resumo intervenÇÃo breve grupal no transtorno...

2
INTERVENÇÃO BREVE GRUPAL NO TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Diego Rafael Schmidt E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Analisa Lorenzi, Carlisa Peccin ORIENTADOR: Prof.ª Dr.ª Marcia Fortes Wagner ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 7.07.10.01-5 ¿ Intervenção Terapêutica UNIVERSIDADE: IMED, Faculdade Meridional INTRODUÇÃO: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados decorrentes da pesquisa ¿Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais no Transtorno de Ansiedade Social¿, desenvolvida pela Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo ¿ RS. Trata-se de um estudo cujo foco compreende a avaliação e intervenção em um grupo de estudantes de ensino superior que preencham critérios diagnósticos para o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social. Realizaram-se grupos psicoterápicos breves de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com a finalidade de promover o repertório comportamental, a fim de que os sujeitos desenvolvessem habilidades de relacionamento interpessoal, assertividade e conversação. Abordou-se, ainda, a comunicação e expressão adequada de afetos, como desagrado e empatia, mudança de comportamentos e pensamentos disfuncionais e o aprendizado de novas formas para lidar com a ansiedade e o estresse. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo caracterizado como uma pesquisa de avaliação pré e pós-teste. A amostra compõe-se de um total de 19 indivíduos, do sexo masculino e feminino. Após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da IMED, os indivíduos foram convidados a participar da pesquisa. Para tanto utilizou-se um Questionário Sociodemográfico para levantar informações gerais sobre os participantes, seguido do Questionário de Ansiedade Social para Adultos/Cuestionário de Ansiedad Social para Adultos (CASO-A30). Os dados coletados foram analisados, estatisticamente, com auxílio do software "Statistical Package for the Social Sciences" (SPSS) versão 17.0.

Upload: vuongminh

Post on 22-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INTERVENÇÃO BREVE GRUPAL NO TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIALRESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Diego Rafael Schmidt

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Analisa Lorenzi, Carlisa Peccin

ORIENTADOR:Prof.ª Dr.ª Marcia Fortes Wagner

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:7.07.10.01-5 ¿ Intervenção Terapêutica

UNIVERSIDADE:IMED, Faculdade Meridional

INTRODUÇÃO:Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados decorrentes da pesquisa ¿Avaliação e Promoção de HabilidadesSociais no Transtorno de Ansiedade Social¿, desenvolvida pela Faculdade Meridional, IMED, Passo Fundo ¿ RS. Trata-sede um estudo cujo foco compreende a avaliação e intervenção em um grupo de estudantes de ensino superior quepreencham critérios diagnósticos para o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) ou Fobia Social. Realizaram-se grupospsicoterápicos breves de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) com a finalidade de promover o repertóriocomportamental, a fim de que os sujeitos desenvolvessem habilidades de relacionamento interpessoal, assertividade econversação. Abordou-se, ainda, a comunicação e expressão adequada de afetos, como desagrado e empatia, mudançade comportamentos e pensamentos disfuncionais e o aprendizado de novas formas para lidar com a ansiedade e oestresse.

METODOLOGIA:Trata-se de um estudo quantitativo caracterizado como uma pesquisa de avaliação pré e pós-teste. A amostra compõe-sede um total de 19 indivíduos, do sexo masculino e feminino. Após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa da IMED, osindivíduos foram convidados a participar da pesquisa. Para tanto utilizou-se um Questionário Sociodemográfico paralevantar informações gerais sobre os participantes, seguido do Questionário de Ansiedade Social para Adultos/Cuestionáriode Ansiedad Social para Adultos (CASO-A30). Os dados coletados foram analisados, estatisticamente, com auxílio dosoftware "Statistical Package for the Social Sciences" (SPSS) versão 17.0.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:No presente estudo, do total da amostra (n=19), 26,32% (n=5) eram do sexo masculino e 73,68% do sexo feminino (n=14),com idades entre 19 e 49 anos e idade média de 28,33 anos. Da amostra total, 52,63% participantes (n=10) desistiram nodecorrer da intervenção, ao passo que 47,37% (n=9) concluíram o THS. Entre os nove participantes com TAS queconcluíram a intervenção, 44,44% (n=4) apresentaram Transtorno de Ansiedade Social Generalizada (com escoreselevados em mais de dois fatores) e 55,56% (n=5) apresentaram Transtorno de Ansiedade Social Não Generalizada (cujosescores demonstram-se elevados em apenas um ou dois fatores). Ao final da intervenção, constatou-se uma melhorasignificativa dos sintomas de TAS, sendo que 77,78% (n=7) dos participantes apresentaram diminuição das pontuações nosfatores de avaliação, deixando de apresentar escores elevados, que caracterizam o Transtorno de Ansiedade Social e22,22% (n=2) dos indivíduos continuaram a apresentar sintomas de Fobia Social Não Generalizada. Constatou-se quenenhum participante apresentou escores elevados em mais de dois fatores do CASO-A30.

CONCLUSÃO:No contexto acadêmico, torna-se necessário o desenvolvimento de competências e habilidades que auxiliem a formaçãoprofissional. Dessa forma, o presente estudo permite concluir que o método de intervenção utilizado proporcionouresultados positivos em indivíduos com TAS, sugerindo ser um método eficaz para a redução de seus sintomas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BOLSONI-SILVA, A. T. et al. Habilidades Sociais, Saúde Mental e Universitários: Possíveis Relações. In: PESSOA, C. V. B.B., COSTA, C. E.; BENVENUTI, M. F. Comportamento em Foco. São Paulo: ABPMC, 2011. p. 77-85.

CABALLO, V. E. et al. The Multidimensional Nature and Multicultural Validity of a New Measure of Social Anxiety: TheSocial Anxiety Questionnaire for Adults. Behavior Therapy, v. 43, n. 2, p. 313-328, 2012.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador