revista da arquidiocese de aparecida - dezembro de 2011

16
A de Aparecida Revista da ANO 1 - EDIÇÃO NÚMERO 05 - DEZEMBRO DE 2011 rquidiocese A Lagoinha celebra o centenário da imagem de sua padroeira Um Feliz e Santo Natal!

Upload: arquidiocese-de-aparecida

Post on 11-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembr

TRANSCRIPT

Page 1: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

1 Revista Arquidiocese

Ade Aparecida

Revista da

Ano 1 - Edição númEro 05 - dEZEmBro dE 2011rquidioceseA

Lagoinha celebra o centenário da imagem de sua padroeira

Um Feliz e Santo Natal!

Page 2: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

Revista Arquidiocese 2

Page 3: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

ArquidioceseRevista da

3 Revista Arquidiocese

Aproxima-se o Natal. É tempo do advento, de espera, de renovação do coração e de preparação para receber a vida divina que o nascimento de Cristo traz consigo para todo o mundo. Advento também é tempo de conversão para renascer para uma vida nova pelo sacramento da penitência e de renovar a aliança de amor em Cristo, com Deus Pai e os irmãos, na celebração eucarística. Advento significa “vinda”, “chegada”, lembra imediatamente a primeira vinda de Jesus na carne. Recorda o seu nascimento na noite

de Natal. E falar do Natal é falar de Maria. Maria, aquela que creu, que se colocou totalmente disponível à graça do Senhor. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra”. E o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós. Pelo “sim” de Maria, a salvação entrou no mundo.O Advento é também tempo de espera da manifestação gloriosa da nossa filiação divina, realidade sobrenatural que, por enquanto, não aparece visivelmente, mas que no fim dos tempos haverá de se manifestar claramente. “Queridos, já somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que seremos. Sabemos que, quando ele aparecer, seremos semelhantes a ele, e o veremos como ele é” (I Jo 3,2). Em todo o mundo cristão, o Natal é uma festa muito popular. As famílias se confraternizam, fazem a ceia, trocam presentes e cartões, montam o presépio, decoram suas casas com árvores e luzes; as ruas e praças se iluminam e se enfeitam... tudo isto é muito bonito e válido, porque é uma maneira concreta de expressar nossa alegria e gratidão. Porém, estes elementos não devem nos impedir de entender a verdadeira lição de amor, de humildade, de doação e de serviço que nos traz o Menino Jesus, no natal. A cada Natal, Cristo espera nos encontrar mais alegres, mais humanos, mais fraternos e mais solidários. Aproveite este espírito natalino e faça alguém feliz, e você será igualmente feliz. Jesus é o grande presente de Natal. Ele vem a nós humilde, silencioso, irradiando alegria, para que nós, despojados do orgulho e da vaidade, encontremos no Menino Deus e no próximo, a verdadeira alegria e a vida que não se extingue mais, pois o Natal é a festa do amor de Deus Pai por nós, que nos enviou o seu Filho único. Ao querido Povo da Arquidiocese de Aparecida, os votos de Feliz e Santo Natal! Com o abraço e a bênção deDom Raymundo Cardeal Damasceno AssisArcebispo de Aparecida, SP

Editorialmatéria EspecialLagoinha celebra o centenário da imagem de sua padroeira

ministério da Sagrada ComunhãoJesus nos deu a Eucaristia como presente de amor

Jovens de todo Brasil participam da 3ª Romaria Nacional da Juventude

LiturgiaDicas para celebrar bem o NATAL

Artigo do Seminário Bom JesusSeminário Missionário Bom Jesus presente nas Redes Sociais e nos Meios de Comunicação

Escola BíblicaAdvento: tempo de renovação

04

06

1213

14

08

07

09

ExpedienteRevista da Arquidiocese de AparecidaAno 1 - Edição número 05 Dezembro de 2011

Arcebispo: Dom Raymundo Damasceno AssisEditora: Andréa Moroni – MTB 026616 SPProjeto Gráfico: Editora ExpediçõesRevisão: Jaqueline PereiraImpressão e Fotolito: Resolução GráficaTiragem desta edição: 5 mil exemplares

Arquidiocese de AparecidaR. Barão do Rio Branco, 412 – centro – AparecidaAssessoria de Imprensa: (12) 3104-2623www.arquidioceseaparecida.org.br

Para anunciar ligue: (12) 3133-2449

A Editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores.

Críticas e sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

EspiritualidadeEncontro da família na noite de Natal

Aconteceu na Arquidiocese:Homenagem ao Padre Osmar Barbosa, de Lagoinha

CELAM e Adveniat promovem Congresso em Aparecida

Page 4: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

Revista Arquidiocese 4

A cidade de Lagoinha comemora neste mês de dezembro, o centenário da imagem de sua padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição. As festividades tiveram início em 2010.

Lagoinha tem sua origem no tropeirismo, pois a região esta-va na rota do antigo “caminho do ouro” e, mais tarde, no apo-geu do café. O ouro e o café tinham como endereço o porto de Parati no Estado do Rio de Janeiro. Naquela época, Lagoinha era o lugar onde os tropeiros paravam para descansar, chama-do de pouso de tropas.

Em uma dessas inúmeras viagens, três irmãos descendentes de espanhóis chegaram com os tropeiros, os Antocas, que se instalaram próximo ao rancho dos tropeiros. Por serem muito católicos, eles levaram uma pequena imagem de Nossa Se-nhora da Conceição, que foi colocada em uma capela constru-ída próxima à estrada do bairro da Serra Negra.

No tempo do ouro e do café, eram comuns os barões e, aqui na região, dois se instalaram: Coronel Manoel Antonio Do-mingues de Castro e o Major Antonio Soares de Souza. Am-bos perceberam que a chegada da pequena imagem de Nos-sa Senhora trazida da Europa despertou um interesse muito grande nos moradores da região.

Por isso, eles se reuniram com os irmãos Antocas e pedi-ram a doação de um pedaço de terra para construir uma igreja maior para a comunidade.

Com a doação, eles construíram uma igreja, toda feita de taipa pelos escravos, onde hoje está localizada a igreja matriz de Lagoinha.

Matéria da capa

Lagoinha celebra o centenário da

Com o passar dos anos, formou-se ao redor da nova igreja um vilarejo ao qual deram o nome de Vila de Nossa Senhora.

A imagem vinda da Europa tinha vinte centímetros e não era compatível com o tamanho da nova igreja, era preciso uma imagem maior. Foi então que, em 1911, a pequena vila ganhou, de uma pessoa não identificada, uma imagem de um metro e meio de altura toda esculpida em madeira.

Segundo relatos de Dona Pina e de seu Luis da Nica, ambos já falecidos, a imagem chegou a Lagoinha em um carro de boi e foi recebida com muita festa pelos moradores.

A imagem foi colocada no altar principal da igreja ficando a primeira imagem na casa paroquial sob os cuidados dos padres.

O tempo passou, a vila foi elevada a distrito e, em

Foto cedida por José Normando Veríssimo. Vista principal dos largos da Matriz e do Mercado, década 1940.

Foto cedida por José Normando Veríssimo. Interior da Igreja Matriz de Lagoinha, antes de 1942. Altar central, Nossa Senhora da Conceição; altar à direita, Santa Terezinha e altar à esquerda, São José. Obs.: Separando o altar

central ficava a mesa de Comunhão.

Imagem centenária

imagem de sua padroeira

Page 5: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

5 Revista Arquidiocese

Coroa escolhida em concurso.

Detalhe do altar.Matriz de Lagoinha

1953, foi emancipada com o nome de Lagoinha. O nome foi dado devido a uma mina de água que existia próximo ao rancho dos tropeiros.

Quando a cidade foi fundada, o pároco era o Padre Chico, que incentivou a de-voção a Nossa Senhora da Conceição. Ele ficou na cidade por 30 anos. Depois dele assumiu a paróquia o Padre Osmar Barbosa, falecido em novembro último, que também morou na cidade por 30 anos. Também passaram por Lagoinha os pa-dres Marcos Chiqueto, Lauro Firmino e, atualmente, responde pela paróquia o Padre Luiz Antonio Carvalho da Silva.

Projeto Centenário: O projeto de comemoração do centenário da imagem de Nossa Senhora da Conceição foi implantado pelo Padre Luiz Antônio e por um grupo de leigos. Neste projeto, decidiu-se pela criação de dois concursos: o do hino oficial e da nova coroa, além da reforma da matriz.

Em 2010 tiveram início a reforma e o concurso para a escolha da coroa centenária, que teve como vencedor o Sr. Ricardo José Gouvêa.

Este ano foi escolhido o hino oficial e a letra ganhadora foi a de autoria da Sra. Teresinha Landim, interpretada por um coral de crianças da paróquia.

* Novena da festa de 2 a 10 de dezembro, às 19h, com o tema “A Palavra de Deus na Vida e na Missão da igreja”.

* Dia 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, haverá procissão, antes da novena, às 18h.

* Dia 11, dia da festa, haverá alvorada festiva, às 06h. A mis-sa solene será celebrada às 10h e, em seguida, a procissão do mastro. A procissão da festa será às 17h e, em seguida, missa onde será feita a coroação de Nossa Senhora. Uma queima de fogos, às 20h, encerra as festividades.

* Todos os dias haverá quermesse e shows no largo da Igreja Matriz.

Programação da Festa

Page 6: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

Revista Arquidiocese 6

M inistério da Sagrada Comunhão

Foi antes de passar deste mundo para o Pai que Jesus instituiu a Eucaristia como sinal da sua presença entre nós. Presença real e verdadeira e não ape-nas simbólica: “Isto é o meu corpo que será entregue por vós... Este cálice é a aliança no meu sangue que será derra-mado por vós.”

O Concilio Vaticano II vê na Euca-ristia a fonte e o ápice da vida cristã. Enquanto fonte, a Eucaristia faz a Igre-ja, segundo o apóstolo Paulo: “Todos que comemos do mesmo Pão formamos um só Corpo... Somos muitos mas for-mamos um só Corpo”, que é a Igreja. Enquanto ápice, aí temos a Igreja que faz a Eucaristia no cumprimento do mandamento do Senhor: “Fazei isto em memória de mim”.

“A Igreja faz a Eucaristia, mas tam-bém a Eucaristia faz a Igreja” (Henri de Lubac). Como é possível compre-ender isso? A Igreja e a Eucaristia pa-recem se confundir diante dessa união íntima. A verdadeira natureza da Igre-ja se manifesta na própria celebração da Eucaristia. Celebrar a Eucaristia é, acima de tudo, experimentar uma nova graça que é dada ao se unir a Jesus na Eucaristia.

Pe. Jalmir Carlos HerédiaCoordenador da Pastoral Presbiteral

A respeito desse assunto, Bento XVI nos diz: “A Eucaristia é o Sacramento do Deus que não nos deixa sozinhos no caminho, mas se coloca ao nosso lado e nos indica a direção. Ele mesmo se fez “via” e veio caminhar juntamente conosco, para que a nossa liberdade tenha também o critério para discer-nir o caminho justo e percorrê-lo”.

Mas a Eucaristia também exige nosso compromisso de fraternidade. A Euca-ristia não é apenas expressão de comu-nhão na vida da Igreja; ela também é projeto de solidariedade. O cristão que participa da Eucaristia aprende dela a fazer-se promotor de comunhão, de paz, de solidariedade.

Que a comunhão recebida seja para todos ocasião preciosa para uma reno-vada consciência do tesouro incompa-rável que Cristo confiou à sua Igreja. Recebendo o Corpo e o Sangue do Senhor, vivendo seus ensinamentos, aprofundemo-nos nesse sagrado mis-tério e possamos dizer como o após-tolo Paulo “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.”

JESUS NOS DEU A

COMO PRESENTE DE AMOR

Eucaristia

Page 7: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

7 Revista Arquidiocese

Artigo do Seminário Bom Jesus

O Seminário Missionário Bom Jesus tem procura-do, cada vez mais, estar junto às pessoas e fazer com que a sua Missão de Anunciar o Evangelho seja cum-prida com verdadeiro amor e carinho. Neste sentido, estamos sempre junto ao povo, nas pastorais das pa-róquias de nossa Arquidiocese e, por que não dizer também, de toda a Igreja?

Estamos nas redes sociais, através do perfil do Face-book: “Vocacional Seminário Bom Jesus” e também continuando nosso trabalho Evangelizador de desper-tar em outros jovens o Amor pelo Reino e pela Mis-são. Para isso, temos também o Blog “As Vocações”: http://asvocacoes.blogspot.com. Acesse e divulgue! Qualquer dúvida basta enviar um e-mail para [email protected].

Nosso serviço à Evangelização também está presen-te na Rádio Frei Galvão – A Rádio oficial da Arquidio-cese de Aparecida e do 1º Santo Brasileiro – através do Programa “Conexão Jovem”, apresentado pelo Pe. André Gustavo e pelos seminaristas Luiz Fernando e

Sidnei Lino, que conta também com a participação de todos os seminaristas arquidiocesanos e convidados. O “Conexão Jovem” vai ao ar todas as sextas-feiras, às 16h, ao vivo, com reprise aos domingos, no mesmo horário, pela rádio web no endereço www.radiofrei-galvao.com

Você também pode participar do nosso programa enviando seu e-mail para: [email protected], ou pelo nosso perfil no Face: “Conexão Jovem”.

E assim vamos... A sociedade evolui e nós, como Igreja, também acompanhamos sua evolução e quere-mos continuar o anúncio do Evangelho utilizando-nos das “novas praças e dos novos meios” proporciona-dos pela tecnologia e pela modernidade. Que Deus abençoe a todos. Um fraterno abraço.

Seminarista Luiz Fernando Miguelhttp://luizfmiguel.blogspot.com

presente nas redes sociais e nos meios de

comunicação

Seminário Missionário Bom Jesus

Page 8: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

Revista Arquidiocese 8

L iturgia

O Natal, festividade do nascimento de Jesus, é uma ocasião privilegiada para celebrar e ama-durecer na fé e na vida. Infelizmente, preocupados com os tantos afazeres do dia a dia, esquece-mos o significado do que vamos celebrar. As dicas apresentadas têm como finalidade reavivar em nos a boa notícia do nascimento do Salvador.

1. Celebrar a gratuidade. O Filho fez-se um de nós por iniciativa própria. 2. Celebrar a generosidade. O Filho fez-se um de nós, transbordando nele o amor pela

humanidade.3. Celebrar a vida. O Filho fez-se um de nós, devolvendo-nos a vida que havíamos perdido

pelo pecado. 4. Celebrar a misericórdia. O Filho fez-se um de nós, abrindo-nos o coração misericordioso

de Deus. 5. Celebrar a simplicidade. O Filho fez-se um de nós, nascendo numa gruta porque não

havia lugar para Ele nas casas. 6. Celebrar o mistério. O Filho fez-se um de nós sem deixar de ser Deus. 7. Celebrar a santidade. O Filho fez-se um de nós, revelando a santidade de Deus. 8. Celebrar a libertação. O Filho fez-se um de nós, libertando-nos do pecado e da morte. 9. Celebrar o perdão. O Filho fez-se um de nós, trazendo e sendo Ele mesmo o perdão de

Deus para toda a humanidade. 10. Celebrar a família. O Filho fez-se um de nós, nascendo numa família humana e subme-

tendo-se a ela. 11. Celebrar a perseverança. O Filho fez-se um de nós, assumindo as nossas limitações. 12. Celebrar a humanidade. O Filho fez-se um de nós, despojando-se da glória humana;

fez-se pequeno, servo de todos. 13. Celebrar a pobreza. O Filho fez-se um de nós, vivendo pobre e fazendo da pobreza seu

estilo de vida. 14. Celebrar a inclusão. O Filho fez-se um de nós, incluindo-nos na comunidade trinitária.15. Celebrar a conversão. O Filho fez-se um de nós, chamando a todos para abandonar o

mal e escolher o bem. 16. Celebrar a luz. O Filho fez-se um de nós, iluminando a humanidade com a luz do seu

amor.17. Celebrar a paz. O Filho fez-se um de nós, trazendo consigo a paz para todas as pessoas

que a desejam.18. Celebrar a fé. O Filho fez-se um de nós, apontando-nos a fé como caminho para o en-

contro com Deus. 19. Celebrar a comunhão. O Filho fez-se um de nós, comungando conosco sua divindade e

assumindo a nossa humanidade.20. Celebrar a glória. O Filho fez-se um de nós, dando-nos a glória de pertencermos á sua

família e de usufruirmos de suas bênçãos. 21. Celebrar o amor. O Filho fez-se um de nós, nascendo em Belém como a expressão má-

xima e íntima da presença divina para a humanidade.

Como será o seu Natal neste ano? O menino Jesus encontrará lugar e abrigo em seu coração e em sua família? O seu Natal será de fato cristão, isto é, terá Jesus Cristo como o centro da festa? Alegria, paz, acolhida e perdão farão parte dos presentes de Natal que você oferecerá às pessoas, especialmente à sua família e comunidade? Feliz Natal.

Dicas para celebrar bem o NaTal

Fonte: Folder Pão&Vinho

Pe. Narci Jacinto BragaAssessor de Liturgia

Page 9: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

9 Revista Arquidiocese

E scola Bíblica

Advento (latim Adventus) significa vinda, chegada, e compreende as quatro semanas que precedem o dia de Natal. Tempo de preparação, quando devemos olhar para o Cristo que vem em dois sentidos: histo-ricamente, há dois mil anos atrás, com o nascimento do Menino Deus, e, escatologicamente, que acontecerá no fim dos tempos. Resumindo: Advento nos lembra que a presença de Deus, através do seu Filho, já é real, mas está em processo de crescimento e amadurecimento e que nós devemos torná-lo presente no mundo.

A partir do primeiro domingo do Advento, damos início ao chamado Ciclo do Natal, que terminará com a festa do Batismo do Senhor. O ponto culminante deste ciclo litúrgico é a solenidade do Natal de Jesus. Durante o Advento a cor litúrgica é o roxo, sendo que no terceiro domingo é su-gerido o róseo, para anunciar a alegria da proximidade da grande festa do Natal.

A espiritualidade do Advento sugere uma atitude de expectativa vigi-lante e espera ativa que nos encaminha para uma nova oportunidade de viver conforme a vontade de Deus. Esse tempo litúrgico sugere mudan-ças no mundo em que vivemos, mas, principalmente em cada um de nós.

A Revista “Cidade Nova” (Focolares), de novembro, traz em um dos seus artigos uma matéria intitulada “Mudar você e eu!”. Essa frase foi usada pelo Santo Padre, Papa Bento XVI, em sua recente visita à Ale-manha, mas na verdade, foi uma resposta de Madre Tereza de Calcutá, quando alguém lhe perguntou sobre o que é preciso ser mudado na Igreja. O Papa lembrou que “a Igreja é, com efeito, a ́ casa` de todos os batizados e ninguém pode ficar de fora da busca de mudanças possíveis.

“Mudar você e eu!”. Isso significa que cada cristão e toda comunida-

advento: tempo de renovaçãode são chamados a uma contínua renovação. Renovação da vida que se realiza a partir do núcleo da missão da Igreja, que é anunciar que Deus ama cada pessoa.

O Pontífice ressaltou “as dificuldades da vida eclesial, onde a exis-tência de ´peixes bons e maus, de trigo e de joio` entre os membros da comunidade, mas também na hierarquia da Igreja, causa severos preju-ízos em sua dimensão salvífica. Entretanto, nos convida a contemplar o grandioso mistério que a misericórdia de Deus deseja revelar a partir de homens e mulheres que resistem às tempestades, acreditam e constroem um mundo de amor e de paz”.

Este deve ser o nosso projeto para viver intensamente o Advento: co-locar -nos diante de uma proposta real de mudança naquelas realidades onde ainda somos falhos. Onde seria? Cada um deve aproveitar as refle-xões bíblicas próprias para esse tempo e, decidir onde deve mudar. Não podemos ficar numa expectativa passiva de que somente os outros mu-dem.

Advento: tempo de renovação... “Mudar você e eu!”...

[email protected] Bíblica “Beato João Paulo II”

para este encontro!Prepare-sePrepare-se

Criação PAULUS / A PAULUS se reserva o direito de alterar ou retirar o produto do catálogo sem prévio aviso. Imagens meramente ilustrativas* Preço válido somente para a promoção Campanha de Natal da PAULUS, que inicia-se em 14 de novembro de 2011 e vai até 31 de dezembro de 2011 ou até o � m do estoque. Promoção não acumulativa com outras promoções da PAULUS.

PAULUS LivrariaCentro de Apoio aos Romeiros, s/nº — Lojas 44, 45, 78, 79 — Norte B | APARECIDA/SPCEP.: 12570-000 / Tel.: (12) 3104.1145 | [email protected]

Advento e NatalComo celebrar?Luiz Miguel Duarte e Antônio Lúcio da Silva Lima 32 págs.

Preparando-se para o Natal! Um guia para que as crianças tenham um Tempo de GraçaTed O’Neal

32 págs.

CD As crianças cantam Advento e Natal Coral Pequenos Cantores de Apucarana 16 faixas

CD Natal instrumental em solos de viola VV.AA.

14 faixasR$ 4 ,00 R$ 15 ,00 R$ 22 ,00 por R$ 18 ,50 *

CD Natal instrumental CD Natal instrumental CD Natal instrumental em solos de viola

Preparando-se para o Natal! CD As crianças cantam CD As crianças cantam Advento e Natal

De R$ 25,00

Page 10: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

A Paróquia São Miguel Arcanjo em Guaratinguetá promove no dia 11 de dezembro uma Ação entre Amigos em prol da Festa do Divino 2012.

O evento será no salão paroquial, na rua Joaquim Fagundes, 40, no Alto das Almas. O ingresso custa R$ 8,00 e o participante vai concorrer a vários prêmios.

C

Paróquia São Miguel Arcanjo promove

Ação entre Amigos

omunicado das Paróquias, Pastorais e Movimentos

Crianças da Paróquia santo afonso ganham

festa de natal No dia 15 de dezembro, a partir das 8h, no pátio da

Igreja Santo Afonso Maria de Ligório, mais de 400 crianças das comunidades da paróquia vão participar de uma grande festa de Natal. A comemoração está sendo preparada pelos casais da Pastoral Familiar em conjunto com os Vicentinos da paróquia, que já atendem as famílias carentes com o intuito de mostrar o verdadeiro sentido ao Natal. A festa terá brinquedos infláveis, brincadeiras, além de muita comida e bebida. Teremos ainda a presença do Papai Noel trazendo presentes a todas as crianças.

Paróquia São Pedro Apóstolo celebra novena de Natal

Revista Arquidiocese 10

o natal da Paróquia santo antonio

A Paróquia Santo Antônio em Guaratinguetá dará início, no dia 16 de dezembro a novena do “Natal em Família”, na Igreja Matriz, às 18h45. No dia 18, às 20h, haverá apresentação do coral do projeto PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário) em um “Concerto de Natal”. No dia 24, às 20h, será celebrada a missa do nascimento de Jesus. Dia 25, missa de Natal às 8h, 10h e 19 h. No dia 31, último dia do ano, a missa será às 20h. A comunidade está convidada a realizar um gesto solidário em favor das crianças, com a doação de um brinquedo.

A Paróquia São Pedro Apóstolo prepara a novena de Natal, que começa no dia 15 de dezembro em todos os setores de nossa comunidade. Na Novena deste ano, o tema central dos roteiros é a pessoa de Jesus, sua identidade, vida e ensinamentos.

OutrOs eventOs: Dia 03 - Formatura das crianças da Creche São Pedro.

Page 11: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

A Paróquia Santo Afonso em Aparecida realiza no dia 13 de dezembro, às 19h30, o mutirão de casamentos comunitários. Será um dia muito especial para esses casais. Histórias de vidas diferentes, amores novos ou antigos, mas o desejo é um só: manter viva a chama do amor. O casamento na Igreja é o que faltava para completar e selar o amor destes casais.

A preparação começou com a visita dos casais da Pastoral Familiar às residências destes casais que ouviram o chamado de Jesus. Eles passaram por formação, com palestras, momentos de diálogos em grupos e troca de experiências. Todo o processo do casamento é feito gratuitamente para os inscritos. São casais que já viviam juntos, mas não tinham condições de pagar pelo casamento individual.

Paróquia Santo Afonso realiza mutirão de casamentos

comunitários

Tire sUas DÚViDas...

pode uma pessoa que tem alergia a glúten comungar somente sob a espécie de vinho?

A resposta é SIM e está contida no cân. 925 do código de Direito Ca-nônico. O novo Código – 1983 – abre a possibilidade de comunhão sob as duas espécies e ainda somente sob a espécie de vinho. Para alguém comungar só sob a espécie de vinho, o cân. 925 exige uma necessidade especial. Pode ser idade, enfermidade ou ainda alguém que não possa ingerir alimento sólido.

Se você tiver dúvidas sobre os sacramentos e mandamentos da igreja mande-nos a sua pergunta: [email protected]

Page 12: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

E spiritualidade

Revista Arquidiocese 12

Encontro da família na

Querido leitor, é Natal, tempo de celebrar a vida, o dom de Deus que fez resplandecer em nós a luz de Cristo Salvador. É a festa do encontro de Deus com a humanidade. É o dia em que recebemos o grande presente de Deus, seu Filho Jesus. Abramos as portas do coração e de nossos lares para que aí Jesus possa renascer.

Sugiro esse momento de espiritualidade para fortalecer o encontro de sua família na noite de Natal! É comum nos encontrarmos para confra-ternizarmos, fazer festa e nos alegrar! O que deve motivar nosso encon-tro é o essencial deste dia: celebrar o nascimento de Jesus. Que tal um encontro diante do presépio para rezar? Podem se reunir também diante de algum outro sinal, ou mesmo ao redor da mesa. O importante é rezar e agradecer!

Estamos reunidos Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

D: Que a graça e a paz de Deus nosso Pai, que hoje nos deu seu Filho, o Cristo Senhor estejam sempre conosco!

T: Bendito seja Deus que nos deu seu Filho Jesus que hoje nos une em seu amor!

Convidar os membros da família para apresentar a Deus seus pedidos e agradecimentos. (Fazer um instante de silêncio e depois apresentar as intenções)

D: Celebremos alegremente o nascimento do Salvador rezando com as palavras inspiradas do salmo 95. (pede-se para alguém rezar as estrofes e todos, o refrão)

refrão: HoJe NasceU o Nosso salVaDor, JesUs crisTo, seNHor!

Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, terra inteira,cantai ao Senhor, bendizei o seu nome.Anunciai dia a dia a sua salvação, publicai entre as nações a sua glória,entre todos os povos as suas maravilhas.Alegrem-se os céus, exulte a terra, ressoe o mar e tudo o que ele con-

tém,exultem os campos e quanto neles existe, alegrem-se as árvores das

florestas.Diante do Senhor que vem, que vem para julgar a terra:julgará o mundo com justiça e os povos com fidelidade.

D: Ouçamos um trecho do Evangelho de São Lucas, 2, 1-14 e acolhamos com grande alegria o que os anjos nos anunciam!

1Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. 2Este primeiro recenseamento efetuou-se quando Quirino era governador da Síria. 3Todos foram recensear, cada um à sua cidade. 4José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de Davi, 5a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6En-quanto ali se encontravam, chegou o dia dela dar à luz 7e teve o seu Filho primogênito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam os rebanhos de noite. 9O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. 10Disse-lhes o Anjo: «Não temais,

porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: 11nasceu-vos hoje, na cidade de Davi, um Salvador, que é Cristo Senhor. 12Isto vos ser-virá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura». 13Imediatamente, juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: 14«Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».

rezemos juntos:Senhor Jesus, que hoje vieste iluminar a nossa vida com o mistério do

teu nascimento, olha por nossa família aqui reunida e derrama sobre nós a tua benção. Que reine em nosso lar o amor, a paz, a vida que vem de Ti. Ao contemplá-Lo na fragilidade da criança envolvida pela ternura de Maria e de José, na humildade da manjedoura, louvamos e bendizemos o infinito amor de Deus que veio habitar entre nós, crescer em nosso co-ração e encher nossa vida de luz! Abençoa nossa família e que neste lar, a alegria do Natal transborde todos os dias do ano novo. Que a Sagrada Família, faça de nossa família um lugar sagrado onde o Amor renasça cada vez mais forte, todos os dias de nossa vida. Amém!

pai-nosso... ave-maria...alegres cantemos:

Noite feliz! Noite feliz! Oh, Senhor, Deus de amor, pobrezinho, nasceu em Belém. Eis na lapa Jesus, nosso bem. Dorme em paz oh, Jesus. Dorme em paz, oh, Jesus!

Noite feliz! Noite feliz! Oh, Jesus, Deus da luz, quão afável é teu cora-ção que quiseste nascer nosso irmão e a nós todos salvar! E a nós todos salvar!

Noite Feliz! Noite Feliz! Eis que no ar vem cantar aos pastores, os an-jos do céu anunciando a chegada de Deus, de Jesus Salvador! De Jesus Salvador!

D: Que o Senhor nos abençoe e nos conserve unidos no amor e na paz: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

(Os membros da família se saúdam com um abraço e um sincero desejo de um Feliz Natal! E neste clima feliz continuam a confraternização...)

Colaboração: Pe. André Gustavo de Sousa (Formador Seminário Missionário Bom Jesus)

Assessor da Dimensão Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Aparecida

Noite de Natal

Page 13: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

A conteceu na Arquidiocese

A Arquidiocese de Aparecida perdeu no último mês de novembro o Pe. Osmar Barbosa, Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Lagoinha. Pe. Osmar faleceu no dia 05 de novembro, no Hospital São Lucas, em Taubaté, onde estava internado há mais de 30 dias. Pe. Osmar nasceu no dia 14 de julho de 1928, em Ribeirão Vermelho, MG. Seus pais eram: José Cecílio Barbosa e Silvina Miranda.Foi ordenado sacerdote em 18 de maio de 1974, pela imposição das mãos de Dom Antonio Ferreira de Macedo, na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Passou para o clero arquidiocesano de Aparecida em 28 de agosto de 1987. Tinha 83 anos e há 30, dedicava sua vida a paróquia de Lagoinha, onde foi pároco até 1999, quando foi nomeado Vigário Paroquial. Pe. Osmar foi velado e sepultado na Matriz de Lagoinha. No dia do falecimento do Pe. Osmar, o Car-deal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, estava em Roma a serviço da presidência da CNBB. De lá, Dom Damasceno divulgou a seguinte nota:

Roma, 6 de novembro de 2011.Prezado Padre Luiz Antonio Carvalho da Silva e paroquianos da Paróquia da Imaculada Conceição de Lagoinha, antes de viajar a Roma, visitei pela segunda vez o Padre Osmar Barbosa no hospital São Lucas em Taubaté. Nesta ocasião fui informado da gravidade de seu estado de saúde. Rezei em voz alta e ele acompanhou minha oração repetindo as palavras, terminei dando-lhe minha bênção. Na ocasião não podia imaginar que aquele seria meu último encontro com ele.Em nome da Arquidiocese de Aparecida, meu nome pessoal e de todo o presbitério, manifesto de coração sincero o pesar pela morte do Padre Osmar. Padre Osmar era do clero da Arquidiocese e exerceu com dedicação exemplar, até o fim de sua vida, o seu ministério sacerdotal na Paróquia de Lagoinha, onde granjeou grande admiração não só de seus paroquianos, mas também de inúmeras pessoas que o procuravam, seja para a confissão e orientação, seja para apoio e conforto espiritual nos momentos difíceis.Ao Pároco, aos familiares, amigos e paroquianos do Padre Osmar, minha solidariedade neste momento.Que o Deus das misericórdias acolha no seu Reino junto a Virgem Maria, aos anjos e a todos os Santos, esse sacerdote que o amou e o serviu fielmente nesta terra.Em união de preces,de Roma, na festa de Todos os Santos, fraternalmente.

Homenagem ao Padre Osmar Barbosa, de Lagoinha

CELAM e Adveniat realizam Congresso em AparecidaA Adveniat, entidade alemã que presta ajuda a igreja da América Latina, está completando 50 anos e realizou, em conjunto com o CELAM (Conselho Episco-pal Latinoamericano), um Congresso pastoral-teológico em Aparecida de 24 a 26 de novembro. O evento aconteceu no Seminário Missionário Bom Jesus e reuniu cerca de 100 participantes. O tema discutido foi “Aparecida e a Igreja Missionária na América Latina hoje: Venha o Teu Reino - Desafios Pastorais 5 anos depois de Aparecida”. Na manhã de sexta-feira (25), foi realizada uma coletiva de imprensa com as presenças do Presidente da Conferência Episcopal Alemã, Arcebispo Ro-bert Zollitsch; o vice-presidente do CELAM, Dom Dimas Lara Barbosa, e do diretor da Adveniat, Monsenhor Bernd Klaschka. O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, celebrou a missa de encerramento do Congresso no dia 26, sábado, no Santuário Nacional.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno AssisArcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Aparecida

Page 14: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

Revista Arquidiocese 14

A conteceu na Arquidiocese

Jovens das cinco regiões do Brasil lotaram os corredores do Santuário Nacional nos dias 14 e 15 de novembro, durante a 3ª Romaria Nacional da Juventude.

A festa dos ‘Jovens de Maria’, como foram chamados, começou na segunda-feira (14) às 19h, quando um grande grupo, mesmo com chuva, peregrinou de Guaratinguetá até o Santuário de Apa-recida com a Cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Ao chegarem à Casa da Mãe Aparecida, o grupo, em festa, entronizou os dois signos até a Capela do Santíssimo, localizada dentro da Basílica, onde permaneceram em vigília de oração até a manhã de terça-feira.

Após a vigília, o grupo meditou os mistérios do terço, e, posteriormente, participou da celebração das 9h, no Altar Central do Santuário.

A missa, especialmente dedicada à juventude, foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Apa-recida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis. Concelebraram o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juven-tude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva; o Bispo de Caraguatatuba (SP) e referencial da Juventude do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Antônio Carlos Altieri; o Bispo de São José dos Campos (SP), Dom Moacir Silva; o reitor do Santuário, padre Darci Nicioli e diversos sacerdotes e religiosos.

Após a celebração, os Jovens de Maria acompanharam a palestra do padre Fábio de Melo com o tema ‘Fé na Vida’.

Encerrando as atividades da 3ª Romaria Nacional da Juventude, a juventude acompanhou o show da banda ‘Versículo de Fé’ e do Pe. Fábio de Melo, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

As pessoas que não puderam vir à romaria tiveram a oportunidade de acompanhar toda progra-mação pela TV Aparecida, Portal A12.com e pelas redes sociais.

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Aparecida, sob o assessoramento do Padre Silvio César Florêncio, ficou responsável pela acolhida dos jovens participantes.

Jovens de todo Brasil participam da 3ª romaria Nacional da Juventude

Dia 01/12 – Padre João de Souza Brito – Paróquia Nossa Senhora da Glória – aniversário de ordenaçãoDia 01/12 – Padre Marcelo Motta – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – aniversário de ordenaçãoDia 08/12 – Padre Luiz Antônio Silva – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – aniversário de ordenaçãoDia 08/12 – Padre Narci Jacinto Braga – Paróquia Santo Antônio – aniversário de ordenaçãoDia 11/12 – Padre Antônio Leonel de Oliveira – Paróquias Santo Expedito e São Miguel – aniversário de ordenação

Aniversariantes de Dezembro

Fonte: Portal a12.com

Page 15: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011

15 Revista Arquidiocese

informe: a arquidiocese de aparecida, por meio de seu arcebispo, dom raymundo cardeal damasceno assis, informa a todo o povo de Deus que a Rádio Web oficial da Arquidiocese é www.radiofreigalvao.com , que também pode ser acessada pelo portal

www.arquidioceseaparecida.org.br. Também é veículo de comunicação oficial da Arquidiocese o site: www.santuariofreigalvao.com

Page 16: Revista da Arquidiocese de Aparecida - dezembro de 2011