quem foi hiparco e quais suas contribuições à trigonometria

3
HIPARCO Colégio Estadual Professor Mantovani Cristian, Matheus França, Renan, Roni Turma: 21B Erechim, 25 de Março de 2011

Upload: isabelrorig

Post on 04-Aug-2015

1.988 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quem foi hiparco e quais suas contribuições à trigonometria

HIPARCO

Colégio Estadual Professor Mantovani

Cristian, Matheus França, Renan, Roni

Turma: 21B

Erechim, 25 de Março de 2011

Page 2: Quem foi hiparco e quais suas contribuições à trigonometria

Quem foi Hiparco?

Hiparco, em grego Hipparkhos, viveu entre 190 a 126 a.C, foi um astrônomo, construtor, cartógrafo e matemático grego da escola de Alexandria.

Atualmente é considerado o fundador da astronomia cientifica, e chamado de pai da Trigonometria.

No ramo da astronomia cientifica, melhoramentos em constantes astronômicas importantes tais como duração do dia e do ano, com uma aproximação de 6min30s, elaboração do primeiro catálogo estelar da história com cerca de 850 estrelas, e a impressionante descoberta da precessão dos equinócios.

Na Trigonometria, foi o primeiro a elaborar uma tabela trigonométrica, com valores de uma série de ângulos, da divisão do círculo em 360 partes iguais e a divisão do grau em sessenta minutos de sessenta segundos.

Page 3: Quem foi hiparco e quais suas contribuições à trigonometria

Hiparco: Quais foram suas contribuições para a Trigonometria?

A Trigonometria tem como objetivo principal o estudo das relações entre lados e ângulos de um triângulo.

A palavra trigonometria tem origem na Grécia da palavra trigonos (triângulo) + metrûm (medida). Etimologicamente, significa medida de triângulos.

Hiparco de Nicéia ganhou o direito de ser chamado "o pai da trigonometria" pois na segunda metade do século II a.C., fez um tratado em doze livros que se ocupa da construção do que deve ter sido a primeira tabela trigonométrica.

Ele usou e introduziu na Grécia a divisão da circunferência em 360º, estudou também as funções trigonométricas, sendo por alguns considerado o criador da Trigonometria. Dividindo o diâmetro do círculo em 120 partes, ele determinou, pelo cálculo, e não somente por aproximações, o valor das cordas com relação às diversas partes do diâmetro. Utilizou a trigonometria para fazer medições, prever eclipses, fazer calendários e na navegação.