revista da comunidade nº 9

36
REVISTA DA COMUNIDADE 1

Upload: dinbrasil

Post on 07-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista da Comunidade nº 9 - edição de novembro 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 1

Page 2: Revista da Comunidade nº 9
Page 3: Revista da Comunidade nº 9

Nunca se ouviu falar tanto em síndrome ou transtorno do pânico como nos nossos dias.

O medo não seleciona mais suas vítimas. Pessoas dos mais diferentes quadros sociais lotam consultórios de psiquiatria ou psicologia na busca de uma terapia ou medicamento adequado. Desde altos executivos até simples empregadas domésticas, o medo não perdoa ninguém.

O cenário final dos quatro evangelhos do Novo Testamento era de medo entre os discípulos. Os mesmos judeus que haviam crucificado a Jesus não estavam dispostos a abrir mão do legalismo religioso e eliminariam qualquer nova liderança que surgisse no caminho deles.

Surge então o livro de Atos dos Apóstolos com sua narração do início da Igreja transpondo o medo.

A primeira comunidade de cristãos tinha na doutrina bíblica, na comunhão e nas orações os elementos de superação do medo. Sem falar no poder do Espírito Santo trazendo sobre eles a coragem necessária para viver e servir a Deus.

Esta edição reforça que o mesmo fenômeno espiritual da coragem no lugar do medo vale para hoje.

Wagner Fernandes, pastor

Os anúncios contidos nessa edição são de única e exclusiva responsabilidade dos anunciantes, não tendo a Igreja Comunidade da Graça nenhuma responsabilidade sobre o conteúdo e veracidade dos mesmos.

Produção: Comunidade da Graça SedePastor Presidente: Carlos Alberto de Quadros BezerraPastor Responsável: Wagner FernandesJornalista Responsável: Fabiana Lima - MTB 58739Coordenação e Revisão: Paulo SartoriRedação: Elisabete MaziProjeto Gráfico e Editoração: André RinaldiAssistente de Criação: Gustavo JitsuchakuContato Publicitário: Gabriela RosaneliTiragem: 10.000 exemplares

Interessados em anúnciar na próxima edição, [email protected] | 11 3588 0575

EDITORIAL

EXPEDIENTE

ÍNDICE

04 Visão

06 Liderança

16 Arte e Cultura

26 Ano do Clamor

08 Deus Agindo

12 Fundação CG

20 Capa

28 Aconteceu

27 Curiosidade

10Eles andaramcom Jesus

14 Igreja Família

Uma igreja família, vivendo o amor de Cristo, alcançando o próximo e formando discípulos

Comunidade da Graça SedeRua Eponina, 390 - V. Carrão - (11) 2090-1800Para saber o endereço de outras igreja acesse:www.comuna.com.br/igrejas

Page 4: Revista da Comunidade nº 9

4 REVISTA DA COMUNIDADE

VISÃO

“O amor é justamente a poderosa

ferramenta que temos para

vencermos o medo. “No amor não

existe medo; antes, o perfeito amor

lança fora o medo...”

O amor que vence o medopor Carlos Alberto Bezerra, pr.

A Bíblia fala de um homem íntegro e próspe-ro chamado Jó. Ele vivia com muito con-forto junto à sua esposa, filhos e emprega-dos. Isto dava a ele uma sensação de paz

e segurança. Até o dia em que Jó sofreu a perda dos seus bens, família e saúde. Neste momento ele faz uma revelação: “O que eu temia me sobreveio; o que receava me aconteceu.” (Jó 3.25).

Jó foi enganado. Quando acolheu o medo no seu coração, ele abriu as portas para a derrota. Temor é fé ao contrário; é crer na mentira. E há poder no medo, porque há poder no crer. Medo é a convicção que não vou conseguir, não vou vencer, não vai dar certo. “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é...” (Provérbios 23.7).

Há um poder terrivelmente maléfico quando o medo instala-se na nossa vida. O temor produz tormento na alma e tortura a mente. É uma arma que o diabo usa para matar a esperança, roubar a paz e destruir a fé no amor de Deus.

E o amor é justamente a poderosa ferramenta que temos para vencermos o medo. “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo...” (1 João 4.18). O amor é a certeza do cui-dado que Deus tem por nós, e é justamente este amor que lança fora todo o medo e produz segu-rança. Quando sei que o Senhor me ama, haja o que houver, eu sei que todas as circunstâncias contribuirão para o meu bem. Sei que Deus me ama, por isso posso descansar.

Podemos dominar o medo confiando no caráter am-oroso de Deus, pois Ele é absolutamente confiável. Jó enfim reconheceu que seu temor foi enviado por Satanás – trazendo-lhe calamidade. Mudou de ati-tude. Deixou de temer. Deixou de crer erradamente para crer corretamente. Então experimentou restau-ração, consolo e bem estar novamente.

Page 5: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 5

“ “Três passos para vencer o medo

Identifique cada temorMorte, pobreza, fracasso, crítica, doença, inimigos, velhice, insônia, indiferença, eternidade... Nenhum temor vem de Deus. O medo tem sempre sua ori-gem em Satanás. Ele é o autor do medo. Então identifique e confesse cada temor a Deus. Ele quer socorrer. “Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.” (Salmo 56.3).

Reconheça que o temor é o resultado de crer erradamenteCrer corretamente assegura poder ilimitado em qualquer ocasião, contra qualquer inimigo, oposição ou problema. Crer erradamente é utilizar mal a fé. Reconheça isso e mude de atitude nega-tiva. “Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?” (Salmo 56.4). Ponha em prática, diariamente, o poder da fé em DeusNossa fé é robustecida na medida em que a prati-camos. Portanto, quanto mais se exercita a fé em Deus e em sua Palavra, mais seremos fortes e ven-ceremos todo o temor. Pratique sua fé e confie em Deus. Sua fé é a tua vitória. Você pode abandonar o medo. “O Senhor é a minha luz e a minha salva-ção; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” (Salmo 27.1).

Quais são os teus temores estes dias? Do que você tem sentido medo? Conheça e creia no amor de Deus por você, experimente seu cuidado amo-roso e constante, e então você não precisará mais temer. Quando Jesus ainda estava com seus dis-cípulos ele disse: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” (João 14.27). É possível vencer o medo. Você crê?

11

2

3

2

3

Medo de MorrerEm dias de tanta violência, doenças e fatalidades, este sentimento atinge todos os homens. O medo da morte paralisa e leva as pessoas a viverem assustadas e desmotivadas quanto ao futuro.

Três temores comuns

Medo da PobrezaO temor de passar privações assola a maioria das pessoas. Este medo domina tanto os que não têm recursos, quanto os que possuem, mas vivem amedrontados pelo receio de perder.

Medo do FracassoEste medo faz com que as pessoas deixem de sonhar e empenhar o seu melhor em algum projeto. A comparação negativa com os outros faz com que o ser humano se sinta inferior e improdutivo.

Quando as pessoas são dominadas

por esses temores são levadas à dependência de remédios e drogas. Elas se desesperam e

caem em muitas desgraças.

Page 6: Revista da Comunidade nº 9

6 REVISTA DA COMUNIDADE

Tony Gwynn é o maior batedor nos últimos 50 anos de história do beisebol ameri-cano. Conquistou 8 prêmios de melhor batedor. É sempre um prazer vê-lo jogar.

Com 1,80m e quase 100kg, não tem aparência de um astro, mas é um atleta talentoso cuja verdadeira chave de seu sucesso é o foco. Tony gosta de jogar beisebol e dedica-se exclusivamente a isso. Passa longas horas assistindo vídeos de suas partidas na busca da excelência. Quando não está jogando ou assistindo vídeos, fala o tempo todo sobre as joga-das. Ele não se contenta com o suficiente. Jogar beisebol é o seu prazer. É conhecido por chegar aos eventos sociais com uma luva de batedor caindo do bolso, pois pára no caminho para treinar um pouco. Optou por morar em San Diego devido ao sossego da cidade e poder manter constância. O colunista americano George Will afirma que pessoas excelen-tes naquilo que fazem, tais como Gwynn, “desen-volveram um tipo de concentração desconhecida pela maioria das pessoas”.

LIDERANÇA

“Se você persegue dois coelhos, ambos escaparão.” anônimo

“O que as pessoas dizem e o que elas fazem são coisas

completamente diferentes.” Margaret Mead, antropóloga

A oitava qualidade de um líder

por John C. Maxwell

Qual deve ser o foco de um líder realmente efici-ente? As chaves são prioridade e concentração. O líder que conhece suas prioridades, mas não tem concentração, sabe o que precisa fazer, mas nunca consegue fazê-lo. Se tiver concentração, mas sem prioridades, possui excelência sem pro-gresso. Quando, porém, junta os dois elementos, reúne o potencial para alcançar grandes coisas. Muitas vezes encontro pessoas em posição de liderança que parecem se especializar em coisas pouco importantes.

Texto extraído do livro As 21 indispensáveis qualidades de um líder, de John Maxwell - Adaptado por Wagner FernandesÀ venda na livraria da Comunidade Sede - (11)2090.1814

Page 7: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 7

1

2

3

Concentre 70% em seus pontos fortes. É aí que você deve dedicar tempo, recursos e energia.

Concentre 25% em coisas novas. Crescimento equivale à mudança. Se você deseja melhorar, abra-se para mudanças e desenvolvimento. Se você dedica tempo a coisas novas relacionadas à sua área forte, crescerá como líder. Não esqueça: na liderança, parar de crescer será o seu fim.

Concentre 5% em seus pontos fracos.Ninguém pode deixar de trabalhar totalmente seus pontos fracos. A chave é minimizá-los o máximo possível.

Como você deve concentrar seu tempo e sua energia? Use as seguintes orienta-ções para ajudá-lo:

Reforço!Para melhorar seu foco:

Mude para os pontos fortes. Faça uma lista de três ou quatro coisas que você faz bem em seu trabalho. Qual a porcentagem de tempo que você dedica a elas e a porcentagem de recursos dedicada a essas áreas? Elabore um plano de mudança dedicando 70% de seu tempo aos pontos fortes. Se não pode fazê-lo, talvez seja o momento de reavaliar seu trabalho e carreira.

Delegue seus pontos fracos. Identifique três ou quatro atividades necessárias a seu trabalho que você não faz bem. Determine como delegar estas tarefas. Contrate alguém ou divida suas responsabilidades com um colega de trabalho. Desenvolva um plano.

Crie um limite. Avaliadas as prioridades, pense em concentração. O que é necessário para você alcançar o próximo nível em sua área de pontos fortes? Que novas ferramentas serão necessárias? Pense novamente em como você faz as coisas e disponha-se a fazer sacrifícios. O tempo e o dinheiro aplicados para levá-lo ao próximo nível são o melhor investimento que você pode fazer.

Ação diária:Os treinadores de animais mais experientes levam um pequeno banco ao entrarem na jaula de um leão. Por que um pequeno banco? Porque não há nada melhor para amansar os animais – exceto uma arma com tranqüilizante. Quando o treinador posiciona o pequeno banco de modo que os pés fiquem em frente ao leão, o animal tenta focalizar os quatro pés ao mesmo tempo, o que o paralisa. O foco dividido sempre trabalhará contra você.

O líder que conhece suas prioridades,

mas não tem concentração,

sabe o que precisa fazer, mas nunca consegue fazê-lo.

Page 8: Revista da Comunidade nº 9

8 REVISTA DA COMUNIDADE

DEUS AGINDO

“A verdadeira beleza e honra de uma

mulher está em amar e obedecer

ao Senhor. Esta deve receber

cumprimentos e homenagens de toda

a sociedade.” Provérbios 31.30-31

Quando pensamos em beleza feminina, en-contramos dois padrões: um segundo a perspectiva de Deus e outro segundo a perspectiva do mundo.

O padrão de beleza do mundo

A mulher nunca foi tão bombardeada pela ditadura da beleza física. Isso está na TV, na Internet, nas revistas, nas propagandas, nos concursos de ‘top model’, na moda das lojas, nos cosméticos para rejuvenescimento, nas academias, nas clínicas de cirurgia plástica, na reposição hormonal e inúmeros tratamentos estéticos.

A mídia cada vez mais mostra mulheres atraentes, bonitas, magérrimas, cuidadas e super produzidas. Em função disso, hoje em dia, o principal quesito para o homem escolher uma esposa é a beleza física.

Não há problema algum em querer ser bonita. Afinal de contas, Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, portanto os fez belos. A Bíblia fala de mulheres lindas:

• Sara era sobremaneira formosa (Gênesis 12.14).

• Raquel era formosa de porte e semblante (Gênesis 29.17).

• Ester foi escolhida para ser rainha por sua beleza, e usou isso com sabedoria para salvar seu povo do extermínio (Ester 2.7).

É certo que a beleza faz parte do plano de Deus para a mulher. O problema é o que tem levado mui-tas mulheres a tratar sua beleza de forma errada. Basta observarmos os maus exemplos de algumas atrizes e participantes dos ‘reality shows’ que infes-tam a televisão.

A verdadeira beleza femininapor Suely Bezerra, pra

Existem dois segredos de beleza. Afinal, qual mulher não gosta de saber

como ficar mais bonita?

Page 9: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 9

“O padrão de beleza de Deus

Não há dúvida que a ênfase maior nas Escrituras é sobre a beleza in-terna – de alma e coração – pois essa o tempo não pode apagar, pelo contrário aperfeiçoa. O que deve mais chamar a atenção numa mul-her é seu bom senso, sua decência, sua honestidade, suas atitudes, suas palavras, seu amor altruísta e a maneira como se relaciona.

A beleza física é muito relativa e variável, mas a beleza interior está ao alcance de todas. E o que fazemos e falamos reflete o nosso inte-rior. Mesmo bonitas por fora, algumas mulheres ficam ‘feias’ quando agem com:

• Ingratidão Não reconhecem os benefícios de Deus em sua vida.

• Egoísmo Só pensam em si mesmas.

• Descontentamento Sentem constante insatisfação, sempre querendo mais.

• Orgulho Pensam ser superior aos outros.

• Inveja Não se alegram com o que acontece de bom aos outros.

• Ódio Guardam rancor e amargura no coração.

“Um espelho nos revela qual é a nossa aparência externa; nossa mente revela

como nós somos por dentro.” Provérbios 27.19

1.Buscar a Deus em primeiro lugar.“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33). Isso significa dar a Deus o lugar mais importante na sua vida. E ele acrescentará até a beleza a você.

2. Não andar ansiosa por coisa alguma.“Lancem sobre ele (Deus) toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5.7). Atenção! Ansiedade produz rugas e envelhece. Trocar as preocupações por confiança em Deus é um segredo de ouro para manter-se bela.

Page 10: Revista da Comunidade nº 9

10 REVISTA DA COMUNIDADE

““Quando a Bíblia afirma que Deus ama to-

das as pessoas no mundo (João 3.16), isto certamente inclui os seres humanos de todas as raças. Isso nos faz iguais pe-

rante o Criador, e deveríamos nos ver assim. Mas, infelizmente, essa verdade nem sempre é vivida.

Na metade do século XX, os negros dos Estados Unidos sofriam todo tipo de preconceito e discrimi-nação racial; até mesmo por alguns que se diziam cristãos. Neste contexto, um pastor levantou-se como defensor dos direitos civis por vias pacíficas. Seu nome era Martin Luther King. Ele nasceu em Atlanta (EUA) em 1929, e era filho de pastores ba-tistas. Formado em teologia, casou-se com Coretta Scott, com quem teve quatro filhos.

Em 1955 Martin Luther King liderou um forte boicote contra a segregação racial, quando uma mulher negra, Rosa Parks, foi presa por se recu-sar a ceder seu lugar para um homem branco num ônibus. King chegou a ser preso também, mas a separação de negros e brancos nos transportes públicos foi finalmente abolida pelo governo.

King participou ainda de inúmeros protestos e pas-seatas, sempre lutando pelas liberdades civis dos negros. Preso e torturado diversas vezes, sua casa chegou a ser atacada por bombas. Em 1963 ele

conseguiu que mais de 200.000 pessoas marchas-sem pelo fim da segregação racial em Washington. Nesta ocasião proferiu seu famoso discurso “Eu Tenho um Sonho”. Dessas manifestações nasce-ram a lei dos Direitos Civis e a lei dos Direitos de Voto.

Em 1964 Martin Luther King se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. No início de 1967, King uniu-se aos movimentos con-tra a Guerra do Vietnã. Em 1968 organizou uma campanha por justiça sócio-econômica, contra a pobreza, que tinha por objetivo garantir ajuda às comunidades mais pobres do país.

Por tudo isso, Martin Luther King era odiado por muitos, o que culminou em seu assassinato em abril de 1968, aos 39 anos, na cidade de Memphis, momentos antes de uma marcha. Entretanto, seu exemplo cristão de amor e serviço ao próximo du-rará para sempre.

ELES ANDARAM COM JESUS

Um dos mais importantes ativistas

pelos direitos civis no mundo

através da não-violência e do amor

para com o próximo.

Martin LutherKingpor Paulo Alexandre Sartori

Eu tenho um sonho que um dia meus filhos viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter. Martin Luther King

No Brasil, em 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra,

dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A

data escolhida coincide com o dia da morte do líder negro abolucionista

Zumbi dos Palmares, em 1695.

Page 11: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 11

Page 12: Revista da Comunidade nº 9

12 REVISTA DA COMUNIDADE

FUNDAÇÃO COMUNIDADE DA GRAÇA

Page 13: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 13

“Então Ele (Jesus) tomou as crianças nos braços, pôs as mãos na

cabeça delas, e as abençoou.” Marcos 10.17

Projeto Papai do Céu: Mudando destinos

Lendo a Bíblia, descobrimos que Jesus valorizou muito a cri-ança em seu ministério e nos deixou um grande desafio – continuar as suas obras. Seguindo o exemplo do Mestre, a Fundação Comunidade da Graça tem, entre outros, um

projeto especial que vida atender as necessidades e oferecer um pouco de esperança a crianças carentes nesta época do Natal.

É o projeto Papai do Céu! Ele teve início em 2006 e tem por ob-jetivo apadrinhar as crianças carentes inclusas nos projetos sociais da Fundação (as quatro creches e os programas Ação Família, Viva Leite e Primícias). São quase 1.500 crianças atendidas.

Cada padrinho é responsável por presentear uma criança com rou-pa, calçado e brinquedo novos. Munidos de informações sobre a criança, ele também é desafiado a orar e enviar cartas expressando o amor de Deus por ela. Ao responder a carta, a criança interage com pessoas que não são do seu meio social, contribuindo para a diminuição do sentimento de marginalização comum a elas. Há uma equipe que ajuda na entrega destas cartas.

Temos uma grande missão social como cristãos. Deus nos chamou para ajudarmos a criar um novo mundo à nossa volta. Temos toda a energia e os recursos para mudar os destinos de muitas pessoas. Só precisamos olhar para além das nossas paredes. Vamos começar a fazer isso?

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” Mateus 5.16

Os padrinhos são em sua maioria membros da Comunidade da Graça em Vila Carrão e em Ermelino Matarazzo. Se você é de outra Comunidade e deseja apadrinhar uma criança neste fim de ano, en-tre em contato com a Fundação pelo telefone (11) 2672-3232 e fale com Marisa.

Page 14: Revista da Comunidade nº 9

14 REVISTA DA COMUNIDADE“

Quem já não assistiu a um daqueles filmes de suspense em que a vítima não vê saída para uma situação?

A vida é assim também. Passamos por dificuldades no dia a dia que mais se parecem com um beco sem saída. Aliás, o que potencializa o medo é exata-mente o fato de não se enxergar uma saída, embora ela exista. Fica uma impressão de que se fôssemos um pouco mais pacientes, e insistentes numa busca por ajuda, logo enxergaríamos a solução – a saída.

É nesse ponto que os seres humanos se diferem uns dos outros e tomam lados diferentes. Alguns fi-cam entregues ao medo durante toda a jornada da vida. Outros descobrem que sozinhos (e é aqui que mora o medo, na solidão) não serão capazes de en-frentar a vida e os gigantes que surgem no caminho. O Salmo 118 revela duas saídas para o medo.

A primeira delas está no verso 6:

Que revelação estrondosa! Quando Deus criou o homem e a mulher (Gênesis 1.27-28), fazia parte de Seu plano estar na companhia dos seres criados. Nunca foi intenção de Deus abandonar o homem. Foi o homem quem o abandonou preferindo o pe-cado, a desobediência.

Entretanto, quando entramos em contato com o evan-gelho, que são as boas notícias da parte de Deus, uma mudança significativa começa a acontecer.

Em sua defesa diante do rei Agrida, o Apóstolo Pau-lo contava sobre sua conversão e missão que havia recebido de Jesus: “... Eu apareci a você para o es-colher como meu servo, a fim de que você conte aos outros o que viu hoje e anuncie o que lhe vou mostrar depois. Vou livrar você dos judeus e tam-bém dos não-judeus, a quem vou enviá-lo. Você vai abrir os olhos deles a fim de que eles saiam da escuridão para a luz e do poder de Satanás para Deus. Então, por meio da fé em mim, eles serão perdoados dos seus pecados e passarão a ser parte do povo escolhido de Deus.” Atos 26:16 a 18

Considerando que o pecado é a única coisa que separa o homem de Deus (Isaías 59.2), mas que Cristo pagou a dívida dos nossos pecados na cruz, quem nele crê volta a contar com a presença de

O Senhor está comigo; não

temerei. Que me poderá fazer o

homem?

IGREJA FAMÍLIA

por Wagner Fernandes, pr.

“Passamos por dificuldades que se

parecem com um beco sem saída. Aliás,

o que potencializa o medo é exatamente

o fato de não se enxergar uma saída”.

As duas saídas para o medopor Wagner Fernandes, pr.

Page 15: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 15

Deus. E se Deus é por nós, quem será contra nós? (Romanos 8.31). A segunda saída para o medo está no verso 7:

Quando Deus disse em Gênesis 2.18 que não era bom que o homem estivesse só, criando a mul-her como sua companheira, a Bíblia abre uma das maiores verdades sobre nós seres humanos: Pre-cisamos de alguém sempre ao nosso lado. E num sentido mais amplo, não se trata apenas da presen-ça da mulher na vida do homem, mas de amigos, de pessoas de extrema confiança e que possam servir de suporte para os tempos difíceis de medo.

A igreja é o melhor lugar do mundo para se construir relacionamentos significativos, amizades sinceras e duradouras. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante,” Eclesiastes 4.9-10

A oração de Jesus por seus discípulos e por todos aqueles que ainda haveriam de crer nele vem com-provar a verdade da dependência que precisamos ter uns dos outros. “Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.” João 17.11

O segredo da vitória contra o medo está na com-preensão e aceitação em fé de que Deus está comi-go por causa da obra de Cristo na cruz; e não pára por aí; do mesmo modo no fato de que meus irmãos em Cristo também estão comigo.

A melhor definição bíblica para a igreja está Roma-nos 12.4-5: “Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros”. O texto é claro em mostrar que somente em Cristo podemos fazer parte de uma nova comunidade, uma comunidade de amigos.

O melhor de tudo é que foi o próprio Deus que provi-denciou estas duas saídas para o medo. Vendo-nos sozinhos e entregues ao pecado, enviou seu Filho para nos resgatar. Não bastasse essa grande obra, nos ligou a outras pessoas que têm abraçado esta mesma fé, nossos irmãos, nossos amigos que es-tarão conosco em todo tempo personificando a mais pura e legítima presença: a presença de Deus.

O SENHOR está comigo entre os que me ajudam.

“ “Porque assim como num só corpo temos

muitos membros, mas nem todos

os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto

muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos

outros

Page 16: Revista da Comunidade nº 9

16 REVISTA DA COMUNIDADE

ARTE E CULTURA

Aline Barros fala de suas

conquistas e lutas em autobiografia

que a Thomas Nelson Brasil lança

este mês.

Fé e Paixão, uma ótima combinaçãoEditora Thomas Nelson Brasil

É difícil imaginar como Aline Barros con-segue dar conta de tantas atividades em um dia comum, de 24 horas. Quando não está cuidando da família ou minist-

rando na igreja, ela está cantando sobre um palco, cuidando de sua empresa, participando de algum evento ou... escrevendo um livro! Aline Barros — Fé e paixão, Aabiografia da cantora evangélica mais popular do país, chega às livrarias este mês pela Thomas Nelson Brasil. Nela, a artista fala sobre o início da carreira, os desafios, as alegrias, as lutas e as vitórias que conquistou. “Tenho certeza de que vai abençoar milhares de pessoas pelo Brasil e fora do país”, ela garante.

Por que escrever sua biografia?Temos um tesouro muito grande dentro de nós que precisa ser repartido, e quanto mais a gente repar-te, mais Deus vai acrescentando. Isso é o mínimo que eu poderia passar para as pessoas, aquilo que tenho vivido e aprendido, que tem sido base para minha vida, para me fazer chegar aonde cheguei e preparar o meu caminho para coisas ainda maiores. Meu objetivo é passar para o católico, o espírita, até aquele que é ateu, enfim, transmitir para todo mun-do aquilo que me tem feito ser quem sou.

A música ainda realiza você?Estou há mais de quinze anos nessa estrada e eu fico muito feliz. A música é uma arte, e a gente pre-cisa valorizar isto. Quando você se entrega realmente àquilo que faz, quando faz de coração, isto gera uma grande contribuição, principalmente para o público não cristão, porque a música se traduz naquilo que diz o seu coração. Deus então se encarrega de fazer o resto. A música cristã toca milhares de corações, transforma pessoas, porque a essência está ali, Je-sus está presente naquilo que você faz de uma forma muito linda. Tenho a minha contribuição, mas outras pessoas chegaram antes. Elas marcaram a história da musica cristã no nosso país.

Qual a sua avaliação para a Igreja na atualidade?A Igreja é uma das coisas mais importantes hoje em dia. Precisamos aprender a valorizar o corpo de Cristo, principalmente a igreja local, onde somos plantados, arraigados. Isso faz com que a gente se fortaleça. Na realidade, você se fortalece quando está coberto porque a igreja é como uma proteção. Por onde passo, tenho falado sobre isso, de nós sermos igrejas fortalecidas para que a gente faça a diferença na nossa nação. Sendo cristãos mais fortes, conseguimos ir muito mais longe.

Page 17: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 17

Você tem se dedicado a alguma outra atividade relacionada à música?O piano é uma das coisas que tenho buscado in-vestir um pouco mais de tempo para que eu possa fluir melhor também naquilo que eu tenho feito, em-bora eu tenha músicos excelentes, excepcionais ao meu lado. A gente sente falta um pouco de tocar um instrumento, conduzir a coisa. Acho que, para uma pessoa que atua na área de música, isso é real-mente muito importante. O que eu sei é bem básico, arroz com feijão, mas estou buscando me aprimorar nesta área. Nunca é tarde para aprender. Esse é um ponto na minha vida, no meu ministério que, se eu pudesse fazer quando novinha, eu teria investido, me dedicado mais nessa questão.

Você diria que a Igreja já atingiu todos os espaços que poderia?Eu acredito que a gente ainda está no início, que ai-nda tem muita coisa para acontecer. Creio que, nos próximos dez anos, Deus vai precisar contar conos-

co para promover o seu Reino por meio daquilo que confiou em nossas mãos, nossos dons e talentos. A gente pode ir muito além.

Quais são os próximos desafios na sua carreira? Tenho milhares de desafios, estou sempre pensando em alguma coisa diferente para poder impactar, sa-cudir, para poder fazer as pessoas abraçar a causa e trabalhar olhando nessa direção, apontando para o alvo. Louvo muito a Deus por isso. Eu quero con-tinuar assim, com essa garra com essa vontade, não importa a minha idade, a minha cabeça, quero que ela esteja sempre jovem, pronta para esses grandes desafios, pronta para romper, pronta para grandes conquistas, para poder fazer coisas grandes. Tenho projetos audaciosos que, no seu tempo, vou com-partilhar, mas quero pedir somente que as pessoas orem pelo que Deus tem colocado em nossas mãos para que a gente possa sempre fazer com excelên-cia e atingir milhares de corações.

ELA CANTA COM A ALMA E ESCREVE COM O CORAÇÃO.

O LIVRO DA MAIOR CANTORA GOSPEL DO PAÍS

Fé e Paixão de Aline Barros

“Minha vida se traduz em fé e paixão.”

Aline Barros

www.thomasnelson.com.brNAS LIVRARIAS

Page 18: Revista da Comunidade nº 9
Page 19: Revista da Comunidade nº 9

por Wagner Fernandes, pr

Page 20: Revista da Comunidade nº 9

20 REVISTA DA COMUNIDADE

CAPA

MEDOaflição da alma

O que é o medo? Que tipos de medo há? Pode ter-se medo de algo como perder

o emprego, falar em público; medo de assalto, altura, bichos, insetos; medo por

uma situação real ameaçadora ou simplesmente medo por imaginar, sem que

esse momento tenha sido experimentado.

Medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer al-guma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente.

Medo e ansiedade estão diretamente ligados. O medo geral-mente se refere a um objeto ou a uma situação muito definida de perigo imediato. Já a ansiedade se caracteriza por uma sensação desagradável de tensão e apreensão, fazendo an-tecipar um perigo futuro, que pode ou não acontecer. O indi-víduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo.

Cada vez mais a OMS (Organização Mundial da Saúde) se mostra preocupada com as enfermidades psíquicas ou as chamadas “aflições da alma”. Em todo o mundo, a cada ano aumenta mais a incidência de pessoas com es-sas doenças, que não escolhe classe social, credo, sexo ou faixa etária. Muitos têm sofrido sérios prejuízos na vida pessoal, familiar e profissional uma vez que esses prob-lemas geram incapacidades.

Page 21: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 21

Page 22: Revista da Comunidade nº 9

22 REVISTA DA COMUNIDADE

Precisamos entender quando o medo se trans-forma em um distúrbio psíquico, porque certa medida de MEDO e ANSIEDADE são atividades necessárias para o homem. Deus nos criou com esses mecanismos de defesa para a nossa sobre-vivência; e tudo o que Deus faz é perfeito.

Deus nos criou com um mecanismo de ALERTA para enfrentarmos as situações de perigo con-creto. Diante de um perigo eminente, o nosso cérebro envia uma mensagem para esse sistema, ativando assim as respostas fisiológica, psíquica e mental e entramos em um estado de prontidão para a FUGA ou o ATAQUE.

Neste processo, todo o nosso organismo so-fre alterações proporcionadas pela descarga de adrenalina. Mas, passando o perigo, o nosso or-ganismo tem que entrar novamente em equilíbrio. Entretanto algumas pessoas não retornam a esse equilíbrio tornando assim o medo em transtorno do Pânico. “O transtorno do Pânico nada mais é que uma resposta automática do sistema de ALERTA que não passa por um julgamento racio-nal. Qualquer estímulo, por menor que seja, pode desencadear o processo, causando assim uma série de sintomas muito angustiantes”, declarou a psicóloga Suely Rosa S. Ribeiro.

Como vivemos numa sociedade moderna, com muitas exigências, nossos medos são muito dife-rentes dos homens primitivos. Hoje, nossos me-dos são perder o emprego, sofrer uma violência como assaltos, seqüestro, uma bala perdida, uma tragédia da natureza, perder um ente querido, via-jar de avião, carro, e tantos outros. Não podem-os dizer que esses medos não são reais porque são. Isso sem falar em nossas exigências internas como ter que ser excelente em tudo: no trabalho, em casa, na igreja e, sem esquecer, na família. Todas essas exigências geram ansiedades cau-sando grandes medos e estresse.

O consultor de viagem Silvio Gonçalves sabe bem o que é viver sobre pressão. Diariamente possui metas de vendas altíssimas, metas para qualidade no atendimento e mais a cobrança do chefe e dos

Alterações: Aumento da freqüência cardíaca e pressão arterial.

Obejetivos: Sangue circulando mais rápido melhora a atividade muscular esquelética e cerebral, facilitando a ação e o movimento.

Alterações: Contração do baço.

Obejetivos: Levar mais glóbulos vermelhos à corrente sanguínea e melhorar a oxigenação do organismo e de áreas estratégicas.

Reação do sistema de alerta

Alterações: O fígado libera mais glicose.

Obejetivos: Para ser utilizado como alimento e energia para os músculos e cérebro.

Alterações: Redistribuição sanguínea.

Obejetivos: Diminui o sangue dirigido à pele e vísceras, aumentando para músculos e cérebro.

Alterações: Aumento da freqüência respiratória e dilatação dos brônquios.

Obejetivos: Favorece a captação de mais oxigênio pelo sangue.

Alterações: Dilatação das pupilas.

Obejetivos: Para aumentar a eficiência visual.

Alterações: Aumento do número de linfócitos na corrente sanguínea.

Obejetivos: Preparar os tecidos para possíveis danos por agentes externos agressores.

Page 23: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 23

clientes, que o afetam psicologicamente e fisicamente. “Essa pressão causa tensão. Com a tensão vem o cansaço. E aí segue o restante: desânimo, estresse, nervosismo, alteração de humor etc. Já vi pessoas sofrerem ataques de surto”, afirmou.

Quando uma pessoa trabalha sob muita pressão, pode entrar em um nível de estresse muito grande e até gerar medo. “Todos temos nossas con-tas para pagar no final do mês. Quem trabalha com vendas recebe um pequeno salário base. Porém, caso a meta estipulada seja atingida, o valor a receber é muito expressivo. Assim, surge o medo de não corresponder à expectativa de vendas e ficar sem a comissão, o que resultaria em dívidas. Para que isso não ocorra, nos submetemos à carga de 8 horas diárias de trabalho, inclusive aos sábados e domingos”, completou Silvio.

Quando a ansiedade tem intensidade exagerada torna-se prejudicial. Os sintomas são desagradáveis e chega a atingir a capacidade intelectual, diminuindo a capacidade de pensar com clareza, de julgar apropriada-mente, de aprender com eficiência ou de recordar coisas com precisão. Também altera uma série de funções vegetativas do organismo.

O que fazer então para não adoecer? Encontrar o equilíbrio de todas essas coisas não é uma tarefa muito fácil. Não existe nenhuma receita pronta. “Trabalho com a Terapia Cognitiva, identificando os pensamentos disfuncionais e automáticos e a maneira como interpretar uma situação que nos leva a reações e atitudes muitas vezes disfuncionais. Temos que compreender que não existe nada neste mundo que nos dá segurança total, proteção completa, controle sobre todas as situações, e o antídoto contra a ansiedade e o medo é justa-mente SEGURANÇA”, afirmou Suely.

Cremos que segurança total só existe em Deus. Ele é a única certeza para uma vida saudável e livre de medos e ansiedades. Quando percebemos o quanto somos frágeis e impotentes, temos a opção de confiar e descan-sar em Deus. “Podemos, pois, dizer com confiança: O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?” Hebreus 13.6

Page 24: Revista da Comunidade nº 9

24 REVISTA DA COMUNIDADE

Page 25: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 25

Page 26: Revista da Comunidade nº 9

26 REVISTA DA COMUNIDADE

“ “ANO DO CLAMOR

Novembro:Clamor pela Grande Colheita

Diz a Bíblia que Jesus olhou para as multi-dões de seus dias e teve compaixão de-las, pois estavam aflitas e exaustas, como ovelhas sem pastor. Então ele as compa-

rou a uma grande plantação, mas que não possuía trabalhadores suficientes. Jesus estava antevendo a dificuldade de alguém renunciar sua vida confortável e ir se importar com os perdidos.

O mestre então convoca seus discípulos a pedir ao Pai que prepare e envie muitos trabalhadores a fim de servir na plantação que é o mundo, isto é, que dediquem suas vidas exclusivamente à pregação do evangelho para a salvação de almas.

Mas espere aí. Como aqueles discípulos poderiam fazer tal pedido sem que oferecessem primeiro suas próprias vidas? Eles não poderiam dizer: “Mande trabalhadores, mas não eu.” Pelo contrário, a úni-ca oração possível seria: “Mande trabalhadores, a começar por mim.”

Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão ansio-sas por boas notícias – as boas novas do evangelho. Vamos clamar a Deus durante o mês de novembro para que os trabalhadores sejam enviados, mesmo correndo o santo risco de sermos a resposta para esse clamor!

E lhes disse: A colheita é

grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor

da colheita que mande

trabalhadores para a sua colheita.

Lucas 10.2

Page 27: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 27

CURIOSIDADE

O que as pessoas não sabem sobre a Bíblia.

VocêSabia?

Que o segredo contra o medo é ter a Jesus como nosso pastor?

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. (...) Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Salmo 23.1 e 4

Que quando o medo surge é o momento propício para se confiar mais em Deus?

“Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.” Salmo 56.3

Que o medo foi uma das primeiras conseqüências do pecado?

“E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” Gênesis 3.9 e 10

Que o antídoto para o medo é o amor de Deus em nosso coração?

“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” 1 João 4.18

Que aqueles que conhecem e amam a Deus perdem o medo?

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?” Salmo 27.1

Que quando recebemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador ganhamos um espírito que substitui o medo?

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” Romanos 8.15

Que o medo neutraliza as pessoas e contagia a outros?

“Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos. Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite.” Números 13.33 e 14.1

Que quando o medo vem, podemos obter respostas de Deus através da oração e do jejum?

“Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá.” 2 Crônicas 20.3

1 5

2

6

4

8

3

7

Page 28: Revista da Comunidade nº 9

28 REVISTA DA COMUNIDADE

RECICLANDO A VISÃO

Há vinte anos atrás teve inicio aqui na Comunidade da Graça um seminário de louvor denominado Reciclando a Visão. A proposta era buscar conhecimento e aprendizado bíblico re-lacionado a vida de adoração da igreja.

Olhando para trás notamos o quanto pudemos aprender, crescer e as-sim influenciar igrejas e ministérios de varias partes do Brasil numa épo-ca em que quase não haviam seminários na área de louvor e adoração.

Pois bem, o desafio de continuar essa historia esta nas nossas mãos e nos dias 19 e 20 de novembro teremos essa oportunidade e você não pode ficar de fora.

Além do Prs. Carlos Alberto, Adhemar de Campos e Ronaldo Bezerra, estarão conosco nossos amigos Bob Fitts e Asaph Borba, reconheci-dos mundialmente através de um ministério profético que tem aben-çoado a muitos.

Nossa expectativa no Senhor é muito grande por isso precisamos estar juntos

Um abraço!

Prs. Adhemar de Campos e Ronaldo Bezerra

por Wagner Fernandes, pr.

O DNA da adoraçãoDia 19 e 20 de novembro, na

Comunidade da Graça em

Vila Carrão

Page 29: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 29

Page 30: Revista da Comunidade nº 9

30 REVISTA DA COMUNIDADE

ANUNCIANTES

Page 31: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 31

ANUNCIANTES

Page 32: Revista da Comunidade nº 9

32 REVISTA DA COMUNIDADE

ANUNCIANTES

Page 33: Revista da Comunidade nº 9

REVISTA DA COMUNIDADE 33

ANUNCIANTES

Page 34: Revista da Comunidade nº 9

34 REVISTA DA COMUNIDADE

SHALLONESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

Escrituração: Contábil, processamento de dados

R. Jacirendi, 391Tatuapé/SP

2295 1657 / 2294 4527Contato: Clóvis

AULAS DE VIOLÃOEducação Musical à

domicílio, Individual ou em Grupo. Aulas semanais de 1 hora, crianças a partir de 6 anos. Prof.

Wagner [email protected]

Fone 2093.3205 / 9559.0736

NATURA

Produtos Natura pronta entrega. Consultoria de

beleza. Atendimento personalizado. Várias opções de presentes.Ligue: (11) 3542-1618

9245 4181 ANDRÉA

RAIMUNDO AGUIARFaz reformas,

construções e serviços correlatos. Trabalho com carinho com o

seu material para não desperdiça-lo.

Raimundo Silva Aguiar(11) 2679 8008 ou (11)

9200 5320

CHOCOLATES ARTESANAIS

Panetones Trufados, Doces p/ Festas,

Lembranças Comestíveis, Cupcake, e muito mais.

Confira.(11) 2211-7804 / 9194-

0501Contato: Fernanda

SEGUROSMARLI RAHIJ

Auto, residência, Empresa ,Consorcio e

Planos de Saúde.LG N. Sra. do Bom Parto,

74 Tatuapé[email protected]

2097-3068 / 9556-4956

CASA NA PRAIAAluga-se p/ temporadaAgenor de Campos/

Mongaguá3 dorms (1 Suite)

Sala 3 amb/ 5 vgs/chur40 mts do mar

Alexandre11-9993 0348

[email protected]

JEAN TOCANTINSADVOGADO

Família, Cível, TrabalhistaConsultoria ImobiliáriaPraça da Sé 411, 3ª

andar, sala 4 - Centro, SP3101-1226 - 81503825

80209015jean_tocantins@yahoo.

com.br

ADVOGADOIrineu Uebara OAB/SP

163871Civil, Trabalhista, Familiar

Direito a serviço daJustiça11 20812613

Rua Pimenta Bueno, 232 Belenzinho

[email protected]

ESTAMPARIA LÍRIO DOS VALES

Estampamos em geral.Fabricamos mesa corrida.

e flash cure21543669 80419310

David ou Laísestampariarteslv@hotmail.

com

AULAS DE MÚSICA:

Guitarra, violão, baixo, bateria, teclado e gaita

8139-4841 / 8577-8167 na MOOCA ou A

DOMICILIO.

K.S.R – COSMETICSDELIVERY

AVON/LUMI/NATURAKits, Cestas e

Embalagens p/ presentes2674-0701/9136-5624Aceito Cartões Débito e

Cré[email protected]

ANUNCIANTES

CLASSIFICADOS

Page 35: Revista da Comunidade nº 9
Page 36: Revista da Comunidade nº 9

36 REVISTA DA COMUNIDADE