pub - destak.pt · ontem uma reunião ur-gentedoconselhodefun- ... cosby vai preso três a dez anos...

20
PUB

Upload: voduong

Post on 21-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PUB

PUB

ATUALIDADE • 04

Alimentos perigososcom mais notificaçõesSistema europeu teve um aumento de 28%nas denúncias de produtos que representavamum risco paraa saúde. Portugal foi o país de origemde 31 casos, sobretudo devido a altos níveis demercúrio no peixe.

Devolução das armasde Tancos foi encenadaMinistério Público e Polícia Judiciáriadetiveram ontem oito suspeitos de várioscrimes, entre eles o diretor da PJ militar.

ATUALIDADE • 05

Esgotamento ameaça33% dos trabalhadoresEstudo da DECO não deixa dúvidas: 30%dos funcionários portugueses afirmamestar emocionalmente cansados.

ATUALIDADE • 07

Grandes plataformas sãouma ameaça aos bancosGoogle, Amazon, Facebook e Apple, peloelevado acesso à informação dos seusutilizadores, podemmudar o setor.

FAMA&TV • 10

© PAULO CALADO

26.09.2018 Quarta-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3205. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

Câmara do Porto queranalisar ‘Serralvesgate’Rui Moreira pediu uma reunião urgentedo Conselho de Fundadores da Fundaçãode Serralves para avaliar a polémica.

CIDADE • 02

©OSÉCOEL

HO/LUSA

Casas usadas renderammais 33,4% em 6 mesesNo primeiro semestre deste ano foramvendidos 86 335 alojamentos, sobretudoem segunda mão, por preços mais caros.

ATUALIDADE • 06

©MIGUEL

BALTAZAR

Iniciativa para o apoioàs artes sem resultadosManifesto em Defesa da Cultura deixagrupo de trabalho criado para mudar aforma como os incentivos são atribuídos.

ARTE&LAZER • 12

LUISÃO EM ADEUS EMOCIONADODESPEDIDA DO CAPITÃO MARCADA PELAPOSSIBILIDADE DE O BENFICA-FC PORTOVIR A SER DISPUTADO À PORTA FECHADADESPORTO • 08

CIDADES 26.09.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt02

De 27 a 30de setembro,Gaia volta a acolheroGTM–Fórum Interna-

cional Gaia TodoumMundo, umevento centrado na ideia de quea nossa cidade tem todas as con-dições e potencialidades paraserumponto de encontro paraoMundo, comparticipaçõesinternacionais e capacidadeúnica de atraçãode umextensoespetro de público.Comocidadãoglobal, cadauméconvidadoaparticipar, àsemel-hançadoqueaconteceunaprimei-raediçãoque,em2017, superouasnossasexpetativas.Ao longodequatrodias,oCentroHistóricodeGaiaserá«invadido»porummundodecriatividade,atravésdedebates, concertos, artesvisuais,cinema,contadoresdehistórias…Semprecomaforteconvicçãodeque, juntos,podemosmudarofuturodaHumanidade.Todossere-moschamadosapartilharea rece-berconhecimentoemproldeumafrutífera«CooperaçãoparaoDe-senvolvimentoSustentável».Queexemplospodemosseguiredequeformapodemoscooperarsãoalgumasdasdúvidasqueserãorespondidas,paraquetodosconsi-gamosdarumcontributosériopa-raodesenvolvimentosustentável.Comeste evento, que já deu pro-vas de seruma aposta a seguir,queremos criarpúblicos, semdescuraro envolvimento da co-munidade local. Queremos umasimbiose, omais perfeita quantopossível, entre o turismoeo con-texto local, reavivando a funçãocosmopolita doCentroHistórico.Sentimos a obrigação e, aomes-mo tempo, a vontade de partici-parnumdebate que, sendo algopara o qual os cidadãos não estãodiariamente atentos, dado seremquestões que não lhes tocamnoquotidiano, temdemanter-sevivo, sob pena de se aligeiraremresponsabilidades futuras. Nofinal, espero que fiquemos todoscomummurro no estômagoe sejamos interpelados paraque, emcada dia, cada umdenós desempenheo seu papel.

AfestadoMundoéemGaia

OPINIÃO

EDUARDOVÍTORRODRIGUESPresidente da Câmarade V. N. Gaia

Os grandes consumidores de água,como o setoragrícolae as autarquias,são dos principais destinatários dacampanha deste ano da Águas dePortugal, que apelaausar«águacomum pingo de consciência».

Com anúncios nos jornais, rádio etelevisão, anovacampanhanacionalda empresa vai também incluir for-mação para técnicos municipais so-bre regade espaços verdes e lavagemde ruas.

Apelar ao “pingo de consciência”dos grandes consumidores de água

Autarquias namira da nova campanha

© ISTOCKPHOTO

MUNICÍPIOS

REDAÇÃ[email protected]

Câmara pede reuniãosobre ‘Serralvesgate’

Opresidente da CâmaraMunicipal do Porto pediuontem uma reunião ur-gente do Conselho de Fun-

dadores da Fundação de Serralves,para «avaliar a questão suscitadaacerca da exposição de RobertMapplethorpe», revela a página dainternet daautarquiaportuense. Se-gundo o site, o autarca Rui Moreira(independente) requereuao presiden-te do Conselho de Fundadores de Ser-ralves «que convoque», com «cara-ter de urgência», aquele órgão, ondea autarquia tem assento, «para ava-liar aquestão suscitadaacercadaex-posição que está a decorrer no Mu-seu de Arte Contemporânea», e quelevou à demissão do diretor do Mu-seu de Serralves por alegadainterfe-rência da administração.

Polémica afeta imagem«Numacartahoje [ontem] dirigidaaBraga da Cruz, Rui Moreira lembraque a Fundação Serralves tem sido

Rui Moreira pediu ontem reunião urgente do Conselho de Fundadores da Fundaçãode Serralves para avaliar polémica “acerca da exposição de Robert Mapplethorpe”.

alvo de notícias em órgãos de comu-nicação social nacionais e internacio-nais e de diversas manifestações pú-blicas suscetíveis de afetar asuaima-gem e reconhecido prestígio, a pro-pósito daexposição do artistaRobertMapplethorpe», escreve aautarquiada Cidade Invicta no site.

Aautarquiaportuense lembraain-da ter «assento, por decreto-lei, noConselho de Fundadores [de Serral-ves], que reúne ordinariamente umavez por ano, mas que pode ser con-vocado extraordinariamente pelo seupresidente ou a pedido do Conselhode Administração».

Polémica rebentou com a demissão do diretor artístico de Serralves, João Ribas

©JO

SÉCOEL

HO/LUSA

PORTO

EM DEZ SEGUNDOS

AMADORA

Novo Parque dasArtes e DesportoOnovoParque dasArtes e doDes-porto daAmadora vai ser inaugu-rado nopróximo sábado, dia 25de setembro, comatividades come-morativas alusivas aoDia daÁgua,que se assinala a 1de outubro.

PROTEÇÃO CIVIL

ANMP quer verbaspara bombeirosAANMP-AssociaçãoNacionaldeMunicípiosPortuguesesquerqueascâmarascomcompanhiasdebombeirosmunicipaisoudesapadoresbeneficiemdeumpro-gramadefinanciamentopermanente.

LISBOA

Operação LavaJata na capitalAsautoridadesportuguesas,comoMinistérioPúblicoFederalbrasileiro,realizaramontembuscaseapreensõesemmoradasdeLisboaassociadasaooperadorfinanceiroIldeudeMirandanoâmbitodaoperaçãoLavaJato.

PUB

ATUALIDADE 26.09.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt04

PUB

os produtos em causa não foram ad-mitidos no espaço europeu quandoforam verificados nas fronteiras ex-teriores. Anível geral, as salmonelasna carne de aves de capoeira foramo principal problema identificado.

Portugal é o 8º commais casosO relatório ontem divulgado, e que oDestakconsultou, dá conta de 31 gé-neros alimentícios denunciados comorigem em Portugal, que é o 8º paísda UE com mais casos registados.Portugal é mencionado como sendo,a seguir a Espanha, o país com maisregistos de mercúrio em excesso nopeixe transionado.

Ao nível dos 30 casos identificadose notificados por Portugal (10 delesclassificados como alertas), China eEspanhaforamosprincipaispaísesdeorigem dos produtos problemáticos.

©RUIM

INDER

ICO

Mais notificações dealimentos perigososDenúncias na UE aumentaram 28%. Portugal foi o paísde origem de 31 ocorrências e notificou outras 30.

Excesso de mercúrio no pescadoé um problema apontado a Portugal

JOÃ[email protected]

No ano passado, o Sistemade Alerta Rápido para osGéneros Alimentícios eAlimentos para Animais

(RASFF na sigla em inglês) recebeu3832 notificações de risco. Este nú-mero representaumaumento de 28%face a 2016 e a própria Comissão Eu-ropeia salienta que desde 2015 que oincremento não eratão significativo.

Quase um quarto das notificações(942nototal)foramclassificadascomoalerta, o que «indica um grave riscoparaasaúderelativamenteaoqualfoinecessária uma ação rápida». Aindaassim,namaiorpartedasvezes(1588),

SEGURANÇA

EM DEZSEGUNDOS

EXECUÇÃO ORÇAMENTAL

Défice baixa1400 milhõesaté agostoOdéfice orçamental emcontaspúblicas totalizou 576milhõesde euros até agosto,menos1,4milmilhões face aoperíodohomólogo. «Amelhoria do saldoglobal é explicada porumcres-cimento da receita (5,1%) supe-rior ao aumento da despesa(2,2%)», explicou oGoverno.

INCÊNDIOS FLORESTAIS

Qualidade daágua afetadapelos fogosOs incêndios florestais de 2017tiveram impacto na qualidadeda água da bacia hidrográficadoMondego. Os investigadoresdaUniversidade deCoimbradetetaramumaumento consi-derável de alumínio, ferro emanganês,mas a saúde públicanão está em risco.

ADMINISTRAÇÃOHOSPITALAR

Utentes deviamter palavra adizer na gestãoAAssociaçãodosAdministra-doresHospitalares querqueos doentes e os profissionaisde saúde participemna gestãodos hospitais, defendendoquea avaliação dos conselhos deadministraçãopasse a dependertambémda satisfaçãomanifes-tada pelos utentes.

Frente Comum dosSindicatos da AdministraçãoPública marcou uma grevenacional para 26 de outubro

«Marcámosesta greveporque nãoaceitamosmais um anode salárioscongelados»

Ideia é que as botijas tenham igualtratamento que a luz e o gás natural

©PA

ULO

DUARTE

Empresase municípioscom interessena botija solidária

O Governo temrecebido «manifes-tações de interesse» de empresas emunicípios para a aplicação da tari-fasolidáriade Gás de Petróleo Lique-feito (GPL). «Tem havido manifesta-ções de autarquias, de empresas, temhavido consumidores a perguntarquando o sistemaestáafuncionar. Eestamos atrabalhar no sentido de terum resultado o mais cedo possível,mas acimade tudo que tenhaumfun-cionamento no mínimo tão bomcomotem funcionado na eletricidade e nogás natural», disse ontem o secretá-rio de Estado da Energia.

GÁS

PUB

ATUALIDADE 05

Na prática, são todos suspeitos deterem encoberto averdadeiraformacomo as armas apareceram. Os mo-tivos serão exploradas durante o in-quérito em curso.

©CMTV

Militares suspeitosde encobrimentoEntre os oito detidos está o diretor-geral da PolíciaJudiciária Militar e um chefe de investigação da GNR.

Vários responsáveis detidos vão serpresentes a juiz para interrogatório

JOÃ[email protected]

Aencenação montadarelati-vamente àdescobertae re-cuperação das armas quehaviam sido furtadas em

Tancos motivou ontem a OperaçãoHúbris, em que uma centena de ins-petoresdaPolíciaJudiciária(PJ) real-zizaram várias buscas que culmina-ram na detenção de oito pessoas.

Quatro responsáveis daPolíciaJu-diciáriaMilitar(PJM), entre eles o di-retor-geral, Luís Vieira, três milita-res do núcleo de investigação crimi-nal daGNRde Loulé, incluindo o che-fe daequipa, e um civil foram detidospor suspeita de terem cometido oscrimes de associação criminosa, de-negação de justiça, prevaricação, fal-sificação de documentos, tráfico deinfluência, favorecimento pessoalpra-ticado por funcionário, abuso de po-der, recetação, detenção de armaproibida e tráfico de armas.

CASO DE TANCOS

© JOÃOM. RODRIGUES

Apassadasegunda-feira foidiadecelebraçãonaCofinaedeso-prarasvelasdobolode17anosdoDestak, o jornaldiáriogratuitodogrupo,eos30anosdaprestigiadae influente revistaMáxima .

IMPRENSA

ATUALIDADE 26.09.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt06

PUB

9 mil milhões de euros, 33,4% acimado verificado há um ano.

«Agrande maioria do stock imobi-liário existente é de usados, havendonecessidade de haverumarenovaçãodo mesmo, sobretudo nas principaiscidades como Lisboa ou Porto, queapresentamescassez de ofertaface àprocuraexistente»,refereaAPEMIP.

Segundas casas dão dinheiroMais de dois terços dos proprietáriosfizeram da sua casa secundária umalojamento local. Um estudo realiza-do pela consultora Savills e pela pla-taforma HomeAway dá conta que,em 2017, o preço médio de uma pro-priedade alcançava os 177 mil eurosem Portugal, onde 35% dos proprie-tários obtêmalgumproveito das suaspropriedades e 38% conseguem co-brir parcialmente os gastos.

©PED

ROFE

RREIRA

Casas usadas valorizam33,4% no 1º semestreForam vendidos 86 335 alojamentos de janeiro a junhodeste ano, a um ritmo de 477 por dia. Preços subiram.

Habitações usadas renderammaisde 9mil milhões de euros em 6meses

JOÃ[email protected]

Umaescaladaconstante. Osdados da Associação dosProfissionais e Empresasde Mediação Imobiliária

de Portugal (APEMIP) dão conta datransação de 477 casas por dia. São86 335 alojamentos vendidos no 1º se-mestre deste ano, mais 19,8% do queem igual período de 2017.

Mas é no preço que avalorização émais significativa. Os negócios feitosentre janeiro e junho valeram 11,6 milmilhões de euros, umcrescimento ho-mólogo de 30,5%. E nas casas usadasessaevolução positivaé superior. Osvalores de venda ultrapassaram os

IMOBILIÁRIO

ABATE DE ANIMAIS

A luta contra a desigualdade de gé-nerodeveriaser,segundo97%dospor-tugueses, uma prioridade na coopera-çãoparaodesenvolvimentodaUE.En-tretanto, o PS vai apresentar uma re-soluçãoparaqueoGovernocriemeca-nismos que introduzam um fator deproporcionalidadeentreomaioreome-norsaláriodentrodeumaorganização.

Portuguesesmais atentosà desigualdade

Governo incentivado a criar forma deaproximar salários nas organizações

© ISTOCKPHOTO

GÉNERO

AAssociação Nacional de Municí-pios Portugueses reivindica maistempo para aplicar a lei que proíbe oabate de animais dos canis e garanteque as verbas disponibilizadas, cer-cade dois milhões de euros, são insu-ficientes. «É preciso mais tempo emais dinheiro» para criar as condi-ções, quer seja no âmbito municipalou intermunicipal, para «garantir asaúde públicae o bem-estar animal».A nova legislação está em vigor des-de o passado domingo.

Municípiosquerem maistempo e dinheiro

Esta interminável lutadostá-xiscontraasplataformasparecenãoterfim.Osseus

dirigentessabembemqueéumaluta inglória.Quenãosónãoterásucessocomoestáa incrementarasadesõesaoobjectodoseupro-testoedasua ira.Estadisputanãoénova.Basicamenteéentreamo-dernidadeeoretrocesso.Entrequemseacomodouerelaxou,ven-dooscarrosenvelhecerem,osmo-toristassemqualquercuidadonaapresentaçãoenaeducaçãoexpe-lindoasuaagressividadesemfreio,criandoverdadeirosgruposcomcoutadasprotegidascomooconhecidocasodoaeroporto. Istojáexistiuemtantasetantasáreasdeactividadequeasassociaçõesdetaxistas,dominadasporgran-des industriaisdosector,deveriamter-seprecavidoepreparadopararesponderelevandoospatamaresdequalidadeedeconforto.Talvezassimassegurassemaconcorrên-cia.Confessoqueentreumasim-plesaplicaçãoquemeindicaemquantotempoocarroestaráàminhaporta, conduzidoporal-guémsimpático,numveículono-vo,comarcondicionadoeandarnaruaàesperadeumtáxicommuitosanos,estofosdehigienedu-vidosaecomomotorista rezingãoqueabrea janelaquando lheper-guntosetemarcondicionado,pre-firooprimeiro.Queaindaporcimameanunciaopercursoeotempodaviagem,evitandoexpedientesquetodos,principalmenteosforas-teiros,bemconhecem….Oautoroptaporescreverdeacordocomaantigaortografia

A resistênciaao futuro

COLUNAVERTICAL

JOSÉ LUÍS SEIXASAdvogado

malmente logo de manhã, e o stresslaboral sobe para 14%. Cerca de me-tade queixa-se da falta de apoio dossupervisores perante o stress.

©ISTO

CKPHOTO

Trabalhadoresestão no limite

PUB

Um terço dos 1146 funcionários inquiridos estão emrisco de esgotamento profissional. Cansaço é diário.

Empregados de loja e supermercadossão os que assumemmaior desgaste

JOÃ[email protected]

Empregados de lojas e super-mercados (43%), profissio-nais de saúde (não médicos,39%) e quem trabalha em

serviços administrativos (37%) ouemprofissões ligadas ao ensino (28%)corre maior risco de ter um esgota-mento profissional. A Teste Saúde,revistadaDECO, inquiriu 1146 traba-lhadores portugueses e concluiu queum terço está à beira do burnout.

Três em cada dez trabalhadoresafirmaram-se emocionalmente can-sados do trabalho mais de uma vezpor semana e 35% sentem-se exaus-tos com a mesma frequência. O can-saço é diário em 11% dos casos, nor-

ESTUDO DA DECO MAIS NO MUNDO

MEDITERRÂNEO

Portugal recebemais 10 migrantesMalta vai permitirodesembarquedos58migrantesqueestãoabordodoAquarius, que serãodistribuídosporFrança (18pessoas), AlemanhaeEspanha (15cadaum)ePortugal(10). Nodia deontemchegaramaonossopaís 19migrantesquehaviamsido resgatadosnoMediterrâneo,em julho, porestenavio.

© RYANAIR/YVES HERMAN/REUTERS

DISCURSO NA ONU

Marcelo nãoaplaude TrumpMarceloRebelodeSousaexplicouquenãoaplaudiuodiscursodeontemdohomólogonorte-ameri-cano, naONU,«emobediência»àposiçãoportuguesapelomultilatera-lismoepelodiálogo.OPresidentedaRepúblicadestacouaorientaçãodosecretário-geral, AntónioGuterres.

GREVE NA RYANAIR

Canceladosquase 200 voosna sexta-feiraARyanaircancelou 190voosdeumtotal de2400previstosparasexta-feira, noâmbitodagrevedos tripulantesdecabinedasbasesdeEspanha, Bélgica,Holanda, Portugal, Itália eAlema-nha – a companhia salienta que90%das ligaçõesnãosãoafeta-das. AAirHelp estimaquecercade30mil passageiros naEuropapoderão terdireito a8,4milhõesdeeuros em indemnizações.

ATUALIDADE26.09.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 07

O Conselho de Disciplina da Fede-ração Portuguesa de Futebol mante-ve ontemo castigo de umjogo àportafechada imposto ao Benfica, decisãoqueoclubeclassificacomo«muitogra-ve» e da qual vai recorrer para o Tri-bunalArbitraldoDesporto, interpon-dotambémumaprovidênciacautelarpara suspender o castigo. Mas comotalterádeseraceitepelotribunal,parajá as águias decidiram suspender avendadebilhetesparaopróximojogoemcasaparaa7ª jornadadaLiga, a7de outubro, com o FC Porto.

Benfica suspendevenda de bilhetespara o clássico

Várias vozes saíram em defesa deCristiano Ronaldo, depois de o inter-nacionalportuguês tersido preteridonoprémioTheBestafavordeModric.O selecionadorFernando Santos elo-giou o jogador croata, mas disse que«alguma coisa não está bem nos cri-térios» quando o melhor jogador, quefoi Ronaldo, não é distinguido. Tam-bémo presidente do Sindicato dosJo-gadores considerou a eleição injusta.Já o treinador da Juventus explicouque Ronaldo faltouàgalaparaprepa-raro jogo destanoite, como Bolonha.

Ronaldo falhacerimónia parapreparar jogo

Internacional português disputa estanoite (20h) a 6ª ronda da liga italiana

© CIRO DE LUCA/REUTERS

MELHOR DOMUNDO EVENTUAL JOGO À PORTA FECHADA

EM DEZSEGUNDOS

SPORTING

Augusto Ináciodeixa clube semindemnizaçãoAugusto Inácio já não é funcio-nário da SADdoSporting, apósterchegado a acordoontemcomFredericoVarandas.O ex-diretorgeral de futeboltinha contrato até 2021,masabdicou da totalidade dos direi-tos, recebendo apenas o saláriorelativo aomês de setembro.

FC PORTO

Três jogadorescontinuamlesionadosOFCPorto prosseguiu ontemapreparaçãoda receção aoTon-dela, para a 6ª jornada da I Ligade futebol, comMbemba eSoa-res ainda a treinarcondiciona-dos eBazoerem tratamento eginásio. Relembre-se que a pró-xima ronda arranca já amanhã,coma ida doBenfica a Chaves.

TEMPORADA 2017/18

Mourinho levaMan. United areceita recordeOManchesterUnited anunciouontemuma receita recorde de660milhões de euros na época2017/18, que terminou comumlucro de49,3milhões de euros.Mas o clube vive dias conturba-dos, coma imprensa a darcontaque JoséMourinho tirou a bra-çadeira de capitão a Pogba.

Presidente da Liga declubes quer centralizaros direitos televisivos

«Há grandediferençaentre osclubes e asreceitas.Este fossotem de sercombatido»

DESPORTO 26.09.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt08

JOÃ[email protected]

Tempo de contribuirfora do relvado

Umacerimóniasemadeptos,mas em tudo o resto à al-tura do que Luisão repre-sentanahistóriado Benfi-

ca. Aos 37 anos, o defesadeixaos rel-vados como o 2º jogador das águiascom mais jogos (538, em que fez 47golos, umdeles frente ao Sportingde-cisivo na conquista do campeonatoem 2004/05) e o que venceu mais tí-tulos: 6 campeonatos nacionais; 3 Ta-ças de Portugal; 7 Taças da Liga; e 4Supertaças. O maior lamento é nãoter conquistado nenhuma prova eu-ropeia, apesar das duas finais.

Já depois de ter surgido no relva-do comamulhere as duas filhas, comuma guarda de honra feita pelos co-legas e outros elementos da estrutu-raencarnada, jádepois de ter ouvidoas palavras de Luís Filipe Vieira, quevoltouaapontá-lo como «companhei-ro de viagem», alguém que tem «osímbolo no coração» e um «grandehomem» que se «despede com orgu-lho», Luisão abriu o coração.

«Aminhahistóriafoiescritaduran-te 520 jogos e 32 anos de futebol. Foiisso. A minha história foi escrita du-rante tanto tempo que chegueiàcon-clusão de que era a hora e que possodar o meu contributo fora de campo

Luisão explicou o porquê de antecipar o fim da carreira, de não ser treinadore aponta o que vai fazer no futuro e quem será o próximo líder da equipa.

paraareconquista.»O futuro vaipas-sar pelos gabinetes e não pelo banco.«Porquêrelaçõesinternacionaisenãotreinador? Não posso, não sei nada,apenas avisão dentro de campo. Nãopoderia nunca pensar que esse seriao caminho. Não chego perto da qua-lidadedostreinadoresdehojeemdia».

O marcantecapitãodaúltimadéca-da, que alcançouaparticularidade deter atuado sempre como titular, estádescansado quanto ao homem que se

segue.«HojeoJardelpassaaseronos-so líder. Alguém usa braçadeira masa liderança é dividida por todos, [...]nesta semana vi os Sub-19 e vejo ma-turidade e liderança em cada um».

Momentos difíceisNem tudo foram rosas para Luisão,que assumiudificuldade emlidarcomaforte pressão quando chegou e queficou assustado quando partiu o bra-ço, apoiando-se na força da família.

Vieira garantiu que Luisão continuará a ser o seu «companheiro de viagem»

©LU

SA

BENFICA

PUB

FAMA&TV 26.09.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt10

‘REVELAÇÃO’AoleroartigoqueacusaGeorgecomoomaiorsus-peitodoassassina-todeLara, Faustocomemora.Geor-geacusaSofiadetambémserumagrandesuspeitadocrime.OprefeitoperguntaaBeatrizseela temalgoavercomamorteda jornalista.Ri-cardoperguntaaEliasondeestavanahoraemqueLara foi assassinada.Naprefeitura,Georgeésurpreendi-dopelos jornalistas.CMTV,04H00

NOVELAS‘CRISTAL’Perante as cons-tantes ameaçasde que é insisten-temente alvo daparte de Luísa,Vitória não se dei-xa intimidar e ameaça revelarque tudo o que fez foi por suaprópria culpa. Alex procuraincessantemente por Inocênciapara se desculpar perante ela.Já Vitória decide contar aopadre Ângelo que foi ameaçadapor Luísa. CMTV, 14H45

SOBE E DESCE

©JO

SESEN

AGOULA

O/LUSA

DIOGO PIÇARRAOsTvgas é o nomedonovo projeto pedagógico

de promoção da Língua eLiteratura Portuguesa da autoriadomúsico algarvio, que seráapresentado no início de outubro.

HOLLYMADISONMediática ex-playmatee estrela do ‘reality-

-show’ TheGirlsNextDooranunciou o fimdoseu casamentodecincoanos comopromotorde eventosPasqualeRotella.

©ST

EVEMARCUS/REU

TER

S

EM DEZSEGUNDOS

GLAMOUR

Shia LaBeoufe FKA Twigsestão a namorarHáumnovocasalnaárea:oatoramericanoShiaLaBeoufeacan-tora,atrizedançarina inglesaFKATwigsforamfotografadosemgrandeclimadeintimidadeecumplicidadepelasruasdeLon-dres,confirmandooquesesus-peitavahámuito:estãoanamorar.

ABUSO SEXUAL

Cosby vai presotrês a dez anosBill Cosby foi ontemcondenadoa umapena de três a dez anosde prisão, que começará a sercumprida de imediato. O ator, de81anos, foi considerado culpadode abuxo sexual e passa a estarregistado comoum«predadorsexual violento» até ao fimdasua vida.

MODA

Kors compracasa Versace?Segundodiversosmeios decomunicação social interna-cinal, o gruponorte-ameri-canoMichael Kors estaráprestes a finalizar a comprada casa italianaVersace.Omega-negócio, a concreti-zar-se, deverá seroficializadoainda esta semana, e envol-ver 1,7milmilhões de euros.

REDAÇÃ[email protected]

Google, Facebook ouApple são “ameaça”

Opresidente da AssociaçãoPortuguesa de Bancos(APB), Fernando Faria deOliveira,alertouontempara

aameaçadas grandes plataformas di-gitais, como a Google, Amazon, Face-book e Apple ao negócio bancário: «Agrande ameaçaao setor bancário sur-ge não das ‘startups fintech’ – onde ocaminho tem sido, acima de tudo, decooperação–,masdosoperadoresdasgrandes plataformas digitais, os desi-gnadosGAFA(Google,Amazon,Face-book, Apple), todos eles entidades nãoeuropeias», disse.

O responsável falavanaaberturadaconferência“Supervisãocomportamen-tal bancária – Novos desafios dez anosdepois da crise financeira”, onde argu-mentouque«estasentidadespossuemmuita informação sobre os clientes, oque lhes permite oferecer e produtos

Associação Portuguesa de Bancos alerta para a ameaça das grandes plataformasdigitais – como a Google, Amazon, Facebook e Apple – ao negócio bancário.

‘tailormade’ [feitos à medida], de umaformaque,nolimite,excluiosrestantesoperadores, incluindo os prestadoresde serviços financeiros incumbente»,

salientanto a importância de todos osoperadores obedecerem a um quadrolegal e regulatório, designadamentequanto àproteção do consumidor.

Entidades como a Amazon “possuemmuita informação sobre os clientes”

©ABHISHEK

N.C

HINNAPPA

/REU

TER

S

INTERNET

A próxima edição do Secret Wo-men’s Meeting (SWM) terá lugarhoje, dia26 de Setembro, pelas 20 ho-ras, naTravessade São Plácido 52A,emLisboa: o temadebatido nestases-são incidirá sobre a temática do as-

sédio sexual. A jornalista Paula Cos-me Pinto, o ativista Ângelo Fernan-des e amoderadoraAnnaBergstromserão os convidados especiais pre-sentes na iniciativaque assinala 9ªedição deste evento.

Secret Women’s Meeting dedicadaao tema “STOP ao assédio Sexual!”

Paula CosmePinto, umadas convidadas

© DR

EVENTO

PUB

EM DEZ SEGUNDOS

LIVROS DASEMANA

“O Fado da Severa”Maria João Lopo deCarvalho | Oficina do Livro

Novo romance histó-rico daconhecidaescritoraportuguesa,umlivro que recuaameadosdo século XIXalfacinhaparacontara«históriae osamo-

resdacantadeiradaMourariaqueenfeitiçouanobrezaboémia».

“Nasce umHerói - Lendasdos Heróis do Condor”Jin Yong | Edições ASA

Finalmente chega aPortugal a aclamadatrilogia de “wuxia”(literatura de fanta-sia e artes marciais).O primeiro de trêsvolumes que compõe

uma história épica, já consideradacomo “o Senhor dos Anéis Chinês”.

“A Bailarinade Auschwitz”Edith Eger | Desassossego

Inquietante livro dememóriase poderosotestemunho daautora,umasobreviventehúngarado Holo-causto nazi. Umaobraque, naspalavras

do NobeldaPaz DesmondTutu, «éumadádivaparaaHumanidade».

“Dom Quixote deLa Mancha contadotipo aos jovens”

Miguel deCervantes,adaptação deElizabete Agostinho |Guerra &Paz

Mais um tomo dacolecção “Os Livros

Estão Loucos”, que pretende levarclássicos das letras aos mais jovens.

“Estar vivo aleija”Ricrdo Araújo Pereira |Tinta-da-China

Colectâneadascrónicasescritasparao prestigiadoe influente jornalbra-sileiro Folhade SãoPaulo, textos que reve-lamo autore come-

diante «como nuncao lemos».

2

1

3

4

5

ARTE&LAZER 26.09.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt12

Umaexposiçãoquereúneumasele-ção de cerca de 400 peças pertencen-tesàcoleçãoparticulardeAntónioMi-randa e José Madeira Ventura, de ce-râmica industrial, vai ser inauguradaamanhãno MuseuNacionaldo Azule-

jo,emLisboa.“TemposModernos.Ce-râmica Industrial Portuguesa entreGuerras”éaprimeiraexposiçãoreali-zadaemPortugal100%dedicadaaode-sign para a indústria cerâmica nacio-nal daprimeirametade do séc. XX.

400 peças de cerâmica industrialportuguesa no Museu do Azulejo

Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa

© SARA ARESTA

EXPOSIÇÃO

REDAÇÃ[email protected]

Manifesto em Defesada Cultura sai de cena

OManifesto em Defesa daCultura anunciou ontemque decidiu retirar-se doGrupo de Trabalho, cria-

do para propor alterações ao modelode apoio às artes, justificando que ainiciativa «não produzirá alteraçõesde fundo». Através de comunicado, oGrupo de Coordenação Nacional doManifesto em defesa da Cultura diznão acreditar que a iniciativa do Mi-nistério da Cultura «trará soluçõesparaos graves problemas que afetama atividade artística».

DelembrarqueoGrupodeReflexãode Aperfeiçoamento do Modelo deApoioàsArtesfoicriadoemjunhodes-teano,envolvendofuncionáriosdoMi-nistério da Cultura, da Direção-Geraldas Artes, personalidades e organiza-ções ligadas à atividade artística – porexemplo o CENA-STE - Sindicato dosTrabalhadoresdeEspetáculos,doAu-diovisualedosMúsicos;aREDE--As-sociação de Estruturas para a DançaContemporânea;oufigurasdaáreada

Plataforma anunciou ontem que vai retirar-se do Grupo de Trabalho, criado parapropor alterações ao apoio às artes, justificando que a iniciativa será infrutífera.

culturacomo AnaMarin, ManueladeMelo ou Miguel Lobo Antunes.

Dúvidas confirmadasSegundooManifesto,adecisãodesairdoGrupodeTrabalho–que,atéagora,fez sete reuniões –, surgiu depois de«ponderadasasreservasiniciaisquan-

toaos[seus]muitolimitadosobjetivos».«Confirmaram-se,vivamente,afaltadecondições para uma efetiva reflexão ediscussão,comumaconduçãoerrática,sucessivas alterações de metodologia,alterações de calendários e horários eincompatibilidade com os tempos pró-prios de organizações democráticas».

Contestação ao ministro da Cultura, por falta de apoio, promete continuar

©MÁRIO

CRUZ/LUSA

ARTES

LAZER

Festival Vapor noEntroncamentoOMNF-MuseuNacional Ferroviário,noEntroncamento, vai serpalco, desexta-feira adomingo, doFestivalVapor- “ASteampunkCircus”, umconviteauma«viagemaosprimór-diosdaRevolução Industrial».

CINEMA

Gibson revisitaSam PeckinpahAWarnerBros. confirmou queo atore realizadorMel Gibson vaiescrevere realizarum ‘remake’ deTheWild Bunch (AQuadrilha Selva-gem, na versãoportuguesa), clás-sico de 1969 deSamPeckinpah.

MÚSICA

“Hip to da Hop”a 25 de outubroOdocumentárioportuguêsHiptodaHop, focadonaculturahip-hopemPortugal,estreianassalasdecinemaportuguesasa25deoutubro, fazendoantesdissoumadigressãopelopaíscomatuaçõesmusicais incluídas.

PUB

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, ���������� �������������� ������� �������� ������ �� �������������������������������� ��� �������� ������������������������������ ������������������������resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas assombradas, ���� ���� ��� ����������������������!�����! �������"������� �� ���� �����������������# �������������������� ���������������$%&'(""&%�'&')*)������ ��� +������� ��������� �����-�����������������+�����'����������������!������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar LISBOA (Metro Alameda)

TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS - 968 365 150 - 920 090 464

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

DOAÇÃO DE ÓVULOSJá pensou que a sua ajuda pode fazer toda a diferença?

Se tem entre os 18 e 35 anos, a sua ajuda aos casais em idade reprodutiva que não obtêm gravidez, pode ser crucial à realiza-ção deste sonho.

Quer ser DADORA? Se acha que está disponível e se solidariza com esta situação, contacte-nos para mais esclarecimentos.

www.cemeare.pt | 915 252 504 | [email protected]

Tel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPRO

315 12 64 72

RECHEIOS DE CASA:�/�����0�1����2���$�������0�"� �������� 3���� � 0� 1�+� 0� 1���� 0� $����� ��� 4�� ���� 0� $ ��������� 5�����)��! ��0�1����������0�(�������0�/��2���0�%������0�������� 0�/����������/����E TAMBÉM… LIVROS:� 4�� 1��� ��� "���� 0� 1� ���� ���/��� ��� 0� ) ��� 0� 6���� ��� 0� $���� �� 0� $����� 0� (� ��� )�� ����0�(��������)����0�5� ��0�$ ��(��� ��0�(������������%���������� BANDA DESENHADA:�)��� ���0�/��789/�7��0��������0�6� ����;� ����0�1������)�� ����0�6����) �����OUTROS: 14<�� 0�'������=��9%�8� 0�4�����5����� 0�= ��������0�;������ ������1� ��0�)��2���0�1����2������;��������$ ���

ENTRE OUTRAS

EMPREGOOlive & Cross Services Instalação de Equipamentos Industriais

- SOLDADORES, ELECTRICISTAS, METALOMECÂNICOS, SERRALHEIROS

E PEDREIROS DE REFRACTÁRIO. REMUNERAÇÃO ACIMA DA MÉDIA E PAGAMENTO

DAS DESPESAS NO ESTRANGEIRO.

EMPRESA RECRUTA PARA A INDÚSTRIA PORTUGAL E ESTRANGEIRO:

Contactos: 917 985 373Enviar currículo para: [email protected]

www.destak.pt

Para anunciar ligue...

210 494 204 LISBOA | 225 322 309 PORTO

www.destak.pt

CLASSIFICADOS

Novo BMW Serie 3cheio de novidades

NOVIDADE

ABMWjánãoescondeasno-vidades que vão surgir nanovageraçãodoSerie3,quedevechegaraomercadono

iníciode2019.Otrabalhodedesenvol-vimemento estáconcluído e decorreunos cenários habituais para a marcagermânica, como o circuito de Nür-burgring/Nordschleife.

A camuflagem esconde as princi-pais alterações na imagem, mas é fá-cil perceber que o novo Serie 3 nãoserá tão desportivo, assumindo umestilo mais próximo do actual Serie5. A BMW ainda não anunciou as di-mensões, apesar de já ter admitido

A sétima geração do BMW Serie 3 está pronta para chegar às estradas e seráapresentada no Salão Automóvel de Paris. Depois fica à disposição do mercado.

que será cerca de 55 kg mais leve eque a repartição de massas será de50/50 entre os eixos dianteiro e tra-seiro. A nova carroçaria garanteuma maior rigidez e é natural que onovo Serie 3 seja mais largo, porquea marca de Munique admite que asvias foram dilatadas.

Também falanumanovaarquitec-turainovadoraparaasuspensão, queterá uma versão M-Sport 10 milíme-tros mais baixa do que a das restan-

O novo Serie 3 nãoserá tão desportivo,assumindo um estilomais próximo doactual Serie 5

tes propostas. Também vai estar dis-ponível um diferencial activo paraaspropostas mais potentes e melhorequipadas.

Não há grandes detalhes sobre aoferta de motores, mas se por umlado ela não deva fugir muito ao queestá disponível na gama actual, poroutro sabe-se que vai surgir um novobloco a gasolina, anunciado como omais potente quatro cilindros jamaismontado num BMW. A marca nãofala de potência ou de performan-ces, mas adianta que este motor per-mite reduzir os consumos em cercade 5% face ao bloco actual. A caixaautomática Steptronic de oito velo-cidades desempenha um papel im-portante neste resultado.

Nova carroçaria do clássico modelo da BMW garante uma maior rigidez e é natural que o novo Serie 3 seja mais largo©

DR

O iNEXT é a imagem do futuro daBMW, revelando caminhos tecnológi-cos inéditos e novas motorizações: su-blinha a aposta na electrificação e nacondução autónoma. São ideias de fu-turo mas, no presente, o mercado ne-

cessitadetempoparadigeriramudan-çaeosclientesmaisfiéistêmdesepre-parar para as “loucuras” que marcama zona frontal dos modelos. Não seriapreocupante se não fosse anunciadacomoonovorumodedesigndamarca.

Concept iNEXT não augura nada debom no novo rumo do design da BMW

Design ambicioso ou exagerado?

© DR

DESIGN

OUTROSMOTORES

MERCADO I

O preço donovo HyundaiTucson começanos 27 990 €AHyundai remodelou profunda-mente o seumodelo Tucsonem termos de imagem, confortoe equipamento. Anova versãomais apelativa deste SUVdaconstrutora automóvel sul--coreana será o 1.6CRDi dieselde 116 cv, que temumpreçopromocional de 27990€.

MERCADO III

Novo VWTouareg já estádisponível apartir de 83 900€AmotorizaçãoDiesel V63.0TDI de 231cvou 286cv, asso-ciada a uma caixa automáticade oito velocidades e tracçãopermanente4MOTION,marcao novomodeloVolkswagenTouareg, que, poragora, apre-senta nomercadonacionalpreços que vãodos83900€até aos 93 508€.

MERCADO II

O novo AUDIQ8 chega aPortugal commotor 3.0 V6OnovoAudi Q8 já estádisponível nomercadoportu-guês, na versão sua 3.0V6TDI de 286cv, comumpreço a partir dos 110000€.É umapropostamuito inte-ressante,mas surge emcon-tra-ciclo comas dificuldadesdo importadornacional damarca germânica.

© DR

RUI FARIAwww.aquelamaquina.pt

AUTOMÓVEL26.09.2018 QUARTA-FEIRAwww.destak.pt 15

LISBOAHOJE20ºMÍNIMA

34ºMÁXIMA

AMANHÃ21ºMÍNIMA

32ºMÁXIMA

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

SUDOKU *****

Horizontais: 1.Esconderijo. Génerode oleáceas de flores aromáticas. 2.Açãopropositada para desgostar ou contrariaralguém. Cilindro. 3.Contr. da prep. emcom o art. def. a. Solitário, descampado.E não. 4.Eia (interj.). Constrange. 5.Guin-cho. Terra argilosa, colorida por um óxidode ferro com a qual se obtém um pig-mento natural. 6.Contr. da prep. a como artigo ou pronome o. Enovelar o fiode uma meada. O espaço aéreo. 7.Bruni.Empunhar. 8.Capital de Comores, paísinsular de África. Época notável. 9.Colo-ração. Fome (pop.). Emprega-se paracumprimentar, chamar, mostrar espanto(interj., Bras.). 10. Planta trepadeirada família das araliáceas. Rejeição. 11.Furioso. Que atingiu a maioridade legal.

Verticais: 1. Pequeno vaso cilíndrico geralmente de louça, com asa (pl.). Abraço. 2. Acanha-mento. Reduzir a pó. 3. 21.ª letra do alfabeto grego. Grito de dor ou de alegria. Diz-se do alhosilvestre, cultivado como planta hortense. 4. Junta. Perfume. Aquelas. 5. Tenebroso. Cheiroagradável. 6. Enrolar, pôr em bobina. 7. Mamífero cetáceo muito voraz. Cada um dos artigosde uma exposição escrita. 8. Estar ou passar bem ou mal de saúde. Designa repulsa ou raiva(interj.). Vazia. 9. Distante. A si mesmo. Designa dor, admiração, repugnância (interj.). 10. Ala-meda, rua de jardim ou parque. Elegante. 11. Emissão de voz. Alvorecer.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Cafua,Lilás.2.Acinte,Rolo.3.Na,Ermo,Nem.4.Ena,Obriga.5.Chio,Ocre.6.Ao,Dobar,Ar.7.Poli,Asir.8.Moroni,Era.9.Cor,Rato,Oi.10.Hera,Recusa.11.Iroso,Maior.Verticais:1.Canecas,Chi.2.Acanho,Moer.3.Fi,Ai,Porro.4.Une,Odor,As.5.Atro,Olor.6.Embobinar.7.Orca,Item.8.Ir,Irra,Oca.9.Longe,Se,Ui.10.Álea,Airoso.11.Som,Arraiar.

CRUZADAS

TEMPO

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presiden-te), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernâni Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HU-MANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe deRedação: João Moniz; Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criati-vo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ri-cardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicida-de: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira; N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: RuaManuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

PARTICIPE!

Joana MarquesVidalA investigação criminal nuncamaisfoi amesmadesde que JoanaMarquesVidal assumiu funções.na Procuradoria-Geral da República.

José Sócrates, ex-primeiro-ministro,esfrega asmãos de contente comoseu afastamento. As investi-gações promovidas pela Procura-doria-Geral da República abalarama classe política e económicapatrocinadora de corrupção.

Aaliança entreMarcelo Rebelode Sousa, presidente da República,eAntónioCosta, primeiro-ministro,são a prova do incómodoqueJoanaMarquesVidal causou ainúmeros interesses instalados.

Razões políticas levantaram-separa afastar a ex-Procuradora-Geralda Repúblical.

ADEMAR COSTA

Póvoa de Varzim

Sexo explícitoSoubemos que o ex-directorartís-tico da FundaçãoSerralves, JoãoRibas, demitiu-se poralegada-mente ter sido desautorizadopelasua administração, poresta nãoautorizar ao público demenoridade a amostragemde algumasfotos ‘artísticas’ de sexo explícitocontidas na exposição fotográficadeRobertMapplethorpe.

Se nos dias de hoje o sexonuncafoi tão explorado comoagora temsido, tão ‘profilática’ exposição dearribas sexuais já não surpreendeninguém.

Por isso, hoje emdia, já ninguémse escandaliza se o ‘rei vai nu’ou o se o séquito inteiro assimvai, porque a ‘corte’ actual andacompletamente nua de valores –dizendouma coisa e fazendo

outra –, tal comonua está dequalquer senso comum, ou atémais nua doque quandoveio aomundo.

Assim sendo, não existemparrassuficientes que tapem tanto viciosodesvario colectivo.

JOSÉ AMARAL

Vila Nova de Gaia

PatéticoIsto de pagarao Estadoparaeste nos insultar temde acabar.Esta circunstância abusiva aplica-se emvários sectores. Pororareferirei um.

Na tumultuosa área educativaperpassa a exigência aos pais deentregarem receita e prescriçãomédica sempre que os filhosnecessitemde tomaranti-infla-matórios na escola.

Com tal imposição oEstadopassa umatestadodemenoridadeaos pais, rotulando-os de irre-sponsáveis. Esta espécie de tutelaque oEstadoquerassumiré par-cial, porque noque toca a prestarapoio económico e social a famíliascomdificuldades ficamuito dis-tante, apesarde relatórios deassistentes sociais porexemplo.

O Estadoquestiona opedidodos pais para as crianças tomaremoBrufen e oBen-un-on comose estes educadores fossemumacambada de imbecis quenão cuidamdos filhos quetanto desejaram ter.

O Estadonão temodireito deescrutinar as recomendaçõesdos pais, nemos pais devemsuportar comoseu dinheiroesta desresponsabilizaçãooficial.É patético!

ARISTÍDES TEIXEIRA

Almada

PORTOHOJE19ºMÍNIMA

28ºMÁXIMA

AMANHÃ18ºMÍNIMA

29ºMÁXIMA

CARTAS DO LEITOR

LEITOR 26.09.2018QUARTA-FEIRAwww.destak.pt16

PUB

PUB