resenha filme crimes em primeiro grau

2
Universidade Católica de Pernambuco Aluno: Adriano Augusto Antonino Brito; Turma: MP13; Sala: 211; Metodologia da Pesquisa Jurídica. Resenha do Filme: "Crimes em Primeiro Grau" O filme começa mostrando a vida do casal Claire e Tom Kubik, ela advogada bem sucedida e ele empreiteiro, eles têm uma vida aparentemente feliz, até que, enquanto estão fazendo compras, são abordados por policiais que predem tom. A partir daí que começa a trama do filme, Claire descobre que toda sua vida afetiva é uma farsa e seu marido não é quem ele disse ser, sendo na verdade Ronald Chapman, um militar fugitivo, e a acusado de vários crimes, inclusive assassinato de civis em uma missão secreta em "El salvador". Tom admite todas as acusações exceto as de assassinato. É designado para ele um advogado novato o tenente Embry, então Claire resolve também integrar a defesa, e constata a necessidade de alguém mais experiente, e que conheça as regras do tribunal militar, da qual não é familiarizada, sendo indicado o Charlie Grimes, que é ex- advogado militar. Ocorre então uma audiência preliminar para as declarações de abertura, na qual é dado pouco tempo para a defesa, e Charlie Grimes frisa, muito oportunamente, a não intenção da defesa em um julgamento público, sendo isso na verdade uma ameaça, pois o processo corre em segredo de justiça por envolver a segurança nacional, podemos observar aí a influencia da política na justiça, sendo uma das idéias principais do filme, e demonstrada nas cenas seguintes, onde é proposto um acordo em troca de sigilo. Por tanto o julgamento, no filme, visa a interesses que vão de encontro com o interesse da justiça normativa. Após a proposta de acordo, que foi negada, Claire e sua irmã sofrem um atentado, sem grandes consequências , em seguida os advogados de defesa tentam buscar subterfúgios para invalidar as provas da acusação, que são as testemunhas, Charlie Grimes se mostra muito dedicado, determinado e com compromisso com a verdade, diferente de Claire que demonstrava maior interesse em libertar seu marido do que saber a verdade. Sendo assim Grimes é o personagem mais importante no enredo, pois utiliza vários métodos para buscar

Upload: gustavo-carvalho

Post on 03-Jul-2015

780 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resenha Filme Crimes Em Primeiro Grau

Universidade Católica de PernambucoAluno: Adriano Augusto Antonino Brito; Turma: MP13; Sala: 211; Metodologia da Pesquisa Jurídica. Resenha do Filme: "Crimes em Primeiro Grau"

O filme começa mostrando a vida do casal Claire e Tom Kubik, ela advogada bem sucedida e ele empreiteiro, eles têm uma vida aparentemente feliz, até que, enquanto estão fazendo compras, são abordados por policiais que predem tom. A partir daí que começa a trama do filme, Claire descobre que toda sua vida afetiva é uma farsa e seu marido não é quem ele disse ser, sendo na verdade Ronald Chapman, um militar fugitivo, e a acusado de vários crimes, inclusive assassinato de civis em uma missão secreta em "El salvador".

Tom admite todas as acusações exceto as de assassinato. É designado para ele um advogado novato o tenente Embry, então Claire resolve também integrar a defesa, e constata a necessidade de alguém mais experiente, e que conheça as regras do tribunal militar, da qual não é familiarizada, sendo indicado o Charlie Grimes, que é ex-advogado militar. Ocorre então uma audiência preliminar para as declarações de abertura, na qual é dado pouco tempo para a defesa, e Charlie Grimes frisa, muito oportunamente, a não intenção da defesa em um julgamento público, sendo isso na verdade uma ameaça, pois o processo corre em segredo de justiça por envolver a segurança nacional, podemos observar aí a influencia da política na justiça, sendo uma das idéias principais do filme, e demonstrada nas cenas seguintes, onde é proposto um acordo em troca de sigilo. Por tanto o julgamento, no filme, visa a interesses que vão de encontro com o interesse da justiça normativa.

Após a proposta de acordo, que foi negada, Claire e sua irmã sofrem um atentado, sem grandes consequências , em seguida os advogados de defesa tentam buscar subterfúgios para invalidar as provas da acusação, que são as testemunhas, Charlie Grimes se mostra muito dedicado, determinado e com compromisso com a verdade, diferente de Claire que demonstrava maior interesse em libertar seu marido do que saber a verdade. Sendo assim Grimes é o personagem mais importante no enredo, pois utiliza vários métodos para buscar provas, inclusive até ariscando sua vida, como quando seguiu o tenente Embry, e gravou uma conversa com uma das testemunhas.

Não obstante todos os esforços, não conseguiram provar a inocência do réu, e após um novo atentado, Claire vai aos jornais e expõe todos os fatos à mídia, então uma nova testemunha a procura revelando novos fatos: a razão de envolver a "segurança nacional", pois a operação serviu para encobrir um erro num ataque à um traficante, que matou junto três estudantes americanos.Daí o uso da expressão "crimes" pois se refere não só ao julgado, mas também ao que causara-o e aos serviriam pra encobertá-lo.

Mais uma vez a política interfere, pois Claire conseguiu provas do erro dos militares, e ameaçou diretamente o general brigadeiro marks , que é segundo tom, o mandante da chacina. No dia seguinte tom foi liberado e todas as acusações retiradas.

Contudo, Grimes estava seguindo um pista, e achou a mulher de uma das testemunhas mortas. Em seguida ligou para Claire, que estava com tom comemorando, e mandou ela olhar na agenda de tom, comprovando assim suas suspeitas, pois tom estava nas mesmas cidades e dias das mortes das testemunhas, ou seja tom era culpado, após isso tom ataca Claire, e é morto pela testemunha que havia lhe ajudado, então no final Claire e Grimes abrem um escritório em sociedade.

Em principio a mensagem do filme é o potencial da mentira, que é muito grande, pois envolvia toda a vida afetiva da protagonista (Claire), mas também é abordado a questão da justiça e sua eficácia, pois, no caso, um culpado foi inocentado, não sendo assim a justiça feita.

CRIMES EM PRIMEIRO GRAU. direção: Jesse B´franklin & Carl Franklin , produção: Arnon Milchan & Janet Yang. EUA, Fox Film, 2002. Duração:115 minutos, cor, dublado.

Page 2: Resenha Filme Crimes Em Primeiro Grau