resoluÇÕes da comissÃo de Ética pÚblica à comissão de Ética pública (cep): i - assegurar a...

19
RESOLUÇÕES DA COMISSÃO DE ÉTICA PÚBLICA - Resoluções 1 a 10 da Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Professora Claudete Pessôa

Upload: phamkhanh

Post on 11-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RESOLUÇÕES DA COMISSÃO DE ÉTICA

PÚBLICA - Resoluções 1 a 10 da Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Professora Claudete Pessôa

Regimento Interno da Comissão de Ética Pública

Resolução nº 04, 07 de junho de 2001

Compete à Comissão de Ética Pública (CEP): I - assegurar a observância do Código de Conduta da Alta Administração Federal, aprovado pelo Presidente da República em 21 de agosto de 2000, pelas autoridades públicas federais por ele abrangidas; II - submeter ao Presidente da República sugestões de aprimoramento do Código de Conduta e resoluções de caráter interpretativo de suas normas; III - dar subsídios ao Presidente da República e aos Ministros de Estado na tomada de decisão concernente a atos de autoridade que possam implicar descumprimento das normas do Código de Conduta;

IV - apurar, de ofício ou em razão de denúncia, condutas que possam configurar violação do Código de Conduta, e, se for o caso, adotar as providências nele previstas; V - dirimir dúvidas a respeito da aplicação do Código de Conduta e deliberar sobre os casos omissos; VI - colaborar, quando solicitado, com órgãos e entidades da administração federal, estadual e municipal, ou dos Poderes Legislativo e Judiciário; e VII - dar ampla divulgação ao Código de Conduta.

Não terão remuneração e os trabalhos por eles desenvolvidos são considerados prestação de relevante serviço público.

COMPOSIÇÃO DA CEP

06 membros designados pelo

Presidente da República

mandato de 03 anos, podendo

ser reconduzidos.

As despesas com viagens e estada dos membros da CEP serão custeadas pela Presidência da República, quando relacionadas com suas atividades.

Decreto 6029/2007 - Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal

Art. 3o A CEP será integrada por sete brasileiros que preencham os requisitos de idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados pelo Presidente da República, para mandatos de três anos, não coincidentes, permitida uma única recondução.

As deliberações da CEP serão tomadas por voto da maioria de seus membros, cabendo ao presidente o voto de qualidade.

FUNCIONAMENTO DA CEP (arts. 4º a 10)

Presidência: Os membros escolherão o seu presidente, que terá mandato de 01 ano, permitida a recondução.

O Presidente da CEP, em suas ausências, será substituído pelo membro mais antigo da Comissão (art. 18).

DEVERES E RESPONSABILIDADE DOS MEMBROS DA COMISSÃO (arts. 13 a 17)

Eventuais conflitos de interesse, efetivos ou potenciais, que possam surgir em função do exercício das atividades profissionais de membro da Comissão, deverão ser informados aos demais membros.

O membro da CEP que, em razão de sua atividade profissional, tiver relacionamento específico em matéria que envolva autoridade submetida ao Código de Conduta da Alta Administração, deverá abster-se de participar de deliberação que, de qualquer modo, a afete.

As matérias examinadas nas reuniões da CEP são consideradas de caráter sigiloso até sua deliberação final, quando a Comissão deverá decidir sua forma de encaminhamento.

Os membros da CEP não poderão se manifestar publicamente sobre situação específica que possa vir a ser objeto de deliberação formal do Colegiado.

Os membros da CEP deverão justificar eventual impossibilidade de comparecer às reuniões.

Secretário-Executivo (art. 6)

Vinculado à Casa Civil da Presidência da República, que prestará a CEP apoio técnico e administrativo.

submeterá anualmente à CEP plano de trabalho

que contemple suas principais atividades e proponha metas,

indicadores e dimensione os

recursos necessários.

Nas reuniões ordinárias da CEP, o Secretário-Executivo prestará informações

sobre o estágio de execução das

atividades contempladas no

plano de trabalho e seus resultados, ainda

que parciais.

REUNIÕES DA CEP (ART. 7º) Ocorrerão, em caráter ordinário, mensalmente, e, extraordinariamente, sempre que necessário, por iniciativa de qualquer de seus membros.

A pauta das reuniões será composta a partir de sugestões de qualquer de seus membros ou por iniciativa do Secretário-Executivo, admitindo-se no início de cada reunião a inclusão de novos assuntos na pauta.

Assuntos específicos e

urgentes poderão ser objeto de deliberação mediante

comunicação entre os membros da

CEP.

DELIBERAÇÕES DA CEP - relativas ao Código de Conduta (art. 11)

I - homologação das informações prestadas em cumprimento às obrigações nele previstas; II - adoção de orientações complementares: a) mediante resposta a consultas formuladas por autoridade a ele submetidas; b) de ofício, em caráter geral ou particular, mediante comunicação às autoridades abrangidas, por meio de resolução, ou, ainda, pela divulgação periódica de relação de perguntas e respostas aprovada pela CEP; III - elaboração de sugestões ao Presidente da República de atos normativos complementares ao Código de Conduta, além de propostas para sua eventual alteração;

IV - instauração de procedimento para apuração de ato que possa configurar descumprimento ao Código de Conduta; e V - adoção de uma das seguintes providências em caso de infração: a) advertência, quando se tratar de autoridade no exercício do cargo; b) censura ética, na hipótese de autoridade que já tiver deixado o cargo; e c) encaminhamento de sugestão de exoneração à autoridade hierarquicamente superior, quando se tratar de infração grave ou de reincidência.

NORMAS DE PROCEDIMENTO (art. 12)

O procedimento de apuração de infração ao Código de Conduta será instaurado pela CEP, de ofício ou em razão de denúncia fundamentada, desde que haja indícios suficientes, observado o seguinte:

1º - Defesa Prévia - Oficia-se à autoridade para manifestação escrita em 05 dias;

2º- Instrução processual: o eventual denunciante, a autoridade pública e a CEP, de ofício, poderão produzir prova documental. A CEP poderá promover as diligências que considerar necessárias, assim como solicitar parecer de especialista quando julgar imprescindível.

3º – Razões Finais: concluídas as diligências, a CEP oficiará à autoridade para nova manifestação em 03 dias;

4º - Decisão: se a CEP concluir pela procedência da denúncia, adotará uma das providências: a) advertência, quando se tratar de autoridade no exercício do cargo; b) censura ética, na hipótese de autoridade que já tiver deixado o cargo; e c) encaminhamento de sugestão de exoneração à autoridade hierarquicamente superior, quando se tratar de infração grave ou de reincidência.

Resolução nº 10,de 29 de setembro de 2008

Normas de funcionamento e de rito processual, delimitando competências, atribuições,

procedimentos e outras providências no âmbito das Comissões de Ética - Decreto nº 1.171/1994.

Compete às Comissões de Ética: I - atuar como instância consultiva do dirigente máximo e dos respectivos servidores de órgão ou de entidade federal; II - aplicar o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, devendo: a) submeter à Comissão de Ética Pública - CEP propostas de aperfeiçoamento do Código de Ética Profissional; b) apurar, de ofício ou mediante denúncia, fato ou conduta em desacordo com as normas éticas pertinentes;

c) recomendar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento de ações objetivando a disseminação, capacitação e treinamento sobre as normas de ética e disciplina;

III - representar o órgão ou a entidade na Rede de Ética do Poder Executivo Federal ...; IV - supervisionar a observância do Código de Conduta da Alta Administração Federal e comunicar à CEP situações que possam configurar descumprimento de suas normas;... IX - instaurar processo para apuração de fato ou conduta que possa configurar descumprimento ao padrão ético recomendado aos agentes públicos; X - convocar servidor e convidar outras pessoas a prestar informação;

XI - requisitar às partes, aos agentes públicos e aos órgãos e entidades federais informações e documentos necessários à instrução de expedientes; XII - requerer informações e documentos necessários à instrução de expedientes a agentes públicos e a órgãos e entidades de outros entes da federação ou de outros Poderes da República;... XV - aplicar a penalidade de censura ética ao servidor e encaminhar cópia do ato à unidade de gestão de pessoal, podendo também: a) sugerir ao dirigente máximo a exoneração de ocupante de cargo ou função de confiança; b) sugerir ao dirigente máximo o retorno do servidor ao órgão ou entidade de origem; c) sugerir ao dirigente máximo a remessa de expediente ao setor competente para exame de eventuais transgressões de naturezas diversas;...

XVIII - submeter ao dirigente máximo do órgão ou entidade sugestões de aprimoramento ao código de conduta ética da instituição; XIX - dirimir dúvidas a respeito da interpretação das normas de conduta ética e deliberar sobre os casos omissos, observando as normas e orientações da CEP; XX - elaborar e propor alterações ao código de ética ou de conduta próprio e ao regimento interno da respectiva Comissão de Ética;... XXIII - requisitar agente público para prestar serviços transitórios técnicos ou administrativos à Comissão de Ética, mediante prévia autorização do dirigente máximo do órgão ou entidade;... XXV - indicar por meio de ato interno, representantes locais da Comissão de Ética, que serão designados pelos dirigentes máximos dos órgãos ou entidades, para contribuir nos trabalhos de educação e de comunicação.