resumo aspectos e conceitos da teoria...

2
ASPECTOS E CONCEITOS DA TEORIA ENUNCIATIVA DE ÉMILE BENVENISTE APLICADOS AO GÊNERO PUBLICITÁRIO RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Gabriela Schmitt Prym Martins E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Pibic UPF ou outras IES CO-AUTORES: Claudia Stump Toldo ORIENTADOR: Claudia Stump Toldo ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: Ciências Humanas - Linguística UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: O presente trabalho inclui-se na linha de pesquisa relativa aos estudos da linguagem, tendo como objetivo principal fazer um recorte nos estudos da enunciação, para estudar e aprofundar conceitos propostos na teoria de Émile Benveniste. Esse objetivo tem como pano de fundo uma significativa necessidade de se entender melhor como ver e descrever o uso e a organização da língua em dadas situações discursivas e como fazê-lo em circunstâncias de ensino de língua portuguesa. Além disso, sabe-se que é através da língua que construímos a cultura, criamos e (re) criamos realidades e tornamos nossas posições conhecidas. Assim, a língua está à disposição do homem e é esta língua em uso que possibilita conhecermos o homem que vive e atua em sociedade. Diante disso, estudos e relações entre a teoria de enunciação e o estudo de textos foram feitos, para auxiliar na compreensão do ensino de língua portuguesa. METODOLOGIA: Este estudo é teórico e de cunho conceitual, uma vez que seu objetivo principal é aprofundar conceitos elaborados e propostos na teoria da enunciação segundo Émile Benveniste. Portanto, os procedimentos utilizados durante a pesquisa foram restritos à leitura, à reflexão e ao estudo bibliográfico, em que se leu textos que são suporte e fundamento para o entendimento e domínio de conceitos propostos na abordagem enunciativa (com suas particularidades) de Émile Benveniste. Nesse sentido, a metodologia que norteou o presente trabalho foi dividida em dois momentos: 1) leitura da bibliografia de referência; 2) análise conceitual em textos. Juntamente com a análise da bibliografia de referência, realizaram-se análises de textos, segundo princípios metodológicos construídos com base na obra de Émile Benveniste, referente à Teoria da Enunciação.

Upload: buidien

Post on 28-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ASPECTOS E CONCEITOS DA TEORIA ENUNCIATIVA DE ÉMILE BENVENISTEAPLICADOS AO GÊNERO PUBLICITÁRIO

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Gabriela Schmitt Prym Martins

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Pibic UPF ou outras IES

CO-AUTORES:Claudia Stump Toldo

ORIENTADOR:Claudia Stump Toldo

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:Ciências Humanas - Linguística

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:O presente trabalho inclui-se na linha de pesquisa relativa aos estudos da linguagem, tendo como objetivo principal fazerum recorte nos estudos da enunciação, para estudar e aprofundar conceitos propostos na teoria de Émile Benveniste. Esseobjetivo tem como pano de fundo uma significativa necessidade de se entender melhor como ver e descrever o uso e aorganização da língua em dadas situações discursivas e como fazê-lo em circunstâncias de ensino de língua portuguesa.Além disso, sabe-se que é através da língua que construímos a cultura, criamos e (re) criamos realidades e tornamosnossas posições conhecidas. Assim, a língua está à disposição do homem e é esta língua em uso que possibilitaconhecermos o homem que vive e atua em sociedade. Diante disso, estudos e relações entre a teoria de enunciação e oestudo de textos foram feitos, para auxiliar na compreensão do ensino de língua portuguesa.

METODOLOGIA:Este estudo é teórico e de cunho conceitual, uma vez que seu objetivo principal é aprofundar conceitos elaborados epropostos na teoria da enunciação segundo Émile Benveniste. Portanto, os procedimentos utilizados durante a pesquisaforam restritos à leitura, à reflexão e ao estudo bibliográfico, em que se leu textos que são suporte e fundamento para oentendimento e domínio de conceitos propostos na abordagem enunciativa (com suas particularidades) de ÉmileBenveniste.Nesse sentido, a metodologia que norteou o presente trabalho foi dividida em dois momentos:1) leitura da bibliografia de referência;2) análise conceitual em textos.Juntamente com a análise da bibliografia de referência, realizaram-se análises de textos, segundo princípios metodológicosconstruídos com base na obra de Émile Benveniste, referente à Teoria da Enunciação.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Considerando o tema deste trabalho, as questões de enunciação, segundo Benveniste, aplicadas ao estudo do texto, a fimde auxiliar na construção de princípios metodológicos para o ensino de língua portuguesa, e a teoria estudada na língua emuso em textos publicitários, foram levantados diversos questionamentos, organizados em um texto da seguinte forma:- O que é enunciação? Para Benveniste (1989), a enunciação é o ato de colocar a língua em uso, através de um atoindividual de apropriação.- Recorte do texto de Benveniste ¿ Estudo do texto O aparelho formal da enunciação, para estabelecer reflexões sobre osconceitos e aspectos citados por Benveniste em 1970, principalmente as categorias da enunciação.- O gênero publicitário ¿ Análise das características e objetivos do gênero textual publicidade, além de diferenciações entretexto e gênero textuais.- Metodologia ¿ Escolha de texto para análise, o anuncio publicitário, sua fonte e aspectos teóricos envolvidos na análise ena busca de princípios metodológicos para o ensino de língua de portuguesa na escola, tomando o texto como ponto departida para o ensino de língua.- A análise ¿ Análise do texto publicitário, descrita de acordo com as categorias retiradas do texto O Aparelho formal daenunciação. Assim procuramos evidenciar que a língua é o instrumento de que se utiliza o locutor para se enunciar eproduzir o discurso. Tal discurso, ou a enunciação, é caracterizado como um momento único, sui-referencial, do qualparticipam dois protagonistas (eu/tu) que se alternam durante a enunciação. Portanto, ensinar língua portuguesa na escolaé possibilitar aos estudantes a possibilidade de aprender a usar a língua, conhecendo seu funcionamento, para que ele ¿ oestudante e usuário da língua - se constitua como sujeito na e pela linguagem.Assim, este estudo nos confirma nossa hipótese de fundo: segundo Benveniste ¿a enunciação é este colocar emfuncionamento a língua por um ato individual de utilização.

CONCLUSÃO:Conclui-se que o estudo da Enunciação causou reflexões e questionamentos sobre aspectos teóricos relacionados aoestudo do texto, ou seja, à língua em uso.Reflexões estas que colaboraram para a construção de princípios metodológicosao ensino da língua portuguesa. Destaca-se assim, a importância do estudo das teorias linguísticas no curso de Letras

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BENVENISTE, Émile. Problèmes de linguistique générale I. Paris, Gallimard, 1966.____. Problèmes de linguistique générale II. Paris, Gallimard, 1974.BRAIT, B. Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas. Campinas, SP: Pontes; São Paulo: Fapesp, 2001.FIORIN, J.L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ed. Ática, 1996.FLORES, V. (et ali). Enunciação e gramática. São Paulo, Contexto, 2008.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador