revista de praia em praia - dez jan 2013

24
De Praia em Praia 1 Praia Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba REVISTA em Informativo Diocesano - Ano 15 - Nº 181 - Dez/Jan 2011/2012 www.diocesecaraguatatuba.com.br Foto: Terezinha Amaro

Upload: diocese-caraguatatuba-revista-de-praia-em-praia

Post on 05-Mar-2016

235 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Chegamos ao final de mais um ano. Quem bom olharmos para as páginas passadas de nossa agenda e ver o quanto pudemos produzir, graças às bênçãos de Deus. Se nos faltou fôlego, saúde, entusiasmo... se nos faltou páginas para acrescentar atividades.... por tudo isso, ainda assim, devemos agradecer e porque não, repensar. O tempo do Advento, período de espera que nos prepara para a grande chegada, nos ajuda a reavaliar atitudes, renovar forças, recriar momentos de convívio com a comunidade e com a família. E falando em renovação, tivemos nossas assembléias paroquiais e diocesana, que nos apontaram não novos caminhos, mas caminhos novos para melhor conduzir nossa ação evangelizadora e missionária, afinal, como diz a música de Beto Guedes, “a lição sabemos de cor só nos resta aprender...”, ou quem sabe, só nos resta fazer a lição de casa...

TRANSCRIPT

Page 1: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia1

Praia

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião UbatubaCaraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

REVISTA

em

Informativo Diocesano - Ano 15 - Nº 181 - Dez/Jan 2011/2012 www.diocesecaraguatatuba.com.br

Foto: Terezinha Amaro

Page 2: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia2

Índice

Diretor - Dom Antonio Carlos Altieri, Bispo Diocesano

Jornalista Responsável e Editora - Denise Peixoto MTB: 65539 SP Colaboração Equipe Pascom/Pastorais

Revisão Pe. Douglas Franco Machado Fotos Jc Curtis Maurilio Alves - Pascom - Paroquias - St Comunicação

Proj. Gráfico e Diagramação - Richard Lippi

Produção Gráfica Editora Imperial - (3966-1212) Tiragem 10.000 exemplares

Cúria Diocesana R. Santos Dumont, 100 - Centro - C. Postal 215 Caraguatatuba/SP - CEP 11660-290 Tel.

(12) 3883-4888CNPJ 03.167.725/0001-67 / BOLETIM INTERNO email: [email protected]

Expediente

Chegamos ao final de mais um ano. Quem bom olharmos para as páginas passadas de nossa agenda

e ver o quanto pudemos produzir, graças às bênçãos de Deus. Se nos faltou fôlego, saúde, entusiasmo... se nos faltou pági-nas para acrescentar atividades.... por tudo isso, ainda assim, devemos agrade-cer e porque não, repensar.

O tempo do Advento, período de es-pera que nos prepara para a grande che-gada, nos ajuda a reavaliar atitudes, reno-var forças, recriar momentos de convívio com a comunidade e com a família.

E falando em renovação, tivemos

“Saiba discernir o momento de ouvir do momento de falar.

Espere sua vez. Paciência. Palavras ditas na calmaria,

têm mais força.” (Gabriel Chatila)

nossas assembléias paroquiais e diocesa-na, que nos apontaram não novos cami-nhos, mas caminhos novos para melhor conduzir nossa ação evangelizadora e missionária, afinal, como diz a música de Beto Guedes, “a lição sabemos de cor só nos resta aprender...”, ou quem sabe, só nos resta fazer a lição de casa.

Nessa edição de Natal e já de Ano Novo, aproveitamos para cumprimen-tar e agradecer todos os colaboradores que durante todo o ano, animados pela grande comunicadora Nossa Senhora, fizeram chegar a tantas pessoas infor-mações de nossas paróquias e Diocese através da desta nossa Revista e das Re-des Sociais.

Que 2012 seja um ano de muito tra-balho, de muita parceria e compromisso com aquilo que nos move: o amor a Deus Pai, ao Filho Jesus Cristo e a força do Es-pírito Santo.

Palavrado Pastor

Os desafios de uma organização paroquial

Multirão Diocesanode Missão

EnsinoReligioso

5 anos de Episcopado

Assembléia Diocesana

Notícias Paroquiais

Presépio e “Gaiato”

Page 3: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia3

Queridos Irmãos e amigos,

“Então é Natal...As inúmeras religiões existentes

cultuam um Deus poderoso, cheio de glória... Sim o cristianismo con-corda que Ele é também isso, mas é infinitamente e incomprensível-mente mais ! Ele marca a sua reve-lação em Jesus Cristo que nasce na gruta de Belém ... onde se revela humilde e modesto !!! Tudo indi-ca que Deus está mais interessado em ser conhecido assim: humilde e modesto, mais do que como cria-dor onipotente... pois no NATAL Deus se manifesta a nós como re-almente é (cf. Hb 1,3)

O Concílio Vaticano II, cujo cinqüentenário estamos para ce-lebrar, nos diz em seu documento Dei Verbum que em Jesus Cris-to Deus nos revelou de maneira mais clara e direta aquilo que realmente é ! Ele se aproxima de nós no sorriso de uma crian-

ça, assim descobrimos que diante de Deus não precisamos ter medo. Deus não se interessa em primeiro lugar pelo poder e não faz questão de ser adorado como poderoso. O fato é que Ele se fez pequeno e se aniquilou (cf Fl. 2,5-8, entregando--se a nós como criança que supli-ca pelo nosso amor ! Deus é e se revela assim ! Para Ele há apenas uma coisa que conta: O AMOR. Deus manifestou-se como criança para compreendermos que os seus caminhos não são os caminhos do poder, mas da ternura e do amor... Ora, se Deus se revela dessa ma-neira, deixando de lado as instân-cias do prestígio e do poder, como é que podemos nós recorrer a tais mecanismos na convivência social, na vida pública ou religiosa ?

Deus se mostra a nós como criança a fim de que percamos o medo Dele e o amemos ! Mas... ao invés de amá-lo é possível também outra atitude: rejeitá-lo, pisá-lo e até matá-lo ! O Papa Bento não nos tem mostrado as sociedades que inescrupulosamente negam a Sua presença e os Seus ensinamen-tos ?

“Se não vos converterdes e não vos tornardes como uma criança, não entrareis no Reino dos céus”... Eis a grande e controvertida ver-dade que tantas vezes, no decorrer da história, foi esquecida... Vamos neste Natal assumir o compromis-so de, no desempenho fiel de nos-sa ação de discípulos missionários, sermos os sinais e portadores des-se mistério de Amor a todos os que nos são confiados ?

Quero também dirigir-me parti-cularmente aos nossos sempre bem vindos Turistas: - “Venham... e des-cansem um pouco” !... (Mc. 6,31)

- Muita gente aproveita este tempo (do Natal ao Carnaval) para

realizar suas merecidas férias. Sem dúvida, ninguém e de ferro! Todos precisamos de uma paradinha de reabastecimento em todos os sen-tidos. Embora nem todos, infeliz-mente, tenham o privilégio, muitos se dirigem à Serra enquanto outros preferem o Mar. Alguns lêem bas-tante, muitos ouvem música en-quanto se distendem nas areias sob o sol das horas saudáveis, outros preferem o silêncio das palavras cruzadas, ou um papinho descon-traído com novas amizades, etc.

Estamos muito contentes em recebê-los neste tempo de suas merecidas férias e lhe oferece-mos cordialmente a nossa fraterna e amiga acolhida ! Contudo, nós aqui do Litoral Norte, sabemos por experiência, muitas vezes dolorosa, que neste tempo de férias ocorrem muitos abusos. Alguns não sabem se distender, se divertir sadiamen-te e transformam o descanso mere-cido em fonte de faltas, exageros, bebedeiras, transas e infidelidades matrimoniais, brigas, nudismo, etc.

Tudo isso e muito mais acon-tece sempre que nos afastamos e nos esquecemos de Deus... sem Ele toda a alegria é fugaz e inconse-quente.

Enquanto esperamos que pos-sam encontrar junto à natureza a renovação de suas energias e a oca-sião para se encontrarem consigo mesmos colocamo-nos à disposição de vocês como “Igreja Irmã”, ofe-recendo-lhes o serviço dos nossos padres, diáconos e ministros nas nossas diversas Paróquias e Comu-nidades, (a maioria em construção, uma vez que somos uma diocese nova) a fim de que possam se en-contrar com Deus e consolidarem o compromisso na construção de um mundo de Paz, Justiça e de Amor !

Com afeto fraterno e no desejo de servir,

+ Antonio Carlos Altieri, sdb Bispo Diocesano

3Dezembro/Janeiro 2011/2012

Page 4: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia4

Coordenadores e Multiplicadores da PPI realizaram encontro no mês de Novembro, em São Paulo. Um dos objetivos é avaliar os trabalhos reali-zados em 2010 e 2011. A Coordena-dora Estadual Albertina Felice, avaliou

Pastoral da Pessoa Idosa participa Encontro Estadual

como positivos os trabalhos que se for-talecem nas 38 Dioceses do Estado de São Paulo. Atualmente, a PPI conta com a colaboração de 2,8 mil líderes comu-nitários e 19 mil pessoas atendidas. A diocese de Caraguatatuba esteve repre-

sentada pelo coordenador da Catedral Divino Espírito Santo, Eduardo Fedelle.

O Brasil está no meio de uma profunda transformação sócio-econômica. A mortalidade começou a cair e a expectativa de vida aumentou de 50 para 73 anos. Em 2010 os idosos já eram 19,6 milhões e representam 10,2% da população.

Fonte:Relatório Banco Mundial LAC

Você sabia?

A sub Região de Aparecida realizou em 6 de novembro o Encontro de Litur-gia reunindo cerca de 120 participantes das 5 dioceses. O assessor para Forma-ção do documento Verbum Domini , Dom Benedito, bispo de Lorena, destacou sobre a participação da liturgia que deve ser ativa, externa e interna, conscien-te, plena e comprometida. Outro aspecto foi a importância do Lectio Divino (leitura orante da bíblia) como fonte de fortalecimento espiritual. Da diocese de Caraguatatuba participaram 14 pessoas entre elas o assessor diocesano, Pe. Douglas Franco Machado.

Encontro de Liturgia

O Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) realizou sua 33ª Assembléia das Igrejas Particulares, em Itaici, Indaiatuba (SP), O encontro teve iní-cio com o tema “Conversão Pastoral e Implicação na Nova Evangelização, à luz das Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja do Brasil”. Em três dias de atividades, os parti-cipantes, reunidos em grupos de re-flexão, apresentaram as propostas concretas de ação para as Dioceses do Regional Sul 1. Dentre elas desta-cam-se: estado permanente de Mis-são; juventude como protagonista da missão; iniciação à Vida Cristã; seto-rização paroquial e formação sobre a Palavra de Deus.

Assembléia das Igrejas

Com o tema “A Comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil” , uma re-flexão sobre o Estudo 101 da CNBB, o encontro acolheu cerca de 80 agentes comunicadores na cidade de Jundiaí (SP), assessorado pelo Pe. Evaldo de

17º Regional da PASCOM reúne 80 participantesSouza, missionário redentorista e di-retor de produção da Rede Aparecida, que afirmou que a PASCOM deve ser uma pastoral que dá força orgânica as demais pastorais existentes na Igreja, com o desafio de trabalhar na socieda-

de midiática (de informa-ção). Dom José Moreira de Melo, bispo referencial da PASCOM no Regional Sul 1 esteve presente des-tacando a importância de um trabalho apoiado pelas Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora. A Diocese de Caraguatatuba foi re-presentada pela coordena-dora diocesana Nara Ruiz e outras agentes paroquiais da Par. N Sra das Dores e Imaculada Conceição.

Noticias Paroquiais

Sem. Carlos Alberto, Dom Altieri, Julio Cesar e Pe Sergio Lúcio - Dioc. de Caragua

Page 5: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia5

“Sim, no mundo há muito mal, há uma batalha permanente entre o bem e o mal e parece que o mal seja mais forte. Não! Mais forte é o Senhor, o nosso ver-dadeiro Rei e sacer- dote, Cris-to, porque comba-te com a força de Deus e, apesar de todas as coisas que nos fazem duvidar do êxito positivo da his-tória, vence Cristo e vence o bem, vence o amor, não o ódio.

Gostaria de re-novar a todos o convite a rezar mais com os Salmos, utili-zar a Liturgia das Ho-ras, as Laudes pela manhã, as Véspe-ras ao final da tar-de, as Completas antes de dormir. A nossa relação com Deus não po-derá deixar de ser enriquecida no co-tidiano caminho rumo a Ele, realizado com maior alegria e confiança. Sobre o 109 (110), a tradição da Igreja o coloca como um dos textos messiânicos mais signi-ficativos. O rei cantado pelo Salmista é Cristo, o Messias que instaura o Reino de Deus e vence as potências do mundo, é o Verbo gerado pelo Pai antes de toda a criatura. O evento pascal de Cristo torna-se, assim, a realidade a que o Sal-mo convida a olhar, olhar a Cristo para compreender o sentido da verdadeira realeza, viver no serviço e no dom de si,

Jesus é vencedor na batalha entre o bem e o mal.

e salvação a todos os homens. E também nós, tornados, por graça de Deus, ‘raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa’ (cfr 1 Pe 2,9), poderemos chegar com alegria às fontes da salvação

(cf. Is 12,3) e proclamar a todo o mun-do as

maravilhas d’Aquele que nos ‘chamou das trevas à sua luz maravilhosa’ (cf. 1 Pe 2,9)”.

“Assenta-te à minha direita, até que eu faça de teus inimigos o escabelo de teus pés” (Sl 109,1).

Essa glorificação do rei foi assumida pelo Novo Testamento

como profecia messiânica; por isso, o versículo

está entre os mais usados pelos au-

tores neotes-tamentários. Jesus mesmo menciona este versículo a

propósito do Messias, para

mostrar que o Messias é mais que Davi, é o Senhor de Davi. Entre o

rei celebrado no Salmo e Deus

existe uma relação inseparável, pois os dois gover-

nam em conjunto. “O exercício do poder é um encargo que o rei recebe di-

retamente do Senhor, uma responsabi-lidade que deve viver na dependência e na obediência, tornando-se assim sinal, no interior do povo, da presença pode-rosa e providente de Deus.

Ao concluir este ciclo de catequeses sobre a oração no Saltério, convido-vos a rezar sempre mais com os salmos, para assim enriquecerdes a vossa relação diá-ria com Deus. E que as suas bênçãos des-çam sobre vós e vossas famílias!”.

Papa Bento XI

em um caminho de obediência e amor levado “até o fim” (cf. Jo 13,1 e 19,30).

Rezando com este Salmo, peçamos portanto ao Senhor para poder proceder também nós em seus caminhos, no segui-mento de Cristo, o Rei Messias, dispos-tos a subir com Ele o monte da cruz para chegar com Ele à glória, e contemplá-lo sentado à direita do Pai, rei vitorioso e sacerdote misericordioso, que dá perdão

Page 6: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia6

Diocesanas

No sábado 26 de novem-bro a Diocese de Caragua-tatuba sediou o encontro de lideranças da SubRegião de Aparecida com o objetivo de apresentar os trabalhos rea-lizados ao longo do ano e de propor uma reflexão acerca da importância da Pastoral Vocacional em todas as dioce-ses. Neste mesmo dia, no en-

Envio de Seminaristas na Concentração Vocacional

cerramento do encontro com a Santa Missa presidida por Dom Antonio Carlos Altieri, foi possível celebrar a alegria do envio para o Seminário Maior Beato Jose de Anchieta, de três jovens Lucas, Luis e Rodrigo que ao longo do ano de 2011, participaram da experiência do convívio propedêutico e que, amadurecidos na fé, nas

habilidades pessoais visando um maior conhecimento de si mesmo. O padre Douglas Fran-co Machado, formador, os apresentou como preparados

para dar mais uma passo em sua caminhada vocacional, ini-ciando seus estudos filosóficos, uma das etapas fundamentais da formação sacerdotal.

Dia 22 de Outu-

bro, aproximadamente 300 pessoas, entre elas admi-radores e professores, par-ticiparam da palestra com professor Gabriel Chalita. O encontro, organizado pela Pastoral da Educação que

CLICK

Encontro de Educadores

tem agora como novos as-sessor e coordenador o Se-minarista Carlos Alberto Silva e Jairo Araujo Lopes, acon-teceu na Catedral Divino Espírito Santo e teve como tema Educação aos valores em mudança de época. A

palestra contou com a pre-sença do bispo diocesano Dom Antonio Carlos Altieri, que recebeu também uma homenagem por parte do palestrante e amigo, com a canção “Amigo” de Roberto Carlos.

O Núcleo Litoral Norte da Conferência dos Religiosos do Brasil elegeu, na última reunião, a nova coordenação. Responde pela presidência a Ir.Maria Salete Leite Prado, serva de Santa Terezinha. A nova secretária passa a ser a Ir. Margarita Araujo, religiosa Canossiana e a tesoureira, Ir. Celeste Correa- Ir. de N.Sra.do Cenáculo.

Nova diretoriaFundado pela madre Maria Tereza de Jesus

Eucarístico, o Instituto das Pequenas Missioná-rias de Maria Imaculada comemorou no mês de novembro 75 anos de fundação. As religiosas celebraram com Missa e um almoço onde esti-veram presentes o prefeito de São Sebastião Er-nane Primazzi, acompanhado da primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi e Pe. Ales-sandro H Coelho, Vigário Geral. Também esti-veram presentes os freis Pedro e Carlos, ambos do convento de Nossa Senhora do Amparo.

A Congregação Pequenas Missionárias de Maria Imaculada trabalha em quatro hospitais da região, além de creches, centros de forma-ção e missões humanitárias. São atualmente cerca de 900 religiosas.

Bodas

Page 7: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia7

Formação

O acordo entre o governo brasilei-ro e a Santa Sé, Decreto nº 7.107, de 11 de Fevereiro de 2010 com status de convenção internacional confirma a personalidade jurídica internacio-nal soberana da Santa Sé, reconhece o direito de desempenhar sua missão apostólica garantindo o exercício pú-blico de suas atividades e reafirma a personalidade jurídica da Igreja Cató-lica e de todas suas instituições ecle-siásticas em conformidade com o Di-reito Canônico observado a legislação brasileira.

Em se tratando de observância as leis brasileiras, a igreja desde e sempre participa das conquistas do povo bra-sileiro e se preocupa estar em conso-nância com o ordenamento jurídico dando suporte e qualificando seus membros, os seminaristas, sacerdo-tes e leigos para administração dos bens temporais da igreja, dentro da legalidade, com eficiência e eficácia, ética e transparência.

A gestão eclesial envolve duas si-tuações: administrar o simbólico e o material, para isso os sacerdotes con-tam com a ajuda dos leigos cada um com sua competência, nessa palestra procuro demonstrar que nosso único objetivo é a manutenção e desenvol-vimento do processo de evangeliza-ção e pastoral, abordando de forma simples e didática as obrigatoriedades fundamentadas no Direito Canônico e legislação civil.

O desafio de organizar o serviço de administração paroquial é atribuição e competência dos sacerdotes e lei-

ricórdia, os Patronatos e, são uma rea-lidade no dia a dia do trabalho pastoral e evangelizador de nossas paróquias, tanto que em caso de sua existência devem integrar o CPP – Conselho Pas-toral Paroquial.

A necessidade de incentivar nossas paróquias para uma gestão democrá-tica e participativa requer ainda com mais tempo abordar assuntos como, por exemplo: as relações de trabalho entre serviço remunerado e volunta-riado, a necessidade de driblar o im-proviso através da elaboração de bons projetos, imunidade de impostos, arti-culação e comunicação institucional, consciência educativa de buscar as-sessoria de profissionais qualificados e ciosos em diferentes áreas, cuidados na constituição de entidades sem fins lucrativos, Pastoral da Comunicação como elo e fazendo comunicação e outros assuntos que fazem parte da gestão paroquial.

A igreja católica é a maior organi-zação caritativa do planeta trazendo alívio e conforto para aqueles que pre-cisam e a Diocese de Caraguatatuba, ainda tão jovem (pela sua existência) comprova essa afirmativa com obras sociais de grande valor social. Para-béns D. Altieri pela sua liderança com sabedoria na capacitação profissional e gerencial dos membros de sua dio-cese incentivando-os a sair do amado-rismo, és de fato um empreendedor cristão, pois o estimulo para obras sociais demonstra sua visão de futuro e para o futuro transformando o que para muitos é problema em solução.

gos membros do CAEP – Conselho de Assuntos Econômico Paroquial e CPP – Conselho de Pastoral Paroquial, assim levar os responsáveis ao pleno conhe-cimento das leis e normas incentivan-do e induzindo a agir proativamente com competência e legitimidade é pru-dente e demonstra zelo com as coisas de Deus, sem deixar de ressaltar que com conhecimento da lei adotam-se medidas de prevenção e amenização de riscos.

Diante dos escândalos de corrup-

ção envolvendo as ONGs, onde as fajutas, bandidas e pilantropicas es-tão manchando as ONGs do bem, que são maioria, também abordamos e conceituamos os Setores no Brasil e os Aspectos legais do Terceiro Setor, enfatizando que na legislação brasilei-ra não existe juridicamente o termo ONG, somente Associação e Funda-ção instituições sem fins lucrativos e demonstrando suas diferenças. Mas... Porque tratar também desse assunto? Ora, porque a história revela que essas entidades nasceram na igreja atuando nas áreas de saúde e educação como, por exemplo, as Santas Casas de Mise-

Os desafios de uma organização paroquial

Dra. PATRÍCIA LANGE GOMES, Advogada, especialista em Direito do Terceiro Setor (Entidades sem Fins Lucrativos, Organizações Religiosas, Associações e Fun-dações). Consultora, Conferencista e Palestrante sobre Terceiro Setor e Meios de Comunicação Social. E-mail [email protected]

O desafio de organizar o serviço de administração paroquial é atribuição e

competência dos sacerdotes e leigos membros do CAEP – Conselho de Assuntos

Econômico Paroquial e CPP – Conselho de Pastoral Paroquial

“ “

Page 8: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia8

Centenas de fiéis, amigos, parentes, autoridades, bispos convidados e todo o clero diocesano se reuniram no dia 5 de novembro para celebrar os 5 anos de Ordenação Episcopal e posse de Dom

Com o tema “A Fraternidade e Saúde Pública”, e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra (cf.Eclo 38,8) a Campanha da Fraternidade do próximo ano deve abordar o assunto com grande ênfase trazendo para a discussão nas comunida-des o papel da Igreja, do Estado em seus direitos e deveres.

No dia 11 de dezembro, a coordena-ção diocesana da CD, Pe. Moises do Nas-cimento e o casal Betze e Cristo estarão ofereceram a todos os agentes interessa-dos, especialmente das pastorais sociais, um momento formativo. O encontro acontece na Paróquia Santo Antonio.

CF prepara Formação para 2012

Com diversas atividade Caraguatatu-ba movimentou a Praça Candido Motta no dia 7 de novembro para comemorar o Ano internacional das Florestas, insti-tuído pela ONU-Organização das Nações Unidades. Além das peças teatrais, ofici-

2011 Ano Internacional das Florestasnas e apresentações de música e dança, a Campanha da Fraternidade se fez pre-sente disponibilizando material e infor-mações sobre o tema deste ano, e a Vida no Planeta”, com o lema “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22).

5 anosde episcopado

60 anos de vida

Altieri na Diocese de Caraguatatuba, além de comemorar data tão significativa, os 60 anos de idade do bispo diocesano.

A missa foi celebrada na Catedral Di-vino Espírito Santo com muitos momen-tos marcantes como a homilia de Dom Fernando Legal que fez questão de enfa-tizar as raízes de Dom Altieri e sua forma-ção. Momentos de grande beleza como a apresentação dos cânticos apresentan-dos pelo Coral diocesano e o momento da entrada da Palavra, ao som de violino e flautas com as crianças do Grupo Doces Flautas ao som do Mar. Um almoço para todos os presentes encerrou as come-morações.

Durante a manhã, a pedagogia do Ver, Julgar e Agir foi aplicado através de palestras e debates com a presença di Médico Dr. Antonio C. de SJC Escada, do Diácono Leandro da Diocese de Taubaté e a mesa de debate, mediada pelo Diáco-no Claudio Rodrigues.

Na parte da tarde, uma parce-ria entre a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e a CNBB, foi apre-sentada palestra sobre Eco-cidada-nia, protagonismo ambiental pela educadora ambiental Inaê Adorno de Araujo, fechando assim o tema da CF 2011.

Diocesanas

Page 9: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia9

A tradicional Romaria diocesana a Aparecida e visita ao Seminário Beato Jose de Anchieta, em Taubaté, reuniu cerca de 600 pessoas. Primeiro, a par-ticipação na Missa no Santuário Nacio-nal presidida pelo bispo Dom Altieri que contou com a presença do clero dioce-sano, dos religiosos e seminaristas.

No seminário, em Taubaté, o clima foi de muita alegria com a acolhida feita pelos padres formadores Pe. Eli-mar Azevedo, Pe. Luiz Ernesto, os se-minaristas e Dom Altieri que fizeram questão de acolher os visitantes já na

Como diz Pe. Miguel Batista, conselheiro espiritual da Super Região Brasil, “estar em comunhão não é simplesmente participar do Movimento, fazer parte de uma equipe. O ser-viço é a forma mais sublime de exercer o dis-cipulado missionário, de estar em comunhão. É preciso “VESTIR A CAMISA”. O Casal Respon-sável de Equipe tem uma missão especial.”

Romaria diocesana e visita Seminárioentrada da casa. Durante toda a tarde os seminaristas animaram o povo com música e muita alegria. Um momento de oração e de agradecimento feito pelo bispo diocesano e demais padres formadores a todas as iniciativas reali-zadas nas paróquias em pról das casas de formação, Seminário maior Beato Jose de Anchieta e Propedêutico São Domingos Sávio e também de incenti-vo à novas vocações. A festa diocesana terminou com a partilha de um lanche e como gesto de agradecimento, a entre-ga de um postal com a foto dos semina-ristas, padres formadores e Dom Altieri.

Neste compromisso assumem como casais responsáveis de Equipe 2012,

“Não foram vocês que

João 15-16

Naime e João

Eq. 03 Nossa Senhora Estrela da Manhã

Rosamara e Vicente

Eq. 04 Nossa Senhora Stella Maris

Eq. 05 Nossa Senhora da Esperança

Lilian e Avelino

Néia e Roginaldo

Eq. 06 Nossa Senhora Rainha da Paz

Eq. 07 Nossa Senhora Jovem Mulher

Denise e ClaudioEq. 08 Nossa Senhora Mãe da Fraternidade Rosangela e Tobias

Eq. 10 Nossa Senhora Maria do Imaculado Coração

Cristina e MauricioEq. 11 Nossa Senhora dos Anjos

Núbia e Eliseu

O casal CRS Caraguatatuba, Cecília e Geraldo, desejam sucesso nesta caminha-da dos novos casias: “que Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, interceda junto a seu Filho para que os novos casais respon-sáveis façam de suas equipes de base um lugar onde se viva a verdade, o encontro, a compreensão. Que aprendendo a viver a comunhão em equipe, possam viver a mes-ma comunhão no Movimento e no seio da Igreja e para que durante o ano de 2012 pos-samos dizer de cada uma de nossas equipes:

“Vejam como eles se amam”. Amém!

me escolheram, mas fui

EU que vos escolhi”

Seminaristas e formandoresagradecem as doações que chegaram.

Diocesanas

Alguns grupos de missionarios

Page 10: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia10

Mutirão missionário dá um impulso na ação missionária diocesana

O Mutirão diocesano de Missões deu um grande impulso na ação missioná-ria diocesana. Durante o ano, diversos agentes pastorais mobilizaram-se par-ticipando dos encontros de formação e capacitação, o ultimo deles, na Catedral Divino Espírito Santo com a presença de quase duzentas pessoas.

Fruto da assembléia 2011, o Mutirão quis ser este gesto concreto da Igreja em lugares onde a Igreja se faz distante. Segundo o Pe. Antonio Maria, coorde-nador da Comissão de Ação Missionária diocesana foi uma bonita experiência que reuniu cerca de 560 missionários em quinze pontos diferentes da Dio-cese, envolvendo as quatro cidades do Litoral Norte. Foram cerca de 1200 fa-mílias visitadas. Entre os missionários estavam jovens, agentes de diversas pastorais, seminaristas e padres que pu-deram levar uma mensagem de amor, rezar junto com as famílias e convidá-las a participar das celebrações. Segundo Pe. Antonio este Mutirão, antes mes-mo do dia marcado para ação missio-nária, 22 de outubro, a própria novena realizada por alguns grupos já foi uma pré-missão. “Foi um momento muito especial para quem fez e quem recebeu a missão. Muitas pessoas, com o corre--corre do dia-a-dia vai se afastando da igreja e muitas vezes, do próprio Deus, e esse trabalho pode reaproximar essas pessoas.

O gesto foi tão positivo que foi as-sumido na última assembléia diocesana para que seja repetido em 2012 e es-tendido, por todas as paróquias, para se tornar uma ação contínua. Algumas paróquias como São Sebastião e Nossa Senhora das Dores já estão repetindo a experiência.

asfasfdafadfds

asfasfdafadfds

Diocesanas

Page 11: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia11

Mensagem de Natal

VER O REIVINDE

A adolescência fase de transição para a vida adulta, é encarada ou vivenciada de maneiras diferentes por cada jovem. Muitos, situ- ados entre os 15 a 20 anos, por exemplo, perguntam-se a si mesmos como prosseguir ou que atitude tomar diante de algumas situações coti-dianas.

Isso porque este é um período em que se torna ne-cessário fazer escolhas e tomar posições que poderão perdurar ou afetar decisões futuras. Sendo assim, não é fácil optar entre estudos e a diversão, uma vez que é possível e aconselhável fazer ambas as coisas sempre com cautela para não cair nos exageros. Da mesma forma, cria-se uma certa apreensão quanto à carreira profissio-nal a ser escolhida diante de suas vantagens ou dificuldades.

De todos os fatores expostos acima contudo, o mais complicado para os jovens é ter de abster-se de seus gostos quando se inserem no mercado de trabalho e efeti-vam sua responsabilidade social. Afinal trabalhar não é apenas um meio de subsistên-cia, mas, sobretudo, um veiculo para construir uma sociedade mais justa e igualitária que preze a ética.

Por isso também no processo de escolha de carreira sempre é importante se per-guntar: O que Deus quer de mim? Pois temos que ter bem claro a distinção entre VOCAÇÃO e PROFISSÃO. A partir desta pergunta vamos refletir e buscar respostas esclarecedoras no momento que decide o caminho a ser seguido!

Na próxima Edição vamos falar sobre o tema: Vocação e Profissão. Jovem, compartilhe com a gente suas preocupações, inseguranças e dúvidas

sobre a escolha da sua profissão e vocação! A troca de idéias e iniciativas pode nos ajudar!

VocacionalQue caminho seguir?

Pró Vocação

Os seminaristas se preparam para as férias de Verão que, com o término das aulas, já esta com a programação definida. No dia 26 de Novembro acon-teceu a investidura dos propedêuticos que passam agora a pertencer ao Semi-nário Maior em Taubaté/SP.

No dia 07 de dezembro, no semi-nário maior, aconteceu a missa de encerramento do ano letivo e o envio para atividades de férias, presidida por Dom Altieri e co-celebrada pelos padres formadores.

No dia 22 de janeiro inicia-se a VII Semana Missionária promovida pe-los nossos seminaristas que esse ano acontecerá nas Paróquias Catedral Di-vino Espírito Santo – Caraguatatuba/

Seminário DiocesanoSP e Paróquia Imaculada Conceição – Ubatuba/SP. No dia 01 de fevereiro, todos os seminaristas e padres forma-dores se reúnem para o Retiro Anual dos Seminaristas que será no Mosteiro Belém em Guaratinguetá/SP.

Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro de tudo o que acontece em nossa formação.

É dia de toda alegriaÉ dia de todo amor

Nasceu o pobre-meninoQue é nosso Deus-SalvadorOs anjos, porém, anunciamQue é novo tempo de pazEm berço tão pobrezinhoCriança é Deus que se faz

Singela, simples manjedouraRetrata o amor de um Deus

Que vem pra nos dar nova vidaQue une a terra e os céus

Também todos nós acorremos,O povo que é santo e fiel,Pra ver uma meiga criança

O nosso Deus-EmanuelPastores vêm de muito longeE trazem os ricos presentesSeguiram uma linda estrela

Surgida lá no OrienteE nesta noite de Natal

O menino se torna uma LuzRenasce a firme esperança

A fé que aos céus nos conduzQue todos então adoremosA Luz que vem desta criança

Prostrados com fé ao presépioÉ gesto de amor, confiança

O Verbo de Deus se fez CarneE vem morar em nosso chãoQue belo mistério da graçaAmor que vem ao coração

Os filhos de Deus se reúnemEm noite de paz e de luz

Em torno da Santa FamíliaJosé, Maria e Jesus

A canção divina do AmorNos traz uma paz celestialO nosso desejo somente:“A todos um Feliz Natal!”Frei Carlos Nunes Corrêa

Seminário diocesano Beato Jose de AnchietaSem. Blener Domingues - Serviço de Animação Vocacionalwww.seminariocaragua.blogspot.com [email protected]

Page 12: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia12

Reunindo grupos de jovens da Dioce-se de Caraguatatuba, o dia 13 de novem-bro foi momento especial para o Setor

Assembléia da Juventude

“O Evangelho é a mais poderosa e eficaz revolução social”! (Chiara Lubich)“O Evangelho é a mais poderosa e eficaz revolução social”! (Chiara Lubich)

Reforçando a necessidade de uma for-mação permanente e que ajude na gestão eclesial, falou aos seminaristas, ao clero diocesano e também aos coordenadores de CPP-Coordenador Pastoral Paroquial, membros da Cáritas diocesana, do Con-selho Econômico e funcionários da Cú-ria diocesana, a Dra Patrícia Lange, ad-vogada especializada no Terceiro Setor.

Dra Patrícia ao participar da reunião do clero, em Ubatuba, visitou a obra so-cial da Diocese de Caraguatatuba, Gaia-to, e falou da importância de um geren-ciamento mais profissional que possa definir projetos e com eles, investimen-tos. Segundo ela, “se há gerenciamen-to, não há 3º setor pobre”. Aos leigos, foi enfática na questão da participação colegiada, na visibilidade e articulação institucional, bem como na transparên-cia com relação à prestação de contas. A

jovem Walmir Junior da cidade do Rio de Janeiro/ RJ, membro da coordenação es-tadual da PJ do Rio de Janeiro, que pre-

Santo Antonio, Pe. Marcos V Rosa enri-queceu o tema explanando tópicos do documento para os presentes. Membros da coordenação da Pastoral da Juventu-de Sul I estiveram participando de alguns momentos no decorrer do dia.

A celebração eucarística que encer-rou as atividades foi presidida por Dom Altieri. Durante a homilia com muito en-tusiasmo, o prelado incentivou os jovens líderes a seguir em frente com a missão de “render talentos” por meio de uma entrega sincera no serviço e na espiri-tualidade de cada grupo, atraindo assim mais jovens para Jesus, centro de toda ação evangelizadora da Igreja. Na ava-liação da assembléia, o objetivo de 2011 “Formação de Lideranças” foi atingido parcialmente. Para 2012, a prioridade será a realização de Retiro formativo, já no mês de março, onde o jovem possa se aprofundar no conhecimento da Igreja institucional e doutrinária.

Juventude que uma vez ao ano se reúne com o objetivo de avaliar a caminhada e projetar para o próximo ano as metas a serem atingidas.

O evento contou com a presença do

sidiu a Assembléia utilizando do método VER, JULGAR e AGIR. O tema trabalhado foi o documento 94 da CNBB “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015”. O pároco da Igreja

Dra Patricia Lange também visitou a Co-munidade Divina Providência. Outra obra social presente na Diocese que trabalha com o Povo da Rua.

Formação do Clero e lideranças

Diocesanas

Page 13: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia13

ENSINO RELIGIOSOEm novembro foi realiza-

do em São Paulo, na UNIFAI, um encontro para educado-res e agentes de pastoral que atuam no campo educacio-nal e do ensino religioso. Da Diocese de Caraguatatuba estiveram presentes 9 partici-pantes, entre estes um jovem estudante William Mattos Luciano, duas Conselheiras Tutelares: Rosangela M. Mat-tos e Silva e Tatiane de Sou-sa Marcelo, um professor e catequista Diego Roberto dos Santos, uma professo-ra do Ensino Fundamental e Médio, Solange Cristina Prado de Barros, um professor apo-sentado e doutor em Educação Jairo de Araujo Lopes, uma professora e coordenadora de Escola Aldir Vieira de Sousa e dois se-minaristas, Carlos Alberto da Silva – assessor da Pasto-ral da Educação e Anderson Cosmo.

O encontro teve como objetivo apresentar os ca-minhos do Ensino Religioso no con-texto atual bem como sua identida-de, disciplina cur-ricular, modalida-des e desafios; também fora apresentado o Perfil Pedagó-gico do Educador, com suas

A Diocese de Caraguata-tuba tem um olhar, especial, voltado para a Educação dos jovens, por isso está investin-do na formação da Pastoral da Educação e Ensino Religio-so. Os desafios são muitos, mas o que se quer é poder adentrar aos ambientes esco-lares com uma proposta clara e objetiva de evangelização por meio do Ensino Religioso. “Sabemos o quanto existe de barreiras, mas aos poucos e

Olharparticular

guiados pelo Espírito Santo conseguiremos alcançar os objetivos da evangelização nos ambientes escolares, tan-to no contato com os alunos quanto no contato com os professores”, disse o assessor diocesano. Para isso, a equipe que está integrada neste pro-jeto pastoral está se organi-zando e pensando caminhos e estratégias para adentrar nesse grande horizonte da educação, tendo como mesmo ideal apontado por Dom Bosco através de suas obras que é “formar bons cristãos e hones-tos cidadãos”.

competências e metodolo-gias atuais de Projetos. Esses pontos foram apresentados por ocasião do acordo feito pelo presidente Lula e a Santa Sé visando adentrar com mais clareza e profundidade no En-sino Religioso como disciplina eficaz nas escolas no sentido de promover o valor e as re-lações humanas. Questões importantes, o educador que ministrará as aulas de Ensino Religioso deverá ter, para as séries de 1ª a 4ª, o magistério ou normal superior, e para os de 5ª a 8ª, um curso superior.

No Litoral Norte a im-plantação do Ensino Reli-gioso não teve um saldo po-sitivo. Segundo a Diretoria de Ensino do Litoral Norte, existem apenas duas salas de aula com esta disciplina que atualmente é opcional já no ato da matrícula do aluno do 9º ano. Segundo informações, muitos pais não autorizam a participa-ção dos filhos nestas aulas. Uma das considerações fei-tas com relação a esse fato pode estar relacionada ao título da disciplina, Ensino Religioso.

Se um dos objetivos é

O outro lado“formar cidadãos a partir de valores morais e cris-tãos”, melhorando a so-cialização dessas crianças e jovens dentro e fora da escola, preparando-os na sua formação pessoal, que pais poderiam não querer isso para os filhos?

Outro problema para essa implantação vem da preparação dos educado-res que necessariamente devem ter formação aca-dêmica nas disciplinas de filosofia e história, e que precisam ter uma leitura ecumênica na preparação das aulas.

De Praia em Praia13

Especial

Page 14: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia14

Re�exão do Mês...

Nossa família é feita de todas as raças. Nós somos jovens e velhos, ricos e pobres, homens e mulheres, pecadores e santos.

Nossa família se difundiu pelos sé-culos e pelo mundo,

Com a graça de Deus, nós abrimos hospitais para cuidar dos doentes.

Fundamos orfanatos e ajudamos os pobres, homens e mulheres peca-dores e santos.

Nossa família se difundiu pelos sé-culos e pelo mundo.

Com a graça de Deus, nós abrimos hospitais para cuidar dos doentes.

Fundamos orfanatos e ajudamos os pobres.

Nós somos a maior organização caritativa no planeta, trazendo alívio e conforto para aqueles que preci-sam.

Nós educamos mais crianças do que qualquer outra instituição edu-cativa ou religiosa.

Nós desenvolvemos o método científico e as leis da evidência.

Nós fundamos o sistema universi-

tário.Nós defendemos a dignidade de

toda a vida humana e preservamos o casamento e a família.

Cidades receberam os nomes de nossos venerados santos, que per-correram o caminho da santidade antes de nós.

Guiados pelo Espírito Santo, nós compilamos a Bíblia.

Nós somos transformados pela Sagrada Escritura e pela Sagrada Tradição

Que nos tem guiado firmemente por mais de 2 mil anos.

Nós somos a Igreja Católica.Com mais de 1 bilhão na nossa

família, compartilhando dos sacra-mentos e da plenitude da fé cristã.

Por séculos nós temos rezado por você e por todo o mundo,

A cada hora, a cada dia, sempre que celebramos a Missa.

O próprio Jesus lançou as funda-ções da nossa fé quando disse a Pe-dro, o primeiro Papa: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a linha Igreja”.

Por mais de 2 mil anos, nós tive-mos uma linha ininterrupta de pas-tores guiando a Igreja Católica com amor e verdade, num mundo confu-so e doloroso para se viver.

E nesse mundo cheio de caos, difi-culdades e dor é reconfortante saber que algumas coisas permanecem co-erentes, verdadeiras e fortes:

Nossa fé católica e o eterno amor que Deus tem por toda a criação.

Se você esteve fora da Igreja cató-lica por algum motivo, nós convida-mos você a um novo olhar.

Nossa família é única em Jesus Cristo,

Nosso Senhor e Salvador.Nós somos católicos.Bem vindo a sua casa.

Bem Vindo à sua casa

De Praia em Praia14

Page 15: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia15

celebraram o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva; o bispo de Caraguatatuba (SP) e referen-cial da juventude do Regional SUL I da CNBB, Dom Antônio Carlos Altieri. Após a celebração, os jovens acompanharam a palestra do padre Fábio de Melo com o tema ‘Fé na Vida’. Encerrando as ati-vidades da 3ª Romaria Nacional da Ju-ventude, 4 mil pessoas puderam acom-panhar o show da banda ‘Versículo de Fé’ e do padre Fábio de Melo na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider.

Jovens das cinco regiões do Brasil lotaram os corredores do Santuário Na-cional entre os dias 14 e 15 de novem-bro. A 3ª Romaria Nacional teve, este ano, um momento mais que especial com a chegada da Cruz e Ícone de Nossa Senhora que percorrem as arquidioce-ses de todo o Brasil em preparação para

NacionalRomaria

Depois de 4 anos de muito trabalho e empenho, com a assessoria do Pe. Marcos V Rosa, e a participação ativa de uma equipe que fez crescer aspectos como a preparação de servos através de formações específicas, retiros e convivência, e multiplicação de grupos de oração, Carla Alves deixa a coordenação e assume para os próximos 2 anos, Marcelo Guima-rães, do Grupo de Oração Vida Nova em Cristo, Par. N Sra Amparo(matriz). A nova vice- coordenadora é Marlene Maria da Silva, do Grupo de Oração Vida no Espírito, da Catedral. Os novos se apresentaram oficialmente ao bispo diocesano Dom Altieri que recebeu um relatório de todas as ativida-des do Movimento nos últimos anos.

Nova Coordenação da RCC

Ao completar 120 anos o bairro da Barra Funda, de São Paulo contou, com homena-gens feitas a diversas personalidades, entre elas Dom Antonio Carlos Altieri, que recebeu o Voto de Congratulações deferido pela Câmara Municipal de São Paulo, por seu pioneirismo, dedicação, voluntariado, empreendedorismo e outros atos de grande significado em pról da Barra Funda.

Homenagens

a JMJ2013. A missa reuniu 20 mil pesso-as e foi presidida pelo Cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferên-cia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis. Con-

Na presença de centenas de convidados e au-toridades Dom Antonio Carlos Altieri recebeu na noite de 28 de outubro, no Areia Summer, o Título de Cidadão Ubatubense, concedido pela Câmara Municipal por indicação do Vere-ador Rogério Frediani. Também foram home-nageados o Frei Avelar, da Paróquia Exaltação da Santa Cruz e o Diácono Isaias Amorim.

Diocesanas

Page 16: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia16

Assembléia diocesana 2011“EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espí-

rito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética alimenta-da pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo”Reunindo cerca de 120

pessoas entre clero, semina-ristas e lideranças diocesanas a Assembléia diocesana foi realizada em clima de fra-ternidade e unidade, sendo presidida pelo bispo diocesa-no Dom Altieri e coordenada pelo Pe. Sergio Lúcio, coorde-nador de pastoral. A assesso-ria do dia ficou com Pe. Kleber Silva, da Diocese de Taubaté, que apresentou os desafios apontados pelas DGAE-Dire-trizes Gerais da Ação Evange-lizado a partir de uma leitura histórica e cronológica desde o Concílio Vaticano II até a proposta apresentada para os dias de hoje.

Todas as 16 paróquias tiveram espaço para apre-sentar sua caminhada apon-tando suas preocupações, necessidades e prioridades para 2012. Um trabalho de grupo discutiu sobre pistas de ação para 2012, levando em consideração que a Igreja do Brasil aponta como meta as urgências apresentadas pelo documento:

Igreja em estado perma-nente de missão (MISSÃO)

Igreja: casa da iniciação à vida cristã (SACRAMENTOS)

Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral (PALAVRA)

Igreja: comunidade de co-munidades (COMUNIDADE)

Igreja a serviço da vida plena para todos(SÓCIO-TRANS-FORMADORA)

Algumas propostas foram apresentadas pela assembléia a partir de dois âmbitos: paróquial e diocesano. Indicações como “Dar continuidade as Missões com a preparação de um roteiro para o dia, com a possibilidade de iniciativas periódicas; um reconhecimento da realidade local (paroquial); uma ação efetiva na acolhida e um trabalho de Pastoral de Conjunto. No âmbito diocesano, foram apontadas sugestões como “Dar sustentabilidade à missão com formação e capacitação contínuas e incluindo no processo a Setorização desses encontros e de troca de experiências. Nas indicações também foram apontados a necessidade de suscitar novas lideran-ças e uma atenção para os Ministros Extraordinários da Palavra. Todas as indicações farão parte de um projeto de ação para 2012. Já para a primeira reunião do CDP de 2012, em 9 de fevereiro na Paróquia Nossa Senhora da Glória, todas as paróquias deverão apresentar seus gestos con-cretos periódicos de missão, sem deixar de valorizar o Mutirão diocesano que acontecerá no 3º domingo do mês de outubro.

Page 17: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia17

Encerramento das Oficinas de Oração e Vida – UbatubaEncerradas na Par.

Nossa Senhora de Fátima, as Oficinas Evangelizando Crianças, aplicadas pelas Guias Francisca e Apare-cida com a missa presi-dida pelo Padre Jullian, no dia 30 de outubro. Na mesma comunidade pa-

roquial, na Capela Santa Cruz, encerramos a Ofici-na para Jovens aplicadas pelos Guias Suely e Jessé, no dia 13 de novembro.

Na Par.Imaculada Con-ceição foi o encerramen-to da Oficina para Jovens, aplicadas pelas Guias Adriana e Mirinha, dia 13 de novembro, e o en-cerramento das Oficinas para Adultos aplicadas pelas Guias Neusa e Fran-cisca, no dia 27 de no-vembro, com missas pre-sididas pelo Padre Altair.

Já Na Par. Nossa Se-nhora das Dores, Cape-la Divino Espírito Santo, as Oficinas para Jovens, aplicadas pelas Guias Mi-rinha e Yara, no dia 12 de novembro, com Missa presidida pelo Padre Xa-vier e na Capela São Be-nedito, fim das Oficinas para Adulto, aplicadas pelas Guias Elza Helena e Bemvinda, no dia 27 de novembro, com Missa presidida pelo Padre Ro-berto Carlos.

Diocesanas

Cidadão CaraguatatubenseDaniane de Oliveira recebeu no dia 09 de

dezembro, o titulo de Cidadão Caraguatatu-bense pelos serviços prestados `a sociedade em atenção ao “povo da rua”. A homenagem foi cencedida pela Câmara Municipal por indi-cação da vereadora Vilma Teixeira Santos

Informações sobre a comunidade Divina Providência http://divinap.wordpress.com/

Maurilio Alves

Page 18: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia18

CARAGUATATUBA

CARAGUATATUBANotícias Paroquiais

Paróquia São João Batista

Paróquia N Sra das Graças

150 jovens participaram do 3º Maranathá Jovens Sara-dos Missão Caraguá. O retiro contou com palestras e dinâ-micas onde os jovens puderam

Jovens Saradosexperimentar o valor da vida, mostrando que é possível ser Jovens sem deixar de ser de Deus. Estiveram presentes o Padre Antonio Maria, o Pároco

A comunidade Nossa Senhora das Graças, do Jardim das Gaivotas, celebrou a padroeira com tríduo, Missa festiva cele-brada pelo Vigário geral Pe. Alessandro H Coelho e momentos de alegria e descontração com a presença dos seminaristas, dos padres Elimar Azevedo e Pe. Luiz Ernesto, e da comunidade matriz e Nossa Senhora Aparecida. Um almoço de confraterni-zação realizado no domingo,27, e a realização de um Chá-bingo no dia 10 de dezembro servem para arrecadação de fundos e andamento das obras de construção e acabamento da capela.

Festa da padroeiraCom a participação de 87 pessoas a assembléia pa-

roquial também definiu seu objetivo para os próximos 4 anos. Passos a serem dados para que a comunidade

paroquial cresça na fé e no serviço.A assembléia também registrou suas necessidades

que são os cuidados com a infre-estrutura de refor-ma, a reorganização da Cáritas e criação do COMIPA, e a revisão da Festa do Padroeiro. Os trabalhos que

duraram 3 dias foram encerrados com o momento de Celebrar e a partilha dos alimentos.

Família e Dízimo são prioridades para 2012

SERVIÇO: Matriz São João Batista – informações (12) 3887.4084 e-mail [email protected] Missas dominicais às 8h e 19h30 - Missas Especiais dia 24 e 31 às 20h - dia 25 e 01 às 8h e 19h30

O ponto mais alto do Ser-tão da Quina, onde se pro-jeta a construção do centro diocesano de formação e espiritualidade, recebeu mi-lhares de fiéis para participar da tradicional Missa do dia 8, celebrada mensalmente em devoção a Nossa Senho-ra das Graças. Desta vez, o celebrante foi o Pe. Antonio Maria, conhecido nos meios religiosos e artísticos, religio-so que propaga a devoção a Capelinha da Mãe Rainha de Schoenstatt. A celebração foi acompanhada por padres da diocese de Caraguatatuba

Mais de 2 mil pessoas na Missa com Pe. Antonio Mariaentre eles, o pároco local, Pe. Carlos Alexandre, Pe. Alessandro H Coelho e Pe. André Ouriques. Padre Anto-nio Maria destacou a beleza do lugar e falou com carinho e apreço de Nossa Senhora, “aquela que Deus quis preci-sar para gerar seu Filho Jesus para a nossa salvação” . No momento pós-comunhão, as jovens do grupo de jo-vens “Apóstolos de Cristo” fizeram uma apresentação e logo depois da benção final, o padre cantou algumas mú-sicas do seu novo CD intitula-do “Novo Caminho”.

Padre Mauro J Ramos, o Diá-cono Carlos Alberto e o bispo

diocesano Dom Altieri com a bênção de encerramento.

Page 19: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia19

Notícias Paroquiais

Paróquia Imaculada Conceição

A paróquia celebrou no dia 2 de Novembro o encontro Paroquial para a juventude. O evento que aconteceu na comunidade São Roque, no Promirim, contou com a presença de oitenta jovens e foi coor-denado pelo seminarista

Encontro da Juventude Bruno, Silvia coordenadora do Grupo Jovem Filhos da Imaculada com o apoio do Pároco, Pe Altair. Também marcou presença os “Jovens Sarados” missão Caraguá, que com seus dons trouxe-ram a alegria, a oração e o amor apaixonado por Jesus Cristo e sua Igreja. Durante o dia, os jovens participa-

ram dos louvores, orações, músicas e danças, palestras com o Seminarista Bruno e Pe. Altair, Adoração ao San-tíssimo Sacramento, teatro, dinâmicas, testemunhos e partilha de vida. Um evento que buscou reunir e celebrar a juventude paroquial, em comunhão com toda a Igreja, rumo à Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Rio de janeiro.

Presença da juventude paroquial com 15 jovens e o Sem. Bruno juntamente com a coordenadora Silvia, na 3ª Romaria Nacional da Juventude, em Aparecida. Para os participantes, foi oportunidade de unir as vozes a voz de tantos jovens de

todo o país, que acreditam num mundo novo, transformado não pela força das armas mas, pela força da fé.

Romaria Dia 05 de Novembro aconteceu a 4º Copa Feminina Imaculada Conceição que contou com a par-

ticipação das Paróquias Nossa Senhora das Dores(1º Colocada), Exaltação da Santa Cruz(3º colocada) e também da Escola Dominique(4ºcolocada). A equipe paroquial da Imaculada Conceição,ficou em 2º lugar. O evento contou com a presença de 50 jovens, que em clima de amizade e tolerância participaram do evento acompanhadas pelos familiares.

Serviço: : Matriz Imaculada Conceição - informações (12) 3822.5030 e-mail [email protected] Especiais dia 24 e 31 às 20h - dia 25 e 01 às 8h 19h30

No ano de 1915, quatro meninas, Iria Rosa de Oliveira, Benedita Januária, Joana Felix dos Santos e Maria Aparecida , entre 6 e 7 anos avistaram um clarão e a silhueta da ima-gem de uma mulher numa montanha, no alto do morro do bairro. A“bela Senhora” teria pedido que no local da visão, se erguisse uma cruz, e mais abaixo, uma igreja (local da atual Igreja de N.Sra. Gra-ças), e que na região haveria uma Paróquia, um asilo e uma

Recordando a históriaCongregação chamada Maria-na. Falou também que muitos anos mais tarde, ali próximo ao local da cruz, a comuni-dade iria construir uma casa onde todos poderiam se en-contrar e seu nome bendizer, e que no decorrer de suas visitas mostraria alguns fatos aos mais céticos.

O ocorrido se espalhou rápido por toda a região che-gando até os municípios vizi-nhos. Muitas pessoas vieram acompanhar as meninas que

realizavam longas caminha-das. Anos mais tarde, com o aparecimento cada vez mais de fiéis, tornaram-se gigantes-cas procissões. A partir deste momento o bairro passou a se chamar “Sertão da Santa”.

O tempo passou. E as pro-fecias que a “Bela Senhora” fez foram uma a uma se con-cretizando. No ano de 1975 foi concluída a obra da Casa de Emaús, um centro de espi-ritualidade para retiros. A ca-pela foi construída e em 1999 a região foi constituída em Paróquia, sob o decreto de Dom Fernando Mason, ofm,

primeiro bispo diocesano de Caraguatatuba.

Mais recentemente, um novo avivamento aconteceu com as celebrações mensais todo o dia 08 do mês, com a recita do terço, procissão luminosa e a Santa Missa. Desde abril de 2008 quando o movimento se iniciou, cen-tenas de fiéis voltaram a pe-regrinar no local onde se pre-tende construir o Centro de Formação e de Espiritualidade da Diocese de Caraguatatuba (leia mais http://www.dioce-secaraguatatuba.com.br/nos-sa-senhora-das-gracas/)

Paróquia N Sra das Graças

Serviço: Matriz Cristo Rei - informações (12) 38498532e-mail [email protected] - Missas aos sábados às 19h30

Page 20: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia20

Notícias Paroquiais

Paróquia Exaltação Santa Cruz

Duzentos e cinquenta ro-meiros participaram da 11ª Romaria a Pé de Ubatuba a Aparecida. A caminhada co-meçou com a celebração da Santa Missa e o envio dos romeiros que começaram a sua caminhada à meia noite do dia 24 de novembro. Às 06h30 da manhã, o pároco Frei Avelar se encontrou com os romeiros já no início da serra para que, de lá, aben-çoasse a cidade que está à véspera de mais um período de alta temporada. Gesto de pedir a Deus as bênçãos a

Romeiros de Aparecida

todos os moradores e turis-tas. No período da noite Frei Bruno foi até o bairro de Ca-tuçaba, primeira parada dos romeiros. No segundo dia a parada foi em Lagoinha, onde

também durante o período noturno, Frei Avelar celebrou junto com os romei-ros. Na noite do sábado, o momento mais esperado de todo romeiro que é avistar o Santuário de Nossa Senhora.

Um momento que emocio-na tanto os primeiros que ali participam como os veteranos também. A caminhada acabou no domingo, dia 27, com a par-ticipação de todos na Santa Mis-sa das 10h na Basílica Nacional.

Paróquia São Sebastião

No dia 2 de dezembro, o Centro Cultural de São Sebastião Batuíra sediou a ceri-mônia de lançamento de selos postais personalizados da cidade. Fruto de parceria entre a Administração Municipal e a agência dos Correios, os selos levam as fotos da Igreja Matriz e da Escola Municipal da Topolândia.

Igreja matriz tem selo personalizado

A festa do padroeiro 2012, novamente será transmitida pela TV, desta vez através da Rede Vida de Televisão, a partir das 18h. Também foi confirmado pela Prefeitura Municipal de São Sebastião a presença da Banda Rosa de Saron com seu show musical/religioso que será apresentado às 23h, no Palco central da Rua da Praia. O show é gratuito numa parceria entre a admi-nistração municipal e paróquia de S. Sebastião - Igreja Matriz.

Confirmada Banda Rosa de Saron na festa do padroeiro

Serviço: Matriz Exaltação da Santa Cruz - informações (12) 3832.1325 e-mail [email protected] Dominicais às 7h, e 18h30 e 20h - Missas Especiais dia 24 e 31 às 21h - dia 25 e 01 às 19h30, 18h30 e 20h

Serviço: Matriz São Sebastião - informações (12) 3892.1110 e-mail [email protected] Dominicais às 9h e 19h30 - Missas Especiais Matriz e Topolândia dia 24 e 31 às 20h - dia 25 e 01 Matriz às 9h 19h30

Page 21: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia21

Paróquia N. Senhora da Visitação

Catedral Divino Espirito Santo

Catequese encerra o ano em clima de festaCom uma animada cele-

bração Eucarística aconteceu o encerramento do ano para a Pastoral catequética paro-quial reunindo 250 crianças e catequistas . A programação

contou entre outras ativida-des com o Cine Pipoca e gin-cana. Foi também momento de acolher a nova coordena-dora , Alzenir Pestana, a Ni, que preparou este momento.

Serviço: Matriz Nossa Senhora D´Ajuda - Fone / fax (12) 3896 1227 [email protected] Missa dominical às 19h30 Missas Especiais dia 24 e 31 as 21h - dia 25 e 01 às 19h30

Caminhada paroquialRealizada a assembléia paroquial 2011, a comunidade

elegeu suas prioridades um trabalho efetivo para a Pasto-ral de Conjunto, para as Missões e a Acolhida. Também foi eleito o novo coordenador do CPP, Paulo Alexandre Gomes Freire dos Santos ( Paulinho).

Nesta caminhada, a igreja mãe da Diocese de Cara-guatatuba continua em passos firmes com a reforma, agora com a instalação aos aparelhos de ar condicionado até o final deste ano de 2011.

Serviço: Catedral Divino Espírito Santo – Informações (12) 3887.2982 e-mail [email protected] Missas dominicais às 9h30 e 19h30 - Missas Especiais dia 24 e 31 às 20h dia 25 às 9h30 e 19h30 e dia 01 às 11h e 19h30

Formação

Nove leigos receberam com as bênçãos do bispo diocesano Dom Altieri a missão do serviço de Ministros Extraordinários da Eucaristia, em missa concelebrada pelo Pe. Ronaldo Calixto, pároco local.

Cerca de trinta e cinco pessoas, em 3 dias consecutivos, participaram de noite de formação sobre as Novas Diretrizes da

Ação Evangelizadora, assessoradas pelos leigos Maria de Lourdes, coordenadora do CPP e os responsáveis pela Pastoral da Educação, o casal Jairo e Beth. O encontro foi muito produtivo e serviu para todos os que

participaram adquirissem mais conhecimento sobre o tema.

Serviço: Matriz Nossa Senhora da Visitação - Informações (12) 3884.5907 e-mail. [email protected] Missa toda Quarta-feira e sábado às 19h30 - Domingo às 10h30 e às 19h30

Capela Santa Cruz - Cocanha (em frente a praia - Massaguaçu) - Domingo às 08h Missas Especiais dia 24 às 22h - dia 25 e 01 às 10h30 e 19h30 - dia 31 às 19h30

Missão

Notícias Paroquiais

Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda

Page 22: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia22

Notícias Paroquiais

Todos os jovens crismados neste ano de 2011 realizaram no dia 03 de dezembro um momento de encontro com a festa do Hawaí, onde puderam se confraternizar. No dia 11 de dezembro, foi o momento do pós encontro com os crismados que, a par-tir deste dia, terão o compromisso de dar inicio à Pastoral da Juventude paroquial conforme apontado na Assembléia paroquial como algo “indispensável”. Os grupos serão auxiliados pelo seminarista Welder e o Eduardo.

Jovens Crismados em 2011

Paróquia Santo Antonio

Paróquia Santa Terezinha

Paróquia São José

Paróquia Nossa Senhora da Glória

Paróquia Nossa Senhora do Amparo

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Serviço: matriz Santo Antonio – Informações (12) 3882.1611 e-mail [email protected] Missas Segunda-feira às 19h30 - Terça à Sábado às 7h15 e 19h30 - Domingo às 8h, 18h e 20h

Missas especiais dia 24 e 31 às 20h30 - dia 25 e 01 às 10h 18h20

Serviço: matriz Santa Terezinha – Informações (12) 3881.1882 e-mail [email protected] Missas Dominicais às 8h e 18h - Missas Especiais dia 24 às 21h - dia 31 às 19h dia 25 e 01 às 8h e 18h

Serviço: matriz São José – Informações (12) 3888.4040 e-mail par.saojose @diocesecaraguatatuba.com.br Missas Dominicais às 10h e 19h30 - Missas Especiais dia 24 e 31 às 19h30 - dia 25 e 01 as 10h e 19h30

Serviço: matriz Nossa Senhora da Glória – Informações (12) 3887.2229 e-mail [email protected] Missas Dominicais 7h30 e 19h30 - Missas especiais dia 24 e 31 as 21h - dia 25 e 01 7h30 e 19h30

Serviço: matriz Nossa Senhora do Amparo – Informações (12) 3862.0024 e-mail [email protected] Missas Dominicais às 9h30 e 19h Missas Especiais dia 24 e 31às 21h

Serviço: matriz Sagrado Coração de Jesus – Informações (12) 3865.2293 e-mail [email protected] Missas Dominicais às 10h e 20h Missas Especiais - dia 24 às 20h - dia 25 e 01 10h e 20h

Serviço: matriz Nossa Senhora de Fátima – Informações (12) 3833.5044 e-mail [email protected] Missas Dominicais às 9h30 e 19h30 Missas Especiais dia 24 e 31 às 20h - dia 25 e 01 às 9h30 e 19h30

Serviço: matriz Nossa Senhora das Dores – Informações (12) 3833.8960 e-mail [email protected] Missas Dominicais às 8h30 e 20h Missas Especiais às 24 e 31 às 20h - dia 25 e 01 às 8h30 e 20h

Page 23: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia23

Presépio é abençoado com a presença do “Gaiato”Dezenas de pessoas participaram da

bênção do Presépio instalado no Serra-mar Parque Shopping, em Caraguatatuba.

Além da bênção com as presenças de Pe. Alessandro H Coelho, vigário geral; do Pe. Mauro Jose Ramos, pároco local e do Pe. André Ouriques, da Catedral Divino Espírito Santo, destaque para as crianças da obra social diocesana, Gaia-to, que além de colaborar com a confec-ção das casinhas que compõe o cenário do presépio, agraciaram os presentes com músicas mensagem. O presépio tem

aproximadamente 3 metros e possui pe-ças artesanais vindas da Itália, algumas com movimento. O presépio foi ideali-zado pelo Padre Agnaldo Soares Lima, salesiano, que há alguns anos trouxe as peças da Itália e envolveu as crianças do educandário da cidade de São Carlos, in-terior de São Paulo no trabalho de mon-tagem. Pe. Agnaldo, que passou alguns meses na Diocese de Caraguatatuba e atualmente trabalha em Brasília junto ao Governo Federal, cedeu à Diocese esta oportunidade.

Confraternização do Clero Em clima de unidade o Clero Dioce-

sano se reuniu na residencia episcopal para a confraternização de final de ano.

O encontro começou com um mo-mento de espiritualidade e a oração das Laudes. Um almoço e a brincadeira de amigo secreto animaram a festa.

Informações sobre o Gaiato: http://projetogaiato.blogspot.com/

Page 24: Revista De Praia em Praia - Dez  Jan 2013

De Praia em Praia24