ragga drops #194

8
MSN >> [email protected] raggadrops.com.br >> quinta-feira, 10 de novembro de 2011 REPRODUÇÃO Confira o nosso guia de sobrevivência ao FIQ 2011! págs. 4 e 5 MANUAL Conheca o básico do HTML para não passar aperto com seu blog pág. 6 PROFISSOES Você sabe o que faz um engenheiro de minas? pág. 7 LU ALONE A cantora comemora o pré-lancamento do seu livro em Belo Horizonte pág. 8

Upload: ragga

Post on 07-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Confira o nosso guia de sobrevivência ao FIQ 2011!

TRANSCRIPT

Page 1: Ragga Drops #194

MSN >> [email protected]

>> quinta-feira, 10 de novembro de 2011

REPR

OD

UÇÃ

O

Confira o nosso guia de sobrevivência ao FIQ 2011! págs. 4 e 5

MANUAL Conheca o básico do HTML para não passar aperto com seu blog pág. 6

PROFISSOES Você sabe o que faz um engenheiro de minas? pág. 7

LU ALONE A cantora comemora o pré-lancamento do seu livro em Belo Horizonte pág. 8

Page 2: Ragga Drops #194
Page 3: Ragga Drops #194

FOTO

S: B

RUN

O S

ENN

A/ES

P. EM

raggadrops.com.br

IMAG

ENS:

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

QUEM É RAGGA DROPS NO FIQ

SAPA

TILH

A A

rezz

o VES

TID

O P

lanet

JAQ

UET

A P

lanet

BRENDA LOPES,18 anos, modelo, veste:

BOTA

Cap

odar

te C

ALÇ

A

Foru

m R

EGATA

Jum

p CO

LETE

Ace

rvo

CIN

TO T

op S

hop

PRISCILA VIANA,24 anos, modelo, veste:

................................................................................................................ Leandro Massai

............................................................. Daniel Pinheiro Lima (Oswaldo Augusto)

.......................................................................................... Junior Oliveira (Xsjunior)

................................................................. Vitor Cafaggi (Puny Parker e Valente) ................................................................................................................ Jackson Abacatu

................................................................................................. Felipe Ávila (O Presente)

................................................................................. Ricardo Tokumoto (Ryot IRAS)

.......... Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho (Quadrinhos Rasos)

Page 4: Ragga Drops #194

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 10 de novembro de 2011

GUIA DE SOBREVIVENCIA

AO FIQ

POR Guilherme Ávila

São quatro dias com o melhor dos

quadrinhos brasileiros em Belo Horizonte

O MANUAL BÁSICOA programação do FIQ está dividida entre

seis ambientes: a arena com auditório, onde os convidados participarão de painéis e entrevistas; a gibiteca, onde você poderá encontrar pratica-mente qualquer tipo de quadrinho; espaços de convivência, onde dá para descansar nos pufes gigantes do evento e bater um papo com a ga-lera; áreas para as oito exposições inéditas, que incluem uma homenagem aos manhwas, os qua-drinhos sul-coreanos; espaços sinalizados para as oficinas gratuitas; e, ao redor de tudo isso, os estandes das editoras e dos produtores indepen-dentes que oferecem seus produtos e desenhos sob encomenda.

AUTÓGRAFOS IMPERDÍVEISHoje, entre as 11h e as 13h, tem uma sessão

de autógrafos especial com Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica e artista homenage-ado do 7º FIQ (serão distribuídas senhas para essa atividade). Amanhã tem autógrafos dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, criadores do recém--lançado Daytriper; de André Dahmer, dos qua-drinhos Malvados; e da dupla Daniel Werneck e Ricardo Tokumoto, que lança Ovelha Negra.

Fãs do FIQ se preparam para o encontro deste

ano desde junho

Convidados internacionais, importantes ar-tistas brasileiros, mais de sessenta lançamentos, dezenas de oficinas – tanto para iniciantes quan-to para quadrinistas experientes –, análises de portfólios, mesas-redondas, sessões de autógra-fos, homenagens, bate-papos, estandes e exposi-ções. O 7º Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) está recheado com uma programação in-tensa que promete movimentar a Serraria Souza Pinto até domingo.

Com tantas opções, o Ragga Drops decidiu fazer um roteiro com as melhores atrações que você e seus amigos não podem deixar de conferir, além de dar cinco dicas valiosas para que nada estrague o evento deste ano para você.

EULE

R JU

NIO

R/EM

/ D.A

PRE

SS

Page 5: Ragga Drops #194

raggadrops.com.br

Confira as dicas para

apresentar seu portfólio no raggadrops.

com.br.

No sábado é a vez de Érica Awano (Holy aven-ger), Chiquinha (Folhateen), Lu Cafaggi (Mixtape), Vitor Cafaggi (Duotone), do francês Cyril Pedro-sa (Três sombras) e do argentino Horacio Altuna (El loco Chávez). Já no domingo tem J. M. Trevi-san (Ledd), os norte-americanos Bill Sienkiewicz (Elektra assassina) e Jill Thompson (Sandman) e o lançamento de Achados & perdidos com Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, criadores do Quadrinhos Rasos.

QUER VIRAR DESENHISTA?Se você não conseguiu se inscre-

ver nas oficinas master, aproveite que as inscrições dos cursos bási-cos de desenho e expressão e HQ e sua linguagem estarão abertas durante o evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antes de cada atividade, nas salas de ofi-cinas 1 e 2.

Não deixe de conferir também as atividades da Oficina de Quadrinhos Potenciais (OuBaPo). Ela irá acontecer de quinta a domingo, das 14h30 às 16h, na Arena Carlos Trillo, buscando estimu-lar a criatividade dos interessados em produzir arte sequencial.

Por fim, depois de quase dois anos, a chance que muitos aspirantes a quadrinistas tanto espe-ravam chegou: as avaliações de portfólio! Agende um horário para mostrar seus trabalhos para o caça-talentos da Marvel C.B. Cebulski ou para o diretor da DC Larry Ganem.

VOCÊ TEM QUE VISITAROs estandes do festival são uma atração à par-

te da programação oficial do FIQ. Não deixe de conhecer o pessoal do 4Mundo, um grupo que adora trocar experiências sobre a produção de revistas independentes. Procure também pelos criadores do Kaplan Project Comics e experimen-te uma nova HQ interativa chamada A criatura dentro das sombras.

Além de ficar por dentro dos títulos que serão lançados pela galera dos Quadrinhos Dependen-tes, Pandemônio, Xaxado/Quadro a Quadro, Re-pública dos Quadrinhos e Trapezistas de Estrada, esses espaços são uma ótima oportunidade de contato entre leitores e autores nacionais.

Além disso, a revista Graffiti oferece ao público a oportunidade inédita de participar do processo de produção da próxima edição – utilizando di-versas técnicas de impressão artesanal, como ca-rimbo, mimeógrafo, molde vazado e spray –, que será lançada no último dia do festival.

Para conseguir autógrafos, pro-cure pela programação dos dias e horários em que cada artista estará nos espaços reservados exclusiva-mente para isso.

Se você for fazer compras, prefi-ra levar dinheiro em vez de cartão. Muitos estandes não oferecem a segunda opção de pagamento.

Leve uma mochila ou bolsa. Como o FIQ ainda não oferece ser-viço de guarda-volumes ou de cha-pelaria, mantenha seus pertences sempre perto de você.

Se você se inscreveu em algu-ma oficina, fique atento aos ho-rários, datas e materiais exigidos. Caso não possa comparecer, avise a organização.

Se você faz cosplay, nada de ar-mas brancas ou coisas que podem machucar.

DICAS PARA CURTIR O FIQ

Não perca a sessão de autógrafos da aclamada série Daytripper com os gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, na sexta-feira, entre as 15h e as 17h

FIQ 2011 :: Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateubriand, 809 – Centro) :: Até domingo, das 10h às 22h :: fiqbh.com.br

GLE

NIO

CAM

PREG

HER

/ DIV

ULG

AÇÃO

Page 6: Ragga Drops #194

HTML BÁSICO:Não que você vá acabar de ler esse texto para sentar no compu-tador e criar seu site em 10 minutos. Mas quando você escreve um blog e acaba tendo que resolver problemas nos “bastidores” da internet, uma noção básica de HTML é fundamental.

IMAG

ENS:

REP

ROD

UÇÃ

O D

A IN

TERN

ET/ B

LOG

SPO

T.CO

M BATTLE FIELD 3

POR Glauco Bertú

O fim deste ano está repleto de grandes lan-çamentos. Um dos que agitaram o úlimo mês foi Battlefield 3, o aguardado jogo de guerra da Dice fo-cado em multiplayer, que segue os passos das edi-ções anteriores para criar algo maior e melhor.

Quando se fala de Battlefield, o que im-porta mesmo é o jogo on-line. Mapas enormes, movimentação bacana, veí- culos, e acima de tudo o feeling tenso de estar numa guerra de verdade. Na sé-rie principal, a novidade é a existência de um modo campanha, que quem já experimentou garante que

não é grande coisa (sobretudo por conta dos desnecessários quick-time events), mas ainda assim vale a pena ser jogado. Para fechar o pacote, o traba-lho estético do jogo é impecá-vel, com gráficos estonteantes – mesmo em configurações baixas – e sons igualmente bem trabalhados.

Battlefield 3 está disponível para Xbox 360, PS3 e PC e já pode ser comprado pelo país afora ou pelo Origin, a plata-forma de distribuição digital da Eletronic Arts.

@lucasbaranyi 20 anos, cara de 23, disposição de 60, cor-po de 40, humor de 60 e carteira de 15.

@TuitteiroAlone Quem nunca se deitou em uma posição confortável para assistir à TV e esqueceu que não estava com o controle não sabe o que é ter ódio de si mesmo.

@TwiteiroPower 4ª Lei de Newton: o que os olhos não veem o ciúme inventa.

@DonaGina Tentar achar o homem perfeito é apenas uma questão de saber. Saber que não existe.

@edinhomalvadeza Dinheiro, paciência e feriado: acabam mais rápido do que a gente gostaria. Boa noite.

@Jimanotsu Lei de Murphy musical: quanto pior a música, mais alto o sem-noção vai ouvir.

@SabioBrasileiro Regra básica do videogame: o dono da casa é o Player 1.

@AnonimoFamoso Se você precisa mudar por causa de um relacionamento, uma certeza: não vai durar muito.

@FrasesVersos As coisas seriam bem mais simples se nossas escolhas fossem apenas direita ou esquerda.

@VALERIA_BANDlDA Pensamento do dia: até um pedaço de pão tem mais miolo que muita gente.

@Na_Kombi Me acusam de matar aula sem eu nem ter aparecido na cena do crime. (@flaviolp)

DIV

ULG

AÇÃO

03 : Da próxima vez que você abrir o editor HTML do blogspot, não entre em pânico. O código que está ali é especialmente complexo porque ele dá instruções muito específicas de tudo que entra nesse post, como tamanho da letra, fonte, alinhamento do texto, onde está hospedada a imagem e qual é o tamanho com que a imagem deve aparecer no texto. Para mudar qualquer coisa, certifique-se de que você está mexendo no texto que está cercado pelas tags, como na imagem ao lado. Assim, você tem a certeza de que não vai quebrar o código, desconfigurando a página.

ESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 10 de novembro de 2011

01 : Apesar de parecer ininteligível quando você olha pela primeira vez, o HTML é, na realidade, um sistema bem

lógico. Para entender o que está escrito basta procurar as tags (marcadores)

principais de qualquer texto. Para reconhecer uma tag, é só procurar por:

02 : Todo título, texto, foto, link etc estarão cercados por tags. Para

marcar o início você terá <html>, por exemplo. Para marcar o fim,

entra uma barra antes da palavra:

05 : Você também pode mudar a cor e tamanho da fonte colocando antes do texto <font size=”3”> e </font> depois. Para aumentar é só mudar o número, colocando o sinal negativo para diminuir a fonte. Para mudar a cor aplique <font color=”color”> antes do texto trocando o “color” por nomes de cores em inglês, como “red” e “blue”. No final, feche com </font>.

04 : Na hora de modificar, você pode escrever mais no

campo do texto ou aplicar mudanças, como negrito,

itálico, underline, riscado etc. Confira na imagem ao lado

como é a tag de cada um desses comandos.

Para aprender a fazer mais com o HTML, vale procurar fóruns e tutoriais. O sistema é bem simples depois que você aprende e não falta gente ensinando todos os passos na internet.

Sugestão de @escuso.

Mande seu pedido no [email protected] ou @raggadrops

Page 7: Ragga Drops #194

raggadrops.com.br

A engenharia de minas é o ramo que atua na área de pesqui-sa, identificação, aproveitamento e extração dos recursos minerais. Isso é, se você se interessa pela origem e composição das rochas, pelo ramo da mineração e ainda topa encarar uma faculdade cheia de cálculos e matérias exatas, essa

é a profissão certa pra você.Para tornar-se um engenheiro

de minas, você precisa concluir o curso na faculdade, que tem duração de cinco anos. Depois de formado você já está pronto para entrar no mercado. De acor-do com Maria Eugênia Monteiro, engenheira de minas do Cetec (Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais), o piso salarial é de R$ 4.632, mas o contracheque depende do seu grau de qualifica-ção – então, um mestrado e um

doutorado contam bastante no fi-nal do mês.

O profissional pode trabalhar na área de pesquisa, caracteriza-ção (identificação), lavra (geren-ciando a extração do minério) e processo (separação e concentra-ção do material). O engenheiro pode atuar em empresas públicas ou privadas e precisa estar sem-pre atento à responsabilidade ambiental, tentando minimizar os impactos da extração mineral na natureza.

Vamos por partes. Em primeiro lugar, você tem que res-ponder sinceramente a uma pergunta: esse garoto trata você diferente ou você apenas quer acreditar nisso? Porque, se gostar mesmo de você, ele vai dar alguns toques de que quer mais do que apenas amizade...

O jeito mais fácil de perceber isso é se colocando na situ-ação inversa. Quando esse garoto chega, você o trata exata-mente como trata os outros meninos? Aposto que não! Tenho certeza de que pra ele você guarda um olhar mais demorado, um sorriso especial, um carinho a mais. Então, basta comparar. Ele pode até ser “gente boa” com a galera, mas se ele realmen-te gostar de você, vai se esforçar mais, afinal quer conquistar você. Portanto, tudo que você tem que fazer é observá-lo.

Você pode fazer um teste. Faça alguma pergunta para ele sobre qualquer coisa que você sabe que ele gosta e observe se ele vai apenas dar uma resposta rápida ou se vai estender o assunto. Pode ser sobre um livro, um filme, uma banda, um lugar... O importante é sentir a reação dele, ver se ele passa a impressão de que quer ficar o resto da tarde falando sobre aquilo com você, ou se vai responder apenas por educação, como se não visse a hora de se livrar. No dia seguinte, peça a uma amiga para também fazer uma pergunta no mesmo estilo e depois contar se ele agiu da mesma maneira. Se ele tiver sido mais simpático da primeira vez... ponto pra você!

Fofa, tomara que esse amor seja recíproco e que vocês dois resolvam isso bem depressa! Depois escreva me contan-do, tá? Beijocas da Sam!

ARQ

UIV

O P

ESSO

AL

Aos 9 anos de idade André Mendonça já sabia o que queria: montar uma ban-da. E não demorou nada para que a von-tade se transformasse numa realidade. Com o conselho do pai, André apresen-tou a ideia para os professores da escola de música onde estudava. Os melhores alunos foram recruta-dos para compor a ban-da e pronto: a semente foi plantada.

André, que hoje tem 15 anos, começou cedo a gostar de rock. “Meu pai era músico e eu escuta-va muito os CDs que ele tinha no carro”, ele conta. De Black Sabbath a Led Zeppelin, o futu-ro guitarrista absorvia tudo. Na banda Pleia-des é ele quem compõe. “As músicas sou eu que compõe. Faço a base e alguns arranjos”, expli-ca, “e a vocalista (Cyn-thia Mara) faz as letras”.

A banda, que na época ainda não ti-nha nome, chegou a mudar de forma-ção, mas a proposta sempre foi tocar rock. Depois de ser batizada Pleiades, virou um dos grandes novos nomes da cena do rock brasileiro, elogiados por ninguém menos que Andreas Kisser, e

tem um currículo de dar inveja a muito mú-sico profissional. Além de abrirem shows para o Deep Purple e Nightwish, a banda já dividiu o palco com Se-pultura, Steppenwolf, Krisiun, André Matos, e outros.

Prestes a lançar o primeiro clipe, da mú-sica Fire, fire!, estão a todo vapor. E André afirma: “pra fazer essas coisas não tem mui-to segredo. Tem que acreditar que um dia vai dar certo e correr atrás mesmo”.

Como saber se o menino de que eu gosto está a fim de

mim ou se ele é apenas

gente boa com todo mundo?

Esta coluna é escrita por Paula Pimenta, inspirada na personagem Sam, de seu livro Minha vida fora de série.

Ela também é a autora da série Fazendo meu filme.Mande sua pergunta para [email protected].

paulapimenta.com.br // @paulapim

STO

CK.X

CHN

G

engenheiro de minas

André Mendonça

Page 8: Ragga Drops #194

raggadrops.com.brESTADO DE MINAS >> quinta-feira, 10 de novembro de 2011

POR Flávia Denise de Magalhães

PRÉ-LANÇAMENTO 18 de novembro, às 19h, na Leitura Pátio, com direito a pocket show e seção de autógrafos

A banda Shitam e o Ragga Drops dão um iPod para você! Corra no @raggadrops e responda:

QUAL É A BANDA QUE DÁ UM IPOD COM SUAS MÚSICAS PARA VOCÊ?

PROMOÇÃO

FOTO

SH

ITAM

: MAR

CO M

END

ES/ D

IVU

LGAÇ

ÃO

LU ALONEBIOGRAFIA DA CANTORA MINEIRA É LANÇADA EM BELO HORIZONTE

Lu Alone sempre quis ser cantora. Mas antes que ela pudesse se apresentar para o mundo e se transformar na celebridade teen que promete deixar sua marca na músi-ca, ela viveu uma história digna de um conto de fadas. É essa a história que o livro Lu Alone: até aqui, escrito pela editora da Revista Ragga Sabrina Abreu, conta. “A Lu não é uma menina normal de 18 anos. Ela tem uma história extraordinária”, instiga Sabrina.

Quando era criança, mostrava a voz sempre que po-dia e já compunha suas próprias músicas. Porém, apesar do seu desejo de ser cantora, a garota enfrentou uma grande resistência em casa. O pai dela, o empresário Ian Alone, não aceitava a escolha de profissão. Muito pre-ocupado com o futuro da filha, ele tinha um “mantra”: ela seria médica cantora, advogada cantora, astronauta cantora, mas não só cantora.

Quando Lu fez 15 anos, gravou um vídeo mostran-do seu talento e colocou no YouTube. Com mais de 140 mil visualizações, Ian começou a perceber que ela tal-vez pudesse ter uma carreira real como cantora. Entrou em contato com um produtor musical e pediu que ele avaliasse o talento da filha. Com a resposta positiva do produtor, restou uma dúvida para a família de Lu. Eles tinham medo de ela entrar no mundo da música para ra-pidamente aderir à máxima “sexo, drogas e rock’n roll”.

Para decidir de uma vez por todas se a garota poderia seguir a carreira ou não, procuraram um antigo amigo, da época que toda a família morou nos EUA. Joe Jonas ti-nha sido professor de Lu, que é da mesma idade que seu terceiro filho, Nick. Ian ligou para Joe e marcou uma via-gem com a filha para consultar o pai dos Jonas Brothers.

“Ele falou para ela: ‘Lu, agora é a hora da verdade. Se ele falar que se arrependeu de deixar os filhos entrarem nesse mundo eu vou cancelar tudo e já era’”, conta Sa-brina. Para extremo alívio dos fãs de Lu Alone, Joe Jonas

não se arrependia. “Ele disse que é legal, que os meni-nos são felizes e que tem que investir no dom deles mesmo. Mas ele falou que tem que ficar de olho, não deixar o filho sozinho nesse meio.” E assim começou a saga da garota que já abriu shows de Demi Lovato, Isa TKM e Drake Bell no Brasil. Para saber mais da vida extraordinária da cantora teen, confira o lançamento da Editora Leitura.

A autora do livro, Sabrina Abreu,

e Lu Alone

Concorra a 10 exemplares autografados de Lu Alone: até aqui no @raggadrops!

MAR

CUS

CAST

RO/ D

IVU

LGAÇ

ÃO

REPR

OD

UÇÃ

O