resumo cben 2015

2
PERCEPÇÕES DE PROGNÓSTICO SOB A ÓTICA DO PACIENTE PORTADOR DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA Sidney Guilherme Alves da Silva Nogueira (1) , Gilsirene Scantelbury de Almeida (2) . INTRODUÇÃO: A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada pela perda gradativa e irreversível da função renal de depuração. A doença costuma manifestar-se de maneira silenciosa e leva o seu portador a uma mudança radical de estilo de vida e ao seu consequente isolamento social. OBJETIVO: Verificar a percepção dos pacientes portadores de IRC quanto ao seu prognóstico, levando em consideração seus sentimentos quanto a sua atual situação de saúde e seu futuro. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório através de entrevistas realizadas com pacientes portadores de IRC sob tratamento dialítico de um Hospital Público da cidade de Manaus, no setor de Nefrologia. RESULTADOS: A pesquisa contou com a participação de 10 pacientes, todos com diagnóstico de IRC e realizando diálise. Após análise das entrevistas, foi possível observar que todos os pacientes relataram dificuldades na aceitação do diagnóstico em um primeiro momento, mas adaptaram-se conforme o passar do tempo. Ressalta-se ainda que todos os pacientes fazem planos para o futuro e demonstram estar confiantes em sua melhora, além de relatarem o desejo de terem sua saúde e qualidade de vida reestabelecidas por meio de um transplante renal ou terapia. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou um melhor entendimento da convivência com a IRC sob a visão do portador, bem como permitiu entender seus medos e seus anseios. CONTRIBUIÇÕES / IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Trouxe um melhor entendimento para os profissionais e acadêmicos quanto à influência da IRC na vida do paciente, bem como possibilitou um aprimoramento no cuidado baseado no relato dos pacientes. REFERÊNCIAS: (1) MEIRELLES, Viviani C., GOES, Herbert L. F., DIAS, Terezinha A. Vivências do Paciente Renal Crônico em Tratamento Hemodialítico: Subsídios para o profissional Enfermeiro. Maringá, v. 3, n. 2, p. 169-178, mai/ago. 2004 _____________________________________ (1) Acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. (2) Docente Doutora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Upload: sidney-nogueira

Post on 24-Jan-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo CBEN 2015

PERCEPÇÕES DE PROGNÓSTICO SOB A ÓTICA DO PACIENTE PORTADOR DE INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA

Sidney Guilherme Alves da Silva Nogueira (1) , Gilsirene Scantelbury de Almeida(2).

INTRODUÇÃO: A insuficiência renal crônica (IRC) é caracterizada pela perda gradativa e irreversível da função renal de depuração. A doença costuma manifestar-se de maneira silenciosa e leva o seu portador a uma mudança radical de estilo de vida e ao seu consequente isolamento social. OBJETIVO: Verificar a percepção dos pacientes portadores de IRC quanto ao seu prognóstico, levando em consideração seus sentimentos quanto a sua atual situação de saúde e seu futuro. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: Estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório através de entrevistas realizadas com pacientes portadores de IRC sob tratamento dialítico de um Hospital Público da cidade de Manaus, no setor de Nefrologia. RESULTADOS: A pesquisa contou com a participação de 10 pacientes, todos com diagnóstico de IRC e realizando diálise. Após análise das entrevistas, foi possível observar que todos os pacientes relataram dificuldades na aceitação do diagnóstico em um primeiro momento, mas adaptaram-se conforme o passar do tempo. Ressalta-se ainda que todos os pacientes fazem planos para o futuro e demonstram estar confiantes em sua melhora, além de relatarem o desejo de terem sua saúde e qualidade de vida reestabelecidas por meio de um transplante renal ou terapia. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou um melhor entendimento da convivência com a IRC sob a visão do portador, bem como permitiu entender seus medos e seus anseios. CONTRIBUIÇÕES / IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Trouxe um melhor entendimento para os profissionais e acadêmicos quanto à influência da IRC na vida do paciente, bem como possibilitou um aprimoramento no cuidado baseado no relato dos pacientes. REFERÊNCIAS: (1) MEIRELLES, Viviani C., GOES, Herbert L. F., DIAS, Terezinha A. Vivências do Paciente Renal Crônico em Tratamento Hemodialítico: Subsídios para o profissional Enfermeiro. Maringá, v. 3, n. 2, p. 169-178, mai/ago. 2004

DESCRITORES: Insuficiência Renal Crônica; Nefrologia; Enfermagem.

EIXO II – Conquistas, Perspectivas e Desafios da Enfermagem para o alcance das metas do milênio no âmbito das práticas de saúde e enfermagem frente às necessidades da população.

_____________________________________(1)Acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.(2)Docente Doutora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas – UFAM.