recuperação da praia dos estudantes - cienciaviva.pt · escola secundária joão de deus - faro...

19
Escola Secundária João de Deus - Faro Recuperação da Praia dos Estudantes Alunos: Alexandra Silva, Ana Luísa Fernandes, João Mendonça e Daniel Chora, 11º B, Professora: Anabela Vaz Trabalho apresentado na Universidade de Lisboa, 26 de abril de 2016, Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16

Upload: lamdung

Post on 23-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Escola Secundária João de Deus - Faro

Recuperação da Praia dos Estudantes

Alunos: Alexandra Silva, Ana Luísa Fernandes, João Mendonça e Daniel

Chora, 11º B,

Professora: Anabela Vaz

Trabalho apresentado na Universidade de Lisboa, 26 de abril de 2016,

Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16

Dinâmica da Ria Formosa

Decreto-Lei nº 384-B/99, de 23 de setembro Cria a Zona de Proteção Especial para Aves Selvagens “Ria Formosa” (esta ZPE integra diretamente a Rede Natura 2000).

Lista de Sítios da Convenção de Ramsar (zonas húmidas de importância internacional): “Ria Formosa” (24 de novembro de 1980). Projeto Life+ MarPro - Conservation of Marine Protected Species in Mainland Portugal (2011-2015).

A Ria Formosa

• A Ria Formosa é uma área lagunar situada na região central do Algarve. É uma das áreas mais sensíveis do litoral português

onde a pressão antrópica das últimas décadas descaracterizou por completo esta estreita faixa de areias sendo urgente repor

as suas características naturais, aplicando um padrão de ocupação racional nesta faixa do litoral. Pelo Decreto nº 45/78,

de 2 de Maio passou a Reserva Natural da Ria Formosa.

A Praia dos Estudantes

• A praia dos estudantes foi, no início do séc. XX uma praia muito conhecida pelos alunos do liceu, que na primavera/verão a frequentavam. A praia localizava-se perto do Chalé das Canas e do Bom João e ficava a 1 km do liceu, no território litoral interior da Ria Formosa.

Localização Geográfica

Entrevista • A praia dos estudantes tinha muitas pessoas a frequentá-la? -Sim, havia algumas pessoas a frequentá-la, principalmente estudantes do liceu, levavam também umas lancheiras para passar lá a tarde para conviver. • O facto de se chamar praia dos estudantes é porque iam estudantes, certo? -Sim, atribuíram esse nome por isso mesmo. • Como é que era a praia dos estudantes? -A praia dos estudantes tinha uma “língua” de areia com aproxima- damente 200 metros que desapareceu. E havia um Moinho de Maré que com o passar do tempo deixou de funcionar.

Entrevistado: Sr.º Francisco José Tavares Ferreira

Entrevista ao Comandante da Capitania

Qual foi o impacto ambiental do novo porto de Faro a norte do mesmo? - “Nós não temos resposta para esta pergunta, pois o nosso dever e combater a poluição e manter a segurança marítima.” Quantos navios atracam, em media por mês/ano, no porto novo e a média de tonelagem bruta? - “Em média por mês/ano atracam 7 navios com cerca de 380 toneladas (cimento, e pontualmente gado.)” Que outras informações nos poderá dar sobre o impacto das dragagens nos canais da ria, nos territórios que circundam a ria junto a Faro? - “Não possuo informação sobre essa questão. Mas poderão dirigir-se à Agência Portuguesa do Ambiente.”

Trabalho com apoio da investigadora do CIMA-UALG

• Depois destas entrevistas, e uma vez que não conseguimos a entrevista com a ARH, a professora Susana Costas do CIMA - UALG , que trabalhou connosco colocou a seguinte hipótese:

- A areia branca e o moinho de maré deixaram de funcionar em consequência

da redução do fluxo de maré provocado

pela construção do porto novo de Faro.

Este, ao ter fechado o canal direto à praia

dos estudantes, reduziu a circulação de

água em quantidade e velocidade, o que

provocou a deposição dos sedimentos

lodosos que hoje cobrem este local.

RESOLVEU-SE O ENIGMA? Sim, parece-nos compreensível e as entrevistas confirmaram a hipótese.

O desaparecimento da praia de Faro deveu-se a uma obra humana – infraestrutura portuária, de grande valor económico para a época.

Posteriormente, o facto de terem colocado uma saída das águas pluviais da cidade no mesmo local, aumentou a sedimentação, com lamas, no local e reduziu a qualidade das águas;

Seguiu-se o abandono do local, com um despejo de desperdício de construção e de pneus, uma forma dos moradores clandestinos assegurarem a manutenção do litoral.

A observação de uma carta antiga que a prof. Susana Costas nos cedeu,

também revela a evolução dos canais

Mapa de 1885

Proposta de requalificação

• Pensámos neste tema com o objetivo de Faro voltar a ter uma praia e, neste caso, através da requalificação da praia dos estudantes.

• Criação de uma praia de fácil acesso, para as pessoas com pouca mobilidade ou pouco tempo, evitando o gasto de dinheiro em gasolina e no tempo para deslocação à praia mais próxima na ilha de Faro (10km aproximadamente).

• Propomos o alargamento da praia, pois hoje em dia há mais população em Faro (60 mil habitantes aproximadamente). Pretendíamos também que a praia tivesse infraestruturas de apoio de praia.

Aspetos Positivos • O tempo que se demora da cidade à praia de Faro é muito grande,

quer de carro, quer de autocarro ou barco da carreira, agravando-se com o trânsito de Verão. Pretendíamos então evitar esse tempo com a reconstrução da praia para poder estar “mais à mão” das pessoas.

• Evitar a falta de lugar constante como na praia de Faro ou seja construção de parques de estacionamento de maneira a que a pessoa pague pelo lugar, com um tempo definido e, assim, além de poder haver mais lugares de estacionamento, ainda as pessoas ajudavam para a melhoria da praia ou seja esse dinheiro era aproveitado para ajudar no pagamento da praia.

• Criação de Cafés, Balneários, casas de banho, caixotes de lixo para manter a praia limpa e existência de Nadadores Salvadores (praia vigiada para a proteção dos banhistas).

Quem sabe se mais tarde a praia não poderá ter a bandeira azul.

Aspetos Positivos

Aspetos Negativos

• Falta de dinheiro ou suporte financeiro para ajudar na requalificação e renovação da praia.

• Poderá sempre haver um descontentamento por parte dos moradores locais, porque não querem mudanças.

• Demora na aprovação do projeto da requalificação da praia.

Resolução dos aspetos negativos

Suporte financeiro:

• Neste aspeto, pretendíamos arranjar algum financiamento através de doações dos cidadãos e mecenas, parcerias empresariais e através da candidatura ao Polis.

• Também o pagamento do estacionamento e a parceria ou aluguer para os cafés e restaurantes locais, contribuiria para a manutenção da praia.

• Salários para os trabalhadores.

• Pagar as dragagens e deposição de areias e a alteração do local de drenagem das águas pluviais da cidades.

Processo de realojamento dos moradores

• Neste aspeto teríamos que chegar a um acordo com os moradores locais para realojamento noutro lugar. Haverá sempre algum descontentamento por parte dos moradores que depois a Câmara tentará resolver o melhor possível.

Demora na construção da praia

Este processo iria implicar:

• Demolição de casas atuais;

• Construção de novas vias de comunicação tanto terrestres como marítimas;

• Construção de parques de estacionamento.