reforma protestante? há · exatos 496 anos, lutero iniciava um movimento para trazer a ... 28/10...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA anos “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre” Pastoral Precisamos de uma nova Reforma Protestante? exatos 496 anos, Lutero iniciava um movimento para trazer a Igreja à pureza original do cristianismo, segundo as Escrituras. E hoje, como estamos? Martinho Lutero é um dos homens sobre os quais se pode dizer que sua obra alterou profundamente a história do mundo. Não era um articulador político, muito menos um ativista social. Movia as pessoas pelo poder de uma profun- da fé, resultante de sua inabalável confiança em Deus. Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, em Eisleben, na Alemanha. Gra- duou-se como mestre em artes em 1505, começando, também nesse perío- do, seus estudos na área de direito. Sete anos depois (1512), receberia o grau de doutor em teologia. Apesar de todo esse preparo, não foram seus conhe- cimentos nas áreas do direito, da teologia ou das artes que o levaram a pro- mover profundas mudanças na Alemanha e, consequentemente, no mundo, e sim o forte sentimento de pecaminosidade e sua convicção da salvação uni- camente pela Graça, mediante a fé em Jesus Cristo. Nos dias de Lutero, o Papa Leão X, com o propósito de levantar fundos para a construção da basí- lica de São Pedro, a qual é, ainda hoje, um dos monumentos mais releventes de Roma, comissionou, dentre outros, o monge João Tet- zel para a venda de indulgências (uma espécie de certificado de perdão dos pecados concedido pela Igreja). Lutero pregou contra isso, afirmando que somente uma reta relação pessoal com Deus poderia trazer a salvação. E, em 31 de outubro de 1517, afixou su- as para sempre memoráveis No- venta e Cinco Teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg, BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 489 | 27 DE OUTUBRO DE 2013 Retrato de Marinho Lutero (Lucas Cranach - 1543)

Upload: lythien

Post on 19-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reforma Protestante? Há · exatos 496 anos, Lutero iniciava um movimento para trazer a ... 28/10 Fábio Tadeu da Rosa Augusto, Filipe Rodrigues da Cruz, Liany Carneiro e

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

“ Jesus C r i s t o on t em e ho j e é o mesmo, e o se r á pa r a semp re ”

Pastoral

Precisamos de uma nova Reforma Protestante?

Há exatos 496 anos, Lutero iniciava um movimento para trazer a Igreja à pureza original do cristianismo, segundo as Escrituras. E hoje, como estamos?

Martinho Lutero é um dos homens sobre os quais se pode dizer que sua obra alterou profundamente a história do mundo. Não era um articulador político, muito menos um ativista social. Movia as pessoas pelo poder de uma profun-da fé, resultante de sua inabalável confiança em Deus.

Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, em Eisleben, na Alemanha. Gra-duou-se como mestre em artes em 1505, começando, também nesse perío-do, seus estudos na área de direito. Sete anos depois (1512), receberia o grau de doutor em teologia. Apesar de todo esse preparo, não foram seus conhe-cimentos nas áreas do direito, da teologia ou das artes que o levaram a pro-mover profundas mudanças na Alemanha e, consequentemente, no mundo, e sim o forte sentimento de pecaminosidade e sua convicção da salvação uni-camente pela Graça, mediante a fé em Jesus Cristo.

Nos dias de Lutero, o Papa Leão X, com o propósito de levantar fundos para a construção da basí-lica de São Pedro, a qual é, ainda hoje, um dos monumentos mais releventes de Roma, comissionou, dentre outros, o monge João Tet-zel para a venda de indulgências (uma espécie de certificado de perdão dos pecados concedido pela Igreja). Lutero pregou contra isso, afirmando que somente uma reta relação pessoal com Deus poderia trazer a salvação. E, em 31 de outubro de 1517, afixou su-as para sempre memoráveis No-venta e Cinco Teses na porta da igreja do castelo de Wittenberg,

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 489 | 27 DE OUTUBRO DE 2013

Retrato de Marinho Lutero (Lucas Cranach - 1543)

Page 2: Reforma Protestante? Há · exatos 496 anos, Lutero iniciava um movimento para trazer a ... 28/10 Fábio Tadeu da Rosa Augusto, Filipe Rodrigues da Cruz, Liany Carneiro e

que servia para colocar boletins da universidade em que lecionava. Com esse ato, Lutero deu origem ao maior movimento na igreja cristã, que havia se dis-tanciado das Escrituras e introduzido doutrinas e práticas estranhas.

Considerando que a Reforma Protestante foi um movimento que visou trazer a Igreja à pureza original do cristianismo, segundo as Escrituras, e olhando ho-je o cenário mundial e, em especial, o brasileiro, constatamos que as igrejas evangélicas precisam urgentemente de uma nova reforma.

O corpo de Cristo enfrenta um momento de extrema confusão, perda de iden-tidade e distanciamento de seus fundamentos. As verdades essenciais do evangelho estão ausentes de muitos púlpitos. As igrejas têm crescido em nú-mero, mas diminuído em testemunho; têm aumentado seu poder econômico, mas diminuído seu poder espiritual. Têm gente, têm dinheiro, têm tecnologia, mas não conseguem evangelizar o mundo.

Aos poucos, as igrejas passaram a ser medidas, na maioria das vezes, pe-la quantidade de membros que possuem e pelo valor que arrecadam, e não mais por sua fidelidade ao Senhor Jesus ou pela capacidade de seus mem-bros de levar outros a Cristo. Prosperidade passou na ser evidência da ben-ção de Deus, e não um caminhar diário com o Senhor, evidenciado por um caráter transformado pelo poder do Altíssimo.

Enquanto, no passado, religiosos como John Wycliff, John Huss e Jerônimo Savonarola, dentre outros, foram sentenciados por sua fidelidade ao evange-lho e ao Senhor da Igreja, hoje vemos líderes de diversas denominações cris-tãs sendo sentenciados por práticas que contrariam o evangelho, como cor-rupção, pedofilia, enriquecimento ilícito, abuso sexual etc.

A Igreja precisa urgentemente de um retorno às Escrituras, de uma vida de piedade, de um caminhar diário com Deus, de encher-se do Espírito Santo, de orar mais, de jejuar mais, de ler e testemunhar mais o poder do evange-lho de Jesus Cristo.

É de suma importância reavaliarmos nossa caminhada à luz da Palavra de Deus e sermos fiéis à visão recebida. Como metodistas podemos começar mantendo a visão que foi dada a John Wesley: “Reformar a nação, a come-

çar pela própria Igreja, e espalhar a santidade bíblica so-bre a Terra”.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

Extraído e adaptado do jornal metodista Expositor Cristão.

“ Um dos problemas das igrejas de hoje é o número excessivo de celebridades e a falta de servos. Os obreiros cristãos são tão promovidos que sobra pouco espaço para a glória de Deus.

Warren W. Wiersbe, pastor e teólogo norte-americano

Page 3: Reforma Protestante? Há · exatos 496 anos, Lutero iniciava um movimento para trazer a ... 28/10 Fábio Tadeu da Rosa Augusto, Filipe Rodrigues da Cruz, Liany Carneiro e

MeditaçãoVivendo o evangelho de Cristo na sua forma mais primitiva

“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos cha-mou na graça de Cristo, para outro evangelho; o qual não é outro, se-não que há alguns que vos pertur-bam e querem perverter o evange-lho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema” (Gl 1:6-8).

Desde os primórdios do cristianismo, levantaram-se homens dispostos a transtornar o verdadeiro evangelho de Cristo, inserindo nele as suas inova-ções, e assim o transformando em um outro evangelho.

O Apóstolo Paulo, porém, instrui aos crentes da Galácia sobre a grande verdade de que não existe outro evangelho verdadeiro. E, portanto, ain-da que o próprio Paulo, que lhes havia anunciado primeiramente o evange-lho, ou outro dos apóstolos, ou mesmo que um anjo do céu anunciasse ou-tro evangelho diferente do que já haviam recebido, esse mensageiro seria “anátema”, coisa de nenhum valor.

Ao longo da história da Igreja Cristã, o evangelho sofreu em vários momen-tos alguma transformação e sempre que isso ocorreu ele deixou automati-camente de ser o genuíno evangelho de Cristo. Um exemplo clássico que podemos dar sobre isso é quando da conversão ao cristianismo do impe-rador romano Constantino, o que levou a uma junção entre igreja e Estado e a adesão à nova religião de muitos que na verdade não amavam a Cristo. Isso tudo fez com que o evangelho deles deixasse de ser o evangelho de Cristo para se tornar o evangelho de Roma.

No entanto, todas as vezes que o evangelho de Cristo foi transtornado, Deus despertou homens para retornarem às raízes do verdadeiro evange-lho, homens comprometidos em viver o evangelho de Cristo na sua forma mais primitiva.

Nos dias de hoje, a realidade não é diferente. São inúmeros os que querem modificar o evangelho. A intenção deles aparentemente é boa. Eles querem aperfeiçoar o Reino de Deus, pois a palavra de ordem hoje é evoluir. O que eles não entendem é que o que Deus faz o homem não pode jamais melho-rar, pois os caminhos d’Ele são infinitamente mais altos do que os nossos.

Page 4: Reforma Protestante? Há · exatos 496 anos, Lutero iniciava um movimento para trazer a ... 28/10 Fábio Tadeu da Rosa Augusto, Filipe Rodrigues da Cruz, Liany Carneiro e

Não são poucos atualmente que surgem com teses mirabolantes, teorias complicadas acerca da fé cristã. Mas o conhecimento do mistério do evan-gelho não se alcança por sabedoria; alcança-se por simplicidade: “Naque-la hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e ins-truídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado” (Lc 10:21).

A verdade do Reino de Deus é tão simples que até os leigos podem enten-dê-la. Basta ter fé! Por isso, Paulo nos exorta a não darmos ouvidos aos que procuram nos corromper da verdade e nos apartar da simplicidade do evangelho: “Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cris-to” (2 Co 11:3).

O evangelho dos cristãos primitivos primava pelo amor fraternal, pela co-munhão, e o Senhor Jesus estava no centro. O evangelho de muitos hoje, prima pela ganância, pelo egoísmo e não serve a ninguém a não ser a eles próprios. Não convém que tal evangelho seja o nosso!

Rejeitando os evangelhos modernos e vivendo o evangelho de Cristo na sua forma mais primitiva,

Sidone Gouveia, autor do blog “Meditando na Palavra”

“ Uma das maiores utilidades do Twitter e do Facebook será a de provar no Último Dia que a falta de oração não era por falta de tempo.

” John Piper, pastor batista norte-americano

AvisosPequenos GruposSe você procura comunhão e relacionamento fraterno, não deixe de participar dos PGs. Sua vida, seus testemunhos e suas experiências são fundamentais para que o encontro seja uma benção para todos. Temos encontros às terças, quartas, quintas e sábados. Informe-se e seja abençoado!

Assinatura do “No Cenáculo”Quem tiver interesse em fazer ou renovar a assinatura do devocional diário “No Cenáculo” deve procurar a irmã Delta, até o dia 10 de novembro (um do-mingo). O valor da assinatura anual é de R$ 25,00.

Circulo de Mães em OraçãoNa próxima quinta-feira as 15hs teremos mais um encontro do Círculo de mães em oração de nossa igreja, todos os irmãos e irmãs estão convidados para partilhar desse tempo de intercessão.

Page 5: Reforma Protestante? Há · exatos 496 anos, Lutero iniciava um movimento para trazer a ... 28/10 Fábio Tadeu da Rosa Augusto, Filipe Rodrigues da Cruz, Liany Carneiro e

Aniversariantes27/10 João Felipe do Prado Barbosa;

28/10 Fábio Tadeu da Rosa Augusto, Filipe Rodrigues da Cruz, Liany Carneiro e Rodrigo Rodrigues Marques;

29/10 Silas dos Santos Barbosa;

30/10 Beatriz Lakatos Pereira, Danilo José Sanguin e Flávia Pini;

31/10 Heloísa Helena Pereira de Oliveira, Manoel Gomes de Arrais e Mariana Carneiro.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do An-tônio (irmão da Rosa), do Antônio Ro-cha (tio da Pra. Laura), do Bruno Estrozi, do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Tha-ís), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da Mari-lene, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Pe-nha, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Sílvia, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos seminaristas Edmilson e Michelly;

• Pelos Pequenos Grupos e seus líderes;

• Pelos alvos dos PGs;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

• Pelo 41º. Concílio Regional, que vai acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro de 2013.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Reforma Protestante? Há · exatos 496 anos, Lutero iniciava um movimento para trazer a ... 28/10 Fábio Tadeu da Rosa Augusto, Filipe Rodrigues da Cruz, Liany Carneiro e

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.brwww.facebook.com/

igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (27/10) PRÓX. DOMINGO (3/11)

FECHAMENTO DA IGREJA Murilo Silas

INTERCESSÃO Manuel/Salete Emerson/Maria José

GUARDADOR DOS CARROS Tiago Marcel

MINISTÉRIO INFANTIL Rosa/Mariana Wada/Laura Thaís/Mariana Carneiro

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura Pra. Laura/Manoel

PREGADOR Pr. Tiago Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

programação semanal3ª feira 3ª, 4ª e 5ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração16h30

Encontros dos PgsCulto de Libertação

20hEsc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HorÁrios de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago

Pra. Laura

8h00 – 12hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14h – 17h30Tiago

14hLaura e Tiago -

Noite 20hTiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago