publicação bimestral do colégio nossa senhora das graças...

16
Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - março/abril - 2013 - Ano 16 - Nº 1

Upload: vuque

Post on 02-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Publicação Bimestral do Colégio Nossa Senhora das Graças - março/abril - 2013 - Ano 16 - Nº 1

Eis 2013: ano da Fé, ano da Juventude, ano Ousa-dia 7; ano do início do processo de beatificação

do nosso fundador, Pe. Júlio Maria De Lombaerde.Os nossos corações transbordam de alegria pela for-

ça da ressurreição do Senhor Jesus, confirmando a certeza de que a morte não é fim, mas meio para uma vida plena. É Páscoa! Aleluia, Aleluia, Aleluia!

O Sintonia, em comunhão com a Igreja Católica, exulta, também, de alegria pelo acontecimento inédito da eleição de um pontífice latino-americano, o Papa Fran-cisco, que sinaliza a eficaz ação do Espírito Santo sobre a Igreja.

Neste Ano da Fé, sentimos uma Igreja viva, divina, embora humana, procurando ser fiel e acreditando na promessa do Cristo: “Estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mt. 28, 20).

Nossa gratidão ao Papa Bento XVI pelo testemunho de humildade, e a sua Santidade o Papa Francisco, para-béns pela Ousadia no assumir o Pontificado.

Neste Ano Ousadia 7, o C.N.S.G. se propôs a fazer valer ainda mais os propósitos do Compromisso com a Fé e o Saber, promovendo uma educação que envolve e estimula; envolve e motiva; envolve e transforma; envolve e aprova. A dinâmica das atividades, quer pedagógicas,

culturais, artísticas, religiosas ou esportivas no C.N.S.G., em 2013, tem gerado grandes expectativas e grandes resultados: expectativas em função dos grandes eventos que acontecerão no decorrer do ano e pelos investimentos qualitativos na melhoria da aprendizagem dos alunos; re-sultados, entre outros, pelos mais de 90% de nossos alunos concludentes da 3ª série do Ensino Médio em 2012 apro-vados em cursos bastante concorridos das universidades e faculdades mais procuradas, não só do nosso Estado, mas do país. Parabéns a todos os ex-alunos nesse processo! Que a marca cordimariana floresça por onde passarem! Afinal, “ex-alunos, sim; ex-cordimarianos, nunca!”.

É na conjugação de forças entre direção, professores, funcionários, pais e alunos, que o fazer pedagógico vai acontecendo e abrindo horizontes para o “Novo”, que surge a cada momento em todas as esferas do saber humano.

Por isso, que o grande ALELUIA da vida de Jesus Cristo – a ressurreição – renova em nossos corações o entusiasmo, a paixão, a fé na nossa Missão de educar e abrir caminhos e que Maria, Mãe das Graças, educadora por excelência nos acompanhe sempre.Com carinho,Irmã Lucila Porto,Diretora

ExpedienteSintonia é uma publicação do Colégio Nossa Senhora das Graças

Rua Monsenhor Otávio de Castro, 535 – FátimaFortaleza-CE – CEP 60050-150Fone: (85) 4012.0858 – Fax: (85) 4012.0864www.cnsg.com.br – [email protected]

Diretora - Ir. Lucila Porto | Conselho Editorial - Ir. Lucila Porto, Antônio Bôsco, Arimar Jucá, Ana Maria Oriá, Antônio Chaves, Vera SernacheRevisão - Karyna França | Jornalista Responsável - Laura BandeiraFotografia - Laura Bandeira, Leandro Pinheiro, Wellington Júnior, Tarci Cândido | Projeto Gráfico e Design - Jozias RodriguesTiragem - 1.000 exemplares

Editorial

Educação Infantil

Dias de Convivência Olhares tímidos, emoções contidas, mães ansiosas e uma casa cheia de amor e calor humano para receber vocês, alunos novatos.No dia 24 de fevereiro, a manhã foi preparada para eles - do infantil 2 ao 1º ano. Os pais e os pequenos estudantes vivenciaram

um momento de muita alegria e descontração com o artista Derlanio Sousa, que através de músicas infantis conseguiu extrair o que há de mais importante em uma criança: o sorriso!

Já no dia 30, foi a vez de receber, separadamente, os alunos do infantil 4 ao 1º ano. O grupo de Contação de Histórias ‘As Catirinas’ deram um show de entusiasmo, magia e música, que rememoraram a Cultura Popular.

Além de toda a arte que envolve o CNSG, a palavra da Direção e a apresentação de toda a Equipe Pedagógica foi mais uma oportunidade de mostrar que aqui somos uma Educação que envolve competência, amor e possibilidades.

Sejam todos bem-vindos(as) ao Ano Ousadia 7!!!

"Ô abre alas que eu quero passar..." No CNSG a gente aprende brincando! Durante a semana do

Carnaval, os alunos da educação infantil e 1º ano estudaram - em diferentes momentos - a história do carnaval, as múltiplas manifes-tações culturais e as músicas e ritmos tradicionais da época. No dia 08 de fevereiro foi o grande dia de colocar em prática todo o co-nhecimento adquirido durante essa semana. Com diversas fantasias, roupas e trajes coloridos, os pequeninos puderam se divertir, dançar e bailar em meio a confetes e serpentinas. Veja os ritmos que foram contemplados no Carnaval da nossa gente:

Infantil 2 – Tradição das Marchinhas Infantil 3 – Alegria do AxéInfantil 4 – Vigor de Frevo Infantil 5 – Samba no pé1º ano – Desfile do Maracatú

3

Amizade que cuida e envolveCom o objetivo de facilitar o processo de adaptação

da criança e da família à escola, foi pensado o primeiro projeto deste ano, “Amizade que Cuida e Envolve”, que abrange um conjunto de atividades de interação aluno-aluno, aluno-educador, família-educador, com vistas ao conhecimento das pessoas, do espaço, do tempo, das normas de convivência e de tudo que compõe a rotina do educando e da escola. Para a coordenadora Vera Sernache, além de promover o estreitamento de vínculos afetivos e a construção do valor amizade, o projeto constitui um momento fundamental de orientação à família e à criança e um ponto de partida para o processo de socialização. A culminância aconteceu com a participação de professores e alunos em uma rica brincadeira coletiva, garantindo a participação de todos!

A palavra que envolve e desenvolve - 2º projeto em ação!No início de março, demos início ao 2º projeto da Educação Infantil

– “A Palavra que Envolve e Desenvolve” –, cujo foco principal é fazer com que a criança, progressivamente, construa competências em relação à lin-guagem, que possibilite a resolução de problemas da vida cotidiana, o acesso aos bens culturais, o incentivo à curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento delas em relação ao mundo letrado. A culminância aconteceu no dia 07 de maio, com a inauguração das Bibliotecas de Sala de Aula!

4

E com vocês... CUIDANDO COM GENTILEZA!

Acolhidas como suporte na aprendizagem

O ambiente educativo é marcado pelo espírito de família, pelo clima de alegria, pelo convite à criatividade e expressão espontânea, pela racionalidade e flexibilidade, pelas exigências disciplinares vividas com amabilidade e amor. A relação educativa-pessoal se baseia na familiaridade e confiança, com a capacidade de acolhida e diálogo sendo explo-rados. Na educação infantil, todo início de semana, é realizada a acolhida com as crianças. As acolhidas são momentos de música e oração, em que as crianças aprendem a entrar em contato com Deus e com o mundo. Neste contexto, elas aprendem a cultivar a fé, desde cedo, tendo a possibilidade de experimentar o contato com o transcendente, tornando-se bons cristãos e honestos cidadãos. Acompanhe as acolhidas realizadas durante esse primeiro bimestre:

06/03 - O profeta “Gentileza” – 1º ano A 08/03 - Homenagem ao dia da mulher – 1º ano B13/03 –Vida pública de Jesus – 1º ano C

“Hoje há uma palavra central nessa retomada íntima da convivência simples e humana, que é a ‘gentileza’. É ela que coloca o ser humano diante da sua ação benéfica para com o outro. Ser gentil é algo que precisa estar presente em qualquer ação, rea-ção ou acontecimento diário, pois, ao se perder esse sentido de gentileza, perde-se, também, a capacidade de ser humano” (Praticando a gentileza em sala de aula – Ney Wendell)”.

Partindo desse pensamento, o projeto anual “Vi-vendo Valores na Escola” traz com ele o “Cuidando com Gentileza”, concebendo atividades experienciais e metodo-lógicas que desenvolvam a sensibilidade da criança na convivência com o outro e com o meio ambiente, e que a capacite observar, refle-tir, analisar, julgar e avaliar questões que contribuam com sua formação para o exercício da cidadania. Teremos o valor da GENTILEZA como foco principal e estabeleceremos relação com outros valores.

15/03 –Vida pública de Jesus – 1º ano D20/03 – Domingos de Ramos – Inf 5 A 22/03 – Santa Ceia e o Lava Pés – Inf 5 B

5

Anos Iniciais

Carnaval da escolinha de jazzPara comemorar a chegada do Carnaval, no dia 07 de fevereiro, as alunas da Escolinha de Jazz do CNSG foram recebidas pela

professora Márcia Gurgel com flores de chocolate e um bilhetinho carinhoso - “Só faltava você no meu jardim”. Para alegrar ainda mais o ambiente cheio de energia, animação e folia, a meninada pôde se cobrir de enfeites, perucas e plumas coloridas! Foi muito divertido!

Encontro com os alunos novatos

No dia 27 de fevereiro, os alunos novatos, do 2º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, foram recebidos com muito amor e carinho por toda a equipe de coordenação, supervisão e direção. O principal objetivo foi fazê-los entender a importância que cada um tem aqui dentro do colégio e senti-los protagonistas de sua história. Para Wallace Magalhães, aluno da 1ª série do Ensino Médio, esse encontro faz com que se perceba o quanto o CNSG é diferente das outras escolas. “A intenção e a atenção de todos para com os alunos é impressionante. Vai além do cuidado acadêmico. Aqui, não há distinção, somos todos iguais e isso faz toda a diferença”, acrescenta.

6

Blog como ferramenta de aprendizagemOs diários eletrônicos, mais conhecidos como blogs, são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar

o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. Tem grande poder de comunicação, pois oferecem espaços de diálogo nos quais os alunos são escritores, leitores, pensadores de sua própria imaginação. Para Valéria Brandão e Suely Menezes, coordenadoras e mentoras deste projeto, há um esforço muito grande por parte deles, porque sabem que o blog é uma forma de mostrar o potencial de cada um e as atividades desenvolvidas em sala. “Além do virtual, os alunos do 5º ano adquirem o gosto pela leitura e pela escrita, pois precisam pesquisar e estudar para criar seu próprio conteúdo”, acrescenta Valéria. E mesmo com todas essas possibilidades, outro ponto fundamental é as famílias terem acesso ao que está sendo produzido. Acessem os links e acompanhem os trabalhos dessas ferinhas!

Vamos conhecer Fortaleza?!Durante os dias 04 e 08 de março, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental apreciaram mais de perto a 10ª Região

Militar e o Passeio Público, para conhecer suas edificações, que fazem parte do patrimônio histórico de Fortaleza. Esta experiência tem como principal objetivo fazer com que a criança veja in loco o que foi estudado em sala, visitando os lugares de maior relevância da nossa cidade. Sensibilizando assim, o aluno sobre sua responsabilidade social, cultural, artística e religiosa aos patrimônios que foram construídos e/ou produzidos pelas sociedades passadas.

5º ano A: port5a13.blogspot.com 5º ano B: port5b13.blogspot.com 5º ano C: port5c13.blogspot.com

7

Laboratório também se faz em salaPor Diana Cunha, professora de Ciências dos 3os anos

A expectativa e interesse dos alunos são peculiares a cada nova experiên-cia realizada nas aulas de Ciências. O envolvimento e a participação dos alunos nas atividades são um show à parte, onde o conhecimento flui naturalmente. Parabéns aos alunos das 3os anos! E que venha o 2º bimestre para vivenciarmos mais aprendizagens.

Dica de livro!O Príncipe contador de histórias, de Elen Pestili

Era um príncipe que falava as mais belas palavras já ouvidas! De sua boca saíam os mais importantes ensinamentos, cheios de sabedoria. Neste livro, a autora apresenta de forma simples e moderna, algumas parábolas que Jesus contou aos seus discípulos.

Cortez Editora Autor: Ellen Pestili Número de páginas: 72

Deus esteve aquiO grupo de Teatro Máscara na Face, do Colégio Nossa Senhora das

Graças, celebrou nos dias 29 e 30 de abril, no Teatro Irmã Lucila Porto, quinze anos de formação com o espetáculo Deus Esteve Aqui. Ao longo dos séculos, todas as artes se puseram à contemplação da história que revolucionou o espírito humano, onde o amor triunfa sobre toda a violência e adversidade. O eco da Páscoa transcende o tempo e leva o ser humano a revisitar essa história mesmo depois de mais de dois mil anos. O espetáculo Deus Esteve Aqui tem como desafio um teatro de interpretação, ao invés da representação.

8

De volta, mais uma vez! É no abraço que a gente se entende. É na alegria que a gente se comunica.

É na certeza do reencontro que a nossa felicidade é coletiva.Sentir o coração bater mais forte e ter a certeza de que vocês, alunos cordimarianos, estão mais perto de nós, é percorrer todos

os caminhos, cheios de saudade, mas que agora são preenchidos por sentimentos que nos reinauguram e nos fazem ser plenos. Aqui, não é só a educação que envolve. Amizade, companheirismo e amor também. Estamos muito felizes com a sua volta!

Sejam bem-vindos(as) ao Ano Ousadia 7!!

Anos Finais e Médio

Eu creio na força do jovem que segue o caminho de DeusA religião desperta um papel fundamental na formação moral e cultural do adolescente, por isso, ela é portadora de significa-

tivas contribuições ética e espiritual no desenvolvimento do caráter e na afirmação da personalidade do jovem em desenvolvimento. Aqui, no CNSG, temos a missão de ser igreja e ponte para chegarmos ao sagrado. E foi com esta intenção que no dia 09 de março, os alunos da Pastoral da Juventude Estudantil, a PJE, se reuniram para um encontro de pura plenitude com Deus. Em um local propício para a reflexão, dinamismo e descontração, a união da fé e amizade mobilizou o grupo para rezar, conversar e partilhar a fé de cada um. “Aqui eu sou uma serva de Deus. Quando eu estou no grupo, sinto um amor tão grande dentro de mim, que me vem a necessidade de transmitir às outras pessoas”, acrescenta Yale Rebouças, que iniciou sua caminhada na Infância Missionária, em 2003.

9

Correspondentes O Povo 2013Alunos de 22 escolas públicas e particulares de Fortaleza iniciaram

suas atividades como Correspondente O POVO na manhã do dia 02 de março, dia 02. Este ano, o projeto terá uma nova cara. Com a composição de duplas por escola, a equipe dos Correspondentes aumentou consi-deravelmente. No total, 44 estudantes visitaram a redação do jornal, participaram da apresentação do projeto e da formação para as ativi-dades que serão desenvolvidas ao longo do ano. Os 11 correspondentes de 2012, pais, coordenadores e diretores das escolas também marcaram presença no primeiro ato oficial. O Colégio Nossa Senhora das Graças não podia ficar de fora. As alunas Ana Luiza C. M. Furtado (9º A1) e Lia Beatriz G. Furtado (9º A3) foram selecionadas para representar em grande estilo o CNSG. Boa sorte, meninas, e mãos à obra!

Nos dias 06 e 07 de março, sob a orientação da psicóloga Alexandra Borges, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio conheceram metodologias que lhes facilitaram na hora de aprender. Sabemos que estudar é um trabalho que requer inteligência e vontade. Neste sentido, é muito importante viabilizar a construção de hábitos de estudo que, de alguma forma, possam despertar o interesse pelas disciplinas e aumentar o processo de construção do conhecimento. O principal objetivo deste encontro foi estimular e proporcionar a construção de uma rotina diária do aluno - desde o ambiente adequado à hora do lazer. Ou seja, conscientes das mudanças necessárias e motivados pelos bons resultados, os alunos passam a caminhar sozinhos e a sentir prazer quando o assunto é estudar, pois percebem toda sua capacidade de aprender.

Orientação de estudo

10

A importância dos simuladosQuem vai enfrentar provas de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio

(ENEM) precisa praticar muito. Essa máxima é defendida por professores e especia-listas na área da educação. Aqui, no CNSG, além de realizar exercícios em casa e na sala de aula, os alunos costumam treinar fazendo simulados. O primeiro, estilo ENEM, aconteceu nos dias 10 e 11 de março, para as segundas e terceiras séries do Ensino Médio. Nessas provas, é possível ter uma noção das questões e entender como as avaliações funcionam na prática. Confira os próximos simulados no site: www.cnsg.com.br.

CNSG, EDUCAÇÃO QUE ENVOLVE E APROVA!

A área de Língua Estrangeira realiza, durante o ano de 2013, o 1o – Em Tom, Nações, com o objetivo de estimular o ensino-aprendizagem da Língua Estrangeira, através da música. Este trabalho visa, também, a estimular a criatividade como meio de realização da competência artística e produtiva do aluno em LE. Participarão deste projeto alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a 2ª série do Ensino Médio. A melhor apresentação de cada série será selecionada para par-ticipar da 2ª fase do Concurso ao final do ano. Nesta segunda fase os alunos apresentarão um novo coral a partir de um tema pré-selecionado pelos professores de Língua Estrangeira.

1o em Tom, Nações!

11

Porque investir em conhecimento vale à pena!

Concurso de poesia!No dia 14 de março, comemoramos o Dia

da Poesia. Para marcar essa data com muita criatividade, lançamos o I Concurso de Poesia em nossa Fan Page (Cnsg Fortaleza). Cada par-ticipante publicou uma poesia de sua autoria até o dia 22 de março.

A poesia que obteve o maior número de cur-tidas até o dia 30 de março foi a vencedora e, agora, publicamos os seus versos no Jornal Sintonia deste bimestre. O ganhador foi FELIPE SOUSA, da se-gunda série do Ensino Médio. Confira!

O QUE O TEMPO NÃO FAZ?

Olha que diferençaDaquele tempo pra cáUm eu te amo?Custava a falar

Olha o que você faz em mimVeja tudo que mudouDe um simples beijoPara um poema de amorAntes eu tinha medoMas o que posso fazer?Se tudo que pensoÉ no momento que estarei com você

Solidão não suportoSozinho não quero estarMe salve amorDe dias a chorar

Às vezes eu tentoUm pouquinho me desapegarAí você vem e me lembraO porquê de eu te amarEste poemaPreciso terminarSe não vou procurar1001 modos de me declarar

Escola lado a lado com a família"O esforço conjunto da es-

cola com a família se traduz num potente motor para o aprendiza-do", inicia a psicóloga e educadora Patrícia Prado em sua palestra Aprendizagem e Acompanhamen-to, no Teatro Irmã Lucila Porto, em 13 de Março.

Pais e educadores assistiram atentos a todas as explanações de como conduzir e estimular o aluno ao hábito de estudar, de perceber o nível de aprendizagem e saber qual o papel que escola e família devem exercer para com os aprendizes.

12

Por sabermos do interesse de nossos alunos em aprofundar seus conhe-cimentos nas diversas disciplinas, bem como, superar algumas dificuldades, a escola vem reafirmar a realização de cursos por matéria. No início de março, foi dada a largada para as disciplinas por acompanhamento e por aprofunda-mento. Para o coordenador dos Cursos por Matéria, Valdemir Matos, investir na formação cognitiva é sinônimo de sucesso no futuro. Por isso é importan-te que o aluno tenha, além da sala de aula, um contato maior com aquelas matérias que mais tem dificuldade. Os cursos serão ministrados nos horários adequados para cada série e oferecerão um acompanhamento personalizado quanto à evolução da aprendizagem do aluno, por parte da Coordenação e Supervisão Pedagógica. Mais informações, acesse o site: www.cnsg.com.br

Cenários de RachelNo dia 16 de março, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental puderam perscrutar,

através de uma aula de campo, nos municípios de Quixadá e Quixeramobim, toda a pe-culiaridade que os “Cenários de Rachel” podem nos trazer. Com o objetivo de percorrer, produzir e estimular a História e a Língua Portuguesa como instrumentos de pesquisa, que a obra de Rachel de Queiroz foi estudada e discutida em toda a sua complexidade, envolvendo sociedade-natureza e fazendo com que os alunos verificassem in loco as infor-mações absorvidas em sala de aula, nos livros e na internet. Durante o percurso, os estudantes fizeram uma visita à fazenda “Não me deixes”, onde Rachel morou e que hoje é aberta a visitações. Todos os objetos pessoais e a mobília da escritora permanecem na casa. Visitaram também o Centro Cultural Rachel de Queiroz, o Museu Histórico Jacinto de Sousa e o açude do Cedro. Para Conceição Vasconcelos, professora de Língua Portuguesa, os alunos acharam interessante esta viagem ao passado, porque a oportunidade de conhecer a casa e os objetos pessoais da autora e de conhecer também o cenário usado no livro paradidático é algo incomparável.

13

VIII Seminário de Educação das Escolas Cordimarianas

Nos dias 5 a 7 de abril, aconteceu o VIII Seminário de Educação das Escolas Cordimarianas, com a proposta de rever métodos e procedimentos pedagógicos que restringem os conteúdos escolares e o processo pedagógico. Com o tema “Por uma educação que HUMANIZA”, estes três dias intensos de palestras, fóruns, discussões e coletividade trouxeram aos educadores a possibilidade de ser fonte de sabedoria, conscientes do potencial de construção e reconstrução das pessoas e do mundo; ter humildade para aceitar o muito que ainda temos que aprender, porque educação se faz ensinando/aprendendo, aprendendo/ensinando.

14

Liderança, sempre um passo à frente!A liderança é uma ferramenta latente na

construção do processo criativo, interpessoal e co-letivo. Aqui, no CNSG, os alunos aprendem desde cedo a ter senso crítico, responsabilidade no voto e a conhecer de perto como ser um líder de sala de aula. Sob a orientação do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), nos dias 25 e 30 de abril os estu-dantes do 4o e 5º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio participaram da solenidade de posse dos novos líderes, vice-líderes e equipe de apoio. Parabéns à todos!

Notícias do esporte!

Nos dias 15 e 16 de março, a as-sessoria de Educação das Escolas Cordimarianas realizou o congres-so técnico dos XIV Jogos Interco-legiais Cordimarianos, os JIC’S, que aconteceu na cidade de Acaraú-CE.

Entre os dias 10 a 17 de abril, realizamos os XLVII Jogos Interclasses do Ensino Funda-mental (do 6º ao 9º ano) e Ensino Médio nas seguintes modalidades: voleibol, futsal, tênis de mesa, xadrez (feminino e masculino), handebol masculino e dança misto (confiram as turmas vencedoras no site: www.cnsg.com.br).

Os XXXIII Jogos das Escolas Católicas, no 1º Turno começa-ram no dia 18 de abril, fiquem atentos às informações através do site do CNSG.

No período de 15 a 19 de abril realizamos os XVI Jogos Inter-classes da Educação Infantil e En-sino Fundamental - anos iniciais (confiram as turmas vencedoras no site: www.cnsg.com.br).

15

Resultado de uma Escola que envolve e aprova. Parabéns aos alunos, educadores e famílias!

FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ

Faculdade

Marista

UECE

FANOR

ADMINISTRAÇÃOANA CAROLINA CÂNDIDO BEZERRAJADE MONTEIRO NOBREJOSÉ LUCAS OLIVEIRA RAMOSJOSÉ OSMAR CAVALCANTE NETOSARAH MARIA RODRIGUES DE VILHENASOFIA VITORINO DIAS

AGRONOMIAARTUR NEPOMUCENO SOARES

ARQUITETURAAMANDA MARIA MOREIRA VALE

BIBLIOTECONOMIAMARIANA LANDIM SOARES

BIOTECNOLOGIABRUNO HENRIQUE ALCÂNTARAMATEUS FERNANDES FARIAS

CIÊNCIAS ATUARIAISBÁRBARA BEZERRA FARIAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICASGABRIEL LIMA DE AGUIARINÁCIO CARDOSO DE SALESJÚLIA PEREIRA BARRETOSTELLA DA SILVA MARTE

CIÊNCIAS CONTÁBEISSARAH MARIA RODRIGUES DE VILHENA

CIÊNCIAS ECONÔMICASDAVI PEREIRA HOLANDA BARRETOVITÓRIA MARIA LIMA ONOFRE

CIÊNCIA E TECNOLOGIAJORGE ALVES DE ARAÚJO

COMUN. SOCIAL - PUBLIC. E PROPAGANDAJADE MONTEIRO NOBREINGRID PEIXOTO FURTADO

DIREITOANA CAROLINA LESSA DANTASMARINA SAMPAIO ANDRADE ROCHA

ENG. AMBIENTAL E SANITÁRIA - IFCEOSCAR PEDREIRA ARAGÃO

ENGENHARIA CIVILGABRIELA VERAS LIMA MIRANDA (2012.2) - IFCERAFAEL SOUSA MEIRAWEBERT BRASIL CIRILO DA SILVA

ENG. DA COMPUTAÇÃOBRUNO ARAÚJO PESSOA

ENGENHARIA DE ENERGIA E MEIO AMBIENTEISMAEL FARIAS MARTINS BARBOSA

ENGENHARIA DE PESCAARTUR NEPOMUCENO SOARESFRANCISCO YGO ANDRADE MOREIRA

ENGENHARIA ELÉTRICAGABRIELA VERAS LIMA MIRANDA

ENGENHARIA DE TELEINFORMÁTICAMÚRCIO GONDIM CÉSAR FILHOTAYSE MESQUITA DE SOUSA

FARMÁCIAJOSIANA BEATRIZ BARBOSA ARAÚJO

FÍSICADIANA VIEIRA CARNEIRO

HISTÓRIABIANCA MARIA DE MELO ALVES COELHORAYSSA MODESTO DE SOUZA BRITOANA CAROLINA CÂNDIDO

JORNALISMOLETÍCIA ALVES DAS CHAGAS (2012.2)

LETRASAMANDA MARIA MOREIRA VALEGIOVANNA GALIZA DE MORAESRAYNNARA UCHOA MAGALHÃESSARA DUARTE FERNANDES VARELA

QUÍMICAJULIANA FERNANDES SALES COSTA

RELACÕES INTERNACIONAIS - UFPBANA MARIA DO VALE OLIVEIRA

SISTEMA DE MÍDIAS DIGITAISCARLOS SÉRGIO DA SILVA MARINHOFELIPE SARAIVA LEÃO BICA

TEATROLEUISE LOPES FURTADO

ADMINISTRAÇÃOANA CAROLINA CÂNDIDO BEZERRABRUNO ARAÚJO PESSOACLAYSON SALDANHA LIMAJOSÉ LUCAS OLIVEIRA RAMOSJOSÉ OSMAR CAVALCANTE NETOLEVI OLIVEIRA ALMEIDASARAH MARIA RODRIGUES DE VILHENAVITÓRIA MARIA LIMA ONOFRE

CIÊNCIAS BIOLÓGICASJÚLIA PEREIRA BARRETOSTELLA DA SILVA MARTE

CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃOMÚRCIO GONDIM CEZAR FILHORAFAEL SOUSA MEIRAWEBERT BRASIL CIRILO DA SILVA

CIÊNCIAS SOCIAISBIANCA MARIA DE MELO ALVES COELHO

EDUCAÇÃO FÍSICALUCAS GOMES DE LIMA

ENFERMAGEMMATEUS FERNANDES FARIASRAFAEL SOUSA ALMEIDA (2012.2)

LETRAS/INGLÊSAMANDA MARIA MOREIRA VALE

MATEMÁTICABHRUNA CHRISTINE SALES DA SILVADANIELE NORÕES PESSOAWEBERT BRASIL CIRILO DA SILVA (2012.2)

MEDICINA VETERINÁRIAANA MARIA DO VALE OLIVEIRA (2012.2)

NUTRIÇÃOJULIANA FERNANDES SALES COSTA

PSICOLOGIARAYSSA MODESTO SOUZA BRITO

ADMINISTRAÇÃOANA LUISA BELÉM FALCÃO RABELOVITÓRIA MARIA LIMA ONOFRE

ARQUITETURAARTHUR YURI ALVES TELES DE MENEZESBEATRIZ CAVALCANTE SARAIVAGIOVANNA GALIZA DE MORAES

AUDIOVISUAL E NOVAS MÍDIASALINE DE MELO ANGELIM

CIÊNCIAS CONTÁBEISRODRIGO ABREU PEREIRA

CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃOALEXANDRE AGUIAR ALVES

COMÉRCIO EXTERIORANA CAROLINA CÂNDIDO BEZERRASOFIA VITORINO DIAS

DIREITOBHRENDA CHRISTINE SALES DA SILVAINGRID PEIXOTO FURTADOISABELLE LIMA MARINHOJOÃO FRANCISCO CHAGAS NETOJOSÉ LUCAS OLIVEIRA RAMOSJOSÉ OSMAR CAVALCANTE NETOTHATIANNY COLARES DE MOURA

EDUCAÇÃO FÍSICACAIO MATOSO RODRIGUES SILVEIRAJÉSSICA DE OLIVEIRA SOUZALARISSA FREIRE BESERRA DE MENEZES

ENFERMAGEMGABRIELA SAMPAIO SANTIAGOMELKA ALVES ARAÚJO

ENGENHARIA CIVILBHRUNA CHRISTINE SALES DA SILVARAFAEL SOUSA MEIRAWEBERT BRASIL CIRILO DA SILVA

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃOARTUR NEPOMUCENO SOARESDANIELE NORÕES PESSOAFELIPE SARAIVA LEÃO BICA

ENGENHARIA MECÂNICALUCIANO VITHOR ARAÚJO DO CARMO

ENGENHARIA DE PRODUÇÃOBÁRBARA BEZERRA FARIASJORGE ALVES DE ARAÚJO

FARMÁCIAINÁCIO CARDOSO DE SALESJOSIANA BEATRIZ BARBOSA ARAÚJO

FISIOTERAPIABEATRIZ DE CASTRO BARBOZA

JORNALISMOBÁRBARA BEZERRA NOGUEIRABIANCA MARIA DE MELO ALVES COELHO

MEDICINANATÁLIA NORÕES PESSOA

NUTRIÇÃOHERMENS LINHARES MARTINS

PSICOLOGIARAYSSA MODESTO DE SOUZA BRITOJADE MONTEIRO NOBRE

PUBLICIDADE E PROPAGANDACARLOS DANILO FURTADO VERAS DE SOUZA

CIÊNCIAS CONTÁBEISCAIO GOMES DIETER

FISIOTERAPIABEATRIZ DE CASTRO BARBOZABIANCA DE LIMA FERREIRA SIMEÃOKETYLLEN KARIANY SILVA ALMEIDANATÁLIA NORÕES PESSOA

1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIODANIELE FERREIRA DE FREITAS - DESIGN DE MODAISADORA DE LIMA BRANCO - CIÊNCIAS ECONÔMICAS

2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOBRUNO AUGUSTO PINTO - ENG. DE TELEINFORMÁTICACAMILA TATIANA CAVALCANTE MOURA - ENFERMAGEMISABELA GOMES LIMA - ENG. AMBIENTALLIA CALLOU GOMES - LETRASRENATA SILVESTRE - BIOTECNOLOGIARIANNE PASSOS LOPES - FARMÁCIA

ADMINISTRAÇÃODANILO FERREIRA DE FREITAS

DIREITOJOÃO FRANCISCO CHAGAS NETOLIVIA PINHEIRO DE ABREU

ENGENHARIA DE PRODUÇÃOLUCAS BRAGA BEZERRAVINÍCIUS VERAS JUCÁ

JORNALISMOJOÃO FRANCISCO CHAGAS NETO

ESTILISMO E MODASAYURI IWAKAMI NUNES

ARQUITETURAMATEUS FELIPE CAMINHA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO BÁRBARA BEZERRA FARIASMATHEUS OSMÍRIO BARRETO ARAÚJOVINICIUS FERREIRA VIEIRA

ADMINISTRAÇÃOMATHEUS CONRADO REBOUÇAS

ARQUITETURAMATEUS FELIPE CAMINHAPAULO WILSON VIEIRA LIMAVERDE

DIREITOMARIA LOREN MATOS DE SOUSA

EDUCAÇÃO FÍSICACAIO MATOSO RODRIGUES SILVEIRA

FISIOTERAPIANATÁLIA NORÕES PESSOA

NUTRIÇÃOBEATRIZ DE CASTRO BARBOZA

PSICOLOGIABHRENDA CHRISTINE SALES DA SILVA

PUBLICIDADE E PROPAGANDALUCIANO VITHOR ARAÚJO DO CARMO

ADMINISTRAÇÃO HERBERT MIGUEL ALVES DE LIMALEVI OLIVEIRA DE ALMEIDA

BIOMEDICINA FABIANA OLIVEIRA MONTEIRO DE CASTROINÁCIO CARDOSO DE SALESROBERTO AMARAL RIBEIROVICTÓRIA CASTELO BRANCO LOURINHO

ENFERMAGEMARIANE SOUZA MATTOS MIRANDATHATIANNY COLARES DE MOURA

FARMÁCIAFÁTIMA FERNANDES COELHO

FISIOTERAPIANATÁLIA NORÕES PESSOA

JORNALISMOMARIA LOREN MATOS DE SOUSA

PSICOLOGIAMILLENA TENÓRIO F. DA SILVA

PUBLIC. E PROPAGANDA ANA LUISA BELEM FALCÃO RABELOCARLOS DANILO FURTADO VERAS DE SOUZAMATHEUS OSMÍRIO BARRETO ARAÚJO

16