não metais

27
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA NÚCLEO DE BIOLOGIA Fundamentos de Química Não-metais Vitória de Santo Antão/2011.2

Upload: wesley-tavares

Post on 22-Dec-2014

10.423 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Não metais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOCENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA

NÚCLEO DE BIOLOGIA

Fundamentos de Química

Não-metais

Vitória de Santo Antão/2011.2

Page 2: Não metais

Não-metais

Também conhecidos como ametais Formam um dos cinco grupos da tabela periódica:

(hidrogênio, metais, semimetais [ou metalóides] e gases nobres)

Page 3: Não metais

Localização

Page 4: Não metais
Page 5: Não metais

Características

Não possuem brilho Não são maleáveis e nem são dúcteis Não são bons condutores de calor e eletricidade São encontrados nos três estados físicos da matéria Formam ânions

Page 6: Não metais

Alguns não-metais:

Page 7: Não metais
Page 8: Não metais

Histórico:

Conhecido desde a Antiguidade. Seu nome vem do latim carbon, carvão. Muito difundido na natureza em todas as substâncias orgânicas, e em muitos minerais. O diamante e o grafite são suas formas mais duras. O estudo das suas combinações constitui a química orgânica.

Aplicações:

Isolado tem diversas aplicações, tais como hulha (carvão destilado), grafite e diamante (formas alotrópicas), coque (utilizado na Siderurgia). Seus compostos são de uso diversificado, tais como calcário, hidrocarbonetos, polímeros, proteínas, carboidratos e inúmeros compostos orgânicos e inorgânicos.

Page 9: Não metais
Page 10: Não metais
Page 11: Não metais
Page 12: Não metais

Histórico:

O nitrogênio foi descoberto por Daniel Rutherford, em 1722, embora o gás tenha sido isolado, também, por Scheele e Cavendish. O nome nitrogênio (deriva do grego nitro + genes, que significa formador de nitrato; dado por Chaptal em 1790, quando verificou que o elemento era constituinte do ácido nítrico e dos nitratos). Lavoisier preferiu a denominação azoto ‘gás sem vida’ devido às suas propriedades asfixiantes.

Aplicações:

O nitrogênio é utilizado na produção de amônia, que é utilizada como gás refrigerante em câmaras de resfriamento. O N2 líquido é utilizado para conservação de sêmen animal, assim como para congelar e esterilizar alimentos, além de ser utilizado para obter atmosfera inerte que é necessária em determinadas reações químicas. O N2 gasoso é utilizado como fase móvel em cromatografia gasosa. Compostos de nitrogênio (NaNO3 e KNO3) são empregados em explosivos, fertilizantes e fogos de artifício. Outros são encontrados em fármacos, proteínas, etc.

Page 13: Não metais
Page 14: Não metais
Page 15: Não metais

Histórico:

Henning Brand em 1669, na Alemanha, em busca da pedra filosofal dos alquimistas, aqueceu uma mistura de areia e resíduos de síntese orgânica, obteve um material que emitia luz, o qual ele deu o nome de fósforo. O seu nome deriva do grego phosphoros, que significa luz, claridade.

Aplicações:

Compostos de fósforo são utilizados para produção de fertilizantes, bombas, armas químicas e fósforo de segurança (parte externa da embalagem). O ácido fosfórico (H3PO4) é bastante utilizado como fertilizante e na indústria alimentícia, como acidulante em alimentos enlatados ou em refrigerantes.

Page 16: Não metais
Page 17: Não metais
Page 18: Não metais

Histórico:

Geralmente, a descoberta do oxigênio é atribuída a Priestley, em 1774, no entanto há muita controvérsia no assunto, pois Lavoisier, também obteve o gás que ele inicialmente obteve a partir do óxido de mercúrio, que por sua vez, obtido da calcinação do metal. O fato é que Priestley não sabia, de início, que havia descoberto o oxigênio, ele acreditava que havia obtido o óxido nitroso. E foi Lavoisier que mostrou que o gás produzido no tratamento do óxido de mercúrio com ácido nítrico seguido da decomposição do nitrato por calor, era oxigênio. Foi Lavoisier que deu nome para este elemento, chamando de ‘princípio acidificante’, ou no grego: principe oxygine. Scheele, em 1772, analisando o ar atmosférico, observou que o oxigênio era uma de suas partes, no entanto, ele não divulgou seus resultados.

Page 19: Não metais

Aplicações:

O gás oxigênio é muito importante na respiração de quase todo ser vivo, além de ser utilizado como comburente e no tratamento de água. Já o gás ozônio, tem sua importância na camada de ozônio, responsável por filtrar os raios ultravioletas provenientes do Sol, sendo usado também como desinfetante e em reações orgânicas. O peróxido de hidrogênio (H2O2) é também empregado como desinfetante. O óxido de hidrogênio (H2O) é de importância vital para os organismos vivos. Outros compostos que possuem oxigênio em suas composições são aplicados como fertilizantes, explosivos, reagentes químicos, pigmentos coloridos, etc.

Page 20: Não metais
Page 21: Não metais
Page 22: Não metais

Histórico:

O enxofre é conhecido desde a Antiguidade e é citado até mesmo na Bíblia. O enxofre também era usado pelos egípcios. O seu nome deriva do latim sulphurium.

Aplicações:

O enxofre é utilizado na fabricação de pólvora, fungicidas, vulcanização da borracha e ácido sulfúrico (H2SO4). Além disso, ele é utilizado na produção de fármacos (sulfatos e antibióticos), de firmador de filmes fotográficos (Na2S2O3), na indústria de papel, na constituição de sabão em pó e fertilizantes.

Page 23: Não metais
Page 24: Não metais
Page 25: Não metais

Histórico:

O selênio foi isolado em 1817, por Jöns Jacob Berzelius e Gahn. A partir da observação de um depósito marrom avermelhado durante a queima de enxofre obtido de piritas de cobre de Fahlun. O seu nome deriva do grego selene, que significa Lua.

Aplicações:

O selênio é utilizado como semicondutor, em células solares, em televisores, em copiadoras, xampu anti-caspa e como pigmento vermelho para coloração de vidro.

Page 26: Não metais
Page 27: Não metais

Próxima aula...

Halogênios