provÃo 1º ano

7
QUESTÃO 1 I. "Ah! Enquanto os destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos." II. "É a vaidade, Fábio, nesta vida, Rosa, que da manhã lisonjeada Púrpuras mil, com ambição dourada, Airosa rompe, arrasta presumida." Associe os trechos anteriores com os respectivos movimentos literários, cujas características estão enunciadas a seguir. Romantismo: evasão e devaneio na realização de um erotismo difuso. Arcadismo: aproveitamento do momento presente ("carpe diem"). Barroco: efemeridade da beleza física, brevidade enganosa da vida. a) I - Romantismo; II - Arcadismo; III - Barroco. b) I - Arcadismo; II - Barroco; III - Romantismo. c) I - Arcadismo; II - Romantismo; III - Barroco. d) I - Barroco; II - Arcadismo; III - Romantismo. resposta:[B] QUESTÃO 2 Leia atentamente: I. "A segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Augusto Comte, o evolucionismo formam o contexto sócio-político-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista". II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos". III. "Os maiores representantes da estética realista-naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia". IV. "Podemos citar como características da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade". Verificamos que em relação ao Realismo-Naturalismo está(estão) correta(s): a) apenas a I e II b) apenas a I e III c) apenas a II e IV III. "E quando, eu durmo, e o coração ainda Procura na ilusão tua lembrança, Anjo da vida, passa nos meus sonhos

Upload: alisson-oliveira

Post on 06-Dec-2014

140 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PROVÃO 1º ANO

QUESTÃO 1

I. "Ah! Enquanto os destinos impiedososNão voltam contra nós a face irada,Façamos, sim façamos, doce amada,Os nossos breves dias mais ditosos."

II. "É a vaidade, Fábio, nesta vida,Rosa, que da manhã lisonjeadaPúrpuras mil, com ambição dourada,Airosa rompe, arrasta presumida."

Associe os trechos anteriores com os respectivos movimentos literários, cujas características estão enunciadas a seguir.Romantismo: evasão e devaneio na realização de um erotismo difuso.Arcadismo: aproveitamento do momento presente ("carpe diem").Barroco: efemeridade da beleza física, brevidade enganosa da vida.a) I - Romantismo; II - Arcadismo; III - Barroco.b) I - Arcadismo; II - Barroco; III - Romantismo. c) I - Arcadismo; II - Romantismo; III - Barroco.d) I - Barroco; II - Arcadismo; III - Romantismo.resposta:[B]

QUESTÃO 2

Leia atentamente:

I. "A segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Augusto Comte, o evolucionismo formam o contexto sócio-político-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista".II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos".III. "Os maiores representantes da estética realista-naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia".IV. "Podemos citar como características da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade".

Verificamos que em relação ao Realismo-Naturalismo está(estão) correta(s):a) apenas a I e IIb) apenas a I e IIIc) apenas a II e IVd) apenas a II e III

resposta:[B]

QUESTÃO 3

O trecho a seguir pertence ao romance que foi um dos marcos do Realismo-Naturalismo no Brasil, publicado em 1881.

III. "E quando, eu durmo, e o coração aindaProcura na ilusão tua lembrança,Anjo da vida, passa nos meus sonhosE meus lábios orvalha de esperança!"

Page 2: PROVÃO 1º ANO

"Em um destes passeios, parou defronte do espelho e mirou-se com muita atenção, procurando descobrir no seu rosto descorado alguma coisa, algum sinal, que denunciasse a raça negra. Observou-se bem, afastando o cabelo das fontes; esticando as pele das faces, examinando as ventas e revistando os dentes; acabou por atirar com o espelho sobre a cômoda, possuído de um tédio imenso e sem fundo."

Assinale a alternativa correta quanto ao autor, obra e característica da estética literária:a) Aluísio Azevedo; O CORTIÇO; reflexão cedendo lugar à ação.b) Machado de Assis; MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS; preocupação com a análise psicológica das personagens.c) Machado de Assis; DOM CASMURRO; preocupação em denunciar os problemas sócio-econômicos da sociedade de seu tempo.d) Aluísio Azevedo; O MULATO; apresentação do comportamento humano como produto do meio, da raça e da hereditariedade.resposta:[D]

QUESTÃO 4

Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...

E caem! — Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.

(MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS / Machado de Assis)

( ) Este fragmento é de um romance pretensamente biográfico, escrito por um "defunto-autor."( ) A ironia, o pessimismo e o desmascaramento das ilusões estão presentes no livro.( ) "Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria". Frase de fim do romance,encerra o desencanto do autor diante da vida.( ) MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS é seu primeiro romance, tendo sido escrito na fase romântica.( ) O texto revela uma forma trabalhada, limpa e perfeita. Em sua obra, o rigor formal não exclui a clareza.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. a) V; V; V; F; V. b) V; F; F; F; V.c) V; V; F; F. F.d) F; V; V; V. F.

resposta:V V V F V [a]

QUESTÃO 5

Leia o fragmento textual abaixo:

Page 3: PROVÃO 1º ANO

Em "O Cortiço", Aluísio Azevedo reafirma a ideologia do Naturalismo e cumpre à risca alguns princípios cientificistas vigentes na segunda metade do século XIX.

Dentre as afirmativas a seguir, assinale aquela que NÃO corresponde às propostas da escola naturalista:a) O caráter determinista da obra tem como símbolo a personagem Pombinha, que, se antes era "pura" e de boa conduta moral, acaba prostituindo-se por força daquele meio sórdido e animalesco.b) O narrador de "O Cortiço" acentua o lado instintivo do ser humano através de um processo de zoomorfização, identificando seus personagens a diferentes animais, sobretudo a insetos e vermes, quando os descreve em seu vaivém pelo cortiço.c) Ao enfatizar as atitudes inescrupulosas de João Romão para com os habitantes do cortiço, em especial para com a negra Bertoleza, o autor confirma as preocupações sociais do Naturalismo em sua inclinação reformadora.d) Em "o Cortiço", Aluísio Azevedo exprime um conceito naturalista da vida e, ao idealizar seus personagens, integra-os a elementos de uma natureza convencional.

resposta:[D]

QUESTÃO 6

Observe que os textos a seguir representam a visão do amor em três autores do Romantismo. São momentos da poesia romântica coincidindo com três gerações.

"Boa noite, Maria! Eu vou me embora,A lua nas janelas bate em cheio.Boa noite, Maria! É tarde... é tarde...Não me apertes assim contra teu seio."(Castro Alves)

"Não acordes tão cedo! Enquanto dormesEu posso dar-lhe beijos em segredoMas, quando nos teus olhos raia a vidaNão ouso te fitar... Eu tenho medo!"(Álvares de Azevedo)

"Enfim te vejo - enfim posso,Curvado a teus pés, dizer-teQue não cessei de querer-teApesar de quanto sofri."(Gonçalves Dias)

( ) O amor em Gonçalves Dias é sempre ilusão perdida, e a experiência concreta é o fracasso e o sofrimento.( ) Em Álvares de Azevedo, já aparece um misto de erotismo e medo, frustrando assim a realização da experiência amorosa.( ) Na obra de Castro Alves prevalece a temática do amor sensual.( ) O lirismo amoroso de Gonçalves Dias e Álvares de Azevedo inclui a falta de sensualidade presente em Castro Alves e também se descobrem, nos autores, os traços de donjuanismo.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Page 4: PROVÃO 1º ANO

a) V – V – V – F – F b) V – F – V – F –V c) F – V – F – F – Fd) F – F – V – F – F

resposta:V V V F F

QUESTÃO 7

"Inania Verba

...........................................................................................O pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:A Forma, fria e espessa, é um sepulcro de neve...E a Palavra pesada abafa a Idéia leve,Que, perfume e clarão, refulgia e voava.

Quem o molde achará para a expressão de tudo?Ai! Quem há de dizer as ânsias infinitasDo sonho? E o céu que foge à mão que se levanta?........................................................................................."(Olavo Bilac, POESIAS)

Indique a alternativa que NÃO ESTÁ de acordo com o poema.a) O poeta parnasiano privilegiou a forma, a maneira mais perfeita que encontrou para efetivar sua arte, mesmo que, para isso, ele tivesse que sacrificar suas emoções. b) O poeta fala da luta entre idéias e palavras e entre forma e conteúdo, quando estes fracassam ao traduzirem nossos sentimentos. As estrofes citadas são um derramamento da alma sobre essa luta, contrariando os preceitos parnasianos de contenção lírica.c) O tema básico das estrofes é o amor irrealizado, que causa sofrimentos ao poeta.d) O verso "E a Palavra pesada abafa a Idéia leve" contém uma antítese, que representa a contradição entre forma e conteúdo exposta pelo poeta.

resposta:[C]

QUESTÃO 8

As afirmações seguintes referem-se ao Parnasianismo no Brasil:

I. Para bem definir como entendia o trabalho de um poeta, Olavo Bilac comparou-o ao de um joalheiro, ou seja: escrever poesia assemelha-se à perfeita lapidação de uma matéria preciosa.

II. Pelas convicções que lhe são próprias, esse movimento se distancia da espontaneidade e do sentimentalismo que muitos românticos valorizavam.

III. Por se identificarem com os ideais da antiguidade clássica, é comum que os poetas mais representativos desse estilo aludam aos mitos daquela época.

Está correto o que se afirma ema) II, apenas.

Inania: (verbo) inanir

1. Qualidade de inane; vacuidade; futilidade; fraqueza

2. Vazio; fútil; oco; nulo

Page 5: PROVÃO 1º ANO

b) I e II, apenasc) I e III, apenasd) I, II e III

resposta:[d]

QUESTÃO 9

Leia com atenção:

"A poesia desta época, localizada em fins do século XVIII e início do XIX, caracteriza-se pelo lirismo. Fiéis ao espírito bucólico e pastoril, os poetas adotavam pseudônimos e, em seus textos, falavam e agiam como pastores, tratando de pastoras suas amadas. O mundo greco-romano vem completar o quadro lírico das composições da época".

Assinale a alternativa que contém o período literário a que se refere o trecho acima: a) ROMANTISMO, para quem encontrar-se com a natureza significava alargar a sensibilidade.b) ARCADISMO, propondo um retorno à ordem natural, como na literatura clássica, na medida em que a natureza adquire um sentido de simplicidade, harmonia e verdade.c) REALISMO, fugindo às exibições subjetivas e mantendo a neutralidade diante daquilo que era narrado; as referências à natureza eram feitas em terceira pessoa.d) BARROCO, movimento que valorizava a tensão de elementos contrários, celebrando Deus ou as delícias da vida nas formas da natureza.

resposta:[B]

QUESTÃO 10

Leia as afirmações abaixo.

"O realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta aos nossos olhos para condenar o que há de mau na sociedade." (Eça de Queirós)

"... porque a nova poética (...) só chegará à perfeição no dia em que nos disser o número exato dos fios que compõem um lenço de cambraia ou um esfregão de cozinha." (Machado de Assis)

Assinale a alternativa INCORRETA em relação às afirmações de Eça de Queirós e de Machado de Assis.a) Machado de Assis expressa uma visão irônica quanto aos propósitos do realismo assumidos por Eça de Queirós.b) Há em Machado de Assis uma identificação com as idéias do autor português sobre o poder da arte realista.c) Ao questionar a perfeição da "nova poética," Machado de Assis põe em dúvida o ideal queirosiano de realizar uma anatomia do caráter.d) Eça de Queirós deixa entrever um grande entusiasmo pelo papel a ser desempenhado pela arte realista.

resposta:[B]