resumo utilizaÇÃo de fibra de vidro, chapas de pvc...

2
UTILIZAÇÃO DE FIBRA DE VIDRO, CHAPAS DE PVC E FIBRA DE CARBONO EM VEÍCULO BAJA SAE RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Marcelo Henrique da Silva E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Eduardo Trevisan Rogineli Lovison ORIENTADOR: Márcio Walber ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 3.05.00.00-1 UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: Com o crescimento e acirramento das competições Baja SAE, faz-se necessário a busca por novas tecnologias visando um melhor rendimento e desempenho dos protótipos, fazendo com que diferentes tipos de materiais surjam como alternativa para um melhor projeto. Sendo assim, para o acabamento do veículo algumas propriedades físicas e mecânicas dos materiais a serem utilizados surgem como necessárias para que a parte do acabamento não interfira negativamente nos resultados que serão obtidos nas competições. Para que determinadas características técnicas sejam alcançadas, foram realizados coletas de dados para que fosse possível chegar a conclusões satisfatórias sobre os materiais e para a determinação de qual seria o melhor material para determinadas aplicações, utilizando como parâmetro ideal materiais leves e resistentes. Materiais como fibra de vidro e chapas de PVC surgem como materiais satisfatórios já que possuem as características básicas necessárias. METODOLOGIA: O aspecto central do estudo está na justificativa do uso da fibra de vidro e chapas de PVC além de fibra de carbono no veículo Baja da equipe Mas Baja Tchê da UPF, Priorizando os aspectos mecânicos que cada um oferece de benéfico ao projeto. Desta forma as escolhas se basearam nas dificuldades de que as provas oferecem, tendo em vista que o veículo precisa oferecer proteção ao piloto e ao mesmo tempo tem que atender necessidades de design e segurança, além de não acrescentar peso extra ao carro. Foram analisados de acordo com dados de fabricantes e de tabela, dados como os pesos específicos dos materiais assim como resistência ao impacto, resistência ao desgaste, custos de fabricação e outras propriedades que influenciam no rendimento a na segurança de quem estiver no carro ou na parte externa do carro em contato com o mesmo.

Upload: vuxuyen

Post on 08-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESUMO UTILIZAÇÃO DE FIBRA DE VIDRO, CHAPAS DE PVC …semanadoconhecimento.upf.br/.../exatas/...169859-resumo-utilizacao.pdf · UTILIZAÇÃO DE FIBRA DE VIDRO, CHAPAS DE PVC E FIBRA

UTILIZAÇÃO DE FIBRA DE VIDRO, CHAPAS DE PVC E FIBRA DE CARBONO EMVEÍCULO BAJA SAE

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Marcelo Henrique da Silva

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Eduardo TrevisanRogineli Lovison

ORIENTADOR:Márcio Walber

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:3.05.00.00-1

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:Com o crescimento e acirramento das competições Baja SAE, faz-se necessário a busca por novas tecnologias visando ummelhor rendimento e desempenho dos protótipos, fazendo com que diferentes tipos de materiais surjam como alternativapara um melhor projeto. Sendo assim, para o acabamento do veículo algumas propriedades físicas e mecânicas dosmateriais a serem utilizados surgem como necessárias para que a parte do acabamento não interfira negativamente nosresultados que serão obtidos nas competições. Para que determinadas características técnicas sejam alcançadas, foramrealizados coletas de dados para que fosse possível chegar a conclusões satisfatórias sobre os materiais e para adeterminação de qual seria o melhor material para determinadas aplicações, utilizando como parâmetro ideal materiaisleves e resistentes. Materiais como fibra de vidro e chapas de PVC surgem como materiais satisfatórios já que possuem ascaracterísticas básicas necessárias.

METODOLOGIA:O aspecto central do estudo está na justificativa do uso da fibra de vidro e chapas de PVC além de fibra de carbono noveículo Baja da equipe Mas Baja Tchê da UPF, Priorizando os aspectos mecânicos que cada um oferece de benéfico aoprojeto. Desta forma as escolhas se basearam nas dificuldades de que as provas oferecem, tendo em vista que o veículoprecisa oferecer proteção ao piloto e ao mesmo tempo tem que atender necessidades de design e segurança, além de nãoacrescentar peso extra ao carro. Foram analisados de acordo com dados de fabricantes e de tabela, dados como os pesosespecíficos dos materiais assim como resistência ao impacto, resistência ao desgaste, custos de fabricação e outraspropriedades que influenciam no rendimento a na segurança de quem estiver no carro ou na parte externa do carro emcontato com o mesmo.

Page 2: RESUMO UTILIZAÇÃO DE FIBRA DE VIDRO, CHAPAS DE PVC …semanadoconhecimento.upf.br/.../exatas/...169859-resumo-utilizacao.pdf · UTILIZAÇÃO DE FIBRA DE VIDRO, CHAPAS DE PVC E FIBRA

RESULTADOS E DISCUSSÕES:As partes do veiculo foram divididas em partes que necessitariam ter mais resistência ao impacto e partes onde osimpactos não seriam tão grandes e poderia assim ser usado um material mais leve. As proteções laterais foram equipadascom chapas de PVC já que estão posicionadas em uma área de bastante choque com o barro e pedras duram ascompetições, as chapas de PVC sendo de um material leve e que apresta ótima resistência ao impacto, alem de ser debaixo custo e de fácil manuseio são idéias para esta aplicação. Já em outras partes do carro como o teto que também éconhecido como boné, que fica em uma área que não sofre tantos impactos e também é bastante voltada para o design doveiculo, a fibra de vidro pareceu ser a opção mais viável, este compósito que é amplamente utilizado no carro da equipe,em virtude de suas boas propriedades mecânicas como a alta resistência a tração e a flexão, alem de ser mais leve que aschapas de PVC, a fibra de vidro possui peso especifico de 1.4 contra 2.7 do alumínio e 7.8 do aço. Não apenas a coberturado carro recebe fibra de vidro, outras partes do carro também são feitas com esse material, como a proteção do tanque decombustível e a proteção da transmissão CVT, que além das características citadas também possui baixo custo demanutenção e são de fácil manuseio. Outra fibra que aos poucos começa a fazer parte do carro é a fibra de carbono, que éuma fibra sintética composta de finos filamentos de 5 a 10 micrometros de diâmetro e composta principalmente de carbonoque é um excelente material, mas que ainda tem um custo relativamente elevado para os padrões da equipe, mas já estápresente no volante do carro, e aos poucos mais peças podem vir a ser confeccionadas com esse material que é que atécinco vezes mais resistente que o aço e de três a quatro vezes mais leve, embora seja um material que ainda tem um autocusto de produção.

CONCLUSÃO:Com o trabalho desenvolvido, foi possível analisar melhor as necessidades de cada setor da parte de acabamento doveiculo, nesse sentido ficou comprovado que pelas propriedades mecânicas de cada material, no momento esses matériassão os que surgem como ideais pelas características e pelo baixo custo, sem diminuir os níveis de segurança do veiculo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BOSCH. Manual de tecnologia automotiva. 25. ed. Trad. de Euryale de Jesus Zerbini, Gunter W. Prokesch, Elga Madjdereye Suely Pfeferman. São Paulo: Edgard Glücher, 329Matheus, Marco Antonio. Fiberglass: Aprenda Fibra de Vidro, Ribeirão Preto, 2002Rodolfo, Antonio Jr. Braskem, Revista e ampliada, 2ª ed. ProEditores Associados Ltda.Fibra de carbono, Info Escola, Navegando e Aprendendo, Disponível em : <http://www.infoescola.com/quimica/fibra-de-carbono/> Acesso: 10/08/2013

Assinatura do aluno Assinatura do orientador