aula 01 -crescimento e desenvolvimento infantil

33
PEDIATRIA PEDIATRIA Profª Bruna Carvalho

Upload: bruna-carvalho

Post on 02-Jul-2015

3.999 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

PEDIATRIAPEDIATRIA

Profª Bruna Carvalho

Page 2: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

A A pediatriapediatria é a especialidade dedicada é a especialidade dedicada à assistência à à assistência à criançacriança e ao e ao adolescenteadolescente, , nos seus diversos aspectos, sejam eles nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.preventivos ou curativos.

Os aspectos preventivos envolvem Os aspectos preventivos envolvem ações como ações como aleitamentoaleitamento materno, materno, imunizações (imunizações (vacinasvacinas), prevenção de ), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento crescimento e desenvolvimento saudáveis (saudáveis (puericulturapuericultura). ).

Page 3: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

HISTÓRIAHISTÓRIA

Após a metade final do Após a metade final do séculoséculo XIX XIX houve necessidade de maior houve necessidade de maior resolutividade resolutividade médicamédica, pois os índices , pois os índices de mortalidade infantil estavam muito de mortalidade infantil estavam muito altos.altos.

A partir disto surgiu a Pediatria como A partir disto surgiu a Pediatria como uma especialidade.uma especialidade.

Page 4: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Mas houve certas dificuldades para Mas houve certas dificuldades para institucionalizar e reconhecer a especialidade, institucionalizar e reconhecer a especialidade, para tanto os argumentos que foram para tanto os argumentos que foram utilizados é de que para utilizados é de que para criançascrianças deveria deveria haver uma semiologia e uma haver uma semiologia e uma terapêuticaterapêutica voltadas especificamente para voltadas especificamente para criançascrianças. .

Conforme a ampliação da especialização, os Conforme a ampliação da especialização, os pediatras foram se unindo em sociedades,e pediatras foram se unindo em sociedades,e surgiram em locais tais como São Paulo, Minas surgiram em locais tais como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul.Sul.

Page 5: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

1910 1910 fundação da sociedade do Rio fundação da sociedade do Rio de Janeiro de Janeiro apenas 67 sócios. apenas 67 sócios.

1951 1951 nacionalização da sociedade : nacionalização da sociedade : criação da criação da Sociedade Brasileira de Sociedade Brasileira de PediatriaPediatria..

Page 6: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Crescimento Crescimento e e

DesenvolvimeDesenvolvimento Infantilnto Infantil

Page 7: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

CrescimentoCrescimento

Geral Geral aumento do tamanho corporal aumento do tamanho corporal (cessa com o término do aumento em (cessa com o término do aumento em altura).altura).

Amplo Amplo processo dinâmico e contínuo processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o que ocorre desde a concepção até o final da vida, considerando-se os final da vida, considerando-se os fenômenos de substituição e fenômenos de substituição e regeneração de tecidos e órgãos.regeneração de tecidos e órgãos.

Um dos melhores indicadores de saúde Um dos melhores indicadores de saúde da criança.da criança.

Page 8: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

CrescimentoCrescimento

O planejamento familiar, a realização O planejamento familiar, a realização de uma adequada assistência pré-de uma adequada assistência pré-natal, ao parto e ao puerpério, as natal, ao parto e ao puerpério, as medidas de promoção, proteção e medidas de promoção, proteção e recuperação da saúde nos primeiros recuperação da saúde nos primeiros anos de vida são condições cruciais anos de vida são condições cruciais para que o crescimento infantil se para que o crescimento infantil se processe de forma adequada.processe de forma adequada.

Page 9: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Fatores que influenciam o Fatores que influenciam o crescimentocrescimento

O crescimento é um processo biológico, de O crescimento é um processo biológico, de multiplicação e aumento do tamanho multiplicação e aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho celular, expresso pelo aumento do tamanho corporal.corporal.

Todo indivíduo nasce com um potencial Todo indivíduo nasce com um potencial genético de crescimento, que poderá ou genético de crescimento, que poderá ou não ser atingido, dependendo das condições não ser atingido, dependendo das condições de vida a que esteja submetido desde a de vida a que esteja submetido desde a concepção até a idade adulta.concepção até a idade adulta.

Page 10: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Fatores que influenciam o Fatores que influenciam o crescimentocrescimento

Fatores intrínsecos (genéticos, Fatores intrínsecos (genéticos, metabólicos e malformações, muitas vezes metabólicos e malformações, muitas vezes correlacionados, ou seja, podem ser correlacionados, ou seja, podem ser geneticamente determinadas). geneticamente determinadas).

Fatores extrínsecos (a alimentação, a Fatores extrínsecos (a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança).cuidados gerais com a criança).

Page 11: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Fatores que influenciam o Fatores que influenciam o crescimentocrescimento

Com relação ao crescimento linear Com relação ao crescimento linear (estatura), pode-se dizer que a altura final (estatura), pode-se dizer que a altura final do indivíduo é o resultado da interação do indivíduo é o resultado da interação entre sua carga genética e os fatores do entre sua carga genética e os fatores do meio ambiente que permitirão a maior ou meio ambiente que permitirão a maior ou menor expressão do seu potencial menor expressão do seu potencial genético.genético.

Crianças < 5 anos Crianças < 5 anos maior influência dos maior influência dos fatores ambientais.fatores ambientais.

Page 12: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Herança GenéticaHerança Genética

A herança genética é a propriedade A herança genética é a propriedade dos seres vivos de transmitirem suas dos seres vivos de transmitirem suas características aos descendentes.características aos descendentes.

Do ponto de vista do crescimento, a Do ponto de vista do crescimento, a herança genética recebida do pai e da herança genética recebida do pai e da mãe estabelece um potencial ou alvo mãe estabelece um potencial ou alvo que pode ser atingido.que pode ser atingido.

Page 13: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Influência do meio ambienteInfluência do meio ambiente

A influência do meio ambiente ocorre desde a vida A influência do meio ambiente ocorre desde a vida intra-uterina, quando o crescimento é limitado a partir intra-uterina, quando o crescimento é limitado a partir de um certo momento pelo espaço da cavidade intra-de um certo momento pelo espaço da cavidade intra-uterina, até a idade adulta.uterina, até a idade adulta.

Quanto mais jovem a criança, mais dependente e Quanto mais jovem a criança, mais dependente e vulnerável é em relação ao ambiente. Isso faz com que vulnerável é em relação ao ambiente. Isso faz com que condições favoráveis ao crescimento sejam função, condições favoráveis ao crescimento sejam função, não apenas dos recursos materiais e institucionais com não apenas dos recursos materiais e institucionais com que a criança pode contar (alimentação, moradia, que a criança pode contar (alimentação, moradia, saneamento, serviços de saúde, creches e pré-saneamento, serviços de saúde, creches e pré-escolas), mas também dos cuidados gerais, como o escolas), mas também dos cuidados gerais, como o tempo, a atenção,o afeto que a mãe, a família e a tempo, a atenção,o afeto que a mãe, a família e a sociedade como um todo lhe dedicam.sociedade como um todo lhe dedicam.

Page 14: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Crescimento Intra-UterinoCrescimento Intra-Uterino

O período de crescimento intra-uterino é de vital O período de crescimento intra-uterino é de vital importância para o ser humano. É quando se observa importância para o ser humano. É quando se observa maior velocidade de crescimento.maior velocidade de crescimento.

Múltiplas divisões celulares.Múltiplas divisões celulares.

É neste período, de maior velocidade de crescimento, É neste período, de maior velocidade de crescimento, que os riscos externos (agentes infecciosos, mal que os riscos externos (agentes infecciosos, mal nutrição materna, uso pela mãe de tabaco e outras nutrição materna, uso pela mãe de tabaco e outras drogas, insuficiente irrigação placentária, drogas, insuficiente irrigação placentária, enfermidades maternas) de agressão para o feto são enfermidades maternas) de agressão para o feto são maiores, mais graves e com repercussões mais maiores, mais graves e com repercussões mais generalizadas.generalizadas.

Page 15: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Crescimento Intra-UterinoCrescimento Intra-Uterino

O crescimento em comprimento e o peso do O crescimento em comprimento e o peso do feto seguem o mesmo padrão, entretanto, o feto seguem o mesmo padrão, entretanto, o pico da velocidade de ganho ponderal é pico da velocidade de ganho ponderal é atingindo mais tarde, por volta da 32ª atingindo mais tarde, por volta da 32ª semana (terceiro trimestre). semana (terceiro trimestre).

Entre a 34ª e a 36ª semana, a velocidade de Entre a 34ª e a 36ª semana, a velocidade de crescimento do feto começa a diminuir crescimento do feto começa a diminuir devido a influência do espaço da cavidade devido a influência do espaço da cavidade uterina que vai se tornando completamente uterina que vai se tornando completamente ocupado.ocupado.

Page 16: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Peso ao nascerPeso ao nascer

Melhor indicador que retrata o que Melhor indicador que retrata o que ocorre durante a fase fetal.ocorre durante a fase fetal.

Prematuridade e/ou déficit de Prematuridade e/ou déficit de crescimento intra-uterino crescimento intra-uterino baixo baixo peso ao nascer.peso ao nascer.

Peso < 2500g.Peso < 2500g.

Page 17: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Fatores de risco para baixo Fatores de risco para baixo peso ao nascerpeso ao nascer

Fumo;Fumo; Álcool e outras drogas;Álcool e outras drogas; Hipertensão arterial;Hipertensão arterial; Doenças infecciosas e crônicas;Doenças infecciosas e crônicas; Doenças sexualmente transmissíveis;Doenças sexualmente transmissíveis; Estado nutricional da gestante;Estado nutricional da gestante; Curto intervalo interpartal (menor do que dois Curto intervalo interpartal (menor do que dois

anos);anos); Elevada paridade;Elevada paridade; Idade materna (<19 anos e >35 anos);Idade materna (<19 anos e >35 anos); Gestação múltipla;Gestação múltipla; Anomalias congênitas.Anomalias congênitas.

Page 18: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Crescimento Pós-NatalCrescimento Pós-Natal

A velocidade de crescimento pós-natal A velocidade de crescimento pós-natal é particularmente elevada até os dois é particularmente elevada até os dois primeiros anos de vida com declínio primeiros anos de vida com declínio gradativo e pronunciado até os cinco gradativo e pronunciado até os cinco anos de idade.anos de idade.

Primeiros dias de vida perda de 10% Primeiros dias de vida perda de 10% do seu peso de nascimento.do seu peso de nascimento.

Aos 10 dias recupera peso de Aos 10 dias recupera peso de nascimento.nascimento.

Page 19: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Classificação do Período Classificação do Período InfantilInfantil

Recém – nascido: 0 a 28 diasRecém – nascido: 0 a 28 dias Lactente: 29 dias a 2 anosLactente: 29 dias a 2 anos Pré – escolar: 3 a 5 anosPré – escolar: 3 a 5 anos Escolar: 6 a 10 – 11 anos (meninas)Escolar: 6 a 10 – 11 anos (meninas)

6 a 12 – 13 anos (meninos)6 a 12 – 13 anos (meninos) Adolescente: 10 / 11 anos – 18 anos (meninas)Adolescente: 10 / 11 anos – 18 anos (meninas)

12 / 13 anos – 18 anos (meninos)12 / 13 anos – 18 anos (meninos)

Page 20: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Ganho ponderalGanho ponderal

1º trimestre: 25 - 30g/dia;1º trimestre: 25 - 30g/dia; 2º trimestre: 20 – 25g/dia;2º trimestre: 20 – 25g/dia; 3º trimestre: 15 – 20g/dia;3º trimestre: 15 – 20g/dia; 4º trimestre: 10 – 15g/dia.4º trimestre: 10 – 15g/dia.

Page 21: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Ganho ponderalGanho ponderal

4-5 meses: dobra de peso;4-5 meses: dobra de peso; 1 ano: triplica de peso;1 ano: triplica de peso; 2 anos : quadruplica o peso;2 anos : quadruplica o peso; Durante segundo ano: ganho de 2,5kg;Durante segundo ano: ganho de 2,5kg; Pré-escolar: Pré-escolar: ganho de ganho de 2kg/ano;2kg/ano; Escolar: 3,5kg/anoEscolar: 3,5kg/ano..

Page 22: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

EstaturaEstatura

Nascimento: 45 - 50 cmNascimento: 45 - 50 cm Primeiro semestre : ganho de 15 cm;Primeiro semestre : ganho de 15 cm; Segundo semestre: ganho de 10 cm;Segundo semestre: ganho de 10 cm; Durante segundo ano: ganho de 12 cm;Durante segundo ano: ganho de 12 cm; Aos 4 ano : atinge +/- 1 metro de altura;Aos 4 ano : atinge +/- 1 metro de altura; Pré-escolar: ganho de 6-8cm;Pré-escolar: ganho de 6-8cm; Escolar: ganho dEscolar: ganho de e 6cm/ano;6cm/ano; Adolescentes: ganho de 8-10 cm.Adolescentes: ganho de 8-10 cm.

Page 23: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Perímetro CefálicoPerímetro Cefálico

Ao nascimento: 33 – 37 cm;Ao nascimento: 33 – 37 cm; Primeiro ano: aumePrimeiro ano: aumentonto de 12 cm; de 12 cm; Segundo ano: aumento de 2 cm;Segundo ano: aumento de 2 cm; Aos 5 anos: atinge cerca de 50 - 51 Aos 5 anos: atinge cerca de 50 - 51

cmcm;; Aos 12 anos: 53-54 cm ( tamanho do Aos 12 anos: 53-54 cm ( tamanho do

adulto).adulto).

Page 24: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

FontanelasFontanelas

Anterior (bregmática) Anterior (bregmática) – Ao nascimento: 4 – 6 cm (maior Ao nascimento: 4 – 6 cm (maior

diâmetro);diâmetro);– Fechamento: 8 – 18 meses.Fechamento: 8 – 18 meses.

Posterior (lambdóide)Posterior (lambdóide)– Ao nascimento: 1 – 2 cm (menor Ao nascimento: 1 – 2 cm (menor

diâmetro);diâmetro);– Fechamento: 2 – 6 meses.Fechamento: 2 – 6 meses.

AVALIAR: TENSÃO E ABAULAMENTOAVALIAR: TENSÃO E ABAULAMENTO

Page 25: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento Desenvolvimento NeuropsicomotorNeuropsicomotor

Page 26: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

IdadeIdade EventoEvento

RNRN Reflexos subcorticaisReflexos subcorticais

1 mês 1 mês Fixa o olhar, segue com os Fixa o olhar, segue com os olhos olhos

2 meses2 meses Sorriso social, reconhece os Sorriso social, reconhece os paispais

3 meses3 meses Sustenta a cabeça, tenta Sustenta a cabeça, tenta alcançar objetos alcançar objetos

4 meses4 meses Segura objetosSegura objetos

5 meses5 meses Gira sobre o abdomeGira sobre o abdome

6 meses6 meses Senta com apoio Senta com apoio

7 meses7 meses Preensão palmar     Preensão palmar    

8 meses8 meses Pinça digital Pinça digital

9 meses9 meses Fica sentado sem apoio Fica sentado sem apoio

10 meses10 meses Engatinha Engatinha 

11 meses11 meses Fica de pé e anda com Fica de pé e anda com apoio apoio

12 a 14 meses12 a 14 meses Anda sem apoioAnda sem apoio

Page 27: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

ReflexosReflexos

REFLEXO DE PREENSÃO PALMARREFLEXO DE PREENSÃO PALMAR

REFLEXO DE BABINSKYREFLEXO DE BABINSKY

REFLEXO DA SUCÇÃOREFLEXO DA SUCÇÃO

REFLEXO DE MOROREFLEXO DE MORO

REFLEXO DE MARCHA (PASSO)REFLEXO DE MARCHA (PASSO)

Page 28: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Curvas de Curvas de CrescimentoCrescimento

Page 29: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Gráficos - MeninosGráficos - Meninos

http://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_omshttp://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_oms/peso_por_idade_meninos_percentis.pdf/peso_por_idade_meninos_percentis.pdf

http://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_omshttp://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_oms/peso_por_comprimento_meninos_percentis.pdf/peso_por_comprimento_meninos_percentis.pdf

http://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_omshttp://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_oms/peso_por_estatura_meninos_percentis.pdf/peso_por_estatura_meninos_percentis.pdf

Page 30: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Gráficos - MeninasGráficos - Meninas

http://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_omshttp://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_oms/peso_por_idade_meninas_percentis.pdf/peso_por_idade_meninas_percentis.pdf

http://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_omshttp://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_oms/peso_por_comprimento_meninas_percentis.pdf/peso_por_comprimento_meninas_percentis.pdf

http://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_omshttp://nutricao.saude.gov.br/documentos/graficos_oms/peso_por_estatura_meninas_percentis.pdf/peso_por_estatura_meninas_percentis.pdf

Page 31: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Fatores Extrínsecos que Fatores Extrínsecos que influenciam o crescimentoinfluenciam o crescimento

Alimentação; Alimentação; Infecções;Infecções; Higiene;Higiene; Cuidados gerais com a Cuidados gerais com a

criança.criança.

Page 32: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Vídeo – Crescimento e Vídeo – Crescimento e Desenvolvimento Desenvolvimento

InfantilInfantil http://www.youtube.com/watch?v=aFphttp://www.youtube.com/watch?v=aFp

kV3n1l88&feature=relatedkV3n1l88&feature=related

Page 33: Aula 01 -Crescimento e Desenvolvimento Infantil

FIM!!!!