ragga drops #90

8
quinta-feira, 12 de novembro de 2009 MSN [email protected] MUNIR EL HAGE/DIVULGAÇÃO Sobremesa cultural O Ragga Drops também não gosta de palestras chatas Página 2 Novo Orkut Vídeo mostra todas as novidades Página 7 Gabriel Medina O surfista de 15 anos que desbancou os veteranos do esporte Páginas 4 e 5

Upload: ragga

Post on 22-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

O surfista de 15 anos que desbancou os veteranos do esporte.

TRANSCRIPT

Page 1: Ragga Drops #90

quinta-feira, 12 de novembro de 2009 MSN [email protected]

MU

NIR

EL H

AGE/

DIV

ULG

AÇÃO

Sobremesa culturalO Ragga Drops também não gosta de palestras chatas

Página 2

Novo OrkutVídeo mostra todas as novidades

Página 7

Gabriel MedinaO surfista de

15 anos que desbancou os veteranos do esporte

Páginas 4 e 5

Page 2: Ragga Drops #90

Se você tinha a ideia de que todas as palestras eram chatas, monótonas e acrescentavam pouca coisa na sua vida, pode começar a rever seus conceitos. O projeto Sobremesa cultural, idealizado pela Ragga, chegou para mostrar que palestras podem ser transformadas em diálogos descontraídos, com depoimentos di-vertidos e sinceros de pessoas jovens (como você) e que já são bem-sucedidas no mercado de trabalho.

Durante duas semanas, o Sobremesa cultural aportou em sete escolas particulares de Belo Horizonte contando com a parceira da facul-dade IBS. Ministradas por pessoas experien-tes, as palestras giravam em torno de assun-tos que são de interesse do jovem moderno, como a inserção no mercado, imposição de ideias e as qualidades essenciais para se dar bem em qualquer profissão.

Os profissionais escolhidos para presidir as reuniões direcionadas aos alunos dos colégios Pitágoras Cidade Jardim, Dom Silvério, Santo Antônio, Soma, Sebrae Contagem, Edna Roriz e Efigênia Vidigal foram Lucas Fonda, diretor geral da Revista Ragga e Alexandre Magno, gerente de projetos convergentes do grupo

expedienteragga agência de comunicação integrada(31) 3225-4400

MANDA O SEU:[email protected]

www.raggadrops.com.br

DIRETOR GERAL Lucas FondaDIRETOR DE MARKETING E PROJETOS ESPECIAIS Bruno Dib

DIRETOR FINANCEIRO J. Antônio Toledo Pinto JORNALISMO Bernardo Biagioni, Sabrina Abreu,

Bruno Mateus, Daniel Ottoni e Izabella Figueiredo DESIGNERS Marina Teixeira, Anne Pattrice e Maytê Lepesqueur

FOTÓGRAFOS Bruno Senna e Carlos Hauck ARTICULISTA Lucas Machado

COLABORADORES Ameixa Japonesa, Juliano Arantes, Luiza Ferraz, Pílula Pop e Tomaz de Alvarenga

Diários Associados, abordando assuntos atuais como Empreendedorismo e a nova co-municação e Internet e redes sociais.

Para Lucas Fonda, o objetivo principal do projeto é orientar aqueles que estão prestes a encarar o vestibular, mas que ainda não se decidiram por completo, já que se trata de uma fase repleta de indecisões. “O Sobremesa cultural tem como alvo principal oferecer uma referência para os jovens e orientá-los para uma carreira profissional promissora”. Nesse sentido, a conversa com centenas de jovens não podia ter sido melhor. “Já havia concedido palestras a estudantes da área de comunica-ção, mas para estudantes do ensino médio foi a primeira vez. Apesar do desafio, foi bastante recompensador”, declara.

Os debates deram ideias e sugeriram estra-tégias para o estudante se inserir no merca-do, procurando mostrar ao jovem o quanto é importante dialogar e arriscar para obter o sucesso em um mercado cada vez mais com-petitivo. Um bate-papo muito descontraído e cheio de sorrisos, como se vê na foto. No que depender da Ragga, uma coisa é certa: pales-tra chata, nunca mais!

MAlhAçãOAdorei a matéria sobre musculação que saiu na semana passada. Mostrei para todo mundo aqui em casa, porque sou louco para entrar em uma academia. Com um bom acompanhamen-to, não tem como dar errado. E vocês provaram isso. Obrigado!

luciano Mattos (16),de Viçosa, pelo MSN

É isso aí, Luciano. Se você pegar leve, tudo sai numa boa. Bacana saber que gostou da reportagem!

ViAjANtESConheci o Ragga Drops há uns três meses. Des-de então, tenho guardado todos os cadernos. Adorei o especial de intercâmbio que vocês fi-zeram. Viajar é a melhor coisa do mundo!

Renata liboreiro (20),de Belo Horizonte, pelo MSN

Não temos nem o que falar, Renata. Se dependesse da gente, cada Ragga Drops seria feito de um lugar diferente. Quem sabe no futuro?

Até CARMO DA MAtAGalera do Ragga Drops, parabéns para vocês! O jornal é mais que tudo!

Pauliane lobato (15),de Carmo da Mata, pelo MSN

Tudo mesmo são vocês, leitores! Valeu pelo prestígio e não deixe de aparecer por aqui nas quintas-feiras.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009EStADO DE MiNASwww.raggadrops.com.br

PAlEStRA ChAtA NUNCA MAiS!

Palestra de lucas Fonda diverte os alunos do Colégio Pitágoras

LUIZ

A FE

RRAZ

/ESP

. EM

Ragga e faculdade iBS levaram empreendedorismo, cultura e novas mídias para sete escolas de Bh

Page 3: Ragga Drops #90

FOTO

S: JU

LIAN

O A

RAN

TES/

ESP.

EM

quinta-feira, 12 de novembro de 2009EStADO DE MiNASmanda o seu!

NO SOBREMESA CUltURAl

Ingra Ianne (17), Rafaela Morais (17) e Gabriel Loures (17)

Francielle Vitoriano (17) e Raquel Lopes (18)

Wilson Cardoso (17) e James Rocha (17)

Alessandra Arantes (17) e Yago Blanc (17)

Mariana Valentina (18), Mariana Stersi (19) e Rafael Fernandes (17)

Bernardo Carvalho (18), Carla Dias (17) e Adriano Valadão (18)

Julia Drumond (18), Luisa Salum (18) e Paula Gondim (17)

Alexandre Ribeiro (18), Melissa Mendes (17), Marina Bastos (17) e Patrícia Bastos (17)

Antônio (4), por e-mail

Essa coluna é assinada pelas meninas do blog ameixajaponesa.blogspot.com. Passa lá!

Jéssica Nogueira, de 22 anos e estudante

de moda, escolheu para montar o look

saia de cintura alta Renner e camiseta

Zara. A produção é moderna pelo

contraste de cores e se adapta facilmente

a vários ambientes. A dica é aproveitar

as peças versáteis das grandes lojas, que

rendem várias combinações diferentes.

LUIZ

A FE

RRAZ

/ESP

. EM

COléGiO SANtO ANtÔNiO

COléGiO EFiGÊNiA ViDiGAl

Page 4: Ragga Drops #90

quinta-feira, 12 de novembro de 2009EStADO DE MiNASwww.raggadrops.com.br

Imagine ter a idade de um pré-adolescente e já ter conhecido vários países espalhados pelo mundo. Mas nada de luxúria ou turismo. O esquema aqui é trabalho duro, mesmo para alguém tão jovem. É o caso de Gabriel Medina, surfista brasileiro de apenas 15 anos, responsá-vel por desbancar muitos veteranos no WQS, a categoria do surfe mundial que leva os melhores para a elite do esporte, o WCT.

Gabriel nasceu em Joinville, Santa Catarina, e com apenas 9 anos já estava intimamente rela-cionado ao universo das pranchas, influenciado pelos pais, que também surfavam. Aos 15, o moleque já disputa etapas ao redor do globo ao lado de grandes nomes do esporte, como Ro-drigo Dornelles, de 35, Neco Padaratz, de 33, e o bicampeão brasileiro Léo Neves, de 30. Neco, por exemplo, já venceu o WQS e, assim como Medina, busca se qualificar para o WCT.

Gabriel tem no currículo alguns resultados de expressão, como o vice-campeonato mun-dial do sub-14, que rolou na Califórnia, vice do sub-16, no Equador, e, finalmente, o título do sub-16, na França. Além disso, ele é o atle-ta mais jovem do mundo a vencer uma etapa do WQS, que rolou em Floripa neste ano. Na oportunidade, Gabriel quebrou todos os recor-des da competição. “Desde que comecei a sur-far, quis ser profissional”, solta o garoto, que parece não temer os desafios constantes, como ondas enormes e atletas experientes e confian-tes, bem ali ao seu lado. “Nunca me assustei, gosto muito de competir. Quanto maior o de-safio, melhor”, conta.

Apesar das viagens e da correria já conheci-da, Gabriel mantém os estudos e cursa o ensino médio em uma escola de Maresias, litoral Norte de São Paulo. Uma prova de que nem tudo é para sempre, por melhor que possa parecer. A participação do garoto no WQS foi planejada pelo pai e a chegada eminente na elite do espor-te pode vir mais cedo do que muitos imaginam.

“Tenho que agradecer muito à minha família e ao meu patrocinador, que acreditaram em mim e me deram muita força”, comemora.

Para bons resultados um atleta não tem ou-tra opção, por mais eficiente que ele seja. “Trei-no com meu pai e durmo cedo. Além disso, tomo alguns cuidados com minha alimentação, que deve ser bem balanceada”, admite.

Apesar de ser um dos poucos menores de idade a estar entre os melhores da modalida-de, Gabriel bota fé na tendência. “Acredito que mais atletas de pouca idade e com alto nível vão surgir com mais frequência daqui para fren-te. Não só no surfe, mas em vários outros es-portes”, analisa.

E em alguns casos, a pouca idade chega a favorecer o garoto. “A responsabilidade é toda dos veteranos, que são praticamente obrigados a despachar um competidor novo e sem aque-la pressão”, comenta. Um fator que comprova isso são os aéreos alucinantes que o cara tem mandado, com uma tranquilidade de impres-sionar. “Isso rolou sem pressão, de um jeito muito natural. Fui treinando e acreditando no meu surfe, sempre respeitando os adversários”, solta, humildemente.

A relação entre Medina e os competidores pa-rece ser diferente, pela diferença de idade. “Eles me tratam muito bem, dando conselhos. Acho que eles gostam de mim”, imagina o garoto.

Como todo “iniciante”, Gabriel tem um ídolo no esporte. Trata-se do australiano Mick Fan-ning, que disputa o WCT. “Gosto dele tanto pelo seu surfe como pela sua determinação. Também curto muito o Mineiro (Adriano de Souza), por tudo que ele fez e conquistou”, afirma.

Em breve, Gabriel deve dar as caras entre os tops do WCT, representando as cores do Brasil. As viagens, sempre acompanhadas pelo pai, prometem se mostrar frequentes. A diferença é que agora os desafios serão maiores, assim como os adversários.

O surfista brasileiro Gabriel Medina, de apenas 15 anos, vem quebrando tabus atrás de tabus.

O céu (ou seria o mar?) é o limite

Tirando onda

FOTO

S: M

UN

IR E

L HAG

E/D

IVU

LGAÇ

ÃO

Guia prático de surfe

Você já deve estar cansado de ler por aí nomes como Kelly Slater, Mineirinho, WQS, WCT, swell, crowd e outros mi-lhões de verbetes um tanto incompreen-síveis. Se você é mais um desses mineiros apaixonados por surfe, é melhor saber um pouco mais sobre o esporte, para não fa-zer feio quando for passar um fim de se-mana na praia. Pensando nisso, o Ragga Drops preparou um guia de endereços que podem iniciar qualquer um no universo das pranchas. Mas, que fique claro: por mais que você leia e saiba sobre o esporte, para entender o surfe, só surfando.

Page 5: Ragga Drops #90

manda o seu!

Tirando onda Os aéreos de Medina chegam a assustar.

O catarinense colocou o Brasil no topo do WQS

Guia prático de surfe

Waveswaves.terra.com.brDesde previsão de ondas até as principais notícias relacionadas ao universo do surfe, o Waves é uma das maiores comunidades virtuais do esporte aqui nas Américas. De-pois de três ou quatro dias aces-sando o endereço, você já vai saber bastante sobre surfe, bodyboard, ondas gigantes, longboard etc. São dezenas de entrevistas, colu-nistas, resultados de competições e notícias para deixar qualquer um louco para fugir para o litoral.

ESPN Brasilwww.espnbrasil.com.br/surfeO site da ESPN Brasil está recheado de blogs e notícias ligadas ao sur-fe. Dá para ver vídeos dos melhores momentos de competições espalha-das pelo mundo, lançamentos de filmes e entrevistas exclusivas.

Surf moviessurfmovies.blogspot.comAté o fechamento desta edição, o blog Surf movies oferecia o download de mais de 100 filmes relacio-nados ao esporte. Desde o brasileiro Surf adventures até a megaprodução Billabong Odyssey, não faltam documentários e imagens para deixar o surfe na ponta da sua língua. E, o melhor: por lá você ainda encontra dezenas de CDs de surfe music para bai-xar. Tudo com descrição e links funcionando.

Woohoowoohoo.com.brO Woohoo é um canal de televisão dedicado a cobrir todos os espor-tes de ação. No site você encontra, além de notícias, enquetes, rankin-gs de músicas, vídeos, download de papéis de parede e, claro, a grade dos programas que vão para o ar na TV a cabo. Tudo bem simples e fácil de navegar.

Page 6: Ragga Drops #90

DAVI

D M

OIR

/REU

TERS

CONSCiÊNCiA POlítiCA é PRECiSO!

Para se dar bem no vestibular, é necessá-rio estar por dentro de diversos assuntos. Regras gramaticais, leis da física e fórmulas matemáticas são tão importantes quanto aumentar o grau de atualização, espe-cialmente por meio da leitura de jornais e pesquisas na internet. E pode ser uma informação ou conhecimento sobre deter-minado assunto que vai garantir sua vaga na universidade.

Importante ferramenta de auxílio na conscientização de jovens a respeito do valor da política (e motivo de capa aqui do Drops), o projeto Parlamento jovem visa estimular a participação ativa de jovens na política, nos temas de interesse público, mostrando que a juventude tem voz ativa nas questões de interesse geral.

De fato, os alunos da Escola Municipal Professor Paulo Mendes Campos, Escola Estadual Professor Leopoldo de Miranda, Colégio Tiradentes Gameleira, Colégio Pa-dre Eustáquio, Colégio Metodista Izabela Hendrix e Colégio Santa Doroteia desenvol-veram, este ano, uma consciência política especial, que funciona como ferramenta de auxílio não somente para a vida, mas também para o resultado alcançado nos futuros vestibulares. Afinal, os alunos re-ceberam suporte de universitários e profes-sores da PUC que transpuseram todo o seu conhecimento para os que ainda estão em processo de formação de opinião política.

A edição deste ano do Parlamento jovem está entrando na fase final. Amanhã, rola a votação das propostas criadas a partir do atual tema do projeto: Transportes urba-nos. A mais votada vai tramitar na Comis-são de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Parlamento não é um vestibular, mas uma preparação para a vida. E aqui está a dica: experimen-te tudo, independentemente de sua área. Afinal, é errando o caminho que achamos a estrada para os nossos acertos.

Saiba mais informações sobre o Parla-mento jovem em migre.me/aT5P.

POR

Dan

iel O

livei

ra

VEST

AGENDAQuer saber das melhores baladas de BH

e interior de Minas? Acesse: raggadrops.com.br

quinta-feira, 12 de novembro de 2009EStADO DE MiNASwww.raggadrops.com.br

Domingo de sol forte, Atlético e Flamen-go se enfrentando no Mineirão e todos os bares de Belo Horizonte lotados. Longe de tudo isso estão os quatro integran-tes do Apex, Gustavo (vocal), Matheus (guitarra), Daniel Ferreira (bateria) e Feli-pe (baixo), mais o produtor Nel, jogando conversa fora na parte de trás da casa do baterista, de onde se tem uma bela vista de Belo Horizonte.

Entre saídas e entradas de guitarristas, ba-teristas e baixistas, este é o sétimo ano do Apex que, da formação original, só ficou o vocalista. Pode parecer poucos anos de estrada, mas para uma banda mineira que toca surf music é, no mínimo, uma traje-tória vitoriosa. “Sou apaixonado com sur-fe, mas moro em BH. Nossas letras falam da saudade que tenho da praia e contam um pouco do que a gente vive aqui”, con-ta Gustavo.

Se não tem mar... escute Apex Band O amadurecimento da banda resultou no

CD Segura a onda, que ficou pronto no fim de outubro, graças ao apoio do Nel. “O Apex tá sabendo viver seu tempo com tranquilidade, planejando e executando tudo com calma. Não queremos dar um passo maior que a perna”, aponta o produ-tor. “Estamos trabalhando muito. Ensaia-mos duas vezes por semana, faça chuva ou sol, e produzimos sempre juntos, no estúdio”, completa Matheus.

Morar em Minas, até agora, tem gerado uma resposta bem positiva para o grupo. “Acabamos fazendo um som bem original, que compreende todas as nossas influên-cias, como Pepper, The Beautiful Girls e Sublime”, explica o vocalista. E para o ano que vem, a ideia é ir cada vez mais longe: “Vamos fazer um lançamento oficial do CD e nos dedicar ainda mais. Muitas coisas estão por vir”, promete Daniel. Enquanto isso, para ouvir, é só clicar:

myspace.com/apexbandsurfmusic

////////Segura a onda////////////////////////////////

conta aí!

Um stroke só faz verão

BERN

ARD

O B

IAGI

ON

I/ES

P. E

M

Oito músicas. 40 minutos. Para os órfãos agonizantes do Strokes, é qua-se uma ressurreição. Phrazes for the young, primeiro CD solo de julian Casablancas, vocalista da banda que foi chamada de salvação de rock, segue a linha eletrônica do terceiro álbum dos Strokes em River of brakelights; ar-risca mais e melhor no country bêba-do Ludlow st; e é mais pessoal na bela Tourist. Left & right in the dark e 11th dimension não decepcionam os saudo-sistas das palminhas strokeanas. Um dos melhores álbuns do ano.

Experim

en

ta

ca

o

Page 7: Ragga Drops #90

migre.me/aRoP – A nova versão do Orkut está dando o que falar na internet. Porém, a experiência ainda é para poucos. Só é possível checar as mudanças quem for convi-dado por um usuário que já tenha acesso às novidades. Bom, enquanto o seu convite não chega, a leitora do Ragga Drops Beloska, que já tem um perfil por lá, gravou um vídeo mostrando tudo que tem de diferente na nova interface.

PiPOCA

Já que o Ragga Drops de hoje está recheado de assuntos ligados ao surfe, nada melhor do que este vídeo que está no Dzaí. Os humoris-tas mineiros vão para Cabo Frio, descobrem uma casa compartilhada por mais de 100 pessoas e ainda se arriscam nas menores ondas de todo o litoral brasileiro. E, acreditem: o resultado é devastador.

Manifeste seu mundo. Publique um blog, notícia, vídeo, foto ou podcast no Dzaí. A gente está de olho, e quem sabe seu conteúdo não vem parar no jornal?

Vai lá: migre.me/aLmB

Caju e totonho em Cabo Frio

UM VíDEO QUE VOCÊ NãO PODE DEiXAR DE ASSiStiR

FOTO

S: A

RQU

IVO

PES

SOAL

E R

EPRO

DU

ÇÃO

Vinte minutos e 18 segundos. É o tempo que o In Verso oferece. Talvez você não fique pelo aves-so, tomara que não se oponha, deixe que o rock feito por Mar-cos Rosa, Fred Oliveira, Leandro Parma e Lipe inverta suas con-cepções sobre o rock nacional e contrarie quem ache que o gêne-ro está definhando.

Avesso, trabalho de estreia lançado este ano, é resultado de seis canções com aquele rock que você quer ouvir nas rádios: su-culento e delicioso, que se prova e aprova. Deve-se apreciar aos poucos, como uma boa picanha. No cardápio, músicas que fazem

você cantar, sorrir, ótimos riffs e letras que são uma Resposta pra mesmice que tanto conhecemos. O Inevitável é que a cada audição, você queira ouvi-la Mais uma vez.

Cientes desta demanda, já lan-çaram Siga em frente e Promessa no Myspace, sem se preocupar com O que vier. Caso pense que o In Ver-so Não me atinge ou até Me desfaz, recomendo outra refeição, com o mesmo tempo sugerido. Garanto que a digestão será plena e o prazer prolongado, pois, na música pop, tudo que é digerido velozmente é consumido e descartado na mes-ma proporção. Portanto, consuma o In Verso e cometa o pecado da gula. Não há contraindicações.

EStADO DE MiNAS quinta-feira, 4 de junho de 2009EStADO DE MiNAS quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novo Orkut

RAQ

UEL

VER

SIEU

X/D

IVU

LGAÇ

ÃO

Prato do dia: In Verso

VEStiBUlAR NA FACUlDADE ARNAlDOContinuam abertas as inscrições do vestibular da Faculdade Ar-naldo para os cursos de direito e administração. Os interessados devem acessar faculdadearnaldo.edu.br e preencher as informa-ções necessárias até o dia 18. As provas rolam no dia 22 e a taxa de inscrição é de R$30. A novidade é que, neste ano, além do vestibular tradicional, o estudante pode ainda optar pelo vestibular agendado, em que há análise de currículo e entrevista.

NOTINHA

Os Miseráveis, de Victor hugo

É um livro que fala de ação, suspense e aventura. A sinopse é mais ou menos a seguinte: a denúncia das grandes injustiças sociais ocorridas na França no início do século 19, como um sujeito passar anos sendo perseguido por ter roubado um pão para matar a fome. É o que tinha ocorrido com João Valjean, que viveu nos esgotos de Paris sendo maltratado, injustiçado e perseguido. E, apesar de tudo isso, ele acaba se superando e ajudando os demais necessitados à sua volta. Eu indico porque é uma história gostosa de ler, não é pesada, e não é tediosa como muitas por aí. Vale muito a pena!

POR Suellen, 16 anos, de São Paulo/SP

@rafinhabastos As merdas estão voltando. Saiu o novo Orkut. Breve teremos o novo guaraná Dolly e o novo programa do João Kléber.

@DaniloGentili A nudez de Fernanda Young é como ela disse: intelectual. É quase um teste de QI. Vc é inteligente? Então não compre a revista.

@fresnorock http://twitpic.com/oimj2 – Foto com a galera do fã-clube de BH no domingo passado.

@alexandrekalil É difícil... Amanhã, vou na sede fazer do #GALO um time cada vez maior. Que venha o Coritiba!

@m_camelo “Janta” com Marcelo e Mallu sábado no GIG Rock: http://bit.ly/2MURhS

POR Tomaz de Alvarenga

manda o seu!

Page 8: Ragga Drops #90