revista de praia em praia - abr e maio 2013

24
1 Abril e Maio- 2013

Upload: diocese-caraguatatuba-revista-de-praia-em-praia

Post on 27-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

De tantos momentos vividos pela Diocese de Caraguatatuba, não é exagero dizer que a passagem da Cruz e do ícone de Nosso Senhora, simbolos da Jornada Mundial da Juventude foi um marco. Paróquias se mobilizaram, a juventude se organizou e assim as relíquias passaram pelas ruas, estradas, becos, presídio, hospitais, escola comunidades e intituições. Foi na Semana Santa que a Cruz esteve mais perto de todos, participou das Celebrações especiais, mas se despediu deixando saudade e muitos depoimentos. Nesta edição, registros deste momento que nos prepara para a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude. Em março, a surpresa, da renúncia do Papa Bento XVI deu espaço para a alegria de um novo Papa. Um momento histórico, uma decisão certamente inspirada por Deus. Da surpresa a alegria de acolher um Papa latino, que de cada ganhou a simpatia e o respeito ao saudar, na simplicidade, com um “buenna cera”. ...

TRANSCRIPT

Page 1: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

1 Abril e Maio- 2013

Page 2: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

2 Abril e Maio- 2013

Índice

Expediente

O nosso programa de Rádio de seg à sex das 17h às 18h

De tantos momentos vividos pela Diocese de Caraguatatuba, não é exa-gero dizer que a passagem da Cruz e do ícone de Nosso Senhora, simbolos da Jornada Mundial da Juventude foi um marco. Paróquias se mobilizaram, a juventude se organizou e assim as relíquias passaram pelas ruas, estradas, becos, presídio, hospitais, escola comunidades e intituições. Foi na Semana Santa que a Cruz es-teve mais perto de todos, participou das Celebrações especiais, mas se despediu deixando saudade e muitos depoimentos.

Nesta edição, registros deste mo-mento que nos prepara para a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude.

Em março, a surpresa, da renúncia do Papa Bento XVI deu espaço para a alegria de um novo Papa. Um momen-to histórico, uma decisão certamente inspirada por Deus. Da surpresa a alegria de acolher um Papa latino, que de cada ganhou a simpatia e o respeito ao saudar, na simplicidade, com um “buenna cera”.

Em nossa Diocese, soma das ações das 17 paróquias as atividades vão se encaminhando com as diversas ações

pastorais e formativas, sempre na expectativa do anúncio do novo bispo diocesano.

Neste primeiro semestre, as festas patronais do padroeiro da na Diocese e outras paróquias também vão sendo anunciadas na expectativa de que comunidade se envolva em todos os sentidos, valorizando assim o aspecto litúrgico e o social onde todos se en-contram como família.

A todos os leitores, ainda é tempo, desejamos uma Feliz Páscoa e em bre-ve, nos reuniremos novamente, como Igreja diocesana, para celebrarmos mais um aniversário. 14 anos, no dia 1º de Maio. Não faltem!

Mitra Diocesana de Caraguatatuba - CNPJ 03.167.725/0001-67 Diretor - Pe Inocêncio Xavier, Administrador Diocesano

Jornalista Responsável e Editora - Denise Peixoto MTB: 65539 SP Colaboração Equipe Pascom/PastoraisRevisão Pe. Douglas Franco Machado Fotos Jc Curtis Maurilio Alves - Pascom - Paroquias - St Comunicação

Proj. Gráfico e Diagramação - Richard Lippi Produção Gráfica Editora Imperial - (3966-1212) Tiragem 10.000 exemplares

Cúria Diocesana R. Santos Dumont, 100 - Centro - C. Postal 215 Caraguatatuba/SP - CEP 11660-290 Tel. (12) 3883-4888 BOLETIM INTERNO email: [email protected]

Page 3: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

3 Abril e Maio- 2013 3Abril - 2013

Palavra do Adm DiocesanoPalavra do Adm Diocesano

com a

Pe Xavier

É Páscoa! A Igreja rejubila ao cele-brar a ressurreição do Senhor Jesus. Durante o tempo da quaresma fomos convidados a nos prepararmos para celebrar o tríduo pascal com profunda fé no mistério redentor. Jesus padeceu o suplicio da cruz, morto e sepultado saiu vitorioso do obscuro império da morte dominado pelo inimigo. Ele é o Senhor da vida e reina sobre a morte, depois de derrotar as forças do mal. Sua ressurreição é a nossa vitória sobre a corrupção e o medo. Agora somos concidadãos do céu.

Queridos amigos, povo de Deus das quatro cidades do litoral norte que compõe a Diocese de Caraguatatuba, dirijo-me a vocês e a todos os turistas que frequentam nossas igrejas, cape-las e comunidades com sentimentos de gratidão e estima. As alegrias da páscoa, o nosso aleluia, expressões de jubilo e regozijo nos comprometem com o reafirmar nossa fé no ressuscitado. Nós somos aqueles que acreditam na transformação deste mundo pelo nosso comprometimento com a causa do Rei-no de Deus inaugurado por Jesus Cristo e levado adiante ao longo da história por seus seguidores. Hoje somos nós, seus discípulos missionários, que assu-mimos esta causa. A Igreja sabe que o caminho é longo e árduo, contudo não se esmorece e segue com coragem sua peregrinação por este mundo.

Nesta esteira a V Conferência de Aparecida anima a vivência de sua vocação primeira: a missionariedade. E para atingir o este objetivo se faz neces-sário uma profunda conversão pastoral que implica uma profunda renovação da Igreja a partir das Paróquias como �comunidade de comunidade�.

A visita do Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, à nossa Diocese proporcionou um grande movimento

eclesial em todas as comunidades es-pecialmente em favor da juventude. A presença e participação dos jovens neste evento nos alegrou imensamente. Não poucas vezes a juventude afasta-se da Igreja por falta de propostas afeitas às suas necessidades e compreensíveis à sua linguagem. O mesmo acontece com os outros leigos, que mesmo se sentido animados no interior da Igreja, reclamam de uma maior integração na vida das comunidades.

Sentimos que urge favorecer que os fiéis batizados, nossos abnegados leigos e leigas, vivam seu protagonismo através da ação evangelizadora a fim de atingir diversas localidades nas peri-ferias de nossas cidades, onde a Igreja, como instituição, ainda é ausente. Ale-gra-nos vislumbrar uma “Igreja, comu-nidade de comunidades”, como novo modelo de �paróquia missionária�, onde os evangelizadores chegam aos bolsões de miséria, abandono e au-sência de qualquer tipo de assistência, inclusive religiosa.

Acompanhado a passagem dos sím-bolos da Jornada mundial da Juventude na Diocese, foi possível concluir que existe uma identidade religiosa presen-te nas diversas faixas etárias de nosso povo. Em vista disto, vale salientar a mo-tivação e empenho da juventude que mobilizou-se para acolher os símbolos da Jornada Mundial justamente porque estão muito intimamente ligados a eles. Observamos também crianças, casais, famílias, enfermos e idosos em grande número presente nas celebrações, via sacras e caminhadas por ocasião da passagem dos referidos símbolos.

A visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora ao presídio nos comoveu. A maioria dos ali encarcerados é jovem com idade entre 18 e 25 anos que vive-ram um profundo momento de intimi-dade com Deus. Na ocasião foi visitada também a Fundação Casa, onde foram encontrados vários adolescentes inter-nados, sem esperança. Tais ambientes de dor, sofrimento, sinais de morte , os símbolos foram acolhidos, reverencia-dos e muitos em lágrimas prostraram-se

diante da cruz sinal de esperança, de vida e restauração. Compreendemos que apesar da presença da pastoral carcerária, estes ambientes gritam por uma nova evangelização.

Os bispos reunidos em Aparecida, por ocasião da 51a. Assembléia Geral da CNBB, debruçaram exatamente sobre esta temática da Evangelização, olhando especialmente para ao lugar especial desta ação: a Paróquia como comunidade de comunidades.

Agradecidos a Deus pela oportuni-dade que tivemos de acolher a visita dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude que transcorreu na Semana Santa e permaneceram na Diocese por oito dias, ocasião que nos colocamos em oração pedindo a pela nomeação do novo Bispo para a Diocese, suplicando a proteção de Maria, Senhora das Graças, em favor das necessidades de nossa Igreja Diocesana.

PE. INOCENCIO XAVIER Administrador Diocesano

Page 4: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

4 Abril e Maio- 2013

Notícias Paroquiais

O ÚLTIMO E O PRIMEIROO ÚLTIMO E O PRIMEIRO

Coragem...Bento XVI: a coragem de reconhecer a sua fraqueza.Francisco: a coragem de reconhecer a sua força.Audácia...Bento XVI: a audácia de assumir os ventos contrários.Francisco: a audácia de contrariar os ventos assumidos.Virtude...Bento XVI: quando sou fraco é que eu sou forte.Francisco: quando sou forte é que eu sou fraco.Simplicidade...Bento XVI: foi humilde sem renunciar à rubrica.Francisco: sua rubrica foi não renunciar à humildade.Missão...Bento XVI: sua missão foi reconhecer que estava acabando o vinho da festa.Francisco: sua missão será encher as talhas vazias de água.Atitude...Bento XVI: curvou-se diante do seu pontificado para rezar pelo povo e pela Igreja.Francisco: curvou-se diante do povo para que rezassem pela Igreja e pelo seu pontificado.Renúncia...Bento XVI: renunciou ao cargo e assumiu o fim dos seus dias.Francisco: renunciou ao fim dos seus dias e assumiu o cargo.

Padre Mauro José Ramos

4 Abril e Maio- 2013

Homenagem

Page 5: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

5 Abril e Maio- 2013De Praia em Praia5

Após a celebração da Missa de Páscoa, Papa Francisco assomou ao balcão central da Basílica de São Pedro para conceder a tradicional Benção Urbi et Orbi (para a cidade e o mundo), a Indulgência Plenária e os augurios de Boa Páscoa.

“Amados irmãos e irmãs de Roma e do mundo inteiro, boa Páscoa!

Que grande alegria é para mim poder dar-vos este anúncio: Cristo ressuscitou! Queria que chegasse a cada casa, a cada família e, especialmente onde há mais sofrimento, aos hospitais, às pri-sões... Sobretudo queria que chegasse a todos os corações, porque é lá que Deus quer semear esta Boa Nova: Jesus ressuscitou, uma esperança despertou para ti, já não estás sob o domínio do pecado, do mal! Venceu o amor, venceu a misericórdia!

Também nós, como as mulheres dis-cípulas de Jesus que foram ao sepulcro e o encontraram vazio, nos podemos interrogar que sentido tenha este acon-tecimento (cf. Lc 24, 4). Que significa o fato de Jesus ter ressuscitado? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e a própria morte; significa que o amor de Deus pode transformar a nossa vida, fazer florir aquelas parcelas de deserto que ainda existem no nosso coração.

Este mesmo amor pelo qual o Filho de Deus Se fez homem e prosseguiu até ao extremo no caminho da humildade e do dom de Si mesmo, até a morada dos mortos, ao abismo da separação de Deus, este mesmo amor misericordioso inundou de luz o corpo morto de Jesus e transfigurou-o, o fez passar à vida eterna. Jesus não voltou à vida que tinha antes, à vida terrena, mas entrou na vida gloriosa de Deus e o fez com a nossa humanidade, abrindo-nos um futuro de esperança. Eis o que é a Páscoa: é o êxodo, a passagem do homem da escra-vidão do pecado, do mal, à liberdade do amor, do bem. Porque Deus é vida, somente vida, e a sua glória é o homem vivo (cf. Ireneu, Adversus haereses, 4,

Papa Francisco

20, 5-7).Amados irmãos e irmãs, Cristo morreu

e ressuscitou de uma vez para sempre e para todos, mas a força da Ressurreição, esta passagem da escravidão do mal à liberdade do bem, deve realizar-se em todos os tempos, nos espaços concre-tos da nossa existência, na nossa vida de cada dia. Quantos desertos têm o ser humano de atravessar ainda hoje! Sobretudo o deserto que existe dentro dele, quando falta o amor a Deus e ao próximo, quando falta a consciência de ser guardião de tudo o que o Criador nos deu e continua a dar. Mas a misericórdia de Deus pode fazer florir mesmo a terra mais árida, pode devolver a vida aos ossos ressequidos (cf. Ez 37, 1-14).

Eis, portanto, o convite que dirijo a todos: acolhamos a graça da Ressurrei-ção de Cristo! Deixemo-nos renovar pela misericórdia de Deus, deixemo-nos amar por Jesus, deixemos que a força do seu amor transforme também a nossa vida, tornando-nos instrumentos desta mise-ricórdia, canais através dos quais Deus possa irrigar a terra, guardar a criação inteira e fazer florir a justiça e a paz.E as-sim, a Jesus ressuscitado que transforma a morte em vida, peçamos para mudar o ódio em amor, a vingança em perdão, a guerra em paz. Sim, Cristo é a nossa paz e, por seu intermédio, imploramos a paz para o mundo inteiro.

Paz para o Oriente Médio, espe-cialmente entre israelitas e palestinos, que sentem dificuldade em encontrar a estrada da concórdia, a fim de que retomem, com coragem e disponibili-dade, as negociações para pôr termo a um conflito que já dura há demasiado tempo. Paz no Iraque, para que cesse definitivamente toda a violência, e sobretudo para a amada Síria, para a sua população vítima do conflito e para os numerosos refugiados, que esperam

ajuda e conforto. Já foi derramado tanto sangue… Quantos sofrimentos deverão ainda atravessar antes de se conseguir encontrar uma solução política para a crise?

Paz para a África, cenário ainda de sangrentos conflitos: no Mali, para que reencontre unidade e estabilidade; e na Nigéria, onde infelizmente não cessam os atentados, que ameaçam gravemente a vida de tantos inocentes, e onde não poucas pessoas, incluindo crianças, são mantidas como reféns por grupos terroristas. Paz no leste da República Democrática do Congo e na República Centro-Africana, onde muitos se vêem forçados a deixar as suas casas e vivem ainda no medo.

Paz para a Ásia, sobretudo na penín-sula coreana, para que sejam superadas as divergências e amadureça um reno-vado espírito de reconciliação.

Paz para o mundo inteiro, ainda tão dividido pela ganância de quem procura lucros fáceis, ferido pelo egoísmo que ameaça a vida humana e a família – um egoísmo que faz continuar o tráfico de pessoas, a escravatura mais extensa neste século vinte e um. Paz para todo o mundo dilacerado pela violência li-gada ao narcotráfico e por uma iníqua exploração dos recursos naturais. Paz para esta nossa Terra! Jesus ressuscitado leve conforto a quem é vítima das cala-midades naturais e nos torne guardiões responsáveis da criação.

Amados irmãos e irmãs, originários de Roma ou de qualquer parte do mundo, a todos vós que me ouvis, dirijo este convite do Salmo 117: «Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, porque é eterno o seu amor. Diga a casa de Israel: É eterno o seu amor» (vv. 1-2)”. A todos repito com afeto, Cristo ressuscitado guie a todos vocês e toda a humanidade no caminho da justiça, do amor e da paz.

Page 6: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

6 Abril e Maio- 2013

Elas chegaram numa manhã de sábado quaresmal... E ao invés de baterem nas nossas portas, elas preferiram conhecer os lugares sagrados de nossas terras e águas. Caminharam pelas ruas nas mãos e nos ombros da juventude, anunciando a Via Sacra. Foram acolhidas na Catedral como verdadeiras damas de honra.

Os jovens passaram a noite cantando e rezando para elas... Participaram de Missa, vigílias adorações, ofícios e louvores... Mas elas saíram logo pela manhã do Domingo de Ramos para caminharem nas procissões com o nosso povo, recordando com eles os passos de Jesus ao entrar em Jerusalém. E assim como o jovem galileu de outrora elas atualizaram nossos ritos de piedade, graça e esperança.

Pela tarde preparamos uma festa surpre-sa para elas, os jovens de todas as cidades do litoral norte paulista se uniram com todos os outros fiéis de todas as paróquias juntamente com os nossos sacerdotes, diá-conos, religiosos, religiosas e seminaristas... Organizamos juntos um grande festival com bandas, músicas, danças e uma expectativa imensa de que “com Cristo seríamos ainda

Santas e Peregrinas

entrar em lugares especializados na pro-moção da vida humana tanto das crianças como dos idosos. Entre as crianças elas serviram de caminho, entre os idosos elas serviram de apoio.

Foram o grande sinal da unidade na noite em que os Santos Óleos eram pre-parados para sacramentar o povo de Deus e numa imagem singular, reuniu o clero diocesano ao seu redor.

Entraram em órgão público e sem dizerem uma palavra questionaram os governantes mostrando para cada um deles que o bem é feito de atitudes e não de promessas. Profético foi ver os gover-nantes ajoelhados aos pés delas, que aos olhos de uns pediam perdão aos olhos de outros pediam força para governarem com retidão.

O mais bonito foi vê-las entrando em cada Igreja Matriz de nossa diocese... Tan-to a Cruz da Jornada Mundial da Juven-tude, quanto o Ícone de Nossa Senhora, entraram e deixaram suas marcas no co-ração de nossa gente. Tanto a Cruz quanto Nossa Senhora vão levar de nossas comu-nidades a nossa história, nossas preces e nossas orações. Carregamos em nossos ombros o peso da responsabilidade de re-ceber os símbolos da Jornada e ao mesmo tempo vivemos a leveza desse privilégio. Elas chegaram na quaresma de nossas vidas e transformaram nossa paixão em ressurreição e foram embora na segunda feira, bem de manhãzinha, deixando em cada um de nós aquele cheirinho gostoso de Páscoa! E também a certeza de que um dia vamos nos reencontrar!

Padre Mauro José Ramos

mais jovens”. Elas chegaram pelas seis da tarde no evento e o que era para ser uma surpresa para elas foi uma grande surpresa para nós. E como ainda era Domingo de Ramos, fomos estendendo pelo caminho delas nossos tapetes de lágrimas, nos-sos ramos de dores e nossas palmas de alegria. Os padres movidos de ministério e estola celebraram com o povo e com elas a Santa Eucaristia. Foi um verdadeiro “bote fé”.

Visitaram alguns lugares santos... Mas na maioria das vezes santificaram os lugares por onde passaram. No Centro de Detenção Provisória elas caminharam entre os encarcerados de modo que por instantes aqueles homens marcados pela culpa e pelas grades descobriram que a liberdade mora dentro de cada um deles. Ajoelhados aos pés das duas pediram apenas uma coisa: Perdão!

Na Fundação Casa, subiram com di-ficuldade as escadas da disciplina. E ao invés de irem ao encontro dos jovens, como elas gostariam que fosse, tiveram que esperar os jovens virem ao encontro delas e neste momento e neste lugar, ao invés de ouvirem os soluços de choro dos jovens, foram elas que choraram... As lágrimas delas caíram sobre aqueles meninos de cabeças e vidas raspadas, uniformes azuis e olhares machucados e vazios.

Elas também visitaram as Santas Casas, hospitais, centros de saúde, lugares que tem por função aliviar o sofrimento das pes-soas. Nesses espaços elas serviram de remédio para todos os enfermos. Renovando a o divino ofício dos médicos, enfermeiros, agentes de saúde e funcionários, que viram refletidos nelas o mesmo desafio: o de transformar a dor em alegria.

Elas também foram convidadas a

No Rastro da Cruz

Page 7: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

De Praia em Praia 7

Desde 2011, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, passados para as mãos dos brasileiros ainda em Madri, estão peregrinando pelas Dioceses brasileiras, como sinal e anúncio de Jesus Cristo, convocando os jovens para serem os protagonistas deste momento.

Mas, a presença desses símbolos, pre-sentes do Beato João Paulo II, tocados pelo Papa emérito Bento XVI e que serão acolhidos pelo Papa Francisco, no Rio de Janeiro, romperam os limites e reuniram ao seu redor pessoas de todos os cantos, de todas as raças, de todas as classes, de todas as idades. Reuniram o povo de Deus e por 8 dias foram o centro dafida cristã na Diocese de Caraguatatuba.

“No rastro da Cruz”

Page 8: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

8 Abril e Maio- 2013

“No rastro da Cruz”

“Eu e meu marido Marcelo estávamos chateados com um problema que havia acontecido um dia antes... qdo passando em frente a Igreja do Sagrado Coração de Jesus , ele pergunta: ‘’Vamos fazer uma visita”? e eu disse _ “sim, vamos”! E LA ESTAVA A SANTA CRUZ ...uma bênção pois tivemos o privilegio de beijar e fazer uma oração”. Simone Carvalho Pinto

Page 9: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

9 Abril e Maio- 2013

“No rastro da Cruz”

“Primeiro eu achei que seria apena um encontro com duas relíqueas, mas nunca imaginei que me causasse um impacto tão forte. Tremi, meu coração acelerou, as lágrimas rolaram sem que conseguisse conter. Sem dúvida: eu me encontrei com Maria e na Cruz, depositei meus meus medos e minhas inseguranças. Depois, só conseguia sorrir.” (anônimo)

Page 10: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

10 Abril e Maio- 2013

“No rastro da Cruz”

Vivi e presenciei muitos mo-mentos com a cruz e o ícone de nossa senhora, pessoas que se converteram e renovaram sua fé. Graças a Deus esta sendo uma revolução no mundo arrastando multidões, passou rápido por nossa Caraguatatu-ba, mas deixou muitas marcas e em mim foi uma delas!

Paula Aparecida Oliveira

Page 11: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

11 Abril e Maio- 2013

“No rastro da Cruz”

Page 12: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

12 Abril e Maio- 2013 12Fevereiro - 2012

“Os símbolos da JMJ, pra mim não era nada de mais que uma “Cruz” e um “quadro” de Nossa Senhora, porem minha opinião mudaria ao ir na chegada da Cruz e do Ícone em nossa Diocese, como muitos jovens fui mais pelo “obá obá”, e não pela Fé, mas quando, chegou a hora de minha paróquia Carregar a Cruz, tudo mudou algo de diferente acon-teceu, aquela Cruz que pra mim era como qualquer uma, virou a Cruz, depois de poder tocá-la aquele vazio que estava sentindo mudou, aquela fé que estava apagando dentro de mim, acendeu novamente e naquela hora tive a certeza de que Deus me ama e usou os símbolos da JMJ para me mostrar isso, e sem a Fé não somos nada”. Rodrigo Moreira

Page 13: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

13 Abril e Maio- 2013

Buscar os símbolos da JMJ na Diocese de São Jose dos Campos trazia no meu coração a alegria e a ansiedade de querer ver con-cretizado meses de preparação, lágrimas e sorrisos, mas ao mesmo tempo o senti-mento de angustia ,medo e insegurança por não saber como seria,quais as dificuldades que iríamos encontrar, “ se reuniríamos as pessoas”, se estaria chovendo, em fim, o famoso sentimento de “será que vamos dar conta?!” Mesmo assim, nos abandonamos na vontade de Deus,sem ter a noção do que nos esperava,mas com a certeza de que Deus nunca desampara aqueles que Nele colocam toda a sua confiança.

Ao chegar e ao receber aqueles símbolos da nossa Fé, a esses sentimentos surgiu uma coragem absurda e uma alegria indescritível e jamais vivida.

Ao chegarmos, tudo desapareceu, O medo, a insegurança, o cansaço, dando es-paço a apenas um sentimento, indescritível, mas do próprio Deus e Nossa Senhora ali presentes, unindo a sua Igreja. Não existia a

-nos um consolo de que aqueles jovens estavam sendo tocados.

E assim foi em tantos lugares, durante toda a semana, vivendo momento únicos do cuidado e do amor de Deus, como verda-deiros cristãos que zelavam pelo “Sagrado” . Passamos também por diversas cruzes e tribulações, senti muitas vezes a vontade de “pular do barco”, mas Deus acalmava a tempestade e nos recolocava de volta em alto mar. Trazíamos no coração um senti-mento profundo de zelo: “O Zelo por tua casa me consome”. Brigávamos por ele se fosse preciso, mas não porque queríamos somente pra nós, não com o sentimento de posse, mas com todo o carinho, cuidado e amor que devemos ter pelas coisas de Deus. Assumimos isso. Era pela nossa Fé que estávamos zelando e não somente um “pedaço de madeira e um quadro” , e a nossa Fé tinha que ser tratada com todo o cuidado possível.

Quantas graças pudemos presenciar. E não foram só jovens de idade. Foram milha-res de pessoas que ao se aproximar da Cruz, ao tocar o Ícone de Maria, descobriram qua sua fé só estava adormecida.

Chegou o dia da despedida. Foi uma sen-sação de dever cumprido, mas um desejo de algo mais, de fazer que tudo o que vivemos e experimentamos nesse dias permanecesse no coração das pessoas e no lugares que elas visitaram. Fica com certeza no coração de tantos jovens de nossa diocese a saudade, o desejo de viver tudo de novo, de viver cada momento, de viver no”Rastro da Cruz”.

Em nome dos “guardiões da Cruz” e de todos os jovens do Setor Juventude, obri-gada a todos que colaboraram com esse momento de graça.

Agora, é preparara acolhida dos jovens peregrinos e depois.... Rumo ao Rio, ao encontro do Papa Francisco.

Fernanda Maria

paróquia “X”, ou o grupo “Y” . Eramos todos um em torno da Cruz,com os olhos fixos com um só objetivo: contemplar a Cruz de Cristo e a imagem de Maria.

No primeiro ato, a Via sacra, os Jovens carregando os Símbolos mostraram todo o seu protagonismo. O rosto Jovem de nossa Igreja estava alí. E a partir desse momento, todos os outros foram únicos e especiais.

Visitar a Casa de Cetenção e a Funda-ção Casa, me despertou no coração um sentimento de tristeza, impotência, culpa, ao ver tantos jovens que perderam a sua liberdade, as vezes tão somente por falta de uma oportunidade, de uma palavra... onde erramos?,o que deixamos de fazer?, o que poderíamos ter feito? Mas Deus, na simplicidade de Maria, nos mostrava ao longo da caminhada e em cada paróquia que chegávamos um numero grande de Jovens que vinham ao encontro da Cruz peregrina e do Icone, com alegria e com os olhos cheios de lagrimas e ali eles também faziam a experiência com Deus trazendo-

Page 14: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

14 Abril e Maio- 2013

Hospital Stella Maris amplia espaços para melhor atendimento

O Brasil já conta com um diagnóstico do tráfico de pessoas nos últimos sete anos. O levantamento, resultado da parceria da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), mostra que a maioria das vítimas brasileiras se dirige a países europeus. A maior incidência está no Suriname, que funciona como rota para a Holanda, com 133 vítimas, seguido da Suíça com 127, da Espanha com 104 e da Holanda com 71.

Mas este resultado analisado entre os anos de 2005 e 2011 não expressa a realidade. Segundo entrevista do secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, o trá-fico de pessoas no Brasil, nas formas internacional e interna, é um fenômeno ainda registrado de forma deficitária porque uma de suas características é a invisibilidade das vítimas e a negação de se autorreconhecerem como tais. “Ainda temos um cenário de muitos dados ocultos”, explica a diretora do Departamento de Justiça da SNJ/MJ, Fernanda dos Anjos.

O tema já foi abordado neste espaço de comunicação e evangelização,mas volta a ser assunto quando vivemos um ano todo voltado para a juventude, seja pela Cam-panha da Fraternidade, seja pela Jornada Mundial da Juventude e até mesmo em preparação para a próxima Campanha da Fraternidade, cujo foco será o tráfico de seres humanos.

Na televisão, a ficção assume posturas que aparentemente são contraditórias, irreais, mas quem estudou o crime, pode assegurar que muitas das ações ali ex-postas, dos acontecimentos que cercam o enredo, não se tratam apenas de ficção, erros do autor, mas uma forma de de-monstrar situações obscuras como, por exemplo, a falta de clareza da parte das vítimas, a falta de leis internacionais que agilizem essas questões, a segurança das vítimas e a falta de humanização desses casos.

A Dra Cintia Yara Silva Barbosa, advo-gada e pós graduada em Direito Público estudou a questão e lançou o livro Trafico Internacional de Pessoas onde aborda as diversas situações que envolvem jovens, homens e mulheres, crianças, pessoas que de alguma forma, atraídas pelo sonho de uma vida melhor, pelo status de viver fora do país, por uma relação familiar abalada, são seduzidas por criminosos desconhe-cidos ou não, pois há casos onde amigos de beneficiam desses delitos, como honra de obterem regalias de uma situação onde tabmém são vítimas.

Segundo a Dra Cintia, os dados oficiais são escassos, embora haja projeção dos crimes e se tenha conhecimento dos diversos “corredores” do tráfico. O Lito-ral Norte e Vale do Paraíba é um deles. “O fato é que, assim como vem sendo abordado na ficção, as pessoas que con-seguem se livrar dessa máfia, carregam dentro de si um trauma onde a vergo-nha, a humilhação vivida, faz com que o silencio prevaleça e com isso, as redes de atuação continuem atuando. Quando na novela, parece inconcebível que a pessoa traficada não fale abertamente sobre o problema, mostra claramente

a realidade. Como será para uma filha, namorada, esposa, dizer que foi pros-tituída, humilhada e até drogada para servir sexualmente? Como será para um garoto contar aos pais e amigos que ao invés de estudar ou jogar no time da cidade para onde foi levado, foi usado sexualmente?”.

Para a Dra Cintia, é preciso intensi-ficar duas áreas de ação. A primeira, a prevenção. Falar abertamente nos grupos jovens sobre esta questão. “Os aliciadores têm lábia”, diz a advogada. É preciso alertar pais e filhos, pois se antes essa situação tinha vítimas com determinado perfil, agora, esse já não é um modelo para os aliciamentos. Depois, cuidar da proteção dessas víti-mas e da sua recuperação psicológica. Segundo ela, o Governo faz uma Cam-panha ainda muito acanhada, faltam políticas públicas e as vítimas precisam contar com o apoio de ONGs e Associa-ções para que consigam recuperar ao menos a sua auto-estima.

O tráfico de pessoas é o 3º crime mais lucrativo, vindo depois do tráfico de drogas e armas. A falta de depoi-mentos dificulta uma estatística mais aproximada. A TV como comunicação de massa está tentando colocar o assunto em discussão. As leis existentes, modi-ficadas a partir de 2005, tem abarcado mais condutas, mas com relação à pena, na prática, ela beneficia o criminoso.

Como Igreja, devemos estar atentos ao tema e de forma consciente e eficien-te, começarmos desde já um trabalho de estudo, prevenção e orientação para as famílias.

Diagnóstico

Não se trata de ficção.

Page 15: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

De Praia em Praia 15

Notícias Diocesanas

“Instrumentais b íb l icos para o Ano da Fé” foi o tema da 1ª noite de formação diocesana permanente realizada no dia 14, na Catedral Divino

Em março o clero da Diocese de Caraguatatuba reuniu-se no Semi-nário Arquidiocesano Bom Jesus em Aparecida para mais um per íodo de formação permanente. Além do

Estudo e organização de pequenos projetos tem sido a linha de trabalho e das reuniões periódicas da Cáritas diocesana. Já estão em andamento a formatação de um projeto para a Paróquia São João Batista envolvendo o Clube de Mães e o AMA – Serviço de ação social. O projeto pretende reativar a oficina de costura com a customização de roupas e confecção de colchas de retalhos. Outro projeto, de teatro para adolescentes, já está forma-tado no aguardo de parceria financeira para sua concretização. Seu objetivo é trabalhar com 60 crianças em situação de vulnerabilidade.

Algumas iniciativas de outras Dioceses serão visitadas para serem avaliadas para a realidade local, entre eles a Oficina de

Pe. Alessandro H Coelho foi convi-dado, pelo segundo ano consecutivo, a participar do 3º Vip Convention, cujos temas envolvem o turismo e as diversas iniciativas para que o Litoral Norte se organize neste sentido através de ações regionais. Nesta oportunidade, pe. Ales-sandro falou e mostrou em vídeo insti-tucional a importância e a dimensão da

Os funcionários da Cúria diocesana tiveram seu momento de “pascoela”, na segunda-feira Pós Páscoa do Senhor. Com o Ecônomo os funcionários rezaram e partilharam o café da tarde.

Mais de 120 pessoas participam da 1ª noite de formação diocesana Espírito Santo. O tema envolveu os

participantes sob a assessoria do Prof. Andre Milani, Professor de filosifia do CEBI, Centro de Estudos Bíblicos . Clero e leigos de diversas paróquias participaram da formação.

Formação permanente do cleroPe. Inocêncio Xavier Administrador Diocesano estiveram presentes 18 padres. O Tema escolhido foi “Paró-quias Missionárias e pistas de ação” desenvolvido pelo Pe. Sávio Corinalde-

Cáritas diocesana

A Cáritas diocesana incentivou a arrecadação de produtos de primeira necessidade para as pa-róquias Sagrado Coração de Jesus e Paróquia São Jose, em parceria com as Paróquias Santo Antonio e São João Batista respectivamente)

Estofados, da Cáritas São Jose dos Cam-pos e a fabrica de vassouras, na Diocese de Santos.

A diretoria da Cáritas diocesana espera que as coordenações das Pastorais Sociais se aproximem, participem das reuniões, pois são elas que podem apontar neces-sidades e prioridades.

Próximas reuniões:06/05 – 14h30 – Cúria diocesana03/06 – 19h30 – Catedral01/07 – 14h30 – Cúria diocesana05/08 – 19h30 – Catedral02/09 – 14h30 – Cúria diocesana07/10 – 19h30 – Catedral04/11 – 14h30 – Cúria diocesana05 a 08 – 2ª Feira de Artesanato para o Natal

si, secretário Nacional das Pontifícias Obras Missionárias.

Antes do término dos trabalhos o clero teve a oportunidade de visitar os aposentos do Papa emérito Bento XVI, quando esteve hospedado no Seminário Arquidiocesano.

JC Curtis

Turismo religioso e JMJJMJ para o Brasil e também para o Litoral Norte que deve receber peregrinos antes e depois do evento do Rio de Janeiro.

Outro aspecto levantado pelo padre foi a importância de se valorizar na re-gião o turismo religioso: “Temos história, temos os caminhos de Anchieta e um belíssimo cenário que pode despertar através da fé, o turismo local”.

Page 16: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

16 Abril e Maio- 2013

Giro de Notícias

Acontece em Aparecida a 51ª Assembléia Geral dos bispos do Brasil. O encontro vai de 10 a 19 de abril. O tema deste ano, “Comu-nidade de Comunidades: uma nova Paróquia” cujo material propõe dois caminhos: a setorização da paróquia e a transformação da paróquia numa comunidade de comunidades. O texto de trabalho foi encaminhado antecipadamente aos bispos e participantes. Pe. Inocencio Xavier, Administrador diocesano de Caraguatatuba, participa do encontro. Saiba mais http://www.cnbb.org.br/site/

O assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, Pe Carlos Sávio Ribeiro es-teve com Papa

A equipe de coordenação Reg. Sul 1 da CNBB da Campanha da Fraternidade (CF) se reuniu com representantes das sub-regiões pastorais para uma avaliação das atividades desenvolvidas no Estado. Na oportunidade, houve, também, um planejamento para o ano. Nos relatórios, destacou-se o protago-nismo dos jovens nas mais variadas frentes de trabalho idealizadas e coordenadas por

Já estão no site da CNBB os documentos que regem o Concurso para escolha do Hino e do Cartaz da Campanha da Fraternidade 2014. O tema para este ano será “Fraternidade e Tráfico Humano”, e o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou!” (Gl 8,1). O concurso é nacional e todos podem participar.

Com uma edição mais dinâmica já está a disposição o Hora da Família 2013. O tema deste ano é “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família” considerando, espe-cialmente, a responsabilidade dos pais. A reflexão também leva em conta o “Ano da Fé”, instituído pelo Papa emérito, Bento XVI, a Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude a ser realizada no final do mês de julho, no Rio de Janeiro. O livreto tem sete encontros, sete celebra-ções, cantos, instruções sobre associação de famílias, a organização da própria Comissão Vida e Família da CNBB. Nas celebrações

51ª Assembléia Geral da CNBB

Um presente para o Papa FranciscoFrancisco, no último dia 26 de março, no Vaticano. Na ocasião, entregou ao Papa um kit da Jornada Mundial da Juventude con-tendo uma camisa e uma revista, produzida pelo grupo ‘Jovens Conectados’ mostrando o trabalho que a Igreja Católica, no Brasil, re-

aliza junto à juventude. Segundo o assessor, o Papa disse com alegria: “Quero participar de tudo, com muita intensidade”, referindo--se a JMJRio2013 e que o material impresso a ele entregue o ajudará a entender o tra-balho da Igreja junto à juventude, no Brasil.

eles durante a campanha. De 17 a 19 de maio, ocorrerá o Encontro de Avaliação da CF-2013, em Itaici (SP), onde serão apre-sentadas experiências significativas nos três eixos: Juventude missionária, mídias sociais e políticas públicas, considerando os pressupostos das oficinas realizadas no encontro de formação em outubro do ano passado.

Concurso 2014

Hora da Família 2013propostas, há sugestões para: dia das mães, dia dos pais, dia dos avós, ocasião de bodas e ocasiões para lembrar a necessidade da penitência e da reconciliação. No subsídio, a Comissão apresenta o plano de ação de todo o ano de 2013. O“Hora da Família” é distribuído pela Secretaria Executiva Na-cional da Pastoral Familiar - SECREN, pelos Casais regionais da Pastoral Familiar e ainda em algumas livrarias católicas. A publicação custa R$ 3,00 (três reais) e encomendas podem ser feitas por meio do telefone (61) 3443-2900 ou ainda pelo e-mail [email protected]

Avaliação

Page 17: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

De Praia em Praia 17

Pensar nos critérios de escolha e cha-mado dos quais Deus usa para conosco, é de fato intrigante. Que resta-nos então? Resta-nos dizer sim!

Questioná-lo acerca do chamado? Teríamos direito, tal como Maria em sua humildade e na doçura de sua alma o teve: “ Como posso ser a Mãe do Salva-dor se não conheço homem algum?” Lc. 1, 34; como também aquele homem do Evangelho que obteve como resposta de Jesus: “Deixe que os mortos enterrem seus mortos!” Lc. 9, 59.

Que nos bastaria a não ser renunciar nossos propósitos e dizer sim aos propó-sitos de Deus para com a nossa vida, que não é nossa é Dele? Como fazer se tudo aquilo que possuímos é muito maior do que o chamado? Como aquele jovem

Esperar o quê? Resistir pra quê?apegado do Evangelho? (Cf. Mt. 19, 16) Jamais! Porém como aquele pescador rude que imediatamente lança mão de suas redes porque o fortíssimo chamado sedutor que ecoou em seus ouvidos veio com tamanha potência que abalou seu coração empedrado e o fez ceder. (Cf. Lc. 5, 10-11).

Ter o coração preparado para as pro-vações (Eclo. 2, 1) e os ombros fortes o bastante para carregar a cruz diária, podemos considerar como realidades pertinentes àqueles que aderem ao cha-mado. Mas uma vez cumprindo com amor e fidelidade a ordem do Mestre: “Ide, pois fazer discípulos meus todos os povos” Mt. 28, 19;, é possível que o peso de tal cruz seja aliviado diante da satisfação de se perceber comprometido com aquilo que não passa e com a ordem do Senhor.

Fixar os olhos no Objetivo que é pere-

ne e que é garantia do próprio Mestre a cada um de nós, é, sem dúvida alguma, sustento e entusiasmo para a caminhada e para a renovação do nosso sim a cada dia, embora tempestades de poeira tentem ofuscar os nossos olhos.

Não resistir ao chamado nos possibilita grande chance de dizer como Maria, nossa Mãe, a Mãe do Salvador: “O Poderoso fez em mim maravilhas!” Luc. 1, 49; uma vez que nos desprendemos de nós mesmos e nos colocamos inteiramente à disposição do Senhor para que, por meio de nós, Ele realize a Salvação de tantos e chame outros tantos.

Portanto, esperar o quê? Resistir pra quê?Sem. Bruno Henrique do Espírito SantoSeminário diocesano beato Jose de

AnchietaTaubaté – Reitor Pe. Elimar de Azevedo (12) 3632.3510

Vamos rezar juntos pela unidade diocesana, pelo clero, por todo o povo de Deus desta porção de Igreja e pela nomeação do próximo bispo diocesano, na Celebração Eucarística que será na Catedral Divino Espíri-to Santo, às 19h30 onde depois nos encontramos para uma confraterni-

zação no salão social.

No dia 1º de Maio a Diocese de Caraguatatuba celebra 14 anos de sua instalação.

Page 18: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

18 Abril e Maio- 2013

Notícias Diocesanas Na semana seguinte a Páscoa do Senhor, o clero se

reuniu, como de costume, para um momento de convivência e descanso

No dia 04 de abril em comemoração aos 19 anos da Pasto-ral da Criança na Par.N.S. d’Ajuda, a coordenação diocesana e lideres e coord. paroquial visitaram a sede da pastoral em Curitiba. A visita fortaleceu a missão e integraçao do grupo. O grupo foi recebido pela Irmã Vera Lucia e a oportunidade de conhecer o Dr.Nelson. A todos obrigada pela acolhida.

Quer fazer parte dos nossos grupos? Mais informações sobre dias e horários nas respectivas secretarias paroquiais.

Oficinas de Oração e Vida para JovemMatriz da Paróquia Imaculada Conceição Matriz da Paróquia Exaltação da Santa Cruz Matriz e Capela da Paróquia Nossa Senhora das Dores Oficinas de Oração e Vida para AdultoCapela São Judas Tadeu Paróquia Imaculada ConceiçãoMatriz da Paróquia Nossa Senhora de FátimaCapela Nossa Senhora das Graças Paróquia São João Batista

Page 19: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

19 Abril e Maio- 2013

Notícias Paroquiais

Mês de Maio é mês da Festa do Divino e este ano a comuni-dade celebra a sua 22ª Edição.

Mais uma vez a comuni-dade Catedral Divino Espírito Santo vem convidar você e sua família para participar desta festa que mobiliza toda a região, pois celebramos a festa do Padroeiro da Diocese de Caraguatatuba.

Este ano a festa começa mais cedo, no dia 26 de abril

Paróquia Catedral Divino Espírito Santo - Av Amazonas, 1665 – Indaiá, Caraguatatuba Informação sobre horários de Missa e atendimento (12) 3887.2982

catedraldodivino.blogspot.com

CaraguatatubaParóquia Catedral

22ª Festa do Divinoe se estende nos finais de semana do mês de maio até o dia 26 com o tradicional sorteio de prêmios entre eles um carro 0km, uma moto, TV LCD, Tablet, entre outros. Todo o valor arrecadado será revertido para as obras da Catedral. Na praça de ali-mentação o famoso bolinho caipira, doces, churrasco, pizza, pastel, e muito mais.

No dia 9 de maio até o dia

19 a comunidade vive a Novena ao Divino Espírito Santo, com a presença de padres e bispos convidados, começando às

19.30h. O tema deste ano, “O Espírito Santo nos impul-siona à Missão e a professar a Fé”.

“Alcançar cada vez mais jo-vens e crianças, para que neste novo tempo possam também experimentar a alegria de ser de Deus e formar uma geração nova, de bons conceitos cris-

Paróquia São João Batista – Rua Epitácio Pessoa, 240 – Poiares – CaraguatatubaInformações sobre horários de Missas e atendimento (12) 3887.4084

http://www.diocesecaraguatatuba.com.br/sao-joao-batista/

CaraguatatubaParóquia São João Batista

Oratório Dom Bosco

tãos, societários e educativos, fazendo com que eles possam levar isto para suas casas”

Com esse desejo nasceu o Oratório de Dom Bosco, na Pa-róquia São João Batista, numa

ação conjunta entre o grupo Jovens Sarados, a Pastoral Fa-miliar, a Pastoral da Criança e o corpo paroquial, criando um projeto bem interessante com as crianças e jovens da comuni-dade local. O primeiro encontro aconteceu no dia 17 de fevereiro e contou com a presença de 25 crianças e adolescentes. No mês seguinte, mais de 35 jovens e adolescentes participaram , na sua grande maioria querendo repetir a experiência do primeiro encontro. Segundo os organiza-dores a intenção é de que o en-contro aconteça mensalmente e que a freqüência das crianças seja cada vez maior.

O próximo Oratório será no dia 7 de abril. Mais informações na se-cretaria paroquial (12) 3887.4084

O oratório de Dom Bosco teve origem no do século XIX, período em que ocorreu a re-volução industrial em Turim na Itália, onde o jovem se via envol-vido nas questões sócio-políticas e também na busca de emprego. Atento a isso, Dom Bosco quis mostrar a esta juventude que ela poderia viver também de ale-grias e quis pastorear reeducan-do de uma maneira social, que evangelizasse, que acolhesse, que levasse a novas amizades, a viver a alegria de ser de Deus sem deixar de ser Jovem.

Page 20: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

De Praia em Praia 20

Notícias Paroquiais

UbatubaParóquia Nossa Senhora das Dores

A comunidade paroquial viveu com intensidade a Se-mana Santa. Durante toda a semana, a começar pelo Domingo de Ramos com ce-lebrações que se estenderam às Comunidades São Bene-dito e Com. Sant’Ana/Santa Rita. Na segunda-feira Santa aconteceram as missas de en-cerramento dos encontros da CF 2013 na Com. Div. Espírito Santo, Sant’Ana e na Matriz.

A terça-feira Santa foi marcada pela emoção de receber os símbolos da JMJ na Matriz e pela Via-Sacra encenada, real izada pela Juventude Missionária na

Retiro com as famíliasNo dia 10 de março aconte-

ceu na matriz Nossa Senhora das Dores, no Itaguá, o retiro quaresmal com as famílias com o tema “Família: uma vocação de amor”. O encon-tro começou com a Santa Missa e em seguida, palestras

foram ministradas seguidas de momentos de partilha de experiências. Um momento de Adoração Eucarística pos-sibilitou que cada um pudesse apresentar ao Senhor sua missão de ser ‘família’ e as ne-cessidades de seus familiares.

Semana SantaC o m . E s p í r i t o S a n t o . N a Quinta-feira Santa foi cele-brada a Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-Pés na Matriz no Itaguá, na Com. Sant’Ana e na Com. Div. Espírito Santo, contando com a part i c ipação dos paroquianos e a presença de muitos turistas. Na So-lenidade da Vigília Pascal, a matriz N. Sra. das Dores ficou lotada na celebração presidida pelo Pároco Pe. Xavier que na oportunidade realizou o Batismo de um catecúmeno (um adulto). Tomadas de fiéis ficaram também as comunidades

Paróquia Nossa Senhora das Dores - Av.Leovegildo, 1416 - Itaguá – UbatubaInformações sobre horários de Missas e atendimento: (12) 3833.8960

nsdasdoresitagua.webnode.com/ - www.diocesecaraguatatuba.com.br/nossa-senhora-das-dores/

AgendaFormação para Músicos –21 de Abril à 14h Matriz Nossa Senhora das DoresSacramento do Crisma - dia 28 de Abril Matriz Nossa Senhora das Dores

Procissão e Missa de Pentecostes Divino Esp. Santo 19/05 às 20hProcissão e Missa em Louvor a Santa Rita - 22/05 às 19h30Procissão de Corpus Christi - 30/05 às 16hCoroação de Nossa Senhora - 31/05 às 19h30 na Matriz

Sant’Ana e Div. Espírito San-to tendo como celebrante o Vigário paroquial, Pe. Cláudio Rodrigues.

No Domingo de Páscoa, destaque para a comunida-de das Toninhas onde três

adolescentes receberam a 1° Eucaristia. Já na Comunida-de São Mateus, no Perequê Sertão, um jovem recebeu o Sacramento do Batismo em clima de festa e alegria no dia da Ressurreição do Senhor.

Parabéns aos jovens que confirmaram seu Batismo através do Sacramento do Crisma

Page 21: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

21 Abril e Maio- 2013

CARAGUATATUBA

Notícias Paroquiais

Na festa do padroeiro São Jose, a comunidade da Topolândia se reuniu para comemorar os 3 anos de criação da pa-róquia e os 3 anos de vida sacerdotal do Pe. Antonio Maria. Neste dia, especial, foi apresento para a comunidade o novo Sacrário. A missa foi presidida pelo Administrador diocesano, Pe. Xavier e contou com a presença de padres da Diocese.

Paróquia São Jose - Rua Jose Pacini, 383 – Topolandia – São Sebastião Informações sobre Horários de Missa e atendimento (12) 3892.2230

www.diocesecaraguatatuba.com.br/sao-jose-sao-sebastiao/

Paróquia São José São Sebastião

Paróquia comemora 3 anos de criação

Parabéns galerinha, que serve o altar do Senhor

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Av. Walkir Vergani, 223

Boiçucanga – São Sebastião Informações sobre horários de

Missa e atendimento (12) 3865.2293

www.diocesecaraguatatuba.com.br/sagrado-coracao-de-jesus/

Paróquia Sagrado Coração

São Sebastião

Paróquia São Sebastião

Paróquia São Sebastião- Praça Major João Fernandes, 22 centro – São SebastiãoInformações sobre horários de Missas e atendimento (12) 3892.1110

Radio Web São Sebastião - www.radiosaosebastiao.com.br/

Zelo: Parabéns dizimistas da Capela de NSra Aparecida pela nova pintura da igreja

Agora vc pode acompanhar o

Terço Mariano, ao vivo, diariamente

às 18h.

Page 22: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

22 Abril e Maio- 2013

Notícias Paroquiais

Noite da Fogaça No dia 13 de abril, no salão de festas de nossa Paróquia, acontece a “NOITE

DA FOGAÇA”, em um ambiente agradável , onde podemos nos confraternizar, contamos com a sua participação! Traga sua família, amigos e prestigie esse evento conosco!

Paróquia São JoseRua Santa Marta,30 - Morro do Algodão, Caraguatatuba

Informações sobre horários de Missa e atendimento (12) 3888.4040 / 8170-5757www.diocesecaraguatatuba.com.be/sao-jose

Paróquia São José Caraguatatuba

No dia 17 de março, 8º dia da Novena à São José, foram investidos 10 novos coroinhas, entre eles, crianças. Adoles-centes e jovens. Foram feitos muitos encontros de preparação, totalizando 2 meses de formação, esses encontros eram feitos sempre aos domingos, às

Na alegria de celebrar, a comunidade se reuniu para festejar o padroeiro. A novena, iniciada no dia 10 de março com a presença de vários padres, chegou a ser interrompida devido as fortes chuvas que alagaram as imediações da matriz. Foi também um tempo de solidariedade com as vítimas das enchentes, mobilizando colaboradores e doações.

No dia 20 de março, a comunidade se reuniu ao redor do altar com Missa presidida pelo Administrador diocesano Pe. Xavier. Durante os finais de semana , a festa de São José reuniu centenas de pessoas.

Nos dias 16,17 e 18 de abril a Comu-nidade Sta. Edwiges celebra o Tríduo de seu co-padroeiro, Sto. Expedito. No dia 19 de abril acontece a Procissão e a Missa festiva. Todos estão convidados a participar e vivenciar este momento de graça e unidade.

Investiduras dos Novos Coroinhas17:00hs. Nossa paróquia agora conta com 35 coroinhas, que se dedicam ao serviço do altar, e testemunham o Evan-gelho de Cristo. Acolhemos com muita alegria os novos membros da pastoral, Sejam bem-vindos! São Tarcísio, rogai por nós!

Novena a São José Tríduo de Sto. Expedito na Com. Santa EdwigesJá no dia 21 de abril acontecera na

Comunidade Sta. Edwiges, um almoço em pról da obras da comunidade. Os in-teressados podem Você pode adquirir o convite antecipado entrando em contato com a secretaria paroquial pelo telefone 38884040.

Page 23: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

23 Abril e Maio- 2013

Notícias Paroquiais

Paróquia Santo Antonio

Paróquia Santo Antonio - Praça Candido Motta, s/n – centro – CaraguatatubaInformações sobre horários de Missas e atendimento: (12) 3882.1611

www.matrizsantoantonio.com.br * www.diocesecaraguatatuba.com.br/santo-antonio/

O Domingo de Ramos começou com a bênção da presença dos símbolos da JMJ na matriz, reunindo centenas de paroquianos.

AniversárioNo dia 3 de abril a comunidade reunida

prestou homenagem ao Vigário paroquial, Pe. Luiz Ernesto, por ocasião de seu ani-versário natalício.

Semana Santa

No Domingo de Páscoa, durante a Santa Missa das 10h, 123 catequizandos da Matriz e comunidades receberam a 1ª Euca-ristia, num clima de alegria e emoção.

1ª Eucaristia

Lançamento !!!No dia 13 de abril aconteceu o lançamento do Blog Paroquial com a Missa dos 9 anos de paróquia e inpicio do ano come-

morativo para os 10 anos de atividades. A Missa de ação de graças foi presidida pelo pároco pe. Altair dos Santos.Saiba mais. http://www.imaculadaubatuba.blogspot.com.br/

Imaculada Conceição

Paróquia Imaculada Conceição-Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 935 , Perequê Açu, UbatubaCEP:11.680-000 - Fone (12) 3832-5030

e-mail [email protected] - http://www.diocesecaraguatatuba.com.br/imaculada-conceicao/

Page 24: Revista De Praia em Praia - Abr e Maio 2013

24 Abril e Maio- 2013

Desde a carismática Assembléia do CE-LAM, em Aparecida (2007), que o Espírito Santo pede de forma mais explícita, que a Igreja de Jesus Cristo, na América Lati-na, seja missionária. E falando de nossas estruturas eclesiais, que a Paróquia seja uma paróquia missionária. Nossos bispos brasileiros, estão neste mês de abril, reu-nidos em assembléia da CNBB exatamente para aprofundar e criar de pistas de ação para esse importante tema.

Arrisco-me a propor três pontos que acho fundamental acontecerem para que haja uma paróquia missionária:

1. A EspiritualidadeSem conversão e encontro pessoal com

Jesus Ressuscitado não há projeto pastoral que vá adiante. É preciso revigorar a cen-tralidade de Jesus Cristo na vida de cada paroquiano. Proporcionar momentos de encontro pessoal com Jesus Cristo, para que aconteça a experiência impactante da alegria pascal na vida de cada pessoa. Sem a força espiritual desse encontro não haverá agentes missionários. Os discípulos de Emaús só voltaram a Jerusalém céleres porque tiveram a impactante experiência com o ressuscitado.

2. “Missioneirar” as PastoraisAqui crio uma palavra nova, para dizer

que é preciso contagiar e implicar todas as pastorais da paróquia no trabalho missionário. Ação missionária não pode se restringir a um grupo missionário em si, ou ao mutirão missionário de outubro... todas as pastorais devem estar atentas a sair de suas estruturas e esquemas e ir alcançar o povo que ainda está fora do convívio da Igreja.

3. Pensar fora do AquárioO objetivo fundamental da ação mis-

sionária é precisamente alcançar quem ainda está fora do Evangelho de Cristo e da sua Igreja. Gosto muito da figura do aquário. Ninguém coloca o anzol para pescar no aquário... é preciso pescar em «águas profundas», como diz o Senhor. A Paróquia missionária deve então examinar ao seu redor e perguntar-se: no bairro novo que surgiu, já tenho uma presença de Igreja? No hospital, clínica do minha região, eu atuo pastoralmente? Nos apartamentos do novo prédio que foi construido, já programei uma ação evan-

POR UMA PARÓQUIA MISSIONÁRIAgelizadora? Minha secretaria paroquial tem sido acolhedora de quem a procura? Como tenho usado os meios de comunica-ção social para alcançar quem ainda está fora da minha paróquia?

Concluo apresentando algumas dicas bem práticas de ações pastorais até sim-ples, mas que produzem um bom impacto missionário e evangelização e até de resgate de muitos católicos adormecidos:

- Produza e divulgue folhetos com mensagens de evangelização e coloque em pontos de movimentação popular: padarias, açougues, rodoviárias, etc.

- Inclua folhetos com assuntos católicos em todos os envelopes de correspondên-cia que você enviar, não importando se para conhecidos ou desconhecidos.

- Quando viajar de ônibus ou de taxi, deixe propositalmente algum folheto no assento que viajou.

- Adquira cds/dvds católicos e distribua para seus parentes, amigos e vizinhos.

- Sabendo que alguém está enfermo na sua rua, vá fazer uma visita de cortesia. Faça uma oração pela saúde da pessoa. Sugira a visita do sacerdote.

- Nos sites de notícias ou mesmo para jornais e revistas, há sempre o espaço

para a “carta do leitor”. Escreva para es-ses veículos todas às vezes que de forma tendenciosa eles denegrirem a imagem da Igreja.

- Aproveite as redes sociais (facebook, twitter) para publicar conteúdos evange-lizares de bom gosto.

- Telefone para um amigo ou conhecido para avisar que determinado programa católico ou pregador está para entrar no ar.

- Visite, cative e acompanhe um cató-lico que está afastado a ir a Santa Missa com você.

- Prepare o sacerdote para conversar com um parente ou conhecido que você está persuadindo a voltar a prática da fé.

- Nos velórios municipais, deixe o cartão com o número de telefone da Paróquia mais próxima ou do ministro das exéquias.

São Jerônimo em um de seus sermões declarou: “O Senhor disse claramente que cuidar de seu rebanho é uma prova de amor para com Ele.”

Cuidemos com amor e zelo rebanho do Senhor. Ele é recompensador e saberá re-conhecer aqueles que vivem com coragem e ousadia o zelo missionário.

Pe. Sérgio Lúcio Alho da CostaCoordenador Diocesano de Pastoral

Notícias Diocesanas

Jules Vernes