resenha crÍtica

3
RESENHA (CRÍTICA) CONCEITO E FINALIDADE Resenha crítica é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos: é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor do livro e filme feitos pelo resenhista. A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma síntese das idéias fundamentais da obra. O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informação encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos da obra, desde que sinceros e ponderados. Entretanto, mesmo que o resenhista tenha competência na matéria, isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor. Estrutura da Resenha Mesmo não fazendo parte dos trabalhos científicos de primeiro nível, a resenha crítica apresenta a estrutura descrita abaixo. 1. Referência Bibliográfica Autor (es) Título (subtítulo) Imprensa (local da edição, editora, data)

Upload: cidinha-pinheiro

Post on 17-Dec-2015

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

CONCEITO E FINALIDADE

TRANSCRIPT

  • RESENHA (CRTICA)

    CONCEITO E FINALIDADE

    Resenha crtica uma descrio minuciosa que compreende certo nmero de fatos: a apresentao do contedo de uma obra. Consiste na leitura, resumo, na crtica e na formulao de um conceito de valor do livro e filme feitos pelo resenhista.

    A finalidade de uma resenha informar o leitor, de maneira objetiva e corts, sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuio do autor: novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias. A resenha visa, portanto, a apresentar uma sntese das idias fundamentais da obra.

    O resenhista deve resumir o assunto e apontar as falhas e os erros de informao encontrados, sem entrar em muitos pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos mritos da obra, desde que sinceros e ponderados.

    Entretanto, mesmo que o resenhista tenha competncia na matria, isso no lhe d o direito de fazer juzo de valor ou deturpar o pensamento do autor.

    Estrutura da Resenha

    Mesmo no fazendo parte dos trabalhos cientficos de primeiro nvel, a resenha crtica apresenta a estrutura descrita abaixo.

    1. Referncia Bibliogrfica

    Autor (es)

    Ttulo (subttulo)

    Imprensa (local da edio, editora, data)

  • Nmero de pginas

    2. Conhecimento

    Resumo detalhado das idias principais

    De que trata a obra? O que diz?

    Possui alguma caracterstica especial?

    Como foi abordado o assunto?

    Exige conhecimentos prvios para entend-lo?

    3. Concluso do Autor

    O autor faz concluses? (ou no?)

    Onde foram colocadas? (final do livro ou dos captulos?)

    Quais foram?

    4. Apreciao

    a) Mrito da obra:

    Qual a contribuio dada?

    Idias verdadeiras, originais, criativas?

    Conhecimentos novos, amplos, abordagem diferente?

    b) Estilo:

    Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente?

  • Linguagem correta? Ou o contrrio?

    c) Indicao da obra

    A quem dirigida: grande pblico, especialistas, estudantes?

    A resenha, normalmente solicitada por professores em disciplinas de cursos de graduao e ps-graduao, tem sido utilizada como meio de estimular os estudantes leitura e capacidade de entendimento, sntese e crtica de alguma obra.

    Para tanto, existem dois tipos de resenhas:

    - a resenha bibliogrfica, e,

    - a resenha crtica.

    Quanto questo da resenha ser bibliogrfica ou crtica, Severino (2000, p. 131) entende que uma resenha pode ser puramente informativa, limitando-se a expor o contedo do texto resenhado com a maior objetividade possvel, caracterizando-se como bibliogrfica ou, conforme Medeiros (1991, p.73) definida por resumir as idias da obra, avaliar as informaes nela contidas e a forma como foram expostas e justificar a avaliao realizada, assumindo as feies de uma resenha crtica.

    CONCEITO:

    Lakatos e Marconi (1996, p. 90) afirmam que:

    Resenha uma descrio minuciosa que compreende certo nmero de fatos. Resenha crtica a apresentao do contedo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crtica e na formulao de um conceito de valor do livro feito pelo resenhista

    Referncia: www.cesur.br/downloads/laudes/Adm._Comex/RESENHA_CRITICA.doc