reflexão sobre o desenvolvimento infantil

7
QUESTIONAMENTOS

Upload: orientacoesdidaticas

Post on 04-Jun-2015

1.390 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reflexão sobre o desenvolvimento infantil

QUESTIONAMENTOS

Page 2: Reflexão sobre o desenvolvimento infantil

Esse é o período sensório-motor, caracterizado pela inteligência prática. O mundo é algo a experimentar e conhecer por meio dos órgãos dos sentidos e das ações corporais.

Page 3: Reflexão sobre o desenvolvimento infantil

Presa à experiência imediata, ela necessita da presença dos objetos concretos. Seus esquemas de ação são olhar, agarrar, ouvir, alcançar com a boca ou sentir com a pele

Page 4: Reflexão sobre o desenvolvimento infantil

A primeira coisa a fazer é incentivar o uso da ferramenta mais poderosa, que é o corpo. Por meio dele, a criança entra em contato com texturas, temperaturas e gostos. Outras ações são estimular a linguagem verbal – por meio de histórias e músicas – e a imitação, entendendo a necessidade de reproduzir gestos e falas, procurando valorizar a expressão individual de cada um.

Page 5: Reflexão sobre o desenvolvimento infantil

Ele é principalmente substitutivo e imitativo. Substitutivo porque ela descobre que os objetos, pessoas e ações podem ser trocados ou evocados por outros. Imitativo porque ela entra no universo da ficção: imagina e faz correspondências.

Page 6: Reflexão sobre o desenvolvimento infantil

No faz de conta, a criança realiza um esforço de tradução. Ela não é velha, mas representa esse papel no jogo simbólico. Também não é um bicho, mas pode imitá-lo. Esse fingimento aumenta o repertório das diversas linguagens, como o desenho, a fala, a música e a dança.

Page 7: Reflexão sobre o desenvolvimento infantil

A criança descobre simbolicamente a importância do adulto em sua vida e as diferenças entre ambos. Isso ocorre, por exemplo, quando ela faz de conta que é mãe e repreende o filho. Cabe ao professor, portanto, possibilitar que ela entenda essa assimetria e, ainda que intuitivamente, o valor do adulto.