psicomotricidade profa. dra. ana catarina araújo elias e-mail: [email protected]...

14
PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE Profa. Dra. Ana Catarina Araújo Elias E-mail: [email protected] [email protected]

Upload: maria-de-begonha-caldeira-madeira

Post on 07-Apr-2016

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PSICOMOTRICIDADEPSICOMOTRICIDADE

Profa. Dra. Ana Catarina Araújo

Elias E-mail:[email protected]@fcm.unicamp.br

VISÃO FILOSÓFICA NO PROCESSO VISÃO FILOSÓFICA NO PROCESSO DE UNICIDADEDE UNICIDADE

FILOSOFIA: Fornecer posturas Fornecer posturas

críticas com a críticas com a qualidade e a qualidade e a

produção do saber. produção do saber. Buscar o saber através Buscar o saber através

de reflexões, estudos de reflexões, estudos e questionamentos e questionamentos

SAÚDE:Não há verdade Não há verdade absoluta, não há absoluta, não há posse do saber, posse do saber, existe sim um existe sim um

sobretudo mutável do sobretudo mutável do saber.saber.

FILOSOFIA: Processo contínuo em busca FILOSOFIA: Processo contínuo em busca da verdade com fundamentação. da verdade com fundamentação.

Rubem Alves pondera que a Ciência Clássica Rubem Alves pondera que a Ciência Clássica tem como propósito estabelecer regras para a tem como propósito estabelecer regras para a construção de um discurso objetivo, livre de construção de um discurso objetivo, livre de ídolos e intromissões indevidas de nossas ídolos e intromissões indevidas de nossas emoções e sentimentos, e por isto pensou que o emoções e sentimentos, e por isto pensou que o caminho correto é o que parte dos fatos e não caminho correto é o que parte dos fatos e não diz coisa alguma além daquilo que os nossos diz coisa alguma além daquilo que os nossos cinco sentidos podem constatar. Na Ciência cinco sentidos podem constatar. Na Ciência Clássica o cientista não deve falar. É o objeto Clássica o cientista não deve falar. É o objeto que deve falar por meio dele, daí o estilo que deve falar por meio dele, daí o estilo impessoal, vazio de emoções, sentimentos e impessoal, vazio de emoções, sentimentos e valores: observa–se, constata–se, conclui–valores: observa–se, constata–se, conclui–se...Durante muito tempo pensou–se que este se...Durante muito tempo pensou–se que este seria o caminho seguro, asséptico, metódico, seria o caminho seguro, asséptico, metódico, pelo qual seria possível construir declarações pelo qual seria possível construir declarações teóricas isentas de contaminação das emoções teóricas isentas de contaminação das emoções e sentimentos.e sentimentos.

Em relação à Nova Ciência Rubem Alves Em relação à Nova Ciência Rubem Alves afirma que elaboramos teorias não porque a afirma que elaboramos teorias não porque a lógica o permita ou as observações às produzam lógica o permita ou as observações às produzam e sim porque estamos descobrindo que os fatos e sim porque estamos descobrindo que os fatos não dizem coisa alguma a não ser quando são não dizem coisa alguma a não ser quando são trabalhados pela Imaginação e Intuição. Em todo trabalhados pela Imaginação e Intuição. Em todo ato de verdadeira criação científica, o Homem ato de verdadeira criação científica, o Homem trabalha além dos cinco sentidos. A Natureza é trabalha além dos cinco sentidos. A Natureza é um texto a ser decifrado. Temos visto que um texto a ser decifrado. Temos visto que quando a natureza diz sim, ela está realmente quando a natureza diz sim, ela está realmente dizendo apenas talvez. O sim como talvez pode dizendo apenas talvez. O sim como talvez pode ser exemplificado na crença de que a Terra era o ser exemplificado na crença de que a Terra era o centro do Universo nos séculos anteriores a centro do Universo nos séculos anteriores a Galileu ou no fato da pneumonia ter sido Galileu ou no fato da pneumonia ter sido considerada como doença mortal antes da considerada como doença mortal antes da descoberta dos antibióticos. A nossa descoberta dos antibióticos. A nossa confirmação de hipóteses se restringe a um confirmação de hipóteses se restringe a um “talvez” limitado ao conhecimento da época.“talvez” limitado ao conhecimento da época.

O MUNDO E A FILOSOFIA:

Há uma “paura” de se Há uma “paura” de se pensar pensar

filosoficamente, para filosoficamente, para não se questionar não se questionar posturas, valores. posturas, valores. Considera-se Considera-se

bem-estar o bem-estar o “praticismo” dos “praticismo” dos

convencionalismos, convencionalismos, hábitos, materialismo.hábitos, materialismo.

A FILOSOFIA E O A FILOSOFIA E O MUNDO: MUNDO:

A mais profunda meditação não terá sentido se não se

relacionar à existência do homem

aqui e agora.

PRINCÍPIO DE UNICIDADE: PRINCÍPIO DE UNICIDADE: Só através da unicidade corpo e mente se pode buscar a Só através da unicidade corpo e mente se pode buscar a

VERDADE. VERDADE.

* * Na antiguidade predominava a ausência de unicidade,Na antiguidade predominava a ausência de unicidade,pois, por exemplo, os escravos saldavam as dívidas compois, por exemplo, os escravos saldavam as dívidas como corpo, visto que o pensar só era valorizado vindo das o corpo, visto que o pensar só era valorizado vindo das castas superiores.castas superiores.* Nos filmes épicos vemos esta dicotomia, pois os * Nos filmes épicos vemos esta dicotomia, pois os pensadores aparecem com o corpo frágil e os pensadores aparecem com o corpo frágil e os gladiadores, com pouca inteligência, mas com corpos gladiadores, com pouca inteligência, mas com corpos olímpicos. olímpicos. * Século XX: estudos científicos sobre a interrelação * Século XX: estudos científicos sobre a interrelação corpo e mente.corpo e mente.

CONCEITOS BÁSICOS:CONCEITOS BÁSICOS:MOTRICIDADE: Propriedade que têm certasMOTRICIDADE: Propriedade que têm certascélulas nervosas de determinar a contração células nervosas de determinar a contração muscular.muscular.PSIQUE: Alma, mente.PSIQUE: Alma, mente.PSICOMOTRICIDADE: Visão global de um PSICOMOTRICIDADE: Visão global de um indivíduo, onde a base de atuação está no indivíduo, onde a base de atuação está no conhecimento da fusão entre o corpo e a conhecimento da fusão entre o corpo e a mente. mente.

CONCEITO DE CORPO NA PSICOMOTRICIDADECONCEITO DE CORPO NA PSICOMOTRICIDADEO corpo está além do biológico e orgânico que se move, vê, sente, O corpo está além do biológico e orgânico que se move, vê, sente, ouve; também permite expressar emoções e estados interiores. O ouve; também permite expressar emoções e estados interiores. O

corpo é lugar de expressão da vida psíquica e do seu interior.corpo é lugar de expressão da vida psíquica e do seu interior.

Psicomotricidade é o estudo do homem nas suas relações com o Psicomotricidade é o estudo do homem nas suas relações com o corpo em movimento. corpo em movimento.

A Intervenção Psicomotora procura modificar toda uma atitude do A Intervenção Psicomotora procura modificar toda uma atitude do indivíduo em relação ao seu corpo, como lugar de sensação, indivíduo em relação ao seu corpo, como lugar de sensação,

expressão e criação. Auxilia a pessoa a ser o que ela é capaz de expressão e criação. Auxilia a pessoa a ser o que ela é capaz de ser.ser.

RELAXAMENTO MENTAL E RELAXAMENTO MENTAL E VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS

MENTAISMENTAIS

Corpo e mente formam uma unidade que seCorpo e mente formam uma unidade que se comunicam através das emoções e das técnicas de comunicam através das emoções e das técnicas de

relaxamento e visualização. relaxamento e visualização.

(ACHTERBERG, 1996; CARVALHO, 1994a, 1994b; CAUDILL, 1998; EPSTEIN, 1990; JUNG, 1986; LANG, 2000; MAYOL, 1992; MONTAGU, 1988; ROSEN, 1994; SIEGEL, 1989; SIMOTON, SIMONTON, CREIGHTON 1987; TUCKER, 1999).

INTERRELAÇÃO ENTRE A MENTE E O CORPOINTERRELAÇÃO ENTRE A MENTE E O CORPO

“Tal como o homem imagina ser, assim será. Ele é aquilo que imagina ser. O homem é uma oficina de trabalho,

visível e invisível. A oficina visível é o seu corpo, a invisível é a imaginação.

A imaginação é o sol na mente do homem. O espírito é o mestre, a imaginação é o instrumento, e o corpo é o material plástico. O poder da imaginação é um grande fator na medicina. Pode causar doenças... E pode cura-las.

Os males do corpo podem ser curados por meio de remédios físicos ou pelo poder do espírito que age através da mente”.

Paracelso séc. XV

RELAXAMENTO MENTALRELAXAMENTO MENTAL Etapas simples e importantes para evocar Etapas simples e importantes para evocar essa resposta corporal natural:essa resposta corporal natural:

- - FocalizarFocalizar a mente numa frase, palavra, a mente numa frase, palavra, respiração lenta e profunda ou ação repetitiva.respiração lenta e profunda ou ação repetitiva.

- Adotar uma - Adotar uma atitude passivaatitude passiva em relação aos em relação aos pensamentos que atravessam a mente.pensamentos que atravessam a mente.

RELAXAMENTO MENTALRELAXAMENTO MENTAL

Efeitos físicos da resposta de relaxamento: Efeitos físicos da resposta de relaxamento:

- Mudanças imediatas: diminuição da pressão sanguínea, Mudanças imediatas: diminuição da pressão sanguínea, da freqüência cardíaca, do ritmo respiratório, do da freqüência cardíaca, do ritmo respiratório, do consumo de oxigênio, imobilidade corporal, leve tremor consumo de oxigênio, imobilidade corporal, leve tremor palpebral.palpebral.

- Mudanças a longo prazo: diminuição da ansiedade e da - Mudanças a longo prazo: diminuição da ansiedade e da depressão, melhora na capacidade para lidar com depressão, melhora na capacidade para lidar com fatores estressantes da vida. fatores estressantes da vida.

VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS MENTAISMENTAIS

A Visualização de Imagens Mentais, associada A Visualização de Imagens Mentais, associada ao Relaxamento Mental, proporciona um melhor ao Relaxamento Mental, proporciona um melhor contato com o mundo interno e favorece contato com o mundo interno e favorece mudanças de atitudes e idéias frente às mudanças de atitudes e idéias frente às experiências atuais de sofrimento.experiências atuais de sofrimento.