questões - origem da vida e composição química das células

7
Origem da Vida e Composição Química das Células 01)Relacione as colunas: ( 1 ) Teoria na qual um ser vivo origina-se a partir de seres semelhantes ( 2 ) Hipótese na qual os animais surgiam de ovos invisíveis a olho nu ( 3 ) Processo para a geração de descendentes ( 4 ) Teoria na qual a vida surge de matéria inanimada (3) Reprodução ( 2) Experimento de Redi ( 1) Biogênse ( 4) Geração Espontânea 02)Explique o que é panspermia. Esta teoria diz que certo tipo de aminoácido chegou ao planeta Terra junto a um meteoro ou meteorito, proveniente de outros planetas, isto é, a vida teria surgido em outros planetas. 03) (UFMG/2005) Observe esta figura: É CORRETO afirmar que a presença de lagartas em espigas de milho se deve a) ao processo de geração espontânea comum aos invertebrados. b) à transformação dos grãos em lagartas. c) ao desenvolvimento de ovos depositados por borboletas. d) ao apodrecimento do sabugo e dos grãos. 04) (UFJF) Sobre a origem e a evolução dos primeiros seres vivos é CORRETO afirmar que: a) a atmosfera da Terra primitiva era composta principalmente de metano, oxigênio e vapor d’água. b) os primeiros organismos eram autotróficos. c) os primeiros organismos a conquistar o ambiente terrestre foram os répteis. d) os primeiros invertebrados viviam exclusivamente no mar. 05) (UEL/2007) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que: a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos. b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra. c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência. d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra. e) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial. 06) (UNIFAL/2008) Do início da vida na Terra, até o aparecimento dos

Upload: marcia-rudy

Post on 25-Oct-2015

454 views

Category:

Documents


14 download

TRANSCRIPT

Origem da Vida e Composio Qumica das Clulas01)Relacione as colunas:( 1 ) Teoria na qual um ser vivo origina-se a partir de seres semelhantes( 2 ) Hiptese na qual os animais surgiam de ovos invisveis a olho nu( 3 ) Processo para a gerao de descendentes( 4 ) Teoria na qual a vida surge de matria inanimada(3) Reproduo( 2) Experimento de Redi( 1) Biognse( 4) Gerao Espontnea02)Explique o que panspermia.Esta teoria diz que certo tipo de aminocido chegou ao planeta Terra junto a um meteoro ou meteorito, proveniente de outros planetas, isto , a vida teria surgido em outros planetas.03) (UFMG/2005) Observe esta figura:

CORRETO afirmar que a presena de lagartas em espigas de milho se devea) ao processo de gerao espontnea comum aos invertebrados.b) transformao dos gros em lagartas.c) ao desenvolvimento de ovos depositados por borboletas.d) ao apodrecimento do sabugo e dos gros.04) (UFJF) Sobre a origem e a evoluo dos primeiros seres vivos CORRETO afirmar que:a) a atmosfera da Terra primitiva era composta principalmente de metano, oxignio e vapor dgua.b) os primeiros organismos eram autotrficos.c) os primeiros organismos a conquistar o ambiente terrestre foram os rpteis.d) os primeiros invertebrados viviam exclusivamente no mar.05) (UEL/2007) Charles Darwin, alm de postular que os organismos vivos evoluam pela ao da seleo natural, tambm considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tpido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regies mais inspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.b) Compostos orgnicos simples, como os aminocidos, podem ter sido produzidos de maneira abitica em vrios pontos do planeta Terra.c) Bactrias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em funo dos requisitos mnimos necessrios para a sua formao e subsistncia.d) A capacidade de replicao das primeiras molculas orgnicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.e) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou ento pela poeira espacial.06) (UNIFAL/2008) Do incio da vida na Terra, at o aparecimento dos seres vivos atuais, aconteceram vrios eventos, como por exemplo:I - formao das primeiras clulas;II - formao de molculas orgnicas complexas;III - aparecimento de organismos capazes de produzir alimentos pela fotossntese;IV - surgimento dos primeiros organismos aerbicos.Marque a alternativa que indica a ordem mais aceita, atualmente, para o acontecimento desses eventos.a) I - II - IV - IIIb) II - III - IV - Ic) I - IV - III - IId) II - I - III - IV07) (CESGRANRIO) Cientistas americanos descobrem num meteorito de Marte, que caiu sobre a Antrtida, fortes indcios de vida fora da Terra. Entre as certezas e dvidas levantadas por tal fato, ainda sob a luz das teorias atuais, podemos afirmar que as primeiras formas de vida surgidas no nosso planeta eram:a) todas auttrofas devido escassez de alimentos nos oceanos primitivos.b) fermentadoras que utilizavam a energia radiante para produzir suas molculas orgnicas.c) hetertrofas que utilizavam substncias formadas na atmosfera e acumuladas nos mares primitivos.d) fungos primitivos com capacidade de atividade fotossinttica.e) aerbias graas abundncia de tomos de oxignio existente nas guas do oceano.

08) (UFCSPA/2009) Assinalar a alternativa INCORRETA:a) rgos de diferentes evolutivas e que apresentam mesma funo so chamados de anlogos.b) So evidncias da evoluo das espcies a anatomia, a embriologia e a bioqumica comparadas, bem como o estudo dos fsseis.c) rgos de mesma origem evolutiva, embora possam apresentar funes diferentes, so chamados de homlogos.d) Algumas das ideias de Alexander Oparin acerca da origem da vida foram comprovadas experimentalmente por Stanley Miller e Sidney Fox.e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da gerao espontnea.

09) (MACKENZIE) I - Segundo a hiptese heterotrfica, os organismos com esse tipo de nutrio foram os ltimos a surgir.II - O surgimento dos organismos fotossintetizantes permitiu o aparecimento da respirao aerbica.III - Sob determinadas circunstncias, foi possvel o surgimento de substncias orgnicas a partir de substncias inorgnicas.IV - O surgimento dos coacervados permitiu que algumas molculas como o DNA se mantivessem ntegras por mais tempo.Dentre as afirmaes acima, relativas origem dos seres vivos, esto corretas, apenas:a) II, III e IV.b) II e III.c) III e IV.d) I e II.e) I e IV.10) (ENEM/2000) O grfico abaixo representa a evoluo da quantidade de oxignio na atmosfera no curso dos tempos geolgicos. O nmero 100 sugere a quantidade atual de oxignio na atmosfera, e os demais valores indicam diferentes porcentagens dessa quantidade.

De acordo com o grfico correto afirmar que:a) as primeiras formas de vida surgiram na ausncia de O2.b) a atmosfera primitiva apresentava 1% de teor de oxignio.c) aps o incio da fotossntese, o teor de oxignio na atmosfera mantm-se estvel.d) desde o Pr-cambriano, a atmosfera mantm os mesmos nveis de teor de oxignio.e) na escala evolutiva da vida, quando surgiram os anfbios, o teor de oxignio atmosfrico j se havia estabilizado.

11) (UFC/2009) A definio de vida motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o incio da vida na Terra deu-se com:a) O "big bang", que deu origem ao universo e, consequentemente, vida.b) O aumento dos nveis de O atmosfrico, que permitiu a proliferao dos seres aerbios.c) O surgimento dos coacervados, os quais, em solues aquosas, so capazes de criar uma membrana, isolando a matria orgnica do meio externo.d) O surgimento de uma bicamada fosfolipdica, que envolveu molculas com capacidade de autoduplicao e metabolismo.e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condio favorvel para a origem de molculas precursoras de vida.12) (UEL-1994) A produo de ATP numa clula animal ocorre, fundamentalmente:a) nos golgiossomos.b) nos cromossomos.c) nos lisossomos.d) nos ribossomos.e) nas mitocndrias.13) (Unitau-1995) O retculo endoplasmtico rugoso responsvel pela sntese e transporte de protenas. No entanto, a sntese protica realizada por grnulos, que esto aderidos a ele, denominados de:a) mitocndrias.b) ribossomos.c) lisossomos.d) cloroplastos.e) fagossomos.14) (ETEs-2007) Um par de esqueletos humanos, datados pelos arquelogos como sendo do perodo Neoltico (com 5 u 6 mil anos), foi encontrado perto de Mantova, Itlia, num eterno abrao.

(Disponvel em: acessado em: fev. 2007.)O DNA mitocondrial, presente no citoplasma das clulas, de herana materna, posto que o citoplasma do zigoto provm do vulo. Esse DNA sofre poucas modificaes e, por essa razo, vem sendo utilizado em muitos estudos antropolgicos. Se, no caso do achado arqueolgico na Itlia, for constatado que o DNA das mitocndrias dos dois esqueletos so diferentes, pode-se concluir que se trata dea) me e filho.b) me e filha.c) irmo e irm.d) gmeos fraternos.e) filhos de mes diferentes.15)(UFPB-2006) A clula esquematizada a seguir representa um zigoto humano recm-formado, com destaque feito para uma das organelas existentes nesse tipo celular.

De acordo com esses dados, pode-se afirmar que a organela em destaqueI. foi herdada do vulo.II. no encontrada nos espermatozides.III. capaz de se auto-reproduzir.Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s):a) I, II e IIIb) apenas I e IIc) apenas I e IIId) apenas II e IIIe) apenas III16) (Unicamp-2003) Uma das hipteses mais aceitas para explicar a origem das mitocndrias sugere que estas organelas se originaram de bactrias aerbicas primitivas, que estabeleceram uma relao de simbiose com uma clula eucarionte anaerbica primitiva.a) D uma caracterstica comum a bactrias e mitocndrias que apoie a hiptese acima. Ambas apresentam DNA e, conseqentemente, capacidade de autoduplicao.b) Qual seria a vantagem dessa simbiose para a bactria? E para a clula hospedeira? A bactria recebe nutrientes e fica protegida. A clula hospedeira recebe molculas de ATP, formadas na respirao aerbica das bactrias.c) Que outra organela considerada tambm de origem simbitica? Cloroplasto.17) (PUC - RJ-2007) Em relao aos envoltrios celulares, podemos afirmar que:a) todas as clulas dos seres vivos tm parede celular.b) somente as clulas vegetais tm membrana celular.c) somente as clulas animais tm parede celular.d) todas as clulas dos seres vivos tm membrana celular.e) os fungos e bactrias no tm parede celular.18) Devido sua composio qumica a membrana formada por lipdios e protenas ela permevel a muitas substncias de natureza semelhante. Alguns ons tambm entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. No entanto, certas molculas grandes precisam de uma ajudinha extra para entrar na clula. Essa ajudinha envolve uma espcie de porteiro, que examina o que est fora e o ajuda a entrar. (Solange Soares de Camargo, in Biologia, Ensino Mdio. 1. srie, volume 1, SEE/SP, 2009.)No texto, e na ordem em que aparecem, a autora se referea) ao modelo mosaico-fludo da membrana plasmtica, difuso e ao transporte ativo.b) ao modelo mosaico-fludo da membrana plasmtica, osmose e ao transporte passivo.c) permeabilidade seletiva da membrana plasmtica, ao transporte ativo e ao transporte passivo.d) aos poros da membrana plasmtica, osmose e difuso facilitada.e) aos poros da membrana plasmtica, difuso e permeabilidade seletiva da membrana.19) (UEL-2006) A imagem a seguir representa a estrutura molecular da membrana plasmtica de uma clula animal.

Com base na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.I. Os fosfolipdios tm um comportamento peculiar em relao gua: uma parte da sua molcula hidroflica e a outra, hidrofbica, favorecendo a sua organizao em dupla camada.II. A fluidez atribuda s membranas celulares decorrente da presena de fosfolipdios.III. Na bicamada lipdica da membrana, os fosfolipdios tm a sua poro hidroflica voltada para o interior dessa bicamada e sua poro hidrofbica voltada para o exterior.IV. Os fosfolipdios formam uma barreira ao redor das clulas, impedindo a passagem de molculas e ons solveis em gua, que so transportados atravs das protenas intrnsecas membrana.Esto corretas apenas as afirmativas:a) I e II.b) I e III.c) III e IV.d) I, II e IV.e) II, III e IV.20)(UFSCar-2009) Leia a tirinha.Calvin & Hobbes Bill Watterson

Qual o processo celular realizado pela ameba, que est retratado na tirinha? Qual seria o processo realizado se, no lugar do pacote de biscoitos, estivesse retratado na tirinha um copo de suco? O processo celular realizado pela ameba a fagocitose. Se, na tirinha, fosse retratado um copo de suco, teramos uma pinocitose.21)(UDESC)Assinale a alternativa correta quanto ao resultado da carncia das vitaminas K, D, B1, C e A, respectivamente.A) Beribri - dificuldade na coagulao sangunea - raquitismo - escorbuto e cegueira noturnaB) Raquitismo - dificuldade na coagulao sangunea - cegueira noturna - beribri e escorbutoC) Cegueira noturna - dificuldade na coagulao sangunea - raquitismo - escorbuto e beribriD) Dificuldade na coagulao sangunea - raquitismo - beribri - escorbuto e cegueira noturnaE) Escorbuto - beribri - dificuldade na coagulao sangunea - raquitismo e cegueira noturnaCarncia de vitamina K: hemorragias.Carncia de vitamina D: problemas relacionados calcificao e metabolismo de fsforo.Carncia de vitamina B1: fadiga, perda de apetite, beribri(fraqueza muscular).Carncia de vitamina C: sangramento das gengivas, escorbuto(hemorragia nas gengivas).Carncia de vitamina A: cegueira.

22)(FUVEST)No esquema abaixo, as letras R e S representam substncias orgnicas, enquanto X, Y e Z referem-se a grupos de animais.

O metabolismo das substncias R e S produz excretas nitrogenados. A amnia, a ureia e o cido rico so as substncias nitrogenadas predominantes nos excretas dos animais dos grupos X, Y e Z, respectivamente. As letras R, S, X, Y e Z correspondem a:

C