prévia do e-book - rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global...

61
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO Abordagem prática para o gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS Prévia do e-book VEJA UMA PARTE DO CONTEÚDO Para adquirir o e-book ou obter mais informações: CLIQUE AQUI

Upload: others

Post on 06-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃOAbordagem prática para ogerenciamento global de construções

E-book - prévia

Rosaldo de Jesus NocêraEngenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book VEJA UMA PARTE DO CONTEÚDO

Para adquirir o e-book ou obter mais informações:

CLIQUE AQUI

Page 2: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Introdução

Em minha vivência como profissional de gerenciamento de projetos pude observar a evolução das empresas que reconheceram a importância de estruturar e gerir projetos para cada empreendimento e de investir na qualificação dos seus profissionais para implementar conceitos, técnicas e ferramentas que conduzam ao êxito dos projetos. Para essas empresas, gerenciar projetos não é apenas uma técnica para cumprir metas de prazo e custos, mas uma ferramenta estratégica fundamental para alcançar resultados comerciais positivos diferenciados e obter ganhos de competitividade.

Hoje, o gerenciamento de projetos está presente nas mais diversas áreas da indústria, comércio e serviços, inclusive na área governamental, confirmando a demanda do mercado por empresas e profissionais que esta-beleceram a cultura de gerenciamento de projetos em seus métodos.

Lentamente, o setor de construção civil começa a descobrir a importância e as vantagens da adoção do ge-renciamento de projetos para aprimorar o desempenho dos seus empreendimentos e, consequentemente, a qualidade das construções, agregando valor aos negócios e inovando perante os clientes.

Vale ressaltar que a construção civil é uma área que tem no projeto a base dos seus empreendimentos e envol-ve processos complexos que implicam em mudanças que devem ser corretamente administradas pela equipe, de modo a não impactar o cronograma da obra.

O gerenciamento de projetos em construções é uma poderosa ferramenta para monitorar e controlar elementos fundamentais para o sucesso da obra como escopo, tempo, custos, riscos, qualidade, comunicações, entre ou-tros, e que demonstra o nível de maturidade em gestão das construtoras e dos profissionais de construção civil.

Diante deste cenário, apresento o e-book Gerenciamento de Projetos de Construção com o desejo de contri-buir para que os profissionais de construção civil tenham um material funcional e eficaz de consulta que os auxilie a gerir as atividades diárias com relativa facilidade.

Além das ferramentas e técnicas recomendadas para cada processo, o livro disponibiliza mais de 100 exem-plos de formulários para auxiliar os profissionais na organização e documentação dos processos, bem como leituras complementares sobre os principais temas relacionados ao gerenciamento de projetos.

A metodologia do livro prioriza a ordem sequencial dos grupos de processos, o que permite consultas rápidas e precisas às questões que o profissional está vivenciando no decorrer dos projetos.

Do capítulo 1 ao 4 são apresentados os conceitos gerais relacionados ao gerenciamento de projetos, o contex-to do gerenciamento de projetos de construção, o gerente de projetos e o escritório de projetos.

Prévia do e-book - INTRODUÇÃO | 2

Page 3: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Do capítulo 5 ao 9 é apresentado a visão geral dos processos de gerenciamento de projetos de construção, do reconhecimento do projeto, da equipe de gerenciamento de projetos, da identificação dos fatores influentes e riscos primários do projeto e da preparação para início do projeto.

Do capítulo 10 ao 44 são apresentados os grupos de processos Iniciação, Planejamento, Execução, Monito-ramento e Controle, Encerramento e os seus respectivos processos de gerenciamento.

No final do livro é apresentado o glossário de termos utilizados em gerenciamento de projetos.

O livro conta ainda com um pôster colorido no formato PDF com o mapeamento dos processos de gerencia-mento de projetos e o fluxograma de interação entre eles, bem como um caderno com todos os formulários do livro no formado PDF disponíveis para download

Minha expectativa é que o livro contribua positivamente com os profissionais de construção civil que ve-nham a utilizá-lo. Para esclarecimentos e sugestões, coloco à disposição o e-mail [email protected].

Rosaldo de Jesus NocêraEngenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book - INTRODUÇÃO | 3

Page 4: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Autor

Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Autor de mais de 20 livros nos temas Planejamento e Controle de Obras e Gerenciamento de Projetos, vários dos quais adotados pelo ensino aca-dêmico, Rosaldo de Jesus Nocêra desenvolveu sua experiência profissional principalmente na área de gerenciamento de projetos industriais, atuando por mais de 20 anos na implantação de projetos nas áreas química, pe-troquímica, celulose e papel, mineração, automotiva, siderurgia e outras. Especializou-se no ensino de planejamento e controle de obras com o MS-Project, capacitando um número expressivo de profissionais da área de construção civil.

Engenheiro civil e bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Construções Indus-triais, é certificado MCTS (Microsoft Certified Technology Specialist – Project Management with Project) pela Microsoft.

Foi certificado pelo Project Management Institute (PMI) como Project Management Professional, PMP (de 2008 a 2015), como Scheduling Professional, PMI-SP (de 2008 a 2017) e como Risks Management Professional, PMI-RMP (de 2011 a 2017), sendo um dos poucos profissionais do mundo a obterem essas três certificações.

É diretor da RJN Consultoria e Serviços, empresa de consultoria em gerenciamento de projetos e plane-jamento e controle de obras, que presta serviços para empresas de grande porte, e que mantém o site RJN Project Management Learning para divulgação dos seus livros, cursos presenciais e on-line.

O autor coloca-se à disposição do leitor, para dúvidas e sugestões, através do e-mail [email protected].

Para informações sobre outros livros e treinamentos, consultar www.rjn.com.br.

Prévia do e-book - AUTOR . | 4

Page 5: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Introdução .............................................................................................................................................................. 2Autor ....................................................................................................................................................................... 4Como localizar os grupos de processos................................................................................................................... 13

CAPÍTULO 1 - Introdução ao Gerenciamento de Projetos1.1 - Introdução .............................................................................................................................................. 151.2 - O que é um projeto? ................................................................................................................................ 151.3 - Ciclo de vida do projeto .......................................................................................................................... 171.4 - O que é gerenciamento de projetos? ........................................................................................................ 181.5 - Relacionamento entre grupos de processos de gerenciamento de projetos ................................................ 191.6 - Os benefícios do gerenciamento de projetos ............................................................................................ 201.7 - Causas e fatores de sucesso e fracasso em gerenciamento de projetos ........................................................ 211.8 - Contexto de gerenciamento de projetos ................................................................................................... 231.9 - Partes interessadas.................................................................................................................................... 241.10 - Fatores ambientais aplicados ao gerenciamento de projetos .................................................................... 261.11 - Opinião especializada ............................................................................................................................ 271.12 - Premissas e restrições ............................................................................................................................. 28

CAPÍTULO 2 - O Contexto do Gerenciamento de Projetos de Construção2.1 - Introdução .............................................................................................................................................. 302.2 - O ambiente dos projetos de construção ................................................................................................... 302.3 - Influências organizacionais no gerenciamento de projetos de construção ................................................. 302.4 - Métodos de desenvolvimento e entrega do projeto ................................................................................... 302.5 - Fatores ambientais da empresa ................................................................................................................. 31

CAPÍTULO 3 - O Gerente do Projeto3.1 - Introdução .............................................................................................................................................. 343.2 - Seleção do gerente de projeto ................................................................................................................... 343.3 - O desafio do gerente de projeto ............................................................................................................... 363.4 - Expectativas da organização para com o gerente de projeto ...................................................................... 363.5 - Expectativas da equipe para com o gerente de projeto .............................................................................. 363.6 - Princípios de liderança para o gerente do projeto ..................................................................................... 37

CAPÍTULO 4 - O Escritório de Projetos4.1 - Introdução .............................................................................................................................................. 394.2 - O escritório de projetos (Project Management Office - PMO) ................................................................. 39

CAPÍTULO 5 - Os Processos de Gerenciamento de Projetos de Construção5.1 - Introdução .............................................................................................................................................. 465.2 - Grupos de processos de gerenciamento de projetos de construção ............................................................ 465.3 - Interação entre os grupos de processos ..................................................................................................... 485.4 - Entradas, ferramentas, técnicas e saídas dos processos de gerenciamento de projetos ................................ 485.5 - Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos de construção ...................................................... 495.6 - Visão geral das áreas de conhecimento ..................................................................................................... 53

Mapeamento dos processos de gerenciamento de projetos de construção ................................................. 54

SumárIo

Prévia do e-book - SUMÁRIO | 5

Page 6: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Interação entre o processos - Visão simplificada ....................................................................................... 55

CAPÍTULO 6 - O Reconhecimento do Projeto6.1 - Introdução .............................................................................................................................................. 686.2 - A análise do contrato ............................................................................................................................... 686.3 - A análise dos documentos do projeto ....................................................................................................... 696.4 - O reconhecimento do local do projeto .................................................................................................... 706.5 - Reconhecimento do orçamento do projeto .............................................................................................. 71Anexo I - Exemplo de reconhecimento do contrato ......................................................................................... 74Anexo II - Exemplo de reconhecimento dos documentos do projeto ................................................................ 83Anexo III - Exemplo de reconhecimento do local do projeto ........................................................................... 88Anexo IV - A Análise do orçamento ................................................................................................................. 94

CAPÍTULO 7 - A Equipe de Gerenciamento do Projeto7.1 - Introdução .............................................................................................................................................. 987.2 - As funções da equipe de gerenciamento do projeto .................................................................................. 987.3 - Fatores influentes na definição da equipe de gerenciamento do projeto .................................................... 98

CAPÍTULO 8 - A Identificação dos Fatores Influentes e Riscos Primários do Projeto8.1 - Introdução ............................................................................................................................................1018.2 - Reconhecimento dos fatores influentes no projeto .................................................................................1018.3 - A identificação dos riscos primários do projeto ......................................................................................102Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................103

CAPÍTULO 9 - A Preparação para Início do Projeto9.1 - Introdução ............................................................................................................................................1089.2 - Ações preparatórias para o início do projeto...........................................................................................108Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................111

INICIAÇÃO DO PROJETOCAPÍTULO 10 - Gerenciamento da Integração na Iniciação

10.1 - Introdução ..........................................................................................................................................11810.2 - Gerenciamento da integração na iniciação do projeto ..........................................................................11810.3 - Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto (Processo 1.1) ................................................................11810.4 - Reunião de partida do projeto .............................................................................................................120Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................121

CAPÍTULO 11 - Gerenciamento das Partes Interessadas na Iniciação11.1 - Introdução ..........................................................................................................................................12611.2 - Gerenciamento das partes interessadas na iniciação do projeto.............................................................12611.3 - Identificar as Partes Interessadas (Processo 11.1) ..................................................................................126Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................129

PLANEJAMENTO DO PROJETOCAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração no Planejamento

12.1 - Introdução ..........................................................................................................................................13512.2 - Gerenciamento da integração no planejamento do projeto ..................................................................13512.3 - Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto (Processo 1.2) .......................................................135Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................139

Prévia do e-book - SUMÁRIO | 6

Page 7: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

CAPÍTULO 13 - Gerenciamento do Escopo no Planejamento13.1 - Introdução ..........................................................................................................................................14613.2 - Gerenciamento do escopo no planejamento do projeto .......................................................................14613.3 - Planejar o Gerenciamento do Escopo (Processo 2.1) ............................................................................14613.4 - Criar a EAP (Processo 2.2) ..................................................................................................................148Anexo I - Leitura complementar sobre EAP ...................................................................................................152Anexo II - Exemplo de EAP’s de construção ..................................................................................................158

CAPÍTULO 14 - Gerenciamento do Cronograma no Planejamento14.1 - Introdução ..........................................................................................................................................17514.2 - Gerenciamento do cronograma no planejamento do projeto ...............................................................17514.3 - Planejar o Gerenciamento do Cronograma (Processo 3.1) ...................................................................17514.4 - Definir as Atividades (Processo 3.2) .....................................................................................................17714.5 - Desenvolver o Cronograma (Processo 3.3) ...........................................................................................180Anexo I - Leitura complementar ....................................................................................................................184Anexo II - Leitura complementar ...................................................................................................................192Anexo III - Leitura complementar .................................................................................................................200Anexo IV - Exemplos de critérios de medição de progresso físico ...................................................................204Anexo V - Exemplos de formulários ...............................................................................................................215

CAPÍTULO 15 - Gerenciamento dos Custos no Planejamento15.1 - Introdução ..........................................................................................................................................27915.2 - Custos em projetos ..............................................................................................................................27915.3 - Plano de contas do projeto ..................................................................................................................28015.4 - Gerenciamento dos custos no planejamento do projeto .......................................................................28115.5 - Planejar o Gerenciamento dos Custos (Processo 4.1) ...........................................................................281Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................284

CAPÍTULO 16 - Gerenciamento da Qualidade no Planejamento16.1 - Introdução ..........................................................................................................................................28916.2 - Considerações gerais sobre o gerenciamento da qualidade do projeto ...................................................28916.3 - Gerenciamento da qualidade no planejamento do projeto ...................................................................28916.4 - Planejar o Gerenciamento da Qualidade (Processo 5.1) .......................................................................289Anexo I - Leitura complementar ....................................................................................................................294Anexo II - Exemplos de formulários ...............................................................................................................305

CAPÍTULO 17 - Gerenciamento dos Recursos Humanos no Planejamento17.1 - Introdução ..........................................................................................................................................30917.2 - Considerações gerais sobre o gerenciamento dos recursos humanos do projeto ....................................30917.3 - Gerenciamento dos recursos humanos no planejamento do projeto .....................................................30917.4 - Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos (Processo 6.1) ........................................................310Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................316

CAPÍTULO 18 - Gerenciamento das Aquisições no Planejamento18.1 - Introdução ..........................................................................................................................................32218.2 - Considerações gerais sobre o gerenciamento das aquisições do projeto .................................................32218.3 - Gerenciamento das aquisições no planejamento do projeto .................................................................32218.4 - Planejar o Gerenciamento das Aquisições (Processo 7.1) ......................................................................323

Prévia do e-book - SUMÁRIO | 7

Page 8: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Anexo I - Leitura complementar ....................................................................................................................326Anexo II - Exemplo de formulário .................................................................................................................340

CAPÍTULO 19 - Gerenciamento das Contratações de Serviços no Planejamento19.1 - Introdução ..........................................................................................................................................34319.2 - Considerações gerais sobre o gerenciamento das contratações de serviços do projeto ............................34319.3 - Gerenciamento das contratações de serviços no planejamento do projeto ............................................34319.4 - Planejar o Gerenciamento das Contratações de Serviços (Processo 8.1) ................................................344Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................347

CAPÍTULO 20 - Gerenciamento das Comunicações no Planejamento20.1 - Introdução ..........................................................................................................................................35220.2 - Considerações gerais sobre o gerenciamento das comunicações do projeto ...........................................35220.3 - Gerenciamento das comunicações no planejamento do projeto ...........................................................35220.4 - Planejar o Gerenciamento das Comunicações (Processo 9.1) ...............................................................352Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................356

CAPÍTULO 21 - Gerenciamento dos Riscos no Planejamento21.1 - Introdução ..........................................................................................................................................36421.2 - Considerações gerais sobre o gerenciamento dos riscos do projeto .......................................................36421.3 - Gerenciamento dos riscos no planejamento do projeto ........................................................................36521.4 - Planejar o Gerenciamento dos Riscos (Processo 10.1) ..........................................................................36521.5 - Identificar os Riscos (Processo 10.2) ....................................................................................................36821.6 - Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos (Processo 10.3) .....................................................................37121.7 - Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos (Processo 10.4) ..................................................................37321.8 - Planejar as Respostas aos Riscos (Processo 10.5) ..................................................................................376Anexo I - Leitura complementar ....................................................................................................................379Anexo II - Exemplos de formulários ...............................................................................................................392

CAPÍTULO 22 - Gerenciamento das Partes Interessadas no Planejamento22.1 - Introdução ..........................................................................................................................................41022.2 - Considerações gerais sobre o gerenciamento das partes interessadas do projeto ....................................41022.3 - Gerenciamento das partes interessadas no planejamento do projeto .....................................................41022.4 - Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas (Processo 11.2) ........................................................410

EXECUÇÃO DO PROJETOCAPÍTULO 23 - Gerenciamento da Integração na Execução

23.1 - Introdução ..........................................................................................................................................41723.2 - Gerenciamento da integração na execução do projeto ..........................................................................41723.3 - Gerenciar o Trabalho do Projeto (Processo 1.3) ...................................................................................417Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................420

CAPÍTULO 24 - Gerenciamento da Qualidade na Execução24.1 - Introdução ..........................................................................................................................................42424.2 - Gerenciamento da qualidade na execução do projeto ...........................................................................42424.3 - Realizar a Garantia da Qualidade (Processo 5.2) ..................................................................................424Anexo I - Exemplo de formulário ...................................................................................................................427

Prévia do e-book - SUMÁRIO | 8

Page 9: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

CAPÍTULO 25 - Gerenciamento dos Recursos Humanos na Execução25.1 - Introdução ..........................................................................................................................................43125.2 - Gerenciamento dos recursos humanos na execução do projeto .............................................................43125.3 - Mobilizar a Equipe do Projeto (Processo 6.2) ......................................................................................43125.4 - Desenvolver a Equipe do Projeto (Processo 6.3) ..................................................................................43325.5 - Gerenciar a Equipe do Projeto (Processo 6.4) ......................................................................................438Anexo I - Leitura complementar ....................................................................................................................442Anexo II - Exemplos de formulários ...............................................................................................................446

CAPÍTULO 26 - Gerenciamento das Aquisições na Execução26.1 - Introdução ..........................................................................................................................................45026.2 - Gerenciamento das aquisições na execução do projeto .........................................................................45026.3 - Conduzir as Aquisições (Processo 7.2) .................................................................................................450Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................453

CAPÍTULO 27 - Gerenciamento das Contratações de Serviços na Execução27.1 - Introdução ..........................................................................................................................................45927.2 - Gerenciamento das contratações de serviços na execução do projeto ....................................................45927.3 - Conduzir as Contratações de Serviços (Processo 8.2) ...........................................................................459

CAPÍTULO 28 - Gerenciamento das Comunicações na Execução28.1 - Introdução ..........................................................................................................................................46328.2 - Gerenciamento das comunicações na execução do projeto ...................................................................46328.3 - Gerenciar as Comunicações (Processo 9.2) ..........................................................................................463Anexo I - Exemplo de formulário ...................................................................................................................465

CAPÍTULO 29 - Gerenciamento dos Riscos na Execução29.1 - Introdução ..........................................................................................................................................46829.2 - Gerenciamento dos riscos na execução do projeto ................................................................................46829.3 - Implementar Respostas aos Riscos (Processo 10.6) ...............................................................................468

CAPÍTULO 30 - Gerenciamento das Partes Interessadas na Execução30.1 - Introdução ..........................................................................................................................................47230.2 - Gerenciamento das partes interessadas na execução do projeto ............................................................47230.3 - Gerenciar os Interesses das Partes Interessadas (Processo 11.3) .............................................................472

MONITORAMENTO E CONTROLE DO PROJETOCAPÍTULO 31 - Gerenciamento da Integração no Monitoramento e Controle

31.1 - Introdução ..........................................................................................................................................47731.2 - Gerenciamento da integração no monitoramento e controle do projeto ...............................................47731.3 - Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto (Processo 1.4) ................................................................47731.4 - Realizar o Controle Integrado de Mudanças (Processo 1.5) ..................................................................481Anexo I - Leitura complementar ....................................................................................................................485Anexo II - Exemplos de formulários ...............................................................................................................489

CAPÍTULO 32 - Gerenciamento do Escopo no Monitoramento e Controle32.1 - Introdução ..........................................................................................................................................49632.2 - Gerenciamento do Escopo no monitoramento e controle do projeto ...................................................49632.3 - Realizar as Entregas (Processo 2.3) .......................................................................................................496

Prévia do e-book - SUMÁRIO | 9

Page 10: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

32.4 - Controlar o Escopo (Processo 2.4) .......................................................................................................498Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................501

CAPÍTULO 33 - Gerenciamento do Cronograma no Monitoramento e Controle33.1 - Introdução ..........................................................................................................................................50933.2 - Gerenciamento do cronograma no monitoramento e controle do projeto ............................................50933.3 - Controlar o Cronograma (Processo 3.4) ..............................................................................................509Anexo I - Leitura complementar ....................................................................................................................512Anexo II - Exemplos de formulários ...............................................................................................................516

CAPÍTULO 34 - Gerenciamento dos Custos no Monitoramento e Controle34.1 - Introdução ..........................................................................................................................................52134.2 - Gerenciamento dos custos no monitoramento e controle do projeto ...................................................52134.3 - Controlar os Custos (Processo 4.2) ......................................................................................................521Anexo I - Leitura complementar ....................................................................................................................524Anexo II - Exemplos de formulários ...............................................................................................................532

CAPÍTULO 35 - Gerenciamento da Qualidade no Monitoramento e Controle35.1 - Introdução ..........................................................................................................................................53835.2 - Gerenciamento da qualidade no monitoramento e controle do projeto ................................................53835.3 - Controlar a Qualidade (Processo 5.3) ..................................................................................................538Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................542

CAPÍTULO 36 - Gerenciamento das Aquisições no Monitoramento e Controle36.1 - Introdução ..........................................................................................................................................54836.2 - Gerenciamento das aquisições no monitoramento e controle do projeto ..............................................54836.3 - Controlar as Aquisições (Processo 7.3) .................................................................................................548Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................552

CAPÍTULO 37 - Gerenciamento das Contratações de Serviços no Monitoramento e Controle37.1 - Introdução ..........................................................................................................................................55737.2 - Gerenciamento das contratações de serviços no monitoramento e controle do projeto .........................55737.3 - Controlar as Contratações de Serviços (Processo 8.3) ..........................................................................557Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................561Anexo II - Exemplos de formulários ...............................................................................................................565

CAPÍTULO 38 - Gerenciamento das Comunicações no Monitoramento e Controle38.1 - Introdução ..........................................................................................................................................58538.2 - Gerenciamento das comunicações no monitoramento e controle do projeto ........................................58538.3 - Controlar as Comunicações (Processo 9.3) ..........................................................................................585Anexo I - Exemplo de formulário ...................................................................................................................588

CAPÍTULO 39 - Gerenciamento dos Riscos no Monitoramento e Controle39.1 - Introdução ..........................................................................................................................................59339.2 - Gerenciamento dos riscos no monitoramento e controle do projeto ....................................................59339.3 - Controlar os Riscos (Processo 10.7) .....................................................................................................593Anexo I - Exemplos de formulários ................................................................................................................597

CAPÍTULO 40 - Gerenciamento das Partes Interessadas no Monitoramento e Controle40.1 - Introdução ..........................................................................................................................................601

Prévia do e-book - SUMÁRIO | 10

Page 11: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

40.2 - Gerenciamento das partes interessadas no monitoramento e controle do projeto .................................60140.3 - Controlar o Atendimento dos Interesses das Partes Interessadas (Processo 11.4) ..................................601

ENCERRAMENTO DO PROJETOCAPÍTULO 41 - Gerenciamento da Integração no Encerramento

41.1 - Introdução ..........................................................................................................................................60641.2 - Gerenciamento da integração no encerramento do projeto ..................................................................60641.3 - Encerrar o Projeto ou a Fase (Processo 1.6) ..........................................................................................606Anexo I - Leitura complementar ....................................................................................................................609Anexo II - Exemplos de formulários ...............................................................................................................612

CAPÍTULO 42 - Gerenciamento dos Recursos Humanos no Encerramento42.1 - Introdução ..........................................................................................................................................62042.2 - Gerenciamento dos recursos humanos no encerramento do projeto .....................................................62042.3 - Desmobilizar a Equipe do Projeto (Processo 6.5) .................................................................................620Anexo I - Exemplo de formulário ...................................................................................................................623

CAPÍTULO 43 - Gerenciamento das Aquisições no Encerramento43.1 - Introdução ..........................................................................................................................................62643.2 - Gerenciamento das aquisições no encerramento do projeto .................................................................62643.3 - Encerrar as Aquisições (Processo 7.4) ...................................................................................................626Anexo I - Exemplo de formulário ...................................................................................................................629

CAPÍTULO 44 - Gerenciamento das Contratações de Serviços no Encerramento44.1 - Introdução ..........................................................................................................................................63244.2 - Gerenciamento das contratações de serviços no encerramento do projeto ............................................63244.3 - Encerrar as Contratações de Serviços (Processo 8.4).............................................................................632Anexo I - Exemplo de formulário ...................................................................................................................635

Glossário .............................................................................................................................................................637

Índice de formulários ..........................................................................................................................................682

Bibliografia ..........................................................................................................................................................687

Prévia do e-book - SUMÁRIO | 11

Page 12: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

A metodologia do livro prioriza a ordem sequencial dos grupos de processos, para que o profissional possa fazer consultas rápidas e precisas às questões que está vivenciando no decorrer dos seus projetos.

Para aumentar a praticidade, determinamos cores específicas para cada grupo de processos nas respectivas páginas em que se encontram: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encer-ramento.

Assim o profissional poderá localizar pela cor, na lateral direita do livro, a etapa do projeto que deseja consultar.

Iniciação - Página 116

Planejamento - Página 415

Execução - Página 425

Monitoramento e controle - Página 475

Encerramento - Página 604

Como loCAlIzAr oS grupoS de proCeSSoS no e-book

Prévia do e-book - Como localizar os grupos de processos no livro | 12

Page 13: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book - CAPÍTULO 5 - Os Processos de Gerenciamento de Projetos de Construção | 13

MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

ÁREAS DE CONHECIMENTO

GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento

1. Gerenciamento da Integração

1.1. Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto

1.2. Desenvolver o Plano de Gerencia-mento do Projeto

1.3. Gerenciar o Trabalho do Projeto

1.4. Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto

1.5. Realizar o Controle Integrado de Mudanças

1.6. Encerrar o Projeto ou a Fase

2. Gerenciamento do Escopo

2.1. Planejar o Gerenciamento do Escopo

2.2. Criar a EAP

2.3. Realizar Entregas2.4. Controlar o Escopo

3. Gerenciamento do Cronograma

3.1. Planejar o Gerenciamento do Cronograma

3.2. Definir as Atividades3.3. Desenvolver o Cronograma

3.4. Controlar o Cronograma

4. Gerenciamento dos Custos

4.1. Planejar o Gerenciamento dos Custos

4.2. Controlar os Custos

5. Gerenciamento da Qualidade

5.1. Planejar o Gerenciamento da Qualidade

5.2. Realizar a Garantia da Qualidade

5.3. Controlar a Qualidade

6. Gerenciamento dos Recursos Humanos

6.1. Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos

6.2. Mobilizar a Equipe do Projeto

6.3. Desenvolver a Equipe do Projeto

6.4. Gerenciar a Equipe do Projeto

6.5. Desmobilizar a Equipe do Projeto

7. Gerenciamento das Aquisições

7.1. Planejar o Gerenciamento das Aquisições

7.2. Conduzir as Aquisi-ções

7.3. Controlar as Aquisições 7.4. Encerrar as Aquisições

8. Gerenciamento das Contratações de Serviços

8.1. Planejar o Gerenciamento das Contratações de Serviços

8.2. Conduzir as Contrata-ções de Serviços

8.3. Controlar as Contratações de Serviços

8.4. Encerrar as Contratações de Serviços

9. Gerenciamento das Comunicações

9.1. Planejar o Gerenciamento das Comunicações

9.2. Gerenciar as Comunicações

9.3. Controlar as Comunicações

10. Gerenciamento dos Riscos

10.1. Planejar o Gerenciamento dos Riscos

10.2. Identificar os Riscos10.3. Realizar a Análise Qualitativa dos

Riscos10.4. Realizar a Análise Quantitativa

dos Riscos10.5. Planejar Respostas aos Riscos

10.6. Implementar Respos-tas aos Riscos

10.7. Controlar os Riscos

11. Gerenciamento das Partes Interessadas

11.1. Identificar as Par-tes Interessadas

11.2. Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas

11.3. Gerenciar os Interesses das Partes Interessadas

11.4. Controlar o Atendimento dos Interesses das Partes Interessadas

Page 14: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

PROCESSOS DE INICIAÇÃO

PROCESSOS DE MONITORAMENTO E CONTROLE

ENCERRAMENTO

PROCESSOS DE EXECUÇÃOPROCESSOS DE PLANEJAMENTO

1.1. Desenvolver o Termo de Abertura

do Projeto

11.1. Identificar as Partes Interessadas

1.6. Encerrar o Projeto ou a Fase

6.5. Desmobilizar a Equipe do Projeto

7.4. Encerrar as Aquisições

8.4. Encerrar as Contratações de

Serviços

2.1. Planejar o Gerenciamento do

Escopo2.2. Criar a EAP

3.1. Planejar o Gerenciamento do

Cronograma

3.2. Definir as Atividades

3.3. Desenvolver o Cronograma

10.1. Planejar o Gerenciamento dos

Riscos

10.2. Identificaros Riscos

10.3. Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos

10.4. Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos

2.4. Controlar o Escopo

2.3. Validar o Escopo

4.2. Controlar os Custos

3.4. Controlar o Cronograma

1.4. Monitorar e Controlar o Trabalho

do Projeto

5.3. Controlar a Qualidade

1.5. Realizar o Controle Integrado

de Mudanças

7.3. Controlar as Aquisições

9.3. Controlar as Comunicações

8.3. Controlar as Con-tratações de Serviços

11.4. Controlar o Aten-dimento dos Interesses das Partes Interessadas

10.7. Controlar os Riscos

10.5. Planejar Respos-tas aos Riscos

1.2. Desenvolver o Plano de Gerenciamen-

to do Projeto

4.1. Planejar o Gerenciamento

dos Custos

8.2. Conduzir as Contratações de

Serviços

10.6. Implementar Respostas aos

Riscos

11.3. Gerenciar os Interesses

das Partes Interessadas

1.3. Gerenciar o Trabalho do Projeto

5.2. Realizar a Garantia da

Qualidade

6.2. Mobilizar a Equipe do

Projeto

6.3. Desenvolver a Equipe

do Projeto

6.4. Gerenciar a Equipe do

Projeto

7.2. Conduzir as Aquisições

9.2. Gerenciar as Comunicações

5.1. Planejar o Gerenciamento da

Qualidade

6.1. Planejar o Gerenciamento dos Recursos Humanos

7.1. Planejar o Gerenciamento das Aquisições

8.1. Planejar o Gerenciamento das

Contratações de Serviços

9.1. Planejar o Gerenciamento das

Comunicações

11.2. Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas

INTERAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS - VISÃO SIMPLIFICADA

Prévia do e-book - CAPÍTULO 5 - Os Processos de Gerenciamento de Projetos de Construção | 14

Page 15: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book - CAPÍTULO 10 - Gerenciamento da Integração na Iniciação do Projeto | 15

Iniciação do Projeto

10.1 INTRODUÇÃONeste capítulo será mostrado o processo da área de conhecimento integração na iniciação do projeto, suas entradas, ferramentas e técnicas, saídas e exemplos de formulários utilizados nesse processo.

10.2 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO NA INICIAÇÃO DO PROJETOO gerenciamento da integração na iniciação do projeto compõe-se de um processo:

• DesenvolveroTermodeAberturadoProjeto

10.3 DESENVOLVER O TERMO DE ABERTURA DO PROJETO (PROCESSO 1.1)Processo de desenvolvimento de um documento que autoriza formalmente o projeto ou uma fase do projeto.

O Termo de Abertura do Projeto documenta as principais características do projeto, como:

• O propósito do projeto, a descrição do produto e escopo, o tempo e os recursos necessários previstos para a realização do mesmo;

• O gerente de projetos designado;

• A razão do desenvolvimento do projeto e os usuários que receberão o produto do projeto;

• Descrição, em alto nível, das entregas do projeto;

• Premissas, restrições e riscos identificados;

• Outras informações relevantes do projeto.

Após o desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto, a alta administração ou o escritório de projetos deverá realizar a reunião de partida do projeto (kick-off meeting), com o objetivo de apresentar o projeto e o gerente do projeto nomeado aos outros departamentos da organização que tenham interface com o projeto.

10.3.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS, TÉCNICAS E SAÍDAS DE DESENVOLVER O TERMO DE ABERTURA DO PROJETO

ENTRADAS

1 Documentosiniciaisdoprojeto

Os documentos iniciais do projeto devem conter as informações necessárias para o desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto. Entre eles estão:

• O contrato e sua análise crítica;

• Documentos de engenharia (desenhos, memoriais descritivos, especifica-ções e outros);

• Relatório de visita ao local do projeto;

Page 16: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book - CAPÍTULO 10 - Gerenciamento da Integração na Iniciação do Projeto | 16

Iniciação do Projeto

Entrada Ferramentas e técnicas Saídas GRUPOS DE PROCESSOS

Iniciação Planejamento Execução Monitor. e controle Encerramento

Opiniãoespecializada

Termo de abertura do projeto

2.1 - Planejar o gerenciamento

do escopo

4.1 - Planejar o gerenciamento

dos custos

10.1 - Planejar o gerenciamento

dos riscos

11.1- Identificar as partes interessadas

1.2 - Desenvolvero plano de

gerenciamentodo projeto

3.1 - Planejar o gerenciamento do cronograma

5.1 - Planejar o gerenciamento

da qualidade

• Documentosiniciaisdoprojeto

• Fatoresambientaisdaorganização

• Ativosdeprocessosorganizacionais

EMPRESA / PMO

INTEGRAÇÃO1.1 - Desenvolver e Termo de Abertura do Projeto INICIAÇÃO

• Processo de desenvolvimento de um documento que autoriza formalmente o projeto ou uma fase do projeto.

Page 17: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book - CAPÍTULO 10 - Gerenciamento da Integração na Iniciação do Projeto | 17

Iniciação do Projeto

• O orçamento do projeto;

• As premissas e restrições do projeto.

2 Fatoresambientaisdaempresa

Fatores ambientais como a estrutura organizacional da empresa, os setores que terão interface com o projeto e outros deverão ser considerados nesse processo.

3 Ativosdeprocessosorganizacionais

Ativos de processos organizacionais como políticas e procedimentos de geren-ciamento de projetos da empresa, lições aprendidas em projetos anteriores e outros deverão ser considerados nesse processo.

FERRAMENTAS E TÉCNICAS1 Opiniãoespecializada

Para o desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto, a opinião especiali-zada poderá ser relativa ao conhecimento e experiência:

• Da própria alta administração da organização;

• Dos componentes do escritório de projetos;

• De gerentes e outros profissionais que atuaram em projetos anteriores.

SAÍDAS1 TermodeAberturadoProjeto

O Anexo deste capítulo apresenta um modelo de formulário para o desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto.

10.4 REUNIÃO DE PARTIDA DO PROJETOA reunião de partida do projeto (também chamada de kick-off meeting), planejada, preparada e iniciada pelo patrocinador, pela alta administração ou pelo escritório de projetos deverá contar com a participação do gerente do projeto e dos gerentes funcionais dos departamentos que terão interface e participação no projeto.

A reunião de partida do projeto tem como objetivos principais:

• Apresentar o Termo de Abertura do Projeto;

• Apresentar o gerente designado para o projeto, seu nível de autoridade, funções e responsabilidades;

• Apresentar os processos, políticas, procedimentos e ferramentas a serem utilizadas no geren-ciamento do projeto;

• Definir as interfaces do projeto com o escritório de projetos e com os gerentes funcionais que participarão do projeto.

O Anexo deste capítulo apresenta o modelo de formulário “Lista de Verificação – Reunião de Partida do Projeto.

Page 18: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book - CAPÍTULO 11 - Gerenciamento das Partes Interessadas na Iniciação do Projeto | 18

Iniciação do Projeto

Logo

TERMO DE ABERTURA DO PROJETOID Rev Data Aprovado Página

____1____de____2_____

AUTOR:

SINOPSE DO PROJETO

(Descrição sucinta do projeto e dos seus aspectos relevantes)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

BUSINESS CASE

(Descrição do business case do projeto - benefícios para a organização e para os usuários do produto do projeto)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

ACORDOS

(Indicar os acordos de parceria para o projeto)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

GERENTE DESIGNADO

(Nome do gerente designado, seus poderes e atribuições)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

DESCRIÇÃO DO PRODUTO DO PROJETO E ENTREGAS PRINCIPAIS

(Descrever o produto do projeto e as entregas)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

PREMISSAS DO PROJETO

(Descrever as premissas do projeto)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

RESTRIÇÕES DO PROJETO

(Descrever as restrições do projeto)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

RISCOS IDENTIFICADOS

(Listar os riscos já identificados)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

GERENCIAMENTO DO PROJETO

(Indicar normas e procedimentos de gerenciamento de projetos a serem seguidos no projeto)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

Page 19: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book - CAPÍTULO 11 - Gerenciamento das Partes Interessadas na Iniciação do Projeto | 19

Iniciação do Projeto

Logo

TERMO DE ABERTURA DO PROJETOID Rev Data Aprovado Página

_____2____de____2_____

AUTOR:

RECURSOS

(Indicar recursos financeiros, de pessoal, materiais, equipamentos necessários para o projeto)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

REQUISITOS DE COMUNICAÇÃO

(Indicar os requisitos da comunicação requeridos pelo projeto)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

REQUISITOS DE LOGÍSTICA

(Indicar requisitos especiais de logística do projeto)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

CRITÉRIOS DE ACEITAÇÃO

(Indicar os critérios de aceitação das entregas pelo patrocinador)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS

(Indicar o procedimento de gerenciamento de mudanças no projeto)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

OUTRAS INFORMAÇÕES

(Indicar qualquer outro fator relevante ou informações complementares)

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

ASSINATURAS

PATROCINADOR GERENTE DO PROJETO

__________________________________________ __________________________________________

Page 20: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

GERENCIAMENTO DEPROJETOS DE CONSTRUÇÃO

GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

PLANEJAMENTO

Este grupo de processos envolve:

• Desenvolvimento da Estrutura Analítica do Projeto – EAP’s;

• Desenvolvimento do cronograma do projeto;

• Reconhecimento dos recursos materiais;

• Reconhecimento do orçamento do projeto;

• Definição de compras e contratações;

• A identificação de riscos;

• Execução e publicação do plano de gerenciamento do projeto e seus planos auxiliares.

CAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração

CAPÍTULO 13 - Gerenciamento do Escopo

CAPÍTULO 14 - Gerenciamento do Cronograma

CAPÍTULO 15 - Gerenciamento dos Custos

CAPÍTULO 16 - Gerenciamento da Qualidade

CAPÍTULO 17 - Gerenciamento dos Recursos Humanos

CAPÍTULO 18 - Gerenciamento das Aquisições

CAPÍTULO 19 - Gerenciamento das Contratações de Serviços

CAPÍTULO 20 - Gerenciamento das Comunicações

CAPÍTULO 21 - Gerenciamento dos Riscos

CAPÍTULO 22 - Gerenciamento das Partes Interessadas

Page 21: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

12.1 INTRODUÇÃONeste capítulo será mostrado o processo da área de conhecimento integração no planejamento do projeto, suas entradas, ferramentas e técnicas, saídas e exemplos de formulários utilizados nesse processo.

12.2 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO NO PLANEJAMENTO DO PROJETOO gerenciamento da integração no planejamento do projeto compõe-se de um processo:

• DesenvolveroPlanodeGerenciamentodoProjeto

12.3 DESENVOLVER O PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO (PROCESSO 1.2)Processo de documentar as ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares de gerenciamento do projeto.

O Plano de Gerenciamento do Projeto define como o projeto deverá ser planejado, gerenciado, monitorado e controlado, e encerrado. O desenvolvimento do Plano de Gerenciamento do Projeto visa a criação de um plano que seja bem aceito, aprovado, realista e formal, ou seja, acordado, aprovado formalmente, considerado exequível e formalizado para ser utilizado em todo o ciclo de vida do projeto.

O Plano de Gerenciamento do Projeto inclui, entre outros fatores:

• Os processos de gerenciamento de projetos aplicáveis ao projeto, selecionados pelo gerente e pela equipe de gerenciamento de projetos;

• O nível de implementação de cada processo selecionado;

• As descrições das ferramentas e técnicas que serão utilizadas para desenvolver cada processo;

• O ciclo de vida do projeto e, para projetos com várias fases, as fases associadas ao projeto;

• Informações de como o trabalho será executado para realizar os objetivos do projeto;

• Informações de como as mudanças serão monitoradas e controladas;

• Informações de como a integridade das linhas de base do projeto será mantida e atualizada.

O Plano de Gerenciamento do Projeto agrega todos os planos auxiliares, que são detalhados até o nível necessário para o projeto. Esses planos auxiliares, que serão vistos nos capítulos posteriores, incluem:

• Plano de Gerenciamento do Escopo;

• Plano de Gerenciamento do Cronograma;

• Plano de Gerenciamento dos Custos;

• Plano de Gerenciamento da Qualidade;

Prévia do e-book - CAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração no Planejamento do Projeto | 21

Planejamento do Projeto

Page 22: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Entrada Ferramentas e técnicas Saídas GRUPOS DE PROCESSOS

Iniciação Planejamento Execução Monitor. e controle Encerramento

1.1- Desenvolver o termo de abertura do projeto• Termo de abertura do

projeto

Opiniãoespecializada

Técnicas defacilitação

Plano de gerenciamento

do projeto

2.1 - Planejar o gerenciamento

do escopo

3.1 - Planejar o gerenciamento do cronograma

4.1 - Planejar o gerenciamento

dos custos

5.1 - Planejar o gerenciamento

da qualidade

1.3 - Gerenciar o trabalho do projeto

1.4 - Monitorare controlar o

trabalho do projeto

1.5 - Realizar o controle integrado

de mudanças

2.3 - Realizar entregas

2.4 - Controlar o escopo

3.4 - Controlar o cronograma

4.2 - Controlar os custos

5.3 - Controlar a qualidade

7.3 - Controlar as aquisições

8.3 - Controlar as contratações de

serviços

9.3 - Controlar as comunicações

1.6 - Encerrar o projeto ou a fase

6.5 - Desmobilizar a equipe do projeto

7.4 - Encerrar as aquisições

8.4 - Encerrar as contratações de

serviços

10.7 - Controlar os riscos

11.4 - Controlar o atendimento dos in-teresses das partes

interessadas

6.1 - Planejar o gerenciamento dos recursos humanos

7.1 - Planejar o gerenciamento das aquisições

8.1 - Planejar o gerenciamento das

contratações de serviços

9.1 - Planejar o gerenciamento das

comunicações

10.1 - Planejar o gerenciamento

dos riscos

11.1 - Planejar o gerenciamento das partes interessadas

Saídas de outros processos• Planos auxiliares• Linhas de base • Atualizações no plano de

gerenciamento do projeto

• Documentos iniciais do projeto

• Fatores ambientais da organização

• Ativos de processos organizacionais

EMPRESA / PMO

INTEGRAÇÃO1.2 - Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto PLANEJAMENTO• Processo de documentar as ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares de

gerenciamento do projeto.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração no Planejamento do Projeto | 22

Planejamento do Projeto

Page 23: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

• Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos

• Plano de Gerenciamento das Aquisições;

• Plano de Gerenciamento das Contratações de Serviços;

• Plano de Gerenciamento das Comunicações;

• Plano de Gerenciamento dos Riscos;

• Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas.

Outros documentos também podem fazer parte do Plano de Gerenciamento do Projeto, tais como:

• Documentos iniciais do projeto, como o contrato, os documentos de engenharia, o orça-mento e outros;

• Linha de base do cronograma;

• Linha de base dos custos.

12.3.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS E TÉCNICAS E SAÍDAS DE DESENVOLVER O PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO

ENTRADAS

1 Documentosiniciaisdoprojeto

Os documentos iniciais do projeto, como o contrato, os documentos de enge-nharia, o orçamento, o registro de premissas e restrições, devem ser considera-dos no processo.

2 TermodeAberturadoProjeto

O Termo de Abertura do Projeto documenta informações e instruções de alto nível do projeto, devendo ser considerado nesse processo.

3 Saídasdeoutrosprocessos

Saídas de outros processos, como planos auxiliares, linhas de base e atualizações no Plano de Gerenciamento do Projeto devem ser considerados nesse processo.

4 Fatoresambientaisdaempresa

Fatores ambientais como a infraestrutura de gerenciamento de projetos, sistema de informações de gerenciamento de projeto, estrutura organizacional, normas e leis vigentes e outros devem ser considerados nesse processo.

5 Ativosdeprocessosorganizacionais

Ativos de processos organizacionais como a política de gerenciamento de proje-tos da empresa, a política e os procedimentos da qualidade, instruções de traba-lho, formulários padrões, critérios de medição do desempenho, procedimentos de gerenciamento de mudanças, informações históricas e lições aprendidas, en-tre outros, devem ser considerados nesse processo.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração no Planejamento do Projeto | 23

Planejamento do Projeto

Page 24: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

1 Opiniãoespecializada

Para o desenvolvimento do Plano de Gerenciamento do Projeto, a opinião es-pecializada poderá ser obtida através do conhecimento e experiência:

• Dos componentes do escritório de projetos;

• Do gerente do projeto e da sua equipe;

• De gerentes funcionais de departamentos que terão interface com o projeto;

• De gerentes e outros profissionais que atuaram em projetos anteriores.

2 Técnicasdefacilitação

Técnicas de facilitação como reuniões de brainstorming e de gerenciamento com a equipe do projeto e outras partes interessadas podem ser utilizadas no desenvolvimento do Plano de Gerenciamento do Projeto.

SAÍDAS

1 PlanodeGerenciamentodoProjeto

O Anexo I deste capítulo apresenta uma estrutura exemplo para desenvolvimento do Plano de Ge-renciamento do Projeto.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração no Planejamento do Projeto | 24

Planejamento do Projeto

Page 25: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETOID Rev Data Aprovado Página

____1____de____4_____

1 OBJETIVO DO DOCUMENTOIndicar o objetivo do plano, ex.: “Esse plano estabelece os planos, procedimentos, normas e sistemas a serem utiliza-dos no gerenciamento do projeto X”.

2 OBJETIVOS DO PROJETOIndicar os objetivos de realização do projeto, o business case e os componentes chave a serem considerados.

3 PREMISSAS E RESTRIÇÕESPREMISSAS: _________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

RESTRIÇÕES: ________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________

4 LIGAÇÕES OU DEPENDÊNCIAS COM OUTROS PROJETOSIndicar, se houver, ligações ou dependência com outros projetos.

5 PRIORIDADE DO PROJETOIndicar a prioridade do projeto dentro da organização e os motivos de definição dela.

6 ESTIMATIVA DE HOMENS/HORA DO PROJETOIndicar a estimativa de homem/hora do projeto.

7 ESTIMATIVA DOS CUSTOS DO PROJETOIndicar a estimativa dos custos do projeto.

8 PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DO PROJETOIndicar a proposta de gerenciamento de projeto, incluindo a abordagem, os departamentos envolvidos, os principais responsáveis pelas entregas, as ferramentas a serem utilizados (softwares, por exemplo), principais recursos (profis-sionais, de hardware e outros).

9 MARCOS DO PROJETOIndicar os marcos contratuais do projeto (início, término de fases, término do projeto).

10 RISCOS IDENTIFICADOSIndicar os riscos identificados do projeto.

11 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIAIndicar todos os documentos de referência ao plano como contrato, Termo de Abertura do Projeto, Especificação do Escopo do Projeto e outros documentos específicos do projeto, com as respectivas identificações.

12 COMPONENTES DOS PLANOS COMPLEMENTARES Indicar os componentes integrantes dos planos auxiliares, como os seguintes:

Prévia do e-book - CAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração no Planejamento do Projeto - Anexo I | 25

Planejamento do Projeto

Page 26: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETOID Rev Data Aprovado Página

____2____de____4_____

12.1 PLANOS COMPLEMENTARES Indicar todos os planos de gerenciamento complementares e as respectivas identificações:

• Plano de Gerenciamento de Requisitos;• Plano de Gerenciamento de Escopo do Projeto;• Plano de Gerenciamento de Cronograma;• Plano de Gerenciamento dos Custos;• Plano de Gerenciamento da Qualidade;• Plano de Gerenciamento dos Recursos Humanos;• Plano de Gerenciamento das Comunicações;• Plano de Gerenciamento dos Riscos;• Plano de Gerenciamento das Aquisições;• Plano de Gerenciamento das Partes Interessadas;• Plano de Gerenciamento das Mudanças;• Plano de Encerramento do Projeto.

12.2 PLANO DE Gerenciamento do Escopo• Descrever resumidamente o escopo do projeto;• Inserir uma Estrutura Analítica do Projeto simplificada;• Indicar exclusões do escopo;• Indicar como será controlado o escopo;• Indicar como serão procedidas as alterações do escopo.

12.3 PLANO DE GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA• Indicarosprazoscontratuaiseprincipaismarcos;• Indicaracurvadotrabalhoacumuladoprevistodoprojeto;• Indicarcomoserácontroladoocronograma;• Indicarcomoserãoprocedidasasalteraçõesnocronograma.

12.4 PLANO DE GERENCIAMENTO DOS CUSTOS• Indicarosvaloresorçadosparaoprojetoeindicaraprocedênciadessesvalores;• Inserirumfluxodecaixaprevisto,sehouver;• Inserirumgráficodeanálisedevaloragregado,comovalororçado,paraposterioratualizaçãoe

comparação;• Indicarcomoserãocontroladososcustos.

12.5 PLANO DE GERENCIAMENTO DA QUALIDADE• Indicarasprincipaismétricasdaqualidade;• Indicarcomoseráverificadaaqualidade:auditorias,inspeções;• Indicarcomoserãoprocedidasasalteraçõesdasmétricasdaqualidade.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração no Planejamento do Projeto - Anexo I | 26

Planejamento do Projeto

Page 27: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETOID Rev Data Aprovado Página

____3____de____4_____

12.6 PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS• Desenvolverasfunçõeseresponsabilidades;• Inserirumorganogramadaequipedoprojeto;• Indicarasnecessidadesdetreinamento;• Indicarquemforneceráosrecursoshumanosparaoprojeto.

12.7 PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES• Indicar como serãoexecutadas as comunicaçõesdoprojeto:qual a formaequalomeiode

comunicação a serem utilizados;• Definirosmodelosdosdocumentosdecomunicação;• Indicarosdiasehoráriosderealizaçãodasreuniõesdoprojeto,eosparticipantesdecadaumadelas.

12.8 PLANO DE GERENCIAMENTO DOS RISCOS• Indicarosriscosconhecidoseosplanosderespostaparaosmesmos;• Indicarascontingênciasdeprazoecustoestabelecidas.

12.9 PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES• Indicarasprincipaisaquisiçõesdoprojeto,comdatasprevistasdeinícioetérminodoprocesso

de aquisição. Indicar a forma de contratação de cada uma delas;• Indicarosresponsáveispelasaquisições;• Indicarcomoserãocontroladasasaquisições.

12.10 PLANO DE GERENCIAMENTO DAS CONTRATAÇÕES• Indicar as principais contratações do projeto, com datas previstas de início e término do

processo de contratações. Indicar a forma de contratação de cada uma delas;• Indicarosresponsáveispelascontratações;• Indicarcomoserãocontroladasascontratações.

12.11 PLANO DE GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS• Indicar como serão identificadas as partes interessadas do projeto;• Indicar como serão classificadas as partes interessadas do projeto;• Indicar como serão gerenciadas e controladas as partes interessadas do projeto.

12.12 PLANO DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS• Informaraestruturadocomitêdecontroledemudanças;• Funções,responsabilidadeseautoridadedocomitêdecontroledemudanças;• Descreverosprocessosdecontroledemudanças;• Submissãodasolicitaçãodemudança;• Acompanhamentodasolicitaçãodemudança;• Disposiçãodesolicitaçãodemudança.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração no Planejamento do Projeto - Anexo I | 27

Planejamento do Projeto

Page 28: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETOID Rev Data Aprovado Página

____4____de____4_____

12.13 PLANO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO• Indicarcomodeverãoserprocedidososencerramentosdecontratoseoencerramentodo

projeto;• Indicarcomoserãocoletadasedistribuídasasliçõesaprendidasdoprojeto.

13 APROVAÇÃOIndicar o nome, o cargo e a data dos responsáveis pela aprovação do plano, e recolher assinatura do mesmo.

___________________________________ ___________________________________ Assinatura Assinatura

NOME: ____________________________________________ NOME: ________________________________________________________

CARGO: ___________________________________________ CARGO: _______________________________________________________

DATA: ____/______________/______ DATA: ____/______________/______

Prévia do e-book - CAPÍTULO 12 - Gerenciamento da Integração no Planejamento do Projeto - Anexo I | 28

Planejamento do Projeto

Page 29: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Planejamento do Projeto

Prévia do e-book - CAPÍTULO 14 - Gerenciamento do Cronograma no Planejamento do Projeto | 29

14.1 INTRODUÇÃONeste capítulo será mostrado o processo da área de conhecimento cronograma no planejamento do projeto, suas entradas, ferramentas e técnicas, saídas e exemplos de formulários utilizados nesses processos.

14.2 GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA NO PLANEJAMENTO DO PROJETOO gerenciamento do cronograma no planejamento do projeto é composto de três processos:

• PlanejaroGerenciamentodoCronograma.

• DefinirasAtividades.

• DesenvolveroCronograma.

14.3 PLANEJAR O GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA (PROCESSO 3.1)Processo de criação de um plano que documenta como o cronograma será criado, gerenciado e controlado durante todo o ciclo de vida do projeto.

14.3.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS E TÉCNICAS E SAÍDAS DE PLANEJAR O GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA

ENTRADAS

1 Documentosiniciaisdoprojeto

Os documentos iniciais do projeto podem conter informações necessárias para o desenvolvimento do Plano de Gerenciamento do Cronograma. Entre eles estão:

• O contrato e sua análise crítica;

• Os documentos de engenharia (desenhos, memorial descritivo, especifica-ções e outros);

• O relatório de visita ao local do projeto;

• O orçamento do projeto;

• As premissas e restrições do projeto.

2 TermodeAberturadoProjeto

O Termo de Abertura do Projeto contém definições de prazos do projeto, de-vendo ser considerado nesse processo.

3 PlanodeGerenciamentodoProjeto

O Plano de Gerenciamento do Projeto e seus planos auxiliares devem ser con-siderados nesse processo.

Page 30: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Entrada Ferramentas e técnicas Saídas GRUPOS DE PROCESSOS

Iniciação Planejamento Execução Monitor. e controle Encerramento

Opiniãoespecializada

Plano de gerenciamento do cronograma

1.2 - Desenvolvero plano de

gerenciamentodo projeto

• Documentos iniciais do projeto

• Fatores ambientais da organização

• Ativos de processos organizacionais

EMPRESA / PMO

Cronograma3.1 - Planejar o Gerenciamento do Cronograma PLANEJAMENTO• Processo de criação de um plano que documenta como o cronograma será criado, gerenciado e controlado durante todo o ciclo de

vida do projeto.

1.1 - Desenvolver o termo de abertura do projeto• Termodeaberturadoprojeto

1.2 - Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto• Planodegerenciamentodoprojeto

Prévia do e-book - CAPÍTULO 14 - Gerenciamento do Cronograma no Planejamento do Projeto | 30

Planejamento do Projeto

Page 31: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

4 Fatoresambientaisdaempresa

Informações como disponibilidade de mão de obra da empresa, existência de mão de obra e outros recursos no local do projeto, dados de precipitação plu-viométrica, entre outras, devem ser consideradas no processo.

5 Ativosdeprocessosorganizacionais

Informações históricas de prazos e lições aprendidas em projetos anteriores po-dem auxiliar no desenvolvimento do plano de gerenciamento do cronograma.

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

1 Opiniãoespecializada

Para o desenvolvimento do plano de gerenciamento do cronograma, essa opi-nião especializada poderá ser relativa ao conhecimento e experiência:

• Dos componentes do escritório de projetos;

• Do gerente do projeto e da sua equipe;

• De consultores e empresas especializadas em gerenciamento de projetos.

SAÍDAS

1 PlanodeGerenciamentodoCronograma

O Plano de Gerenciamento do Cronograma estabelece os critérios e as ativida-des para o desenvolvimento, monitoramento e controle do cronograma. Esse plano contém informações como:

• Qual a metodologia de desenvolvimento de cronograma a ser adotada;

• Qual a ferramenta (software) de desenvolvimento de cronograma a ser uti-lizada e em qual versão;

• Qual a metodologia de controle e procedimentos de atualização do crono-grama;

• Quais os critérios de medição de progresso físico adotados.

14.4 DEFINIR AS ATIVIDADES (PROCESSO 3.2)Processo de decomposição dos pacotes de trabalho definidos na EAP em atividades do crono-grama que sejam quantificáveis e que representem o trabalho para completar as entregas do projeto.

As atividades do cronograma devem alcançar um nível no qual seja possível a estimativa de du-ração e o reconhecimento dos recursos necessários, bem como seja passível de monitoramento e controle.

Page 32: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

PLANO DO GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMAID Rev Data Aprovado Página

_____1____

de______2______

1 INTRODUÇÃO

Esse plano estabelece os procedimentos a serem utilizados no gerenciamento do cronograma do projeto X, envolvendo atividades de:

• Definirasatividades;• Sequenciarasatividades;• Estimarosrecursosdaatividade;• Estimarasduraçõesdasatividades;• Desenvolverocronograma;• Controlarocronograma.

2 DEFINIR AS ATIVIDADES

• Indicar como foram definidas as atividades e todas as considerações específicas para o proje-to;

• Indicarosresponsáveispelaexecuçãodadefiniçãodasatividades;• Indicarquaisdocumentosforamutilizadosparadefiniçãodasatividadeseemquaisversões;• Indicarqualaversãofinaledatadodocumentolistadasatividades.

3 ESTIMAR AS DURAÇÕES DAS ATIVIDADES

• Indicarométododeestimativadeduraçãoutilizadoetodasasconsideraçõesespecíficasparaoprojeto;

• Indicarosoftwareutilizadoequalaversão;• Indicarosresponsáveispelaexecuçãodaestimativa;• Indicarquaisdocumentosforamutilizadosparaaestimativadeduraçãoeemquaisversões;• IndicarqualaversãofinaledatadodocumentoEstimativadeDuraçãodasAtividades.

4 DESENVOLVER O CRONOGRAMA

• Indicarométododedesenvolvimentodocronogramaoumodeloutilizadoetodasascon-sideraçõesespecíficasparaoprojeto;

• Indicarosoftwareutilizadoequalaversão;• Indicarosresponsáveispelaexecuçãodocronograma;• Indicarquaisdocumentosforamutilizadosparaodesenvolvimentodocronogramaeemquais

versões;• Indicar qual a versão final e data do documento Cronograma do Projeto.• PreencheroformulárioPlanodeComunicaçãodoCronogramadesteanexo.

5 CONTROLAR O CRONOGRAMA

O controle do cronograma consistirá em garantir que todas as mudanças solicitadas foram pro-cessadas através de um processo integrado, e caso aprovadas, se foram tomadas as respectivas ações corretivas. O controle do cronograma também manterá atualizado o registro de mudanças na linha de base do cronograma.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 14 - Gerenciamento do Cronograma no Planejamento do Projeto - Anexo V | 32

Planejamento do Projeto

Page 33: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

PLANO DO GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMAID Rev Data Aprovado Página

_____2____de_____2______

5.1 CONTROLE DE MUDANÇAS DO CRONOGRAMA

Responsabilidade

Indicar os responsáveis pela análise, aprovação ou rejeição da mudança do cronograma so-licitada.

Aprovação automática

Indicar quais tipos de mudanças de cronograma poderão ser automati camente aprovadas e quem é responsável pela aprovação.

Solicitação de mudança do cronograma

Todas as solicitações de mudança do cronograma deverão ser registradas em formulário específico.

5.2 REGISTRO DE MUDANÇAS NA LINHA DE BASE DO CRONOGRAMAAs mudanças na linha de base do cronograma deverão ser registradas em formulário específico.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 14 - Gerenciamento do Cronograma no Planejamento do Projeto - Anexo V | 33

Planejamento do Projeto

Page 34: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

GERENCIAMENTO DEPROJETOS DE CONSTRUÇÃO

GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

EXECUÇÃO

Este grupo de processos envolve:

• Alocação e desenvolvimento da equipe de gerenciamento do projeto;

• Condução das compras e contratações, com alocação dos recursos necessários;

• Execução do trabalho do projeto de acordo com o Plano de Gerenciamento do Projeto.

CAPÍTULO 23 - Gerenciamento da Integração

CAPÍTULO 24 - Gerenciamento da Qualidade

CAPÍTULO 25 - Gerenciamento dos Recursos Humanos

CAPÍTULO 26 - Gerenciamento das Aquisições

CAPÍTULO 27 - Gerenciamento das Contratações de Serviços

CAPÍTULO 28 - Gerenciamento das Comunicações

CAPÍTULO 29 - Gerenciamento dos Riscos

CAPÍTULO 30 - Gerenciamento das Partes Interessadas

Page 35: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

24.1 INTRODUÇÃONeste capítulo será mostrado o processo da área de conhecimento qualidade na execução do projeto, suas entradas, ferramentas e técnicas, saídas e exemplos de formulários utilizados nesse processo.

24.2 GERENCIAMENTO DA QUALIDADE NA EXECUÇÃO DO PROJETOO gerenciamento da qualidade na execução do projeto compõe-se de um processo.

• RealizaraGarantiadaQualidade

24.3 REALIZAR A GARANTIA DA QUALIDADE (PROCESSO 5.2)Processo de auditoria dos requisitos da qualidade e dos resultados das medições do controle da qualidade para garantir que sejam usados os procedimentos e padrões de qualidade do projeto.

A Garantia da Qualidade (GQ) é a aplicação de ações de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto empregará todos os processos necessários para atender os requisitos. A ga-rantia da qualidade é obtida pela realização de auditorias da qualidade, geralmente desenvolvidas por equipes independentes do projeto, podendo ser de outros departamentos da empresa ou até empresas especializadas e contratadas para tal fim. Contudo, a maior responsabilidade pela garan-tia da qualidade do projeto é do gerente do projeto. Nesse processo também podem ser realizadas a análise de processos executivos, que visa a detecção e eliminação de desperdícios e identificação da causa raiz de problemas nos processos. Preferencialmente, essa análise deve ser executada pelos integrantes da equipe do projeto em conjunto com os executores dos serviços do projeto.

24.3.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS E TÉCNICAS E SAÍDAS DE REALIZAR A GARANTIA DA QUALIDADE

ENTRADAS

1 PlanodeGerenciamentodoProjeto

O Plano de Gerenciamento do Projeto e o Plano de Gerenciamento da Quali-dade descrevem como deverão ser realizadas as auditorias da qualidade, deven-do ser considerado nesse processo.

2 Planosdemelhoriasemprocessos

Os planos de melhorias em processos, identificados no Plano de Gerenciamen-to da Qualidade, devem ser considerados nesse processo.

3 Mediçõesdocontroledaqualidade

As medições do controle da qualidade, desenvolvidas no processo Controlar a Qualidade, são utilizadas como feedback e confirmação da utilização dos processos de controle de qualidade previstos.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 24 - Gerenciamento da Qualidade na Execução do Projeto | 35

Execução do Projeto

Page 36: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Entrada Ferramentas e técnicas Saídas GRUPOS DE PROCESSOS

Iniciação Planejamento Execução Monitor. e controle Encerramento

5.3 - Controlar a qualidade

1.2 - Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto• Planodegerenciamentodoprojeto

• Planosdemelhoriasemprocessos

5.3 - Controlar a qualidade• Mediçõesdocontroledaqualidade

Opiniãoespecializada

Auditoriasda qualidade

Análisede processo

Relatórios de auditorias da qualidade

Qualidade5.2 - Realizar a Garantia da Qualidade EXECUÇÃO• Processo de auditoria dos requisitos da qualidade e dos resultados das medições do controle da qualidade para garantir que sejam

usados os procedimentos e padrões de qualidade do projeto.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 24 - Gerenciamento da Qualidade na Execução do Projeto | 36

Execução do Projeto

Page 37: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

1 Opiniãoespecializada

Para o desenvolvimento desse processo, a opinião especializada poderá ser rela-tiva ao conhecimento e experiência:

• Dos componentes do escritório de projetos;

• De auditores da qualidade da própria organização;

• De auditores independentes e empresas de gerenciamento da qualidade em projetos.

2 Auditoriasdaqualidade

Auditorias da qualidade são métodos realizados para verificar se as atividades do projeto estão sendo executadas de acordo com as políticas e procedimentos da qualidade. Elas podem ser realizadas pelos próprios integrantes da equipe de gerenciamento do projeto como por consultores e empresas de gerenciamento de projetos.

3 Análisedeprocesso

A análise de processo visa a detecção e eliminação de desperdícios e identifi-cação de causa-raiz de problemas nos processos executivos. Preferencialmente deve ser executada pelos integrantes da equipe do projeto em conjunto com os executores dos serviços do projeto.

SAÍDAS

1 Relatóriosdeauditoriasdaqualidade

Os relatórios de auditorias da qualidade indicarão se os procedimentos e pa-drões da qualidade estão sendo utilizados no projeto e servirão como base para tomada de decisões no processo de controle da qualidade.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 24 - Gerenciamento da Qualidade na Execução do Projeto | 37

Execução do Projeto

Page 38: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

RELATÓRIO DA AUDITORIA DA QUALIDADEID Rev Data Aprovado Página

____1_____de______2_____

Preparado por: ____________________________________________________________________________________________________________

Gerente de projeto: ________________________________________________________________________________________________________

Data da auditoria: __________________________________________ No. da auditoria ____________________________________

Equipe da auditoria: _______________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Objetivo da auditoria: _____________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

ÁREAS AUDITADAS / RESULTADOS

1 - Plano de Gerenciamento da Qualidade

Comentários: _______________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

2 - Procedimento da qualidade

Comentários: _______________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

3 - Processos

Comentários: _______________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Requisitos do projeto

Comentários: _______________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

5 - Requisitos do produto

Comentários: _______________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Prévia do e-book - CAPÍTULO 24 - Gerenciamento da Qualidade na Execução do Projeto - Anexo I | 38

Execução do Projeto

Page 39: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo RELATÓRIO DA AUDITORIA DA QUALIDADEID Rev Data Aprovado Página

____2_____de______2_____

ÁREAS AUDITADAS / RESULTADOS

6 - Implementação de mudanças aprovadas

Comentários: _______________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

7 - Implementação de ações preventivas ou corretivas

Comentários: _______________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

8 - Reparo de defeito

Comentários: _______________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

9 - Documentos do projeto

Comentários: _______________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________

Prévia do e-book - CAPÍTULO 24 - Gerenciamento da Qualidade na Execução do Projeto - Anexo I | 39

Execução do Projeto

Page 40: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book - CAPÍTULO 29 - Gerenciamento dos Riscos na Execução do Projeto | 40

Execução do Projeto

29.1 INTRODUÇÃONeste capítulo será mostrado o processo da área de conhecimento riscos na execução do proje-to, suas entradas, ferramentas e técnicas e saídas.

29.2 GERENCIAMENTO DOS RISCOS NA EXECUÇÃO DO PROJETOO gerenciamento dos riscos na execução do projeto compõe-se de um processo:

• ImplementarRespostasaosRiscos.

29.3 IMPLEMENTAR RESPOSTAS AOS RISCOS (PROCESSO 10.6)Processo de implementação das respostas aos riscos quando os respectivos gatilhos dos riscos acontecerem.

29.3.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS E TÉCNICAS E SAÍDAS DE IMPLEMENTAR RESPOSTAS AOS RISCOS

ENTRADAS

1 PlanodeGerenciamentodosRiscos

O Plano de Gerenciamento do Projeto e o Plano de Gerenciamento dos Riscos fornecem as informações e diretrizes que devem ser consideradas nesse processo.

2 PlanodeRespostasaosRiscos

Os Planos de Respostas aos Riscos são as diretrizes para a implementação das respostas aos riscos.

3 Gatilhosderiscos

Os gatilhos de riscos, que devem ser identificados no monitoramento e controle do trabalho do projeto, definem o momento para a aplicação dos planos de respostas aos riscos.

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

1 Opiniãoespecializada

Para a implementação das respostas aos riscos, a opinião especializada poderá ser relativa ao conhecimento e experiência:

• Dos componentes do escritório de projetos;

• Do gerente do projeto e da sua equipe;

• Dos proprietários de riscos definidos na identificação e análise dos riscos;

• De gerentes e outros profissionais que atuaram em projetos anteriores;

• De consultores e empresas especializadas em gerenciamento de riscos em projetos.

Page 41: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Entrada Ferramentas e técnicas Saídas GRUPOS DE PROCESSOS

Iniciação Planejamento Execução Monitor. e controle Encerramento

10.7- Controlaros riscos

1.2 - Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto• Planodegerenciamentodoprojeto

10.5 - Planejar respostas aos riscos• Planosderespostasaosriscos

1.4 - Monitorar e controlar o trabalho do projeto• Gatilhosderiscos

Opiniãoespecializada

Resultados daimplementação derespostas aos riscos

Riscos10.6 - Implementar Respostas aos Riscos EXECUÇÃO

• Processo de implementação de respostas aos riscos quando os gatilhos dos riscos acontecerem.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 29 - Gerenciamento dos Riscos na Execução do Projeto | 41

Execução do Projeto

Page 42: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

SAÍDAS

1 Resultadosdaimplementaçãoderespostasaosriscos

Os resultados da implementação de respostas aos riscos, como ocorrência de riscos secundários, identificação de novos riscos e reavaliação das reservas de contingência, entre outros, são resultados que devem ser considerados no processo.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 29 - Gerenciamento dos Riscos na Execução do Projeto | 42

Execução do Projeto

Page 43: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

GERENCIAMENTO DEPROJETOS DE CONSTRUÇÃO

GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

MONITORAMENTO E CONTROLE

Este grupo de processos envolve:

• Medição do desempenho do projeto em comparação com as linhas de base;

• Reconhecimento das variações e consequentes recomendações de ações corretivas ou preventivas;

• Avaliação das ações corretivas e preventivas adotadas;

• Auditoria de riscos;

• Execução de relatórios de desempenho;

• Administração de contratos.

CAPÍTULO 31 - Gerenciamento da Integração

CAPÍTULO 32 - Gerenciamento do Escopo

CAPÍTULO 33 - Gerenciamento do Cronograma

CAPÍTULO 34 - Gerenciamento dos Custos

CAPÍTULO 35 - Gerenciamento da Qualidade

CAPÍTULO 36 - Gerenciamento das Aquisições

CAPÍTULO 37 – Gerenciamento das Contratações de Serviços

CAPÍTULO 38 - Gerenciamento das Comunicações

CAPÍTULO 39 - Gerenciamento dos Riscos

CAPÍTULO 40 - Gerenciamento das Partes Interessadas

Page 44: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

31.1 INTRODUÇÃONeste capítulo serão mostrados os processos da área de conhecimento integração no monitora-mento e controle do projeto, suas entradas, ferramentas, técnicas e saídas, leitura complementar e exemplos de formulários utilizados nos processos.

31.2 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO NO MONITORAMENTO E CONTROLE DO PROJETOO gerenciamento da integração no monitoramento e controle do projeto compõe-se de dois processos:

• MonitorareControlaroTrabalhodoProjeto.

• RealizaroControleIntegradodeMudanças.

31.3 MONITORAR E CONTROLAR O TRABALHO DO PROJETO (PROCESSO 1.4)Processo de acompanhamento, revisão e regulação do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no Plano de Gerenciamento do Projeto.

Esse processo está relacionado a:

• Comparação do desempenho real com o Plano de Gerenciamento do Projeto;

• Avaliação do desempenho para determinar se são indicadas ações corretivas ou preventivas, e a recomendação dessas ações conforme necessário;

• Análise, acompanhamento e monitoramento dos riscos do projeto para garantir que sejam identificados e que planos adequados de respostas a riscos estejam sendo implementados;

• Manutenção de uma base de informações precisas e corretas relativas aos produtos do projeto e de documentação associada até o término do projeto;

• Fornecimento de informações para dar suporte a relatórios de andamento, medições de pro-gresso e previsões;

• Fornecimento de previsões para atualizar o custo atual e de informações sobre o cronograma atual;

• Monitoramento da implementação de mudanças aprovadas quando e conforme ocorrem.

31.3.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS E TÉCNICAS E SAÍDAS DE MONITORAR E CONTROLAR O TRABALHO DO PROJETO

ENTRADAS

1 PlanodeGerenciamentodoProjeto

O Plano de Gerenciamento do Projeto e seus planos auxiliares contêm as informações

Prévia do e-book - CAPÍTULO 31 - Gerenciamento da Integração no Monitoramento e Controle do Projeto | 44

Monitoramento e Controle do Projeto

Page 45: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Entrada Ferramentas e técnicas Saídas GRUPOS DE PROCESSOS

Iniciação Planejamento Execução Monitor. e controle Encerramento

1.2 - Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto• Planodegerenciamentodoprojeto

1.3 - Gerenciar o trabalho do projeto• Dadosdedesempenhodotrabalho

2.4 - Controlar o escopo• Informaçõesdodesempe-nhodoescopo

3.4 - Controlar o cronograma• Informaçõesdodesempenhodocronograma

4.2 - Controlar os custos• Informaçõesdodesempenhodoscustos

7.3 - Controlar as aquisições• Informaçõesdodesempenhodasaquisições

Opiniãoespecializada

Sistema de gerenciamento das informações do

projeto

8.3 - Controlar ascontratações de serviços• Informaçõesdodesempenhodascontrataçõesdeserviços

11. Controlar os riscos• Listadosriscosnãopriorizadosatualizada

• Registrodosriscospriorizadosatualizado

1.5 - Realizar o controle integrado de mudanças• Registrodesolicitaçõesdemudança

• Solicitaçõesdemudançaaprovadas

1.2 - Desenvolvero plano de

gerenciamentodo projeto

6.4 - Gerenciar a equipe do projeto

1.5 - Realizar o controle integrado

de mudanças

1.4 - Monitorare controlar o

trabalho do projeto

9.2 - Gerenciar as comunicações

10.6 - Implementar respostas aos riscos

Documentosdo projeto

Solicitaçãode mudança

Relatórios de desempenho do projeto

Atualizações no plano de gerenciamento

do projeto

Atualizações nosdocumentos do projeto

Atualizações nos ativos de processos

organizacionais

Gatilhosde riscos

• Atualização das lições aprendidas

EMPRESA / PMO

INTEGRAÇÃO1.4 - Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto MONITOR. E CONTROLE• Processo de acompanhamento, revisão e regulação do progresso para atender os objetivos de desempenho definidos no Plano de

Gerenciamento do Projeto.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 31 - Gerenciamento da Integração no Monitoramento e Controle do Projeto | 45

Monitoramento e Controle do Projeto

Page 46: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

relativas ao desenvolvimento do monitoramento e controle do trabalho do projeto.

2 Dadosdodesempenhodotrabalho

Os dados de desempenho do trabalho contêm as informações para a emissão dos relatórios de desempenho do projeto.

3 Registrodesolicitaçõesdemudança

O registro de solicitações de mudança informa todas as mudanças solicitadas, inclusive as não aprovadas, devendo ser considerado no processo.

4 Solicitaçõesdemudançaaprovadas

As solicitações de mudança aprovadas que deverão ser implementadas devem ser consideradas no processo.

5 Informaçõesdodesempenhodoescopo

As informações do desempenho do escopo, inclusive as alterações ocorridas no escopo, deverão ser consideradas no processo.

6 Informaçõesdodesempenhodocronograma

As informações do desempenho do cronograma, incluindo atrasos e adianta-mentos das atividades, deverão ser consideradas no processo.

7 Informaçõesdodesempenhodoscustos

As informações do desempenho dos custos, incluindo as informações da Análi-se do Valor Agregado, deverão ser consideradas no processo.

8 Informaçõesdodesempenhodasaquisições

As informações do desempenho das aquisições, como cumprimento de prazos e atrasos nas entregas, deverão ser consideradas no processo.

9 Informaçõesdodesempenhodascontrataçõesdeserviços

As informações do desempenho das contratações de serviços, como cumpri-mento de prazos e atrasos nos serviços, deverão ser consideradas no processo.

10 Listadosriscosnãopriorizadosatualizada

A lista dos riscos não priorizados atualizada deve ser consultada para verificar se, tendo em vista o desempenho do projeto, algum risco não se tornou prioritário.

11 Registrodosriscospriorizadosatualizado

O registro dos riscos priorizados atualizado deve ser consultado para verificar se, tendo em vista o desempenho do projeto, algum gatilho de risco ocorreu.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 31 - Gerenciamento da Integração no Monitoramento e Controle do Projeto | 46

Monitoramento e Controle do Projeto

Page 47: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

REGISTRO DE SOLICITAÇÕES DE MUDANÇAID Rev Data Aprovado Página

_____1____de_____1_____

SOLICITAÇÃO NO.DESCRIÇÃO DA

MUDANÇASOLICITANTE URGÊNCIA DE ANÁLISE

DATA DE ANÁLISE PREVISTA

STATUS

Prévia do e-book - CAPÍTULO 31 - Gerenciamento da Integração no Monitoramento e Controle do Projeto - Anexo II | 47

Monitoramento e Controle do Projeto

Page 48: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Prévia do e-book - CAPÍTULO 32 - Gerenciamento do Escopo no Monitoramento e Controle do Projeto | 48

Monitoramento e Controle do Projeto

32.1 INTRODUÇÃONeste capítulo serão mostrados os processos da área de conhecimento escopo no monitoramen-to e controle do projeto, suas entradas, ferramentas e técnicas, saídas e exemplos de formulários utilizados nesses processos.

32.2 GERENCIAMENTO DO ESCOPO NO MONITORAMENTO E CONTROLE DO PROJETOO Gerenciamento do Escopo no monitoramento e controle do projeto compõe-se de dois processos:

• RealizarasEntregas.

• ControlaroEscopo.

32.3 REALIZAR AS ENTREGAS (PROCESSO 2.3)Processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto.

32.3.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS E TÉCNICAS E SAÍDAS DE REALIZAR AS ENTREGAS

ENTRADAS

1 PlanodeGerenciamentodoProjeto

O Plano de Gerenciamento do Projeto e principalmente o Plano de Gerencia-mento do Escopo contêm diretrizes e informações para a realização das entregas.

2 Entregasverificadas

Entregas concluídas e verificadas quanto às suas precisões e funcionalidades no processo Controlar a qualidade são as principais entradas desse processo.

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

1 Validaçãodasentregas

A validação das entregas consiste na apresentação das entregas verificadas ao usuário, cliente ou parte interessada e a respectiva aceitação dessas entregas.

SAÍDAS

1 Entregasaceitas

As entregas aceitas deverão ser registradas no documento Aceitação Formal das Entregas (ver Anexo I).

2 Solicitaçõesdemudança

As entregas concluídas e verificadas que não foram aceitas pelo usuário, cliente

Page 49: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Entrada Ferramentas e técnicas Saídas GRUPOS DE PROCESSOS

Iniciação Planejamento Execução Monitor. e controle Encerramento

1.5 - Realizar o controle integrado de mudanças• Solicitaçõesdemudançaaprovadas

Opiniãoespecializada

Análise da documentação-de engenharia

Análise dosregistros do projeto

2.3 - Realizar as entregas• Entregasaceitas

1.2 - Desenvolvero plano de

gerenciamentodo projeto

1.4 - Monitorare controlar o

trabalho do projeto

1.5 - Realizar o controle integrado

de mudanças

Documentosdo projeto

1.2 - Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto• Planodegerenciamentodoprojeto

Informações dodesempenho do escopo

Solicitaçõesde mudança

Atualizações no plano de gerenciamento

ao projeto

Atualizaçõesnos documentos

do projeto

ESCOPO2.4 - Controlar o Escopo MONITOR. E CONTROLE

• Processo de monitorar e controlar o escopo e as mudanças do escopo do projeto.

Atualizações nos ativos de processos

organizacionais• Atualização das

lições aprendidas

EMPRESA / PMO

Prévia do e-book - CAPÍTULO 32 - Gerenciamento do Escopo no Monitoramento e Controle do Projeto | 49

Monitoramento e Controle do Projeto

Page 50: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

ou parte interessada deverão ser documentadas com as razões da não aceitação. Essas entregas requerem uma solicitação de mudança para adequação da entre-ga ou reparo de defeito.

32.4 CONTROLAR O ESCOPO (PROCESSO 2.4)Processo de monitorar e controlar o escopo e as mudanças do escopo do projeto.

Toda mudança nos elementos contratuais relativos ao escopo, ou mudança nos documentos de engenharia (desenhos, especificações, etc.) que altere as características do produto do projeto, bem como inclusões e exclusões de serviços no contrato representam mudanças no escopo e devem ser analisadas sob todos os aspectos que influenciam o projeto, como prazos, custo, qualidade, riscos, aquisições e outros. Essas mudanças devem ser registradas, processadas e con-troladas pelo sistema de controle de mudanças do projeto.

32.4.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS E TÉCNICAS E SAÍDAS DE CONTROLAR O ESCOPO

ENTRADAS

1 PlanodeGerenciamentodoProjeto

O Plano de Gerenciamento do Projeto e, em especial, o Plano de Gerenciamen-to do Escopo devem ser consultados para o controle do escopo.

2 Solicitaçõesdemudançaaprovadas

As solicitações de mudança no escopo aprovadas devem ser consideradas nesse processo.

3 Entregasaceitas

As entregas aceitas através do processo Realizar as Entregas devem ser conside-radas no processo.

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

1 Opiniãoespecializada

Para o controle do escopo, a opinião especializada poderá ser relativa ao conhe-cimento e experiência:

• Dos componentes do escritório de projetos;

• Do gerente do projeto e da sua equipe;

• De gerentes e outros profissionais que atuaram em projetos anteriores;

• De consultores e empresas especialistas em gerenciamento de projetos.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 32 - Gerenciamento do Escopo no Monitoramento e Controle do Projeto | 50

Monitoramento e Controle do Projeto

Page 51: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo ENTREGAS DO PROJETOID Rev Data Aprovado Página

_____1_____de_____1_____

ENTREGA

ID: DESCRIÇÃO:

PACOTE DE TRABALHO RELACIONADO: ____________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

ATENDIMENTO AO PRAZO

CONCLUÍDO NO PRAZO SIM NÃO

Se houve atraso, complete:_________________________dias de atraso.

Motivos do atraso: _________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

CUSTOS INCORRIDOS

CUSTO DA LINHA DE BASE: ________________________________________________________________________________________________

CUSTO REAL INCORRIDO: __________________________________________________________________________________________________

DIFERENÇA: ________________________________________________________________________________________________________________

MOTIVOS DA DIFERENÇA: __________________________________________________________________________________________________

REQUISITOS DE QUALIDADE

REQUISITOS DE QUALIDADE ATENDIDOS:

1 - _________________________________________________________________________________________________________________________

2 - _________________________________________________________________________________________________________________________

3 - _________________________________________________________________________________________________________________________

REQUISITOS DE QUALIDADE NÃO ATENDIDOS:

1 - _________________________________________________________________________________________________________________________

2 - _________________________________________________________________________________________________________________________

3 - _________________________________________________________________________________________________________________________

QUAL O IMPACTO DO NÃO ATENDIMENTO DE REQUISITOS DE QUALIDADE?

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

PARECER FINAL SOBRE A ACEITAÇÃO DA ENTREGA

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

Prévia do e-book - CAPÍTULO 32 - Gerenciamento do Escopo no Monitoramento e Controle do Projeto - Anexo I | 51

Monitoramento e Controle do Projeto

Page 52: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

GERENCIAMENTO DEPROJETOS DE CONSTRUÇÃO

GRUPOS DE PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

ENCERRAMENTO

Este grupo de processos envolve:

• Obtenção da aceitação formal do produto do projeto pelo cliente ou usuário;

• Arquivamento dos registros do projeto;

• Encerramento formal das aquisições e contratações;

• Atualização das lições aprendidas;

• Desmobilização da equipe de gerenciamento do projeto.

CAPÍTULO 41 - Gerenciamento da Integração

CAPÍTULO 42 - Gerenciamento dos Recursos Humanos

CAPÍTULO 43 - Gerenciamento das Aquisições

CAPÍTULO 44 - Gerenciamento das Contratações de Serviços

Page 53: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

42.1 INTRODUÇÃONeste capítulo será mostrado o processo da área de conhecimento recursos humanos no en-cerramento do projeto, suas entradas, ferramentas e técnicas, saídas e exemplo de formulário utilizado no processo.

42.2 GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS NO ENCERRAMENTO DO PROJETOO gerenciamento dos recursos humanos no encerramento do projeto compõe-se de um processo:

• DesmobilizaraEquipedoProjeto.

42.3 DESMOBILIZAR A EQUIPE DO PROJETO (PROCESSO 6.5)Processo de desmobilização da equipe do projeto no encerramento do projeto ou na medida em que cada membro conclua as suas funções no projeto.

Nesse processo, o gerente do projeto deve providenciar a análise do desempenho de cada inte-grante para o gerente funcional responsável pelos recursos. Essa desmobilização deverá obedecer a um planejamento realizado com tempo necessário para que os gerentes funcionais estudem e definam a alocação da equipe em outros projetos da organização. No caso da inexistência de outros projetos na organização, os integrantes da equipe podem ser desligados do quadro de colaboradores da mesma.

42.3.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS E TÉCNICAS E SAÍDAS DE DESMOBILIZAR A EQUIPE DO PROJETO

ENTRADAS

1 PlanodeGerenciamentodoProjeto

O Plano de Gerenciamento do Projeto, e principalmente, o Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos devem ser consultados para a realização desse processo.

2 Relatóriosdedesempenhodoprojeto

Os relatórios de desempenho do projeto fornecem informações de conclusão dos trabalhos que deverão ser consideradas na desmobilização da equipe.

3 Calendáriodosrecursos

O calendário dos recursos, definido no processo de Mobilizar a Equipe do Pro-jeto, fornece as previsões de desmobilização da equipe, devendo ser considerado no projeto.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 44 - Gerenciamento das Contratações de Serviços no Encerramento do Projeto - Anexo I | 53

Encerramento do Projeto

Page 54: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Entrada Ferramentas e técnicas Saídas GRUPOS DE PROCESSOS

Iniciação Planejamento Execução Monitor. e controle Encerramento

1.4 - Monitorar e controlar o trabalho do projeto• Relatóriosdedesempenhodoprojeto

6.2 - Mobilizar a equipe do projeto• Calendáriodosrecursos

Opiniãoespecializada

• Atualização das habilidades e competências dos funcionários

EMPRESA / PMOAtualizações nos

fatores ambientaisda empresa

1.2 - Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto• Planodegerenciamentodoprojeto

Equipedesmobilizada

Atualizações nos ativos de processos

organizacionais• Atualização das

lições aprendidas

EMPRESA / PMO

Recursos humanos

6.5 - Desmobilizar a Equipe do Projeto ENCERRAMENTO• Processo de desmobilização da equipe no encerramento do projeto ou na medida em que cada membro conclua as suas funções no

projeto.

Prévia do e-book - CAPÍTULO 42 - Gerenciamento dos Recursos Humanos no Encerramento do Projeto | 54

Encerramento do Projeto

Page 55: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

1 OpiniãoEspecializada

Para desenvolvimento desse processo, a opinião especializada poderá ser relativa ao conhecimento e experiência:

• Dos componentes do escritório de projetos;

• Do gerente do projeto;

• Dos gerentes funcionais da empresa.

SAIDAS

1 Equipedesmobilizada

Esse processo encerra-se com a desmobilização gradual da equipe do projeto, depois que todas as informações do projeto forem registradas e arquivadas para futuras consultas pela organização.

2 Atualizaçõesnosfatoresambientaisdaempresa

Informações gerais sobre o desempenho dos membros da equipe do projeto e novas aptidões e habilidades por eles desenvolvidas devem gerar atualizações nos registros funcionais dos mesmos.

3 Atualizaçãonosativosdeprocessosorganizacionais

Os ativos organizacionais que podem ser atualizados referem-se às lições apren-didas coletadas durante a execução do processo.

CAPÍTULO 44 - Gerenciamento das Contratações de Serviços no Encerramento do Projeto - Anexo I | 55

Encerramento do Projeto

Page 56: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

DESMOBILIZAÇÃO DA EQUIPE DO PROJETOID Rev Data Aprovado Página

______1_____de_____1_____

NOME FUNÇÃO DEPARTAMENTO / ORGANIZAÇÃODATA PREVISTA DA

DESMOBILIZAÇÃO

DATA REAL DA

DESMOBILIZAÇÃOOBSERVAÇÕES

ANOTAÇÕES:

CAPÍTULO 42 - Gerenciamento dos Recursos Humanos no Encerramento do Projeto - Anexo I | 56

Encerramento do Projeto

Page 57: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

44.1 INTRODUÇÃONeste capítulo será mostrado o processo da área de conhecimento contratações de serviços no encerramento do projeto, suas entradas, ferramentas e técnicas, saídas e exemplos de formulá-rios utilizados no processo.

44.2 GERENCIAMENTO DAS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS NO ENCERRAMENTO DO PROJETOO gerenciamento das contratações de serviços no encerramento do projeto compõe-se de um processo:

• EncerrarasContrataçõesdeServiços.

44.3 ENCERRAR AS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS (PROCESSO 8.4)Processo de término e liquidação de cada contrato de prestação de serviços, inclusive a resolu-ção de quaisquer itens em aberto.

A liquidação dos termos contratuais consiste em verificar se todos os requisitos contratuais foram cumpridos e se as mudanças aprovadas, aceitas pelo contratado, foram implementadas. Esse processo também envolve a atualização dos registros relativos à administração do contrato, para futuras consultas no caso de reivindicações do contratado e também para servir como li-ções aprendidas em outros projetos. A rescisão contratual também é considerada nesse processo e pode ser resultante de um acordo mútuo entre as partes ou devida ao descumprimento de obrigações de uma das partes. Nesse caso, o encerramento do contrato deve seguir as instruções de rescisão previstas no contrato.

44.3.1 ENTRADAS, FERRAMENTAS E TÉCNICAS E SAÍDAS DE ENCERRAR AS CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS

ENTRADAS

1 PlanodeGerenciamentodoProjeto

O Plano de Gerenciamento do Projeto e, principalmente, o Plano de Gerencia-mento das Contratações de Serviços contêm informações que devem ser consi-deradas nesse processo.

2 Informaçõesdodesempenhodascontrataçõesdeserviços

As informações sobre o escopo, os prazos, os custos, a qualidade e outras infor-mações de cada contrato de prestação de serviços devem ser consideradas para utilização como lições aprendidas e como base para avaliação de prestadores de serviços em projetos futuros.

CAPÍTULO 44 - Gerenciamento das Contratações de Serviços no Encerramento do Projeto - Anexo I | 57

Encerramento do Projeto

Page 58: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

CAPÍTULO 43 - Gerenciamento das Aquisições no Encerramento do Projeto | 58

Encerramento do Projeto

Entrada Ferramentas e técnicas Saídas GRUPOS DE PROCESSOS

Iniciação Planejamento Execução Monitor. e controle Encerramento

1.2 - Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto• Planodegerenciamentodoprojeto

8.3 - Controlar as contratações de serviços• Informaçõesdodesempenhodascontrataçõesdeserviços

Auditorias das contratações de serviços

Acertos e acordos finais das contratações de

serviços

Sistema de administração das contratações de

serviços

Contrataçõesde serviços encerradas

Contrataçõesde serviços

8.4 - Encerrar as Contratações de Serviços ENCERRAMENTO

• Processo de término e liquidação de cada contrato de prestação de serviços, inclusive a resolução de quaisquer itens em aberto.

Atualizações nos ativos de processos

organizacionais• Atualização das

lições aprendidas

EMPRESA / PMO

Page 59: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

FERRAMENTAS E TÉCNICAS

1 Auditoriadascontrataçõesdeserviços

As auditorias das contratações de serviços consistem na avaliação dos resultados obtidos no contrato, visando registrar informações sobre o processo de contra-tação e sobre o contratado para servir de referência para futuras contratações.

2 Acertoseacordosfinaisdascontrataçõesdeserviços

É desejável que todas as discordâncias, reclamações, reivindicações e disputas entre as partes sejam discutidas, negociadas e acordadas no final da contratação. Isso evita a tomada de medidas alternativas pelas partes como mediação, arbi-tragem externa e até processos judiciais.

3 Sistemadeadministraçãodascontrataçõesdeserviços

O sistema de administração das contratações de serviços registra todas as infor-mações das contratações, devendo ser utilizado nesse processo.

SAÍDAS

1 Contrataçõesdeserviçosencerradas

Contratações de serviços encerradas consistem na formalização realizada pelo comprador ao contratado do término do contrato e obtenção do aceite da for-malização pelo contratado.

2 Atualizaçõesnosativosdeprocessosorganizacionais

Históricos das contratações de serviços e lições aprendidas durante esse pro-cesso devem ser registrados e comunicados à organização para atualização nos ativos de processos organizacionais.

CAPÍTULO 44 - Gerenciamento das Contratações de Serviços no Encerramento do Projeto - Anexo I | 59

Encerramento do Projeto

Page 60: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Logo

AUDITORIA DE CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOSID Rev Data Aprovado Página

_____1_____de_____1_____

CONTRATO No: __________________________________DESCRIÇÃO: ______________________________________________________________

FORNECEDOR: _______________________________________________ ______________________________________________________________

CRONOGRAMA

Início previsto: ________________________ Início real: ____________________ Variação: _____________________________

Término previsto: _____________________ Término real: __________________ Variação: _____________________________

Como as variações no cronograma impactaram os objetivos do projeto? _________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

CUSTOS

Custo no início: _______________________ Custo no término: __________________ Variação: _______________________

Como a variação de custo impactou os objetivos do projeto? ____________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

ESCOPO

Ocorreram variações no escopo que impactaram os objetivos do projeto? _______________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

REQUISITOS DA QUALIDADE

Ocorreram variações nos requisitos da qualidade que impactaram os objetivos do projeto? ____________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

RECLAMAÇÕES E REIVINDICAÇÕES

Ocorreram reclamações e reivindicações que impactaram os objetivos do projeto? ______________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

BOAS PRÁTICAS A SEREM SEGUIDAS

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

O QUE DEVE SER EVITADO NO FUTURO

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________

CAPÍTULO 44 - Gerenciamento das Contratações de Serviços no Encerramento do Projeto - Anexo I | 60

Encerramento do Projeto

Page 61: Prévia do e-book - Rjnrjn.com.br/download/previa-ebook-gp-construcao.pdf · gerenciamento global de construções E-book - prévia Rosaldo de Jesus Nocêra Engenheiro Civil, MCTS

Abordagem prática para o gerenciamento global de construções

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO

www.rjn.com.br

Rosaldo de Jesus NocêraEngenheiro Civil, MCTS

O gerenciamento de projetos está presente nas mais diversas áreas da indústria, comércio e serviços, inclusive na área governamental, confirmando a demanda do mercado por empresas e profissionais que estabeleceram a cultura de gerenciamento de projetos em seus métodos.

Lentamente, o setor de construção civil começa a descobrir a importância e as vantagens da adoção do ge-renciamento de projetos para aprimorar o desempenho dos seus empreendimentos, e consequentemente, a qualidade das construções, agregando valor aos negócios e inovando perante os clientes. Vale ressaltar que a construção civil é uma área que tem no projeto a base dos seus empreendimentos e envolve pro-cessos complexos que implicam em mudanças que devem ser corretamente administradas pela equipe de modo a não impactar o cronograma da obra.

O gerenciamento de projetos em construções é uma poderosa ferramenta para monitorar e controlar elementos fundamentais para o sucesso da obra como escopo, tempo, custos, riscos, qualidade, comunicações, entre outros, e que demonstra o nível de maturidade em gestão das construtoras e dos profissionais de construção civil.

Para adquirir o e-book ouobter mais informações:

CLIQUE AQUI