resoluÇÃo comentada – 2014 – simulado 7 – …

13
Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 2014 – 1 RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – CADERNO 2 – MODELO FUVEST COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO 01 Gerúndio / gerundismo Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade. Habilidade 27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação. Nível: Médio Comentário: Letra A - O gerúndio existe, na norma padrão da língua, para indicar uma ação que está em curso. Já o que o autor chama de gerundismo é o excesso do uso dessa forma verbal, incluindo claramente casos em que não se tem uma ação em curso. Tal uso era muito comum em discursos de telemarketing, mas, atualmente, é encontrado em diversas situações de comu- nicação, incluindo algumas com maior grau de formalidade. Além disso, o que antes era utilizado por falantes de menos prestígio social, passou a incorporar o vocabulário de alguns falantes de prestígio, como pessoas com nível superior de escolaridade – e mesmo professores. Como o gerúndio parece estar em todos os lugares, o autor acrescenta o sufixo –ismo, como se fosse uma doença, uma “praga” da comunicação moderna. Letra B - (sugestão) Exemplo 1: Chegando lá, conversaremos sobre o ocorrido. Exemplo 2: Ele veio andando em minha direção, sem dizer uma só palavra. Simulado_7_Caderno 2.indd 1 18/06/2014 16:27:38

Upload: others

Post on 28-Nov-2021

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 2014 – 1

RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – CADERNO 2 – MODELO FUVESTCOMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO

01 Gerúndio / gerundismo

Competência de área 8 – Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

Habilidade 27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

Nível: Médio

Comentário: Letra A - O gerúndio existe, na norma padrão da língua, para indicar uma ação que está em curso. Já o que o autor chama de gerundismo é o excesso do uso dessa forma verbal, incluindo claramente casos em que não se tem uma ação em curso. Tal uso era muito comum em discursos de telemarketing, mas, atualmente, é encontrado em diversas situações de comu-nicação, incluindo algumas com maior grau de formalidade. Além disso, o que antes era utilizado por falantes de menos prestígio social, passou a incorporar o vocabulário de alguns falantes de prestígio, como pessoas com nível superior de escolaridade – e mesmo professores. Como o gerúndio parece estar em todos os lugares, o autor acrescenta o sufixo –ismo, como se fosse uma doença, uma “praga” da comunicação moderna.

Letra B - (sugestão)

Exemplo 1: Chegando lá, conversaremos sobre o ocorrido.

Exemplo 2: Ele veio andando em minha direção, sem dizer uma só palavra.

Simulado_7_Caderno 2.indd 1 18/06/2014 16:27:38

Page 2: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

– Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 20142

QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO

02 Modernismo – Romance de 30 (Vidas Secas)

Competência de área 5 – Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, a função, a organização e a estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

Habilidade 16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

Nível: Difícil

Comentário: Letra A - As personagens centrais de Vidas Secas estão mais próximas dos animais que dos homens. Fabiano, por exemplo, sente-se mais à vontade com a cachorra Baleia do que quando se relaciona com os homens. Tanto que diz a si mesmo “Fabiano, você é um bicho”, com orgulho. Essa simbiose com a natureza o faz ter pouca consciência de sua condição social, de sua família e de si mesmo. Sem essa consciência, torna-se difícil sair da situação em que se encontra. Um exemplo que comprova essa “frouxa consciência” é a relação de Fabiano com o dinheiro. Ele não pensa no futuro, em ajuntar dinheiro. Vive o presente, como um bicho qualquer. Também não sabe lidar bem com as contas. Por isso, é enganado por seu patrão. E quando advertido por Sinhá Vitória sobre a diferença entre o que deveria receber e o que recebera de fato, Fabiano não consegue argumentar com o patrão, devido ao pobre vocabulário.

Letra B - Fabiano e sua família quase não se comunicam por meio de palavras. São mais gestos e expressões soltas. Os filhos, por exemplo, nem sequer têm nome. São chamados simplesmente de menino mais velho e menino mais novo. O papagaio da família não falava, o que é compreensível, tendo em vista que não era estimulado a fazer isso. Sendo assim, se o narrador fosse observador ou personagem, não haveria história a ser contada. Contudo, essas personagens pensam, sentem, incluindo a cachorra Baleia. Por isso não há outra maneira de contar a história, a não ser por meio de um narrador onisciente, aquele que tudo vê, até mesmo os pensamentos das personagens.

Simulado_7_Caderno 2.indd 2 18/06/2014 16:27:38

Page 3: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 2014 – 3

RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – CADERNO 2 – MODELO FUVEST

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO

03 Relação trabalhador/emprego

Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

Habilidade 5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

Nível: Difícil

Comentário: Letra A - No texto, a expressão traz o sentido de alerta e preocupação do funcionário em relação ao seu trabalho. Isso se dá devido à possível instabilidade no emprego e ao grande número de substitutos no mercado de trabalho.

Letra B - Saber que não está sendo remunerado da forma que acredita ser justo para a função que está exercendo.

04 Linguagens da língua: texto, discurso, ideia de relação

Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais.

Habilidade 7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

Nível: Médio

Comentário: Letra A - O ensino superior proporciona oportu-nidades de emprego muito mais amplas para os graduados do que para os que não o são.

Letra B - A oportunidade de gerar renda imediatamente após a conclusão do ensino médio e os altos gastos envolvidos no pro-cesso de formação acadêmica. Ex.: matrículas e mensalidades.

Simulado_7_Caderno 2.indd 3 18/06/2014 16:27:38

Page 4: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

– Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 20144

RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – CADERNO 2 – MODELO FUVEST

COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO

05 Clima

Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natu-reza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

Habilidade 26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.

Nível: Médio

Comentário: Letra A - O tipo climático encontrado na cidade de Itajaí é o subtropical. Neste tipo de clima, a temperatura média anual fica em torno do 22 ºC e o índice pluviométrico é de aproximadamente 1.250 mm. O inverno apresenta temperaturas amenas e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

Letra B - As cidades de Itajaí e Luderitz apresentam diversos fatores climáticos em comum tais como a latitude, a altitude e a localização no litoral sob influência da maritimidade. Entretanto, de acordo com o mapa, as correntes marítimas que banham o litoral dessas cidades apresentam temperaturas distintas. Enquanto Itajaí está sob influência de uma corrente quente, resultando em maior temperatura e pluviosidade, a cidade de Luderitz está sob influência de uma corrente fria, o que resulta em menor índice pluviométrico nesta região quando comparada à cidade de Itajaí.

Simulado_7_Caderno 2.indd 4 18/06/2014 16:27:38

Page 5: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 2014 – 5

06 População

Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômi-cas e culturais de poder.

Habilidade 8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

Nível: Fácil

Comentário: Letra A - Disseminação dos métodos contracep-tivos. Crescimento urbano. Maior participação da mulher no mercado de trabalho. Mudança cultural e casamentos tardios.

Letra B - O crescimento da expectativa de vida em um país está associado, de modo geral, a melhorias na qualidade de vida de sua população devido a avanços no atendimento médico, acesso a alimentação, saneamento básico, etc. Entretanto, o aumento da população idosa exigirá que os governantes estejam preparados para fazer maiores investimentos em políticas públicas, principalmente no que diz respeito à previdência social.

O aumento da expectativa de vida resultará em maior número de aposentados e, consequentemente, maiores serão os gastos com as aposentarias. Além disso, o envelhecimento da população associado, como disse no texto, à baixa taxa de natalidade resultará em menor proporção de jovens e adultos no mercado de trabalho, afetando a oferta de mão de obra e a arrecadação de impostos.

Outro fator que deve ser considerado são os maiores investimen-tos em saúde pública, já que os gastos com a população idosa neste setor são maiores do que com a população jovem e adulta.

Simulado_7_Caderno 2.indd 5 18/06/2014 16:27:38

Page 6: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

– Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 20146

RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – CADERNO 2 – MODELO FUVEST

COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO

07 A questão histórica da distribuição de terras no Brasil

Competência de área 02 – Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeco-nômicas e culturais de poder.

Habilidade 7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.

Nível: Médio

Comentário: Letra A - O documento I é referente às Capitanias Hereditárias. Esse sistema se configura como uma estratégia da colônia portuguesa para efetivar a colonização e a defesa do litoral brasileiro a partir de 1530. Foram divididos grandes lotes de terras para os donatários, que tinham por obrigação desenvolvê-los por meio da distribuição das sesmarias e garantir a segurança daqueles territórios.

O Documento II é referente à Lei de Terras de 1850. Tal documento é fruto de uma política do governo imperial brasileiro que tinha como meta controlar o acesso da terra, dificultando a iniciativa de pequenos proprietários e facilitando a cumulação de terras por parte dos latifundiários.

Letra B - O problema da concentração de terras ainda é muito significativo no Brasil. O grande número de latifúndios, boa parte deles improdutivos, impede o acesso de grande parte das pessoas à terra, direito defendido pela constituição. Esse problema, como mostrado nos documentos, é de ordem histórica no Brasil. Eles nos mostram que os processos históricos de distribuição da terra sempre privilegiaram a concentração nas mãos de poucas pessoas.

Simulado_7_Caderno 2.indd 6 18/06/2014 16:27:38

Page 7: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 2014 – 7

08O Imperialismo e o

Colonialismo: problemas e respostas

Competência de área 01 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.

Habilidade 2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Nível: Difícil

Comentário:

Letra A - A disputa por colônias e por áreas de influência na Ásia e na África, por parte das potências econômicas europeias no final do século XIX, provocou uma série de conflitos entre essas nações. Em busca de matéria-prima e de novos mercados consumidores, as potências passaram a disputar territórios, gerando um revanchismo, que mais tarde se transformaria em tensões militares e em uma corrida armamentista que levaria à Primeira Guerra Mundial.

Letra B - A frase de Edward Said aponta para uma solução dos problemas em relação às políticas imperialistas que ainda estão presentes nos dias de hoje. Pensando em um mundo globalizado, a alternativa seria suprimir as imposições culturais, econômicas e militares por uma relação de interdependência e de cooperação entre os povos.

Simulado_7_Caderno 2.indd 7 18/06/2014 16:27:38

Page 8: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

– Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 20148

RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – CADERNO 2 – MODELO FUVEST

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO

09 Geometria Analítica Cônicas

Competência de área 2: Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

Habilidade 08 – Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

Nível: Difícil

Comentário: Letra A - Como o eixo menor mede 264 metros, temos b = 132. A distância focal é igual a 110 metros, portanto c = 55. Da equação a2 = b2 + c2, temos a = 143. Portanto, o eixo maior mede 286 metros.

Letra B - x2/20 449 + y2/17 424 = 1

10 Estatística

Competência de área 6: Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.

Habilidade 24 – Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

Nível: Médio

Comentário: Letra A - Para se calcular a média aritmética, precisamos considerar os pontos médios das classes (m). Assim, teremos:

PesoFrequências Mf0,8 - 1,0 kg 0,91,0 - 1,5 kg 1,251,5 - 2,5 kg 2,02,5 - 3,0 kg 2,753,0 - 3,5 kg 3,25

Assim, as médias serão iguais à soma dos produtos de todos os pontos médios das classes por suas respectivas frequências dividida pelo resultado da soma das frequências, ou seja,

Idade Gestacional (IG)Frequências Mf0,8 - 1,0 kg 0,91,0 - 1,5 kg 1,251,5 - 2,5 kg 2,02,5 - 3,0 kg 2,75

Simulado_7_Caderno 2.indd 8 18/06/2014 16:27:39

Page 9: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 2014 – 9

Mpeso = 0,9x10+1,25x12+2,0x20+2,75x8+3,25x210+12+20+8+2

= 1,78

MIG = 22x9+27x9+32x26+35,5x15

2+9+26+15= 35,5

Para se calcular a moda, notamos que a classe 1,5 - 2,5 kg para o peso e a 30|-34 semanas têm a maior frequência. A moda corresponde ao ponto médio dessas classes. Portanto, teremos:

MoPeso = 2,0 kg.

MoIG = 32 semanas.

Para a mediana, teremos:

MdPeso = 2 kg.

MdIG = 32 semanas.

Letra B - A probabilidade de que, escolhida ao acaso, a criança tenha “peso” = 1,7 é igual a 20/52 e “idade gestacional” 35,5 é igual a 15/52. Portanto, teremos que a probabilidade destas duas chances acontecerem será igual a 20/52 x 15/52 ≅ 11%.

Simulado_7_Caderno 2.indd 9 18/06/2014 16:27:39

Page 10: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

– Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 201410

RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – CADERNO 2 – MODELO FUVEST

COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA

QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO

11 Biologia celular:Estrutura e fisiologia da célula

Competência de área 4: Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Habilidade 15: Interpretar modelos e experimentos para explicar fenômenos ou processos biológicos em qualquer nível de organização dos sistemas biológicos.

Nível: Difícil

Comentário: Letra A - A célula-mãe. A célula totipotente é a célula de maior capacidade de diferenciação, sendo, portanto, a primeira célula do estágio e autorrenovável. Ela forma a célula multipotente mieloide e multipotente linfoide que irão dar continuidade à diferenciação para formar as células do sangue.

Letra B - O sangue humano é composto por 40-45% de hemácias. Uma hemácia é constituída por 60% de água e 40% de parte sólida, sendo a maior proporção desta representada por moléculas de hemoglobina. Cada molécula de hemoglobina é formada por quatro cadeias polipeptídicas, as globinas, e quatro grupos heme. Cada grupo heme contém um átomo de ferro. Quando esse ferro é oxidado, a cor vermelha é produzida.

12A diversidade da vida na

Terra:A espécie humana

Competência de área 4: Compreender interações entre organismos e ambientes, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimento científico, aspectos culturais e características individuais.

Habilidade 14: Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Nível: Médio

Comentário: Letra A - Cisticercose e teníase.

Letra B - Higienizar bem os alimentos antes de consumi-los; lavar as mãos antes das refeições e após defecar; beber água filtrada ou fervida, dentre outras.

Simulado_7_Caderno 2.indd 10 18/06/2014 16:27:39

Page 11: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 2014 – 11

RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – CADERNO 2 – MODELO FUVEST

COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA

QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO

13 Leis de Newton

Competência de área 6: Apropriar-se de conhecimentos da física para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.

Habilidade 21 – Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da mecânica.

Nível: Difícil

Comentário: Letra A - Considerando que com o uso dos freios comuns as rodas podem travar, o atrito considerado seria ciné-tico, pois ocorreria deslizamento entre as superfícies envolvidas.

A força resultante que atua sobre o carro é a força de atrito.

V V d202 2= −

aVd

= 02

2

2. Normal = PesoN = m.g3. F fm a Nma m g

dVg

R a

c

===

=

. .

. . .

. .

µµ

µ102

2

Letra B - Com o uso dos freios ABS, não ocorre o travamento das rodas e o atrito entres as superfícies envolvidas é estáti-co, pois não há deslizamento entre as superfícies envolvidas. Assim, temos que:

F fm a Nma m g

dVg

R a

e

===

=

. .

. . .

. .

µµ

µ202

2

Simulado_7_Caderno 2.indd 11 18/06/2014 16:27:39

Page 12: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

– Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 201412

Como o coeficiente de atrito estático é maior do que o coeficiente de atrito cinético, a distância percorrida pelo carro, até parar, usando o freio ABS é menor em relação à distância percorrida usando o freio comum.

d1 > d2

a) Atribuindo valores para as grandezas

μe = 0,5

μc = 0,3

g = 10 m/s2

V0 = 36 m/s

d1 = 216 m

d2 = 129,6 m

d1 – d2 = 86,4m

14 Ondas

Competência de área 1: Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

Habilidade 1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos.

Nível: Fácil

Resolução: Dados:

V = 340 m/s

t = 0,1 s

D = 2d (D é a distância total percorrida pelo som e d é a distância entre o obstáculo e o ouvinte).

Letra A

2d = 340 . 0,1

2d = 34 m

d = 17 m

A distância mínima percorrida pelo som é o caminho para ir até o obstáculo e voltar até o ouvinte. Assim, temos que: d = 34 m

Letra B - A distância é diretamente proporcional à velocidade de propagação do som.

D = V.t

Sabendo que a velocidade do som na água é maior do que a velocidade do som no ar, temos que a distância mínima percorrida pelo som é maior na água do que no ar.

Simulado_7_Caderno 2.indd 12 18/06/2014 16:27:39

Page 13: RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – …

Simulado 7 | Caderno 2 – 3.ª série | 2014 – 13

RESOLUÇÃO COMENTADA – 2014 – SIMULADO 7 – CADERNO 2 – MODELO FUVEST

COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA

QUESTÃO ASSUNTO NÍVEL / COMENTÁRIO

15 Entalpia de combustão

Competência de área 1 – Dominar a leitura, a interpretação e a produção de textos, bem como a comunicação da Química e a tecnologia química veiculadas em diferentes meios, incluindo símbolos, códigos e nomenclatura científica, a fim de se comunicar de maneira precisa e rigorosa.

Habilidade 3 – Consultar, analisar, interpretar textos e comuni-cações de conhecimento científico e tecnológico.

Nível: Médio

Comentário: Letra A - A entalpia de combustão do metanol (-726 kJ/mol) equivale a -22,69 kJ/g, enquanto a do etanol (-1367 kJ/mol) equivale a -29,72 kJ/g. Esses valores, considerando a densidade dos álcoois, equivale a -18,15 kJ/mL (metanol) e -23,77 kJ/mL (etanol).

Letra B - O etanol se apresenta como melhor combustível que o metanol, ao consideramos os valores de energia produzida por grama ou por mililitro.

16 Tampões

Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

Habilidade 17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Nível: Difícil

Comentário: Letra A - Ao considerar a concentração da base conjugada igual à do ácido fraco não ionizado, o log da razão entre esses valores iguais se torna igual a zero. Dessa forma, o pH da solução tampão se torna igual ao pKa do ácido fraco.

Letra B - Nessa situação, a concentração de base conjugada é alta o suficiente para neutralizar quantidades adicionadas de algum ácido forte, assim como a concentração do ácido fraco não ionizado também é alta para neutralizar adições de bases.

Simulado_7_Caderno 2.indd 13 18/06/2014 16:27:40