resumo a responsabilidade civil decorrente da...

2
A RESPONSABILIDADE CIVIL DECORRENTE DA ANTECIPAÇÃO DE TUTELA E SUA REGULAMENTAÇÃO NO PROJETO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Vanessa Rossoni E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Nenhum ORIENTADOR: Nadya Regina GuzelaTonial ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 6.01.02.04-7 ¿ Direito Processual Civil UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: O presente estudo tem por objetivo analisar o instituto da tutela antecipada, suas espécies e a responsabilidade decorrente da sua reversão, bem como realizar um comparativo do instituto utilizado hoje com o que dispõe o projeto do novo Código de Processo Civil sobre o tema. O instituto das tutelas de urgência surgiu como forma de agilizar a tutela jurisdicional e efetivar a segurança jurídica do bem da vida envolvido no litígio, quando este estiver sob perigo eminente ou possível de perecer. Somado a isso, tem-se o projeto do novo Código de Processo Civil quel traz novidades sobre o instituto das tutelas de urgência, buscando uma renovação a fim de facilitar a busca pela tutela satisfativa. Justifica-se o estudo diante da relevância que o referido instituto tem para a sociedade que busca por uma justiça mais célere e efetiva diante da morosidade processual hodiernamente apresentada. METODOLOGIA: Quanto ao método de procedimento, será utilizado o documental e comparativo. O primeiro mediante a análise de materiais já publicados sobre o tema como livros, artigos e jurisprudência dos tribunais. Já o segundo para explicar as semelhanças e as diferenças dos fatos, das situações e outros aspectos abordados na pesquisa. Como método de abordagem será utilizado o hermenêutico e dialético. O método hermenêutico para interpretar os diversos fatores que compõem o instituto e o dialético para discutir e debater através de um confronto de ideias, e compreender a realidade como contraditória e em constante transformação. O desenvolvimento do estudo deu-se através de pesquisa bibliográfica, com leitura, fichamento e interpretação de doutrina, leis e jurisprudência.

Upload: trankhanh

Post on 05-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A RESPONSABILIDADE CIVIL DECORRENTE DA ANTECIPAÇÃO DE TUTELA ESUA REGULAMENTAÇÃO NO PROJETO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Vanessa Rossoni

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Nenhum

ORIENTADOR:Nadya Regina GuzelaTonial

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:6.01.02.04-7 ¿ Direito Processual Civil

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:O presente estudo tem por objetivo analisar o instituto da tutela antecipada, suas espécies e a responsabilidade decorrenteda sua reversão, bem como realizar um comparativo do instituto utilizado hoje com o que dispõe o projeto do novo Códigode Processo Civil sobre o tema.O instituto das tutelas de urgência surgiu como forma de agilizar a tutela jurisdicional e efetivar a segurança jurídica do bemda vida envolvido no litígio, quando este estiver sob perigo eminente ou possível de perecer.Somado a isso, tem-se o projeto do novo Código de Processo Civil quel traz novidades sobre o instituto das tutelas deurgência, buscando uma renovação a fim de facilitar a busca pela tutela satisfativa.Justifica-se o estudo diante da relevância que o referido instituto tem para a sociedade que busca por uma justiça maiscélere e efetiva diante da morosidade processual hodiernamente apresentada.

METODOLOGIA:Quanto ao método de procedimento, será utilizado o documental e comparativo. O primeiro mediante a análise de materiaisjá publicados sobre o tema como livros, artigos e jurisprudência dos tribunais. Já o segundo para explicar as semelhanças eas diferenças dos fatos, das situações e outros aspectos abordados na pesquisa.Como método de abordagem será utilizado o hermenêutico e dialético. O método hermenêutico para interpretar os diversosfatores que compõem o instituto e o dialético para discutir e debater através de um confronto de ideias, e compreender arealidade como contraditória e em constante transformação.O desenvolvimento do estudo deu-se através de pesquisa bibliográfica, com leitura, fichamento e interpretação de doutrina,leis e jurisprudência.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:A responsabilidade no caso da reversão da tutela antecipada decorrente da sentença de improcedência não encontraconsenso na doutrina: alguns entendem que deva ser aplicado por analogia o artigo 811 do Código de Processo Civil,sujeitando o beneficiado da antecipação da tutela ao dever de indenizar os danos causados ao requerido de forma objetiva,ou seja, independentemente de ter agido com culpa ou dolo, erro ou fraude.Em sentido diverso, encontram-se outros posicionamentos, que defendem a aplicação do inciso I do artigo 475-O doCódigo de Processo Civil em todos os casos de antecipação de tutela, dispositivo pertinente a execução provisória, umavez que não concordam com as ressalvas ¿no que couber¿ e ¿conforme a sua natureza¿ presentes no § 3º do artigo 273do Código de Processo Civil.Contudo, completamente contrário à responsabilização objetiva, tem-se aqueles que criticam severamente a aplicação dequalquer tipo de responsabilidade, ainda sustentam a suposta inconstitucionalidade do artigo 273, § 3º combinado com oartigo 475-O, inciso I do Código de Processo Civil.Dessa forma, nota-se que o tema é controvertido não existindo uma unanimidade a respeito da responsabilizaçãodecorrente da reversão da tutela antecipada e a legislação não demonstra clareza suficiente a fim de se trazer umapacificação sobre o tema.

CONCLUSÃO:A morosidade no Judiciário afeta de forma direta a sociedade que espera por justiça. As alterações previstas no Projeto doNovo Código de Processo Civil, relativas a antecipação de tutela, são importantes, mas talvez não sejam suficientes paragarantir uma efetiva tutela jurisdicional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BUENO, Cássio Scarpinella. Curso Sistematizado de Direito Processual Civil, 4: tutela antecipada, tutela cautelar,procedimentos cautelares específicos. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2012.RIZZARDO, Arnaldo. Responsabilidade Civil. 5.ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Florense, 2011.TEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil: Processo de Execução e Cumprimento da Sentença,Processo Cautelar e Tutela de Urgência. 47.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador