resumo seminÁrios

5
RESUMO SEMINÁRIOS 1- TRICORREXE NODOSA Essa doença faz com que o cabelo se quebre com maior facilidade. Trata-se de uma alteração que ocorre no fio do cabelo, causada pelo uso excessivo de químicas, como alisamentos, permanentes e progressivas; e pelo uso constante de chapinhas, secadores, dentre outros métodos agressivos para os fios. Os fios do cabelo acabam ficando com irregularidades, ou seja, partes mais finas e outras mais grossas, facilitando a quebra. Outra característica dessa doença é a aparição de nós esbranquiçados ao longo de alguns fios de cabelo, que podem inclusive, serem confundidos com lêndeas. São nestes nós que se iniciam a ruptura do cabelo. Nas pessoas de pele negra esses nós aparecem mais próximos da raiz dos cabelos, dando a impressão de que o cabelo não está crescendo em seu ritmo normal. Já nas pessoas de pele branca esse problema ocorre mais nas pontas dos cabelos, deixando-as mais claras que o restante. 2-Psoríase

Upload: ketheleen-medeiros

Post on 01-Dec-2015

64 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

RESUMO SEMINÁRIOS

1- TRICORREXE NODOSA

Essa doença faz com que o cabelo se quebre com maior facilidade. Trata-se de uma alteração que ocorre no fio do cabelo, causada pelo uso excessivo de químicas, como alisamentos, permanentes e progressivas; e pelo uso constante de chapinhas, secadores, dentre outros métodos agressivos para os fios. Os fios do cabelo acabam ficando com irregularidades, ou seja, partes mais finas e outras mais grossas, facilitando a quebra. Outra característica dessa doença é a aparição de nós esbranquiçados ao longo de alguns fios de cabelo, que podem inclusive, serem confundidos com lêndeas. São nestes nós que se iniciam a ruptura do cabelo. Nas pessoas de pele negra esses nós aparecem mais próximos da raiz dos cabelos, dando a impressão de que o cabelo não está crescendo em seu ritmo normal. Já nas pessoas de pele branca esse problema ocorre mais nas pontas dos cabelos, deixando-as mais claras que o restante.

2- Psoríase

Doença de pele associada à herança genética, localizada mais frequentemente nos joelhos e cotovelos, porém, também pode ocorrer no couro cabeludo. É muitas vezes confundida com a dermatite seborreica. Causa uma descamação intensa, esbranquiçada, seca e aderente que ultrapassa os limites do couro cabeludo. Os lugares mais comuns atingidos

são na parte superior e atrás das orelhas; na nuca e na testa. Melhora com a exposição ao sol e tratamento adequado.

3- Tinha do couro cabeludo (Tinea capitis)

Trata-se de uma micose no couro cabeludo, causada por diferentes fungos que provocam perda de cabelo localizada. Há surgimento de placas, que podem inflamar e infeccionar. O tratamento consiste em tomar antibióticos, desde que a doença seja descoberta no início. Caso contrário, poderá haver perdas permanentes de cabelo. Acontece com mais frequência em crianças. O contágio é feito através de cães e gatos doentes, contato direto com pessoa infectada, pentes e escovas de cabelo, ou roupas contaminadas.

4- Líquen plano capilar

Manifesta-se pela vermelhidão e descamação do couro cabeludo, acompanhada de pequenas bolinhas arroxeadas. Se não for tratada rapidamente leva à perda permanente dos cabelos no local acompanhada de cicatrizes.

5- Foliculite queloidiana da nuca

É uma infecção crônica dos folículos pilosos, estrutura que dá origem ao pelo. Nos casos mais graves pode deixar fibroses ou cicatrizes. Conhecida também como acne queloidiana, afeta principalmente a região occipital e nuca, na linha de implantação capilar. É dez vezes mais frequente em pessoas negras e homens jovens com tendência à acne.

6- Pili torti

Nessa doença os fios de cabelos ficam achatados e torcidos, o que facilita a sua quebra e acarreta em uma perda de cabelo acentuada. Caracteriza-se por fios que crescem girando em seu próprio eixo e, consequentemente, têm o aspecto espiralizado. Como os fios costumam ser frágeis e quebradiços, não conseguem crescer adequadamente devido à facilidade com que se quebram. Alguns casos podem estar relacionados a algumas síndromes, acompanhadas de problemas de pele e neurológicos. Acontece geralmente com crianças, aparecendo a partir do segundo ou terceiro ano de idade, e sendo mais comum em meninas de cabelos claros.

7- Tricorrexis invaginata

Nessa rara doença os fios de cabelo se assemelham a um bambu, pois apresentam áreas com nós ao longo de sua extensão. Ela pode estar associada a doenças genéticas e pode vir acompanhada da Pili torti ou da Tricorrexe nodosa.

8- Pediculose