resumo determinaÇÃo da concentraÇÃo de metais em solo...

2
DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS EM SOLO ARGILOSO ATRAVÉS DO MÉTODO DE EXTRAÇÃO SEQUENCIAL BCR-701 RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Amanda Lange Salvia E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Probic Fapergs CO-AUTORES: Vanessa Vanin Eduardo Korf ORIENTADOR: Pedro Domingos Marques Prietto ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: Ciências Exatas e da Terra UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: A contaminação de solos por metais é uma das maiores preocupações ambientais atualmente, e cada vez mais buscam-se alternativas viáveis para sua mitigação. Para tanto, saber à que fase geoquímica do solo o metal foi adsorvido é essencial. Nesse contexto, métodos de extração sequencial se tornam ferramentas fundamentais por serem capazes de submeter o solo a soluções com diferente poder de ataque e fornecer a concentração dos metais nas diferentes fases. Além disso, quando realizados com embasamento científico e normativo, permitem a obtenção de informações mais importantes que apenas a concentração total de metais no meio (MESTER, 1997). O objetivo deste trabalho foi utilizar o método de extração sequencial BCR 701 para determinar a concentração dos metais cádmio, cromo, níquel e chumbo nas diferentes fases geoquímicas do solo, em amostras que haviam sido previamente contaminadas e relacionar este resultado com a mobilidade dos metais no solo da cidade de Passo Fundo. METODOLOGIA: Primeiramente foram realizados ensaios-piloto, baseados em ensaios de coluna de transporte de contaminantes em solos, na estrutura de corpos de prova moldados em características físicas similares às encontradas em campo. Na sequencia, com amostras de solo retiradas do corpo de prova (parte superior, meio e inferior), foi realizada a análise de extração sequencial, através do procedimento certificado BCR 701 (EUROPEAN COMMISSION). De acordo com este procedimento, as amostras de solo são colocadas em contato com soluções que possuem diferente grau de poder de ataque à matriz do solo, o que possibilita a dissolução dos metais a cada etapa do procedimento. A concentração dos metais cádmio, cromo, níquel e chumbo no extrato de cada etapa foi determinada através de espectrofotometria de absorção atômica.

Upload: lethien

Post on 11-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE METAIS EM SOLO ARGILOSOATRAVÉS DO MÉTODO DE EXTRAÇÃO SEQUENCIAL BCR-701

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Amanda Lange Salvia

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Probic Fapergs

CO-AUTORES:Vanessa VaninEduardo Korf

ORIENTADOR:Pedro Domingos Marques Prietto

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:Ciências Exatas e da Terra

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:A contaminação de solos por metais é uma das maiores preocupações ambientais atualmente, e cada vez mais buscam-sealternativas viáveis para sua mitigação. Para tanto, saber à que fase geoquímica do solo o metal foi adsorvido é essencial.Nesse contexto, métodos de extração sequencial se tornam ferramentas fundamentais por serem capazes de submeter osolo a soluções com diferente poder de ataque e fornecer a concentração dos metais nas diferentes fases. Além disso,quando realizados com embasamento científico e normativo, permitem a obtenção de informações mais importantes queapenas a concentração total de metais no meio (MESTER, 1997). O objetivo deste trabalho foi utilizar o método de extraçãosequencial BCR 701 para determinar a concentração dos metais cádmio, cromo, níquel e chumbo nas diferentes fasesgeoquímicas do solo, em amostras que haviam sido previamente contaminadas e relacionar este resultado com amobilidade dos metais no solo da cidade de Passo Fundo.

METODOLOGIA:Primeiramente foram realizados ensaios-piloto, baseados em ensaios de coluna de transporte de contaminantes em solos,na estrutura de corpos de prova moldados em características físicas similares às encontradas em campo. Na sequencia,com amostras de solo retiradas do corpo de prova (parte superior, meio e inferior), foi realizada a análise de extraçãosequencial, através do procedimento certificado BCR 701 (EUROPEAN COMMISSION). De acordo com este procedimento,as amostras de solo são colocadas em contato com soluções que possuem diferente grau de poder de ataque à matriz dosolo, o que possibilita a dissolução dos metais a cada etapa do procedimento. A concentração dos metais cádmio, cromo,níquel e chumbo no extrato de cada etapa foi determinada através de espectrofotometria de absorção atômica.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:A primeira etapa libera os metais mais fracamente ligados à matriz do solo, geralmente na forma trocável. Já a segundaetapa libera para a solução os metais ligados a óxidos, o que sugere uma ligação mais forte, por isso a necessidade deuma solução com maior poder de ataque. Por fim, a terceira etapa libera os metais ligados ainda mais fortemente à matrizdo solo, à matéria orgânica e sulfetos.Levando em consideração o significado das concentrações dos metais em cada uma das etapas, a Figura 1 mostra que ometal Cromo, por exemplo, tende a se concentrar mais na fração ligada à matéria orgânica, enquanto o metal Chumbo seapresenta mais ligado aos óxidos do que às outras fases.Também avaliando a Figura 1, pode-se perceber que em comparação ao branco, os metais tendem a se concentrar nacamada superior e intermediária, com exceção do Pb, o que pode comprovar que o ataque do contaminante e também daacidez é maior nas camadas superiores do solo. Também percebe-se que os metais Ni e Cd são os que possuem maiormobilidade, já que são detectados em maior magnitude na primeira etapa de extração sequencial, que é a que libera osmetais mais fracamente ligados à matriz do solo. Já os metais Pb e Cr são detectados em maior magnitudes na segundae/ou terceira etapas, o que indica maior retenção no solo em estudo.

CONCLUSÃO:A extração sequencial é útil para prever como o contaminante irá se comportar no solo e representa uma ferramenta para atomada de decisão. Com este método, é possível saber à que fase do solo o metal foi adsorvido, pois dois metais podemter a mesma capacidade de serem adsorvidos, mas será a forma de adsorção que indicará sua mobilidade no solo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:EUROPEAN COMMISSION. The certification of the extractable contents (mass fractions) of Cd, Cr, Cu, Ni, Pb and Zn infreshwater sediment following a sequential extraction procedure - BCR-701. Report EUR 19775 EN, 77p, 2001.

MESTER, Z. et al. Comparison of two sequential extraction procedures for metal fractionation in sediment samples.Analytica Chimica Acta, v. 359, p. 133-142, 1997.

INSIRA ARQUIVO.IMAGEM - SE HOUVER:

Assinatura do aluno Assinatura do orientador