relatório de atividades ano 2015 - isso.org.brisso.org.br/downloads/relatorio-anual-2015.pdf · iv...

32
Relatório de Atividades Ano 2015

Upload: trandat

Post on 17-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Relatório de Atividades Ano 2015

2

Palavra da Presidente.............................................................................................. 03

Estrutura Organizacional......................................................................................... 04

Destaques

Identidade Organizacional........................................................................................ 05

Uma década de projetos que apostam na transformação

social......................................................................................................................... 06

Reconhecimento....................................................................................................... 07

Pesquisa de Satisfação.............................................................................................. 08

Projetos

Assistência Social...................................................................................................... 09 a 10

Formação Profissional............................................................................................... 11 a 22

Voluntariado - Campanhas Sociais......................................................................... 23 a 24

Comunicação Externa............................................................................................... 25

Fonte de Receita....................................................................................................... 26

Percentual de Apoio Financeiro por Área de Atuação.....................................................................................................................

27

Percentual de Apoio Financeiro por Projetos e Ações.........................................................................................................................

28

Balanços Patrimoniais.............................................................................................. 29

Demonstração do Resultado do Exercício............................................................... 30

Prestação de Contas................................................................................................. 31

A finalidade principal do Terceiro Setor é pensar o impacto social dos investimentos praticados. Num ano difícil, mergulhado num complexo cenário de crise política e econômica, foi necessário reforçar ainda mais iniciativas que favorecem a superação de gargalos sociais. Sabe-se que os impactos da crise são muito diferenciados para cada setor. A elevação do desemprego e a desaceleração dos salários trazem conseqüências diretas sobre a vida das pessoas de menor renda. O País também vem enfrentando efeitos de ajustes que cortou gastos públicos, inclusive na área social. Na Carta de Conjuntura n. 29, divulgada em dezembro de 2015 pelo IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), consta que:

“[...] O cenário dos investimentos é igualmente preocupante. Estes vêm sofrendo o impacto de múltiplos fatores: a própria retração da atividade econômica e o consequente aumento da ociosidade, que, no setor industrial, atinge seus maiores níveis em mais de dez anos; o aumento das taxas de juros, inclusive nos recursos emprestados pelo BNDES; os esforços de ajuste fiscal, que têm afetado de maneira intensa os investimentos públicos nas esferas federal, estadual e municipal ... [...]”.

Dentro do grupo de institutos empresariais esta instabilidade faz aumentar a necessidade de se trabalhar pelo desenvolvimento social, na tentativa de não retrocedermos em resultados alcançados nas últimas décadas. Nosso Instituto, apresenta neste relatório o resultado de um ano que se destaca pela vontade de continuar a busca pela redução da desigualdade em pauta, priorizando projetos voltados para a formação profissional e a inserção produtiva dos mais pobres.

Sybelle Ban Rio de Janeiro, 15 de março de 2016.

3

4

Contribuir com o desenvolvimento social nas regiões de atuação do Grupo Sotreq, fomentando o voluntariado e fortalecendo o investimento social.

Transparência

Valorização da Diversidade

Cooperação

No desenvolvimento de suas atividades, o Instituto zelará pela transparência de informações, processos e resultados, respeitando princípios legais e éticos.

No desempenho das atividades de interesse coletivo e em conjunto com as partes envolvidas, o Instituto colabora para o desenvolvimento socioambiental pautado na responsabilidade, dedicação e integridade.

Tanto na prática do investimento social como em suas relações, o Instituto reconhece o valor de cada cidadão, estimulando a contribuição de todos e respeitando a diversidade social, econômica e cultural.

Constituir-se como referência na atuação em rede, em prol da inclusão e transformação social.

Em 2015 aconteceu a definição da Identidade do Instituto!

5

"Criar o Instituto era um sonho antigo do Carlão, Presidente de nossa mantenedora, além de meu próprio e de muitos de nossos funcionários que já abraçavam ações sociais, com o nosso apoio. Ensaiamos sua criação por alguns anos, porque sabíamos que era um caminho sem volta e teríamos que investir um fôlego extra para isso. Quando então, naquele ano de 2005, levamos o tema à decisão da diretoria executiva, de modo diligente. Era chegada a hora! Tenho especial orgulho em presidir o Instituto, como sucessora do próprio Carlão, que foi o primeiro presidente do Instituto. Orgulho, acima de tudo, porque acredito integralmente que nossas ações levam de fato à transformação social".”

Palavras da Presidente na ocasião dos 10 anos (9 de junho de 2015)

6

Pela primeira vez o iSSO participou do Premio Marketing Award da Caterpillar e teve a satisfação de ficar entre os finalistas na categoria “Excelência em Responsabilidade Social”, com o Projeto de Educação Ambiental desenvolvido em Catu/BA em 2014.

Em maio, a Sotreq recebeu uma placa de homenagem durante a cerimônia de lançamento do livro do Projeto “ParticipAção”, realizado pela Prefeitura de Sumaré e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento. A Empresa foi indicada pela ONG NISFRAM, executora do Projeto Teclas que Transformam realizado com recurso destinado pela Sotreq e acompanhado pela equipe de profissionais do iSSO.

Raquel Marques (iSSO) e Rosa Góes (Presidente da

NISFRAM)

7

Pautado no compromisso de manter a sintonia dos projetos sociais com a missão da organização e de se colocar sempre à disposição para o diálogo e a busca de melhorias, o Instituto implementou uma Pesquisa de Satisfação em 2015. O principal objetivo da pesquisa é conhecer a percepção das instituições quanto ao apoio concebido pelo iSSO, buscando-se assim aperfeiçoar processos relacionados à parceria. Respondida por 90% das instituições (9 de um total de 10), a pesquisa evidenciou um grau de satisfação geral bastante positivo e será aplicada anualmente.

33%

67%

De maneira geral, como a sua Instituição vê o apoio concebido pelo iSSO?

Atende Plenamente

Atende

Atende Parcialmente

Não Atende

Não sei avaliar

8

Centro de Referência de Assistência Social da Área Cura (Sumaré - SP)

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Área Cura possui em torno de 5 mil famílias referenciadas e abrange 17 bairros.

As crianças e adolescentes são inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), cujas atividades acontecem sob a lógica da ação integrada à realidade do território de atuação, considerando as redes socioassistenciais e intersetoriais.

Dentre as ações que continuaram sendo desenvolvidas no espaço físico do CRAS da Área Cura, a Oficina de Capacitação e Geração de Renda voltada para famílias em situação de vulnerabilidade social contou com o apoio do Instituto no custeio de matéria prima para a confecção dos artesanatos.

Uma forma de incentivo local tem sido a exposição e venda das peças confeccionadas pelas mulheres participantes do Projeto na Sotreq Sumaré.

Resultado: 35 mulheres na faixa etária de 30 a 50 anos participaram das oficinas de artesanato em MDF.

Mulheres durante confecção de peças na

Oficina

9

CEPA - Centro de Apoio Educacional e Promocional Santo Hermann José (Contagem – MG)

Ao tomar parte naquilo que devem aprender, crianças e adolescentes passam a se engajar mais na aprendizagem.

O Projeto Teclando o Futuro - Jogos e Descobertas, financiado pelo Instituto desde 2010, apresenta esta oportunidade para crianças dos bairros Bernardo Monteiro, Bela Vista, Beatriz e Maria da Conceição que participam das ações socioeducativas oferecidas pelo CEPA.

Com atividades conduzidas por uma educadora de informática, 100 crianças e adolescentes vivenciaram experiências importantes para a constituição do pensamento, utilizando a internet como mecanismo de estudo e pesquisa.

Crianças durante a atividade Jogos e Descobertas

10

A Escola, em parceria com o iSSO, desenvolve o Curso Técnico em Eletromecânica, que tem como objetivo a formação de profissionais com conhecimentos teóricos e vivência pratica nos diversos segmentos de equipamentos fora de estrada.

Ações de Cooperação:

I. Visita Técnica realizada no Centro de Treinamento Técnico da Sotreq Contagem. Um total de 29 alunos acompanhados pelo Prof. Bruno Rodrigues tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da empresa e os processos relacionados a manutenção das máquinas.

Fundação Itabirana Difusora de Ensino/FIDE (Itabira - MG)

Depoimento de Aluno:

“Eu, especialmente, gostei ao saber que o funcionário recém contratado passa por 4 meses de treinamento no CT de Contagem, possuem análise de falha de peças também no CT, recuperação de peças usadas/sucatas em bom estado para reaproveitamento em vendas externas e o sentimento de orgulho e prazer que os funcionários demonstram ao trabalhar na SOTREQ. Quero também parabenizar e agradecer à Luciana e Adriano pela recepção que nos foi oferecida, a SOTREQ e ISSO, pela ótima oportunidade.” Lucas Catizani Souza Sá (Curso Técnico Eletromecânica)

11

Ações de cooperação: (continuação):

II. Obtenção de recurso no valor de U$ 1,024 do Programa “Dealer Fund Excellence” por meio da Caterpillar Foundation aplicado em bolsas de estudo.

III. Concessão de bolsas de estudo pelo iSSO para 2(dois) alunos oriundos de escolas públicas.

IV. Atuação de voluntários Sotreq:

Luiz Gustavo (Engenheiro de Operações/Itabira) realizou a palestra “A evolução da Manutenção” para os alunos.

Jucelia Ribeiro (Assistente Administrativo Centro de Treinamento Itabira) participou do Seminário de Egressos, realizado pela Escola.

Luciana Camargos (Instrutora de Treinamento/Centro de Treinamento Contagem: organização e condução de visita técnica à Sotreq Contagem.

Arisson Araujo (Consultor de Treinamento Técnico): apoio técnico continuo.

Fundação Itabirana Difusora de Ensino/FIDE (Itabira - MG)

Resultado: 1 turma concluinte (33 alunos) e 1 turma em formação (22 alunos).

Luiz Gustavo durante Palestra na Escola

12

Centro de Educação Tecnológica – Fundação CSN (Congonhas-MG)

Localizada na região de Congonhas, o CET é uma instituição de ensino, vinculada à Fundação CSN, que tem a missão de “formar cidadãos e profissionais através de ensino de qualidade, de acordo com as necessidades sociais e as exigências do mercado.”

O iSSO mantém a parceria de maior duração com o CET, na oferta do Curso Técnico em Eletromecânica, contribuindo especialmente com esta formação relacionada a área de processos industriais.

Ações de cooperação:

I. Visita Técnica realizada no Centro de Treinamento Técnico da Sotreq Contagem. Acompanhados do Professor Carlos Luiz da Cruz, 31 alunos conheceram todo o processo de manutenção e montagem dos equipamentos.

Depoimento de Aluno:

“Dizem que nossa verdadeira imagem é a que construímos dentro de nossa casa, porque é em nossa intimidade que demonstramos quem realmente somos, expressão esta que justifica a grandeza desta empresa que certamente esteve presente direta e indiretamente da construção de nosso país.

Caminhar por dentro das instalações da Sotreq impressiona, não por suas máquinas e equipamentos, pois neste ponto a boa fama que ela possui a precede, pelos investimentos em tecnologia e pela qualidade dos serviços que oferece. [...] Wellington Fernando Freitas (Curso Técnico Eletromecânica)

13

Ações de cooperação (continuação):

II. Recurso no valor de U$ 10,500 do Programa “Dealer Fund Excellence” por meio da Caterpillar Foundation aplicado em bolsas de estudo, aquisição de equipamentos eletroeletrônicos e de material didático.

III. Concessão de bolsas de estudo integrais para 18 alunos aprovados no processo de seleção e oriundos de escolas públicas, democratizando o acesso ao ensino técnico.

IV. Avaliação de Conhecimento acumulado nas Turmas do Curso Técnico de Eletromecânica que concluíram em 2015, a fim de obter dados que permitam a elaboração de estratégias para melhoria contínua do nível de conhecimento básico dos formandos.

V. Atuação de voluntários Sotreq: Luciana Camargos (Instrutora de Treinamento/CT Contagem:

organização e condução de visita técnica à Sotreq Contagem. Gladyson Silva (Instrutor de Treinamento): aplicação da avaliação de Conhecimento acumulado nas Turmas do Curso Técnico de

Eletromecânica que concluíram em 2015 e demais ações de apoio técnico.

Arisson Araujo (Consultor de Treinamento Técnico): apoio técnico continuo.

Centro de Educação Tecnológica - Fundação CSN (Congonhas – MG)

Resultado: 2 turmas concluintes(58 alunos) e 2 turmas em formação(91 alunos).

14

Centro Kolping de Educação Profissional (Parauapebas - PA)

Sr. Nilton Silva (Sotreq) no dia da entrega da Bancada

CLP.

A Obra Kolping é uma instituição reconhecida mundialmente que possui projetos em diversas áreas e tem como finalidade a “promoção integral da pessoa humana e a transformação das realidades sociais, através da criação de estruturas mais justas e humanas.”

Desde 2012, o iSSO vem contribuindo com o setor profissionalização do Centro Kolping localizado em Parauapebas, por meio da oferta do Curso Técnico em Eletromecânica.

Ações de cooperação:

I. Construção de um Controlador Lógico Programável (CLP) com recurso doado pelo iSSO. A bancada, confeccionada voluntariamente por funcionários da Sotreq, possibilita o aprendizado teórico e prático que compreende a carga horária de 80h dedicada à disciplina que recebe o mesmo do equipamento.

“Venho com muita alegria, em nome da CK Sophie Link, agradecer esse presente tão valioso para nós e nossos alunos. Seguramente as aulas do Curso de Eletromecânica, a partir de agora, serão muito mais interessantes e o ensino dos conteúdos, mais eficaz. ” Marciania Pinheiro - Diretora Administrativa da CK Sophie Link

15

Centro Kolping de Educação Profissional (Parauapebas - PA)

Ações de cooperação (continuação):

II. Obtenção de recurso no valor de U$ 1,911 do Programa “Dealer Fund Excellence” por meio da Caterpillar Foundation aplicado em bolsas de estudo.

III. Atuação de voluntários Sotreq:

Nilton Silva (Consultor de Treinamento Técnico): apoio técnico contínuo, incluindo a construção de materiais para o laboratório.

Isaac Pedrosa (Instrutor de Treinamento): apoio técnico continuo

Resultado: 30 alunos concluintes e 2 turmas em formação(79 alunos).

16

Escola Técnica Estadual Magalhães Barata - ETEMB (Belém - PA)

Alunos durante visita técnica na Sotreq Belém.

A ETEMB oferece sete cursos na área industrial e conta com o apoio técnico-educacional do iSSO no Curso Técnico em Mecânica.

A parceria iniciada em 2009 com um acordo de cooperação com a Secretaria de Educação (SEDUC), por meio da Coordenadoria de Educação profissional (COEP), também fez surgir o único curso de Especialização em Off-Road* das Regiões Norte e Nordeste.

Ações de cooperação:

I. Visita técnica na Sotreq Belém. Sob a responsabilidade de profissionais da área de Serviços, os alunos puderam conhecer o funcionamento da Oficina e também participar de uma palestra sobre a atuação da Sotreq no mercado de máquinas pesadas e equipamentos off-road. II. Doação de um motor realizada pela Sotreq para subsidiar as aulas práticas no laboratório de mecânica montado com o apoio do iSSO.

Resultado: 2 turmas concluintes e 5 turmas em formação.

* A Especialização abrirá processo para novas turmas em 2016.

17

O iSSO apoiou a 6ª edição da Bentotec - Feira Cultural e Tecnológica da Escola Bento Quirino, realizada nos dias 17 e 18 de setembro.

A Feira reuniu mais de 60 projetos nas diversas áreas da Gestão, Indústria e Tecnologia, avaliados por uma comissão integrada também por representantes do iSSO (Rosa Cristina) e da Sotreq (Francisco Souza/Instrutor de Treinamento).

Rosa Cristina (iSSO) com jovens de um dos projetos

avaliados e premiado. Equipamentos Caterpillar que integram

o Laboratório da Escola foram expostos

durante a Feira.

Escola Técnica Estadual Bento Quirino (Campinas - SP)

18

O Curso Técnico em Máquinas Pesadas, construído em parceria com o iSSO em 2011, continuou sendo oferecido no âmbito do PRONATEC no decorrer de 2015.

Resultado: 1 turma concluinte e 1 turma em formação.

SENAI Goiás - Unidade Vila Canaã (GO)

Em 2015 destacamos a participação do aluno competidor, Vinicius Batista Silva, na etapa mundial da Worldskills que incluiu pela primeira vez a ocupação de Manutenção de Veiculos Pesados na categoria de Transporte e Logistica. Para preparação do aluno, o instrutor do SENAI responsável, recebeu materiais disponibilizados pela Sotreq Aparecida de Goiânia. O Projeto conta com a apoio técnico do voluntário Mario Lemos (Consultor de Treinamento Técnico da Sotreq).

19

O Projeto de Aprendizagem Industrial em Manutenção de Equipamentos de Terraplenagem gera oportunidade de qualificação profissional para jovens residentes em Altamira, de forma a tornar acessível os futuros postos de trabalho decorrentes do desenvolvimento local e de oportunidades de crescimento no setor industrial do país.

Em 2015 foi ofertada a 4ª turma do curso de Aprendizagem Industrial em Mecânico de Manutenção de Equipamentos de Terraplenagem.

Resultado: 15 alunos concluintes.

SENAI Pará - Unidade Altamira

20

Alunos de Aprendizagem Industrial

O projeto de qualificação profissional no segmento de Petróleo e Marítimo gerou oportunidade para as turmas do Curso de Mecânico de Manutenção de Motores Onshore e Offshore.

Ações de cooperação:

I. Visita Técnica na Oficina de Reparos de Componentes da Sotreq Rio de Janeiro. Os alunos tiveram a oportunidade de complementar as aulas práticas do curso com os conhecimentos compartilhados durante a visita

II. Visita de acompanhamento do iSSO ao SENAI e momento de interação com os alunos que iniciaram o curso em 2015.

IIII. Atuação de voluntários Sotreq:

Leonardo Faria e Rodrigo Monteiro (Coordenadores de Serviços - Petróleo e Marítimo respectivamente): apoio técnico contínuo.

Luis Henrique (Supervisor de Produção CRC/Filial Rio): condução da visita técnica.

Tatiane Máximo (Analista de Recrutamento e Seleção): palestra sobre Dicas de Recrutamento e Seleção.

SENAI Rio de Janeiro – Unidade Macaé

Rosa (iSSO) e profissionais Sotreq na visita à Escola

Resultado: 1turma concluinte (14 alunos) e 1 turma em formação (17 alunos).

21

O Projeto Teclando o Futuro - Curso de Informática* vem facilitando o acesso a inclusão digital a educandos do CEPA, jovens e adultos de baixa renda residentes nas comunidades atendidas pela Instituição.

Anualmente um número significativo de jovens e adultos buscam a oportunidade oferecida pelo CEPA e financiada pelo iSSO.

CEPA - Centro de Apoio Educacional e Promocional Santo Hermann José (Contagem – MG)

É possível conferir o depoimento de um beneficiado do projeto

acessando http://ongcepa.blogspot.com.br/

Resultado: 75 jovens e adultos concluíram o curso de informática.

* Um dos eixos do Projeto também mencionado na pagina 10 deste Relatório.

22

Momento de entrega dos certificados

Filial Bauru Filial Belém

Contact center - Sumaré

Filial Fortaleza Filial Itabira

Matriz

Filial Ribeirão Preto

Filial Sumaré Filial Vespasiano

Diversas ações sociais foram realizadas no decorrer dos meses de maio e junho de 2015, tais como: campanha do agasalho; palestras sobre doação de medula óssea; campanha do leite; eco brechó; festa Junina no Hospital Boldrini etc.

Participaram da campanha as seguintes filiais: Alto Horizonte, Aparecida de Goiânia, Bauru, Belém, Boa Vista, Contagem, Fortaleza, Itabira, Macaé, Manaus, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Sumaré, Vespasiano e a Matriz.

Filial Manaus e Boa Vista

Filial Manaus Filial Salvador

23

O resultado do envolvimento dos funcionários foi essencial para a realização das ações, durante os meses de dezembro/2014 e janeiro/2015, nas filiais Aparecida de Goiânia, Bauru, Campo Grande, Carajás, Contagem, Fortaleza, Itabira, Jaguaré, Manaus, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luiz, Sumaré, Vespasiano, Matriz e Contact Center (Sumaré). Nos período de novembro a dezembro de 2015 , 11 localidades multiplicaram a vontade e a atitude de muitos funcionários de levar alegria, esperança e ajuda material para pessoas e instituições em diferentes situações e regiões. São elas: Alto Horizonte, Belém, Central de Vendas, Imperatriz, Manaus, São Luís, Sumaré, Salvador, Somov Barueri, Serra e Teresina.

Logo após ter ocorrido o rompimento das barragens da Samarco, o Instituto se uniu à solidariedade dos funcionários e conduziu campanhas na Matriz do Grupo Sotreq e nas Filiais de Contagem, Itabira, Macaé, Rio de Janeiro e Vespasiano. Foram entregues doações de água, materiais de limpeza e de higiene pessoal etc., no Centro de Convenções em Mariana e na organização SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social em Belo Horizonte.

Campanha Emergencial para vítimas de distrito de Mariana (MG)

Edição 2014 (concluída em 2015)

Edição 2015

24

De forma colaborativa com a área de Marketing do Grupo Sotreq foi desenvolvido o plano de comunicação 2015 que envolveu a criação de peças de comunicação (destaque à Campanha iSSO 10 anos), a publicação de conteúdos no Site iSSO, Redes Sociais Sotreq, Mídias espontâneas, E-mails Marketing e Revista ELO.

Matéria de Capa na Revista ELO

(n. 68)

Peça de divulgação “iSSO 10 anos”

Fonte: Relatório Marketing Digital do Grupo Sotreq (Ano 2015) 25

26

27

28

29

30

AUDITORIA EXTERNA

Em 2015 foi concluído o Relatório dos Auditores Independentes sobre as demonstrações financeiras (Em 31 de dezembro de 2014 e 2013), realizado pela EY.

É possível acessá-lo no site www.isso.org.br

CERTIFICAÇÃO DE OSCIP – ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO

Após prestação de conta anual ao Ministério da Justiça a certificação de OSCIP foi renovada pelo 9º ano consecutivo.

31