revista ibb - 18/05/2014

12

Upload: igreja-batista-do-bacacheri-ibb

Post on 22-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista semanal da Igreja Batista do Bacacheri.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista IBB - 18/05/2014
Page 2: Revista IBB - 18/05/2014

04 roteiro de células Viver contente | André Tavares

05 abc vida#MeuPróximo | Jaqueline Figueiredo

06 compaixão e justiçaVinde a mim | Márcia Suss

07 pastoralFrutificar | Márcio Tunala

08 comunicação100 Anos PIB | Ana Letícia Pie

09 ibb news Agenda | Dia a dia na igreja

10 ministério pastoral Campus | Missões

11 livraria e videoteca Destaques | Promoções

facebook.com/ibbcuritiba @ibb_curitiba youtube.com/batistabacacheri www.ibb.org.br

18/MAIO

EXPEDIENTE

IGREJA BATISTA DO BACACHERI

REVISTA IBB | Ministério de Comunicação | Agência [email protected] | (41) 3363-0327

Coordenação de Comunicação Renato Mendonça; Projeto Gráfico e Diagramação Ana Letícia Pie; Capa Fabio Vinicius; Revisão Ortográfica Irenice Ferreira, Hedy Silvado, Priscila Ferreira Imagens Banco de Imagens e Arquivo IBB; Impressão Nova Gráfica; Tiragem 1400 exemplares.

(41) 3363-0327 | [email protected] Amazonas de Souza Azevedo, 134

Bacacheri - Curitiba - Paraná82520-620

SUMÁRIO

Page 3: Revista IBB - 18/05/2014

Agência 1551C.C 05753-99

Agência 3702C.C 00096-3

Agência 3510-6 C.C 25034-1

Agência 3127C.C 4774-0

Agência 0372C.C 825-5 | OP. 003

Se o seu dízimo ou oferta for em cheque, favor cru-zar ou colocar nominal para Igreja Batista do Ba-cacheri (CNPJ: 76.042.126-0001/90). Dúvidas ou informações pelo e-mail [email protected].

Deposite seus dízimos e ofertas nas contas da igreja e coloque o recibo de depósito no envelo-pe durante o ofertório. Escolha a melhor opção:

DÍZIMOS E OFERTASGRUPOS DE ORAÇÃO

15h - Grupo MCACasas | Neuzi Bettes (3363-0327)

15h - Grupo MCACasas | Ieda Rosa (3363-0327)

14h30 - Grupo MCACasas | Dulce Coelho (3363-0327)

15h - Grupo MCACasas | Hedy Silvado (3363-0327)

15h - Grupo MCACasas | Terezinha Ribeiro (3363-0327)

20h - EspanholSala 9 | Pr. Juan Romero (3363-0327)

SEGUNDA

QUINTA

Mais informações no telefone (41) 3363-0327.

PROGRAMAÇÃO IBB

19h - C.F.I. Lidera

20h - Grupo Resgate (Amor Exigente)

19h30 - Celebrando a Recuperação

20h - Culto de Cura e Libertação

19h - C.F.I. Lidera

20h - Encontro Juventude (Adolescentes)

20h - Encontro Pré-Adolescentes

20h - Encontro Juventude (Jovens)

9h - Escola Bíblica Dinâmica

10h45 - Culto Manhã

18h30 - Culto Noite

SÁBADO

QUINTA

QUARTA

SEGUNDA

DOMINGO

SEXTA

Para saber mais sobre a nossa programação acesse o site www.ibb.org.br

Page 4: Revista IBB - 18/05/2014

Texto bíblico: Filipenses 4.10-13

“Alegro-me grandemente no Senhor, porque finalmente vocês renovaram o seu in-teresse por mim. De fato, vocês já se interessavam, mas não tinham oportunidade para demonstrá-lo. Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situa-ção, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”.

Um grande exemplo bíblico que podemos ter de uma alegria verdadeira é a vida de Paulo. Ele estava preso, pesava sobre sua cabeça uma sentença de morte e estava pas-sando por necessidades. Ainda assim, ele declarava estar CONTENTE! Qual era o seu segredo? Como viver contente em toda e qualquer situação?

APLICAÇÃO PESSOAL1. O que significa estar adaptado a toda e qualquer circunstância? E como isso é dife-rente de estar acomodado com a vida?

2. Paulo tinha convicção que tudo o que ele já havia sofrido ou estava sofrendo con-tribuía para o progresso do Evangelho. Como entender que o que você padece hoje coopera para o progresso do Evangelho?

3. As tribulações provam a nossa fé, produzem perseverança e nos fazem pessoas maduras e íntegras. Compartilhe com a Célula quais as tribulações que você tem en-frentado.

4. Paulo declara que “Tudo posso naquele que me fortalece”. O que ele quer dizer é: Tudo posso administrar naquele que me fortalece. Como você tem administrado as suas lutas?

TEMPO DE ORARDividam-se em duplas, compartilhem suas tribulações e lutas e orem juntos. Escre-vam num papel versículos que demonstrem o amor e a vitória que temos em Jesus e depois compartilhem com o resto da Célula, dessa forma vocês encorajarão uns aos outros.

Ministério de Células

Roteiro 19 | 18 a 24 de maio | 2014

4

ROTEIRO DE CÉLULA

ANDRÉ TAVARESPastor do Ministério de Juventude

VIVER CONTENTE

Page 5: Revista IBB - 18/05/2014

Estima-se que em Curitiba hoje, tenhamos em torno de 4.000 pessoas em situação de rua. São homens, mulheres, crianças e idosos que se encontram em extrema vulnera-bilidade, usando dos meios possíveis para sobreviver ainda que estes não sejam lícitos.

Vários são os motivos que os levam a viver nessa condição: pobreza, desemprego, desavenças familiares, desilusões, uso abusivo de drogas e álcool e alguns que já nas-ceram nas ruas e não conhecem outra forma de viver.

Na ABC Vida temos recebido pessoas em situação de rua. Em um ano, 20 pessoas passaram por atendimento. Algumas simplesmente passaram e decidiram por continu-ar suas vidas da mesma maneira, mas quatro destas aceitaram acompanhamento e já desfrutam de mudanças significativas em suas vidas.

Duas já saíram das ruas e estão trabalhando, uma foi encaminhada para uma Comu-nidade Terapêutica e agora está em busca de uma oportunidade de trabalho e a outra está resolvendo situações de documentação para retomar sua vida.

A questão do uso abusivo de drogas não é um problema exclusivo de pessoas que estão em situação de rua. Muitas famílias nos procuram em busca de orientação. Desses atendimentos, 12 pessoas foram encaminhadas para Comunidades Terapêuticas através da ABC Vida, neste último ano.

Amar ao próximo nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando desaprova-mos suas ações, mas certamente o mandamento não abre exceções. Vale lembrar que amar não é ser conivente, apoiar ou encobrir, o NÃO muitas vezes também pode ser dito por amor.

Além disso, a ABC Vida tem mais 11 projetos ativos, que têm como objetivo abenço-ar a vida de pessoas. Se você deseja conhecer mais sobre a ABC Vida, projetos e vo-luntariado, você e sua Célula podem ligar na ABC Vida (41) 3024-6155 e marcar um dia para participarem da Noite Aberta. Mais informações com [email protected].

5

ABC VIDA

JAQUELINE FIGUEIREDOAnalista da ABC Vida (Assistente Social)

#MEUPRÓXIMO

Page 6: Revista IBB - 18/05/2014

6

MÁRCIA SUSSCoordenadora da ABC Vida

COMPAIXÃO E JUSTIÇA

Hoje é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Ado-lescentes. Um tema difícil de ser tratado e muitas vezes ignorado por nós cristãos, mas lembrar é combater.

Lembre: O abusador normalmente é alguém bem próximo. Em 2013 foram registradas 827 denúncias no estado do Paraná, em 80% dos casos o abusador era um membro da família ou uma pessoa bem próxima. Sabemos que algumas famílias ainda optam por resolver estas questões dentro de suas paredes, e há casos que não são identificados e crianças não são socorridas, portanto, se analisarmos sob esta perspectiva, o número de casos pode ser ainda maior.

Lembre: A cada dia aproximadamente 20 crianças de zero a nove anos de idade são vítimas desse tipo de violência no Brasil. Estudos demonstram que os agressores normal-mente foram vítimas da violência infantil e este é um ciclo infernal.

Lembre: As crianças que passam por este tipo de trauma, normalmente têm dificul-dade de contar aos pais o que ocorreu e passam a apresentar um comportamento mais retraído e tristonho, bem como a recusa em frequentar os ambientes nos quais encontra com o abusador. Outras passam a apresentar um comportamento de sexualidade aflora-da precoce.

Lembre: Dificilmente uma criança relata abertamente que sofreu abuso, portanto, se uma criança próxima a você fizer qualquer menção ao assunto, muito provavelmente não é fantasia, ela está sendo vítima. Fique atento e peça ajuda de pessoas experientes para socorrê-la.

Lembre: Como igreja devemos orar, devemos saber e devemos enfrentar! Nosso coração deve encher-se de compaixão e justiça. Devemos procurar nossos líderes es-pirituais e ajuda disponível nas instituições da nossa socie-dade (Disque Direitos Humanos ou Disque 100).

DEIXAI VIR A MIM AS CRIANÇAS

“Deixem vir a mim as

crianças e não as impeçam; pois o Rei-no de Deus pertence aos que são seme-

lhantes a elas.” - Lucas 18.16

Page 7: Revista IBB - 18/05/2014

7

MÁRCIO TUNALAPastor do Ministério de Integração e Células

Neste final de semana as Células da IBB estão participando do FRUTIFICAR. Uma conferencia que produz crescimento e aperfeiçoamento na visão discipular. Em João 15.5-8 Jesus nos disse: “Eu sou a vi-deira; vocês são os ramos. Se alguém per-manecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanece-rem em mim, e as minhas palavras perma-necerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e as-sim serão meus discípulos.” Quando nos en-volvemos com o evangelismo e discipulado, encontramos muitas pessoas resistentes. Cristo nos diz neste trecho da Palavra que quando estamos ligados a Ele, frutificare-mos e os frutos que produzirmos revelarão que somos de fato de Jesus.

Quero ressaltar algumas pessoas que encontraremos pelo caminho.

Primeiro quero descrever o incrédulo: ser incrédulo não quer dizer necessaria-mente ser ateu. É alguém que não tem in-teresse em Deus. Qual é o problema dele? Quem controla todas as áreas de sua vida conforme a sua vontade e para seu próprio prazer, tem o EU no centro da vida. Ele vive para si mesmo.

Outro tipo que encontraremos é o reli-gioso: este é muito diferente do incrédulo. Acredita em Deus, lê a Bíblia, ora, canta, vai à igreja, chama Jesus de Senhor, etc. Mas qual o seu problema? O mesmo do incrédu-lo. Tem o EU no centro. Vive para si mesmo. E Deus? Deus existe para abençoá-lo, curá--lo, servi-lo e salvá-lo. É um quebra-galho. Este está pior que o incrédulo porque está se enganando.

O mais abençoado tipo de pessoa que encontramos é o discípulo: Não vive mais para si mesmo. Vive para Deus. Toda sua vida está estruturada em função da vonta-de de Deus, Jesus. Experimentou um ver-dadeiro arrependimento, reconhecendo Je-sus como seu Salvador, aquele que morreu pelos seus pecados, e como seu Senhor, isto é, aquele a quem se deve obedecer. O discípulo se reproduz a todo tempo e pro-move a expansão do Reino de Deus sob o direcionamento do Espírito Santo. O discí-pulo é aquele que está ligado a Cristo que é a Videira Verdadeira. Na nossa igreja nós temos orado e trabalhado para que todos os membros vivam uma vida frutífera com-patível com os ensinamentos bíblicos. Nada vale mais a pena que viver intensamente os princípios de Cristo.

Page 8: Revista IBB - 18/05/2014

No dia 13 de maio de 2014, a Primeira Igreja Batista de Curitiba (PIB Curitiba) com-pletou 100 anos. A primeira Igreja Batista fundada no Estado do Paraná foi a PIB de Paranaguá em 1911. A visão missionária desta igreja a levou a subir a Serra do Mar e plantar a Primeira Igreja Batista de Curitiba, com dez membros, em 1914. Plantar Igre-jas, apoiar a obra missionária ao redor do mundo e investir em projetos sociais são algumas das marcas desta Igreja centenária. Como Igreja co-irmã e participantes do Reino de Deus, celebramos com alegria esta data festiva.

Para nós, Igreja Batista do Bacacheri, a PIB Curitiba é muito importante, pois é nossa “Igreja mãe”. Entre seus primeiros pastores estavam João Emílio Henck e Ben Oliver e mais uma galeria de ilustres e dedicados servos de Deus que lideraram en-tusiasticamente a Igreja. A história da IBB conta que a PIB Curitiba, em 1951, sob a liderança do Pr. Ben Oliver comprou o terreno na Rua Gago Coutinho, 140 e construiu em madeira o primeiro templo da IBB. Nessa mesma data foram eleitas as diretorias da EBD e da União de Treinamento “João Emílio Henck”. Aquele grupo na região norte da cidade cresceu e no dia 7 de setembro de 1959, a Congregação do Bacacheri foi or-ganizada como uma Igreja autônoma e até hoje a “Igreja mãe” e a “Igreja filha” traba-lham lado a lado para cumprir o chamado da Grande Comissão. Somos muito gratos pelos pastores e missionários que estiveram conosco nessa fase inicial na vida da IBB.

Parabéns a todos os membros, pastores e funcionários da PIB Curitiba! Louvado seja Deus pelo centenário e pela dedicação do novo espaço de culto. Com os irmãos reafirmamos o moto dos 100 anos: Deus é bom! Deus é muito bom!

Toda a honra e a glória sejam a Ele para todo o sempre!

COMUNICAÇÃO

8

UMA IGREJA CENTENÁRIA

ANA LETÍCIA PIEMInistério de Comunicação

Page 9: Revista IBB - 18/05/2014

IBB NEWS

9

Venha ter um período de comunhão e almoce conosco! Cardápio: feijão branco; arroz; arroz car-reteiro; talharim à bolonhesa; nhoque ao sugo; batata soute; frango assado; bife ace-bolado; peixe; pernil à milanesa. Saladas, conservas e frutas.

Preços especiais: Almoço R$ 34,90 kg; Refrigerante (lata) R$ 3,00; Refrigerante (2L) R$6,00; Sobremesa R$ 4,00.

Page 10: Revista IBB - 18/05/2014

PASTORES, MINISTROS E OBREIROS

AVELINO FERREIRAPastor Emérito

MÁRCIO TUNALAPastor Supervisor de Pastores e do Ministério de Integração e Células

MARCOS FERREIRAPastor do Ministério de Educação Cristãe Rede de Células

ANDRÉ TAVARESPastor do Ministério de Juventude e Rede de Células

GUILHERME FALCÃOPastor do Ministério de Aconselhamento

RENATO MENDONÇAPastor do Ministério de Comunicação e Rede de Células

SILVANIR A. DA SILVAPastor do Ministério de Família e Rede de Células

SAMUEL VIEIRA BARROSMinistro de Adoraçãoe Artes

ALEXANDRE ARAÚJOPastor Auxiliar de Missões(Esperança Viva)

JIM DUNNPastor Auxiliar do Ministério em Inglês

FERNANDO SILVADOPastor Auxiliar de Pré-Adolescentes(Educação Cristã)

ELAINE OLIVEIRAMinistra Auxiliar doMinistério de EducaçãoCristã

MARINÊS MENDONÇAMinistra Auxiliar doMinistério Infantil(Educação Cristã)

RODRIGO GERONASSOMinistro Auxiliar deMissões(Piraquara)

EDERALDO XAVIER PONTESPastor Voluntário doMinistério em Italiano

JUAN CARLOS NUÑESROMEROPastor Voluntário do Ministério em Espanhol

L. ROBERTO SILVADOPastor Coordenador Geral

Conheça os pastores, ministros e obreiros que atuam em nossa igreja e em nossas missões locais.

ANTÔNIO DA SILVAObreiro do Ministériode Família

ARIANE CHABARIBERYObreira do Ministériode Juventude

EDEMILSON VIEIRAObreiro da Coordenação Geral

EVERALDO SOUZAObreiro do Ministériode Missões(Bocaiúva do Sul)

JAIRO CORRÊAObreiro do Ministériode Adoração e Artes

JOÃO BATISTAObreiro do Ministériode Missões(Fazenda Rio Grande)

NATAL CHABARIBERYObreiro do Ministériode Família (Idosos)

RÔMULO CORRÊAObreiro do Ministériode Juventude

SILVIO DIASObreiro do Ministériode Juventude

TATIANA PINELLIObreira do Ministériode Juventude

THIAGO CHABARIBERYObreiro do Ministériode Juventude

WELLINGTON MARTINSObreiro do Ministériode Células

Page 11: Revista IBB - 18/05/2014

LIVRARIA IBB VIDEOTECA IBB

INFORMAÇÕES E ENCOMENDAS

A Livraria e a Videoteca da IBB abrem aos domingos antes e após os cultos.

Mais informações [email protected] ou (41) 3363-0327.

APOIO: IGREJA FILIADA:

CONVENÇÃO BATISTA PARANAENSE

www.batistas.com www.batistasparana.org.br

BENEDITO CESAR HENING

CARLOS DANIEL GERKE

CARLOS EDUARDO BALDUINO

ELIZABETH RIBEIRO PAGANELLI DO AMARAL

GIANCARLO MARANI NETO

JEFFERSON RIBAS SUSS

JONIELSON VITA DA MOTA

JOSÉ DIAS DE SOUZA JÚNIOR

LUISA MENDES DE OLIVEIRA

MONCAIRO SOARES

THAIS DE FIGUEIREDO SILVA MORAES FERREIRA

VALÉRIA VICENTINI MENGHINI

ALEXANDRE FARIA CARLOS

DÂMARIS DA SILVA SERAPHIM

GABRIEL STORCK SILVA

KARINA DE LIMA RODRIGUES

MARIA DA JUDA NASCIMENTO

RAYMUNDA ESTEVES DA SILVA

ROBERTA FONTANELLI DO NASCIMENTO

GISLENE DE FREITAS LIMA DAMACENO

MARIA MUNARETO CASTELLAR

MAURÍCIO AMARO DA ROCHA

ROSÂNGELA DO AMARAL NEIVA

VALDIR KLEIN ERNLUND

AMANDA SIQUEIRA TORRES CUNHA

ANA BEATRIZ BAIENSE LEITE SANTOS

CARMEN LUCIA SIMIÃO CHABARIBERY

HELLEN THOMPSON DE AZEVEDO

IGNÊS ZIASCOSKI MENDES

MARIANA COSTA MOURA

MARIANA PIRES DE OLIVEIRA DOCA

18/5

18/5

18/5

18/5

18/5

18/5

18/5

18/5

18/5

18/5

18/5

18/5

19/5

19/5

19/5

19/5

19/5

19/5

19/5

20/5

20/5

20/5

20/5

20/5

21/5

21/5

21/5

21/5

21/5

21/5

21/5

PEDRO AUGUSTO ALBERTI BRAUZA

VANESSA MARIANE GUIMARÃES

CECÍLIA AIMÉE BORGES BRANDÃO DIAS

DIRLETE LAIS C.ALADO DA SILVEIRA

JOCÉLIA APARECIDA GONÇALVES MOTTA

JOSÉ DIAS DE SOUZA

PETRA LUISE TEUBER

PRISCILA CANDIDO S. ZEFERINO

TONY ADRIANO FERREIRA

AIRTON OLIBONI

ANDRE SOARES SANTOS

ISABEL CARNEIRO DE SOUZA

MARIA FILOMENA PIETRO

MARIA LUIZA WILLE DE CASTILHO

RAQUEL XAVIER FATUCH

RICARDO ALEXANDRE DE SOUSA

ROSIMARY PEREIRA LIMA MARTINS

GIOVANNA SONIA SCHREIBER BUTLER

KAUAN PAES LOVATO

MARILEA DA SILVA GUIMARÃES

MAURO COSTA

ALEXANDRE RIBEIRO ARAUJO

IRENE MATTE

ELEIDE DE JESUS RICCI

HELOISA CAROLINA CORDEIRO ALVES

ADAO BRANDAO

DÉBORA B.GOIS

21/5

21/5

22/5

22/5

22/5

22/5

22/5

22/5

22/5

23/5

23/5

23/5

23/5

23/5

23/5

23/5

23/5

24/5

24/5

24/5

24/5

20/5

20/5

21/5

21/5

22/5

24/5

ANIVERSARIANTES

ANIVERSARIANTES DAS NOSSAS MISSÕES

PROVA DE FOGODisponível para compra

PARA SALVAR UMA VIDADisponível para locação

Page 12: Revista IBB - 18/05/2014

Nosso Site

Projeto Nosso Jornal

Saiba mais sobre o que acontece na IBB, mais sobre a nossa programação, mi-nistérios e como ser voluntário em nos-sa igreja pelo nosso site www.ibb.org.br.

Faça parte desse projeto e anuncie no Nosso Jornal. Entre em contato com nossa equipe [email protected] ou (41) 3363-0327.