prova fatec2003 1dia

32
O O B B J J E E T T I I V V O O c Na Grécia, a ameaça de fome e de escravidão por dívi- da para a população pobre fez com que esta procuras- se novas terras e melhores condições de vida em outras regiões, as colônias. A colonização grega a) foi organizada por Companhias de Comércio. Contudo, era o Estado que escolhia aqueles que deveriam abandonar o país. b) foi um empreendimento de particulares que finan- ciavam a viagem para os mais pobres; estes deve- riam trabalhar durante 5 anos, como servos, até pagarem sua dívida. c) foi uma obra estatal, organizada e financiada pelos governos, que escolhiam o encarregado da expedi- ção e designavam por sorteio os pobres que deve- riam integrá-la. d) foi totalmente financiada por particulares que davam aos que nela se engajavam todas as possibilidades para melhorar suas condições de sobrevivência. e) foi feita pelo Estado, embora contasse com uma pequena contribuição de órgãos particulares para o financiamento dos meios de transporte. Resolução O texto faz referência à crise do sistema gentílico, no século VIII a.C., período marcado por mudanças estru- turais no mundo grego, com a formação de uma socie- dade caracterizada pela desigualdade, fato que impul- sionou o processo de fuga de setores marginalizados, conhecido como Segunda Diáspora. A ocupação de territórios em vários pontos da Bacia do Mediterrâneo, estimulada e organizada pela elite das cidades que se formavam, constituiu uma forma de colonização no mundo antigo. e "Tudo muda entre as imediações do ano mil e o fim do séc. XI. O despertador da Europa é a origem de uma expansão contínua, que prossegue durante cerca de três séculos..." (Edouard Perroy) Dos fenômenos abaixo, foram os responsáveis, a par- tir do século XI, pelo ressurgimento do comércio na Europa: a) as especiarias e artigos de luxo vindos do Oriente e a fuga dos servos para os centros urbanos. b) a descentralização política européia, as especiarias e os artigos de luxo do Oriente que entravam pelos portos das cidades italianas. c) as corporações de ofício, que buscavam adequar a produção ao consumo local, e a fuga dos servos para os grandes centros urbanos. 2 1 F F A A T T E E C C ( ( 1 1 º º D D i i a a ) ) D D e e z z e e m m b b r r o o / / 2 2 0 0 0 0 2 2 H H I I S S T T Ó Ó R R I I A A

Upload: quihu

Post on 29-Sep-2015

65 views

Category:

Documents


22 download

DESCRIPTION

prova fatec 2003

TRANSCRIPT

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    cNa Grcia, a ameaa de fome e de escravido por dvi-da para a populao pobre fez com que esta procuras-se novas terras e melhores condies de vida emoutras regies, as colnias.A colonizao grega a) foi organizada por Companhias de Comrcio.

    Contudo, era o Estado que escolhia aqueles quedeveriam abandonar o pas.

    b) foi um empreendimento de particulares que finan-ciavam a viagem para os mais pobres; estes deve-riam trabalhar durante 5 anos, como servos, atpagarem sua dvida.

    c) foi uma obra estatal, organizada e financiada pelosgovernos, que escolhiam o encarregado da expedi-o e designavam por sorteio os pobres que deve-riam integr-la.

    d) foi totalmente financiada por particulares que davamaos que nela se engajavam todas as possibilidadespara melhorar suas condies de sobrevivncia.

    e) foi feita pelo Estado, embora contasse com umapequena contribuio de rgos particulares para ofinanciamento dos meios de transporte.

    ResoluoO texto faz referncia crise do sistema gentlico, nosculo VIII a.C., perodo marcado por mudanas estru-turais no mundo grego, com a formao de uma socie-dade caracterizada pela desigualdade, fato que impul-sionou o processo de fuga de setores marginalizados,conhecido como Segunda Dispora.A ocupao de territrios em vrios pontos da Bacia doMediterrneo, estimulada e organizada pela elite dascidades que se formavam, constituiu uma forma decolonizao no mundo antigo.

    e"Tudo muda entre as imediaes do ano mil e o fim dosc. XI. O despertador da Europa a origem de umaexpanso contnua, que prossegue durante cerca detrs sculos..."

    (Edouard Perroy)

    Dos fenmenos abaixo, foram os responsveis, a par-tir do sculo XI, pelo ressurgimento do comrcio naEuropa:a) as especiarias e artigos de luxo vindos do Oriente e

    a fuga dos servos para os centros urbanos.b) a descentralizao poltica europia, as especiarias e

    os artigos de luxo do Oriente que entravam pelosportos das cidades italianas.

    c) as corporaes de ofcio, que buscavam adequar aproduo ao consumo local, e a fuga dos servospara os grandes centros urbanos.

    2

    1

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

    HHHHIIIISSSSTTTTRRRRIIIIAAAA

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    d) o aumento das atividades nos feudos, para atenderas necessidades das cidades e as Cruzadas que iamlutar em Jerusalm.

    e) a exploso demogrfica do sculo X na Europa e asCruzadas, que expulsaram os rabes do Mediter-rneo.

    ResoluoAs Cruzadas (1095-1370) representaram uma tentativapor parte da Igreja Catlica de solucionar o problemadas presses demogrficas, eliminando um entrave aosistema feudal. Contudo, a Quarta Cruzada, que foi responsvel pelosaque Constantinopla, fez com que os europeusentrassem em contato com a atividade econmica dosrabes: o comrcio. Alm disso, houve o recuo dos rabes e a reaberturado Mar Mediterrneo ao comrcio na Europa Oci-dental.

    bNo tendo capital necessrio para realizar a coloni-zao do Brasil, pois atravessava uma sria crise eco-nmica, Portugal decidiu adotar o sistema de capita-nias hereditrias. correto afirmar quea) as capitanias foram entregues a capites donatrios,

    com o compromisso de promoverem seu povoa-mento e explorao; contudo, poucos eram os direi-tos e os privilgios que recebiam em troca.

    b) o sistema foi adotado devido presena de estran-geiros no litoral, pssima situao econmico-financeira de Portugal e a seu sucesso nas ilhas doAtlntico.

    c) as capitanias eram pessoais, transferveis, inalien-veis e no podiam ser passadas para seus herdeiros.

    d) o sistema era regulamentado por dois documentos:a Carta de Doao e o Foral, sendo que na Carta deDoao vinham detalhados os direitos e deveresdos donatrios, alm dos impostos e tributos aserem pagos.

    e) a administrao poltica da colnia tornou-se cen-tralizada, assim como a da Metrpole.

    ResoluoO sistema de Capitanias Hereditrias, implantado porPortugal, visava efetivar a colonizao do Brasil atravsda iniciativa de particulares. Nessa poca, os portu-gueses sentiam os efeitos do declnio do comrciocom as ndias e corriam o risco de perder o Brasil, poisa Colnia estava ameaada pela presena principal-mente de franceses, devida ao contrabando de pau-brasil. A Carta de Doao e o Foral estabeleciam direi-tos e deveres dos donatrios e foram responsveispela regulamentao do sistema.

    dConsidere as afirmaes sobre a minerao.I. O instrumento jurdico utilizado na minerao para

    4

    3

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    adequar os princpios do Pacto Colonial realidadeeconmica da colnia foi a Derrama.

    II. Na faiscagem, que consistia na cata ao ouro de alu-vio ou de lavagem, encontrado nos leitos dos cr-regos e rios, utilizavam-se instrumentos rudimen-tares, como a batia, peneira de origem africana.

    III. Embora o ouro brasileiro servisse para que a CoroaMetropolitana pudesse sobreviver financeiramen-te, no solucionava a economia de Portugal, pois oouro somente passava por l, terminando nos ban-cos ingleses como pagamento de dvidas.

    A respeito dessas afirmaes, deve-se concluir que a) todas so erradas.b) todas so corretas.c) apenas I e II so corretas.d) apenas II e III so corretas.e) apenas I e III so corretas.ResoluoA afirmao I falsa porque a Derrama, criada peloMarqus de Pombal, era uma forma de cobrana dosimpostos atrasados.

    dOs conflitos entre a Inglaterra e os colonos da Am-rica, que levaram Guerra de Independncia dosEstados Unidos, originaram-se de divergncias sobreas seguintes questes:a) desenvolvimento das manufaturas coloniais, suces-

    so do trono ingls, pagamento da dvida da guerrados Sete Anos.

    b) imigrao estrangeira, nomeao de governadores,extino das assemblias coloniais.

    c) direito do Parlamento de legislar sobre as colnias,importao das manufaturas inglesas, liberdade deculto.

    d) liberdade de comrcio, representao colonial noParlamento, legalidade da cobrana de impostos.

    e) direito dos colonos de organizarem milcias, extin-o da atividade agrcola no sul, criao de escolas.

    ResoluoOs conflitos entre o Parlamento ingls e os habitantesdas treze colnias da Amrica do Norte foram pro-vocados pela adoo de uma nova orientao poltico-fiscal da Metrpole, que representava o endurecimen-to do pacto colonial. A supresso de liberdades, bemcomo a introduo de novas taxas e impostos visavamobter recursos para cobrir despesas com a Guerrados Sete Anos (1756 a 1763), travada entre Inglaterrae Frana.

    cA Inglaterra esteve presente em todas as guerras con-tra a Frana napolenica e, por meio da diplomacia,procurou obter aliados no continente contra os fran-ceses.Isso porquea) os ingleses temiam a propagao dos ideais revo-

    6

    5

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    lucionrios pelo continente europeu.b) possuindo uma estrutura poltica semi-feudal, a In-

    glaterra no aceitava a ideologia liberal burguesa daRevoluo Francesa.

    c) a concorrncia da Frana, como potncia burguesaemergente, ameaava a primazia comercial e marti-ma inglesa.

    d) a Inglaterra sentia-se ameaada pela hegemoniafrancesa nos mercados da Amrica Ibrica.

    e) o governo Ingls no apoiava o intervencionismofrancs nos pases europeus.

    ResoluoA Inglaterra j havia executado seu rei e institudo umgoverno parlamentarista de base burguesa, atravs daRevoluo Puritana (1640 a 1649) e da Revoluo Glo-riosa (1688 a 1689); por isso, a Frana napolenica noconstitua um perigo ideolgico, e sim um possvel ini-migo geopoltico e econmico na disputa dos mer-cados europeus e coloniais, j que a grande obra mo-dernizadora da infra-estrutura econmica efetivada porBonaparte consolidara os interesses burgueses e bus-cava colocar a Frana frente dos assuntos europeus.

    aAs linhas gerais da diviso colonial da frica entre aspotncias europias foram definidas na Conferncia deBerlin (1884-1885).Sobre essa Conferncia correto afirmar:a) Convocada pelo chanceler alemo Bismark, discutiu

    os problemas da navegao e do comrcio nos riosCongo e Nger e formas de apropriao colonial deterritrios africanos.

    b) Participaram da reunio representantes de 15 paseseuropeus e 12 africanos, alm dos EUA.

    c) Dividiu o continente em colnias e fixou princpiospara evitar conflitos entre as potncias que se lan-avam partilha da frica.

    d) Estabeleceu o impedimento da evaso em massados excedentes demogrficos europeus para essecontinente.

    e) Implantou regimes polticos favorveis indepen-dncia das colnias africanas.

    ResoluoA Conferncia de Berlim (1884-1885), convocada pelochanceler alemo Otto von Bismarck aps a UnificaoAlem (1870-1871), estabeleceu os ditames da partilhaafro-asitica, lanando as bases do Neocolonialismo.A finalidade da Conferncia era solucionar os pro-blemas do fornecimento de matria-prima, da amplia-o de mercados consumidores e do abastecimentoeuropeu gerados aps a Segunda Revoluo Industrial.

    bA Revolta do Forte de Copacabana, sublevao decarter tenentista, tinha por objetivoa) impor uma ditadura militar no pas e impedir que

    Washington Lus tomasse posse.

    8

    7

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    b) acabar com a velha ordem oligrquica que tinha sidoestabelecida desde o governo de Prudente de Mo-raes.

    c) retornar ao regime monrquico, para solucionar a cri-se poltica vigente.

    d) defender o domnio poltico de Minas Gerais e deSo Paulo dentro da federao.

    e) continuar com o sistema eleitoral, ameaado pelasagitaes polticas do momento.

    ResoluoO tenentismo, iniciado com a Revolta do Forte de Co-pacabana, em 1922, pretendia eliminar a chamada Re-pblica das Oligarquias por meio da luta armada.

    aConsidere as seguintes afirmaes sobre a Constitui-o Federal brasileira de 1988.I. Foi elaborada pelos deputados e senadores elei-

    tos, para substituir a da ditadura militar de 1967.Os trabalhos do Congresso Constituinte forammarcados pela presso de empresrios, dasForas Armadas e do prprio governo.

    II. Ampliou os direitos dos cidados ao incluir as leistrabalhistas, estender o direito de voto aos analfa-betos e aos jovens entre 16 e 18 anos de idade, econsiderar a tortura e o racismo crimes inafian-veis.

    III. Manteve o presidencialismo e restabeleceu aseleies diretas em dois turnos para presidente,governadores e prefeitos. Estabeleceu mandatode 4 anos, com direito a reeleio, para Presidenteda Repblica.

    Deve-se dizer, dessas afirmaes, quea) somente I e II so corretas.b) somente I e III so corretas.c) somente II e III so corretas.d) todas so corretas.e) todas so incorretas.ResoluoA assero III est errada, pois a reeleio s foi apro-vada durante o primeiro mandato do Presidente Fer-nando Henrique Cardoso (1994-1998), atravs de umaemenda constitucional.

    cAps a Revoluo Cubana, mais precisamente, no pri-meiro dia do ano de 1959, os guerrilheiros coman-dados por Fidel Castro assumiram o poder. Sobre essa Revoluo afirma-se que:I. realizou a reforma agrria e a expropriao de

    empresas norte-americanas.II. conseguiu realizar algumas reformas sociais, mas

    perdeu o apoio da Unio Sovitica a partir de 1964.III. realizou reformas sociais importantes (reforma,

    agrria, educao e sade, mas enfrenta proble-mas atuais devido a sua dependncia excessiva daantiga Unio Sovitica.

    10

    9

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Quanto a essas afirmaes, deve-se concluir que:a) todas so erradas.b) apenas I e II esto corretas.c) apenas I e III so corretas.d) apenas II e III esto corretas.e) todas so corretas.ResoluoA Revoluo Cubana, vitoriosa no ano de 1959, a partirde Sierra Maesta, realizou reformas sociais importan-tes, alm de expropriar empresas norte-americanas, oque teve como conseqncia a expulso de Cuba daOEA, por influncia dos EUA, e o estabelecimento deum bloqueio econmico.A aproximao de Cuba em relao Unio Soviticaconsolidou-se em 1961, fato que permitiu ilha supe-rar os problemas causados pelo bloqueio americano e,ao mesmo tempo, subordinou a economia cubana sovitica.

    eEm agosto de 1990, Sadan Hussein invadiu o Kuwait,grande produtor de petrleo, anexando-o ao Iraque.Com o fracasso das negociaes diplomticas, for-mou-se uma aliana militar sob a liderana dos EstadosUnidos.Sobre esse contexto histrico correto afirmar:a) Durante cinco semanas (janeiro e fevereiro de

    1991), o Iraque sofreu devastadores ataques areos.A chamada guerra do Golfo serviu de exibio dasforas militares dos EUA e da URSS, num momentoem que cessava a guerra fria.

    b) Em 1999, Ehud Barak, primeiro ministro israelense,cancelou todos os acordos de paz realizados ante-riormente com a OLP.

    c) No fim de 1990, foi assinado um acordo de paz entreItzhak Rabin, primeiro ministro israelense, e YasserArafat, lder da OLP (Organizao para a Libertaoda Palestina), que estabelecia a posse para os pales-tinos da Faixa de Gaza.

    d) Os acordos firmados em 1991, entre os lderes deIsrael e da OLP, foram reconhecidos pelos gruposextremistas de ambos os lados.

    e) O fim da Guerra do Golfo estimulou os EstadosUnidos a tentarem por fim prolongada luta entreIsrael e seus vizinhos rabes, que tinha como foco aquesto palestina.

    ResoluoA Guerra do Golfo reforou o papel dos EUA comoprincipal potncia mundial ps-Guerra Fria, fato quedeterminou um maior empenho norte-americano, emespecial durante o governo de Bill Clinton (1992-2000),em estabilizar as relaes israelo-palestinas e efetivaruma situao de paz no Oriente Mdio.

    aExatamente s 13 horas do dia 25 de julho de 2002, opresidente Fernando Henrique Cardoso inaugurou

    12

    11

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    oficialmente O Sistema de Vigilncia da Amaznia(SIVAM). O potencial de riquezas da Amaznia estimu-lou, desde muito cedo, os projetos de controle e ocu-pao do espao da bacia amaznica.Sobre a histria dessa regio correto afirmar:a) Em 1750, o Tratado de Madri substituiu o de

    Tordesilhas. O novo tratado, logo depois de contes-tado pela coroa espanhola, confirmava o controleportugus sobre a maior parte da atual Amazniabrasileira.

    b) A transferncia da capital para Belm e a criao dacapitania de So Jos do Rio Negro tinham comoobjetivo separar o territrio de domnio portugussobre a regio.

    c) O Estado nacional brasileiro voltou-se para o proble-ma da integrao da Amaznia no incio do sculoXX, associado "marcha para Oeste" lanada porGetlio durante o "Estado Novo" .

    d) A deciso de implantao do SIVAM corresponde aum projeto envolvendo a implantao de uma infra-estrutura viria e energtica, propiciando a comprasubsidiada de glebas de terras por empresriosnacionais e internacionais.

    e) A criao do SIVAM visou a integrar ao territrio bra-sileiro parte da Amaznia internacional, cujas "fron-teiras mortas", muito povoadas, favoreciam o con-trabando de armas, o narcotrfico e o garimpo des-controlado em reservas indgenas.

    ResoluoO Tratado de Tordesilhas (1494) definia que a Ama-znia faria parte do Imprio Colonial Espanhol. Porm,o Tratado de Madri (1750), embasado no princpio douti possidetis, garantiu aos portugueses o controlesobre a Amaznia brasileira, em razo da presena lusana regio.

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Comentrio de Histria

    A prova de Histria do exame vestibular da Fatec -2003 marcou-se por um bom equilbrio entre os con-tedos de Histria Geral e do Brasil, com duas ques-tes de Histria da Amrica. Foram abordados temaspontuais e atualidades, buscando valorizar a interaocrtica do candidato com o mundo em que vive.

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    cO suco de laranja concentrado da marca M contm20 mg de vitamina C por 50 mL de suco concentrado.Para ser consumido, deve ser diludo com gua at queseu volume seja 4 vezes maior que o inicial. Por outrolado, o suco em p da marca T vendido em envelo-pes de 45 g, que contm 75 mg de vitamina C, deven-do cada envelope ser dissolvido em 1L de gua.

    Assinale a alternativa que indica o contedo aproxi-mado de vitamina C em um copo de 200 mL do sucoM e em um copo de 200 mL do suco T, ambos aps apreparao indicada com gua.

    Resoluo Clculo da concentrao do suco M

    C = = = 400 mg/L

    Diluio do suco MC1V1 = C2V2400 mg/L . V1 = C2 . 4 . V1

    C2 = = 100 mg/L

    Clculo da massa de vitamina C em 200 mL1000 mL 100mg200 mL x

    Clculo da concentrao do suco T

    C = = = 75 mg/L

    Clculo da massa de vitamina C em 200 mL1000 mL 75 mg200 mL y

    c14

    y = 15 mg

    75mg

    1L

    mV

    x = 20 mg

    400

    4

    20mg0,05L

    mV

    Suco T preparado

    9 mg

    15 mg

    15 mg

    75 mg

    9 g

    Suco M preparado

    5 mg

    5 mg

    20 mg

    20 mg

    80 mg

    a)

    b)

    c)

    d)

    e)

    13

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

    QQQQUUUUMMMMIIIICCCCAAAA

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Considere um frasco contendo 100 mL de soluo deNa2CO3 0,1 mol/L. A esse frasco foram adicionados,gota a gota, 200 mL de soluo de CaCl2 0,1 mol/L.Assinale a alternativa em que o grfico melhor re-presenta a variao de massa do precipitado que seforma no interior do frasco.

    ResoluoClculo da quantidade em mol da soluo de Na2CO31L 0,1 mol0,1L x \ x = 0,01 mol

    Clculo da quantidade em mol da soluo de CaCl21L 0,1 mol0,2L y \ y = 0,02 mol

    A equao qumica do processo Na2CO3 + CaCl2 fi CaCO3 fl + 2NaCl1 mol 1 mol 1 mol 0,01 mol 0,01 mol 0,01 mol

    A partir de 100 mL de soluo de CaCl2, teremos ex-cesso de CaCl2, portanto a massa de CaCO3 (precipita-do) ficar constante.

    dEm aparelhagem adequada, nas condies ambientes,certa massa de carbonato de clcio foi colocada parareagir com excesso de cido clordrico diludo. Dessatransformao, resultou um gs. O volume de gs li-berado foi medido a cada 30 segundos. Os resultadosso apresentados a seguir:

    15

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Analisando-se esses dados, afirma-se:I. O volume de gs liberado aumentar se aps 180

    segundos adicionarmos mais cido.II. O carbonato de clcio o reagente limitante dessa

    transformao, nas condies em que foi reali-zada.

    III. O gs liberado nessa transformao o hidrog-nio, H2.

    IV. Construindo-se um grfico do volume gasoso libe-rado em funo do tempo, a partir de 3 minutos, acurva obtida apresentar um patamar.

    Esto corretas as afirmaesa) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV. ResoluoEquao que representa a reaoCaCO3 + 2HCl fi CaCl2 + H2O + CO2

    %

    I) FalsaAps 180 segundos, observamos que o volume degs obtido constante. Como j temos excessode HCl, se adicionarmos mais cido, no teremosmais produo de CO2.

    II) Verdadeira Como temos excesso de HCl, a reao se encerracom o trmino de CaCO3, portanto este o rea-gente limitante.

    III) Falsa O gs liberado o CO2, gs carbnico.

    IV) Verdadeira A partir de 3 minutos (180 segundos), temos o tr-mino da reao, portanto o volume de CO2 per-manece constante.

    dO cloreto de potssio (KCl) um sal bastante solvelem gua. Essa soluo foi submetida a alguns testes,cujos resultados esto representados abaixo:

    16

    240

    300

    210

    300

    180

    300

    150

    290

    120

    240

    90

    200

    60

    150

    30

    80

    Tempo(s)

    Volume de gs (cm3)

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Assinale a alternativa em que se encontra um outro salcuja soluo aquosa, submetida aos mesmos testes,daria resultados anlogos aos observados para a solu-o de KCl:a) CaS b) MgO c) BaI d) NaBr e) HF

    ResoluoAnlise dos testes pH

    o sal, KCl, derivado de base forte com cidoforte, portanto apresenta carter neutro.

    interao com soluo de AgNO3KCl + AgNO3 fi AgClfl + KNO3 temos a formao de um sal insolvel, AgCl.

    interao com soluo de H2SO42KCl + H2SO4 fi K2SO4 + 2HC l temos a formao de um cido voltil a partir de

    um cido fixo e um sal solvel.

    O sal que apresenta comportamento semelhante nostestes o NaBr, porque um sal de carter neutro; emreao com AgNO3, precipita o AgBr e, em reao comH2SO4, no temos precipitado nem liberao de gs.As alternativas b e e no se referem a sais, mas sim axido e cido, respectivamente.O sal CaS apresenta carter bsico, e o sal BaI2 produzprecipitado em reao com H2SO4 (BaSO4).Observao: a frmula correta para o iodeto de brio Ba2+I2, no BaI, como na alternativa c.

    eO volume ocupado por qualquer amostra de guadepende da temperatura da amostra. O grfico a se-guir representa a variao do volume de certa amos-

    17

    Resultado

    neutro

    formao de precipitado

    no h formao de precipitadono h liberao de gs

    Teste

    pH

    interao com solu- o de AgNO3

    interao com solu-o de H2SO4

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    tra de gua em funo da sua temperatura.

    Analisando-se o grfico, pode-se concluir que a densi-dade da gua a) cresce com o aumento do volume.b) varia linearmente com a temperatura.c) no varia com a temperatura.d) mnima a 0C.e) mxima a 4C.ResoluoAnalisando o grfico, observamos que a 4C temos omenor volume de gua, portanto a densidade sermxima a 4C, pois densidade e volume so grandezasinversamente proporcionais.

    d =

    bO gs natural, constitudo principalmente de metano(CH4), est sendo utilizado como combustvel para au-tomveis e outros veculos. O gs natural mais segu-ro para essa utilizao do que o gs liqefeito de petr-leo GLP (mistura de propano C3H8, e butano C4H10). Sobre isso, fazemos as seguintes afirmaes:I. Em caso de vazamento, o gs natural tende a subir

    e se dispersar na atmosfera, enquanto o GLPtende a se acumular junto ao solo, aumentando orisco de exploso.

    II. O gs natural menos denso que o ar, enquanto oGLP mais denso.

    III. O gs natural menos corrosivo para os tanquesde combustvel que o GLP, devido a sua baixamassa molar.

    Dados massas molares (g/mol): CH4 .......................... 16 ar (valor mdio) ....... 28,8propano ................... 44butano ..................... 58

    Dessas afirmaes, so corretas:a) apenas I. b) apenas I e II. c) apenas III.d) apenas II e III. e) I, II e III.ResoluoA densidade relativa est relacionada com as respecti-vas massas molares.I corretadar > dCH4 e dGLP > dar

    18

    mV

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    II corretadGLP > dgs naturalIII erradaOs hidrocarbonetos no so corrosivos, portanto nocorroem o tanque combustvel.

    eA vitamina E uma substncia que tem sido con-siderada importante em nossa dieta, por ter caracters-ticas antioxidantes. Observe sua frmula estrutural:

    Analisando as frmulas estruturais abaixo, outra subs-tncia cuja cadeia carbnica sugere que tambmdeva ter caractersticas antioxidantes :

    ResoluoObserva-se que a cadeia carbnica da vitamina E apre-senta simples e duplas alternadas. Tais caractersticasda cadeia carbnica observam-se na estrutura dob- caroteno.

    e)

    b caroteno

    d)

    CH3

    O C

    O

    cido acetilsaliclico

    C

    O

    OH

    c) glicose

    OH

    O

    OHOH

    OH

    OH

    H

    b) triestearina

    H2C O C (CH2)16 CH3

    HC O C (CH2)16 CH3

    H2C O C (CH2)16 CH3

    O

    O

    O

    OH

    Oa)cido palmtico

    H HOH

    H OH

    HO

    O

    alfa-tocoferol (vitamina E)

    19

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    dA ilustrao refere-se a um experimento em que l-minas metlicas so imersas em solues de solutosinicos.

    Analisando-se os valores dos E0 de reduo:

    E0Cu2+/ Cu

    = + 0,34 V

    E0Ag+/Ag

    = + 0,80 V

    E0Zn2+/ Zn

    = 0,76 V

    E0Mg2+/ Mg

    = 2,37 V

    pode-se concluir que no sero observados sinais detransformao qumicaa) no tubo 1. b) nos tubos 2 e 3. c) no tubo 2. d) nos tubos 1 e 3.e) no tubo 4.ResoluoNo sero observadas transformaes qumicas nostubos 1 e 3.Tubo 1O metal prata no reduz o ction Zn2+, pois este temmenor potencial de reduo que o ction Ag+.Tubo 3O metal zinco no reduz o ction Mg2+, pois este temmenor potencial de reduo que o ction Zn2+.

    bA unidade de repetio de um polmero de conden-sao assim representada.

    Dentre os monmeros, cujas estruturas so dadas aseguir

    - - - N C C (CH2)4 N C (CH2)4 C - - - -

    H

    H

    O

    O

    H

    H

    H

    CH2OH[ ]

    21

    20

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    pode-se afirmar que originaram o polmero, os mon-meros representados como a) I e II. b) I e III. c) I e IV.d) II e III. e) II e IV.ResoluoO polmero de condensao uma poliamida formadapela unio dos monmeros I e III.

    aEm uma caverna foram encontrados restos de um es-queleto humano, tendo-se determinado nos ossosuma taxa de C-14 igual a 6,25% da taxa existente nosorganismos vivos e na atmosfera.Sabendo-se que a meia-vida do C-14 de 5600 anos,pode-se afirmar que a morte do indivduo ocorreu ha) 22400 anos. b) 16800 anos. c) 11200 anos. d) 5600 anos. e) 350 anos.ResoluoC-14inicial

    P P P P100% fi 50% fi 25% fi 12,5% fi 6,25%

    4P = 4 . (5600) anos = 22400 anosA morte do indivduo ocorreu h 22400 anos.

    eA seguir esto descritas observaes sobre a transfor-mao qumica envolvendo a etilamina CH3CH2NH2(aq)e soluo diluda de HCl e, tambm, a equao qumi-ca que a representa.

    23

    22

    - - - N C C (CH2)4 N C (CH2)4 C - - - -

    H

    H

    O

    O

    H

    H

    CH2OH[ ]

    monmero I monmero III

    H2N CH2 CH (CH2)4 NH2

    CH2OH

    I

    II

    III

    IV

    H2N (CH2)6 NH2

    C (CH2)4 C

    Cl

    OO

    Cl

    C CH2 CH2 CH CH2 C

    Cl

    OO

    Cl

    COOH

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    CH3CH2NH2(aq) + H+ (aq) + Cl(aq) fi

    etilamina fi

    CH3CH2NH3+ (aq) + Cl(aq)

    on etilamnio

    Sobre a transformao ilustrada so feitas as afirma-esI. O produto formado o cloreto de etilamnio, um

    sal inodoro e no voltil. II. A transformao ilustrada na figura endotrmica. III. O odor de peixe reaparece com a adio de exces-

    so de uma base, como o NaOH.Dessas afirmaes, apenas a) a I e a II so corretas.b) a I correta.c) a II correta.d) a II e a III so corretas.e) a I e a III so corretas.ResoluoI. Verdadeira

    Conforme a reao equacionada e as figuras ilus-trativas do texto, ocorre formao de sal solvel einodoro.

    II. FalsaComo ocorre elevao de temperatura, o processo exotrmico.

    III. VerdadeiraCom a adio de excesso de uma base, como oNaOH, a concentrao de H+ diminui, deslocandoo equilbrio no sentido de formao da etilamina,aumentando, portanto, o odor de peixe.

    aCinco amostras de 300 g de ferro foram utilizadas parafabricar diferentes objetos, que foram levados paradiferentes locais. Assinale a alternativa em que a amostra dever oxidar-se ("enferrujar") mais rapidamente.a) Limalha de ferro no porto de Santos.b) Limalha de ferro no serto semi-rido.c) Um martelo numa fazenda prxima a Manaus.d) Um monte de pregos no porto de Santos.e) Um martelo no serto semi-rido.ResoluoO ferro na forma de limalha apresenta maior superfciede contato com o oxignio do ar atmosfrico, aumen-tando a velocidade da reao. Na regio do porto de

    24

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Santos a umidade relativa do ar e a salinidade contri-buem para a oxidao mais rpida do ferro.

    Comentrio de Qumica

    O aluno bem preparado no encontrou grandesdificuldades para resolver as questes formuladas. Osenunciados foram claros e sem margem de dvidas.

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Leia o texto a seguir e responda s questes de 25 a 28.

    EPHEDRA: Whos Telling the Truth?

    Call them the ephedra wars. For the past five years,the FDA has been trying to restrict the availability ofephedra, an herbal stimulant and the active ingredientin hundreds of popular diet aids and energy boosterssold across the U.S. The reason for the agencysmounting alarm: ephedra has been linked to a numberof strokes, heart attacks and seizures and more than100 deaths. But every time the FDA gets closer to itsgoal, the dietary-supplements industry successfullylobbies other parts of the government to roll backchanges. By Leon Jaroff

    Time, August 26, 2002

    Vocabulrio para as questes de 25 a 28. truth = verdade availability = disponibilidade hundreds of = centenas de diet aids = auxiliares de dieta energy boosters = energticos mounting = em ascenso to be linked to = estar ligado a stroke = derrame seizures = ataques death = morte to get closer = aproximar-se goal = meta, objetivo to roll back = voltar atrs

    bDe acordo com o texto,a) o FDA proibiu o uso da ephedra dentro do territrio

    norte-americano.b) a ephedra um ingrediente encontrado em vrios

    energticos vendidos nos E.U.A.c) a ephedra um ingrediente ativo encontrado em

    estimulantes do apetite.d) o FDA conseguiu restringir a importao de energ-

    ticos que contm ephedra.e) a ephedra uma droga eficaz no tratamento da

    AIDS.ResoluoNo texto (linhas 3, 4 e 5) ...and the active ingredientin ... sold across the U.S.

    aSegundo o texto, o uso da ephedra pode causara) derrames.

    26

    25

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

    IIIINNNNGGGGLLLLSSSS

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    b) clicas renais.c) diarrias.d) vmitos.e) alergias.ResoluoNo texto (linhas 6 e 7) ...has been linked to a numberof strokes, ...

    dO pronome "its" na frase "But every time the FDA getscloser to its goal, ..." refere-se aa) ephedra.b) time.c) dietary-supplements.d) FDA.e) goal.ResoluoO pronome its refere-se sigla FDA que apareceuanteriormente.

    cAssinale a alternativa que apresenta a voz ativa corretada frase grifada em "ephedra has been linked to anumber of strokes, heart attacks and seizures andmore than 100 deaths." .a) They linked ephedra to a number of strokes.b) A number of strokes have been linked to ephedra.c) They have linked ephedra to a number of strokes.d) A number of strokes has been linked to ephedra.e) They had been linked ephedra to a number of stro-

    kes.Resoluo... ephedra has been linked to a number of strokes...Voz Passiva = Ephedra has been linked to a number ofstrokes. (Present Perfect)Voz Ativa = They have linked ephedra to a number ofstrokes. (Present Perfect)

    Leia o texto a seguir e responda s questes de 29 a 32.

    Its Not the Carbs, Stupid

    In the mid-19th century, William Banting first populari-zed the low carbo-hydrate weight-loss plan that hasonce again grabbed the medias collective attention.Banting was a well-meaning London undertaker whogrew so fat in middle age that he could not descend astaircase face first, for fear of being toppled by hiscopious paunch. His friend and physician, the notedBritish aural surgeon William Harvey, prescribed a regi-men focused on meat, small amounts of fruit and libe-ral lashings of Claret, sherry and Madeira, which hel-ped Banting drop 35 pounds in 38 weeks.

    BY ELLEN RUPPEL SHELLNewsweek, August 5, 2002

    28

    27

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Vocabulrio para as questes de 29 a 32. in the mid-19th century = em meados do sculo 19 weight-loss plan = plano de perda de peso once again = mais uma vez to grab the media = chamar ateno da mdia well-meaning = bem conceituado undertaker = agente funerrio to grow = tornar-se, ficar so fat = to gordo middle age = meia-idade staircase = escada fear = medo to topple = cair copious paunch = pana volumosa (barriga) physician = mdico surgeon = cirurgio to prescribe = receitar to focus on = focar em meat = carne small amounts = pequenas quantidades lashing = abundncia to drop = emagrecer

    eDe acordo com o texto, a dieta de William Bantinga) no foi aprovada pela mdia.b) foi criticada pelos mdicos da poca.c) foi popularizada no incio do sculo 19.d) fazia uso de moderadores de apetite.e) continha baixo teor de carboidratos.ResoluoNo texto ... the low carbohydrate weight-loss plan...

    aSegundo o texto, William Bantinga) era agente funerrio em Londres.b) era proprietrio de um restaurante em Londres.c) inspirou-se nas dietas da Idade Mdia para criar seu

    regime.d) foi tambm um cirurgio notvel em sua poca.e) conseguiu perder 35 quilos em menos de um ano.ResoluoNo texto ... a well-meaning London undertaker...

    eAssinale a alternativa em que o adjetivo compostopor dois substantivos, como na palavra "weight-loss",na 2 linha do texto.a) low-cholesterol meals.b) high-fat intake.c) western-style boots.d) well-known people.e) ice-cream flavors.Resoluoice = gelo

    31

    30

    29

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    cream = creme

    dAssinale a alternativa que apresenta o uso correto docaso possessivo, como no substantivo "media" em "themedias collective attention".a) mens garment.b) womens wear.c) mentals disturbance.d) childrens clothes.e) disappointments feeling.ResoluoUso do plural no terminado em s, portanto usa-se s.

    Leia o texto a seguir e responda s questes de 33 a 36.

    The Mystery of Lupus

    Many people have heard of lupus, but nobody trulyunderstands it. A chronic inflammatory disease, it cau-ses the immune system to attack the heart, kidneysand other organs. And a recent study by the U.S.Centers for Disease Control and Prevention found thatover a 20year period, the death rate rose 33 percent.Anyone can contract the illness, though its most com-mon among those between 15 and 44. Women are agreater risk than men, and black women have the hig-hest risk of all. Researchers dont know why, nor do they know whatcauses it in the first place. And theres another pro-blem: people often go for years without knowing theyhave it. Thats because its a complex diagnosis andthere isnt one test thats always conclusive. Earlysymptoms are similar to the flu: fatigue, weakness andsporadic joint pain. But with lupus, patients often alsoget a rash that spreads across the nose and cheeks.If you think you might have lupus, talk to your doctor.Early treatment is important, and promising new drugsare expected within five years.

    DR. IAN SMITHNewsweek, July 8, 2002

    Vocabulrio para as questes de 33 a 36. to hear of = ouvir falar de truly = verdadeiramente disease (illness) = doena kidneys = rins death rate = taxa de mortalidade to rise rose risen = aumentar anyone = qualquer pessoa though = embora the highest risk = o risco mais alto researchers = pesquisadores early symptoms = sintomas iniciais flu = gripe weakness = fraqueza

    32

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    joint pain = dor nas juntas rash = erupo na pele to spread = espalhar-se cheeks = bochechas within five years = em 5 anos

    bSegundo o texto, o lupusa) uma doena da qual poucos tm conhecimento.b) pode atacar pessoas de qualquer idade e sexo.c) teve a sua causa descoberta recentemente por al-

    guns pesquisadores.d) pode ser facilmente diagnosticado depois de con-

    trado.e) apresenta uma taxa de morte correspondente a

    33%.ResoluoNo texto Anyone can contract the illness...

    dAssinale a alternativa que apresenta o grupo de maiorrisco para a contrao do lupus. a) Mulher, branca, menos de 15 anos.b) Homem, branco, menos de 15 anos.c) Mulher, negra, mais de 44 anos.d) Mulher, negra, entre 15 e 44 anos.e) Homem, negro, entre 15 e 44 anos.ResoluoNo texto ... its most common among those between15 and 44. Women are a greater risk than men, andblack women have the highest risk of all.

    bA palavra "though" em "..., though its most commonamong those between 15 and 44.", no segundo par-grafo do texto, indica uma relao dea) tempo.b) concesso.c) conseqncia.d) explicao.e) causa.ResoluoA palavra though significa embora e indica con-cesso.

    cAssinale a alternativa que apresenta a forma interro-gativa correta da frase "..., the death rate rose 33 per-cent.", no primeiro pargrafo do texto.a) Did the death rate rose 33 percent?b) Did the death rate raise 33 percent?c) Did the death rate rise 33 percent?d) Does the death rate rise 33 percent?e) Does the death rate rose 33 percent?

    36

    35

    34

    33

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Resoluo... the death rate rose 33 percent.Usamos o auxiliar Did + infinitivo em funo do verboestar no passado to rise rose risen.

    Comentrio de Ingls

    Prova bem diversificada, com questes de com-preenso de texto e gramtica, exigindo do aluno ohbito de leitura em Ingls bem como conhecimentosobre estruturas gramaticais.

    Prova de bom nvel, de acordo com a proposta doprograma da instituio.

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    dEm certa regio rida prev-se construir um aude,cuja superfcie tem aproximadamente a forma de umlosango, conforme a vista superior apresentada.

    A capacidade do aude em litros pode ser estimadamultiplicando-se a rea de sua superfcie pela profun-didade, lembrando que 1m3 corresponde a 103 litros.Se a profundidade mdia do aude 2m e ele estivercompletamente cheio, aproximadamente quantasfamlias com consumo mensal de 2 x 104 litros de guacada uma poderiam ser atendidas em um ms? A res-posta correta a) 640 b) 1 600 c) 6 400d) 16 000 e) 64 000Resoluo

    A rea S da superfcie do aude tal que

    S = = = 160 000m2

    A capacidade V do aude tal queV = 160 000m2 . 2m = 320 000m3 = 32 . 104 . 103 , V = 32 . 107 ,

    O nmero n de famlias atendidas tal que

    n = = = 16 . 103 = 16 000

    dNa figura abaixo tem-se o ponto P, afixo do nmerocomplexo z, no plano de Argand-Gauss.

    38

    32 . 107 ,2 . 104 ,

    V2 . 104 ,

    800 . 400

    2

    AC . BD

    2

    37

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

    MMMMAAAATTTTEEEEMMMMTTTTIIIICCCCAAAA

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Se z o complexo conjugado de z, ento

    a) z = 2 + 23 i b) z = 2 + 23 i

    c) z = 2 + 3 i d) z = 2 +

    e) z = 2 +

    Resoluo

    1) tg 30 = = |b | =

    b = , pois b < 0

    2) z = 2 i z = 2 i

    cUm auditrio foi construdo de acordo com o esquemaabaixo:

    39

    23+

    323

    3

    23

    3

    23

    3|b |

    |2 |

    33

    3 i

    3

    23 i

    3

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    A platia tem 18 filas de assentos e cada fila tem 4lugares a mais que a anterior. Se forem convidadas 800 pessoas para assistir a umevento e todas comparecerem,a) ficaro vagos 140 lugares.b) ficaro vagos 64 lugares.c) faltaro 44 lugares.d) faltaro 120 lugares.e) no sobraro nem faltaro lugares.Resoluo1) O dcimo oitavo termo da progresso aritmtica

    (8; 12; 16; ...), de razo 4, a18 = 8 + 17 . 4 = 76.

    2) A soma dos 18 primeiros termos da progresso

    S18 = . 18 = 756

    3) O auditrio tem capacidade para acomodar 756pessoas e, portanto, faltaro (800 756) lugares,ou seja, 44 lugares.

    eUma das razes da equao x3 + 3x2 + 2x 120 = 0 um nmero inteiro positivo menor do que 5. Outra dasrazes

    a) b) c)

    d) e)

    ResoluoDe acordo com o enunciado, verificamos, por subs-tituio, que 4 raiz da equao.Na diviso do polinmio P(x) = x3 + 3x2 + 2x 120 porx 4, o quociente x2 + 7x + 30 e o resto nulo.

    1 3 2 120 4

    1 7 30 0

    Portanto, P(x) = (x 4) (x2 + 7x + 30)

    P(x) = 0 x = 4 ou x = 7 i 71

    2

    7 i71

    2 7 71

    2

    7i

    1371

    13

    7113

    40

    8 + 76

    2

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    V = { 4; ; }b

    Com uma letra A, uma letra C, uma letra E, uma letraF e uma letra T, possvel formar 5! = 120 palavrasdistintas (anagramas, com ou sem sentido). Colocando-se essas palavras em ordem alfabtica,a posio ocupada pela palavra FATEC ser a a) 77 b) 78 c) 80 d) 88 e) 96ResoluoNa lista das 120 palavras escritas em ordem alfabtica,antes da palavra FATEC esto as palavras que se ini-ciam por A, C, E, FAC, FAE e FATC.Assim sendo, tem-se:1) iniciando-se com A, C ou E, existem 3 . P4 = 72

    palavras.2) iniciando-se com FAC ou FAE, existem 2 . P2 = 4

    palavras.3) iniciando-se com FATC, existe apenas uma pala-

    vra.Desta forma, existem 72 + 4 + 1 = 77 palavras ante-cedendo a palavra FATEC e, portanto, FATEC a 78palavra.

    dUm engenheiro, estudando a resistncia de uma vigade certo material, obteve os seguintes dados:

    O engenheiro suspeita que a deformao D pode serdada em funo do peso x por uma expresso do tipoD(x) = ax2 + bx + c. Usando os dados da tabela, eleescreve um sistema de equaes lineares e determinaos valores dos coeficentes a, b, c. O valor de a

    a) 9 b) 3 c) d) e)

    ResoluoA deformao D pode ser calculada em funo do pe-so x por uma expresso do tipo D(x) = ax2 + bx + c.Pelos dados da tabela, temos:

    a . 0 + b . 0 + c = 0{ a . 62 + b . 6 + c = 9a . 182 + b . 18 + c = 45D(0) = 0{ D(6) = 9D(18) = 45

    136

    112

    13

    Deformao(no ponto mdio, em mm)

    0

    9

    45

    Peso (em N)

    0

    6

    18

    42

    41

    7 i 71

    2

    7 + i 71

    2

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    a =

    cSeja r a reta que passa pelos pontos (3,2) e (5,1). Areta s a simtrica de r em relao reta de equa-o y = 3. A equao de s a) x + 2y 7 = 0 b) x + 2y 5 = 0c) x 2y + 5 = 0 d) x 2y 11 = 0e) 2x y + 5 = 0ResoluoA reta s, simtrica de r em relao reta de equaoy = 3, passa pelos pontos (3; 4) e (5; 5).A equao da reta s :

    = 0 x 2y + 5 = 0

    aUm pai dividiu a quantia de R$ 750,00 entre seus trsfilhos. A quantia recebida por Carlos correspondeu a

    da recebida por Andr e esta correspondeu a

    da recebida por Bruno. verdade quea) Carlos recebeu R$ 60,00 a mais que Bruno.b) Andr recebeu R$ 100,00 a menos que Carlos.c) Bruno recebeu R$ 70,00 a menos que Carlos.d) Carlos recebeu R$ 100,00 a mais que Andr.e) Andr recebeu R$ 40,00 a menos que Bruno.Resoluo

    78

    107

    44

    x y 1

    | 5 5 1 |3 4 1

    43

    112

    18216

    c = 0{ 108a + 18b = 27216a = 18 a =

    c = 0{ 108a + 18b = 27324a + 18b = 45c = 0{ 36a + 6b = 9324a + 18b = 45

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    Sendo a, b e c as quantias recebidas, respectivamen-te, por Andr, Bruno e Carlos, temos:

    Portanto, Carlos recebeu R$ 60,00 a mais que Bruno.

    bNo incio de uma temporada de calor, j havia em certolago uma formao de algas. Observaes anterioresindicam que, persistindo o calor, a rea ocupada pelasalgas cresce 5% a cada dia, em relao rea do diaanterior. Nessas condies, se, em certo dia denominado diazero, as algas ocupam 1000 m2, aproximadamenteem quantos dias elas cobririam toda a superfcie de16 000 m2 do lago?(Use em seus clculos: log 1,05 = 0,02 e log 2 = 0,30.)a) 20 b) 60 c) 80 d) 100 e) 120ResoluoA partir do enunciado, temos:dia zero: 1000m2

    dia um: 1000 . 1,05m2

    dia dois: 1000 . (1,05)2m2

    . .. .. .. .

    dia n: 1000 . (1,05)n m2 = 16.000m2

    Ento: 1000 . (1,05)n = 16.000 (1,05)n = 16

    log (1,05)n = log16 n . log (1,05) = log24

    n = n = n = 60

    Portanto, em 60 dias, as algas cobririam toda a super-fcie de 16 000 m2 do lago.

    eSobre as sentenasI. sen 40 < sen 50II. cos 190 > cos 200III. tg 60 = tg 240 correto afirmar que somentea) I verdadeira. b) II verdadeira.

    46

    4 . 0,30

    0,02

    4 . log 2log 1,05

    45

    a = 210

    { b = 240c = 30010

    c = a7{ 7a = b8a + b + c = 750

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    c) III verdadeira. d) I e II so verdadeiras.e) I e III so verdadeiras.ResoluoI) sen 40 < sen 50 (verdadeira)

    No 1 quadrante, a funo seno estritamentecrescente, portanto 40 < 50 sen 40 < sen 50

    II) cos 190 > cos 200 (falsa)No 3 quadrante, a funo cosseno estritamentecrescente, portanto

    190 < 200 cos 190 < cos 200

    III) tg 60 = tg 240 (verdadeira)tg 240 = tg (60 + 180) = tg 60 = 3

    aEm um motor h duas polias ligadas por uma correia,de acordo com o esquema abaixo.

    Se cada polia tem raio de 10 cm e a distncia entreseus centros 30 cm, qual das medidas abaixo maisse aproxima do comprimento da correia?a) 122,8 cm b) 102,4 cm c) 92,8 cmd) 50 cm e) 32,4 cmResoluo

    De acordo com o enunciado, o comprimento da cor-reia, em centmetros, :

    AD_

    + AB + BC_

    + CD = pi . 10 + 30 + pi . 10 + 30 =

    = 60 + 20pi 122,8

    bDuas esferas macias iguais e tangentes entre si estoinscritas em um paraleleppedo reto-retngulo oco,como mostra a figura abaixo. Observe que cada esferatangencia as quatro faces laterais e uma das bases doparaleleppedo.

    48

    47

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222

  • OOOOBBBBJJJJEEEETTTTIIIIVVVVOOOO

    O espao entre as esferas e oparaleleppedo est preenchidocom um lquido. Se a aresta dabase do paraleleppedo mede 6 cm, o volume do lquido nelecontido, em litros, aproxima-damente igual a a) 0,144 b) 0,206 c) 1,44d) 2,06 e) 20,6

    ResoluoSejam R e h, respectiva-mente, as medidas, em cen-tmetros, do raio da esfera eda altura do paraleleppedo.Assim,

    a) R = = 3

    b) h = 4R = 4 . 3 = 12

    Sendo VL o volume do lquido, VP o volume do parale-leppedo e VE o volume da esfera, em centmetroscbicos, temos:

    VL = VP 2 . VE = 62 . 12 2 . pi . 33 =

    = 432 72pi 205,92

    Logo, o volume do lquido aproximadamente 0,206 litro.

    Comentrio

    Com um predomnio de questes de lgebra, aprova de Matemtica do vestibular da Fatec teveenunciados claros e precisos. Algumas questes pro-curaram relacionar assuntos do cotidiano, mas de umaforma tradicional.

    43

    62

    FFFFAAAATTTTEEEECCCC ((((1111 DDDDiiiiaaaa)))) DDDDeeeezzzzeeeemmmmbbbbrrrroooo////2222000000002222