prot. 1109 14 pl - dispõe isenção de taxas em concursos públicos municipais e o direito de...

2
CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VELHA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO “Deus seja louvado” PROJETO DE LEI No. ____________/2014 Dispõe sobre isenção do pagamento de taxas em concursos públicos municipais e o direito de pagamento de meio ingresso para doadores de sangue nos estabelecimentos privados e públicos municipais ou em logradouros cedidos ou mantidos pela municipalidade. A CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VELHA, Estado do Espírito Santo, no uso legal de suas atribuições, D E C R E T A : Art. lº Ficam isentos do pagamento de taxas em concursos públicos municipais (administração direta e indireta) os doadores de sangue no âmbito do Município de Vila Velha/ES. Art. 2º É assegurado aos doadores de sangue no âmbito do Município de Vila Velha o direito ao pagamento de meio ingresso a espetáculos, competições esportivas e promoções relacionados à diversão pública em geral nos estabelecimentos privados e públicos municipais ou em logradouros cedidos ou mantidos pela municipalidade. Art. 3º Para efeitos desta Lei, serão considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados no Hemocentro de Vila Velha e/ou no Banco de Sangue de Vila Velha e/ou aqueles cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha e identificados por documento oficial expedido pela Autarquia Municipal de Saúde e/ou pela própria Secretaria de Saúde de Vila Velha. Art. 4º A Autarquia Municipal de Saúde e/ou a Secretaria Municipal de Saúde emitirá carteira de controle das doações de sangue e comprovará a regularização das doações. Art. 5º Caberá à Autarquia Municipal de Saúde e/ou Secretaria Municipal de Saúde baixar as demais normas para implantação da presente Lei. Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. Sala das Sessões, Vila Velha/ES, 16 de abril de 2014. VALTER ROCON Vereador – PDT

Upload: ramon-peyroton

Post on 22-Jul-2015

20 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prot. 1109 14   pl - dispõe isenção de taxas em concursos públicos municipais e o direito de pagamento de meio ingresso para doadores de sangue -

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VELHA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO “Deus seja louvado”

PROJETO DE LEI No. ____________/2014

Dispõe sobre isenção do pagamento de taxas em concursos públicos municipais e o direito de pagamento de meio ingresso para doadores de sangue nos estabelecimentos privados e públicos municipais ou em logradouros cedidos ou mantidos pela municipalidade.

A CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VELHA, Estado do Espírito Santo, no uso legal de suas atribuições,

D E C R E T A : Art. lº Ficam isentos do pagamento de taxas em concursos públicos municipais (administração direta e indireta) os doadores de sangue no âmbito do Município de Vila Velha/ES. Art. 2º É assegurado aos doadores de sangue no âmbito do Município de Vila Velha o direito ao pagamento de meio ingresso a espetáculos, competições esportivas e promoções relacionados à diversão pública em geral nos estabelecimentos privados e públicos municipais ou em logradouros cedidos ou mantidos pela municipalidade. Art. 3º Para efeitos desta Lei, serão considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados no Hemocentro de Vila Velha e/ou no Banco de Sangue de Vila Velha e/ou aqueles cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha e identificados por documento oficial expedido pela Autarquia Municipal de Saúde e/ou pela própria Secretaria de Saúde de Vila Velha. Art. 4º A Autarquia Municipal de Saúde e/ou a Secretaria Municipal de Saúde emitirá carteira de controle das doações de sangue e comprovará a regularização das doações. Art. 5º Caberá à Autarquia Municipal de Saúde e/ou Secretaria Municipal de Saúde baixar as demais normas para implantação da presente Lei. Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões,

Vila Velha/ES, 16 de abril de 2014.

VALTER ROCON Vereador – PDT

Page 2: Prot. 1109 14   pl - dispõe isenção de taxas em concursos públicos municipais e o direito de pagamento de meio ingresso para doadores de sangue -

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA VELHA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO “Deus seja louvado”

JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores,

A presente proposta dispõe sobre isenção do pagamento de taxas em concursos públicos municipais e o direito de pagamento de meio ingresso para doadores de sangue nos estabelecimentos privados e públicos municipais ou em logradouros cedidos ou mantidos pela municipalidade.

A instituição desses benefícios para doadores regulares de sangue visa a incentivar a população a se engajar nessa luta diária dos hospitais e bancos de sangue do nosso Município.

São de conhecimento geral as inúmeras dificuldades encontradas neste setor, pois são tímidas as campanhas de chamamento para a doação de sangue e a adesão é sempre deficitária. A doação voluntária de sangue é, além de um ato de solidariedade e de elevada relevância social, uma necessidade sempre premente dos serviços de hematologia e hemoterapia de nosso país, porém o que observamos é a frequente falta de sangue nos bancos do Estado e do Município.

Persiste, para a maioria dos hemocentros e bancos de sangue, o fantasma da insuficiência de estoques. Apenas 0,7% da população brasileira é doadora, um índice três vezes inferior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

O egoísmo dos segmentos economicamente mais favorecidos, normalmente em melhores condições para doar sangue, é exemplar: a maior parte dos doadores brasileiros está concentrada nas classes C e D.

Explicam os especialistas na matéria que esse quadro decorre, provavelmente, de um problema cultural, e do fato de o Brasil nunca ter passado por guerras e grandes catástrofes, como os países da Europa, onde a população doa sangue regularmente, numa proporção acima de 6%, como é o caso dos países do Norte Europeu.

Em nosso meio, o estímulo à doação voluntária tem de ser feito permanentemente, disso se incumbindo tanto organismos governamentais como algumas organizações não-governamentais.

O projeto oferece estímulo para que uma pessoa opte pela doação, pois em troca do ato de contribuição para que muitas vidas sejam salvas o doador terá a oportunidade de desfrutar de espetáculos culturais e esportivos no Município a preços especiais, bem como quando prestar consurso municipal poderá ser beneficiado com isenção.

Desta maneira, solicitamos a colaboração dos ilustres Edis desta Casa para o aperfeiçoamento e a aprovação desta proposta.

Sala das Sessões,

Vila Velha/ES, 05 de maio de 2014.

VALTER ROCON Vereador – PDT