composiÇÃo quÍmica das cÉlulas

Download COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS

Post on 02-Jan-2016

20 views

Category:

Documents

0 download

Embed Size (px)

DESCRIPTION

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS. Marilda Trefzger. Os constituintes químicos das células podem ser divididos em 2 grupos: Inorgânicos – Água (70%) e Sais Minerais (1%); Orgânicos – Carboidratos/Glicídios (3%), Lipídios (2%), Proteínas (15%), Ácidos Nucleicos (7%) e Vitaminas (2%). Água. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

  • COMPOSIO QUMICA DAS CLULASMarilda Trefzger

  • Os constituintes qumicos das clulas podem ser divididos em 2 grupos:

    Inorgnicos gua (70%) e Sais Minerais (1%);

    Orgnicos Carboidratos/Glicdios (3%), Lipdios (2%), Protenas (15%), cidos Nucleicos (7%) e Vitaminas (2%).

  • guaProfessora Marilda Trefzger

  • gua vidaA gua para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, essencial vida! indispensvel ao Homem, como bebida, como alimento, para sua higiene e como fonte de energia, matria-prima de produo, via de transporte e suporte das atividades recreativas que a vida moderna exige cada vez mais.

  • gua vida

    A gua ocupa 70% da superfcie da Terra. A maior parte, 97%, salgada. Apenas 3% do total gua doce e, desses, 0,01% vai para os rios, ficando disponvel para uso. O restante est em geleiras, icebergs e em subsolos muito profundos. Ou seja, o que pode ser potencialmente consumido uma pequena frao. H muita coisa a saber a respeito da gua. Ela est presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Afinal, somos compostos basicamente de gua.

  • Em mdia, um homem tem aproximadamente 47 litros de gua em seu corpo. Diariamente, ele deve repor cerca de 2 litros e meio. Todo o nosso corpo depende da gua, por isso, preciso haver equilbrio entre a gua que perdemos e a gua que repomos. O Homem pode sobreviver sem comer, cerca de 28 dias, mas sem beber gua apenas 4 dias.No organismo, a gua transporta os alimentos, os resduos e os sais minerais, lubrifica os tecidos e as articulaes, conduz a glicose e o oxignio para o interior das clulas e regula a temperatura.

  • A gua um recurso esgotvel e imprescindvel para a continuao da vida na terra. urgente combater o desperdcio e garantir a preservao da gua.A gua composta por dois elementos qumicos: Hidrognio e Oxignio, representados pela frmula H2O. Como substncia, a gua pura incolor, no tem sabor nem cheiro.

  • Funes biolgicas da guaSolvente universal.Serve de meio para a ocorrncia das reaes metablicas.Participa do transporte de substncias.Essencial para os processos fisiolgicos de digesto, absoro e excreo.Atua na manuteno da temperatura corporal.Perda de 20% da gua do organismo pode provocar a morte.

  • gua

  • SAIS MINERAISOs sais minerais representam aproximadamente 1% do total da composio qumica celular.

    Onde encontro? Dissolvido nos lquidos corporais;Cristalizado em estruturas esquelticas;Associado molculas orgnicas;

  • Bcio

    *4 caixas*Corpo humano