.

ENTENDER PARA PROTEGER

Seminário teve a finalidade de uma nova abordagem para a saúde e proteção dos animais por meio da discussão das leis vigentes, apresentadas de alternativa para contornar os problemas de saúde e superpopulação, da utilização do ma-nejo ecológico a fim de promover o bem estar animal em canis municipais e abri-gos, e, do impacto do confinamento no comportamento animal. O evento foi na Assembléia Legislativa de São Paulo, plenário Kobayashi. Detalhes: [email protected]

ACUPUNTURA VETERINÁRIA

O Instituto Bioethicus oferece aos pro-fissionais graduados em veterinária, oriundos de faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura, o curso de Acupuntura Veterinária, que será realizado em Botucatu/SP, com carga horária de 384 horas/aula; 116 horas/aula de ambulatório, totalizando 500 horas de curso. www.bioethicus.com.br

ATUAÇÃO NA INDÚSTRIA VETERINÁRIA E AGRONEGÓCIO

A Quiron lançou o formato de férias. Curso mais curto, mais rápido, com me-lhor custo x benefício. As aulas são todas as 3ª, 4ª e 5ª do mês de julho, das 19h às 22h40, na cidade de São Paulo. O início foi dia 03/07, e teve como palestrantes os profissionais que ocupam cargos de chefia de empresas veterinárias. Os 10 melhores alunos terão seus currículos enviados ao banco de talentos do Sindi-cato da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN), para concorrer a va-gas efetivas e de estágio. www.quironcomunicacao.com.br/cursos

FORMAÇÃO EM ONCOLOGIA VETERINÁRIA

Este curso visa atender os veterinários, que se interessam por oncologia, tor-nando-os capacitados a exercê-la com experiência prática e embasamento cien-tífico. Serão ministradas aulas teóricas e práticas, abrangendo toda a abordagem do paciente, comportamento e classi-ficação das neoplasias, assim como, diagnóstico, e diferentes modalidades de tratamento. www.bioethicus.com.br

A UNIPET ESTÁ OFERECENDO OS SEGUINTES CURSOS:

Banho e Tosa Avançado – completo, ensina as técnicas com aula específica para cada procedimento. O curso está vinculado a um estágio não obrigatório, mas, recomendado. Início de novas tur-mas: todas as segundas-feiras na Uni-pet. Duração: 11 semanas. Stripping - indicado para cães que participam de exposições ou clientes extremamente exigentes. Por tratar-se de um aprendi-zado diferenciado este é o único curso que a Unipet exige que o aluno traga o animal, no qual o serviço será realizado. Início de novas turmas: todas as quartas--feiras na Unipet. Duração: 4 aulas sendo uma aula por semana (sempre as quartas--feiras). Esteticista Pet – informa e pre-para o aluno para atuar no segmento de

Cursos estética de cães e gatos. Setor que oferece excelentes oportunidades de trabalho, setor que não para de crescer, mas que faltam profissionais. Início de novas tur-mas: todas as segundas-feiras na Unipet. Duração: 3 semanas (consulte curso em duas semanas). www.cursobanhoetosa.com.br

Feira

08 petmagazine

Feira

08 petmagazine

Produtos, palestras e cursos marcam a Expovet Minas 2012

Texto Hylario GuerreroImagens: Divulgação

petmagazine 09

A 3ª Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet & Veterinários, foi direcionada à lojistas, pet shops, veterinários, clínicas, criadores e Ong’s, ligados ao segmento. Com o objetivo de destacar a potência do mercado mineiro, proporcionando a expansão de negócios e volumes de vendas, o evento contou com o congresso mineiro de especialidades veterinárias da ANCLIVEPA, espaço grooming de tosa, e ciclo de palestras para lojistas

Belo Horizonte recebeu a Expovet Minas 2012. Feira dirigida ao setor de veteri-nária e pet shops de Minas Gerais. O evento, que está em sua terceira edição, foi

realizado em um dos pavilhões do Ex-pominas, onde estiveram reunidos 83 expositores de diversas regiões do país, entre fabricantes e representantes da indústria voltada aos animais domés-ticos, que apresentaram novidades em produtos, serviços e equipamentos.

A organizadora da Expovet Minas 2012, Fabiana Braz, esclareceu que o evento teve seu foco dirigido a profissionais e estudantes da área. “Os expositores buscaram na Expovet uma aproximação com potenciais clientes diretos, que são veterinários, estudantes, donos de pet shops e clínicas”, justificou.

A expectativa da organização da Ex-povet Minas 2012 era de crescimento em relação ao ano passado. “Aumen-

tamos a área dos estandes em 1.500m², e, esperávamos um público 20% maior neste ano”, revelou Fabiana. “Afinal, o evento tem sido, a cada edição, mais e mais divulgado e os visitantes sentiram a evolução da primeira para a segunda edição da feira, e agora da segunda para a terceira edição. A tendência é que, a cada ano, mais pessoas compreendam a importância desse tipo de encontro para o crescimento de todos os envolvidos”, argumentou.

Congresso e Ciclo de Palestras foram os grandes destaques

Dentro da programação, os grandes destaques foram para o Congresso Mi-neiro de Especialidades Veterinárias, realizado pela Anclivepa/MG (Associa-ção Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – Regional MG), e para o Ciclo de Palestras dirigido aos lojistas.

No congresso foram apresentados trabalhos de especialistas em diversas áreas veterinárias, discutindo desde temas relativos à clínica prática (como acupuntura, diagnósticos, fisioterapia,

dermatologia, entre outros) até as-suntos ligados ao empreendedorismo no mercado veterinário.

Já o Ciclo de Palestras para donos de pet shops abordou aspectos legais, administrativos, comerciais, logística, acondicionamento de produtos e de marketing da atividade. Além disso, foram apresentadas novidades em pro-dutos e serviços voltados para o mercado brasileiro.

“Deve-se considerar que, o mercado pet, tem faturado R$ 12 bilhões por ano no Brasil. As empresas aproveitam para fecharem o maior número de acordos possíveis, de preferência os mais ren-táveis. Os proprietários dos bichos de estimação se tornam parceiros indire-tos para todo esse crescimento. Assim, não medem consequências para agradar seus companheiros. A feira é uma ótima oportunidade para que lojistas e expo-sitores possam conquistar um espaço no mercado, sabe-se que é importante a atualização de informações e outras no-vidades, como por exemplo, lançamentos tecnológicos. Para isso, os profissionais devem estar atentos ao que há de novo e

10 petmagazine

Feira

atendendo às necessidades dos consu-midores”, disse Fabiana que concluiu: “Entre as curiosidades apresentadas nesta 3ª edição da Expovet, destacamos os jogos cognitivos para cachorro, com a função de estimular física e mentalmen-te o bichinho; os cosméticos e produtos de higiene específicos para cada tipo de pelo; equipamentos específicos para to-mografia animal e sais de banho ener-gizantes e relaxantes à base de extratos amazônicos (açaí, cupuaçu e guaraná)”.

Segundo Bruno Menetryer, proprietá-rio da Alfa Distribuidora, empresa distri-buidora de medicamentos veterinários, a Expovet virou uma referência no merca-do Pet em Minas Gerais. “Participamos da feira desde a primeira edição. Nossa presença tem como objetivo consolidar a marca como uma das maiores distri-buidoras do mercado”, afirmou.

Na avaliação de Menetryer, o mercado Pet apresenta, a médio e longo prazos, boa perspectiva de crescimento. “Os pets vêm ocupando espaço cada vez mais importante na vida das pessoas, e isso resulta em cuidados. Na última década, não houve ano que não registras-se aumento, e, para este ano, a previsão de crescimento é de aproximadamente 8%”, calcula. De acordo com dados da

Abinpet. O Brasil é o segundo mercado Pet do mundo e movimentou, em 2011, R$ 12,2 bilhões, ficando atrás dos Es-tados Unidos e ao lado do Japão. De todo o volume negociado no mercado Pet nacional, aproximadamente 69% do total corresponde ao setor de pet food (ração animal).

O evento sediou, com a participação de cerca de 650 pessoas, o Congresso Ancli-vepa Minas Gerais –, com palestras espe-cíficas para veterinários e estudantes. O ciclo de palestras para lojistas apresen-tou 18 temas, e registrou a presença de cerca de mil pessoas. Sucesso também no espaço Grooming, com palestras e orientações específicas para tosadores.

Números do mercado de animais de estimação no Brasil

“As indústrias brasileiras de produ-tos para pets exportaram como nunca no ano passado, totalizando US$ 162,7 milhões, contra US$ 119,3 milhões re-gistrados em 2009. Por outro lado, as impor tações também aumentaram. Passaram de US$ 3,99 milhões para US$ 6,79 milhões no mesmo período. O mercado pet brasileiro movimentou R$ 12,2 bilhões em 2011. A maior fatia des-se bolo se refere à alimentação animal,

que responde por 69% do faturamento total. Outros 16 % devem-se à prestação de serviços e o restante é dividido entre medicamentos veterinários, acessórios e equipamentos. Apesar de responder pela maior parte do mercado pet, o setor de alimentação tem um enorme potencial de crescimento, já que a produção de ra-ções atende a apenas 41% da demanda nacional, que tem um apetite equivalen-te a 4,7 milhões de toneladas”, creditou Fabiana Braz.

O Brasil conta, atualmente, com uma população superior aos 101 milhões de animais de estimação, segundo a Abinpet, o que coloca o país na quarta colocação mundial. A preferência na-cional são os cães, que correspondem a 35,7 milhões desse total. Os aquários brasileiros abrigam 25 milhões de peixes e os amantes dos gatos cuidam de 19,8 milhões de indivíduos. 18,5 milhões de aves povoam viveiros e gaiolas, enquanto as outras espécies domésticas somam 2,1 milhões de bichos. •

A programação completa do Congresso Mineiro de Especialidades Veterinárias e do Ciclo de Palestras pode ser acessada no site www.expovet.com.br

Lançamentos

12 petmagazine

Novidadespara os pets

01 BIOBASE LANÇA NOVA ALIMENTAÇÃO ANIMAL

O novo Biscoito Auk da Vovó é confeccionado à base de ingredientes na-turais e com receita ca-seira. Alimento divertido para ser oferecido diaria-mente aos cães. Já o Nu-ggets Miauk 80g oferece saborosa opção de petisco para felinos. A empresa mostra também o Auk Vip; Premium Nuggets e o Miauk Vip Premium Nuggets.

www.biobase.com.br

02 SUPLEMENTO FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

NutriSana Glutamina combina 29 nutrientes essenciais para a saúde de cães, gatos, aves, furões, répteis e roedores. Produto é in-dicado para animais que estão em fase de gestação, amamentação, exposições e treinamentos.

www.mundoanimal.com.br

03 REVOLUCIONÁRIA EMBALAGEM INCOBOX

Produtos contarão com a facilidade do sistema easy open e aplicação de zíper, são as embalagens Incobox. Super modernas e práticas, garantem ainda mais segu-rança, qualidade e melhor conservação dos alimentos, com barreira física, soldabi-lidade, resistência e aparên-cia estão entre os principais itens levados em conta para aprimorar os recipientes e as empresas mantiveram o objetivo de não perder essas características.

www.premierpet.com.br

04 CARRINHO DE BEBÊ

Muito parecido com os carrinhos de bebê, agora foram criados em nova versão para animais de pequeno porte. Indicado para ser usado em parques, shoppings, praças, etc. Serve também para transportar animais doentes, com problemas ortopédicos, ou mais velhinhos e fracos, além da higiene que proporciona, sendo que o pet não tem contato com o chão. A Petshop.com.br, loja online de artigos para pets, disponibiliza alguns modelos para venda. Marca Ibiyaya, o modelo Urban Voguearrinho, suporta até 20kg. Feito em estrutura em aço leve e cabine confortável, possui telas para melhor ventilação e visibilidade.

www.petshop.com.br

05 CAMPOS CIRÚRGICOS ABSORVENTES

Indicados para o isolamento da área cirúrgica, formando barreiras de proteção contra sangue e secreções, além de evitar a contaminação cruzada. Possuem camada impermeável que evita o contato da pele com a área cirúrgica e uma camada absorvente que retém líquidos e secreções. Possui a versão Premium, que, traz uma área central ultrabsorvente, aumentando a capacidade de absorção.

www.petsociety.com.br

08 CHEIRO DE LIMPEZA O TEMPO TODO

A Petmais lançou o Pet Splash, eliminadores de odor, que age contra os maus cheiros pela casa. Desenvolvido para limpar áreas com pets, pois não contém a química dos desinfetantes domésticos na sua composição, que agridem profundamente as vias respiratórias dos animais, descascam ou até machucam as patas dos pets, sem que seus donos associem o fato com a utilização de produtos de limpeza inadequados.

www.petmais.com.br

06 SHAMPOO SKIN BALANCE

Contém ativos naturais que auxi-liam no controle e na manutenção da oleosidade normal da pele, além de ajudarem na remoção de células mortas. Entre os princípios ativos estão o Extrato Natural da Spiraea Ulmaria que equilibra a secreção do sebo para a pele; os Oligossa-carídeos da flor da figueira da Ín-dia, que estimulam a descamação natural da pele, proporcionando uma leve esfoliação.

www.petsociety.com.br

07 SPRAY TEXTURIZADOR & FINALIZADOR

Com alta fixação, sua fórmula contém D-Pantenol, que hidrata e evita o ressecamento e a quebra dos fios. Para obter perfeita finali-zação da tosa, além de fixar e mo-delar a pelagem de forma natural e duradoura, com secagem rápida, é indicado para cães de todas as ra-ças. Pode ser usado na estilização dos pelos do animal, como na rea-lização de penteados e topetes em raças como Poodle, Bichon Frisé e West Highland White Terrier.

www.petsociety.com.br

petmagazine 13

Lançamentos

14 petmagazine

Novidadespara os pets

12 BANHO A SECO PARA DIAS DE FRIO

A alternativa é o banho a seco da Pet Society, que se trata apenas de um paliativo, pois nada substitui o banho com água e sabão. O primeiro passo é a retirada das secreções da área dos olhos que deve ser feita com o Eye Clean Up que evita a formação de crostas e elimina o mau-cheiro - limpeza que prevene infecções. Para remover o excesso de cerúmen e a sujeira das orelhas dos pets, a opção é o Oto Clean Up, pode ser utilizado em animais com otopatias antes da aplicação do medicamento indicado, de forma preventiva, para a higienização semanal da orelha de cães e gatos. Para as patas e regiões íntimas, as toalhas umede-cidas Multi Groom que removem toda a sujeira e secreções acumuladas, além de neutralizarem os odores.

www.petsociety.com.br

09 DEGUSTAÇÃO DA PRIMEIRA CERVEJA CANINA

Os amantes de cães que moram no litoral paulista têm um compromisso animal. Acontece na orla da praia, nos canais 4 e 6, a 8º Cãominhada de Santos. Uma atração é a tenda para lá de inusitada: o Dog Beer Café. O espaço é reservado para cães e seus donos se refrescarem do calor, além de poderem degustar com exclusividade a cerveja Pet Beer.

11 TREINEPET, O TAPETE HIGIÊNICO

Uma das dificuldades que os donos de bichinhos de estimação tem, é habituá-los a fazer as necessidades sempre no mesmo local. Para isso, a Petmais desenvolveu um produto específico para que os animais reconheçam sempre o mesmo lugar. O Treinepet. Também fabricado com tecnologia e materiais absorventes, utilizando também processos ecológicos e ce-lulose não branqueada, fazendo parte do objetivo Petmais de produto sustentável.

10 FLUIDO DESEMBAÇADOR MEGA

Para limpeza da pelagem, não tem segredo! O contém matérias-primas que proporcionam melhor deslizamento das rasqueadeiras, pentes e escovas. Segundo Cleiser, a escovação é um procedimento importante para remover os pelos mortos e, ao mesmo tempo, massagear a pele favorecendo o crescimento de novos fios e estimulando a circulação. Porém, este processo muitas vezes não é tão simples, pois frequentemente os pelos se embaraçam e formam nós que dificultam a escovação. Por este motivo, o uso do Fluido Desembaçador Mega é indicado por reduzir cerca de 40% no tempo de desembaraço dos pelos, proporcionando mais bem-estar para você e para o seu pet. Para finalizar, é aplicado o Body Splash, uma água perfumada que possui oito fragrâncias baseadas nas personalidades dos cães que podem ser diferentes, independentemente de raça ou sexo. Sua formulação possui alta concentração de fragrância, aumentando a durabilidade.

16 petmagazine

Equipando empresas para produção com qualidade

Planta da Puro Trato

Presença em evento latino

Inauguração de fábrica

Foi inaugurada, a nova unidade de pro-dução de rações extrusadas da empresa Puro Trato, em Santo Augusto-RS, uma das principais fornecedoras de alimentos para grandes animais, com vasta gama de produtos, quer seja no setor de ra-ções balanceadas, quer seja no de suple-mentos minerais e proteicos. Possui em suas instalações os equipamentos mais modernos para fabricação de rações de alto padrão (por exemplo, laminador de grãos e aveia).Com preocupação com a qualidade de seus produtos, a empresa atende vários estados com sua linha de produção, e irá produzir itens com maior valor agregado, e, com possibilidade de atender todo o território nacional, além de ter sua nova planta já construída dentro dos padrões de qualidade e sanidade que lhe permi-tem visar o mercado externo, atendendo as mais rigorosas exigências.Toda a tecnologia empregada foi a mais moderna existente no mercado, em equi-pamentos, e em automação de máquinas e processos, possibilitando um perfeito controle de qualidade. Além de moderno

Marketing

A Ferraz Máquinas esteve presente no México Pet Expo. A exposição serviu para que se realizasse inúmeros contatos com novos potenciais clientes e o encontro com antigos clientes que já contam com os produtos ‘Ferraz’ na América Central. Segundo José Ferraz, o evento trata-se do primeiro no gênero no México, que possui grande potencial de consumo de ração para animais de estimação e peixe. A empresa procurou dar ênfase em novos modelos de extrusoras de roscas duplas, e o incorporador de líquidos às rações com possibilidade de utilização de at-mosfera de vácuo. Obteve resultados bastante satisfatórios em seus contatos e significativa receptividade por parte dos compradores.

O Grupo Matsuda, líder no setor de se-mentes para pastagens, tem forte atuação na produção de produtos veterinários, como rações para animais de estimação. Com planta em São Sebastião do Paraíso, MG, teve nova unidade entregue com ca-pacidade inicial de 10 mil kg/h de rações extrusadas, e de 30 mil kg/h de rações fareladas. E, já está prevista a ampliação da capacidade instalada de rações extru-sadas, em vista do grande potencial que a região apresenta, no setor de aquicultura. A fábrica está enviando seus produtos para todas as regiões do País.A inauguração da fábrica, uma das mais

A Ferraz Máquinas fabricante de máquinas e equipamentos destinados à produção de rações, farelos e demais itens necessários à alimentação e nutrição de animais, tem desenvolvido intensas atividades para expandir a sua participação tanto no mercado nacional quanto no internacional, como podemos constatar em suas notícias recentes

laboratório responsável pela segurança de todas as matérias-primas envolvidas no processo.Os equipamentos instalados permitem a empresa produzir alimentos para cães, gatos e peixes a acabamentos exigidos pelo mercado, fazendo com que a em-presa possa atender a qualquer consu-midor, por mais exigente que seja.

modernas da América Latina, contou com a presença de grande número de distribuidores e representantes, além de autoridades, o Governador do Estado do Mato Grosso, Silval Barbosa com Jorge Matsuda, presidente do grupo (na foto).

18 petmagazine

Negócios

33ª Anclivepa 2012 bate recorde de público de veterinários e acadêmicos

O públ ico compa receu nos três dias de even-to, lota ndo ta nto os auditórios (onde foram proferidas as palestras e cursos), quanto o espa-

ço reservado para a exposição de pro-dutos. Foram dezenas de expositores, entre os segmentos: laboratórios, pet food, acessórios e vestuários, que em seus estandes, trouxeram novidades, lançamentos e tendências para o setor. Somando, este vai e vem de pessoas, o evento teve a marca de mais de 10 mil transeuntes, e o segmento mais uma vez consolidou sucesso e crescimento.

A A nclivepa - Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos A nimais, aportou no Expo Unimed, em Curitiba, sendo considerado um dos maiores eventos já realizados pela Associação. Criada em 1957, na cidade do Rio de Janeiro com propósito de orientar a profissão, a 33ª Anclivepa congregou grande parte do setor, trazendo em seus eventos, renomados profissionais que dissertaram sobre marketing, saúde, nu-

Texto e Imagens: Hylario Guerrero

petmagazine 19

trição, novas técnicas dentro dos mais variados temas.

Segundo o presidente da Anclivepa--Paraná, e do CBA 2012, Alexandre Sch-maedecke, foi unânime a opinião de to-dos os expositores, quanto a presença no evento que gerou bons negócios, devido ao público específico, e também a quali-dade dos veterinários e acadêmicos que desfilaram pelo saguão de exposição. “A feira surpreendeu a todos pelo número de inscritos (3.500), oriundos de todas as regiões do Brasil, principalmente a grande representatividade do Norte e do Nordeste”.

“Atestaram também que o mercado ‘Pet’ de maneira geral (em todos os se-tores que abrange) está aquecido e pro-fissionalizado, embora ainda exista os ‘pet shops’, com apenas balconistas desinforma-dos, sem o médico res-ponsável. E comentaram que ainda há pessoas que tratam seus animais com restos de comida, polentas e outros, e, desconhecem os nutrientes, os valores de uma alimentação in-du st r ia l i zada , própr ia para o animal. Alimentos

bem equilibrados, balanceados, que aju-dam o desenvolvimento do pet, em seu crescimento, e mesmo depois de adulto. Portanto há muito para se diversificar e crescer. Isto se percebe através do núme-ro de fábricas de rações, até bem pouco tempo tínhamos cerca de vinte marcas/ fábricas, que hoje ultrapassam o número de cento e oitenta – isto, só no setor de pet food”, constatou Schmaedecke, que em sua explanação conclui que o mer-cado de pet food corresponde a 70% do segmento, e, que vem crescendo a cada ano, o que ser ve de grande estímulo para todos, a exemplo do crescimento das taxas de alimentos premium e su-perpremium.

“O consumidor procura hoje produ-tos que agregue mais qualidade, saúde,

e economia, sem esquecer que a base nutricional do animal, de sua saúde é o alimento, que para o bom funcionamento de todos os órgãos, uma boa alimen-tação é essencial e previne uma série de doenças, ain-da mais com os nutrientes que são utilizados”, finali-zou Schmaedecke, (foto ao lado).

O 33º Congresso Brasileiro Anclivepa contou com 3.500 inscritos, entre veterinários e acadêmicos de todo Brasil, que se atualizaram e aprenderam mais a cada palestra e cursos proferidos. Sem contar a presença dos profissionais que lidam com pet shops, como proprietários, balconistas, compradores, os que trabalham com banho e tosa, expositores, e outros

01 | Agener União – Lucila DoneuxDos quatros lançamentos que trouxe-

mos estamos adentrando no quadro de suplementos, através do Procart - suple-mento alimentar que contém proteína, extrato vegetal e mineral; Vitta 3.6, à base de ômega 3 e ômega 6, que auxilia na queda de pelos, na mudança de pela-gem, e na deficiência dos ácidos graxos essenciais. O Hysteril, para eliminação de germes e desinfecção de ambientes. O Tecsi Clean, para assepsia dos animais, utilizado antes das cirurgias, ou ainda para a limpeza de feridas e tumores em animais, ou mesmo para a lavagem de mãos do veterinário.

02 | Real H - Patrícia Martins de RezendeApresentou diversos produtos. Des-

taque para o Pró-Derma, homeopático, indicado para tratar as dermatoses, der-matites, e dermatomicoses, com ou sem prurido, e atopias de cães e gatos. O Cist Control, homeopático para tratamento de cistites e uretrites, controle de incon-tinência urinária, além de cálculos re-nais e vesicais dos animais domésticos.

Fusfelis, para a prevenção e tratamento da síndrome urinário felino e urolitiase felina. E ainda o ‘Mais Vigor H’ para es-timular a espermiogênese e a libido de cães e gatos. Por último o Epi Control que serve para o controle e tratamento das epilepsias.

03 | Royal Canin A empresa focou no tratamento das li-

nhas Veterinary Diet Canine; Veterinary Diet Feline; e Vet Early Care. Destaque para a novidade, Recovery de 100 gr, uma alternativa mais barata (devido a embalagem ser menor) utilizado para o trabalho de recuperação do pacien-te critico. Agora o custo x benefício é maior, devido a nova apresentação mais econômica.

04 | BioBrasil - Isis Renata PatoreImportadora e distribuidora de produ-

tos veterinários. Atua somente no seg-mento veterinário com equipamentos específicos para dermatologia, bioquí-mica, e radiologia. Como lançamentos, trouxeram os kits diagnósticos, equipa-mentos de radiologia digital e os colí-

rios oftalmológicos que são novidades no mercado. Além de luzes que agem no tratamento dermatológico.

05 | Ibasa – Rogério Antunes Apresentou nova linha de produtos que

hidrata a pele, como as máscaras de der-matologia Repair by Ibapet, constituí-das de macadame e abacate; hidratante e queratina (possuem multi proteínas). Outros lançamentos: Ibapet banho seco 2 em 1 – higienizador e neutralizador de odores. Shampoo hipoalergênico (para peles sensíveis).

06 | Sintec- Amália LeandroCom o objetivo de fortalecer a marca,

a empresa participou do evento insti-tucionalmente. E mostrou alguns pro-dutos de linha como o Vermi-gel, que é um vermífugo para gatos e cães ,e o seu diferencial, é o fato de ser em gel, ainda novidade na região.

07 | Trade Vet – Roberto PasqualeCom a especialidade em Oncologia uri-

01 02 03

04 05 06 07

Negócios

20 petmagazine

22 petmagazine

naria, Roberto Pasquale, sentiu a neces-sidade de trazer materiais importados para suprir a própria carência. Passou a importar produtos para veterinários que têm dificuldade em adquirir produtos similares. Destaque para o aquecedor de soro, não existente no Brasil, (onde se aquece o equipo). Apresentou exten-sa linha de quimioterápicos e material para biopsia.

08 | Droga Vet - Sandra SchusterTrabalham com a manipulação de pro-

dutos veterinários, (formas farmacêu-ticas diferenciadas). Trouxeram o Pill Pockets, e os biscoitos com sabores fran-go, bacon e carne, e, xaropes doces com sabor de baunilha, chocolate e morango. A empresa é uma farmácia de manipu-lação, que atende à prescrição do vete-rinário, daí elaboram o medicamento. Todo produto é personalizado. Tanto na homeopatia quanto na halopatia.

09 | Farmina - Andressa Mapet A empresa veio ao evento para expor

o novo lançamento: Natural Delicious (ND),entre outros produtos. Trabalham com extensa linha de produtos sobre prescrição veterinária. Apresentaram a linha de alimentos diferenciados sem

cereais, retiraram o milho, a soja, o ar-roz. Trata-se de um conceito europeu que a empresa adotou onde há a redução de carboidratos de 40% para 15%.

10 | VIRBAC – Alcione Salgado Trouxeram o Allerderm Spot-on, pro-

duto inovador com complexo de ômegas, e ceramidas, que faz parte da consti-tuição da pele do animal, de qualquer idade, tanto filhote, quanto adulto, e também age na pele lesionada. Terapia tópica reparadora, capaz de reconstruir a barreira epidérmica danificada com apenas algumas gotas. Com este produto é possível colocar ômega diretamente na pele do animal.

11 | Hertape Calier – Cibele Rodrigues Lançaram as vacinas Leish-Tec, para

imunização ou esquema vacinal, contra leishmaniose visceral canina. A Infervac – também para cães, é o único imunomo-dulador do mercado nacional indicado para processos que causem depressão das defesas do organismo. A Fiproline para gatos e cães, que atinge no controle de ectoparasitas. Duo-Pet – vermífugo em suspensão para filhotes a partir de 25 dias. Zipyran Plus, vermífugo de amplo espectro de ação eficiente contra nema-

tódeos (vermes redondos) e cestódeos (vermes chatos).

12 | Brazilian Pet Food – Leonel Mazzini Apresentaram as linhas premium Br-

4dogs: Br4dogs; Br4dogs snacks e Br4do-gs soups, e, Br4cats: Br 4cats; Br 4cats snacks ; Br 4cats soups. Estão investindo bastante nessa linha, que é inovadora e que tem palatabilizante muito forte, através do banho de óleo, e de gordura. O animal se identifica com a ração pelo paladar que oferece.

13 | Oxy Gel - Alex Caetano Mostrou seus lançamentos: reanima-

dores de silicones para animais infantis, e para adultos. E o Revolution que é um aparelho, denominado ‘650’ e serve para anestesia com apenas um botão direto de O2. E os produtos: mandril iluminado para entubação, e laringoscópio.

14 | Proplan (Purina)– Rafael RamosApresentou foi a linha Optilife Triple

Action, que otimiza a digestão – contém prebiótico bioativo proveniente da aleu-rona, encontrada naturalmente na fibra de trigo integral. Auxilia nas defesas na-turais, através de proteínas, vitaminas,

08 09 10

11 12 13 14

Negócios

petmagazine 23

minerais e beta-glucanos. E promove uma pelagem mais brilhante, pois con-tém ácidos graxos ômega que promovem uma pele f lexível e pelos densos.

15 | MERIAL - Eduardo FaroTrouxeram o Certifect, produto para

pulga e carrapato, que começa agir a par-tir de duas horas depois da aplicação. Eficaz por 30 dias impedindo a proli-feração de carrapatos. Age por 3 meses contra as pulgas. O produto é instalado no animal onde fica agindo diretamente, impedindo inclusive a transmissão de doenças transmitidas pelo carrapato. Mas não atua no ambiente, somente no animal. No caso do ambiente é necessá-rio outro tipo de produto para desinfetar os locais onde o animal vive.

16 | Bayer - Roberta Paiva A empresa apresentou para os vete-

rinários, o conceito de ‘combinação inteligente’ que auxilia o consumidor. São produtos com soluções completas, servem tanto para o pet quanto para o meio ambiente. Com muito mais comple-xidade de proteção para o animal e para o ambiente. E como produto, o ‘Free & Clear’, uso tópico em cães e gatos, com formulação sem perfume ou corantes,

contém colágeno, aloe vera e pantenol, para hidratação de pelos e peles.

17 | Med Sinal – Marcelo Luiz Ferreira Trouxeram a mesa elevatória para aten-

dimento clinico, além dos equipamen-tos de anestesia, monitores cardíacos, e algumas modificações nos produtos de linha. Muitos equipamentos são projetados mediante a necessidade do veterinário, este é o objetivo da empre-sa. São fabricantes e importadores de alguns itens.

18 | ATACAMA A Secadora Atacama 3000 - Duo Force

(duas turbinas), foi o destaque trazido pela empresa. A diferença desta máquina com as outras, é que possui duplo turbo-namento em seu sistema. O ar não sai por um lado apenas, e sim pelos dois lados, sendo melhor reaproveitado, secando com mais eficiência e rapidez. Trata-se de uma secadora econômica com 3 mil Watts de potência, mas, desta potência ela gasta somente a metade, quando o tempo da resistência sobe, a tempera-tura da máquina baixa, desligando-se automaticamente, mas mantendo a tem-peratura adequada. Ideal para o banho e tosa, garantindo maior produtividade, diminuindo o estresse tanto do animal

quanto do operador, que não precisa fi-car puxando o animal de um lado para o outro para secagem.

19 | MSD Animal - Alexandre MatsuiA empresa mostrou seus produtos de

linha já lançados anteriormente, mas, porém participaram do evento num trabalho institucional, buscando for-talecer a marca. Em conjunto com a dis-tribuidora e parceira da região, a Real Pet de Curitiba, a MSD Animal trouxe sua linha completa de vacinas Nobivac, junto com o seu produto mais vendido: a coleira Escalibur, contra a prevenção de leishmaniose.

20 | PET QUALITY – Emerson TrindadeSeus lançamentos foram: Óleo de Ar-

gan, da Dog Clean, que funciona como uma cauterização. E a nova linha de shampoos da Royal Shower, no qual, um litro é possível se diluir em até 10 litros do produto. E as máquinas de tosa, marca Tandy, já conhecidas e bem apre-ciadas no mercado. A Pet Quality é uma importadora e distribuidora.

21 | PREMIER PETLançaram o sistema de ‘zip’ que a

partir de então será adotado em todas

15 16 17

18 19 20 21

24 petmagazine

as suas embalagens, dos mais variados tamanhos. Com ela, o consumidor po-derá abrir e fechar o produto, com me-lhor acondicionando, mantendo toda a qualidade do alimento. É uma forma de conservar mais o produto e facilitar a vida do consumidor.

22 | DUPRAT – Milena MonteiroApresentaram a linha ‘Duprat uso diá-

rio’, consiste em educadores de animais, higienizador das patas, aromatizantes de ambientes, eliminador de odores e desodorisador bucal. E o lançamento Dupra Derme, suplemento mineral vi-tamínico que contém os ácidos graxos essenciais, ômega 9, ômega 3 e ômega 6, além de zinco e vitaminas. Compo-nentes considerados importantes para a manutenção de uma pele saudável e pelos brilhantes para cães e gatos. E o Maltode X Pet, suplemento composto por vitaminas do complexo B e vitamina A e aminoácidos, auxiliando na melhoria do estado nutricional do animal, esti-mulando o aumento do apetite.

23 | OUROFINO - Christiane MilanApresentaram o Limp & Hidtrat, solu-

ção para limpeza de ouvidos, que promo-ve a remoção do excesso de cera e outras sujidades, proporciona renovação celular e desodorização com propriedades de extratos vegetais e óleos essenciais, ou

seja, hidrata e desodoriza naturalmente.

24 | BET Animal - Vanessa AndradeTrouxeram o painel androgênico para

avaliação de doenças atípicas. Labora-tório especializado em endocrinologia, serve tanto para endocrinopatias: hipo-tireoidismo canino e felino, como para hiperadrenocorticismo canino, canino atípico e felino. Atualmente os veteriná-rios buscam mais qualidade, e é o que oferecem. trabalham com pesquisas e compromisso com o cliente profissional.

25 | ORGANNACT – Adriana MeyorOs lançamentos foram: as linhas Ôme-

ga 3, indicado para cães em qualquer idade ou fase da vida, sua composição básica é de óleo de peixe refinado. E o Condrix, suplemento alimentar que combina minerais quelatados, aminoáci-dos, glicosamina, sulfato de condroitina A, e extrato de cavalinha, para cães de qualquer idade. Além dos palitos Calmyn e Fito Calmyn, indicados para situações estressantes como banho e tosa, viagens, isolamento, introdução de novos ani-mais na casa, épocas comemorativas (fo-gos de artifício), totalmente palatáveis.

26 | BIOEASY – Marcelo GenelhuAtuam exclusivamente na linha de

diagnóstico, trazendo equipamentos

específ icos para veterinários. Apre-sentaram uma linha de testes rápidos para serem utilizados dentro dos labo-ratórios, clínicas e consultórios veteri-nários para bioquímica, coagulometria, traumatologia e dermatologia. Trouxe-ram também o Monitor Cardíaco. São importadores de produtos da Coréia do Sul, e representantes no Brasil, através da Biomonte, considerada a maior em-presa de biotecnologia animal do mundo.

27 | ALISUL - Vanderli Alves Trouxeram a linha Frost, produtos hi-

poalergênicos para o cachorro que tenha ou não problemas com a pele, com ou sem pelo longo. O produto é a base de peixe, e, outro diferencial são os antioxidantes naturais à base de alecrim. Atende simul-taneamente ao animal com problema de pelo e de pele.

28 | BIOVET – Taciano Dalla RosaApresentaram o Nutramuno, suple-

mento mineral aminoácido para cães e gatos, em condições de estresse. E o Amino Turbo, que também é um suple-mento vitamínico mineral para cães e gatos, utilizado para a fase de cresci-mento, lactação, treinamento físico e outros. Ambos são minerais e aminoá-cidos e vitamínicos que vão ajudar cães e gatos idosos, com alguma deficiência nutricional. •

22

23 24

25 26 27

28

Negócios

Em evidência a beleza, o comportamento e a característica dos felinos

Texto: Hylario GuerreroImagens: Débora Cordeiro

Em concursos de alta qu a l idade, o C lube Br a si lei ro do G ato (CBG) está entre as m a i s c onc e it u a d a s entidades felinas do Brasil. Em suas exposi-ções, recebe criadores

brasileiros e de toda a América Latina. Filiado à Fédération Internationale Féline (FIFe), o CBG proporciona para os felinicultores (criadores de gatos) do

Brasil qualidade em suas exposições, mantendo os padrões raciais europeus, além de contar com associados que são referência em criação de felino por todo o país.

“Tanto o evento realizado no último mês de abril, quanto o de julho, ambos, na Sociedade Hispano Brasileira, no bairro do Ipiranga, São Paulo, recebeu mais 300 expositores, e público de mais de 4 mil pessoas, cada, que passaram pelo evento, ansiosos por ver a exposição e o concurso dos felinos, que maquiados foram postos à prova para avaliação e julgamento.”

“A exposição é um concurso de bele-za que se baseia nos padrões descritos

O brasileiro tem buscado cada vez mais os felinos para companhia, isso explica a explosão no mercado de alimentos e acessórios para gatos. Seja pela personalidade sempre afetuosa ou praticidade na criação. Adquirir um gato de raça garante ao comprador as informações para o manejo, nutrição e cuidado com o felino. Concursos, cada vez mais frequentes traduzem o comportamento, as características de raças que já estão mapeadas e identificadas

26 petmagazine

Capa

petmagazine 45

para cada raça, onde se selecionam os melhores gatos através de minuscioso julgamento. Para melhor entendimento do processo é preciso antes conhecer alg uns detalhamentos que ocorrem durante a exposição e o julgamento. Desta forma, os gatos são avaliados dentro de suas variedades ou grupos, disputando os certificados dos títulos. Inicialmente com os gatos de sua mesma classe ou categoria. Estes certificados transformam os gatos em campeões, grandes campeões, grandes campeões internacionais e supremos campeões, ou seus equivalentes para os gatos neutros (castrados)”, explica o coordenador do evento, Gerson Alves.

BIV – Best in Variety (melhor da variedades)Segundo Gerson, havendo na exposição pelo menos três exemplos de uma varie-dade ou grupo, independente da classe , e dentro de uma mesma categoria, estes gatos disputarão uma premiação espe-cial chamada BIV- Best in Variety, onde o melhor deles recebe o certificado. “Após os juízes finalizarem seus julgamentos preliminares, cada um deles nomeará um gato de cada classe, de categoria para as finais. “O gato nominado poderá ser de qualquer raça dentro de sua categoria. Lembrando que os gatos nominados serão preparados para as finais e apre-sentados no palco quando solicitados quando os animais chegam às finais, ain-da assim passam por algumas etapas”:

BIS – Best in ShowApós a nominações, iniciam-se as finais com a escolha dos gatos “BIS” da exposi-ção. Estes representam os melhore ani-mais de cada classe e de cada categoria. São nominados por cada juiz . São ali-nhados e apresentados ao público e aos juízes. Estes, por sua vez, avaliam cada um dos nominados e votam no melhor deles. O mais votado será eleito o “BIS- best in show” de sua classe/categoria da exposição e permanecerá no palco para a próxima etapa, onde o melhor gato de cada categoria, chamado de “BOB- best of the best”, será escolhido.

BOB – Best of the best O BOB é escolhido a partir dos vence-dores da etapa anterior. Ele será o esco-lhido pelos juízes para representar sua categoria na etapa final.

A grande final - BOA – Best Over All – O melhor gato da exposição!Todos os melhores representantes de suas respectivas categorias, juntos com o melhor doméstico, são apresentados ao público e perfilados diante de um único juiz: “All Breed” (especializado em todas raças), que irá apresentar ao grande pú-blico o melhor gato da exposição, esco-lhidos através das pontuações obtidas ao longo do ano nas exposições em que ele foi participante. O acúmulo de vitórias “BIV” e “BIS” também possibilita ao gato ganhar outros importantes títulos.

As raças dos felinos estão divididas em cinco categorias, onde as três letras iniciais representam o código de cada uma destas raçasConvém lembrar que todas as categorias, exceto a ‘Domésticos’ são divididas em seis classes: filhotes de 3 a 6 meses (kit-tnes); filhotes de 6 a 10 meses (Juniors); Fêmeas neutras (castradas); machos neutros (castrados); fêmeas adultas; machos adultos. Cada uma das raças está dividida em variedades (cores) ou

grupos, conforme a descrição de cada raça.

Categoria 1: Exótico e Persa (2 raças)Exo – Exótic ShortfHair / Per – Persa.

Categoria 2: Pelo Semi Longo (10 ra-ças).

ACL- American Curl Longhair; ACS- American Curl Shorthair; COM- Maine Coon; NEM- Neva Masquerade; NFO- Norwegian Forest; R AG- Ragdoll; SBI- Sacred Birman; SIB- Siberian; TUA- Turkish Angora; TUV- Turkish Van. Categoria 3: Pelo Curto & Somali (24 raças).

ABY- Abyssinian; BEN- Bengal; BML- Burmilla; BRI- British; BUR- Burmese; CHA- Chartreux; CR X- Cornish Rex; CYM- Cymric; DRX- Devon Rex; DSP- Don Sphynx; EUR- European; GR X- German Rex; JBT- Japanese Bobtail; KBLY- Kurilean Bobtail Longhair; KBS- Kurilean Bobtail Shorthair; KOR- Ko-rat; MAN- Manx; MAU – Egyptian Mau; OCI- Ocicat; RUS- Russian Blue; SNO- Snowshoe; SOK- Sokoke; SOM- Somali; SPH- Sphynx.Categoria 4: Raças Orientais (7 raças)

BAL- Balinese; OLH- Oriental Lon-ghair; OSH- Oriental Shorthair; PEB- Pe-terbald; SAI- Siamese; SYL- Seychellois longhair; SYS- Seychellois Shorthair.Categoria 5: Domésticos (Sem Raça Definida).

HCL – House Cat Longhair; HCS - Hou-se Cat Shorthair. •

28 petmagazine

Dr. Pet volta à TV para educar novos bichos

Jerusalém cria banco de DNA de cães

Projeto de lei de genéricos veterinários

Cão corre 1,7 mil kms ao lado de ciclistas

Rock Pet tem shows em prol dos animais

Chow-chow nasce com coloração diferente

Pequeno, branquinho e fofinho, Scooby é um lobo em pele de lhasa apso. Já o basset Churros se divide en-tre espantar visitas e fugir pelo bairro. Casos perdidos? Alexandre Rossi, zootecnista apelidado de Dr. Pet, ga-rante que não, e vem provar em novo programa televisivo que tais atitudes animais podem ser mudadas através do comportamento das pessoas.

A Câmara Municipal de Jerusalém aprovou uma lei que obriga proprie-tários de cachorros a registrar o DNA de seus animas para mais tarde serem identificados e até multados, isso é se estes donos de pets, não limparem as fezes de seus cães nas ruas da cidade. Com amostras de saliva dos animais, as autoridades criarão um banco de dados de DNA. Os donos de cães que se recusarem a fornecer a amostra serão multados.

Aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, novo projeto de lei cria novos medicamentos genéricos veterinários. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) apoiou a iniciativa, porém, preocupa-se com a operacionalização, principalmente, para que sejam definidos os produtos de referência. O projeto já passou pelo Senado e segue para sanção da presi-dência.

NotasBreves notícias

do mundoPet

Um cachorro sem dono, e sem raça definida, completou um percurso de 1,7 mil quilômetros na China. Após acom-panhar uma competição de ciclismo entre a província de Sichuan e o Tibete. O cachorrinho se uniu aos ciclistas de-pois que um deles lhe ofereceu comida. Foram 20 dias de corrida, que incluíram 12 montanhas.

O Teatro de Arena de São Carlos recebeu o Rock Pet. O evento musical teve representantes de três bandas da cidade e busca arrecadar doações para

O filhote da raça Chow-chow, de 4 meses, que nasceu com coloração diferente da pelagem dos irmãos, deve ficar com sua proprietária Rosymeire Baptista, em Colombo, na Região Me-tropolitana de Curitiba. Ted, que ficou famoso após postagem de suas fotos nas redes sociais nasceu com o pelo do corpo acinzentado e com as patas e focinho pretos. Já os seis irmãos, da mesma ninhada, nasceram pretos ou marrons totalmente diferentes.

ONGs que cuidam de animais abando-nados. O Rock Pet também colabora para a conscientização da população em relação ao abandono e a violência contra os animais.

petmagazine 29

Workshop Premier PET

Cães adestrados cativam o público

Férias caninas

Mais uma multinacional no segmento

Mutirão de esterilização

Consumo de vitamina A por filhotes

Brasília recebe o Workshop Premier Pet, que reunirá os principais clientes da empresa na Bierfass Restaurante Museu. Os convidados assistirão a palestras de gestão ministradas pelos profissionais da empresa e palestran-tes convidados, com o diferencial de que os temas estarão adaptados e di-recionados ao mercado pet. Tudo isso para ajudar proprietários e gestores do mercado a melhor administrarem seus negócios, através da aplicação de modernas ferramentas de gestão.

Oito cachorros e seus treinadores esti-veram em feira para apresentações ao público. O evento foi promovido pela escola de adestramento Cão C4, que veio de Encantado para demonstrar técnicas do método denominado ABC – Alimento, Brincadeira e Carinho. An-tigamente o cão era forçado a realizar tarefas, hoje eles fazem com prazer se-gundo os adestradores responsáveis.

Estamos na época em que os proprie-tários de cães têm uma preocupação: onde deixar seus animais com segu-rança e conforto. O hotel fazenda Cãompo possui serviço especializado que proporciona período de férias também para os animais. Em área de 60 mil m2, o hotel possui divisões diferentes para cães de grande e pequeno porte e estrutura completa para abrigar os pets com conforto e segurança. São 125 chalés individuais, áreas de lazer cobertas e descobertas, piscina, assistência veterinária 24h, cuidadores e profissionais especializa-dos em comportamento animal.

Considerado o décimo laboratório far-macêutico veterinário mundial, e terceiro

A Prefeitura de São Paulo mantém o ‘Pro-grama Permanente de Controle Repro-dutivo de Cães e Gatos do Município’ em parceria com algumas ONGs de proteção animal e a Office Dog & Cia faz a sua par-ticipação, junto com a ONG Virá Lata é Dez, levando uma equipe especializada para atuar diretamente no mutirão de esterilização, e disponibilizando seu hos-pital veterinário 24h como apoio para o acompanhamento pós-operatório. O Pro-grama tem por objetivo conscientizar a população sobre a guarda responsável, sendo que a castração é uma garantia de saúde e bem-estar para o pet. Quando se esteriliza os animais, diminui a pos-sibilidade de que desenvolvam doenças relacionadas à atividade hormonal, como tumores em próstata e testículos, nos machos, e tumores em mamas e ovários ou infecções uterinas, nas fêmeas. Além dos distúrbios comportamentais como o excesso de agressividade e a gravidez psicológica.

Estudo conduzido pela Universidade de Berlim e pela Universidade de Potsdam, ambas na Alemanha, e pelo Centro de Pesquisas Waltham, com iniciativa da Mars Incorporated que, a 50 anos, for-nece suporte científico à Pedigree, Royal Canin, e outras marcas, identificaram o nível máximo seguro para o consumo de vitamina A por filhotes de cães.

maior dedicado exclusivamente à saúde animal, o Vétoquinol é uma empresa familiar e independente, fortemente empenhado na busca de novas soluções terapêuticas, fornecendo produtos di-ferenciados, com foco especial em anti--infecciosos, controle da dor e inflamação, cardiologia e nefrologia.

30 petmagazine

Como evitar estresse dos fogos de artifício

A cidade dos bulldogues franceses no Brasil

Troca de cachorro por crack no RS

Bulldog Thor é eleito o cão caipira

O barulho de fogos de artifício e rojões em dias de festas e jogos de futebol pode ser perigoso a cães e gatos, que têm a audição bastante sensível e potencializada em até seis vezes mais com relação à audição dos humanos. Para evitar transtornos, a melhor op-ção, segundo veterinários, é prevenir e propiciar um ambiente tranquilo aos pets, ou protetores auricular.

Festa Junina Canina promovida pelo Pet Hotel Dog Life reuniu cerca de 60 cães juntamente com seus donos, para curtirem o ‘arraiá canino’ com direito a comidas típicas para humanos e petiscos preparados especialmente para os peludos. Muita dança e desfile de moda caipira. Os animais fantasia-dos concorreram a brindes exclusivos, entre eles uma cerveja especial para a

Nos últimos dois anos, a procura por um filhote da raça cresceu 40% no Rio. A cidade já abriga o maior plantel de frenchies, como são chamados, no país: dos 4.727 registrados em 2011, 1.390 são daqui, segundo o relatório anual da Confederação Brasileira de

A filhote da raça yorkshire, de nome Meg foi usada como pagamento na compra de crack. Foi resgatada durante operação da Polícia Civil, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, no RS. Duas pessoas foram presas e uma menor apreendida na ação.

Notas

espécie. O grande vencedor, o bulldog Thor, foi premiado com um mês de creche gratuito + 2 sessões de ofurô.

Cinofilia (CBKC). Em São Paulo, se-gundo colocado, não chegaram a 400 animais da espécie.

Em declaração aos expo-sitores, Norbert Hol-thenrich, presidente da Federação Alemã de Comércio e In-dústria Pet (Associa-ção ZZF) discursou: “Os fornecedores da

indústria pet não estão apenas preocu-pados com o fornecimento de produtos para animais de estimação, mas quase todos os empregadores e profissionais deste mercado são pessoas que já con-viveram com animais de estimação. Segundo a American Pet Products As-

Interzoo 2012 atende todas as expectativas

Texto: Hylario GuerreroImagens: Divulgação

Considerada a maior exposição mundial de suprimentos para animais, a Interzoo em Nüremberg, Alemanha, foi destaque para a indústria pet internacional. Cerca de 36.792 visitantes profissionais, de 111 países participaram da Interzoo 2012, e tiveram acesso a todo tipo de informação sobre pet food, acessórios, serviços e tudo o mais que cerca o animal de estimação

32 petmagazine

Evento

petmagazine 33

com o IMR Instituto de Marketing Re-search”, afirmou.

Em seu discurso, Holthenrich expla-nou que minucioso estudo confirmou o conhecimento prévio e o ranking de popularidade dos animais de estimação. “Os gatos são os animais de estimação mais populares com total de 12,3 milhões em 16,5% dos agregados familiares. Se-guidos por cães com 13,4%. Há também 7,6 milhões de pequenos mamíferos, dos quais o mais popular é o coelho anão. Das 3,7 milhões de aves, os periquitos são a maioria. Há também 2,3 milhões de aquários e 2,6 milhões de lagos de jardim abastecidos com peixes de água doce que vivem em quase três quartos dos aquários de água quente, e apenas 5 % dos aquaristas mantém aquários de água

salgada. Há também animais de viveiro como cobras e lagartos, que vivem num total de 800 mil terrários”, disse.

“Nossa indústria cumpre a tarefa de moldar a vida juntamente com essas vá-rias espécies. Provou-se que estes ani-mais têm uma influência positiva sobre os seres humanos, mas apenas se forem mantidos corretamente. Manter animais de forma responsável inclui fornecer--lhes tratamento, comida, limpeza, aco-modação em ambiente adequado, além dos acessórios necessários”, reiterou.

Holthenrich lembrou ainda que, os mercados mais fortes de pets são: a Euro-pa e América do Norte. “Os norte-ame-ricanos e canadenses gastaram cerca de 23,4 bilhões de euros em seus animais de estimação no exercício passado. De

sociation, existem cerca de 200 milhões de cães, gatos, pequenos mamíferos e aves ornamentais nos EUA. Há cerca de 270 milhões nos 20 maiores países da Europa. Informações do mercado ins-tituto de pesquisa Euromonitor mostra que a maioria dos animais de estimação na Europa vivem na Rússia, cerca de 39 milhões. A Alemanha detém o segundo lugar com 31 milhões de pets em mais de um terço das famílias. 12% das pessoas sem animais de estimação manifestaram que gostariam de ter pelo menos um pet. Em termos simples, isto significa que quase metade dos alemães possuem-pelo menos um pet. Obtivemos este resultado com a ajuda do novo estudo representativo em residências alemãs. O estudo foi conduzido em cooperação

34 petmagazine

Evento

acordo com o Euromonitor, o mercado europeu cresceu para um total de 24,6 bilhões de euros, dos quais os europeus ocidentais investiram parte do leão de 21,2 bilhões. A Alemanha está entre os mercados mais desenvolvidos no con-tinente europeu, seguido do inglês e do francês. O mercado europeu ocidental é, no entanto, em grande parte satu-rado, ávidos de inovações. Na Europa Oriental, a expansão do mercado ainda está dependente da evolução política e social”, creditou.

“Alimentos para peixes e as duas maio-res categorias que são alimentos para cães e gatos, ainda são poucos desen-volvidos. Há registros de ligeiras quedas nas vendas, o que se deve também nos segmentos de aves e roedores. Rações para gatos, por exemplo, diminuiu -4%, isto é relacionado com a tendência atu-al, onde muitos gatos vivem ao ar livre, abandonados”, disse Holthenrich.

De acordo com o Instituto Symphony IRI, as perdas de volume de vendas para

a alimentação animal estão relacionadas com a redução de -2,9% no volume total de vendas, em comparação com o ano anterior. A venda de comida de gato caiu 0,8%. Isto é provavelmente atribuída a uma alteração na dimensão em favor do tamanho do mercado, que ainda se man-tém através dos novos favoritos single--e e multi-packs, que ajudam a tornar a alimentação mais rápida e higiênica. No segmento de acessórios, só o mercado de artigos para cães cresceu, a marca global é de 2,6% no geral, e, ainda assim representou uma queda de -2,2%. Entre os canais de comercialização especiali-zados, principalmente as lojas de ani-mais grandes e correntes com áreas de vendas de mais de 300 m 2 aumentaram suas quotas de mercado com um ganho total de 3,8%. Todos os outros tipos de comércio especializado, mesmo vare-jistas, tiveram de aceitar suas perdas.

“Suspeitamos, no entanto, que as per-das totais não são tão elevadas como os valores e volumes de vendas mostrados

pela de Symphony IRI. Até então outros Institutos de pesquisa, não mostraram quaisquer dados comerciais disponíveis, contando com o setor on-line. Exames sobre o mercado on-line apenas come-çaram sem pesquisas de mercado o Ins-tituto não tem sido capaz de desenhar dados de vendas on-line até agora”, ex-plicou Holthenrich, que garantiu, “Em nossa pesquisa on-line dos detentores de animais de estimação, temos também questionado sobre seu comportamento de compra. Tornou-se claro que, espe-cialmente os donos de cães que compram alimentos na Internet detém a marca dos 16%”.

“Os proprietários de gatos e aquaristas também gostariam de comprar seus ali-mentos pela internet, mas os principais canais de vendas de comida de gatos e peixes ainda são os supermercados, farmácias e lojas de departamento. O pet shop também continua sendo um poderoso canal de vendas para quase todas as categorias de animais. Isso é

petmagazine 35

mostrado ainda mais claramente no segmento de acessórios que são com-prados principalmente em lojas de ani-mais. Do-it-yourself - lojas e centros de jardinagem também são usados para pei-xes ornamentais mantidos em lagos de jardim”, sinalizou.

“Nossa pesquisa e os dados do Sym-phony IRI confirmam que lojas especia-lizadas são os mais importantes canais de vendas, onde descontos são populares e muito bem vindos entre os criadores de animais”, afirmou.

Na Alemanha, assim como em outros países europeus, espera-se crescente profissionalização do comércio, seja atacadista ou varejista, tanto em termos econômicos, em que se torna, cada vez mais, o comércio multi-canal, quanto em termos comerciais - sobre apresentação animal, gestão da qualidade, embalagens e logística.

“Por esta razão, a ZZF (Federação Ale-mã de Comércio e Indústria Pet) confi-gura os padrões de qualidade a mais de 20 anos atrás. Como parte destas nor-mas, os nossos membros concordaram em não vender os animais criados em condições cruéis, ou não comercializar certos tipos de animais, por não serem adequados para casas particulares. Aqui nós não condenamos grupos inteiros de animais, como algumas outras organi-zações fazem. Apenas os subdividimos em classes: animais exóticos, animais não domésticos ou animais selvagens, como não adequados para proprietários privados”, explicou.

Mais uma vez a exposição foi sucesso tanto para os expositores quanto para os visitantesNove em cada dez expositores avaliaram sua participação extremamente posi-tiva e os produtos expostos atenderam às expectativas de 96% dos visitantes, segundo pesquisa de satisfação.

Em relação à última edição, o número

de expositores que vieram do exterior aumentou novamente, agora em 79%. Ao todo, 1.539 empresas (3%) de 53 países apresentaram seus produtos e serviços em uma área de exposição bruta de mais de 100 mil m2. As principais nações ex-positoras, além da Alemanha (321 em-presas), foram a China com 293, os EUA com 136, Itália com 104 e a Grã-Bretanha com 100 expositores.

Os visitantes também estão se tor-nando cada vez mais internacionais, considerando que de 62%, em 2010, o número subiu para 65%, oriundos do ex-terior. Os países com as maiores quotas de visitantes foram a própria Alemanha com 12.705, Itália com 1.967, a França com 1.225, Grã-Bretanha/ Irlanda do Norte com 1.106, a Rússia com 1.103, a Holanda com 1.100, a República Checa com 1.089, Espanha com 1.029 e Polô-nia, com 884 visitantes. Num total de 30.298 visitantes vieram da Europa, de fora vieram 3.442 da Ásia, ou seja, 2.500 do Leste da Ásia e 942 do Oriente Médio e Ásia Central. Este ano em particular, houve mais visitantes do Oriente Pró-ximo, especialmente do Egito, Israel, Kuwait, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. América foi represen-tada por 954 visitantes da América do Norte e 889 da América Central, e 357 visitantes da África.

Não é surpresa que 89% das empresas esperam follow-up de negócios a par-tir dos contatos feitos. No total, nove em cada dez expositores avaliaram sua participação como sucesso.

"O clima entre os expositores foi ex-celente. A exposição foi sucesso, o que já era de se esperar. Assim que finaliza-mos o evento, 89% das empresas já se cadastraram para a próxima Interzoo, 2014, e 71% dos visitantes disseram que também estarão presentes", resumiu Hans-Jochen Büngener, Presidente da Comissão de Exposição Interzoo.

“Este evento é um barômetro de negó-cios para a indústria pet internacional.

De acordo com o instituto de pesquisa de mercado ‘Euromonitor’, o mercado glo-bal de suprimentos para animais atingiu um volume de vendas de cerca de U$ 67 bi no ano passado, onde a indústria pet europeia atingiu cerca de vinte e quatro bilhões e seiscentos milhões de euros.

De acordo com Norbert Holthenrich, o mercado pet oferece ainda grande po-tencial a ser explorado, "A valorização dos animais de estimação como mem-bros da família está crescendo cada vez mais em regiões de todo o mundo, com o resultado que os animais são tratados de uma forma cada vez mais profissional e amiga”.

A empresa promotora da Interzoo é a Wirtschaftsgemeinschaft Zoologis-cher Fachbetriebe GmbH (WZF), que nomeou NürnbergMesse GmbH para organizar a exposição. •

A próxima edição da Interzoo terá lugar no Centro de Exposições de Nu-remberg, de 29 de maio a 01 de junho de 2014.• Norbert Holthenrich, presidente da Federação Alemã de Comércio e Indústria Pet (Associação ZZF)

Gente

Empresa reforça e reestrutura a

equipe comercialTexto e foto: Divulgação

Assumindo a ge-rência comercial, Edmar Frota, ve-terinário com es-pecialização em administração e marketing. Edmar é o responsável pe-

las diretivas comerciais da Vétoquinol--Fagra, tendo ao seu cargo toda a equipe de vendas. Edmar ganhou ampla expe-riência em várias empresas nacionais e multinacionais de primeira linha. Foi ge-rente de produto na Vallée, atuou como gerente de vendas Brasil para Avid Mi-crochip, gerente de vendas para América do Sul para Idexx Laboratories, gerente nacional de vendas da Jofadel, gerente

36 petmagazine

AL, SE, PE, PA, RN, CE,PI, MA). Neste novo desafio, Fernando conti-

nua uma história de sucesso prestando serviços e atuando em diversas funções na Vétoquinol-Fagra.

Também de acordo com a nova estru-tura comercial, Thiago Nasser Toschi assume a gerência de contas especiais para o estado de São Paulo. Thiago é veterinário e desde fevereiro de 2009 tem atuado como titular da empresa TJ Toschi Representações, parceiro comer-cial da Vétoquinol-Fagra. Nesse tempo, Thiago mostrou seu talento desenvol-vendo com sucesso a região de São José do Rio Preto. �

Edmar Frota

de marketing da Vetbrands e gerente de marketing da Ceva Santé Animale.

Nessa nova composição da equipe comercial , Darwin de Nigro assume a gerência regional de vendas ( MS, MT, GO, TO, PA, RO, AP, AM e RR). Darwin é veterinário com especialização em marketing, também atuou para relevantes empresas nacionais e multinacionais em Saúde Animal. Darwin foi promotor técnico, vendedor e posteriormente gerente regional de vendas para Coopers, atuou também como coordenador de vendas e posteriormente gerente nacional de vendas para Biogenesis-Bagó Saúde Animal.

Luís Fernando Melero, assume a gerên-cia regional de vendas ( RJ, MG, ES, BA,

Gente

Edmar Frota

38 petmagazine

Campanha “Diga não a Leishmaniose”

1) Check-up para cachorros e gatosAssim como os humanos, os animais também precisam realizar um acompa-nhamento médico preventivo, princi-palmente após os 5 anos, quando entram na meia idade, período em que algumas doenças tendem a se manifestar. Com a realização do check-up é possível detec-tar com antecedência ou em fase inicial doenças cardíacas, ósseas, câncer e diver-sos outros problemas que são tratados com mais êxito quando diagnosticado precocemente. Antes as pessoas só bus-cavam um médico veterinário quando o animal estava doente, mas assim como os humanos, os animais envelhecem e precisam de um acompanhamento pe-riódico para identificar possíveis pro-blemas, garantindo melhores resultados nos tratamentos e aumentando a expec-tativa de vida dos animais. O check-up para cachorros e gatos é composto por consulta médica, hemograma, exame de urina, ultrassonografia, raio-x, eletrocar-diograma e ecocardiograma.

2) Valorize a importância de exames clínicosAtravés de exames clínicos, o veterinário consegue verificar alterações na pele,

SaúdeCampanhas

e combate de doenças

tipos de alergia, olhos, orelhas, mucosas e inclusive a boca, para analisar a situação dos dentes. A saúde dental do animal é muito importante, pois a má saúde bucal prolifera bactérias que criam as placas bacterianas, o tártaro e pode provocar doenças em outros órgãos, como o co-ração, fígado e rins.

3) Recomende o valor daultrassonografia Através da ultrassonografia pode-se de-tectar pequenos tumores internos que não são sentidos com a apalpação, além de problemas em diversos órgãos, como rim, fígado, baço, bexiga e pâncreas. Em animais com idade avançada, principal-mente de porte grande, é indicado tam-bém o raio-x, para verificar como está sua estrutura óssea, pois muitas raças têm tendência a desenvolver problemas que se não detectados precocemente pode fazer com que o animal perca os movi-mentos das patas traseiras.

4) O pet do seu cliente já fez um hemograma?Além de detectar anemia e outras defici-ências no sangue, o hemograma mostra como anda o sistema imunológico do animal. A avaliação da quantidade de

leucócitos revela se há alguma infecção, que muitas vezes não é diagnosticada em um exame clínico. Além do acom-panhamento médico e do check-up, os proprietários de animais não podem es-quecer de cuidados básicos para manter a saúde do animal, como ter a vacinação em dia e também oferecer uma alimentação equilibrada e de qualidade.

5) Quanto o eletrocardiograma...Com ele é possível identificar alterações cardíacas, que atingem principalmente cães idosos, como o aumento de câmaras cardíacas, alteração de eletrólitos (cálcio e potássio) e, principalmente, as arrit-mias. Para complementar, a ecocardio-grafia, que funciona como o ultrassom do coração, ajuda a diagnosticar a seve-ridade das doenças cardíacas, para que seja aplicado o tratamento de acordo com o problema apresentado pelo animal.

6) Fale para o seu cliente realizar check ups ao menos uma vez ao anoAlguns fatores como raça, tamanho e predisposição interferem na frequência com que deve ser realizado o check-up no animal. Os cães de pequeno e médio porte devem passar por check ups uma vez ao

Lembramos que todas estas medidas devem ser tomadas pelos profissionais de PET, sendo que muitas destas notas deverão ser repassadas aos seus clientes (consumidores), e outras dicas devem servir como lembrança de procedimentos, inclusive na estação do inverno

38 petmagazine

Campanha “Diga não a Leishmaniose”

1) Check-up para cachorros e gatosAssim como os humanos, os animais também precisam realizar um acompa-nhamento médico preventivo, princi-palmente após os 5 anos, quando entram na meia idade, período em que algumas doenças tendem a se manifestar. Com a realização do check-up é possível detec-tar com antecedência ou em fase inicial doenças cardíacas, ósseas, câncer e diver-sos outros problemas que são tratados com mais êxito quando diagnosticado precocemente. Antes as pessoas só bus-cavam um médico veterinário quando o animal estava doente, mas assim como os humanos, os animais envelhecem e precisam de um acompanhamento pe-riódico para identificar possíveis pro-blemas, garantindo melhores resultados nos tratamentos e aumentando a expec-tativa de vida dos animais. O check-up para cachorros e gatos é composto por consulta médica, hemograma, exame de urina, ultrassonografia, raio-x, eletrocar-diograma e ecocardiograma.

2) Valorize a importância de exames clínicosAtravés de exames clínicos, o veterinário consegue verificar alterações na pele,

SaúdeCampanhas

e combate de doenças

tipos de alergia, olhos, orelhas, mucosas e inclusive a boca, para analisar a situação dos dentes. A saúde dental do animal é muito importante, pois a má saúde bucal prolifera bactérias que criam as placas bacterianas, o tártaro e pode provocar doenças em outros órgãos, como o co-ração, fígado e rins.

3) Recomende o valor daultrassonografia Através da ultrassonografia pode-se de-tectar pequenos tumores internos que não são sentidos com a apalpação, além de problemas em diversos órgãos, como rim, fígado, baço, bexiga e pâncreas. Em animais com idade avançada, principal-mente de porte grande, é indicado tam-bém o raio-x, para verificar como está sua estrutura óssea, pois muitas raças têm tendência a desenvolver problemas que se não detectados precocemente pode fazer com que o animal perca os movi-mentos das patas traseiras.

4) O pet do seu cliente já fez um hemograma?Além de detectar anemia e outras defici-ências no sangue, o hemograma mostra como anda o sistema imunológico do animal. A avaliação da quantidade de

leucócitos revela se há alguma infecção, que muitas vezes não é diagnosticada em um exame clínico. Além do acom-panhamento médico e do check-up, os proprietários de animais não podem es-quecer de cuidados básicos para manter a saúde do animal, como ter a vacinação em dia e também oferecer uma alimentação equilibrada e de qualidade.

5) Quanto o eletrocardiograma...Com ele é possível identificar alterações cardíacas, que atingem principalmente cães idosos, como o aumento de câmaras cardíacas, alteração de eletrólitos (cálcio e potássio) e, principalmente, as arrit-mias. Para complementar, a ecocardio-grafia, que funciona como o ultrassom do coração, ajuda a diagnosticar a seve-ridade das doenças cardíacas, para que seja aplicado o tratamento de acordo com o problema apresentado pelo animal.

6) Fale para o seu cliente realizar check ups ao menos uma vez ao anoAlguns fatores como raça, tamanho e predisposição interferem na frequência com que deve ser realizado o check-up no animal. Os cães de pequeno e médio porte devem passar por check ups uma vez ao

Lembramos que todas estas medidas devem ser tomadas pelos profissionais de PET, sendo que muitas destas notas deverão ser repassadas aos seus clientes (consumidores), e outras dicas devem servir como lembrança de procedimentos, inclusive na estação do inverno

petmagazine 39

ano. Já os animais de porte grande ou gi-gante como, por exemplo, cães das raças Dogue Alemão e Fila, devem repetir os exames a cada seis meses. Essa diferença existe devido à menor expectativa de vida dos cães de raças consideradas grandes e gigantes, ou seja, acima de 40Kg.

7) Doenças mais comuns nos cachorros:• Colesterol alto: mais comum em ca-chorros obesos ou com problemas na tireóide• Diabetes: Doença que atinge principal-mente cães idosos. Muitos precisam, in-clusive, de aplicações diária de insulina.• Obesidade: Assim como a população mundial, os animais também estão en-gordando e a obesidade é fator de risco para diversas doenças. Atinge principal-mente animais que não recebem alimen-tação balanceada e que não praticam exercícios.• Câncer: Atinge principalmente ani-mais idosos. Diversas raças, como Boxer, tem predisposição para desenvolver a doença. Atitudes, como a castração no primeiro ano de vida do animal, ajudam a reduzir as chances de desenvolver a doença.• Problemas cardíacos: Os problemas cardíacos atingem principalmente os animais e são causados principalmente por mau funcionamento das válvulas e doença do miocárdio.• Catarata: mais comum em certas raças de cães, como Dalmata, a partir dos 6 anos de idade.

8) Cuidados especiais no invernoA principal doença que afeta os animais nesse período é a gripe canina, também conhecida como tosse dos canis. Essa do-ença respiratória contagiosa é transmi-tida por vírus ou bactérias e apresenta os mesmos sintomas de uma gripe humana, com tosse, espirros, coriza e febre alta. Se a doença não for tratada corretamente pode evoluir para uma pneumonia, afe-tando os pulmões e colocando em risco a

vida do animal. "Em alguns casos é preciso que o animal tome antibióticos e expecto-rantes, mas lembrando que a medicação por conta própria, especialmente com remédios para humanos, pode agravar o problema. A prevenção é o melhor remé-dio. Há a vacina para combater a Tosse dos Canis. O filhote deve receber duas doses da vacina e reforçar a proteção anualmente.

9) Em dias de frio e chuvaAlém da vacinação, outros detalhes fazem a diferença para o bem-estar do animal durante o inverno. Nos dias de frio e chuva os animais devem ficar em locais secos e com caminhas e cobertores. Problemas osteoarticulares, como artrose, calcifi-cações na coluna ou hérnia de disco, que acometem cachorros idosos, também se agravam com as baixas temperaturas. É preciso manter o animal aquecido.

DICAS: - Os animais de pelo curto sentem mais frio e surge a necessidade de colocar rou-pas. É preciso cuidado ao escolher a roupa adequada, pois ela deve ficar confortável, sem tirar a mobilidade animal.- O banho deve ser dado com água quente, de preferência em locais especializados. No momento da secagem é preciso aten-ção para que o animal não fique úmido, o que contribui para o surgimento de mi-cose e outras doenças de pele. - Dar banho mais de uma vez por semana no animal é prejudicial para cachorros e gatos, pois tira a proteção natural que eles têm na pele. - A tosa também precisa ser feita com cautela no inverno. O indicado é levar o animal apenas para aparar os pelos com tesoura ou a tosa higiênica. - Evitar dar banhos no inverno, ou reduzir a frequência, ou utilizar produtos “Banho a Seco” que promovem uma higienização a seco sem que o animal fique úmido.- Levar o animal para passear em horários mais quentes para evitar corrente de ar gelado.

10) UTI para cães e gatosEles necessitam de uma atenção especial à saúde. Acidentes podem ser inevitáveis e, com avanço da idade, entre outras ra-zões, alguns problemas podem se agravar como é o caso das doenças do coração, insuficiência respiratória, doenças me-tabólicas, entre outras. Nesses casos, o acompanhamento de um profissional e um ambiente que ofereça melhores con-dições para o tratamento faz diferença. Para suprir essa necessidade, o Hospi-tal Veterinário Pet Care ganha nova sala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oferecendo o suporte necessário para atender e internar todos os pacientes em estado potencialmente grave. Este novo serviço associado à estrutura de atendi-mento, diagnóstico, cirurgia e exames auxiliares do hospital, se diferencia do que se oferece hoje em medicina veteri-nária aos donos de pets. Os animais que necessitam deste atendimento serão aco-modados em leitos individuais e possuem assistência 24 horas. Cada pet internado conta com um veterinário intensivista, dedicado exclusivamente a ele, podendo contar com toda estrutura e equipe de apoio, o que aumenta as possibilidades de controlar e reverter do quadro clínico desse animal em risco eminente de vida.

A nova UTI conta também com equi-pamentos de última geração, como mo-nitores cardíacos com pressão arterial invasiva, pressão venosa central, moni-torização de débito cardíaco com cateter de artéria pulmonar, aparelho de venti-lação mecânica com várias modalidades ventilatórias, aparelho de gasometria e laboratório clínico completo.

Durante a internação não é permitido a permanência da família junto ao leito do animal, seguindo o princípio da UTI, somente visitas. Como a permanência na UTI tende a ser a menor possível, só quando necessário, com a normalização dos parâmetros médicos, o animal segue para a semi intensiva e internação. •

Espaço e lazer com jeito de bem estarReportagem e Imagens Hylario GuerreroTexto Edison Rafael

Trabalhar bem para atender bemNo segmento de pet shop, se encontram em São Paulo várias lojas, que podem atender todas as necessidades possíveis dos animais de estimação.

Na capital, um exemplo de cobertura geral, quanto a cuidados específicos, atendimento médico, banho, tosa, aces-sórios, e produtos diversos, é a rede Pet Center Marginal.

A primeira loja está na marginal Tie-tê, no bairro do Pari, São Paulo, capi-tal. Possuem mais de 20 mil produtos e serviços exclusivos, amparados em uma área de 3mil m², com setores temáticos

e área de lazer para crianças.“A rede tem diversificado investimen-

tos quanto às formas de divulgação da própria marca. A importância se dá a partir das necessidades de seus clien-tes: apresentar produtos de qualidade, e bem identificados. Na expansão da cadeia, também estão inclusos proje-tos de marketing. Com amplo sistema de entretenimento, para que possamos atender tanto adultos, quanto crianças. Trata-se de uma área reservada para edu-cação ambiental, onde possibilitamos que os visitantes e suas crianças possam ter contato com animais que não estão acostumados”, explicou Hélio Freddi Filho, diretor de marketing e novos ne-gócios, do grupo.

Segundo Hélio, a corporação se preo-cupou, para que a loja, não aparentasse ser apenas um local comercial, dando

A implantação de atividades extras se tornou fator importante para agradar os clientes mais fiéis, sendo assim, oferecer serviços recreativos têm sido um ótimo chamarisco

40 petmagazine

Loja

Espaço e lazer com jeito de bem estar

petmagazine 41

oportunidade aos clientes de interagir com outros segmentos, adquirindo co-nhecimentos e vivenciando experiências que poderão ser repassadas. “Como por exemplo, o contato com o ‘teiu’ de um metro e meio, o Brutus, tipo de lagarto que não se vê em qualquer lugar e que pode ser visto e tocado na loja Pet Center Marginal Tietê”.

“Para a diretoria da empresa, existe toda uma preocupação quanto ao cui-dado com os animais que são comer-cializados, e considerando isso todos os veterinários são contratados direta-mente pelo nosso único RH. Mais que isso, não temos colaboradores terceiri-zados, todos são empregados diretos”, disse Hélio.

A gerente de marketing, Eugênia Fon-seca, nos lembrou que, a mão-de-obra qualificada é outro diferencial, repre-

sentada por pessoas de confiança, que vem agregar valores prof issionais e anos de estudo. “Os profissionais se-jam biólogos, banhistas ou tosadores, se preocupam com a condição de manter a domesticação dos animais. Eles andam com os animais nos ombros, passeiam com eles todos os dias, os colocam no colo e atentam para que não haja nenhum dano com as crianças que se encontram no local”, afirmou.

“Outro ponto positivo quanto às es-pecialidades da loja, é uma veterinária específica para os felinos e outros es-pecialistas, como oftalmologista, neu-rologista, cardiologista, ortopedista e homeopata”, disse Eugênia.

A companhia vai inaugurar um hospi-tal isolado, para atendimento geral de animais, sejam filhotes ou não, indepen-dentemente da raça. Estará alocado na

região do Pacaembu, São Paulo, e todos os veterinários também poderão atuar nesse novo espaço.

Expansão e comprometimentoO grupo conta com cinco lojas na capi-tal e mais nove em outras cidades. Na capital, ficam na Marginal Tietê; Ari-canduva; Ipiranga; Washington Luiz e Santa Cecília. No interior: Alphaville; Granja Viana; Campinas; Mogi das Cru-zes; São Bernardo; Sorocaba; Santos e Praia Grande.

A intenção é de uma dinâmica logística poder atender a todas as regiões com a maior agilidade possível, contando com a localização da loja da Marginal Tietê, por exemplo, a possibilidade de alcance às outras cidades que estejam no períme-tro de atendimento se torna mais fácil. A logística é mais dinâmica, podendo ganhar tempo economizando em ou-tros aspectos, como combustível e até manutenção dos transportes utilizados.

“Outra novidade é que criamos o Cen-tro de Distribuição na via Anhanguera, que, com 5 mil m² tem capacidade para atender até cinquenta lojas do grupo. No Pet Center Marginal temos projetos ino-vadores. A expansão dos negócios tem sido, aparentemente, uma das nossas prioridades. De acordo com a adminis-tração, o grupo tem crescido três lojas ao ano, em média, e tudo isso se deve a bons investimentos e recursos próprios. A empresa se mantém com a própria re-ceita, sem que aja a necessidade de aqui-sições de crédito para cobrir algum tipo de despesa", explanou Eugênia.

Abrimos espaço até mesmo para peque-nos empresários, que também acabam se tornando nossos clientes, são prestado-res de serviço em suas regiões, quando se trata de serviços menores, sendo eles: a venda de ração em pequenas porções, o banho e tosa, o hotel de animais, que nem todos têm estrutura para comportar esse tipo de prestação. Porém, em casos de emergência, os donos de animais de estimação, optam por um lugar que te-nha um suporte médico. Para este, o Pet

42 petmagazine

Loja

Center Marginal entra com todo aparato, que somente os grandes concorrentes tem, desde pequenas medicações até prováveis internações”, reiterou Hélio, que frisou, “No entanto, muitos deles exercem o trabalho de distribuidores e isso ajuda na cobertura de toda a deman-da. Esse tipo de auxílio é reconhecido pelo grupo e de extrema importância”.

A chegada de novas lojas da rede Pet Center, faz com que os pequenos pet shops se aprimorem quanto à infraes-trutura atual que possuem, também usufruem de todo o marketing com o nosso sistema de comunicação formando o mercado - estratégia que beneficia a própria rede e seus parceiros menores (as pequenas empresas).

De clientes a “donos especialistas”Questionando, então, a forma que a rede atua em relação aos clientes, a diretoria classifica o sistema como uma consulto-ria, e todos os colaboradores devem estar preparados para fazer o melhor, e para os que não estão, existe sólido treinamento para capacitar integrantes da empresa, tanto para lidar com os clientes, quanto os fornecedores.

“A característica principal de um cliente para o grupo, é a atenção dada a seus bichos, pois atualmente existe todo um tratamento humanizado para cada animal de estimação. Tanto é que, a sociedade tem reconhecido os animais, mais como membros da família do que como de estimação ou como segurança da casa. É evidente que o cuidado com os bichos tem se tornado mais frequente, desde a alimentação até o tratamento médico. Esse público não pretende mais dar restos de comida para seus compa-nheiros. O mercado é parte importante de tudo isso, pois tem inf luência direta na conduta dos consumidores“, infor-mou Eugênia.

A importância sem parceriaOutra preocupação do grupo é a proli-feração de cães e gatos que tem aumen-tado em muitos bairros de São Paulo. Entende-se que uma das maneiras de controlar esse problema é a doação, ou a castração de machos e fêmeas.

“Mesmo para essas definições de con-trole, o ideal seria que o governo colabo-rasse com campanhas de apoio, e o grupo é envolvido com movimentos que tentam combater esse tipo de surto. Como por

exemplo, ONGs que doam seus animais em feiras promovidas pela rede, e como contribuição pela ação, doamos rações para que se possa manter os animais”, expôs Eugênia.

Visão e retorno“O mercado é exigente. Os consumido-res são exigentes. O poder de oferta e procura é a injeção dos negócios, e tudo isso é trabalhado para que o sucesso seja obtido e que todos os resultados positi-vos possam se converter em ampliação, expansão e rentabilidade. De forma resu-mida, tudo isso completa a linha de pen-samento do grupo Pet Center Marginal”.

“A ideia é estar no segmento e aprimo-rar o que já existe, incluindo inovações e novidades, estando sempre ao lado dos clientes e dando importância para os parceiros que estarão na concorrên-cia, ao mesmo tempo em que precisarão de produtos que não acharam em outro local. Competitividade e respeito andam sempre juntos, os frutos de tudo isso e são incertos, porém o mercado estará à espera de bons negócios”, concluiu Hélio. •

• Hélio Freddi Filho - Diretor de marketing

•Atendente Felipe, do Pet Safari com um exemplar de Arara nas mãos

• Eugênia Fonseca -Gerente de marketing

Vininha F. CarvalhoEditora do Portal Animalivre: www.animalivre.org.br *

Os gatos conquistaram a sociedade superando as crendices

Os gatos sempre foram alvo de muitas crendi-ces: -“Se você ver um gato p r e t o n u m a sexta-feira 13, é melhor fazer o sinal da cruz

para evitar má sorte”. “Cruzar com gato preto na rua dá azar”.”Quem pisa no rabo de um gato, não casa no ano, só nos anos seguintes”.

A superstição teve origem na Idade Mé-dia, quando se acreditava que estes feli-nos, devido a seus hábitos noturnos, se tornaram amigos inseparáveis da mística figura da feiticeira, surgindo a lenda que eles possuiam sete vidas. Apesar dos es-forços empregado para acabar com eles, dificilmente diminuíam em número. Isso porque, já naquela época, havia muitos de seus defensores, pessoas que escondiam e criavam gatos secretamente.

No século XV, o papa Inocêncio VIII (1432-1492) chegou a incluir o pequeno animal na lista de perseguidos pela inqui-sição, campanha assassina da Igreja Cató-lica contra supostas heresias e bruxarias. Assim, os inquisidores afirmavam que, só tendo mesmo parte com misticismo e afins, um animal sobreviveria, mesmo sendo tão caçado. Surgindo, assim, o termo que o gato tem sete vidas.Dizem que a escolha do “sete”, é pelo fato deste ser um número cabalístico: o sétimo dia foi o do descanso de Deus após a criação do universo, são sete os pecados capitais, as notas musicais e as cores do arco-íris. Na França, a perseguição aos gatos durou até 1630, quando foi proibida pelo rei Luiz XIII (1601-1643).

44 petmagazine

Os gatos, na realidade, são dotados de particularidades anatômicas e fisio-lógicas privilegiadas. É esse senso que permite que esses animais girem rapi-damente no ar quando estão caindo de cabeça, reposicionando-se, e fazendo as adaptações necessárias para assegurar a “aterrizagem”.

O gato esteve sempre unido à história do homem com um carisma totalmente diferente ao do cão. Sempre foi vítima de inverdades, inclusive que, para pes-soas alérgicas, basta um contato com ele para ter péssimos efeitos. Durante mui-tos anos, foi dito que ter gatos em casa, nos primeiros anos de vida, aumenta as chances de crianças serem alérgicas, mas um estudo mostra exatamente o contrá-rio, afirma o principal autor do relatório, Dennis Ownby, da Faculdade de medicina

46 petmagazine

de Geórgia, em Augusta. Altos níveis de alergênios de gato, em casa, reduzem o risco de asma ao mudar a resposta imu-nológica aos felinos. Quanto mais uma pessoa se expõe a alergênios, como partí-culas de pó ou pólen, mais desenvolverá anticorpos e maior probabilidade terá de sofrer alergias ou contrair asma.

De acordo com um estudo publicado na revista Pediatrics, sobre a população dos Estados Unidos, mais de 500 mil crian-ças, com menos de 6 anos de idade, não teriam a doença se os fatores de risco domésticos fossem eliminados.

Os pesquisadores analisaram 400 crianças durante sete anos e descobriram que aquelas que estiveram expostas a dois ou mais animais de estimação tive-ram a metade das chances de se tornarem alérgicas.

Reações alérgicas são causadas quando um anticorpo chamado imunoglobulina- E, se associa a uma célula sanguínea cha-mada célula-mestre. Ao se ligar ao anti-corpo, a célula-mestre libera substâncias químicas que causam as inflamações.Há pelo menos mais quatro estudos recentes sugerindo que o convívio nos primeiros anos de vida, com cães e gatos, possa per-mitir que o corpo construa defesas contra os agentes capazes de produzir alergia.

Segundo o cientista, Dennis Ownby, a saliva, as fezes e a urina dos cães e gatos, transferem muitas bactérias do tipo gram-negativo, e isso pode mudar a forma como o sistema imunológico da criança reage a essas bactérias, aju-dando a protegê-la contra as alergias.Para Ownby, os resultados do estudo estão de acordo com o que os médicos chamam de "hipótese da higiene". A tese é que o sistema imunológico de pessoas que crescem em um ambiente limpo demais, sem contaminantes ambientais, pode reagir em excesso quando se depara com substâncias que provocam alergia.

Os pesquisadores da Universidade da Virgínia são otimistas sobre as desco-bertas do estudo, porque consideram entender melhor, a relação entre a asma e a exposição aos alergênios, o que, por sua vez, poderá colaborar no desenvol-vimento de novos tratamentos dessa enfermidade.

O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países com maior prevalência de do-enças alérgicas, perdendo para o Reino Unido, a Austrália, a Nova Zelândia e os EUA. Uma das hipóteses para explicar esse aumento seria a do excesso de hi-giene.

Segundo Luisa Karla de Paula Arruda, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, é preciso analisar a pesquisa. Ela diz que ainda não é possível afirmar se o efeito protetor das alergias é realmente originado das endotoxinas encontradas nos animais.O animal pode, em tese, pro-teger a maioria dos indivíduos, mas não posso dizer que isso vá acontecer para o indivíduo A ou B. Na maioria dos casos, é provável que a exposição tenha efeito protetor, mas essa proteção não é de 100%. Uma parte pode se sensibilizar.

Para a pediatra Maria Regina Guillau-mon, desde que não interfira no de-senvolvimento e no crescimento das crianças, a presença de um animal de estimação é benéfica.Segundo o vete-rinário Renato Miracca, 36, o estudo deve provocar muitos questionamentos. "Às vezes o animal é retirado sumariamente de casa, mas a reação alérgica pode estar sendo causada por outros fatores, como o cigarro e a poeira do ambiente", orienta.

Durante a gestação, muitas proprie-tárias de gatos ficam com dúvidas so-bre a segurança no convívio com esses animais. Embora a transmissão da to-xoplasmose seja atribuída ao gato, ela é transmitida mais frequentemente por

outros meios. Cuidados simples permi-tem a convivência entre gatos e gestantes sem prejuízos.

Existe ainda o mito de que, a toxoplas-mose é a “doença do gato”, e esse pen-samento equivocado, é comum, mesmo entre muitos médicos. Os gatos podem transmitir a doença, mas para isso ocor-rer eles devem estar infectados. Isso ocorre ao comer roedores, passarinhos e outros animais contaminados.

O parasita então é passado nas fezes do gato na forma de oocisto, que é mi-croscópio e pode ser ingerido pelo ser humano em algumas situações:

- Após limpar a caixa de fezes do gato;- Comer alguma coisa que entrou em

contato com fezes de gato infectado com toxoplasma.

O gato que fica dentro de casa, sem o hábito de caçar, raramente poderá es-tar infectado com a toxoplasmose. Um exame simples de sangue no felino é su-ficiente para eliminar as dúvidas.

Algumas dicas para evitar a contaminação:

- Lavar as mãos após o contato com carne crua;

- Lavar pias, tábuas de carne e outros utensílios;

- A carne deve ser cozida para o con-sumo;

- Lavar bem as frutas e verduras;- Limpar diariamente a caixa sanitária do

gato, pois assim as fezes são removidas antes que os “ovos” possam se tornar contaminantes. As mulheres grávidas de-vem evitar essa tarefa, ou utilizar luvas e depois lavar bem as mãos;

- Não alimentar os gatos com carne crua, vísceras ou ossos e não permitir que saiam de casa para que evitem o hábito da caça;

- Combater vetores, como insetos, por exemplo �