pub - destakbiente, ordenamento do território, descentraliza-ção, poder local e habita-ção...

16
PUB

Upload: others

Post on 05-Dec-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB

Page 2: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB

Page 3: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

ATUALIDADE • 04

INEM atende quase 3800 chamadas diáriasOs telefonemas para o número 112 que foram reencaminhados para o serviço de emergência médica levaram ao acionamento de quase 3500 meios por dia, desde ambulâncias a VMER ou helicópteros.

Visão do videoárbitro num programa televisivo Formato que hoje estreia vai utilizar as imagens ao dispor do videoárbitro para analisar e debater as jogadas polémicas.

FAMA&TV • 09

Setor público português demora 106 dias a pagar Indústria nacional leva o dobro do tempo que a generalidade das suas congéneres europeias para receber o que lhe é devido.

ATUALIDADE • 05

Forte de Santo António da Barra vai custar 6M€ Câmara de Cascais conta receber a gestão do espaço em breve para avançar com uma reabilitação que vai durar ano e meio.

CIDADES • 02

DESPORTO • 06 © ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Receção apoteótica aos campeões europeus Seleção nacional de futsal foi recebida por centenas de fãs e por Marcelo Rebelo de Sousa, que vai entregar condecoração.

DESPORTO • 07

© D

AV

ID M

AR

TIN

S

Curso motiva raparigas para a programação Segunda edição de projeto internacional vai formar 40 adolescentes portuguesas em tecnologias da comunicação.

EMPREGO&FORMAÇÃO • 11

Com diferentes graus de eficácia, FC Porto e Sporting venceram ontem Chaves (4-0) e Feirense (2-0), deixando tudo na mesma no topo da tabela

«Nunca tive o hábito de estar sempre a compor» Sérgio Godinho explica porque demorou sete anos a editar um novo disco e revela o que está na génese de “Nação Valente”.

ARTE&LAZER • 10

© R

ITA

CA

RM

O

© MANUEL ARAUJO/LUSA

12.02.2018 Segunda-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3074. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

Page 4: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

EM DEZ SEGUNDOS

TRRANSPORTES

Mercedes lidera no setor dos autocarros Segundo dados da Mercedes- -Benz Portugal, o mercado nacio-nal de veículos pesados de passa-geiros assinalou em 2017 um aumento de 4,9% relativamente a 2016, com um total de 235 matrí-culas novas. A Mercedes, «com 39,15% das matrículas atribuídas foi, mais uma vez, e pelo 8º ano consecutivo, a marca líder nas vendas de autocarros» no país.

MAFRA

Câmara integra 8 funcionários nos quadros A Câmara Municipal de Mafra (PSD) aprovou por unanimidade a integração de oito trabalhadores no quadro de pessoal no âmbito do PREVPAP - Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários na Administra-ção Pública. A proposta para a integração de oito trabalhadores foi aprovada por unanimidade em reunião à porta fechada.

O presidente da câmara de Cascais acredita que a visita do Presidente da República ao forte de Santo António da Barra, no passado sábado, vai ace-lerar a cedência do espaço ao muni-cípio, cuja reabilitação vai custar seis

milhões de euros e demorar ano e meio. O forte pode vir a ser a sede da BioMarine, uma organização que se dedica às estratégias ligadas ao mar, e do instituto Political Forum, respon-sável pelas Conferências do Estoril.

Forte de Santo António da Barra com reabilitação orçada em seis milhões

Câmara de Cascais fará a obra no forte

© MARILINE ALVES

ESTORIL

REDAÇÃO [email protected]

Programa ‘Primeiro Direito’ para as ‘ilhas’

O uvida na Comissão de Am-biente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-

ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação e intervenção nas ‘ilhas’ do Por-to, Ana Pinho afirmou que o Governo está a elaborar um instrumento que permita dar resposta às «situações de graves carências habitacionais». «Con-sideramos que é um problema urgen-te dar resposta às carências habitacio-nais graves que ainda persistem no país e às famílias que ainda vivem em con-dições indignas, não só as que vivem nas ilhas», disse Ana Pinho, citada pela Lusa.

Problema de resolução urgente Para a secretária de Estado, é «urgen-te» acabar «com a falha grave que ain-da existe em Portugal a este respeito», intervindo não só nas ‘ilhas’, mas tam-bém em bairros precários ou acampa-mentos de pessoas que moram em abarracados e caravanas. Nesse senti-do, Ana Pinho lembrou que o Governo irá apresentar até ao final do 1º trimes-tre um novo programa de apoio às ca-

Segundo a secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho, programa ‘Primeiro Direito’ vai permitir uma «intervenção urgente e decisiva» nas ‘ilhas’ da Cidade Invicta.

rências habitacionais graves, o “Primei-ro Direito”. «Será um programa para dar resposta às situações de grave ca-rência habitacional, tendo o seu enun-ciado sido lançado no documento es-tratégico de novas políticas de habita-ção. Este irá apoiar diferentes soluções habitacionais para estas famílias, sem-pre em articulação com municípios e

outras entidades em presença no ter-ritório», garantiu.

As ‘ilhas’ no Porto são um tipo de ha-bitação operária típica da Invicta do séc. XIX, constituída por edifícios unifami-liares no centro da cidade, normalmen-te com um piso, e de pequena dimen-são, separadas ou ladeadas por um cor-redor de acesso à via pública.

As ‘ilhas’ no Porto são um tipo de habitação operária típica da Invicta do séc. XIX

© P

RO

IBID

OA

PO

NTA

R/B

LOG

SP

OT

PORTO

PUB

CIDADES 12.02.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt02

22 DETENÇÕES NO PORTO A PSP do Porto efetuou 22 detenções durante o fim de semana, três das quais por furto qualificado, 16 por con-dução sob o efeito de álcool e 3 por condução sem carta. Também foram apreendidos seis computadores portá-teis, dois monitores e diver-so material informático, além de um carro utilizado num furto.

Page 5: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB

Page 6: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

ATUALIDADE 12.02.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt04

PUB

As chamadas recebidas levaram ao acionamento de 1 269 196 meios de emergência (3477 por dia), desde am-bulâncias a motas de emergência, passando por viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) e helicópteros. Refira-se que, frequen-temente, a mesma ocorrência moti-va o envio de mais do que um meio, pelo que não é percetível o número de chamadas que não motivaram qualquer auxílio para além do feito via telefone.

Desentendimento afeta socorro Num balanço feito ontem a meio da tarde, o grupo de bombeiros voluntá-rios de Vila do Conde que entrou em inatividade, devido a divergências com a direção, informou que, em 24 horas, a corporação recusou 16 ser-viços, devido à falta de pessoal.

© P

EDR

O N

OEL

DA

LU

Z/C

M

Quase 3500 meios na rua todos os diasEm 2017, o INEM atendeu 3748 chamadas diárias. Socorro em Vila do Conde pode estar em causa.

Ambulância, mota, VMER e helicóptero são os meios à disposição do INEM

JOÃO MONIZ [email protected]

N o âmbito do Dia Europeu 112, que ontem se assina-lou, o Instituto de Nacio-nal de Emergência Médi-

ca (INEM) informou que os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) receberam 1 368 141 chama-das de emergência transferidas pelo 112. Em termos médios, os CODU li-daram com 3748 chamadas por dia que lhes foram passadas pela PSP ou pela GNR, entidades que recebem to-das as chamadas para o 112, reenca-minhando depois as relacionadas com questões de saúde ou de socorro para o INEM.

SERVIÇO DE EMERGÊNCIA

EM DEZ SEGUNDOS

ACIDENTE

Queda de avião na Rússia sem sobreviventes O Presidente da República, Mar-celo Rebelo de Sousa, apresen-tou ontem condolências ao pre-sidente da Rússia depois da morte das 71 pessoas que iam no avião que se despenhou nos arredores de Moscovo. O Anto-nov An-148 caiu pouco após a descolagem do aeroporto.

FUNÇÃO PÚBLICA

Abertura da UGT para greve deixa PCP agradado O secretário-geral do PCP mos-trou-se ontem «surpreendido» com a disponibilidade da UGT em participar em greves se não houver aumentos salariais da Função Pública, admitindo que são necessários, pois estes tra-balhadores estão há oito ou nove anos sem aumentos.

BEJA

Rixa termina com ferimentos em seis pessoas Seis homens feridos, alguns com ferimentos causados por arma branca e dois deles com gravi-dade, foi o resultado de uma rixa ocorrida ontem de manhã à porta de um estabelecimento de diver-são noturna, junto à piscina muni-cipal coberta em Beja, disseram fontes dos bombeiros e da PSP.

@Jornal ABC ANTÓNIO COSTA Primeiro-ministro

«A alta velocidade é um tema tabu na política portuguesa e vai sê-lo por muito tempo»

Grupo de intervenção policial passou ontem o dia de prevenção no EPL

© J

O M

IGU

EL R

OD

RIG

UES

/CM

Reclusos ficam nas celas depois de incidentes «muito graves»

Os mais de 200 reclusos que no sá-bado provocaram distúrbios no Es-tabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) estiveram ontem fechados nas celas e o grupo de intervenção poli-cial dos serviços prisionais, com cer-ca de 20 elementos, esteve de preven-ção em Monsanto. A mesma fonte sin-dical explicou à Lusa que os inciden-tes no EPL – com caixotes do lixo par-tidos, comida no chão e refeitório van-dalizado – foram «muito graves», ten-do levantado «problemas de seguran-ça». No entanto, nunca se chegou a estar perante um motim.

ESTABELECIMENTO DE LISBOA

Page 7: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB

ATUALIDADE 05

empresas europeias para o pagamen-to fora de horas. Isto quando um sal-dar de dívidas mais célere levaria 25% das empresas a criar mais postos de trabalho.

© 1

23R

F

O dobro do tempo à espera da dívidaEsmagadora maioria das empresas do setor industrial aceitam prazos de pagamento mais alargados.

Pagamentos são feitos mês e meio depois daquilo que está acordado

JOÃO MONIZ [email protected]

I nquiridas mais de 10 mil empre-sas de 29 países europeus, a In-trum Justitia conclui que os pra-zos de pagamento mais alarga-

dos estão a ter consequências nega-tivas para as empresas de todos os setores, embora o relatório que o Des-tak consultou se foque mais na indús-tria. Uma realidade ainda mais preo-cupante em Portugal.

Isto porque os prazos no nosso país são 50% superiores à média europeia. Ou seja, as nossas empresas dão 62 dias ao setor público para saldar as suas dí-vidas, quando a média europeia é de 41 dias. O mais grave é que o Estado apro-veita-se desta maior margem de ma-nobra, demorando 106 dias a pagar efe-tivamente. É mais do dobro do tempo demorado na Europa (49 dias).

As dificuldades financeiras (72%) e o atraso intencional (63%) são as principais causas identificadas pelas

NEGÓCIOS

HORA BOLAS JOÃO MALHEIRO Jornalista

cias? Parece que sim, na direta proporção do aumento da desonra, do vómito, do lixo. Como isto mudou! Era jornalista, na década de 80, estava diariamen-te na sala de imprensa do Estádio das Antas, tendo por incumbência entrevistar um jogador do FC Porto. O meu benfiquismo não era incapa-citante para apreciar os jogadores e técnicos da equipa nortenha. Um dia, com manifesta azia, o argelino Madjer, notável jogador, concedeu- -me uma entrevista demolidora para com o técnico Artur Jorge, pouco tempo depois campeão da Europa. Desaconselhei Madjer, pedi-lhe mesmo que mitigasse, no mínimo, o teor das suas declarações. Sabia que tinha manchete garantida, mas sa-bia que o futebol merecia outro tipo de linguagem. A custo, demovi-o e a prosa que publiquei foi suavizada. Fiz um frete ao FC Porto, que aqui confesso, volvidos todos estes anos? Ou fiz um favor ao futebol e à harmonia que jamais me canso de apregoar?

Camões escreveu «mudam-se os tempos, mudam-se as von-tades». Com a devida reverên-

cia, preciso eu que se mudam os tempos, mudam-se as decisões. São as decisões, às vezes contrarian-do vontades, que as mudanças dos tempos ditam, por imperativos quase ou mesmo ignóbeis, para mui-tos, para tantos, para quase todos. A que propósito vem esta disser-tação? Do panorama que se vive, ho-je, na Comunicação Social, particular-mente na desportiva. Estratégia, táti-ca, sistema, que é isso? Aproximação clubística, solidariedade, companhei-rismo, que é isso? Tolerância, flexibili-dade, desportivismo, que é isso? Em-preendimento, parcerias, progresso, que é isso? Isso é tudo o que pouco interessa, o que nada interessa. Discussões asquerosas, afrontas infames, incitações a ódios, poten-ciações de calúnias, vale tudo. Tudo é que é nojento, repugnante, deplorável. Aumentam as audiên-

Frete ao FC Porto

Page 8: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

DESPORTO 12.02.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt06

Festival de golos falhados acaba com um triunfo justo

JOÃO MONIZ [email protected]

Poder de fogo faz (toda) a diferença

A pesar de já não contar com jogadores influentes como Marcano, Danilo e Abou-bakar, Sérgio Conceição foi

mais longe e também deixou no ban-co Ricardo Pereira e Brahimi. E a equipa respondeu bem à confiança do técnico.

Com Corona a jogar pela esquerda e Otávio pela direita, o FC Porto apro-veitou a combatividade de Herrera e Sérgio Oliveira para controlar o ím-peto inicial do Chaves, uma equipa que não se contém e que tenta sem-pre jogar de igual para igual. O que acabou por facilitar a vida ao FC Por-to. Já depois de ameaças aos 3’ e aos 11’, uma transição rápida, aos 15’, foi bem finalizada por Soares.

Um bis de Soares ajudou o FC Porto a vencer em Chaves, independentemente da gestão feita. Em Alvalade, e apesar do desperdício, o Sporting também venceu.

O conjunto da casa encaixou o gol-pe e reagiu quase de imediato. Só que José Sá, com uma grande interven-ção, evitou o golo de Matheus Perei-ra (23’). Muito mais eficaz foi Soares, que rematou de primeira com o pé di-reito, aos 28’, após cruzamento de Maxi que até parecia infrutífero. Uma vez mais, o Chaves tentou reagir e aos 36’ voltou a estar perto do golo, que Sá e Reyes evitaram.

O FC Porto não se importava de dar o controlo do jogo ao adversário, fazendo uma gestão do esforço sem nunca tirar os olhos da baliza contrá-ria. Foi assim que Marega fez o 3-0, aos 57’, num lance muito confuso. Foi a machadada final nas ambições fla-vienses.

Até ao fim, os portistas acertaram mais duas bolas nos ferros e deram tempo de jogo a Waris e Oliver. Após algumas jogadas que não deram em nada, foi Sérgio Oliveira a mostrar o seu grande momento de forma, com um golo excecional.

© P

EDR

O S

AR

MEN

TO C

OST

A/L

USA

CAMPEONATO NACIONAL

LIGA PORTUGUESA 22ª JORNADA

FC PORTOCHAVES

José Sá Maxi Pereira

Felipe Reyes

Alex Telles Herrera

Sérgio Oliveira Otávio ‹

Oliver Torres, 65’ › Corona ‹

Ricardo Pereira, 73’ › Marega ‹

Waris, 62’ › Tiquinho Soares

40

Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira

Luís Castro Sérgio Conceição

António Filipe Paulinho Domingos Duarte Maras Djavan Filipe Melo ‹ Pedro Tiba › Platiny, 82’ ‹ Renan Bressan › Stephen Eustáquio, 62’ Matheus Pereira ‹ Davidson › Perdigão, 59’ William

TREINADORES

Golos: Tiquinho Soares (15’ e 28’), Marega (57’) e Sérgio Oliveira (90’) Disciplina: Cartões amarelos: Matheus Pereira (21’), Renan Bressan (45’), Otávio (48’), Maxi Pereira (56’), Corona (65’) e Waris (65’)

LIGA PORTUGUESA 22ª JORNADA

FEIRENSESPORTING

Caio Secco Jean Sony

Flávio Ramos Rocha

Kakuba Babanco ‹

Karamanos, 84’ › Luís Aurélio Tiago Silva

Luís Machado ‹ Zé Manuel, 75’ ›

Edson Farias ‹ Valencia, 84’ ›

João Silva

02

Estádio de Alvalade, Lisboa

Jorge Jesus Nuno Manta Santos

Rui Patrício Piccini Coates Mathieu ‹ Bruno César › Lumor Agbenyenu, 73’ William Carvalho Bruno Fernandes Gelson Martins ‹ Bryan Ruiz › Rafael Leão, 69’ Montero ‹ Doumbia › Battaglia, 81’

TREINADORES

Golos: William Carvalho (78’) e Montero (90’) Disciplina: Cartões amarelos: Babanco (10’), Jean Sony (34’), Caio Secco (35’), Piccini (49’), Tiago Silva (57’), William Carvalho (63’), Luís Machado (67’), Edson Farias (75’), Luís Aurélio (76’), Bruno Fernandes (80’) e Rui Patrício (87’)

CLASSIFICAÇÃO LIGA

1

2

3

4

5

6

7

8

9

CLUBE P J V E D GM GS FC Porto 55 21 17 4 0 53 10 Benfica 53 22 16 5 1 55 15 Sporting 53 22 16 5 1 45 13 Sp. Braga 46 22 15 1 6 43 23 Rio Ave 36 22 11 3 8 31 26 Boavista 30 22 9 3 10 23 28 Chaves 30 22 8 6 8 28 35 V. Guimarães 29 22 9 2 11 30 38 Marítimo 29 22 8 5 9 18 28

P. Ferreira

Rio Ave

Sp. Braga

Portimonense

Chaves

Belenenses

Sporting

Boavista

Moreirense

0-2

3-0

3-1

1-3

0-4

2-5

2-0

1-0

20h00

Tondela

Marítimo

V. Setúbal

Benfica

FC Porto

Desp. Aves

Feirense

V. Guimarães

Estoril

RESULTADOS 22.ª JORNADA

10

11

12

13

14

15

16

17

18

CLUBE P J V E D GM GSTondela 25 22 7 4 11 26 34 Portimonense 24 22 6 6 10 32 35 P. Ferreira 21 22 5 6 11 25 40 Belenenses 21 22 5 6 11 19 34 Desp. Aves 20 22 5 5 12 24 35 Feirense 20 22 6 2 14 19 30 Moreirense 19 21 4 7 10 17 31 V. Setúbal 18 22 3 9 10 25 40 Estoril 18 20 5 3 12 20 38

GOLEADORESNOME EQUIPA GOLOS Jonas Benfica 25 Bas Dost Sporting 19 Marega FC Porto 16 Aboubakar FC Porto 15 Raphinha V. Guimarães 13 Fabrício Portimonense 11 João Novais Rio Ave 8 Willian Chaves 8 Nakajima Portimonense 8

1.º

2.º

Avançado brasileiro ‘voltou’ à última época, quando era dos mais influentes

Com Gelson novamente a titular e William de Carvalho de volta à equi-pa, o Sporting surgiu com Bruno Cé-sar e Bryan Ruiz nos lugares dos cas-tigados Fábio Coentrão e Acuña. Na frente, Jorge Jesus decidiu-se por Doumbia e Montero, pensando que entre os dois finalmente apareceriam os golos que têm escasseado desde a lesão de Bas Dost. Puro engano.

O avançado costa-marfinense acu-sou uma falta de confiança gritante, falhando golos que pareciam certos. Na única vez em que foi eficaz, o vi-deoárbritro anulou o lance por falta de Bruno Fernandes, ficando a dúvida se faria sentido recuar tanto a jogada.

Mas Doumbia não esteve sozinho no desperdício. Ruiz, Montero, William e Mathieu foram outros jogadores que viram Caio parar os seus remates ou que então não acertaram na baliza. Até ao intervalo, os leões tiveram nove oportunidades claras para marcar.

Uma tendência que se manteve na 2ª parte, embora não de forma tão acentuada. Pelo meio, Rui Patrício teve duas intervenções decisivas, a evitar golos pelos quais o Feirense não fez muito. Quando os nervos estavam mais do que à flor da pele, William marcou num lance cheio de ressaltos. E depois Montero fez o 1º golo desde que regressou a Alvalade.

© V

ÍTO

R C

HI

Montero marcou ontem pela primeira vez desde que voltou ao Sporting

«Pensar no Liverpool? Arriscar-me-ia a não ganhar este jogo e o de quarta-feira. Este é o Soares que quero» SÉRGIO CONCEIÇÃO Treinador do FC Porto

Page 9: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB

DESPORTO12.02.2018 SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt 07

© F

OTO

S: N

UN

O F

OX

/LU

SA

Título começou a ser realidade em Rio MaiorDepois de serem recebidos em apoteose no aeroporto e no Palácio de Belém, os novos campeões europeus partilharam os segredos de um sucesso inédito.

Plantel de 14 atletas venceu os cinco jogos disputados, sem ir a penáltis

JOÃO MONIZ [email protected]

M enos de 24 horas depois de ter conquistado o títu-lo de campeã europeia pela primeira vez, a sele-

ção nacional de futsal teve direito a ba-nho de multidão no aeroporto de Lis-boa e no Palácio de Belém, onde foi re-cebida pelo Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa exaltou o «ri-gor no trabalho» de um grupo de «ge-niais» atletas, que vão ser condecora-dos com a Ordem de Mérito em mar-ço, durante a Gala das Quinas de Ouro. Já na sede da FPF, Ricardinho revelou que a equipa começou a acreditar na vi-tória durante o estágio em Rio Maior.

EM DEZ SEGUNDOS

FUTEBOL EUROPEU

Liverpool sobe ao 3º lugar Em vésperas de visitar o Porto, o Liverpool foi a Southampton ven-cer ( 2-0), subindo ao 3º lugar da Premier League – está a 2 pontos do Man. United, que perdeu (1-0) em Newcastle. Em Espanha, o Barça empatou (0-0) com o Ge-tafe e tem o At. Madrid a 7 pontos.

TRIATLO

Melanie Santos na 8ª posição A portuguesa Melanie Santos terminou ontem na 8ª posição a Taça do Mundo de triatlo da Cidade do Cabo, na África do Sul, com Vanessa Fernandes a ficar no 17º lugar. João Pereira desistiu na prova masculina.

FUTSAL

Page 10: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB

Page 11: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

‘REVELAÇÃO’Sofia recebe um telefonema da clínica onde Rebeca está inter-nada a comunicar que um rapaz tentou resgatá-la. Victória presen-cia e ouve uma conversa entre Xavier e Fausto sobre um carrega-mento apreendido. Victória ques-tiona o seu noivo sobre o assunto, mas rapidamente Fausto inventa uma história. Nina apresenta Renato aos pais. CMTV, 14H44

NOVELAS‘ESSAS MULHERES’Cunha diz ao capataz que quer Simão de volta e que tem que ar-rancar de Quincas o nome dos seus comparsas. Fernando discute com Ferreira por causa da censura no jornal. Sebastião partilha com Si-mão a preocupação com o seu filho Augusto. Augusto conta a Torquato sobre o beijo de Mila. Torquato par-tilha com o amigo as suas preocu-pações com Adelaide. CMTV, 19H07

ma vai «analisar imagens exclusivas de golos, faltas e outros lances, de todos os ângulos e com todas as repetições», através da ajuda do videoárbitro.

© D

R

Sport TV estreia hoje “Juízo Final”Novo programa «utiliza o sistema de videoárbitro para análise das jogadas polémicas e lances duvidosos».

Novo formato «promete esclarecer as dúvidas dos adeptos» de futebol

REDAÇÃO [email protected]

A presentado como «o único formato televisivo do mun-do que utiliza o sistema de videoárbitro para análise e

debate das jogadas polémicas e lan-ces mais duvidosos», novo programa da Sport TV 1 estreia hoje às 22h10, depois do último jogo da jornada 22 da Liga NOS, a ser disputado entre o Moreirense e o Estoril Praia.

Conceito simples Segundo informação da Sport TV, a que o Destak teve acesso, o conceito de Juíz Final é simples: «Com emissão em direto, imediatamente após o final da jornada da Liga NOS», o novo progra-

TELEVISÃO

GRELHA PRINCIPAL

© D

RDIA 16, FOX, 22H15 SEGURANÇA NACIONAL Na 7ª temporada, Carrie Mathison está a viver em Washington com um único propósito: derrubar a pre-sidente dos Estados Unidos e liber-tar os 200 elementos dos serviços de inteligência que foram detidos.

PUB

FAMA&TV12.02.2018 SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt 09

Page 12: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB

ARTE&LAZER 12.02.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt10

DISCOS DA SEMANA ‘Always Ascending’ Franz Ferdinand | Domino

Depois de Right Thoughts, Right Words, Right Action, de 2013, eis que final-mente chega o quinto álbum

de originais da banda escocesa de Glasgow, uma das maiores e mais influentes referências do rock independente dos últimos anos.

1 ‘Teu’ Paulo Sousa | Farol Música

Depois da expo-sição mediática no Ídolos e do sucesso ciberné-tico no YouTube, eis que chega ao merdcado

o disco de estreia do jovem e talentoso cantor português. Onde Quero Estar, Todos os Dias, Não Me Deixes Ir e Somos Eu e Tu são os singles.

2

‘One’ Monday | Edição de autor

Álbum de estreia do novo projeto encabeçado por Catarina Falcão aka Cat Falcão, uma das duas manas que

compõem as celebradas Golden Slum-bers. Um disco (sai a 16 de fevereiro) que é o produto de um curso de com-posição que a artista fez em Inglaterra.

3 ‘Black Panther’ Vários | Interscope Records

Disco que regista a música do novo ‘blockbus-ter’ a envolver um super-herói, um álbum muito aguardado pelos

fãs de hip-hop. Porquê? O influente rapper Kendrick Lamar e Anthony “Top Dawg” Tiffith são os curadores e produtores da banda sonora.

4

SÉRGIO GODINHO

© A

RLI

ND

O C

AM

AC

HO

A «Nação Valente» de Sérgio Godinho

Passados sete anos, aquele que é um dos maiores cantautores da música moderna portuguesa regressa aos discos de originais... e faz suas, canções criadas por outros.

Já passaram sete anos desde Mútuo Consentimento: por-quê tanto tempo sem gravar? Eu nunca tive o hábito de estar

sempre a compor. Além disso, nesses anos a que te referes, aconteceram mais três discos: o Caríssimas Canções, o Li-berdade (ao vivo) e o disco e DVD com o Jorge Palma e toda a série de espetá-culos que fizemos e ainda temos por fa-zer. Depois houve ainda um livro de con-tos [Vidadupla] e um romance [Cora-ção mais que perfeito]. Com todos es-tes projetos, o lançamento de um disco novo era também uma questão de foco.

São processos diferentes. Apenas coincide o seu criador. A escrita de canções envolve sempre dois traba-lhos muito específicos: a música e as palavras, que têm códigos próprios, rimas, métricas, equilíbrios… são coisas muito distintas do que a escrita de um romance envolve.

Fala-me um pouco deste novo Nação Valente? Tem algum fio condutor? O que o inspirou?Não tem um único fio condutor porque as canções são muito diferentes e gosto de tratar cada canção como um obje-to em si. Não tenho discos concetuais. Com este disco o que levei mais longe do que noutros foram as parcerias. Ou seja, eu fiz as letras todas, mas pe-di a vários compositores as músicas. Só há duas canções neste disco com letra e música minha. Foi esse o gran-de desafio: fazer minhas músicas fei-tas por outros.

Porquê o título Nação Valente? É o título de uma das canções que compõe o disco, uma canção que fala do Portugal deste momento, do Por-tugal do pós-troika… é uma música que fala do facto de estarmos a respi-rar melhor depois de termos estado numa situação asfixiante. Nesse sentido, é uma música positiva que diz que há que ir em frente. Achei que o título desta canção impôs-se naturalmente como título deste disco.

Lançou há pouco tempo o roman-ce Coração mais que perfeito. Música e literatura: são pro-cessos criativos muito diferentes ou o escritor e compositor en-contram-se em algum momento?

REDAÇÃO [email protected]

Page 13: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB

EMPREGO&FORMAÇÃO12.02.2018 SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt 11

Para ajudar a inverter esta tendên-cia, e no âmbito do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência que ontem se assinalou, a Vodafone lançou a 2ª edição do Girls in STEM. Este programa presencial vai formar mil adolescentes de 26 países em tec-nologias da informação.

Em Portugal, avançou a empresa ao Destak, está prevista a realização de 40 cursos ao longo deste ano. Um compromisso que se segue ao proje-to piloto realizado no final do ano pas-sado, na Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa.

Em 12 horas, 23 alunas aprenderam os primeiros conceitos de programa-ção e de base de dados e desenvolve-ram várias aplicações e jogos para te-lemóvel, utilizando sensores de proxi-midade, movimento, tempo e localiza-ção disponíveis em dispositivos móveis.

© 1

23R

F

Mostrar às raparigas o mundo da programaçãoMil adolescentes de 26 países, Portugal incluído, vão ser formadas em tecnologias da comunicação.

Projeto arrancou em 2017 e este ano vai incluir 40 jovens portuguesas

JOÃO MONIZ [email protected]

A pesar de o trabalho de duas mulheres ter sido decisivo para que hoje tivéssemos acesso a Wi-Fi (Hedy La-

marr) ou a emails (Barbara Liskov), o sexo feminino continua a ser uma minoria nos cursos e profissões rela-cionados com ciência, tecnologia, en-genharia ou matemática (as chama-das STEM na sigla em inglês). Ape-nas 35% das mulheres e raparigas aprofundam os seus conhecimentos nas áreas de STEM, não tendo moti-vação para desenvolver as competên-cias necessárias para serem bem-su-cedidas nestas indústrias.

INICIATIVA

Roadshow prevê 300 contratações

A Tivoli Hotels & Resorts vai realizar um roadshow de re- crutamento para as unidades do Algarve. Évora (26/02), Cas-telo Branco (27/02), Coimbra (28/02), Leiria (1/03), Setúbal (2/03) e Vilamoura (3/03) vão receber um processo de recruta-mento diferenciado e dinâmico.

Apoio à inovação na mobilidade

A Fundación Repsol abriu uma nova fase de candidatu-ras ao Fundo de Empreende-dores, que apoia startups inovadoras no setor da ener-gia e da mobilidade. Os proje-tos selecionados vão receber apoio económico até 144 mil euros ao longo de um ano.

MARQUE NA AGENDA

Page 14: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

LISBOAHOJE 07º MÍNIMA

13º MÁXIMA

AMANHÃ 06º MÍNIMA

14º MÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podem ultrapassar 700 caracteres).

PARTICIPE!

FICHA TÉCNICA Propriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%); CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING Isabel Rodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Admi-nistração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira, Orlando Lopes (Porto); N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

Os idiotas Todos sabemos que dois idiotas – Donald Trump e Kim Jung-un – sofrem do mesmo foro psiq-uiátrico: são débeis mentais, não sabem discernir o que é uma sã convivência multinacional.

Constantemente fazem juras de morte um ao outro, com arrastamento a outros povos.

De facto, os Estados Unidos da

Os animais de companhia tiveram melhor sorte. Abandonar animais de estimação dá 6 meses de prisão ou 60 dias de multa. O CDS vai mais longe e quer que o aproveitamento financeiro dos idosos também seja criminalizado. Com tantas conquistas sociais após o 25 de abril custa a entender que só agora os direitos dos mais velhos seja discutido. “Mais vale tarde do que nunca”.

ADEMAR COSTA

Póvoa do Varzim

CARTAS DO LEITOR

América e a Coreia do Norte navegam em mares cheios de explosivos escol-hos e os ares pejados de perigosos artefactos de morte.

Mas, com a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Seul, capital da Coreia do Sul – aliada forçada dos Estados Unidos da América – ,e o envio de uma alargada e amistosa delegação de atletas da Coreia do Norte aos jogos, tudo se encaminha para um fraterno desanuviamento na Península Coreana.

Só desejamos que o desmiolado Trump e sua “tropilha” não interfiram nesta caminhada rumo à Paz, que quase todo o mundo quer e deseja.

JOSÉ AMARAL

Vila Nova de Gaia

O abandono de idosos O CDS propõe que abandonar idosos em hospitais e lares seja considerado crime.

PORTOHOJE 03º MÍNIMA

11º MÁXIMA

AMANHÃ 04º MÍNIMA

13º MÁXIMA

LEITOR 12.02.2018SEGUNDA-FEIRA www.destak.pt12

PUB

Page 15: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB

Page 16: PUB - Destakbiente, Ordenamento do Território, Descentraliza-ção, Poder Local e Habita-ção sobre a salvaguarda do direito à ha-bitação e políticas públicas de requali-ficação

PUB