relatorio de qumica (1)

4
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Campo Mourão Teor de álcool presente na gasolina Juliana Leão de Oliveira Laetizia Ratier Zaleski Larissa Greco da Silva

Upload: kamila-leao

Post on 02-Jul-2015

2.143 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: relatorio de qumica (1)

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁCampus Campo Mourão

Teor de álcool presente na gasolina

Juliana Leão de OliveiraLaetizia Ratier ZaleskiLarissa Greco da Silva

Campo Mourão2011

Resumo

Page 2: relatorio de qumica (1)

A gasolina comercializada no Brasil não é pura, nela há etanol, mas a quantidade não é sempre a mesma, varia, por isso através de um experimento conseguimos saber a quantidade de álcool presente nela.Na experiência, colocamos em uma provete água com um pouco de sal, e gasolina (em mesma quantidade), e desta forma conseguimos saber qual é a quantidade de etanol presente na gasolina, que é de 18%.Neste relatório, será explicado detalhadamente o que fizemos, e o por quê do que fizemos para encontrar o teor de álcool contido na gasolina.IntroduçãoA gasolina é um produto combustível derivado do petróleo.Uma das propriedades mais importantes da gasolina é a octanagem, que mede a capacidade de resistência da gasolina à detonação. A detonação leva à perda de potência e pode causar sérios danos ao motor. Existe um índice mínimo permitido de octanagem para a gasolina comercializada no Brasil, que varia conforme seu tipo.O álcool etílico tem vital papel na combustão da gasolina, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude do seu baixo poder calorífico. A porcentagem de álcool, que tem padrão de 18 a 24%, é regulamentada por Lei. Isso gera vantagens, mas gera desvantagens também, como maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções do carro, aumento do consumo e de produção de óxidos de nitrogênio.Existem alguns procedimentos utilizados para se determinar o teor de Etanol presente na Gasolina, como o procedimento descrito no texto a seguir.Esse experimento tem como objetivo identificar a interação entre substâncias polares e apolares, determinar a afinidade do álcool com a água, identificar o teor de álcool na gasolina e fazer cálculo de teor de materiais.

Procedimento experimental

Materiais utilizados:● Proveta (100mL);● Gasolina;● Água;● Sal.

Procedimentos:Primeiramente, colocou-se água com sal até a marca de 50mL da proveta. Em seguida colocou-se a gasolina, preenchendo os 100mL da proveta. Logo depois, o conteúdo da proveta foi misturado, até que a resultou-se, na separação entre a água e a gasolina, uma pequena camada composta pela mistura entre as duas substâncias. Após deixar o sistema em repouso para que ocorrer a separação das fases, determinou-se o volume de cada fase. Então, foi calculado o teor porcentual de álcool na amostra de gasolina.

Resultados e discussão:

A gasolina não é uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).

Page 3: relatorio de qumica (1)

A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo. Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico. Quando a gasolina (que contém álcool) é misturada à água, o álcool é extraído pela água e o sistema resultante continua sendo bifásico: gasolina-água/álcool.O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui se aplica o dito “semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.Para calcular o teor de álcool na gasolina, basta anotar os resultados e seguir a formula a seguir:

50 mL -- 100% V -- x %

Onde V é o volume adicional do álcool em água.

Assim, como por exemplo, se fossem utilizadas as características do experimento feito na aula passada, os resultados seriam:

Volume de água+etanol: 59 mLVolume da gasolina: 50 mLVolume de álcool ( 50-59): 9 mL

50 mL --100 % 9mL -- 18 %Teor de etanol: 18 %

Conclusão:

Com o experimento realizado é possível perceber a importância do fato das substâncias serem polares ou apolares, isso porque assim como no caso do álcool presente na gasolina, existem diversas ocasiões que envolvem a diferenciação entre misturas homogenias e heterogenias.

Referências:http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/teor.htmlhttp://www.brasilescola.com/quimica/gasolina.htmhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=238