relatório anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a net serviços como um dos grandes...

12

Upload: duongdang

Post on 19-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -
Page 2: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

1

1. Mensagem aos Acionistas

Prezados Senhores,

O ano de 2004 foi marcado pela consolidação de mais uma etapa de nosso caminho rumo à construção, ao longo dos próximos anos, de uma empresa de serviços de comunicação e lazer via cabo cada vez mais sólida.

Focamos na realização da estratégia operacional desenhada e atingimos o nível de excelência almejado nos fundamentos do negócio de TV por assinatura, apresentando crescimento na base de assinantes em cerca de 5% no ano e índice da taxa de desconexão abaixo de 13% no ano. Na banda larga, obtivemos o melhor resultado de nossa história, dobrando novamente a base de assinantes, fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços nesse mercado. Ao mesmo tempo, trabalhamos para que o nível de serviço prestado atinja padrões de qualidade que encantem nossos clientes. A avaliação, independente do nível de satisfação do cliente quanto a atendimento, instalação, imagem e programação, vem demonstrando que nosso trabalho está produzindo resultados positivos.

O retorno sobre o investimento dentro de um espaço de tempo predefi nido é outro aspecto que tem direcionado nossas decisões. Como somos uma companhia de serviços contínuos e de receitas recorrentes, essa política de investimento nos assegura que os recursos aplicados em novos projetos, produtos e serviços, bem como na manutenção e aquisição de clientes, gerem o fl uxo de caixa necessário para garantir o crescimento sustentado.

Mostramos assim que a NET Serviços caminha a passos fi rmes em direção ao crescimento e à perenidade no longo prazo. Destacamos a seguir nossas principais conquistas e realizações.

• Missão - No processo de adoção de uma nova abordagem para atingir a excelência na performance do negócio e na qualidade dos serviços, reescrevemos nossas Diretrizes Organizacionais, o que resultou em uma nova missão para a Companhia. Para tanto, refl etimos sobre os objetivos que motivam a razão de nossa existência e defi nimos uma missão que, além de criar uma identidade, é também um desafi o a ser seguido por todos nós da NET Serviços: “Ser a melhor opção em multiserviços via cabo na conexão das pessoas com o mundo”.

• Consolidação da Equipe Gerencial - Após a redefi nição da estrutura organizacional da NET Serviços ocorrida no começo de 2003, o grupo gerencial pouco mudou. Os resultados obtidos até o momento mostram que, além de contar com pessoas comprometidas com os objetivos da Companhia, conseguimos montar uma equipe capaz de gerar muita sinergia entre as diferentes áreas.

• Crescimento Sustentável - Nossas ações de crescimento orgânico estão se mostrando efi cientes. Pelo segundo ano consecutivo, apresentamos um crescimento consistente na base de assinaturas, através de um processo efi ciente de venda e de retenção de clientes. E, na banda larga, expandimos e aumentamos nossa base de clientes muito rapidamente.

• Conclusão da Reestruturação da Dívida - Anunciamos, em março de 2005, os termos da negociação com nossos credores fi nanceiros. As negociações se desenvolveram de maneira muito construtiva e o resultado foi a vitória de todas as partes envolvidas. Os credores tiveram seus créditos honrados na integridade. E atingimos nosso objetivo: garantir um nível de dívida e um calendário de amortização adequados a nossa capacidade de geração de caixa. Como conseqüência, todos os acionistas benefi ciaram-se, pois a Companhia em que investiram e acreditaram estava pronta para gerar um crescimento sustentável e desfrutar da maturação do negócio e de novas oportunidades existentes no mercado.

• Novo Sócio Estratégico - A conclusão da reestruturação da dívida possibilitou a entrada de um novo sócio estratégico do grupo de controle, a Teléfonos de México, S.A. de C.V. (“Telmex”), umas das maiores empresas de telecomunicações da América Latina. A vinda da Telmex é de grande valia para a NET Serviços, uma vez que traz a expertise necessária à oferta de serviços de telecomunicações. Em conjunto com as Organizações Globo (“Globo”), que continuam tendo o controle da Companhia, passamos a ter em nosso grupo de controle dois acionistas que se complementam e são capazes de alavancar os nossos negócios. Para os serviços de TV por assinatura, contaremos com o know-how da Globo, maior conglomerado de mídia da América Latina. E, para os serviços de banda larga e voz, teremos a experiência da Telmex.

• Lançamento da TV a Cabo Digital - No fi nal de 2004, lançamos a NET Digital, que tem como objetivo estratégico renovar a marca NET perante o consumidor, elevar a satisfação e a fi delização dos assinantes e aumentar a receita média por assinante (ARPU). Lançada inicialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, a NET Digital é o serviço de TV por assinatura a cabo digital que permite funções extras em relação ao serviço analógico. A NET Digital também disponibilizará um novo serviço de Pay-Per-View, oferecendo ao assinante uma seleção de fi lmes e eventos, com destaque para os canais de fi lmes HBO. Com essa nova grade de programação, estamos fortalecendo nossa oferta de produtos e nos posicionando como a empresa de TV por assinatura com a mais completa opção de programação.

• Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação - Desde 15 de março, a NET é a única empresa de TV por assinatura do mercado brasileiro a contar com os canais Globosat, Telecine e HBO, reforçando a posição de liderança no segmento em que atuamos. Com a assinatura do contrato, nossos clientes passam a contar com mais 10 novos canais, distribuídos nas grades analógica e digital.

• Cumprimento das Metas do Plano de Participação no Resultado (PPR) - Todas as metas previstas para o PPR foram atingidas. Desse modo, os colaboradores foram premiados com a bonifi cação máxima de dois salários mensais. Para o ano de 2005, estabelecemos novas metas que manterão nossos colaboradores motivados a conduzir a Companhia a seus objetivos. Como demonstração do nosso comprometimento com o alto padrão de qualidade nos serviços e satisfação de nossos clientes, essa meta continuará a ter grande peso na ponderação do PPR.

Encerramos o ano de 2004 certos de estar trilhando o caminho da perenidade da Companhia, sempre em busca de alternativas que assegurem não só a manutenção, mas também uma melhora contínua de nossas atividades.

Francisco Tosta ValimDiretor Geral

2. A NET

2.1. Perfi l da NET

A NET Serviços é a maior multioperadora de TV por assinatura da América Latina, com mais de 1,4 milhão de clientes conectados a sua rede de cabos, que se estendem por cerca de 35.000 quilômetros, alcançando aproximadamente 6,7 milhões de domicílios. A NET é também a maior provedora de acesso bidirecional à Internet banda larga via cabo do País, operando por meio da marca Vírtua. Esse produto é oferecido em 11 cidades, com mais de 2,3 milhões de domicílios cabeados.

Page 3: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

2

A NET é líder no Brasil em assinaturas de TV. Detém um market share de, aproximadamente, 60% no segmento de TV a cabo e 38% no segmento de TV por assinatura (que inclui operadoras de TV via satélite - DTH). A Companhia Global Change também se diferencia pela oferta de um conteúdo premium a seus clientes, incluindo os canais Globosat, Telecine e HBO.

Com uma cobertura geográfi ca única no Brasil, a NET é responsável por, aproximadamente, 60% de toda a estrutura de cabo do País, distribuída em 44 cidades brasileiras e que corresponde a mais de 45% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Dentre as operações da NET, destacam-se importantes regiões metropolitanas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis.

A NET também trabalha com sólidas práticas de Governança Corporativa, sendo listada como companhia Nível 2 pela Bovespa, e ainda, estendendo 100% de Tag Along para acionistas minoritários, em caso de uma eventual mudança do acionista controlador da Companhia.

Mais InformaçõesPara saber mais sobre a NET, visite o site de relações com investidores: www.ri.netservicos.com.br, onde estão disponíveis as últimas apresentações corporativas, destaques de eventos, notícias, relatórios fi nanceiros e todas as informações disponibilizadas aos investidores.

Contatos para Relações com InvestidoresMarcio Minoru Miyakava, Gerente de Relações com Investidores, telefone: (11) 2111-2785, e-mail: [email protected].

2.2. Estratégia da NET

A estratégia da Companhia consiste em manter a posição de principal provedora de serviços de TV por assinatura no Brasil e aproveitar a demanda prevista por serviços avançados no País, utilizando-se da experiência de seus acionistas em serviços de TV por assinatura, banda larga e voz, além da extensa rede de cabos presente nas principais cidades.

Para conquistar esses objetivos, enfatiza iniciativas de marketing direto com seus clientes, através de mídia aberta ou de canais internos de comunicação com os assinantes (canal interno, mala direta, central de atendimento etc.). E, junto a isso, a continuidade da melhoria do desempenho do atendimento a clientes. Com essas iniciativas, a NET manterá seu foco na melhoria contínua de sua estrutura de capital e margens operacionais e no fornecimento de serviços com melhor qualidade, assim como exercerá um papel-chave na consolidação do setor. A seguir, estão relacionadas as principais iniciativas desempenhadas pela Companhia para atingir os objetivos estratégicos, delineados em ações comerciais e fi nanceiras.

• Melhorar o nível de satisfação dos clientes, oferecendo serviços confi áveis e de alta qualidade, além de uma interação prestativa com eles. A NET considera que uma prestadora de serviços deve trabalhar muito para melhorar o grau de satisfação dos clientes em todas as suas frentes de atuação.

• Buscar crescimento, aumentando a receita por assinante e a penetração da rede por meio de iniciativas de marketing dirigido, que consistem em concentrar os esforços de marketing na base de assinantes e de assinantes potenciais. Para quem já é assinante, são criados estímulos para aquisição de produtos adicionais ou upgrade de pacotes. Já para os assinantes prospectivos, a NET visa a demonstrar as vantagens de seus produtos por meio de anúncios em mídias direcionadas aos diferentes segmentos em que atua.

• Manter o crescimento da Internet de banda larga, que apresenta um retorno marginal atrativo. Além disso, os assinantes de serviços de Internet em banda larga da NET são 70% menos propensos a desconectarem seu serviço de TV por assinatura se comparados a outros assinantes do mesmo serviço.

• Prosseguir o foco sobre a Governança Corporativa. As ações da NET são listadas no Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa desde junho de 2002. A Companhia acredita que a negociação de suas ações nesses segmentos de listagem traz vários benefícios, inclusive fomentando a melhor supervisão dos negócios por parte dos investidores e intensifi cando os direitos dos acionistas minoritários em Governança Corporativa.

• Dirigir investimentos, visando a áreas geográfi cas com probabilidade de alcançar maior retorno, através da seleção de áreas urbanas e ricas, onde se espera contar com maior demanda por serviços de banda larga e de televisão a cabo digital, além de outros serviços avançados.

• Desenvolver produtos, visando a elevar o aproveitamento da rede de cabos instalada nas principais cidades do País, e a receita média por assinante, suprindo, assim, as demandas por produtos de qualidade e tecnologia.

2.3. Nova Missão e Código de Ética

“Ser a melhor opção em multiserviços via cabo na conexão das pessoas com o mundo” é a nova missão da NET a partir de 2004. Essa mudança foi feita para que a cultura empresarial fosse totalmente voltada para o objetivo de buscar excelência nos serviços que presta, uma vez que se trata de uma companhia de serviços e de receitas recorrentes.

Com esse objetivo, foram também reescritas as diretrizes organizacionais, bem como o Código de Ética, que contemplam os fundamentos norteadores da atitude profi ssional de todos aqueles que, de alguma forma, estão ligados à NET. É também a defi nição da responsabilidade da Companhia, principalmente para com os clientes, colaboradores, acionistas, a comunidade e o meio ambiente.

Os pontos de destaque nos princípios éticos da NET são, sem dúvida, a responsabilidade para com os clientes, visando à excelência no atendimento e à manutenção do relacionamento com seus investidores com base na transparência e no forte comprometimento com os princípios de Governança Corporativa.

2.4. Governança Corporativa

Visão GeralGovernança Corporativa é um conjunto de práticas de gerenciamento estratégico e de sistemas de monitoramento que garante que o comportamento dos executivos esteja alinhado com o interesse dos acionistas.

Boas práticas de Governança tendem a valorizar as ações da Companhia e a aumentar o retorno a seus acionistas, otimizando as relações entre empresas, investidores e analistas. A NET se responsabiliza pela transparência e eqüidade na prestação de contas, respeitando, assim, não só os acionistas, mas toda a comunidade fi nanceira.

Na prática, além de seguir regras mais restritas de Governança e cumprir com todas as exigências legais existentes para companhias de capital aberto, a NET busca elevar sua comunicação com o mercado de capitais através da divulgação trimestral e anual de resultados fi nanceiros e operacionais, por meio de press releases detalhados, tanto nas práticas contábeis brasileiras (Legislação Societária) quanto nas práticas contábeis norte-americanas (USGAAP), que são regras exigidas respectivamente pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Securities and Exchange Comission (SEC).

Page 4: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

3

A Companhia também busca a excelência na divulgação de fatos relevantes divulgados simultaneamente em português e em inglês no site de Relações com Investidores (RI), canais eletrônicos de notícias, jornais de grande circulação e, posteriormente, envio de e-mails de alerta para todos os interessados no cadastro de investidores (disponível ao público em seu site de RI), além da presença constante em conferências e apresentações. Dessa forma, a Companhia oferece igual tratamento a todos, acionistas e interessados.

Nível 2A NET aderiu ao Nível 2 de Governança Corporativa em junho de 2002, um ano depois de ter aderido ao Nível 1. Em extensão às regras do Nível 2, a NET permite, por meio de seu Acordo de Acionistas, que os acionistas preferencialistas tenham o direito ao tag along de 100% do valor pago pelas ações ON em caso de venda do controle, enquanto que na exigência do Nível 2 de Governança Corporativa o direito é de 70%. Aos preferencialistas, é reservado ainda o direito a voto em matérias importantes, como incorporações e fusões. Além disso, a NET aderiu à Câmara de Arbitragem, com a fi nalidade de facilitar a negociação entre controladores e minoritários em caso de eventuais confl itos.

Adequação à Lei Sarbanes-OxleyA Lei, aprovada no Congresso e no Senado dos Estados Unidos em 25 de julho de 2002, procura evitar fraudes fi nanceiras internas para buscar a confi ança do investidor. A NET continua seu caminho rumo ao pleno atendimento da Lei Sarbanes-Oxley. Em 2003, criou o Comitê de Divulgação, um fórum de debates sobre toda a comunicação relevante feita ao mercado, e também envolveu-se diretamente na elaboração do Relatório 20-F, o relatório anual exigido pela Comissão de Valores Mobiliários Norte-Americana (SEC) para empresas estrangeiras listadas naquele país. Para a divulgação do Relatório 20-F, todos os diretores executivos e gerentes seniores da Companhia que fazem parte do Comitê assinam uma subcertifi cação sobre as informações relacionadas a suas respectivas áreas antes que o Diretor Presidente (CEO) e o Diretor Financeiro (CFO) certifi quem indiretamente o relatório, que será arquivado na SEC. Já os comunicados relevantes passam pela aprovação formal do Comitê de Divulgação antes do arquivamento junto à CVM.

A Companhia se prepara para a implementação do Conselho Fiscal, expandido para poder atender às exigências da SEC, conforme requerido pela Lei Sarbanes-Oxley.

Ainda em 2004, foi concluída a adequação à Seção 302 da Sarbanes-Oxley, que trata da certifi cação do CEO, do CFO e das exigências para a descrição do funcionamento dos controles internos da Companhia. Além disso, já está em andamento muitos dos processos exigidos para a fi nalização de todo o processo de adequação total à Seção 404 da lei americana, que dispõem sobre o mapeamento de todos os processos internos relevantes das empresas com ações, ou ADRs, listadas no território norte-americano. Dentre as exigências, estão os arquivamentos de processos dos últimos sete anos, compras e vendas de produtos em geral, maior integração dos sistemas de informática, certifi cação da efi cácia da estrutura de controles internos, divulgação de resultados pelo presidente do conselho de administração e detalhamento sobre o funcionamento e a composição do comitê de auditoria/conselho fi scal.

Relações com InvestidoresTransparência e boas práticas de Governança Corporativa são as diretrizes da NET no que diz respeito ao compromisso com a comunidade fi nanceira. Para assegurar que todos possam ter acesso às informações divulgadas pela Companhia e contato direto com a Administração, apresentações públicas são periodicamente realizadas na Associação dos Analistas e Profi ssionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC) em São Paulo e no Rio de Janeiro, bem como na Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais (ABAMEC) no Rio. Durante o ano de 2004, foram realizadas oito reuniões públicas, sendo quatro no Rio de Janeiro e quatro em São Paulo, sempre após as divulgações dos resultados de cada trimestre.

A divulgação de resultados trimestrais é seguida de teleconferências realizadas em até 48 horas após a publicação dos resultados em inglês e em português, sempre com a presença do Diretor Financeiro e de outros Diretores Executivos da Companhia. Essas teleconferências e as reuniões públicas com investidores realizadas em São Paulo são também transmitidas ao vivo pela Internet (webcasts), através do site de relações com investidores, permitindo, inclusive, que a audiência do webcast faça perguntas ao vivo ao palestrante por e-mail. Dessa forma, garante-se ao máximo a eqüidade das informações prestadas, além da facilidade oferecida ao público.

Em 2004, a NET participou também de reuniões e eventos no Brasil e no Exterior, assim como no XVIII Congresso da APIMEC em Brasília, no VI Fórum Latibex, evento realizado na cidade de Madrid e organizado pela Bolsa local, e na Conferência de Analistas em Frankfurt, além de ter realizado quatro roadshows nos mercados dos EUA e Europa. A NET também esteve presente na 10th Annual Conference, no Rio de Janeiro, realizada pelo ICGN, sendo o maior evento mundial sobre Governança Corporativa.

O site de relações com investidores foi totalmente reformulado durante o ano de 2004. Com novas seções disponíveis aos investidores, também foram redesenhados o design e a disposição de seu conteúdo. A NET acredita que a Internet, além de um produto muito importante para a geração de receitas, é uma das principais formas de difundir suas informações corporativas com efi cácia, velocidade e igualdade.

Membros do Conselho Administrativo

Antonio Oscar Peterson Membro do Conselho AdministrativoCarlos Henrique Moreira Membro do Conselho AdministrativoEdgard Lobão dos Santos Membro do Conselho AdministrativoGuilherme Perboyre Cavalcanti Membro do Conselho AdministrativoJoão Adalberto Elek Membro do Conselho AdministrativoJosé Formoso Martinez Membro do Conselho AdministrativoJuarez de Queiroz Campos Júnior Membro do Conselho AdministrativoMarcos da Cunha Carneiro Membro do Conselho AdministrativoRoberto Irineu Marinho Membro do Conselho AdministrativoRonnie Vaz Moreira Membro do Conselho AdministrativoRossana Fontenele Berto Membro do Conselho AdministrativoStefan Alexande Membro do Conselho AdministrativoFrederico Monteiro Membro do Conselho SuplenteGabriela Salomão Tavares Membro do Conselho SuplenteHélio Gustavo Villarim dos Santos Membro do Conselho SuplenteIsaac Berensztejn Membro do Conselho SuplenteIvan Campagnolli Júnior Membro do Conselho SuplenteJorge da Gama Braga Neto Membro do Conselho SuplenteJorge Luiz de Barros Nóbrega Membro do Conselho SuplenteJosé Carlos Benjó Membro do Conselho SuplenteJosé Ferreira Monteiro Membro do Conselho SuplenteLuis Henrique Martinez Gonsalves Membro do Conselho SuplenteMaurício Alvarenga Vergani Membro do Conselho SuplenteSérgio Lourenço Marques Membro do Conselho Suplente

Roberto Irineu Marinho, fi lho do Sr. Roberto Marinho, nasceu em 1947. É Presidente das Organizações Globo e integrante do Colegiado Executivo. Começou sua carreira como jornalista, trabalhando no jornal “O Globo” e depois na Rede de Televisão ABC em Nova Iorque. Após passagem por outras empresas das Organizações Globo, ingressou na TV Globo. Como Vice-Presidente Executivo, foi responsável direto pela modernização do modelo gerencial da emissora na década de 1990, atraindo profi ssionais externos para posições-chave. É também diretor de outras empresas que pertencem à família Marinho e o principal responsável pelo direcionamento estratégico das Organizações Globo.

Antônio Oscar Peterson foi Diretor Jurídico Regulatório da Embratel e posteriormente, com a transferência do controle para o Grupo Telemex, assumiu a Diretoria Executiva Jurídica da Embratel, Vesper, Brasil Center e Star One. É membro da diretoria da ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações desde 2001 e fundou seu Comitê de Radiodifusão, além de membro do Conselho Empresarial de Relação do Trabalho da ACRJ desde 2005. Pela ANATEL, foi Consultor Externo. Membro da equipe de Advogados no processo de escolha de Televisão Digital, foi também professor em Direito das Telecomunicações e Co-Autor do livro Doing Business in Brazil.

Page 5: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

4

Edgard Lobão dos Santos é funcionário da BNDES Participações S.A. desde 1976. Graduou-se em Engenharia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1971 e tornou-se Mestre em Engenharia Industrial, com especialização em Finanças, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) em 1973.

Guilherme Perboyre Cavalcanti tornou-se membro do Conselho de Administração da NET Serviços em abril de 2004. Desde o mesmo ano, exerce o cargo de Diretor de Planejamento Financeiro nas Organizações Globo, onde exerceu também diversos cargos: Diretor de Tesouraria da Globopar desde fevereiro de 2002, Diretor de Planejamento da Globo Cabos S.A. desde abril de 2000, Gerente de Planejamento e Controle da Área de Mídia Impressa e Rádio desde dezembro de 1998 e Relação com Investidores da Globopar desde setembro de 1997. É Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.João Adalberto Elek é Presidente da Telmex do Brasil desde março de 2004. Anteriormente, exerceu o cargo de Presidente da AT&T Latin América do Brasil desde 2002, ingressando na Companhia como Vice-Presidente de Finanças. No segundo semestre de 2001, Elek passou a atuar também como Acting Corporate CFO, nos Estados Unidos. Atuou como CFO do Consumer Business no Citibank. É formado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), fez MBA em Planejamento de Marketing pelo COPPE-AD/UFRJ e pós-graduação em Mergers and Acquisitions pela Columbia Business School de NY.

Juarez de Queiroz Campos Junior foi eleito membro do Conselho Administrativo da NET Serviços em abril de 2004. Em fevereiro de 2001, assumiu o cargo de Diretor Presidente da Globo.com e, desde julho de 2003, é também Diretor Presidente da Globo Filmes. Foi Vice-Presidente de Marketing & Corporate da Telemar e Diretor de Marketing da Souza Cruz S.A. É advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

Ronnie Vaz Moreira é membro do Conselho Administrativo da NET Serviços desde abril de 2002. Assumiu o cargo de Diretor Executivo da Globopar em março de 2002, sendo responsável pela área de Finanças Corporativas das Organizações Globo. Anteriormente, exerceu a função de Diretor Financeiro da Petrobrás e Diretor Executivo do Deutsche Bank. É graduado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Administração Internacional pela American Graduate School of International Management.

Rossana Fontenele Berto é membro do Conselho de Administração da NET Serviços desde abril de 2003. Exerce o cargo de Diretora de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Negócios nas Organizações Globo desde 2002. Exerceu os cargos de Diretora Geral da Sky Brasil de 1999 a fevereiro de 2002, Diretora Geral da NET Rio de 1998 a 1999 e Diretora de Controladoria da Multicanal, empresa que antecedeu a NET Serviços, de 1993 a 1998. Participa também do Conselho Administrativo da Sky Brasil.

Stefan Alexander é membro do Conselho Administrativo da NET Serviços desde setembro de 2000. Em 15 de maio de 2000, assumiu o cargo de Diretor de Planejamento Financeiro e de Relações com Investidores da Globopar. Antes de integrar a Globopar, foi Diretor de Mercado de Capitais no Brasil no Bank of America/NationsBank. Foi responsável por diversas operações, incluindo a consultoria e o fi nanciamento da aquisição da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Antes de integrar o NationsBank, trabalhou nos setores de mercado de capitais no Banco BBA Creditanstalt S.A. É graduado e Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Membros da Diretoria

Francisco Tosta Valim Filho é Diretor Geral desde fevereiro de 2003 e Presidente da ABTA. Após atuar como Vice-Presidente da RBS, foi Superintendente Administrativo Financeiro (CFO) da Telemar por três anos. Foi também Diretor Geral da NET Sul e Diretor Financeiro da RBS. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Planejamento Estratégico e Organizacional pela UFRGS. Também possui MBA em Finanças e Administração de Companhias Multinacionais pela University of Southern California (EUA).

André Müller Borges é Diretor Jurídico da Emissora desde janeiro de 2002. Iniciou suas atividades nas Organizações Globo em 1999 como Diretor Jurídico de Distribuição e Telecomunicações, cargo que ocupou até 2001, quando passou a ser Diretor da Emissora, responsável pelas áreas legal, societária e regulatória. Foi sócio do escritório de advocacia Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados. É graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ciro Kawamura é Diretor de Marketing da Companhia desde maio de 2003. Foi Vice-Presidente de Marketing da Global Village Telecom Ltda., Diretor de Marketing do Unibanco, e ocupou diversos cargos estratégicos na Telet S.A. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP).

Fernando Mousinho é Diretor de Relações Institucionais da Emissora desde novembro de 2000. É responsável pelo relacionamento da Companhia com diversas entidades, incluindo a ANATEL e a ABTA. Foi Diretor Presidente da Vicom de 1998 a 2000 e, antes disso, ocupou o cargo de Diretor de Marketing da IBM Brasil. Após a aquisição da Vicom pela Emissora, tornou-se Diretor de Clientes Corporativos. Ocupa diversos cargos em associações, incluindo a Vice-Presidência da Telecom e a da ABTA. É membro do Conselho Administrativo da Telebrasil e do Comitê de Telecomunicações da Câmara Americana de Comércio de São Paulo (AMCHAM). É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e obteve MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

José Antônio Guaraldi Félix é Diretor de Operações da Companhia desde maio de 2003. Foi Diretor Regional da Companhia por dois anos. Como diretor da NET Sul, chefi ou a implementação de 16 operações no Sul do Brasil. Trabalhou para a RBS de 1980 a 1990, exercendo vários cargos na área operacional. É graduado em Engenharia de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

José Paulo Freitas é Diretor de Recursos Humanos e de Desenvolvimento Organizacional da Companhia desde julho de 2003. Iniciou suas atividades na NET como Diretor Regional de São Paulo em 2000. Foi Diretor de Operações da fi lial brasileira da Vanity Fair de 1999 a 2000. Trabalhou em diversos cargos no Grupo Algar, incluindo o de Diretor Presidente. É Presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Empresas Prestadoras de Serviços e Operadoras de Sistema de Televisão por Assinatura, a Cabo e MMDS. É graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Economia pela Universidade de São Paulo (USP).

Leonardo P. Gomes Pereira é Diretor Financeiro e de Relações com Investidores desde abril de 2000. Foi Diretor de Planejamento e de Relações com Investidores da Globopar por quatro anos. Trabalhou no Citibank de 1984 a 1995 nas áreas de corporate banking e corporate fi nance em diversos países, incluindo Brasil, Tailândia, Venezuela e Estados Unidos. É membro do Comitê de Governança Corporativa da Amcham. É graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Economia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Obteve o MBA pela Warwick University e é pós-graduado pela Wharton Business School da University of Pennsylvania (EUA) na AOTS (Japão).

Mercado de CapitaisA ação preferencial (PLIM4) teve em 2004 um volume médio diário de transações de R$ 11,3 milhões e a quantidade atual em circulação no mercado é de 50,3% do total de ações emitidas pela Companhia. As ações da NET também são negociadas nos EUA sob a forma de ADR na NASDAQ (NETC) e na Latibex na Espanha (XNET).

Juntamente com o anúncio do acordo com os credores acerca dos termos da reestruturação da dívida, a NET divulgou também o aumento de capital que faz parte desse acordo. Após intensos debates com toda a comunidade fi nanceira, a

Page 6: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

5

Companhia decidiu realizar um aumento de capital privado, no qual os acionistas tinham o direito de subscrever as ações ao preço unitário de R$ 0,35. Após a conclusão, o número total de ações da NET é de 3,9 bilhões de ações.

Com a fi nalização da reestruturação da dívida, a S&P divulgou, em maio de 2005, um rating corporativo da NET em B+ na escala global e brBBB na escala nacional. Em fevereiro de 2005, a Moody’s divulgou o rating indicativo para os novos títulos de dívida no Exterior em B3.

A NET conta ainda com uma ampla base de acionistas, sendo muito deles investidores institucionais que conhecem a Companhia, o mercado que em que atua e acompanham regularmente a evolução do seu desempenho.

2.5. Responsabilidade Social

A NET se empenha em ações que combinam responsabilidade social e conduta ética. Esses valores integram as diretrizes organizacionais da Companhia e estão presentes no dia-a-dia de todos os seus funcionários, materializando-se, dessa forma, em um dos principais componentes de sua estratégia de negócios.

Nesse sentido, busca apoiar entidades e associações de classe para que, juntas, possam, de alguma forma, contribuir para agregar valores éticos e sociais à população brasileira. A NET considera de muita importância sua fi liação ao Instituto ETHOS de Responsabilidade Social e seu selo de Empresa Amiga da Criança pela fundação ABRINQ. Também realiza investimentos em projetos de incentivo ao acesso a informação, cultura e serviços, que contribuem para o desenvolvimento da cidadania e das comunidades em que atua.

NET EducaçãoO principal foco social da NET é a educação e, por isso, a Companhia implantou um projeto de responsabilidade social chamado “NET Educação”. Essa iniciativa é condizente com sua mensagem: a programação da NET educa, diverte, emociona e pode também ser utilizada como recurso pedagógico.

Trata-se de um amplo projeto que leva para as salas de aula o conteúdo exibido pela operadora. A NET também disponibiliza horários nos canais eventuais para transmitir programas de capacitação de professores. Além do acesso ao conteúdo de uma programação diária, ainda é disponibilizado um suporte pedagógico a pais, alunos e educadores, por meio do site www.neteducacao.tv.br. O portal é dirigido principalmente a profi ssionais e está dividido em seções, com planos de aula, dicas de programas com orientação educacional, chats para a integração entre pais, alunos e profi ssionais de ensino, fóruns de discussão, resenhas, reportagens, modelos de exercícios e agenda (com datas temáticas que podem ajudar os mestres a tornar suas aulas mais dinâmicas e atraentes). Todo esse conteúdo está sob coordenação da ONG Sophie (Sociedade em Prol do Humano e da Iniciativa Empreendedora), associação sem fi ns lucrativos com o objetivo de promover ações voltadas à educação e à assistência social.

Apoiado nessa estratégia de integração entre escola e comunidade, o projeto da NET atende 1.800 escolas e 2 milhões de alunos dos Ensinos Médio e Fundamental, por meio da instalação de pontos de TV a cabo, que serão utilizados

como recurso de ensino nas salas de aula. Além da instalação de pontos de TV por assinatura, há o apoio pedagógico através de um portal na Internet (www.neteducacao.tv.br), a transmissão de um programa educativo em um canal da NET e a realização de Fóruns de educação a cada dois meses, todos utilizados como recursos de apoio a esse projeto.

As escolas contempladas são escolhidas pelo programa “Escola da Família”, desenvolvido pelas Secretarias Estaduais de Educação, em parceria com a Unesco, tendo em vista um futuro melhor e mais justo para o País.

O projeto também realizou três Fóruns de Educação, em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A realização de debates pertinentes à educação, com a presença de renomadas personalidades, faz parte do projeto NET Educação. Ao longo de 2004, esse trabalho será efetivado a partir de eventos itinerantes nas principais capitais brasileiras. O objetivo é levar a discussão sobre a educação no País para além das salas de aula e da Internet, integrando a linha de atuação do programa da Companhia. Até o fi m do ano, já estão agendados seis Fóruns, dois em São Paulo e os demais no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Em uma segunda etapa, a Companhia deve estabelecer parcerias para fazer premiações pelo site como estratégia de dar mais visibilidade ao projeto.

ReconhecimentoO programa NET Educação recebeu o Prêmio Unesco 2004 pela participação ativa na capacitação de professores dos Ensinos Médio e Fundamental de escolas públicas de todo o Brasil, sendo considerada a melhor iniciativa empresarial na categoria Comunicação e Informação. A entrega do prêmio foi realizada no dia 13 de outubro de 2004, no Teatro Nacional, em Brasília.

Adote uma EscolaNo âmbito de atividades relacionadas ao voluntariado, a NET Serviços incentiva a participação de seus colaboradores em ações sociais que contribuam para a melhor qualidade de vida das comunidades e da sociedade como um todo. Com este propósito, desenvolveu-se um programa para que seus funcionários possam “adotar” uma escola, objetivando a aplicação do conteúdo veiculado pela operadora como diferencial informativo.

Uma das campanhas temáticas foi o “Natal Solidário”, que envolveu colaboradores em atividades pedagógicas e doação de presentes, distribuídos para diversas entidades.

Canais ObrigatóriosOs Canais de Acesso ao Público são um cumprimento à Lei Federal que regulamenta a prestação de serviços de TV a cabo e prevê a criação de Canais Básicos de Utilização Gratuita. Por meio desses Canais de Acesso ao Público, a operadora mantém as comunidades informadas sobre suas realidades políticas e regionais, como atitude de encorajamento à cidadania. Nesse caso, a NET não só cumpre a Lei, mas entende e valoriza a importância dos canais para a formação dos cidadãos. Em sua programação, são exibidos os Canais Legislativos, Municipal e Estadual. Além disso, canais exclusivos para a Câmara dos Deputados, para o Senado Federal, canais de cunho cultural como o Canal Universitário, o Canal Educativo e Cultural e o Canal Comunitário.

3. Operações

A principal atividade da NET é o serviço de TV por assinatura, que oferece pacotes de programação de conteúdo nacional e internacional, voltados a assuntos como cultura, esporte, notícias, fi lmes e entretenimento, para todas as idades. Além disso, a NET também oferece programação avulsa, através do sistema de Pay-Per-View e canais à la carte. O Pay-Per-View consiste, principalmente, em pacotes de campeonatos de futebol ou mesmo na venda de jogos avulsos. Já os

Page 7: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

6

canais à la carte estão mais voltados à oferta de conteúdo adulto ou étnico e são cobrados adicionalmente ao valor da assinatura mensal dos assinantes. Esses serviços avulsos vêm ganhando cada vez mais importância nas atividades da NET, ao passo que, a cada ano, vêm demonstrando crescimento sustentado de vendas, agregando valor às receitas da Companhia.

O Vírtua, o produto de Internet em banda larga da NET Serviços, vem ganhando cada vez mais espaço: a cada trimestre constrói uma base de assinantes mais signifi cativa. O Vírtua é atualmente oferecido em 12 cidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Santos, Florianópolis, Campinas, Ribeirão Preto e Sorocaba) e já conta com quase 200.000 assinantes.

3.1. TV por Assinatura

Mercado Brasileiro de TV por AssinaturaA indústria de TV por assinatura no Brasil é explorada por, aproximadamente, 12 grupos econômicos e, segundo levantamento do SETA, em setembro de 2004, a indústria detinha cerca de 3,7 milhões de assinantes espalhados por todo o País. Esses grupos econômicos operam por meio de três sistemas distintos de TV por assinatura: Cabo, DTH e MMDS.

Ainda segundo o levantamento do SETA, em setembro de 2004, o serviço de TV a Cabo liderava o mercado em quantidade de assinantes com 59% do total, seguido do sistema DTH com 35% e do sistema MMDS com 6% do total de assinantes. A NET é a maior empresa de TV por assinatura do Brasil, com aproximadamente 38% do total dos assinantes da indústria e mais de 60% dos assinantes de TV a Cabo.

A seguir, encontra-se a descrição das modalidades de serviço de TV por assinatura existentes no Brasil.

Cabo - É o sistema mais utilizado no Brasil e a programação é transmitida por satélite das programadoras até o headend (central de recepção) da operadora de TV a cabo, e deste é transmitido para os assinantes por intermédio da rede de cabos ópticos e coaxiais. Embora o investimento necessário seja mais elevado do que os outros sistemas, a TV a cabo permite a utilização da rede para outros serviços, conjuntos ao de TV por assinatura como, por exemplo, a Internet em banda larga, telefonia convencional e voz por IP (Voip). Além disso, possui outras vantagens, como a maior facilidade de implantação de pontos adicionais e a inexistência de pontos sombra nas regiões cabeadas, como ocorre com os sistemas DTH e MMDS.

DTH (Direct To Home) - O Sistema DTH utiliza satélites de média e grande potência na transferência dos sinais. Essa tecnologia oferece um maior número de canais, bem como uma melhor qualidade de imagem, se comparada com a tecnologia já substituída da Banda C, que representa 100% de todos os serviços DTH no Brasil.

MMDS - É uma modalidade de serviço especial, que utiliza faixa de microondas para transmitir sinais a serem recebidos em pontos determinados dentro da área de prestação de serviço. Construir um sistema com a tecnologia MMDS requer menos investimentos do que construir uma rede de cabos ou DTH. Esse custo inicial mais baixo pode representar uma vantagem competitiva para as operadoras de MMDS no que se refere ao mercado de TV por assinatura. No entanto, tal vantagem não se aplica em áreas de maior densidade demográfi ca, pois o MMDS geralmente requer uma linha de visão desimpedida para transmitir seus sinais em microondas, que acabam por não passar através de obstruções. O MMDS ainda tem a desvantagem de ter uma capacidade limitada para inclusão de canais, além da baixa qualidade e confi abilidade do seu sinal.

Perfi l dos Assinantes NETOs assinantes da NET têm perfi l socioeconômico de alto poder aquisitivo. São predominantemente pertencentes às classes A ou B, segundo pesquisas de mercado realizadas nos últimos anos.

Assim, a maior parte dos clientes tem bom grau de escolaridade. Do total, 53% têm nível superior, dos quais 8% são pós-graduados ou têm título de mestre. A base de assinantes também demonstra estar conectada com o mundo: 52% dos clientes dominam um segundo idioma e outros 72% possuem computador em casa, enquanto 62% têm acesso à Internet na residência.

Estão, em sua grande maioria, concentrados nas cinco maiores cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília) e, de forma geral, são avessos a substituir ou cancelar o serviço, uma vez que mais de 50% dos clientes da NET são assinantes há mais de 5 anos.

Produtos de TV por AssinaturaA NET Serviços oferece uma programação que atende aos interesses de diversos públicos. A grade de programação contempla canais de Filmes (cinema de todos os tempos a qualquer hora), Esportes (programação campeã nos esportes), Seriados (diversão leve e rápida), Infantil (desenhos, variedades e programas educacionais), Variedades (diversão e cultura para todos os gostos), Adulto (sensualidade e erotismo 24 horas por dia), Notícias (ligado no mundo em tempo real), Documentários (asas à curiosidade), Educação (transmitindo conhecimento) e Cultura Internacional (étnicos). O lançamento do NET Digital no mês de novembro - novo produto que oferece aos assinantes alta qualidade de som e imagem, com programação e preços diferenciados - trouxe aos clientes, além das seleções, inovação quanto à forma de assistir televisão.

Page 8: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

7

PACOTES DIGITAIS

Principal inovação da NET em 2004, o serviço digital contém ainda mais canais que os pacotes analógicos. Destaca-se também a superioridade de qualidade de som e imagem em relação ao serviço tradicional de TV a cabo analógico. A NET Digital também proporciona aos assinantes serviços opcionais, como o Guia Eletrônico de Programação e o near video on demand. Os pacotes digitais descritos abaixo estão à disposição do público nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo:

Gold DigitalÉ o pacote com o melhor conteúdo da TV por assinatura brasileira, pois conta com a programação completa da NET analógica e, adicionalmente, uma incrível novidade: os canais HBO/MAX Digital. São 10 opções de canais: HBO, HBO Plus, HBO Family, Cinemax e Max Prime e suas respectivas versões em horário alternativo. Com conteúdo inovador e boas opções de programas 24 horas por dia, o pacote conta ainda com a tecnologia digital Dolby Surround 5.1, que permite qualidade de áudio similar às melhores salas de cinema.

Silver DigitalInclui toda a programação analógica da NET e contempla alguns canais do pacote HBO, HBO 2 e HBO Plus: um novo conceito em canais, que confere ao assinante muito mais variedade de programação e qualidade de transmissão.

PPVO lançamento do serviço Digital permitirá aumentar a oferta de uma quantidade maior de produtos agregados, como a compra de PPV pelo controle remoto, fi lmes, esportes e canais à la carte. Essa estratégia busca dinamizar a receita por assinante e tornar a empresa mais competitiva perante os provedores de DTH.

PACOTES ANALÓGICOS

PremiumCom a assinatura do contrato com a HBO, os clientes NET passaram a contar com esse novo pacote que inclui, além de todos os canais da seleção Advanced, mais dois canais: o HBO e o HBO plus. Esse é, atualmente, o pacote mais completo que a NET oferece para os assinantes do serviço analógico.

AdvancedInclui mais de 60 canais, incluindo os 5 canais Telecine, GNT e SPORTV. A grade de programação abrange fi lmes, esportes, seriados, shows, infantis, notícias e documentários.

MasterO pacote comporta mais de 40 canais para o assinante e sua família. Variada e exclusiva, a programação exibe esportes, seriados, shows, infantil, notícias e documentários.

StandardO pacote permite acessar, com qualidade de imagem e som, mais de 30 canais distribuídos entre canais exclusivos de TV por assinatura e canais de TV aberta.

ConexãoÉ uma opção para os assinantes com interesse voltado para a Banda Larga. Inclui os canais abertos e obrigatórios com qualidade superior de som e imagem. Essa seleção atende ao cliente cuja principal exigência é acessar a Internet rápida.

Para maior fl exibilidade, a NET oferece para os pacotes NET Digital, Master e Advanced algumas facilidades como o “Pacote Fidelidade” e as opções “Conforto” e “Básico”.

FidelidadeA opção Fidelidade isenta o assinante do pagamento da taxa de adesão, cobrada pelo serviço de instalação. Em troca dessa isenção, a NET recebe o comprometimento do assinante de permanência da assinatura pelo prazo mínimo de 12 meses. A opção também pode ser oferecida para os planos Básico e Conforto.

Opções Básico ou ConfortoAs opções Básico ou Conforto dão ao assinante direito de escolher se deseja os serviços adicionais (assistência técnica, orientação técnica pelo telefone, ligação para a Central de Atendimento e emissão de boleto bancário), ou se deseja arcar com esses serviços na medida em que os mesmos são solicitados. O assinante que escolhe o plano Básico tem um desconto médio de R$ 15 em sua mensalidade em relação ao plano Conforto, porém é cobrado pelos serviços avulsos realizados pela NET.

Lançamento do NET DigitalA NET Digital é um novo serviço de TV por assinatura da NET. Esse serviço, como o próprio nome diz, possui tecnologia digital e permite funções extras em relação ao serviço analógico, mesmo em televisores analógicos. Dentre eles, destacam-se a superioridade da qualidade de som e imagem e os novos canais. O produto também oferece alguns recursos novos, como o guia de programação eletrônico (Eletronic Programing Guide - EPG), que consiste na navegação dos usuários através do mosaico de canais na tela do televisor e a identifi cação do programa que está sendo assistido através de um único comando do controle remoto.

A NET Digital também disponibiliza o Pay-Per-View, que permite ao assinante escolher fi lmes e eventos diretamente pelo controle remoto e assisti-los em determinados horários preestabelecidos na grade de programação.

O produto foi lançado em novembro de 2004, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e tem como objetivo estratégico renovar a marca NET perante seu público-alvo, além de elevar a satisfação e a fi delização dos assinantes e, por conseqüência, aumentar a receita média por assinante (ARPU), através da introdução de um serviço premium.

Contrato com a HBOEm março de 2005, a NET fechou um novo contrato de fornecimento de conteúdo de programação com os canais HBO, tornando-se com isso a primeira empresa de TV por assinatura a aliar em sua grade de programação os canais GloboSat e HBO.

São 10 opções de canais: HBO, HBO Plus, HBO Family, Cinemax e Max Prime e suas respectivas versões em horário alternativo. Com conteúdo inovador e boas opções de programação 24 horas por dia, o pacote conta ainda com a tecnologia digital Dolby Surround 5.1, que possibilita uma imagem mais nítida e altíssima qualidade de áudio, passando ao assinante a sensação de estar dentro do cinema. Os novos canais HBO foram incluídos na programação NET a partir de março.

HBO: O canal mais famoso da TV por assinatura mundial. A HBO exibe fi lmes campeões de bilheteria, documentários, shows exclusivos, séries e produções originais premiadas. O canal tem contrato com três dos maiores estúdios de Hollywood: Sony Pictures, Warner Bros e Buena Vista International, propiciando uma programação diferenciada e exclusiva.

HBO PLUS: O complemento perfeito que combina o melhor da HBO com shows espetaculares, boxe internacional, maratonas das séries da HBO e fi lmes.

CINEMAX: Um canal único em seu gênero, que oferece fi lmes especiais, premiados em festivais de cinema internacionais de prestígio, além dos grandes sucessos de Hollywood.

HBO FAMILY: Orientado para toda a família, com histórias apropriadas a todas as idades e dubladas em português.

MAX PRIME: Orientado para homens que querem mais ação, emoção e aventura, com um toque de erotismo. Tudo em ritmo masculino.

Page 9: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

8

3.2. Banda Larga

O que é Banda Larga?Acesso banda larga é o mesmo que Internet rápida. Permite muito mais agilidade e estabilidade na conexão, além de download de músicas e vídeos com qualidade de som e imagem muito superiores. O acesso banda larga oferece uma conexão permanente 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo adicional na conta telefônica, já que não ocupa a linha. Por outro lado, as prestadoras do serviço cobram uma taxa mensal do cliente que varia de acordo com o pacote de velocidade de transmissão de dados escolhida.

Mercado Brasileiro de Internet Banda LargaNo Brasil, são oferecidas basicamente duas formas de Internet banda larga:

Cabo - Os dados são transmitidos pela rede de cabos da TV por assinatura. Esse serviço é oferecido principalmente pela NET, através do produto Vírtua. A bidirecionalidade e a simetria das velocidades são grandes diferenciais dessa tecnologia em relação ao similar ADSL, pois oferecem mesma velocidade no envio e recebimento de dados (upload e download), proporcionando melhor desempenho em aplicações como video chats, jogos on-line, comunicadores instantâneos, entre outras.

ADSL - É uma tecnologia digital que utiliza apenas uma das muitas faixas de freqüência de uma linha telefônica para transmissão de voz, liberando todas as outras para a transmissão de dados. Esse sistema é basicamente oferecido por operadoras de telefonia fi xa.

De acordo com a ABTA, em 2003, aproximadamente 62% dos assinantes residenciais de TV por assinatura no Brasil possuíam computadores pessoais. Atualmente, há uma baixa taxa de penetração de serviços de banda larga no Brasil, principalmente em comparação com a demanda por esses serviços registrada recentemente em países com economias mais desenvolvidas do que a brasileira.

Conforme um estudo publicado pelo site www.telecom.com.br, o mercado de Internet banda larga no Brasil encerrou o terceiro trimestre de 2004 com aproximadamente 1,9 milhão de assinantes e a NET detinha uma fatia de mercado superior a 8%. A NET liderava o segmento de Internet banda larga dentre as empresas de TV por assinatura com mais de 50% dos assinantes.

Pacotes do VírtuaO serviço de acesso à Internet banda larga é oferecido pela NET Serviços por meio da marca Vírtua. O Vírtua é um dos principais vetores da estratégia da Companhia para elevar a receita mensal por assinante. Uma vez ocorrida a assinatura de um novo serviço de elevada qualidade e tecnologia, será gerada uma receita atrativa para a NET. Além disso, o produto é fundamental na fi delização dos assinantes. Em estudos da Companhia, verifi cou-se que um assinante dos dois produtos (TV por assinatura e Vírtua) tem probabilidade 70% maior de permanecer na base do que um assinante que contrata somente o serviço de TV por assinatura.

Atualmente, o Vírtua está disponível em 12 cidades, mercado cujo potencial é de mais de 2,3 milhões de domicílios em área bidirecional e, em 2005, anunciará o lançamento do produto em mais uma cidade. O Vírtua oferece hoje 3 opções: Residencial, Condomínio ou Empresas. Na tabela abaixo, estão descritos os diferentes pacotes do produto e suas vantagens para os assinantes.

3.3. Iniciativas de Marketing

Mídia Aberta e Canais InternosDurante o ano de 2004, a NET adotou uma postura de marketing mais intensa, que contou com inserções na mídia aberta e canais internos de comunicação com os assinantes. Essas iniciativas visaram a revitalizar a marca NET, seus produtos e sua imagem perante clientes atuais e prospectivos. Além disso, a estratégia de marketing foi dirigida a outros objetivos importantes para o melhor desenvolvimento dos negócios como:

• continuidade da elevação da base de assinantes;• melhoria da distribuição dos assinantes (mix de base);• elevação das vendas de pacotes e programas avulsos de Pay-Per-View e

canais à la carte;• divulgação do produto de Internet banda larga - Vírtua;• lançamento do Produto NET Digital;• lançamento dos novos pacotes, incluindo programação da HBO.

Dentre as principais promoções do ano de 2004, destaca-se a das Olimpíadas, que oferecia ao assinante que optasse pelo pacote Advanced um desconto que fazia com que sua mensalidade no primeiro mês fosse equivalente ao preço do pacote Master.

Além disso, foram realizadas campanhas conjuntas da NET com fornecedores de programação. Dentre as principais atividades desenvolvidas nessas parcerias, destacam-se anúncios em stands em shopping centers e outdoors estrategicamente posicionados em avenidas de grande movimento, em cidades brasileiras de grande porte, como Rio de Janeiro e São Paulo. Essas campanhas, realizadas por meio de parcerias, também contaram com inserções na mídia aberta.

A NET também direcionou sua estratégia de marketing para o lançamento da NET Digital, seu novo produto de TV a cabo digital. O Enfoque da campanha de lançamento foi, principalmente, renovar a marca NET perante o consumidor, elevar a satisfação e a fi delização dos assinantes e aumentar a receita média por assinante, através da introdução desse produto premium. A NET fez um pré-lançamento do produto durante a Feira e Congresso ABTA em agosto de 2004 e uma campanha visando ao público prospectivo, com inserções na mídia aberta e nos canais internos, para fi nalmente lançar o produto em novembro, com uma campanha mais agressiva que incluiu comerciais na TV aberta.

Com relação ao marketing para o produto de banda larga, a NET passou a enfatizar um grande diferencial competitivo do Vírtua em relação a seus principais concorrentes. O “double fl ash” foi o nome comercial escolhido, com o objetivo de destacar que o Vírtua possibilita a transmissão e o recebimento de dados na mesma velocidade contratada. Isso o difere do serviço provido pelas operadoras ADSL, que só oferecem a velocidade contratada para o recebimento de dados.

Com o objetivo de melhor posicionar o produto no mercado, a NET também modifi cou a grade de velocidades do Vírtua, alterando-as de 128, 256 e 384 kbps para 150, 300, 600 e 1.200 kbps, respectivamente. Essa nova grade de velocidades foi inserida no mercado sem custo adicional ao assinante e, inclusive, contou com ações promocionais que visaram a incentivar o upgrade de velocidades por parte dos assinantes existentes e buscar novos assinantes, também em velocidades mais elevadas.

Central de RelacionamentoA troca da prestadora de serviço da Central de Relacionamento, em 2003, melhorou a qualidade do atendimento aos assinantes e também veio ao encontro dos objetivos propostos. Com a nova central, a NET reforçou a comunicação com a atual base e, além disso, implementou um trabalho mais ativo em suas ilhas de retenção e reversão de assinantes, visando a reduzir o churn.

Durante todo o ano 2004, foi possível observar que o desempenho da nova central vem melhorando em comparação com os resultados do ano anterior. A performance do mês de dezembro foi uma das melhores apresentadas pela Companhia desde o início das operações, com percentual de chamadas atendidas bastante próximo dos 98% nas três regiões, bem como tempo médio de espera também bastante reduzido.

O atendimento aos assinantes é de extrema importância para a NET, considerando a satisfação de seus clientes um ponto-chave em sua cultura organizacional. Desse modo, em 2004, foi implementada uma pesquisa bimestral de satisfação, que inclusive tem impacto de 20% na avaliação que defi ne o nível da compensação variável de seus funcionários.

Page 10: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

9

Para a realização dessa pesquisa, foram contratados os serviços de uma consultoria independente que, por meio de questionários estruturados, tem a função de auferir o grau de satisfação dos assinantes em três níveis: insatisfeitos, satisfeitos e encantados. Essa medida é baseada na pontuação de satisfação dos assinantes entrevistados nos seguintes aspectos: qualidade de programação, transmissão do sinal, central de relacionamento, qualidade dos gêneros de programação, cobrança, assistência técnica, compras e instalação.

A meta estipulada no ano para a compensação variável de todos os funcionários da Companhia era o registro de um índice mínimo de 85% de satisfação geral nessa pesquisa, em que se refl etiram os dois últimos níveis acima mencionados. A NET auferiu no resultado da última pesquisa de 2004 um índice geral de 89% de satisfação.

Canal NET TV (37)Permite ao telespectador conhecer a programação de forma mais dinâmica, moderna e fácil de consultar, com signifi cativo ganho de qualidade visual e editorial. É uma das ações de aprimoramento nos meios de relacionamento com os assinantes. O canal tem um “mascote”, com sua divertida família, que funciona como um elemento de identifi cação entre a Companhia e seus clientes. Um de seus papéis principais é destacar as informações específi cas do canal. Também oferece dicas sobre serviços, produtos e promoções da NET Serviços.

Clubinho NETOferece diversão e interatividade para crianças de até 12 anos. É uma das estratégias de fi delização dos clientes por meio de um melhor relacionamento com seus fi lhos, sobrinhos, netos e amigos. Também é uma ferramenta de formação de banco de dados consistente para utilização em ações de CRM. O principal meio de comunicação é o site www.clubinhonet.com.br, onde as crianças têm acesso a jogos, dicas culturais, curiosidades, promoções e entrevistas.

Sites ComerciaisEm 2004, a NET promoveu duas iniciativas importantes em relação a seus sites comerciais. A primeira foi o relançamento do site de vendas do Vírtua (www.virtua.com.br), tornando-o mais moderno, rápido e dinâmico, incluindo um novo design e uma plataforma de vendas muito mais ágil no atendimento aos assinantes. Posteriormente, lançou o site do novo serviço digital (www.net.digital.tv.br) que, além de canal de vendas, foi elaborado com o intuito de demonstrar o produto para que o assinante perceba as vantagens oferecidas pela NET nesse novo serviço.

Para o cliente, a Internet é sinônimo de agilidade para resolver suas necessidades. Para a Companhia, signifi ca ferramenta de vendas, de redução de custos e, portanto, de melhora de margem operacional.

4. Reestruturação

4.1. Reestruturação Operacional

A NET Serviços de Comunicação fechou 2004 com o melhor desempenho operacional de sua história, consolidando uma trajetória de recuperação iniciada durante o primeiro trimestre de 2003. A NET ampliou a base de assinantes e a receita média, tanto em TV por assinatura quanto em banda larga, por meio do aumento de vendas e da redução dos índices de desconexão.

Esse desempenho operacional favorável foi resultante de iniciativas implementadas a partir de 2003: novas campanhas de marketing, melhoria nos canais de venda e foco no atendimento aos assinantes levaram a 300.000 vendas brutas em TV por assinatura em 2004, um aumento de 33% em comparação às 226.100 vendas brutas ao longo de 2003 (período no qual a NET já apresentava resultados da reestruturação operacional); e 85% acima das 162.000 vendas ocorridas em 2002 (período anterior ao início desta reestruturação).

O mais importante do crescimento da base de assinantes é que foi proporcionado com elevação da margem operacional, que fi cou em 23,3% em 2004. Isso signifi ca que a NET está elevando sua produtividade, ao mesmo tempo em que melhora o atendimento aos assinantes, já que apresentou nos últimos três anos taxas de churn declinantes de 20,1% em 2002 para 13,8% em 2003 e 12,8% em 2004.

Da mesma forma, a Companhia também passou a se posicionar como a líder de mercado, coordenando o direcionamento para o crescimento e defendendo os interesses e a importância da indústria.

4.2. Reestruturação Financeira

A negociação entre a NET e seus credores, iniciada em dezembro de 2002, superou as expectativas de todos os envolvidos. Foi um trabalho intenso, com todos os participantes do processo conscientes de que o sucesso seria possível se houvesse cooperação mútua e busca por uma solução que mantivesse a credibilidade da Companhia no mercado de capitais, mas que, ao mesmo tempo, trouxesse uma estrutura de capital condizente com a situação operacional da NET.

Conscientes dessa realidade, as negociações se desenvolveram de maneira muito construtiva e o resultado é uma vitória de todas as partes envolvidas. Os credores mantiveram-se com seus créditos integralmente honrados e a Companhia saiu do processo de reestruturação com uma nova estrutura de capital, muito mais sólida e condizente com o seu porte, atingindo, com isso, seu objetivo de garantir um nível de dívida e um calendário de amortização adequados a sua capacidade de geração de caixa.

Em junho de 2004, a NET anunciou os termos da negociação com os credores fi nanceiros. Em linhas gerais, a reestruturação baseou-se no pagamento imediato aos credores de 40% da dívida antiga e na troca dos 60% restantes de endividamento por novos títulos de prazo mais longo e taxas de juros reduzidas, em relação às obrigações anteriores. A Companhia fi nanciou esse pagamento de 40% da dívida por meio de um aumento de capital, realizado através de uma oferta privada de ações aos atuais acionistas da NET a R$ 0,35 por ação, totalizando 1.825.021.996 ações, sendo 745.147.153 ordinárias e 1.079.874.843 preferenciais. A NET detém 50% de Free Float, totalizando 1.916.060.593.

A conclusão com sucesso da reestruturação fi nanceira era, por sua vez, a última condição precedente para que a Telmex pudesse fazer parte do controle acionário da NET, conforme também anunciado em junho de 2004, formando, assim, o novo grupo de controle, composto pelas Organizações Globo e Telmex.

Com o término da reformulação da estrutura de capital da NET e a formação de um novo grupo de controle com muitos interesses em comum, todos os acionistas se benefi ciaram, pois a Companhia em que investiram e acreditaram estava pronta para gerar um crescimento sustentável e desfrutar da maturação do negócio e de novas oportunidades existentes no mercado.

5. Desempenho 2004

5.1. Desempenho Operacional

Page 11: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

10

TV por AssinaturaDesde que redesenhou sua estratégia, visando ao crescimento sustentável em 2003, a NET tem apresentado uma melhoria contínua em seu desempenho operacional. Como resultado, as vendas brutas em 2004 totalizaram cerca de 300.000, 33% acima das 226.000 vendas realizadas em 2003.

O churn rate (taxa de desconexão) dos últimos 12 meses foi de 12,8%, apresentando uma redução quando comparado aos 13,8% em 2003. Essa redução do churn é decorrente do melhor desempenho da Companhia, que pôde elevar suas vendas ao mesmo tempo em que melhorou o atendimento aos assinantes através da central de atendimento.

Com isso, a base de assinantes fechou o ano de 2004 com 1.418.900 assinantes, representando uma elevação de 4,9% em relação aos 1.352.500 divulgados em 2003.

Banda LargaO Vírtua, nome comercial do produto banda larga, também vem apresentando um crescimento signifi cativo em suas vendas desde a remodelagem do produto ocorrida durante o ano de 2003. Em 2004, a Companhia fortaleceu ainda mais as iniciativas de marketing, através da intensifi cação dos anúncios do produto na mídia, produzindo novos fi lmes com o objetivo de aumentar o esforço de venda do produto em todos os canais, incluindo parcerias com os provedores de Internet (ISPs).

Como resultado dessa política de marketing mais agressiva, do redimensionamento das velocidades e de uma melhor oferta de conteúdo de banda larga, as vendas brutas em 2004 totalizaram 167.000 vendas, um aumento de 221,5% em comparação às 52.000 realizadas no ano de 2003.

O churn rate (taxa de desconexão) dos últimos 12 meses de banda larga sofreu uma redução nesse trimestre, passando de 13,8% para 12,8%. Essa queda deve-se à melhor qualidade do atendimento aos assinantes, devido a fatores como a migração dos sistemas de cobrança, troca e treinamento de uma central de relacionamento especializada, além da melhoria no panorama macroeconômico durante o ano.

Desse modo, a base de assinantes conectados subiu 106,4%, passando de 91.400 assinantes para 188.800 assinantes ao fi nal de 2004.

Recursos HumanosA NET possui dois planos de compensação ligados a resultados. O primeiro é o Plano de Participação no Resultado, ou “PPR”, um plano anual com bônus para todos os colaboradores. O segundo é um plano complementar de longo prazo para um grupo selecionado de diretores e membros seniores da administração, visando a reter esses executivos e alinhá-los com os objetivos dos acionistas.

O PPR tem como meta vincular todos os Colaboradores ao sucesso da Companhia e incentivar a integração e o trabalho em equipe entre as diversas áreas, em busca de um objetivo comum. O principal parâmetro para a mensuração desse plano é a geração de caixa livre (após investimentos), que deve estar acima dos níveis estipulados no plano de negócios. Ainda assim, o pagamento anual referente ao PPR somente é realizado se forem atingidas as metas anuais preestabelecidas, quer sejam fi nanceiras ou operacionais.

O objetivo do segundo plano é complementar os membros-chave da administração da NET até o fi nal de 2006. Os pagamentos dentro deste plano são diferidos anualmente, com data de pagamento fi nal no início de 2007, caso a geração de caixa atinja os níveis estabelecidos pelo plano. Essa medida certamente diminui o risco de implementação do plano estratégico de longo prazo e faz com que a gerência fi que alinhada com os objetivos dos acionistas e credores.

A NET encerrou o exercício com um total de 3.218 colaboradores, um crescimento de 3,8% em comparação a 2003, quando contava com 3.100 colaboradores.5.2. Desempenho Financeiro

Ao fi nal do exercício de 2004, a NET possuía ativos totais de R$ 2,2 bilhões, uma alta de 8,6% em relação ao exercício anterior, que se deve, principalmente, ao aumento das disponibilidades da Companhia.

A dívida bruta, ao fi nal de 2004, totalizava R$ 1,6 bilhão, um aumento de 18,7% em relação ao fi nal de 2003, devido à contabilização de R$ 130,9 milhões em juros acumulados e não pagos e R$ 78,4 milhões em multa e encargos sobre a dívida no período.

Page 12: Relatório Anual 2004 - mzweb.com.br · fi rmando assim a NET Serviços como um dos grandes provedores de serviços ... • Lançamento dos Canais HBO na Grade de Programação -

Relatório Anual 2004

11

O ano de 2004 foi encerrado com saldo de caixa em R$ 324,7 milhões, signifi cando um aumento de 61,0% em relação ao fi nal de 2003 e o endividamento líquido consolidado somava R$ 1,2 bilhão, uma alta de 11,1% em relação a 2003.

Ainda como conseqüência do reequacionamento, todo o endividamento continua classifi cado no curto prazo e todos os encargos de multa e juro de mora encontram-se contabilizados.

A receita bruta, no exercício de 2004, totalizou R$ 1.710,6 milhões, uma elevação de 11,6% ante R$ 1.532,3 milhões em 2003. Esse aumento deve-se ao crescimento na base de assinantes de TV por assinatura e de banda larga, além do efeito do reajuste pelo IGP-M na mensalidade de TV por assinatura. Adicionalmente a esses motivos, as maiores vendas de PPV explicam o aumento da receita líquida no ano de 11,8%, totalizando R$ 1.392,7 milhões em 2004, contra R$ 1.245,4 milhões em 2003.

Os custos operacionais no ano totalizaram R$ 831,6 milhões, uma elevação de 1,0% ante os R$ 823,2 milhões registrados em 2003. Os custos com Programação e Franquia foram de R$ 430,5 milhões, fi cando 3,4% acima dos R$ 416,2 milhões do ano anterior, por conta da elevação da base de assinantes, do reajuste de alguns contratos de programação pelo IGP-M e do início da cobrança, a partir do 3º trimestre de 2004, de dois novos canais, o “Sportv 2” e o “Discovery Health”. Os outros custos operacionais mantiveram-se praticamente estáveis em R$ 401,1 milhões, devido à queda no gasto com aluguel de postes, marketing de fi delização e mão-de-obra e benefícios, compensando as altas em energia de rede e link Vírtua.

As despesas com vendas gerais e administrativas apresentaram uma alta de 34,2% em comparação a 2003, totalizando R$ 327,9 milhões, ante R$ 244,3 milhões. As despesas com vendas subiram 46,5% em relação aos R$ 66,1 milhões de 2003 e totalizaram R$ 96,5 milhões, uma vez que a retomada das ações ocorreu somente a partir do segundo semestre de 2003. Já as despesas gerais e administrativas subiram 29,8% em comparação aos R$ 178,2 milhões apresentados no ano anterior, totalizando R$ 231,4 milhões, em função, principalmente, de uma elevação de algumas despesas, como aluguel e manutenção de software e despesas com serviços de terceiros, principalmente da central de relacionamento e de consultorias de sistemas e fi nanceiras. Esses aumentos estavam dentro do orçamento da NET, de modo a sustentar seu crescimento de vendas.

O EBITDA consolidado foi de R$ 376,4 milhões, 22,8% superior ao resultado de R$ 306,5 milhões em 2003. Esse resultado demonstra que a estratégia de crescimento sustentável da Companhia, visando à perenidade do negócio, vem se mostrando efi caz. Os resultados operacionais vêm progredindo de maneira

consistente, resultando em um sólido crescimento do EBITDA. A margem EBITDA do ano apresentou uma melhora em 2004, passando de 24,6% em 2003 para 27%. Esse resultado demonstra que os esforços focados no custo, na qualidade das vendas e na melhoria do nível de atendimento e prestação de serviço ao cliente provam ser catalisadores importantes no processo de consolidação operacional da NET.

A Companhia apresentou um prejuízo líquido de R$ 45,4 milhões em 2004, uma melhora em comparação aos R$ 268,4 milhões de prejuízo registrado no ano de 2003. Juntamente com o crescimento do EBIT, que é um sinalizador de lucratividade da Companhia no médio e no longo prazos, e com a valorização do real frente ao dólar no ano, foram reconhecidos R$ 205,6 milhões em créditos fi scais, calculados com base nos saldos acumulados de prejuízos fi scais e de base negativa de contribuição social.

Foram realizados investimentos totais de R$ 123,0 milhões no ano de 2004, sendo a maior parte desse montante, cerca de 60%, destinada à instalação de assinantes. Como o retorno do portfólio é realizado no curto prazo, o retorno desses investimentos já será refl etido no resultado de 2005.

5.3. Perspectivas 2005

A NET espera um ano de muitas atividades em 2005. Logo no primeiro trimestre, a Companhia fi nalizou seu processo de reestruturação fi nanceira que, além de resolver o problema de estrutura de capital, propiciou a entrada da Telmex no bloco de controle, em conjunto com as Organizações Globo.

Ainda no primeiro trimestre, a NET tornou-se a única operadora de TV por assinatura brasileira a oferecer os canais GloboSat, Telecine e HBO em sua grade de programação, trazendo aos assinantes a programação mais completa disponível no País. Adicionalmente, com o lançamento da NET Digital, a NET abre caminho para lançar novidades, principalmente em relação ao Pay-Per-View, com fi lmes e esportes, assim como a oferta de novos pacotes de programação e canais adquiridos no lançamento da NET Digital. Iniciativas como essas vão ao encontro da estratégia da Companhia, que visa a ampliar a oferta e, conseqüentemente, a receita por assinante, oferecendo produtos de alta qualidade.

Seguindo essa linha estratégica, no decorrer de 2005, as atividades de inovação de produtos deverão também ser o grande destaque operacional em banda larga. A NET espera lançar algumas novidades, como o Vírtua WiFi, home network e um produto banda larga para substituir defi nitivamente a linha discada.

Do ponto de vista de qualidade de atendimento, a NET deve estar ainda mais perto do cliente, implementando metas mais ousadas a serem cumpridas pela sua central de relacionamento, tanto na velocidade quanto na qualidade do atendimento e da solução de problemas dos assinantes.

E, sob o ponto de vista fi nanceiro, a NET Serviços inicia 2005 com uma estrutura de capital renovada. Essa nova estrutura fi nanceira permitirá que a Administração tenha maior foco na gestão operacional. Além disso, nesse ano espera-se que os acionistas tenham resultados satisfatórios no que diz respeito aos resultados fi nanceiros, uma vez que os resultados operacionais já vêm se destacando na Companhia desde 2003. O ano de 2005 reserva à NET uma responsabilidade ainda maior em sua gestão de custos operacionais e fi nanceiros, para que assim o objetivo de agregar valor aos acionistas seja plenamente atingido.