resolução do simulado 1 z

4
Resolução – Simulado Z – História Prof. Marcelo Martins 1 – Letra A. A IV e a V não estão corretas. A IV diz que o homo sapiens não soube aproveitar as conquistas dos seus antecessores, o que é uma inverdade. O homo sapiens acumulou todas as conquistas das espécies anteriores e aprimorou-as. A III poderia confundir os mais desatentos no sentido em que fala que a LINGUAGEM foi a principal diferença entre nós e as espécies anteriores. Não tá especificando que tipo de linguagem, então podemos entender tanto a linguagem escrita como a falada. Como vimos em aula, os neandertais desenvolveram somente a linguagem falada (e de uma forma extremamente rústica). 2. Letra E. A única que poderia confundir era com a B, pois, como vimos, existem outras formas de dividir a pré-história, como o período mesolítico e a idade dos metais, no entanto esses períodos podem ou não aparecer. A afirmativa diz que a pré- história PODE ser dividida somente em Paleolítico e Neolítico. Como vimos, o Australopitecus é a primeira espécie que analisamos na evolução, o homem de Neandertal está bem à sua frente na evolução. 3. Letra D. A letra A fala em afastamento das tradições mítico- religiosas, estamos falando em civilizações do oriente antigo, ou seja, povos extremamente religiosos. A B fala em desenvolvimento do comércio, logo, está errada. Lembrem-se que uma das características desses povos, com exceção dos fenícios, é a quase inexistência do comércio. A C fala em descentralização e isso não é característica desses povos. A D está correta, pois temos aqui as sociedades hierarquizadas e o surgimento do Estado. Era só lembrar do modo de produção asiático. 4. Letra A. Questão de interpretação. Os 3 artigos falam da lei de talião “olho por olho, dente por dente” do código de Hamurábi. O artigo 202 enfatiza o agravamento das punições caso a vítima do delito fosse alguém de uma classe superior. Dessa forma, a única resposta plausível é a primeira opção. 5. Letra E. Interpretação também. Em todas as imagens mostram homens envolvidos com a agricultura, algumas tecnologias diferentes utilizadas para aprimorar o plantio, como o arado na esquerda e o shaduf na imagem da direita. Como alternativa

Upload: histmarcelo

Post on 12-Aug-2015

34 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resolução do Simulado 1 Z

Resolução – Simulado Z – História Prof. Marcelo Martins

1 – Letra A. A IV e a V não estão corretas. A IV diz que o homo sapiens não soube aproveitar as conquistas dos seus antecessores, o que é uma inverdade. O homo sapiens acumulou todas as conquistas das espécies anteriores e aprimorou-as. A III poderia confundir os mais desatentos no sentido em que fala que a LINGUAGEM foi a principal diferença entre nós e as espécies anteriores. Não tá especificando que tipo de linguagem, então podemos entender tanto a linguagem escrita como a falada. Como vimos em aula, os neandertais desenvolveram somente a linguagem falada (e de uma forma extremamente rústica).

2. Letra E. A única que poderia confundir era com a B, pois, como vimos, existem outras formas de dividir a pré-história, como o período mesolítico e a idade dos metais, no entanto esses períodos podem ou não aparecer. A afirmativa diz que a pré-história PODE ser dividida somente em Paleolítico e Neolítico. Como vimos, o Australopitecus é a primeira espécie que analisamos na evolução, o homem de Neandertal está bem à sua frente na evolução.

3. Letra D. A letra A fala em afastamento das tradições mítico-religiosas, estamos falando em civilizações do oriente antigo, ou seja, povos extremamente religiosos. A B fala em desenvolvimento do comércio, logo, está errada. Lembrem-se que uma das características desses povos, com exceção dos fenícios, é a quase inexistência do comércio. A C fala em descentralização e isso não é característica desses povos. A D está correta, pois temos aqui as sociedades hierarquizadas e o surgimento do Estado. Era só lembrar do modo de produção asiático.

4. Letra A. Questão de interpretação. Os 3 artigos falam da lei de talião “olho por olho, dente por dente” do código de Hamurábi. O artigo 202 enfatiza o agravamento das punições caso a vítima do delito fosse alguém de uma classe superior. Dessa forma, a única resposta plausível é a primeira opção.

5. Letra E. Interpretação também. Em todas as imagens mostram homens envolvidos com a agricultura, algumas tecnologias diferentes utilizadas para aprimorar o plantio, como o arado na esquerda e o shaduf na imagem da direita. Como alternativa plausível sobra somente a E, pois a atividade economica mais importante do período era a agricultura, MAS NÃO A ÚNICA.

6. Letra C. Questão mais problemática do simulado. Quando falamos em hebreus estamos falando em judeus. No entanto, a EXTENSÃO, a ramificação da cultura hebraica no mundo ocidental é o cristianismo, é uma resposta discutível.

7. Letra C. Principal característica dos fenícios? Comércio marítimo.

8. Letra D. Questão sobre legado cultural das sociedades do antigo ocidente. Razão, lógica, entre outros aspectos são características da filosofia que germinou e se desenvolveu na Grécia e o principal legado dos romanos é o Direito.

9. Letra A. Quando falamos em formação da civilização ocidental, temos que ter em mente que a cultura grega é a raíz da sociedade em que vivemos hoje. E dentro do legado cultural sempre destacamos a emergência do pensamento filosófico.

Page 2: Resolução do Simulado 1 Z

10. Letra A. Esculturas realistas são características do povo grego. Os romanos mantiveram essas características, no entanto utilizaram essa arte para representar geralmente seus Imperadores. A D fala no renascimento e, como o próprio nome do período nos diz, é um resgate do passado greco-romano e não uma tentativa de excluir esse passado. Sobra somente a A como resposta certa.

11. Letra B. A letra B está incorreta em dois pontos. Entre os inimigos externos aparecem até os troianos (?). O segundo fala em unificação de cidades-estado sob figura de Péricles. Atenas e Esparta nunca se unificaram. Cada uma formou a sua liga, Atenas a Liga de Delos e Esparta a Liga do Peloponeso.

12. Letra C. Por eliminação, logo na primeira lacuna, sobra somente a letra C. Lembrem-se que inicialmente, durante a monarquia, Roma era separada por grandes clãs, genos, formados por pessoas ligadas por algum tipo de laço. Cúria nada mais é que o sinônimo de senado.

13. Letra D. O expansionismo romano tem seu início real no período Republicano, não ocorreu na fase monárquica. A D é a única que sobra, pois o texto ignora completamente a luta entra patrícios e plebeus que ocorrem durante o período republicano, momento em que os plebeus conquistam vários direitos.

14. Letra C. Mesmo que em segundo plano, a expansão persa também surge como causa da pausa na expansão romana, juntamente com as invasões bárbaras, causando a escassez da mão de obra escrava.

15. Letra A. Assim como na questão anterior, devemos lembrar que o principal fator desencadeante da crise do século III é o término da expansão territorial. Isso acarreta na escassez de escravos e consequentemente na queda da produção de alimentos.

16. Letra A. A questão fala em “medo da insegurança”, logo, devemos lembrar que, acima de tudo, esse medo residia na punição divina. Ficamos entre letra A e E. A E não tem como estar correta, pois a inquisição nunca utilizou o “diálogo e a tolerância” em suas ações.

17. Letra E. O que gerou a integração dos povos do território europeu foi, acima de tudo, a religião. Somente as alternativas B e E falam disso. A B não está incorreta, pois os povos da Europa nunca abandonaram por completo as práticas pagãs.

18. Letra C. A única falsa é a terceira alternativa. A peste negra não serve como consequência para o surgimento da burguesia.

19. Letra C. A única errada é a afirmativa II. A produção industrial tem início somente na Idade Moderna, as demais alternativas estão corretas.

20. Letra E. O termo “exclusivamente” e a ideia de que as rotações de terra e inovações tecnológicas surgiram somente na Idade Moderna fazem com que a letra E seja a única opção incorreta.

21. Letra C. A consolidação do feudalismo e da igreja são os principais acontecimentos da Alta Idade Média. A partir do ano mil, já na transição para a Baixa Idade Media, teremos diversos

Page 3: Resolução do Simulado 1 Z

acontecimentos, entre eles os da alternativa C: a revolução urbana, revolução comercial e o surgimento da camada burguesa.

22. Letra D. “Fim dos grandes surtos epidêmicos”. O maior surto epidêmico da história se deu na Baixa Idade Média.

23. Letra A. A única incorreta é a afirmação III. As cruzadas tiveram grande influência na sociedade medieval, não só econômica (novas rotas de comércio entre ocidente x oriente), mas cultural também.

24. Letra E. Um dos fatores da busca de novas terras era o escoamento de pessoas. A terra cansada da Europa já nao suportava aquela massa populacional que crescia a cada dia mais.

25. Letra A. Entre todas as alternativas, a única errada é a A. As reformas religiosas aconteceram a partir do século XVI, na Idade Moderna. Todas as outras afirmativas referem-se à Idade Média.